PDA

Ver Versão Completa : Pontos cegos em veículos



Eduardo Toda
13-06-11, 00:15
Alguém comprou e leu a matéria da Duas Rodas do mes de junho, na página 112, com o título "Ela não está te vendo"

Na matéria mostra a lista de carros com a melhor visibilidade e também os piores, isso segundo os técnicos da CESVI (Centro de Experimentação de Segurança Viária), isso se traduz em maior ou pior risco para o motorista em colisões, já que o motorista não está enxergando quem está a volta dele (do carro). A nota vai de 0,5 a 5, isté é, pior para melhor...
Os melhores em visibilidade são:

Honda FIT
Kia Soul
Mercedes Benz classe ML
VW Jetta
Citroën Gran C4 Picasso

Todos esses carros receberem nota 4,5 (esta lista é mais extensa, mas como incorporava carros exóticos que provavelmente agente nunca vai ver andando nas ruas, eu os excluí)

Na lista dos piores:

Toyota Rav4
Nissan Novo Sentra
Kia Sportage
Fiat Palio Weekend
Todos esses carros com nota 2, mas na lista aparece um carro muito popular, desses que agente ve todos os dias e é exemplo do carro com o pior índice de visibilidade do Brasil, e na revista o considera como crônico o índice de visibilidade desse modelo....Fiat Siena Fire....com nota 1.

Resumo da ópera.....apareceu um Fiat Siena Fire na sua frente, trate logo de ficar bem longe desse modelo, principalmente se este modelo que, já tem um índice extremamente baixo estiver com películas escuras no vidros, oque piora mais ainda o baixo indice....

Adriano_Paulista
13-06-11, 16:39
interesante a meteria.....vou ver se consigo a revista depois p/ ver mais detalhes

Furious VIPER
13-06-11, 17:05
Qria ver a nota do Peugeot 207 Passion! A visibilidade dele é terrível!
Milhões de vezes meu uno em visibilidade!

Well_99
13-06-11, 17:07
o uno tem a visibilidade ótima
o vidro traseiro dele também é bem grande

Guilherme Rabelo
13-06-11, 17:28
vou correr dos sienas............kkkkkkkkkkkkk

Jackson2005
13-06-11, 19:49
acho o honda civic um dos melhores de visão , enxerga ate a ponta do capo, mais tbm depende do tamanho do motorista.

Eduardo Toda
13-06-11, 20:55
Qria ver a nota do Peugeot 207 Passion! A visibilidade dele é terrível!
Milhões de vezes meu uno em visibilidade!


Vai em http://www.cesvibrasil.com.br/indices/index.shtm lá tem uma aba, comparativo de veículos, preencha o item fabricante/modelo, no campo visibiidade aparece o número de estrelas, quanto maior, melhor....

Spawn
14-06-11, 09:42
Contra visibilidade ruim so tem uma coisa a fazer, "prevenção", para se prevenir de possiveis acidentes basta fazer coisas simples, são elas.
1 - Manter-se a distancia segura do veiculo a frente.
2 - Se trafegar em pista dupla, manter distancia segura do veiculo a frente e aos que estao ao seu lado.
3 - Procure prestar atenção se voce consegue ver o motorista e/ou piloto "carro e/ou moto outro veiculo 4 ou + rodas" pelo retrovisor dele, se voce consegue ver ele tambem te ve.
4 - Aprender a usar o freio dianteiro, seja disco ou sapatas, o freio dianteiro e quem realmente freia a moto.
5 - Dar seta sempre ajuda em muito a prevenir acidentes, pois tem motorista e/ou piloto que trafega com atenção nas setas
6 - Se estiver dentro de um corredor, sempre manter distancia segura de uma moto que possa estar a sua frente, desta forma ele pode lhe ver no retrovisor.
7 - Num corredor sempre procure estar no corredor de velocidade intermediaria, corredor que esta na faixa mais rapida pode gerar maior indice de acidente, devido a falta de sinal e atenção de alguns motoristas e/ou piloto.
8 - Calibragem dos pneus, sempre calibre os pneus de sua moto, isso da melhor estabilidade para seu veiculo, pneus velhos o melhor remedio e trocar, estabilidade evita acidentes por desatenção ou falta de visão.
9 - Velocidade, lembre-se que numa moto o para-choque e voce, e voce não e de ferro nem de aço.
10 - Respeite o limite dos outros e seus limites.

Sei que algumas coisa podem ate nem ter relação com visibilidade, mais ajuda em muito no dia a dia.

spygtba
14-06-11, 21:57
3 - Procure prestar atenção se voce consegue ver o motorista e/ou piloto "carro e/ou moto outro veiculo 4 ou + rodas" pelo retrovisor dele, se voce consegue ver ele tambem te ve.




Feito o que o colega colocou ai tenho certesa que os motociclistas só vão se dar mau se o cara nao usar o retrovisor pra olhar se vem alguem atraz.

herzao
14-06-11, 22:15
Eu uso um siena fire lá do meu trampo, e meus amigos, que visibilidade ruim.
A saveiro que eu uso de vez em quando ganha fácil (se for contar só o vidro da frente, claro).

Spawn
14-06-11, 23:19
Feito o que o colega colocou ai tenho certesa que os motociclistas só vão se dar mau se o cara nao usar o retrovisor pra olhar se vem alguem atraz.


Ao que me parece o o numero 3 nao foi compreendido, pois e uma logica basica que devemos olhar pelo nosso retrovisor para saber o que vem atras, o numero 3 indica um veiculo na nossa frente, para ver o que vem atras temos que olhar nosso proprio retrovisor.

Vale resaltar que muitos motociclistas colocam retrovisores minusculos em suas motos, por questão estetica "acham bonito" é não levam em consideração a sua propria segurança, outro dia estava eu indo para casa quando um motociclista saiu da faixa dele para onde eu estava, quando ele se deu conta eu ja estava freando do lado dele, quando paramos no semaforo ele pediu desculpas, foi ai que eu vi que a moto dele tinha um retrovisor minusculo, eu fui bem cara de pau e perguntei se dava para ele ver alguma coisa pelo espelho ele informou que era pra deixar a moto mais show.

ricardofroes
15-06-11, 00:17
Bem isso posso comentar , alem dos pontos cegos dos retrovisores sou cego de uma vista(monocular), para resolver os lances do retrovisores uso espelhos pequenos convexos colado nos retrovisores tanto no carro quanto na moto. eles bem instalados acaba os pontos cegos dos retrovisores, agora a unico ponto que fica é na coluna dianteira que essa varia o tamanho de veiculo para veiculo.
Oque ando notando e o uso do gps que tem uns espertos usando no meio do parabrisa.
Outro detalhe foi que essa semana vi um pm multando no comando uma moto com retrovisores pequenos , na multa ele tava escrevendo que eles não eram operacionais .
Bom é enxergar bem onde estamos é nossa segurança quanto mais enxergarmos é melhor, ja vi neguinho olhar para traz e bater na guia, sorte que o colega so se ralou e o prejuízo foi pequeno. :OK:

Spawn
15-06-11, 23:44
...
Outro detalhe foi que essa semana vi um pm multando no comando uma moto com retrovisores pequenos , na multa ele tava escrevendo que eles não eram operacionais .
Bom é enxergar bem onde estamos é nossa segurança quanto mais enxergarmos é melhor, ja vi neguinho olhar para traz e bater na guia, sorte que o colega so se ralou e o prejuízo foi pequeno. :OK:


Um de meus funcionarios chegou outro dia contando que o cara se arrebentou todo por causa do espelho pequeno, foi olhar para tras e bateu num carro.