PDA

Ver Versão Completa : Afinal o parafuso do ar é para o ar ou gasolina?



JRF
14-06-11, 20:38
Afinal o parafuso do ar é para o ar ou gasolina?
No carbrador da biz 125 (2006) contem dois parafusos, um da lenta e outro que dizem que é do ar outros da gasolina afinal qual sua finalidade, se eu fecha-lo todo o que acontece a moto bebe mais menos, e se abri-lo todo a mistura fica rica ou pobre?
obrigado se possivel descrever o seu funcionamento ou seja, a influencia que ele faz nas peças.

Hogan
14-06-11, 21:28
Já perdi essa porcaria desse parafuso ai em uma viagem que fiz, quando eu parava de acelerar a moto morria.

Creio eu que seja da entrada de ar mesmo, assim como o mecanico disse.

chiccoli
14-06-11, 21:39
como q vc conseguiu perde esse parafuso ??
essa eu nunca ouvi na minah vida..

acredito q seja pra regular a passagem da gasolina, vc solta o parafuso, e libera mais gasola

DavidR
14-06-11, 22:42
eu acho que o parafuso do ar regula a passagem de ar pelo bura ,quando se fecha ele todo, só injeta gasosa, e ao abrir regula a mistura de ar -combustivel, que é necessario para queima ideal,

se abrir tudo a mistura fica pobre pois entra mais ar do que gas.
se andar com mistura pobre pode prejudicar o pistão

chiccoli
14-06-11, 22:51
só q se vc vai abrindo ele, a mistura vai ficando mais gorda..
se vc retirar o filtro, vc tem q soltar um pouco ele.

DavidR
14-06-11, 22:55
só q se vc vai abrindo ele, a mistura vai ficando mais gorda..
se vc retirar o filtro, vc tem q soltar um pouco ele.
intão quando abre ela num morre por falta e sim por excesso?

Honda Motors
15-06-11, 07:52
O parafuso é p/ entrada de ar, a entrada de combustível é padrão...o que se pode fazer é por mais ar na mistura que a torna pobre ou menos ar que a torna rica.

magrao tk
15-06-11, 08:27
Nos carburadoes que o parafuso da mistura é na saída do carburador (motos 4t):
-Parafuso mais fechado= mistura pobre.
-Mais aberto= mistura rica.

Nos carburadores que o parafuso fica na entrada do carburador (motos 2t):
-Parafuso mais fechado= mistura rica.
-Mais aberto= mistura pobre.

Gasolina quem comanda são os gicles e a agulha.

Eu sabia assim...

renan1605
15-06-11, 08:39
Depende da moto, é só olhar no manual, se estiver escrito parafuso da mistura regula gasolina e se estiver escrito parafuso do ar regula o ar.
Por exemplo:
A titan 125 com carburador convencional regula gasolina;
A factor com carburador a vácuo regula o ar.
Motos 2 tempos regula o ar.
E tem algumas motos de competição que tem mais de um parafuso.

JRF
20-06-11, 12:20
Percebo que nao sou só eu quem tem duvida nesse parafuso, ninguem sabe com certeza, para o que serve o parafuso do carburador da biz 125 (2006), sei que um é da lenta o outro nao sei, quando fecho ela estoura quando paro de acelerar. alguem sabe?

renan1605
20-06-11, 14:02
Percebo que nao sou só eu quem tem duvida nesse parafuso, ninguem sabe com certeza, para o que serve o parafuso do carburador da biz 125 (2006), sei que um é da lenta o outro nao sei, quando fecho ela estoura quando paro de acelerar. alguem sabe?

Se ela dá estouro quando fecha o parafuso ele regula o ar.

juhpalaver
20-06-11, 19:18
parafuso do AR
regula a entrada de ar no carburador pra ser queimado com o combustivel.

chiccoli
20-06-11, 19:33
Percebo que nao sou só eu quem tem duvida nesse parafuso, ninguem sabe com certeza, para o que serve o parafuso do carburador da biz 125 (2006), sei que um é da lenta o outro nao sei, quando fecho ela estoura quando paro de acelerar. alguem sabe?


sei lah.., nunca reparei direito nisso não.., sempre regulei de ouvido, se tiver redondinho quer dizer q tah bom

Stone
20-06-11, 22:15
Geralmente é isso que o Magrão falou... mas nem sempre...
Por exemplo o das Biz (100/125), é na saí da do carburador e ele controla o ar, e não a mistura.

O mais certo pra ver a diferença é o parafuso, se ele for bem pontudinho ele controla a mistura ar/combustível, se ele não for pontudo ele controla só o ar

ammanzoli
20-06-11, 22:24
quanze todos o caburadores tem dois parafusos um para regular o ar e outro para lenta .... algum carbura mais complexos tem mais parafuros .. tipo para regular e baixa seprado entre outros

JRF
22-06-11, 12:51
parafuso do AR
regula a entrada de ar no carburador pra ser queimado com o combustivel.

quem faz esse controle de ar nao é o pistão(do carbura, que ta preso na agulha) que sobe e desce com a aceleracao?
Ao acelerar, o pistao abre e puxa mais ar certo? como que este pequeno parafuso ira regualar o ar?

bruno almeida
22-06-11, 12:59
o fato é que esse parafuso seja para controlar o ar ou a gasolina só serve para regular a lenta,a partir do momento em que o aceleradoe é virado é o gicle principal que atua
e tem gente que abre esse parafuso achando que vai enriquecer toda a mistura e ainda diz que amoto ta andando mais,etc...quanta burrice |:(

cotao
22-06-11, 14:28
Afinal o parafuso do ar é para o ar ou gasolina?
No carbrador da biz 125 (2006) contem dois parafusos, um da lenta e outro que dizem que é do ar outros da gasolina afinal qual sua finalidade, se eu fecha-lo todo o que acontece a moto bebe mais menos, e se abri-lo todo a mistura fica rica ou pobre?
obrigado se possivel descrever o seu funcionamento ou seja, a influencia que ele faz nas peças.
sim tem dois parafusos um gue regula a lenta e o outro regula a mistura de ar e gasolina vou te dar uma dica para voce regular perfeitamente esse parafuso gue regula o ar e a gasolina 1passo esguente o motor temperatura normal funcionamento 2passo arrume uma chave de fenda adeguada para voce chegar ate ele com o motor em funcionamento 3passo voce vai fechando de vagar de meia em meia volta ate gue voce perceba gue o motor esta guerendo apagar pare 4passo recomece abrindo de meia em meia volta devagar o motor vai começar a asselerar de novo guando voce perceber gue o motor parou de asselerar e estabilizou pronto agora e so regular o parafuso da lenta em uma rotaçao adeguada e pronto perfeito a lenta esta regulada ! cotao

psypiens
22-06-11, 14:48
Pegando carona no tópico, a 150 Sport tem carburador a vácuo. Bem embaixo do bura tem um parafuso, e normalmente, com o motor frio, eu ligo a moto e fica em torno dos 1200rpm, morrendo toda hora. Basta fechar um pouquinho esse parafuso e o giro aumenta, cerca de 1500rpm na lenta, eu rodo um pouquinho, o motor esquenta e o giro vai a quase 2000rpm, então eu abro o parafuso de novo e rodo de boa o dia inteiro, com 1500rpm na lenta.
A minha dúvida é se esse maldito parafuso é mesmo do ar, se quando eu fecho eu estou enriquecendo a mistura, e se for isso mesmo, e eu deixar a mistura mais rica, o consumo de combustível é consideravelmente maior?

cotao
22-06-11, 15:02
Pegando carona no tópico, a 150 Sport tem carburador a vácuo. Bem embaixo do bura tem um parafuso, e normalmente, com o motor frio, eu ligo a moto e fica em torno dos 1200rpm, morrendo toda hora. Basta fechar um pouquinho esse parafuso e o giro aumenta, cerca de 1500rpm na lenta, eu rodo um pouquinho, o motor esquenta e o giro vai a quase 2000rpm, então eu abro o parafuso de novo e rodo de boa o dia inteiro, com 1500rpm na lenta.
A minha dúvida é se esse maldito parafuso é mesmo do ar, se quando eu fecho eu estou enriquecendo a mistura, e se for isso mesmo, e eu deixar a mistura mais rica, o consumo de combustível é consideravelmente maior?
meu companheiro o serto é voce fazer essa regulagem com a moto guente pra ficar no ponto se voce fiser essa regulagem com a moto fria voce vai abrir mais a passagem e guando a moto esguentar vai ficar bebendo mais ,o motor vai funcionar com ecessos na marcha lenta porgue o motor frio exige mais combustivel para funcionar redondo ta legal ! cotao, se presizar tamos ai!

cotao
22-06-11, 15:10
meu companheiro o serto é voce fazer essa regulagem com a moto guente pra ficar no ponto se voce fiser essa regulagem com a moto fria voce vai abrir mais a passagem e guando a moto esguentar vai ficar bebendo mais ,o motor vai funcionar com ecessos na marcha lenta porgue o motor frio exige mais combustivel para funcionar redondo ta legal ! cotao, se presizar tamos ai!
fassa a regulagem redondinha com o motor guente se ficar apagando na lenta na primeira partida de manha a frio é normal sinal de economia !

cotao
22-06-11, 15:18
Pegando carona no tópico, a 150 Sport tem carburador a vácuo. Bem embaixo do bura tem um parafuso, e normalmente, com o motor frio, eu ligo a moto e fica em torno dos 1200rpm, morrendo toda hora. Basta fechar um pouquinho esse parafuso e o giro aumenta, cerca de 1500rpm na lenta, eu rodo um pouquinho, o motor esquenta e o giro vai a quase 2000rpm, então eu abro o parafuso de novo e rodo de boa o dia inteiro, com 1500rpm na lenta.
A minha dúvida é se esse maldito parafuso é mesmo do ar, se quando eu fecho eu estou enriquecendo a mistura, e se for isso mesmo, e eu deixar a mistura mais rica, o consumo de combustível é consideravelmente maior?
fassa a regulagem redondinha com o motor guente e se ela continuar apagando na lenta com o motor frio é normal sinal de economia !

psypiens
22-06-11, 15:21
Se for assim tá certo, porque de manhã eu só fecho um pouquinho que é pra moto não ficar morrendo, mas na primeira parada, eu volto o parafuso de novo.

cotao
22-06-11, 15:38
Se for assim tá certo, porque de manhã eu só fecho um pouquinho que é pra moto não ficar morrendo, mas na primeira parada, eu volto o parafuso de novo.
vou te dar um concelho fais uma regulagem com o motor guente confere se vai ficar redondinha se continuar apagando fria nao fica mechendo pode relachar a rosca ai ferrõ , o melhor para seo motor é isguentar o motor um pouco mesmo , com a moto parada tenha um pouco de paciencia beleza!

corsani
22-06-11, 15:43
os carburadores que possuem o parafuso na frente geralmente se regula a quantidade de gasolina para o ar e os carburadores que possuem esse parafuso mas atras como as 2t se regula a entrada de ar em relação a gasolina.

JRF
22-06-11, 16:26
perbebo que quando fecho ela estoura, isso é mistura pobre ou rica? Tava lendo algo e vi que esse parafuso é como se fosse a entrada de ar para a cuba. Pois quando o pistao abre e agulha sobe, o vacuo suga a gasolina, mas como o sistema cuba é selado tem que ter uma entrada de ar seria esse parafuso responsavel pela entrada de ar na cuba para poder ser succionado pelo motor?

cotao
22-06-11, 16:50
perbebo que quando fecho ela estoura, isso é mistura pobre ou rica? Tava lendo algo e vi que esse parafuso é como se fosse a entrada de ar para a cuba. Pois quando o pistao abre e agulha sobe, o vacuo suga a gasolina, mas como o sistema cuba é selado tem que ter uma entrada de ar seria esse parafuso responsavel pela entrada de ar na cuba para poder ser succionado pelo motor?
guando voce fecha o parafuso a mistura fica pobre ,esse parafuso nao é de forma nem uma a entrada de ar para a cuba a entrada de ar fica no biguinho ao lado do carbura esse parafuso regula a mistura de passagem da lenta de ar e gasolina mas para ficar beleza nao pode ficar nem muito aberta nem muito fechada voce tem gue saber como regular se nao saber leve em um mecanico da hora beleza agora se a sua moto estiver dando uns tirinhos na reduzida pode ser a vela ! revize!

cotao
22-06-11, 17:00
guando voce fecha o parafuso a mistura fica pobre ,esse parafuso nao é de forma nem uma a entrada de ar para a cuba a entrada de ar fica no biguinho ao lado do carbura esse parafuso regula a mistura de passagem da lenta de ar e gasolina mas para ficar beleza nao pode ficar nem muito aberta nem muito fechada voce tem gue saber como regular se nao saber leve em um mecanico da hora beleza agora se a sua moto estiver dando uns tirinhos na reduzida pode ser a vela ! revize!
voce tem gue regular do jeitinho gue ti passei la no inicio se fezer daguele jeitinho e a lenta ficar istavel o motor sereninho ta beleza é iso mesmo anda para fazer um teste se melhorou!

Stone
22-06-11, 17:13
guando voce fecha o parafuso a mistura fica pobre ,esse parafuso nao é de forma nem uma a entrada de ar para a cuba a entrada de ar fica no biguinho ao lado do carbura esse parafuso regula a mistura de passagem da lenta de ar e gasolina mas para ficar beleza nao pode ficar nem muito aberta nem muito fechada voce tem gue saber como regular se nao saber leve em um mecanico da hora beleza agora se a sua moto estiver dando uns tirinhos na reduzida pode ser a vela ! revize!


Eu só não concordo em um ponto... o parafuso da mistura da biz tanto da 100 como da 125 regula o ar e não a mistura ar/combustível como é na maioria das motos. Portanto, quando fecha o parafuso a mistura fica rica

cotao
22-06-11, 17:29
Eu só não concordo em um ponto... o parafuso da mistura da biz tanto da 100 como da 125 regula o ar e não a mistura ar/combustível como é na maioria das motos. Portanto, quando fecha o parafuso a mistura fica rica
a mistura fica rica em um ponto de vista porgue se fechar o ar vai ficar menos ar mais gasolina fica afogada se voce por mais ar e menos gasolina fica afogada o serto é dividir a abertura correta para misturar ar e gasolina na guantidade serta nem mistura rica nem mistura pobri para ter uma lenta perfeita e economica!

oodim
22-06-11, 18:05
Já me esqueci quanto ao motor 2 tempos.......Mas o Cotão tá certo......!!!!!!! Ele ao meu ver falou tudo direitinho.....Parabens COTÃO....Abrilhantou nosso conhecimento.....

magrao tk
22-06-11, 18:28
Independente de regular só o ar, ou mistura, ou pra que lado enriquece ou empobrece a mistura... importante é estar regulado! Aquecer o motor como já disseram, ir girando o parafuso... onde a lenta aumentar e equilibrar, ficar com todos os tututututututututututu... ao invés de tututuc tuc tuc tutuc tuc tutututuc tuc... depois disso acertado, se não quiserem a lenta apagando com motor frio aumentem um pouco no parafuso da lenta, só que quente vai ficar um pouco mais alta, o que não tem nenhum problema tambem.

Stone
22-06-11, 18:44
A forma mais fácil é deixar a lenta bem aceleradinha, ir fechando o parafuso até a moto quase morrer depois ir abrindo o parafuso até conseguir a rotação máxima, depois voltar a lenta ao normal

Ps. O bom é passar um pouco de silicone para não ter perigo de perder o parafuso do ar, geralmente nas titans 150 o parafuso fica um pouco mais aberto e fica muito fácil de perde-lo

JRF
17-07-11, 14:54
Hoje tirei o carbura da biz pra fora passei um ar em tudo... o negocio é o seguinte pelo que notei o parafuso fica: entrada do motor, parafuso, pistonete,filtro de ar.
Bem tirei a vela pra fora e ela esta bem branquinha ( o que indica mistura pobre certo?), demanha cedo ela fica com um buraco na aceleracao mas depois de quente fica boa, despacha bem... Em fim como ela esta, esta com mistura pobre ou rica? gastara mais ou menos combustivel?

Hugo_Victor
18-07-11, 12:10
Pegando carona no tópico, a 150 Sport tem carburador a vácuo. Bem embaixo do bura tem um parafuso, e normalmente, com o motor frio, eu ligo a moto e fica em torno dos 1200rpm, morrendo toda hora. Basta fechar um pouquinho esse parafuso e o giro aumenta, cerca de 1500rpm na lenta, eu rodo um pouquinho, o motor esquenta e o giro vai a quase 2000rpm, então eu abro o parafuso de novo e rodo de boa o dia inteiro, com 1500rpm na lenta.
A minha dúvida é se esse maldito parafuso é mesmo do ar, se quando eu fecho eu estou enriquecendo a mistura, e se for isso mesmo, e eu deixar a mistura mais rica, o consumo de combustível é consideravelmente maior?


Cara, isso não é parafuso da mistura, é o parafuso da marcha lenta!!!
Tenho uma Sport, ja tive uma Strada, e elas têm a marcha lenta ao alcance da mão, assim como o afogador no punho.
Se vc gira e ela pára de estancar e a aceleração aumenta, é pq vc aumentou a marcha lenta, só! :D

Faça a regulagem da marcha lenta com a moto quente. Fria, se ficar estancando, ai sim, vc vai ter que limpar o carburador e/ou regular a passagem de ar.
Regular a Sport é bem melhor, pq vc vai rodando o parafuso da mistura do ar e vendo os RPM's. Se cair, é pq a mistura ta ficando pior, se aumentar, é pq a mistura esta boa.
Na Strada eu fazia assim. Na Sport, não mexi ainda.

Stone
18-07-11, 18:51
Hoje tirei o carbura da biz pra fora passei um ar em tudo... o negocio é o seguinte pelo que notei o parafuso fica: entrada do motor, parafuso, pistonete,filtro de ar.
Bem tirei a vela pra fora e ela esta bem branquinha ( o que indica mistura pobre certo?), demanha cedo ela fica com um buraco na aceleracao mas depois de quente fica boa, despacha bem... Em fim como ela esta, esta com mistura pobre ou rica? gastara mais ou menos combustivel?


Dá uma olhada como está a regulagem da agulha do pistonete, o padrão é estar no meio, tente levantar a agulha uma casa pra ver se melhora. Carburador de biz tem um segredinho, tem que tirar a sede da agulha pra limpar, senão pode não ficar bom...

JRF
19-07-11, 00:28
Dá uma olhada como está a regulagem da agulha do pistonete, o padrão é estar no meio, tente levantar a agulha uma casa pra ver se melhora. Carburador de biz tem um segredinho, tem que tirar a sede da agulha pra limpar, senão pode não ficar bom...

Acontece que a agulha da biz 125 nao tem regulagem de altura ela é fixa.... Vela branca é excesso ou falta de combustível?

remilson soares
19-07-11, 03:43
esse parafuso a que você se refere, afirmo com toda a certeza que é de regulagem da quantidade de ar a ser misturada com a gasolina.

Stone
19-07-11, 12:27
esse parafuso a que você se refere, afirmo com toda a certeza que é de regulagem da quantidade de ar a ser misturada com a gasolina.

Das biz sim



Acontece que a agulha da biz 125 nao tem regulagem de altura ela é fixa.... Vela branca é excesso ou falta de combustível?

É falta, ah... não sabia que era uma 125... mude ali no "moto:" que fica debaixo da sua moto para facilitar...

ricardofroes
19-07-11, 14:42
Sou igual maomé so acredito vendo , Chega de achismo.

http://img233.imageshack.us/img233/3479/carburadorfabiomotos.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/233/carburadorfabiomotos.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

lucas r
21-07-11, 13:30
o parafuso serve para controlar a entrada de ar na mistura, exemplo ecesso de combustivel e pouco ar afoga,ecesso de ar falta de combustivel nao liga,fraçao correta x=ar/x=combustivel/x=igniçao.r:queima perfeita ...