PDA

Ver Versão Completa : Truques pra abastecer



mvos
22-06-11, 11:35
Não sei se é verdade, mas peguei um email que ta circulando por ai:

"Repassando:

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.


*1º.Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.* A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao méio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.


*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilisado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consiguam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.


*3º.Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.


*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de conbustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo. "

mdorigon
22-06-11, 11:40
Essas dicas são velhas, mas sempre bom relembrar ou colocar para o pessoal que não viu ainda. :clap:

mvos
22-06-11, 11:42
Eu nunca tinha visto :D

Fiote
22-06-11, 11:47
Dicas boas... maaaaaasss...

Nunca irei pedir para o frentista maneirar na mão...
Ou deixar de abastecer a noite...
Ou dar meia volta quando ver o caminhão..
etc etc...

Prefiro pagar 1 real a mais e não ter esse tipo de preocupação!

Valeu

mdorigon
22-06-11, 11:55
Claro que se vc tiver fora do seu lugar de costume, vc tem que abastecer. Mas a dica do abastecer somente de manhã é real, pra quem puder se programar...não é algo a curto prazo, mas a longo prazo. Frentista maneirar...tem frentista gente boa que em moto ja abastece mais de boa mesmo. Mas tem uns cavalos que só faltam arrancar tanque da moto, duro é pedir isso pra um desse tipo.

Alan Ranieri
22-06-11, 12:01
Acho que esse negócio de frentista tinha que ser igual nos EUA/CANADÁ, você abastece seu veículo, pelo menos você teria o cuidado necessário, mas o GRANDE problema que ia excluir muita gente do mercado de trabalho.

Fiote
22-06-11, 13:37
Mas tem uns cavalos que só faltam arrancar tanque da moto, duro é pedir isso pra um desse tipo.


É verdade!!!!

SARAIVA
22-06-11, 13:42
meu nunca tinha ouvido fala nissu muito legal pra mim é novidade mesmo rsrs.

sempre abasteço no posto a 2 ruas da minha casa é sempre o mesmo pessoal então converso com todo mundo e eles sempre abastece com calma nunca corendo na pressão maxima mesmo sem eu pedir , e por incrivel que parece é mega raro eu ter de abastecer sem ser de manha geralmente eu antes de sair pro serviço vejo que presisa por um gás ai vou e abasteço demanhazinha .


e sei la num gosto de abastece quando ta o caminhão la jorando gasolina dentro do tanque tenho cisma de um acidente ou qualquer coisa que possa acontecer .


dei sorte então kkk

Fog
22-06-11, 13:48
O primeiro truque não é verdade. A temperatura alguns metros abaixo da superfície se mantem numa média durante todo o ano, variando poucos graus entre inverno e verão, entre o dia e noite não há diferença alguma.
O cuidado existe na temperatura do caminhão que vai abastecer o depósito e não no contrário.
O resto eu acredito que faça diferença mas não considerável.

lordbrill
22-06-11, 13:51
A dica da dilatação térmica aprendi no colégio há alguns anos atras. :OK:
Agora a dica da pistola eu nao sabia. :)

Muito boas as dicas ^^

Alemão XT600
22-06-11, 14:11
SOU FRENTISTA DE POSTO DE COMBUSTIVEL...
1º sobre o primeiro truque segundo pessoas dizem que sim...
isso é verdade sobre o densidade ser maior e acaba indo
menos gasolina quanto mais alto a temperatura.

2º sobre a velocidade da gasolina entrando no tanque
faz a evaporação ate um pouco evapora concordo
ate pq vc percebe o vapoz saindo do tanque ao abastecer
mas é insignificante... não estou sabendo que á
possibilidade de ela voltar pro tanque...
até pq hj em dia a fiscalização ta em cima
e é nescessario fazer a aferição das bombas
todos os dias pra ver se não esta largando nenos
combustivel do que é ser!

3º :NOOK: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito,
menos ar há dentro do mesmo. O combustível se
evapora mais rapidamente do que você pensa. Os
grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos
flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível,
com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

A evaporação so ocorre quando entra em contato com o ar...
faça um teste, encha Dois litrão de refri... deixa um fechado
e outro aberto por uma semana depois vc vê em qual falta
combustivel...

4º Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido... :OK: :OK:
isso mesmoOOOO... ainda mais se o posto for antigo
a tempo ja sem passar por uma reforma...
tanques enferrujados cheio de depositos no fundo...
de preferencia sempre abastecer em posto *NOVO*
ou que passou por reformas recentes...
pois ja estão dentro da lei... com tanques ecologicos de fribra...



Muito legal da parte do nosso Amigão (MVOS)
com certeza ele contribuiu muito...
espero ter ajudado tambem...
Grande abraço!! :clap: :clap: :clap: :clap:

mvos
22-06-11, 15:36
Vlw, estamos aqui para somar :)
Abraço

Rogerio Diniz
22-06-11, 18:38
ahh na moto nem me strsso com isso, ma no carro é uma coisa pra se pensar!

cesap
22-06-11, 19:09
puts muito legal vou procurar lembrar dessas dicas quando tiver que parar no posto :OK: :OK:

magrao tk
22-06-11, 19:23
A única dica que eu sempre segui á risca foi a última, do caminhão abastecendo. Lógico que vai mecher com a sujeira do fundo. Vou em outro e evito de pegar gasolina suja. Apesar que deve ter algum filtro nas bombas, mas enfim... prefiro não arriscar.

leofavaro
22-06-11, 20:40
nunca deixo a moto no "chero" sempre deixo com um tanto bom de gazoza :D
eu sou como saraiva falo ai nao sabia desse negocio do caminhao mais nao entro quando ta la por ter medo kkk
fala verdade quando to na rua ou na rodovia passo o mais rapido posivel esses caminhao :> nao gosto de fica perto

NiveaC
22-06-11, 22:33
coisas insignificantes pro tanque do veículo, se fosse assim ao abastecer a moto de tarde e encher o tanque, de noite começaria a vazar por excesso kkkkk

é tão verdadeiro quanto a do pedágio, a de não abastecer nos postos BR dentre outros

temperatura do solo foi absurda, ainda mais se pensar em centros de cidades que praticamente não existe área verde, até o calor do sol penetrar a camada de cimento/asfalto .......

mvos
23-06-11, 00:14
PUtz mas a minha Yes, as vezes parece q o marcador ta meio bobo, uma hora ta mais cheio e uma hora q eu olho ta mais vazio, depois ta mais cheio denovo. Percebo isso principalmente no fim de semana.. será a tal dilatação"?

Alan Ranieri
23-06-11, 00:17
PUtz mas a minha Yes, as vezes parece q o marcador ta meio bobo, uma hora ta mais cheio e uma hora q eu olho ta mais vazio, depois ta mais cheio denovo. Percebo isso principalmente no fim de semana.. será a tal dilatação"?


Não, o modulo de dilatação térmico da gasolina é muito pequeno para dar essa diferença.

Nando_nurse
23-06-11, 11:10
Meu pai é motorista e transporta combustível e no tanque do caminhão da para se perceber o quando abaixa o combustível em dias quentes.

coyoteboicote
23-06-11, 11:39
Concordo com o que o agb disse eu tb nao quero ter esse tipo de preocupação prefiro pagar umas merreca a mais, talvez eu tente somente abastacer pela manhã, sao boas as dicas e o foda é que tem mesmo uns frentista ignorante e eu nao teria a moral de pedir pro cara manerar no gatilho...

Yuri_RN
23-06-11, 11:50
Botei Gasolina 3 dias atras... a moto ta engasgando com força.. eu vo do uma sangrada nos carbura e ela limpa..

daqui a pouco suja denovo.. tinha uma porcaria de carro tanque no posto.. provavelmente o sujo do tanque
de combustivel do posto entrou junto no abastecimento..

mvos
23-06-11, 12:03
Se o frentista for ignorante, eu falo pra ele parar de abastecer na hora, pago, ligo a motoca e vo embora.. n to pedindo gasolina de graça, to comprando.

Alemão XT600
23-06-11, 12:07
Meu pai é motorista e transporta combustível e no tanque do caminhão da para se perceber o quando abaixa o combustível em dias quentes.

acho pelo contrario... quanto mais quente mais ele aumenta no tanque...

Se o frentista for ignorante, eu falo pra ele parar de abastecer na hora, pago, ligo a motoca e vo embora.. n to pedindo gasolina de graça, to comprando.

isso mesmo tbm não suporto ignorancia...

Well_99
23-06-11, 12:14
hj ja vou ter q abastecer
vou ver se boto pelo menos uma em pratica

Castro
23-06-11, 12:19
Quanto mais quente mais aumenta o vapor no tanque, cuidado ao chamar os outros de ignorante.

Alemão XT600
23-06-11, 13:02
Quanto mais quente mais aumenta o vapor no tanque, cuidado ao chamar os outros de ignorante.

Castro desculpa, mas se esta falando comigo...
so fiz um comentário em cima do comentário
do (MVOS)... e desconsiderando isso...
tbm acho complicado chamar
os ouutros de ignorante...
abraço! :clap: :clap:

JEFFS_09
23-06-11, 13:25
Essas eu naum sabia!!!
Mas é bom saber!!!

NiveaC
23-06-11, 14:18
mais de uma vez abasteci com o caminhão no posto e nunca tive problema

MBotta
23-06-11, 14:33
Legal, toda forma de informação é válida!!!! :clap:

ricardofroes
23-06-11, 14:41
Eu fico danado quando o frentista vinha com a pistola da bomba ralando a boca do tanque , o cara enfia aquele negocio e ainda põe o peso. O tanque véio até entorta no coxin de borracha.
Todo abastecimento quando o cara vem com o pistolão na mão eu falo para ele não colocar o peso da pistola na boca do tanque.Acabou meu strees.

jott257
23-06-11, 18:09
todas essas dicas estao certas... sou fisico e digo
q a q mais vai fazer diferença e a da temperatura

a do tanque pela metade nem faz muita diferença
a diferença da evaporaçao esta na altura em relaçao ao nivel do mar q vc ta
quanto mais alto vc esta mais facil evaporar pq vai ter 1 coluna de ar menor em cima de vc e fazendo menos resistencia
p gasolina evaporar quando mais ao nivel do mar menos evapora gasolina, essa diferença ia ser minima a nao ser q os tanques focem
ermeticamente fechados ou com alta pressao dentro deles

tbm tem a questao da superficie de contato dexe 2 L de gasolina num cano mais largo e os msm 2 litros num cano mais estreito
a do mais largo vai evaporar mais pois ela tem + contato com o ar + num tanque isso influenciaria mto poco...

a pior msm e a da temperatura todo mundo aprende isso no colegio nas aulas de quimica hehehe

NiveaC
23-06-11, 18:39
faria sentido no deserto por causa da areia mas na cidade com camada de cimento/concreto/asfalto/sombra de prédio/teto do posto e a terra a temperatura não vai ter mudança significativa assim

charlespicol
24-06-11, 07:47
são dicas boas mas achoq ue só vai fazer diferença em carros em motos acho que não da diferença não hein

leofavaro
24-06-11, 09:01
Se o frentista for ignorante, eu falo pra ele parar de abastecer na hora, pago, ligo a motoca e vo embora.. n to pedindo gasolina de graça, to comprando.


nunca fizero isso com migo de ser groso ou de coloca e tirrar o negocio com força, cara feia é mais facil de se ver mas axo si chega fazer isso eu fasso msm coisa mando parar e vazo :P uma veis com meu pai o cara colocando alcoon no carro foi coloca a parada de volta nao conseguia começo a bater pra encaixa meu pai deceu e deu uma carcada nervosa nele eu tinha ums 10 anos na epoca mais lenbro como se fosse hj kkk geral fico olhando :O

Yuri_RN
24-06-11, 09:25
Minha Moto ficou como se tivesse queimando um Cilindro apenas, isso após um carro tanque estar abastecendo um posto
e logo em seguida eu ir abastecer minha moto!

Perguntei a um gerente de um posto novo que abriu aqui na cidade e ele explicou que os tanques de combustivel de posto
a maioria é de ferro! e os que ainda nao foram substituído pelos de fibra realmente soltam sujo do fundo do tanque logo quando
estão em abastecimento e leva um tempo ate a "Poeira" baixar.

Não deu Outra um dos meus carburadores ficou entupido e a moto ficou como se tivesse queimando um cilindro!

isso não acontece sempre! eu levei o azar mesmo.... dependendo do carburador se a sujeira for mínima passa despercebido
ja uma moto de 2 a 4 carburadores sente com facilidade! ja que a "Carburadores e Carburadores"

Sangrei os carburadores e a moto ficou Normal... no Outro dia ficou do mesmo Jeito, Sangrei denovo e a moto ficou em Ordem!

leofavaro
24-06-11, 11:15
poh aqui abriu um posto novo perto de casa mais nem confio em abastecer la o dono desse posto é moh enganador :S si pah é alcoon ou gazoza misturada com algo prefiro nem arisca kkk

remerson g. madeira
24-06-11, 14:15
interesante não sei se tem realmente um fundo de verdade mais se tiver é minimo a perda

Nando_nurse
24-06-11, 14:30
acho pelo contrario... quanto mais quente mais ele aumenta no tanque...isso mesmo tbm não suporto ignorancia...
isso mesmo quando meu pai abastece de manha e se vai descarregar a tarde em dia quente, chega a utrapasar a marca do nivel

felipesaldanha
24-06-11, 16:38
tbm ja ouvi falar axo que é verdade pois quem me falou isso foi um cara que toma de conta do abastecimento de empresas a mais de 20 anos

cabra de brasilia
24-06-11, 16:50
Abasteço no Posto Escola Senac/Petrobras......esse posto é da própria BR administrado por servidores efetivos da BR e a piãozada é servidores do Senac......é um posto que dá curso de Frentista

Posto tem de tudo mais moderno que existe...só pra se ter idéia nas bombas possuem embutidos tela de LCD de umas 8", 10" sei lá...... que passam propaganda...show de bola.