PDA

Ver Versão Completa : Alongar a relação prejudica a biela???



noobsiber
26-06-11, 18:16
Minha moto recentemente quebrou a parte debaixo, tinha relação longa 16/43, será que isso ajudou danificar o motor??

chriskopsch
26-06-11, 18:50
Nada a ver tio :)

Renan Nunes
26-06-11, 18:54
relação longa? tipo pinhão com 16 e coroa com 43? é isso to certo?

Rogerio Diniz
26-06-11, 19:17
nada a ver uma coisa com a outra

noobsiber
26-06-11, 19:20
relação longa? tipo pinhão com 16 e coroa com 43? é isso to certo?


Isso Renan Nunes, percebi q usando esta, ela dá soquinhos mais cedo, dai me disseram q poderia forçar mais a parte debaixo

Renan Nunes
26-06-11, 19:51
Isso Renan Nunes, percebi q usando esta, ela dá soquinhos mais cedo, dai me disseram q poderia forçar mais a parte debaixo

e qual a vantagem disso?

Limabl
26-06-11, 20:12
Minha moto recentemente quebrou a parte debaixo, tinha relação longa 16/43, será que isso ajudou danificar o motor??
Isso ai é a idade mano, já que sua moto tem 13 anos então pode ter cido isso mas duvido que a relação tenha alguma coisa aver com isso :OK: :OK: :OK:

Ivan RJ
26-06-11, 22:40
Até onde sei, absolutamente nada. Chegou a hora de fazer o motor, só isso.
Um grande abraço a todos os irmãos.

mvos
27-06-11, 11:50
Qual a kilometragem do motor? que eu saiba n tem nada a haver.. só se vc esticava demais com essa nova relação.. mas da relação em si, nd a ver

chiccoli
27-06-11, 13:25
e qual a vantagem disso?


46 km com 1 litro esticando o tempo inteiro... :G
foi a minha pior média,

com o 14 fazia 23.., 17.., ja chegou a fazer 12.. :-/


não sei, não entendo, ñ consigo explicar, mas eram as médias

Guilherme Rabelo
27-06-11, 13:29
olha nao sei se tem aver mas se vc andar com o motor em rotaçoes muito baixa obrigando ele a fazer força sendo que poderia reduzir uma ou duas marchas estraga o motor sim, agora nao sei se a relaçao mais longa tem a ver com isso........acho que nao

Carlos Roberto
27-06-11, 13:30
"Alongar a relação prejudica a biela"

Se a gente não estivesse num fórum de motos, eu ia achar outra coisa dessa frase...rs

Piccoli
27-06-11, 13:56
Relação longa pede marcha inferior com mais frequencia.
Se a pessoa insistir em rodar sem reduzir marcha, o motor vai, ou bater pino, ou "galopar". Bater pino pode acontecer principalmente com motor quente, e o galopar ocorre quando você anda com o motor em rotação muito baixa para aquela marcha e velocidade da moto e não há torque para manter o ritmo. O resultado são pancadas fortes do motor que serão transmitidas para a biela, reduzindo sua resistência mecânica e sua vida útil.
O que se recomenda quando se alonga relação secundária da moto é ter atenção ao comportamento do motor e mão leve no acelerador, quando o motor demonstrar que está perdendo força, reduza a marcha, tentar acelerar na mesma marcha só vai prejudicar e diminuir o desempenho.
Acima de tudo, relação alongada e cabo enrolado não combinam. Aceleradores com "posições ON e OFF", também não.
Por isso que para quem tem perfil nervosinho ou sangue nozoio, eu aconselho manter a relação original. Os demais podem testar alongar a relação aumentando um dente no pinhão, o resultado pode até ser melhor que o original, dependendo dos trajetos que se faz e do peso sobre a moto. Mas sempre "escutando" o motor.

mdorigon
27-06-11, 15:56
Curto e grosso : se o cara sabe conduzir um veiculo não vai nunca dar problema na biela. Acho que o seu caso foi mais desgaste que ocorreu pelo tempo de uso amigo.

Pablo Peres
27-06-11, 16:31
Acredito que ao trocar a relação, as marchas ficaram mais "pesadas" em baixo RPM.
Se você rodava em baixas RPM pode ter sido a causa sim.

chiccoli
27-06-11, 20:04
sem duvidas..

de preferencia entre de 6,7 mil rpm..

tipo, pega as marchas acima de 5 e leva até uns 8, a faixa de economia vai ser por volta de uns 70, 80 km/h em 5ª
abaixa 1 nivel na agulha e coroooo, moto foi feita pra andar e não pra ficar paparicando.

faz de conta q eu ñ andava a essa velocidade :G

noobsiber
27-06-11, 20:39
andava no máximo a 80 km/h, mantive essa média por um ano em rodovia, 70 km por dia (ida e volta), chegava fazer de 36 a 38 km/l com relação 16/43 com original no maximo 32 km/l, mas vou dar umas esticadas nas trocas de marcha daqui pra frente.

mvos
28-06-11, 00:06
Com pinhão 15 e engarupado sempre ando enrolando o cabo.. quando a moto ta perdendo um pouco a força ja mando marcha pra baixo, deixando o giro sempre alto :P acho q assim prejudica menos o motorzinho

Piccoli
28-06-11, 09:15
Procedimento correto, mvos! :clap:
Esses motores de Yes e Intruder foram projetados para alta rotação e rendem bem melhor nessa condição.
Uma ocasião me falaram na loja Suzuki que a faixa boa de uso urbano é lá pelos 7 mil RPM. O problema é aguentar a vibração. :k

filipe costa
28-06-11, 09:42
Com pinhão 15 e engarupado sempre ando enrolando o cabo.. quando a moto ta perdendo um pouco a força ja mando marcha pra baixo, deixando o giro sempre alto :P acho q assim prejudica menos o motorzinho
cara se andar assim n prejudica tanto o motor o meu vai durar uns 500mil km pq eu ando sempre assim 7 a 9.500rpm e qndo eu troco o cdi boto o meu outro cdi q tenho com o corte a 10.650rpm ai eu ando na faixa d 9 a 10.650rpm. Troco o oleo a cada mil kms. É isso

mdorigon
28-06-11, 11:53
Procedimento correto, mvos! :clap:
Esses motores de Yes e Intruder foram projetados para alta rotação e rendem bem melhor nessa condição.
Uma ocasião me falaram na loja Suzuki que a faixa boa de uso urbano é lá pelos 7 mil RPM. O problema é aguentar a vibração. :k


Realmente acima dos 7 mil elas ficam mais vigorosas, mas eu rodo de 4000 a 7000 mil com minha yes sem problema e a muito tempo. Claro que não deixo ela dar aqueles solavancos, se não responde abiaxo marcha. E sempre em avenidas e lugares planos aonde da pra fazer isso. Andar o tempo todo acima de 7000 rpms apesar de ser um motor que tem a melhor rendimento acima disso com certeza desgasta mais do que andar a 5000, 6000 rpms aonde da...começou a ficar fraco marcha pra baixo e volto a rodar com o motor suave.

chiccoli
28-06-11, 13:15
basicamente o motor tem q rodar liso.., nem trepidando nem gritando..

cada marcha pede uma rotação..

mdorigon
28-06-11, 13:36
É isso ai...falou tudo. Se o motor ta rendendo e ta girando liso não vai ter problema.