PDA

Ver Versão Completa : Amaciamento de Moto nova



Bruno Rafael
29-06-11, 15:06
Boa Tarde a todos, tenhu uma bros 2011 e tah com 350Km rodados ainda, novinha, gostaria de saber como eu poderia "amaciar" ela, devo andar devagar?, posso pegar pista?, posso esticar as marchas? ]:)
Tem alguma coisa que eu deva fazer, ou nao deva fazer?

treasure2
29-06-11, 15:12
Eu tambem tenho essa duvida,

Se eu comprar minha moto 0km oque é certo pra se fazer?

1° uns dizem pra meter o pau e acelerar mesmo sem dó
2° Outros falam pra nao acelerar antes do tempo e etc.

mas e se eu fizer errado e minha moto ficar xoxa? |:(

Bruno Rafael
29-06-11, 15:28
Tbm to com esse medo de fazer errado.......
eo pareço um caxorro loco andando..... se passa uma Cgzinha do meu lado eu jah to indo atras pra passa.........
Por inquanto eu to metennnu chinelada...

Fire_Head
29-06-11, 15:32
Meus amigos.

Sem essa de dar pau na moto, estuprando o acelerador.
Realmente, quem abusar no começo dela, terá um desempenho "melhor" que alguém que toma as devidas precauções.
Vale ressaltar que quem anda com o motor em alta rotação no início, a tendência é de reduzir a vida útil do motor.

Espero ter sido útil.

Bruno Rafael
29-06-11, 15:40
Meus amigos.

Sem essa de dar pau na moto, estuprando o acelerador.
Realmente, quem abusar no começo dela, terá um desempenho "melhor" que alguém que toma as devidas precauções.
Vale ressaltar que quem anda com o motor em alta rotação no início, a tendência é de reduzir a vida útil do motor.

Espero ter sido útil.





Tudu bem............
vai diminuir a vida util do motor, mais "estrupando a moto" ela vai ficar "xoxa" mais pra frentre? mais forte?

treasure2
29-06-11, 15:57
Meus amigos.

Sem essa de dar pau na moto, estuprando o acelerador.
Realmente, quem abusar no começo dela, terá um desempenho "melhor" que alguém que toma as devidas precauções.
Vale ressaltar que quem anda com o motor em alta rotação no início, a tendência é de reduzir a vida útil do motor.

Espero ter sido útil.



Assim, é claro que quando a moto tiver nova eu nao vou cortar o giro dela por 15 minutos seguidos,
mas tem gente que ja sai da concessionaria mandando bala e acelerando

por exemplo, se eu comprar uma fz250 ela corta a 8.000 eu trocar as marchas a 7.000 RPM nao vou estar
esguelando tanto o motor nao e?

Bruno Rafael
29-06-11, 16:01
Assim, é claro que quando a moto tiver nova eu nao vou cortar o giro dela por 15 minutos seguidos,
mas tem gente que ja sai da concessionaria mandando bala e acelerando

por exemplo, se eu comprar uma fz250 ela corta a 8.000 eu trocar as marchas a 7.000 RPM nao vou estar
esguelando tanto o motor nao e?


Fazer ainda tem conta giro, pior a minha q não tem, e como eh minha primeira moto, ainda não a diferença entre o "aceitavel" e o "limite"

Fire_Head
29-06-11, 16:22
Tudu bem............
vai diminuir a vida util do motor, mais "estrupando a moto" ela vai ficar "xoxa" mais pra frentre? mais forte?


Com o amaciamento progressivo, sem excessos, a moto vai se soltando aos poucos, depois do prazo estipulado pelo fabricante, a sua moto andará o mesmo que a do apressadinho!!




Assim, é claro que quando a moto tiver nova eu nao vou cortar o giro dela por 15 minutos seguidos,
mas tem gente que ja sai da concessionaria mandando bala e acelerando

por exemplo, se eu comprar uma fz250 ela corta a 8.000 eu trocar as marchas a 7.000 RPM nao vou estar
esguelando tanto o motor nao e?


A questão não é necessariamente cortar o giro, e sim andar em alta rotação.
O ideal é ver no manual da moto, caso você já seja proprietário da Pequena NOtável, ou então ver com o mecânico da concessionária.



Fazer ainda tem conta giro, pior a minha q não tem, e como eh minha primeira moto, ainda não a diferença entre o "aceitavel" e o "limite"


Aconselho a ver isso com o mecânico da autorizada.

mdorigon
29-06-11, 16:34
Não sei como é no caso da bros... mas eu tive duas 125cc da suzuki zero km. E segui o que o manual mandava. E elas andavam o tanto que tinham que andar de desempenho. Moto que fica xoxa por naum amaciar no pau, sei la. Ja vi carros que minha familia comprou, que andavam mais na cidade, eram meio pregos na estrada...mas nada que uma rotina de todo dia andar uns bons km na estrada não resolvesse, assim como uma boa ida ao mecanico. Essa é a minha opinião...se depois de velho um motor de carro ficava melhor andando algum tempo de estrada, esse negocio de amaciar na boa e no pau não deve influenciar 100 % sozinho.

Bruno Rafael
29-06-11, 16:44
Bom........
por via das duvidas vou continuar andanu feito um louco mesmo (com prudencia claro)
não pretendo morrer com a Bros mesmo, intãoo voo enrola o caboo e bora...
se alguem tiver uma opnião diferente manda aee (:

WeaponX
29-06-11, 18:40
Voce vai encher o motor da moto de folgas , enfraquecer o metal dos componentes internos do motor, e provavelmente perder a garantia de fabrica por mau uso caracterizado..... Mas fazer a moto andar mais sinto muito mas não vai ser assim......

Tarcisio Discipulo
29-06-11, 20:16
ai cara cada um tem seu jeito mas é o seguinte tem gente q já sai da cc rasgando de primeira e forçando a moto ao maximo ...
a moto vai andar um pouco mas do q uma q esta seguindo os padrões de naum ultrapassar os acho q 4 mil giro (ate q a outra esteja amaciada tbm) , mas isso por inquanto ...
a q deu pau vai ta tendo sua vida util bem reduzida ... enquanto a outro vai durar mais ou menos o dobro da kilometragem ...


isso de andar mas e ficar xoxa naum influencia muito agora e sim do jeito q o cara costuma andar ...
um a moto q é acostumada correr vai andar mas do q uma q só anda de boa ...

intão é melhor vc andar de boa ate us primeiros mil km ...

Fire_Head
30-06-11, 08:48
ai cara cada um tem seu jeito mas é o seguinte tem gente q já sai da cc rasgando de primeira e forçando a moto ao maximo ...
a moto vai andar um pouco mas do q uma q esta seguindo os padrões de naum ultrapassar os acho q 4 mil giro (ate q a outra esteja amaciada tbm) , mas isso por inquanto ...
a q deu pau vai ta tendo sua vida util bem reduzida ... enquanto a outro vai durar mais ou menos o dobro da kilometragem ...


isso de andar mas e ficar xoxa naum influencia muito agora e sim do jeito q o cara costuma andar ...
um a moto q é acostumada correr vai andar mas do q uma q só anda de boa ...

intão é melhor vc andar de boa ate us primeiros mil km ...


Isso é fato! :clap:

cabra de brasilia
30-06-11, 09:02
Pelo o menos no manual da Yamaha tem um tópico ultra mega hiper didático do que é o amaciamento do motor e como deve procedor até os 1.000 km........

Creio que com certeza no da Honda também tem.

Bruno Rafael
30-06-11, 09:18
Pelo o menos no manual da Yamaha tem um tópico ultra mega hiper didático do que é o amaciamento do motor e como deve procedor até os 1.000 km........

Creio que com certeza no da Honda também tem.





Já ouvi flar sobre essa parte do manual da Yamaha mesmo... Mas o da Honda infelizmente não tem, vc poderia citar algumas partes desse "capitulo" do manual por favor?!

cesap
30-06-11, 09:32
Bom........
por via das duvidas vou continuar andanu feito um louco mesmo (com prudencia claro)
não pretendo morrer com a Bros mesmo, intãoo voo enrola o caboo e bora...
se alguem tiver uma opnião diferente manda aee (:

Brother uma dica que dou e seguir o manual do fabricante :OK: mas tipo, ate os mil kilometros os componentes e peças do motor estao se ajustando, se encaixando com perfeição é e esse "encaixe/ajuste" que vai dizer se a moto vai precisar de retifica com 50 mil, 100 mil ou nunca vai precisar de retifica...
mas tipo a moto e sua entao faça como achar melhor... ;) a minha ta ja virando a casa dos 20 mil e ate hj so troquei oleo dela, a vela era pra ter trocado com 12 mil, mas o mecanico da cc falou que ta novinha ainda :G , nao sei se foi sorte ou se foi a forma que amaciei mas o motor ta tinindo ate hj... :clap: ah! e gasolina so podium ou no minimo Adtivada... gasosa comum vai :NOOK: f*&@# teu bura e a economia e irrisoria :-/ pra uma moto.

mdorigon
30-06-11, 09:39
O que a galera ta falando e verdade em Bruno, pega mais leve nos primeiro mil km pelo menos. Mesmo que tu va ficar com a moto por pouco tempo, ja vi muita titan e fan no mecanico com 20 mil km tb com valvulas ferradas, vazamentos enormes nas juntas, algumas com motor travado...e tudo garotão que monta na moto e anda com o Sangue no Olho mesmo... :NOOK:

bravo18br
30-06-11, 09:40
Com o amaciamento progressivo, sem excessos, a moto vai se soltando aos poucos, depois do prazo estipulado pelo fabricante, a sua moto andará o mesmo que a do apressadinho!!


E o motor vai durar mais.
A minha titan fiz o amaciamento bem na maciota.
Só depois de 6000km que comecei a judiar do motor. Antes disso eu ainda me considerava, aprendiz no mundo duas rodas.
Ela soltou e andava normal igual as outras..... e durou muito tempo... só na minha mão foram 48mil, sem nada de manutenção....

mdorigon
30-06-11, 10:06
e quando chegar ao maximo da 5 puxa a quarta e dexa corta umas duas vezes e dale 5 denovo o motor


Não entendi...estica quinta no maximo e depois joga a quarta de novo ? É isso Felipe ?

leozin
30-06-11, 10:18
Ae irmao continua enrrolando o cabo. andar de boa a moto vai fikar xoxa ate pa xegar a 80kph. Corta giro em todas as marcha direto. Dexa da duas a 4 cortanda e troca a marcha, e quando chegar ao maximo da 5 puxa a quarta e dexa corta umas duas vezes e dale 5 denovo o motor depois do tempo d amaciamento vai fikar um canhao e procura sempre andar cm garupa e d peito aberto po vento. N fique cm medo d trancar a minha ex 86 eu fazia isso nunk deu problema, e faço ca fan tbm, ela ate começou a andar mais. Vel. Max da 86 125km/h na reta e 132km/h na decida cm garupa. Vel. Max da fan 135km/h na br cm garupa. Reta curta o max 115km/h

esse cara é o verdadeiro "DESTRUIDOR" ou tb pode ser chamado de "LIXA" , vai na onda dele e acaba com sua moto rapidinho além de colocar sua vida em risco e de outras pessoas. :NOOK:
móó vacilão :-/

SARAIVA
30-06-11, 10:19
Não entendi...estica quinta no maximo e depois joga a quarta de novo ? É isso Felipe ?


é tipo errar marcha de proposito ....


cara vai de boa nos primeiros km num custa nada eu mesmo agora que ando pouco ando mil km em 3 meses oque é 3 meses ? nada comparado ao qaunto teu motor vai durar .
é simples cara é pura fisica , são rolamentos , metais e peças que tem um desgaste natural , qaundo mais vc exigir das peças mais o desgaste , intão se logo de cara tu soca lenha na motoca o desgaste sera prematuro . depois se vc soca a lenha na moto ao menos o motor ja ta com tudo no lugar .

tipo assim imagine que o motor é um bebe aprendeno a andar , ai vc fala pro bebe corre ! certeza que vai dar $#@%$# , agora deixa ele aprender bastante a andar e fala corre ! acho que o resultado vais er bem melhor !!!

e outra é como falarão é questão de costume da moto , inha moto por ex era do meu pai quando peguei ela num passava de 90 nem a pancada hoje eu ando mais rapido com ela e ela acompanha de boa .

Bruno Rafael
30-06-11, 10:19
Brother uma dica que dou e seguir o manual do fabricante :OK: mas tipo, ate os mil kilometros os componentes e peças do motor estao se ajustando, se encaixando com perfeição é e esse "encaixe/ajuste" que vai dizer se a moto vai precisar de retifica com 50 mil, 100 mil ou nunca vai precisar de retifica...
mas tipo a moto e sua entao faça como achar melhor... ;) a minha ta ja virando a casa dos 20 mil e ate hj so troquei oleo dela, a vela era pra ter trocado com 12 mil, mas o mecanico da cc falou que ta novinha ainda :G , nao sei se foi sorte ou se foi a forma que amaciei mas o motor ta tinindo ate hj... :clap: ah! e gasolina so podium ou no minimo Adtivada... gasosa comum vai :NOOK: f*&@# teu bura e a economia e irrisoria :-/ pra uma moto.


O problema que eu não posso por gasolina aditivada, quando eu comprei me falarão isso, e no manual tbm tá flando isso, pois minha moto eh flex... to colocando 75% de Gasolina e 25% de Alcool

SydmaaR
30-06-11, 10:35
Anda na boa cara, em giros baixos
se ir na onda dos Cachorros Loucos ai, vai ferrar seu motor logo logo...

Carleetos
30-06-11, 10:37
Já ouvi flar sobre essa parte do manual da Yamaha mesmo... Mas o da Honda infelizmente não tem, vc poderia citar algumas partes desse "capitulo" do manual por favor?!


Não considero 'ultra hiper mega didático', mas já esclarece sobre como você deve andar com a moto nos primeiros 500km:

Manual da Titan Mix ES 09/10:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg

Fire_Head
30-06-11, 10:38
Não entendi...estica quinta no maximo e depois joga a quarta de novo ? É isso Felipe ?


Faz isso, daqui uns 5 anos você vende a sua moto por quilo!! :-/ |:(

Fire_Head
30-06-11, 10:40
Não considero 'ultra hiper mega didático', mas já esclarece sobre como você deve andar com a moto nos primeiros 500km:

Manual da Titan Mix ES 09/10:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg


O Manuel da moto disse tudo!!!

Bruno Rafael
30-06-11, 10:54
Não considero 'ultra hiper mega didático', mas já esclarece sobre como você deve andar com a moto nos primeiros 500km:

Manual da Titan Mix ES 09/10:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg


Sinto dizer, mais já fiz tudu o que não era pra fazer, mais na maioria do tempo eu ando de boa...

filipe costa
30-06-11, 10:55
esse cara é o verdadeiro "DESTRUIDOR" ou tb pode ser chamado de "LIXA" , vai na onda dele e acaba com sua moto rapidinho além de colocar sua vida em risco e de outras pessoas. :NOOK:
móó vacilão :-/
vacilao é coisa q eu nao so dou no talo só em rodovias d pouco movinto e na br, dentro da cidad eu ando no maximo a 60km/h, vacilao é o cara q fikam pagando d malabarista impinando a moto dentro da cidad isso é coisa q eu n faço, pergunta pa depois vc jugar uma pessoa. A e meu motor da xou em muita moto d tiozao ai oleo eu troco a kada 800km, n sou igual a o pessoal q troka a kada 3, 4 mil km. Penssa antes d fala vlw abracos inte

leozin
30-06-11, 11:06
vacilao é coisa q eu nao so dou no talo só em rodovias d pouco movinto e na br, dentro da cidad eu ando no maximo a 60km/h, vacilao é o cara q fikam pagando d malabarista impinando a moto dentro da cidad isso é coisa q eu n faço, pergunta pa depois vc jugar uma pessoa. A e meu motor da xou em muita moto d tiozao ai oleo eu troco a kada 800km, n sou igual a o pessoal q troka a kada 3, 4 mil km. Penssa antes d fala vlw abracos inte

num é querendo te zuar naum , mas esses tipos de conselhos ninguem dá a outro naum , tipo de quinta vc coloca quarta , pow vai com calma ai.
falow....

SARAIVA
30-06-11, 11:07
vacilao é coisa q eu nao so dou no talo só em rodovias d pouco movinto e na br, dentro da cidad eu ando no maximo a 60km/h, vacilao é o cara q fikam pagando d malabarista impinando a moto dentro da cidad isso é coisa q eu n faço, pergunta pa depois vc jugar uma pessoa. A e meu motor da xou em muita moto d tiozao ai oleo eu troco a kada 800km, n sou igual a o pessoal q troka a kada 3, 4 mil km. Penssa antes d fala vlw abracos inte



ae querido ele te julgou pelo oque vc escreveu ,não tem oque pensa e não tem oq lhe perguntar o seu conselho foi pessimo e sem sentido ok
ninguem aqui flw que vc não troca oleo ninguem flw que vc empina e nada disso , mais o seu conselho , a sua forma de se expressar o que vc diz que faz com sua moto sabemos que é errado .
é vacilo ensinar uma pessoa de forma errada sim !!!

mdorigon
30-06-11, 11:20
vacilao é coisa q eu nao so dou no talo só em rodovias d pouco movinto e na br, dentro da cidad eu ando no maximo a 60km/h, vacilao é o cara q fikam pagando d malabarista impinando a moto dentro da cidad isso é coisa q eu n faço, pergunta pa depois vc jugar uma pessoa. A e meu motor da xou em muita moto d tiozao ai oleo eu troco a kada 800km, n sou igual a o pessoal q troka a kada 3, 4 mil km. Penssa antes d fala vlw abracos inte


Mano...tu ta querendo quebrar o pescoço do cara na queda né...se na maxima da quinta tu enfiar quarta é chão na certa...se foi isso que vc queria dizer. Agora trocar oleo a cada 800 km é bom ? Se tu anda no talo que nem vc fala é o minimo mesmo. Eu troco a cada 3000 km mesmo, não curto andar que nem vc anda, mas ja esgoelei minha moto na casa dos 12 mil giros algumas vezes. Só acho que alem de gastar combustivel alem do normal, to desgastando o motor e pedindo pra dar algum problema. Mas isso são considerações minham que prefiro andar economicamente, se tu gosta de pilotar vai ter um estilo diferente de acelerar, fato. Só que essa dica que vc deu ai pro garoto se vc naum errou na hora de escrever, mostra que tu não é muito amigo dele e dos motores de moto. Cada um sabe o que faz...cada um paga sua moto e suas contas e anda como acha que tem que andar, acredito que vc só faça isso na estrada como vc falou...ai tudo bem andar mais no talo, ja que a velo real de uma 125/150 da vida é sempre mais ou menos a velocidade top da pista. Mas eu não seguiria seu conselho, só isso.

filipe costa
30-06-11, 11:26
ae querido ele te julgou pelo oque vc escreveu ,não tem oque pensa e não tem oq lhe perguntar o seu conselho foi pessimo e sem sentido ok
ninguem aqui flw que vc não troca oleo ninguem flw que vc empina e nada disso , mais o seu conselho , a sua forma de se expressar o que vc diz que faz com sua moto sabemos que é errado .
é vacilo ensinar uma pessoa de forma errada sim !!!
ae saraiva blza. Tipo eu faço pq a minha era bem xoxa mais bem msmo, agora ele só pergunto, kada um da uma opniao eu so dei a minha, mais como a moto dele e 0km é so n força as marcha e n passar 80km/h, se fikar xoxa ai eu ja n sei, mais tipo n gosto q me chamem disso daquilo, n aceito. E quanto ao minha opniao eu acho q peguei pesado msmo, mas da pa perceber q ele adora dar no talo tda cg q passa ele ja ta indo atras hehe. Mais ai qndo eu envie eu vi q ja tinha pegado pesado msm mais ae "eu falo oq eu pensso, mais nao faça o q eu falo" bleza.a dar no talo tda cg q passa ele ja ta indo atras hehe. Mais ai qndo eu envie eu vi q ja tinha pegado pesado msm mais ae "eu falo oq eu pensso, mais nao faça o q eu falo" bleza.

filipe costa
30-06-11, 11:36
Sabia q ia da merda. Esses meu pessamento maluko. Ae brother ande normal. Só n invente de tentar estourar q nem tem uns loko por ai. Injetada estoura e bastante. Estoura tdo cm o motor e k I. E. Vlw abraços:-)

Japa Galeiro
30-06-11, 11:52
O período crítico para amaciamento é nos primeiros 1.000 kms, nesse período é bom não passar de 80 km/h, não elevar muito o giro, não utilizar o motor por longos períodos, dar uma folguinha. Até o óleo nos primeiros 500Kms é trocado pois ficam micro-limalhas do uso, da própria montagem de fábrica e essa primeira troca é mais para limpeza do conjunto. Já ouvi relatos de motos que andavam um pouco presas até os 3.000 kms. Depois melhoravam. O risco de se "esguelar" o motor nesse período é que, como as peças estão em período de assentamento, pode-se haver até o travamento do motor por causa do atrito dessas peças que ainda estão mal "casadas" tipo anéis, cilindro, pistão, biela...o porquê de todos os motores não quebrarem quando não se respeita esse tempo, se dá pelo pré-amaciamento de fábrica pois o motor é testado antes da entrega na concessionária, já se pensando que alguém possa não respeitar esse tempo, aí vai da sorte de cada um e da compra...muitos fatores podem influir nesse período para uma quebra como o tipo de uso, temperatura, dilatação dos materiais...O certo é que não respeitar esse período abrevia o vida útil do motor. Isso é fato. O motor pega mais potência como foi falado pois ele adquire folgas internas com o uso mais rígido mas também dura menos.

DavidR
30-06-11, 12:08
eu fiz como manda o manual até os 1500km andava no maximo até 70kph, sempre variando a faixa de giro, não dando trancos no motor.
quando tava com 1750km rodados ,fiz uma viagem com garupa e ela pegava 120 de reta (sem esguelar), 130 a 135 de descida tranquilo.

eu tenho uma filosofia, eu comprei financiada, to pagando caro, e vou dar pau no motor? pra que?
pra daqui uns 3 anos ter que retificar? eu num sou motoboy :G

cuida desse motor aí, faz bem pro seu bolso, para a sociedade, e para o meio ambiente :OK: :OK:

tom crazy
30-06-11, 12:13
Sou da opnião que os primeiros 1000 kms devemos andar de boa, isso não vai deixar a moto amarrada.



Ae irmao continua enrrolando o cabo. andar de boa a moto vai fikar xoxa ate pa xegar a 80kph. Corta giro em todas as marcha direto. Dexa da duas a 4 cortanda e troca a marcha, e quando chegar ao maximo da 5 puxa a quarta e dexa corta umas duas vezes e dale 5 denovo o motor depois do tempo d amaciamento vai fikar um canhao e procura sempre andar cm garupa e d peito aberto po vento. N fique cm medo d trancar a minha ex 86 eu fazia isso nunk deu problema, e faço ca fan tbm, ela ate começou a andar mais. Vel. Max da 86 125km/h na reta e 132km/h na decida cm garupa. Vel. Max da fan 135km/h na br cm garupa. Reta curta o max 115km/h


O enrrolar o cabo tanto te rendeu isso de desempenho? Pq até agora não vi diferença de desempenho pras outras fan nesse teu resultado ai, tá igual a de uma pessoa que amaciou na boa.

Limabl
30-06-11, 12:16
Boa Tarde a todos, tenhu uma bros 2011 e tah com 350Km rodados ainda, novinha, gostaria de saber como eu poderia "amaciar" ela, devo andar devagar?, posso pegar pista?, posso esticar as marchas? ]:)
Tem alguma coisa que eu deva fazer, ou nao deva fazer?
Éssa é facil amigão !!!!!!!

É só ler o manual,lá vc vai encontrar tudo sobre sua moto ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Thalão
30-06-11, 12:35
Faz igual eu fiz, amaciei ela de boa, progressivamente.

Quando comprei a bolinha ela estava a mto tempo parada, e como era de um senhor, ela nao
andava nada, era até dificil pegar 80kmh! hahahaha aí fui acostumando com o tempo, como ela tem
conta giros, ficou melhor controlar, comecei andando de boa e só forçando a 3ª marcha (7.500rpm)
aí depois de 2000km eu comecei a esticar todas as marchas sempre entre 7500 e 8000 rpm, agora ficou
show de bola, o motor responde rapidinho, mas foi só pra amaciar, pq agora eu só ando a 5000 giros e olhe lá..

Abraço

Bruno Rafael
30-06-11, 12:45
Bom... obrigado a todoos, vou tentar manerar agora, a moto jah tah com quase 400km e nesses tempo aprendi muito, tipo... depois q eu reduzir eh bom acelerar ao ir soltando a enbreagem, a moto dava uns trancos, e era esse o motivo, vou tentar andar mais de boa agora, e outra pergunta, eh mais certo eu andar na 3° á 60 com o giro do motor alto, ou eh mais certo eu andar na 5° á 60 com o giro do motor baixo?! (isso em uma reta)

DavidR
30-06-11, 12:49
Bom... obrigado a todoos, vou tentar manerar agora, a moto jah tah com quase 400km e nesses tempo aprendi muito, tipo... depois q eu reduzir eh bom acelerar ao ir soltando a enbreagem, a moto dava uns trancos, e era esse o motivo, vou tentar andar mais de boa agora, e outra pergunta, eh mais certo eu andar na 3° á 60 com o giro do motor alto, ou eh mais certo eu andar na 5° á 60 com o giro do motor baixo?! (isso em uma reta)
que tal de 4º a 60kph gom giro medio baixo, que aí se vc precisar de resposta é só takar uma terceira e acelerar, sem falar que economisa gasosa

leozin
30-06-11, 12:49
vacilao é coisa q eu nao so dou no talo só em rodovias d pouco movinto e na br, dentro da cidad eu ando no maximo a 60km/h, vacilao é o cara q fikam pagando d malabarista impinando a moto dentro da cidad isso é coisa q eu n faço, pergunta pa depois vc jugar uma pessoa. A e meu motor da xou em muita moto d tiozao ai oleo eu troco a kada 800km, n sou igual a o pessoal q troka a kada 3, 4 mil km. Penssa antes d fala vlw abracos inte

ae parceiro eu naum quis te zuar por causa do jeito que vc anda naum , isso pra mim num faz a menos diferença se vc anda devagar ou esgoelado , eu só quis dizer que vc pegou pesado na sua resposta ai , vc fala isso pro cara e se ele acreditar e fazer igual |:( .


ae querido ele te julgou pelo oque vc escreveu ,não tem oque pensa e não tem oq lhe perguntar o seu conselho foi pessimo e sem sentido ok
ninguem aqui flw que vc não troca oleo ninguem flw que vc empina e nada disso , mais o seu conselho , a sua forma de se expressar o que vc diz que faz com sua moto sabemos que é errado .
é vacilo ensinar uma pessoa de forma errada sim !!!

igual nosso amigo SARAIVA disse ai , ninguem falou que vc empina ou se vc troca óleo com 800km , foi apenas seu conselho que se for pensar direito pode arrasar com a moto do cara e com a vida dele tb.
falow...
abrasssssssss...

Limabl
30-06-11, 12:49
5 com o giro baixo é o indicado :OK:

mdorigon
30-06-11, 12:56
Bom... obrigado a todoos, vou tentar manerar agora, a moto jah tah com quase 400km e nesses tempo aprendi muito, tipo... depois q eu reduzir eh bom acelerar ao ir soltando a enbreagem, a moto dava uns trancos, e era esse o motivo, vou tentar andar mais de boa agora, e outra pergunta, eh mais certo eu andar na 3° á 60 com o giro do motor alto, ou eh mais certo eu andar na 5° á 60 com o giro do motor baixo?! (isso em uma reta)


Na reta, creio que tanto em quarta como em quinta ela vai rodar lisa. Se vc precisar retomar, reduz uma marcha e acelera...e qdo tiver em quinta ou quarta não precisa abrir todo o acelerador, só o necessario pra manter o giro. Mas lembresse, vc tem que sentir o motor, se vc sente que ta liso, sem ta trepidando tudo vai de boa, caso contrario, reduza a marcha até parar a sensação de motor forçando. Eu ando de boa nas retas com minha yes em quinta a 60...creio que a sua 150 faça melhor que a minha isso.

filipe costa
30-06-11, 13:57
Ae pessoal aproveitar o tópico, eu ando as vezes a 40kph em 5 biliscando no acelerador ela vai bem na boa lisina so q a rotaçao fika bem baixa isso pod trazer problema

Bruno Rafael
30-06-11, 14:38
Ae pessoal aproveitar o tópico, eu ando as vezes a 40kph em 5 biliscando no acelerador ela vai bem na boa lisina so q a rotaçao fika bem baixa isso pod trazer problema


A mesma duvida que eu.... queria saber se tem algum problema andar em 5ª toda hora....

mdorigon
30-06-11, 14:52
Se ta lisinho mesmo não tem problema. Só uma coisa, pra quem ja mexeu no carburador (na injeção o mapa controla isso) e aumentou os gicles, cuidado, pode acontecer de carbonizar o motor por excesso de combustivel na mistura. E nada de enrolar o cabo, se manter com pouca aceleração, não precisa dar uma enroladinha a mais.

h1bertobarbosa
30-06-11, 17:49
ande na boa , o negocio é anda com garupa pq ai vc ta fazendo o motor trabalhar sem precisar esguelar.

h1bertobarbosa
30-06-11, 17:53
Ae pessoal aproveitar o tópico, eu ando as vezes a 40kph em 5 biliscando no acelerador ela vai bem na boa lisina so q a rotaçao fika bem baixa isso pod trazer problema
olha eu creio que não, mas quando vc for retomar velocidade é bom diminuir a marcha.

blaugusto
30-06-11, 19:57
olha eu creio que não, mas quando vc for retomar velocidade é bom diminuir a marcha.

Cuidado. Uma coisa é manter os 40km/h em quinta marcha, outra é força os 40km/h em quinta marcha.

Forçar giro baixo carboniza as valvulas e ferra a parte de cima.
Em motos de maior cilindrada pode até ferrar biela e virabrequim.

fernando-obelix
30-06-11, 20:42
boa noite, o correto amaciamento da moto nova é mais importante nos primeiros km, isso ira definir a vida útil do seu motor assim como um bom desempenho, recomendo q vc ande com uma faixa de giros moderada.... sem esticar demais as marchas, mais também sem anda em marcha fraca a baixa velocidade pelo menos até chegar aos 1000 km, depois vc ja pode andar com o cabo enrolado q vai ta de boa !!!!!!!

hondaéhonda
30-06-11, 20:58
A minha 150 foi amaciada no pau, eu ando tão pouco com ela que mesmo com a perda de vida util do motor vou andar no mínimo 10 anos com ela sem retífica, pois tenho ela a 4 anos e ainda está com 13600 km.

E para andar a 60 km/h eu ando em 3° marcha.

Tarcisio Discipulo
30-06-11, 21:20
ai cara acho q andar a 40km/h de 5ª narcha naum é uma boa tbm naum ... comodiz noproprio manual q naum é bom andar em giros muito altos e nem muito baixos ...


a 40km/h eu to de 2ª ...

Well_99
30-06-11, 21:25
Não considero 'ultra hiper mega didático', mas já esclarece sobre como você deve andar com a moto nos primeiros 500km:

Manual da Titan Mix ES 09/10:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg


é isso mesmo
olhei no meu manual outro dia
so esta folha esta meio amarelada em!!! kkkk
olhando rapido ate achei q era de alguma cg 85 :lol:

filipe costa
30-06-11, 22:40
ai cara acho q andar a 40km/h de 5ª narcha naum é uma boa tbm naum ... comodiz noproprio manual q naum é bom andar em giros muito altos e nem muito baixos ...


a 40km/h eu to de 2ª ...
40km/h o giro fica berrando muito se for manter a essa velo. Eu posso andar d 2 ca minha ate 65km/h so q vai ser um berreiro q ninguem fica perto. Ando em 5 pa desfilar ca moto

Joao XTZ
30-06-11, 23:04
Nossa, pelo amor do fórum , eu apaguei o primeiro post do Filipe Costa ... e nõ apago os outros porque sõ duvidas ,são puro incentivo ao desrespeito e amor a jogar dinheiro fora no mecanico ...

Obedeça o Manuel (manual), e se não tiver nada a respeito , os 1000 primeiros km, vai na boa , depois gradualmente acelere mais ...

valeu ;;;

SydmaaR
30-06-11, 23:06
os mecânicos agradecem ne, kkkk

ricardofroes
30-06-11, 23:07
Cada dia que passa tenho certeza que devemos comprar motos novas. Para não corrermos o risco de comprar porcarias por ai.
Não existe duvida, está no manual a maneira correta de utilizar sua moto. Nunca tive problema algum seguindo o manual.
Siga o manual e terá uma veiculo bom por muito tempo.

Joao XTZ
30-06-11, 23:11
depende da moto né ricardo , tem um vizinho molecão que tem uma XT 600 E 1998 , ele trata a moto legal ,vou comprar a moto dele ou a de um besta que só sabe andar e cortar giro ??? vc tem de saber achar o negócio bom ...

valeu ...

chiccoli
30-06-11, 23:12
pra quem tem a duvida.., eu tenho a resposta :OK:

a moto vermelha do meu trampo foi hoje cedo pra oficina..
Job 2006/2007
amaciada nos 1ºs 1000km com um pouco de respeito, seguindo o manual, só q uns 1000km.., se bobiar até 2 mil..

depois só pauleira.., sempre alto giro e tals.., vive pegando pista..
motoboy ja viu né.. kk

motor com 79.280km, R$1780,13 com desconto de 25%, nunca vi concessionaria dar um desconto desses, bom a gente vive lah.. kk
arvore de manivela(virabrekim ?), comando completo, valvulas,
tem qts rolamentos no motor ?, no orçamento só tem 6...
bom.., a listinha é bem completa.., brincando uns 30 itens, só usava mobil, depois mudou pro novo oleo da honda faz uns 12 mil km,
a parte de cima só fumava quando a gente queria fazer fumar(tenhos minhas técnicas pra testar) mas não abaixava oleo, isso pra quem fala das alta rotações
porém o comando, engrenagens e corrente foi pro pau..

quem se arrias a andar q nem motoboy ?
2 concertos desse e compramos outra usada :G

ricardofroes
01-07-11, 00:06
Olá João tudo bom , sei que fui radical no comentário, mas na verdade eu lendo as 3 paginas dos comentários, vejo que na maioria dos casos o manual do proprietário no dia que o cara joga fora os plastiquinhos da moto nova devia jogar fora junto o manual. rsssss
Estava com2 motos o mês passado e vendi as duas, na sexta retrasada peguei uma titan 2008 com 13500kms, estava guardada a unica coisa que tinha de gasto era a relação e o pneu traseiro o cara tinha acabado de trocar.
Assim mesmo fora bau , trava, capa de tanque que eu coloquei que eu necessito na parte mecânica para ter confiança na moto pois viajo bastante fiz o seguintes serviços eu mesmo.
Limpei carburador (tinha uma borra marrom na cuba )
Troquei oleo coloquei molikote 20ml
Troquei coroa corrente e pinhão lubrificado com molisil
Foi tudo lavado com gasolina local onde fica o pinhão protetor de corrente e guia (saia lasca de graxa velha, a moto vc empurrava era pesada)
Desmontada a balança e lubrificada.
Limpei e lubrifiquei os bones da bateria.
A moto ficou seminova fui a São Paulo essa semana e ela fez 38km/l o cdi dela esta cortando em 120km/h fiz o teste.
João vc tem razão,,,, é fácil vender moto bem cuidada , mas o difícil e achar uma bem cuidada. A minha que comprei não passou na revisão nem dos 1000 kms, sei la como foi amaciada sei que o barulho dela esta muito bom ,,mas como não passou em nenhuma revisão tenho certeza que não houve período de amaciamento rsss
Grande abraço João.

Carleetos
01-07-11, 00:18
é isso mesmo
olhei no meu manual outro dia
so esta folha esta meio amarelada em!!! kkkk
olhando rapido ate achei q era de alguma cg 85 :lol:


O papel do manual já é assim mesmo, é tipo papel reciclado. O seu não é assim? o_O'

Ivan RJ
01-07-11, 00:51
Tá certo, mas apenas com uma relembrança:
1º LEIA O MANUAL NÃO É DIFÍCIL!!!
2º USE A BUSCA DO FÓRUM!!!
Tem vários tópicos escritos por cascudos sobre amaciamento de motor.
A posição do PN é seguir o manual do fabricante, Ok? Ou tem mais alguma dúvida?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Limabl
01-07-11, 07:44
Tá certo, mas apenas com uma relembrança:
1º LEIA O MANUAL NÃO É DIFÍCIL!!!
2º USE A BUSCA DO FÓRUM!!!
Tem vários tópicos escritos por cascudos sobre amaciamento de motor.
A posição do PN é seguir o manual do fabricante, Ok? Ou tem mais alguma dúvida?
Um grande abraço a todos os irmãos.
É o que sempre digo comprou moto nova,leio o manual atentamente que lá vc vai encontrar toda suas respostas sobre sua nova maquina ou pelomenos as maorias das respostas ;) ;) ;) ;)

Tarcisio Discipulo
01-07-11, 17:10
40km/h o giro fica berrando muito se for manter a essa velo. Eu posso andar d 2 ca minha ate 65km/h so q vai ser um berreiro q ninguem fica perto. Ando em 5 pa desfilar ca moto

a minha puxa 70km/h de 2ª e a 40km/h de 2ª não berra assim naum ...

raulzito rock
01-07-11, 18:13
Boa noite a todos!
Amigo, já comprei algumas motos zero k/m, e posso te escrever que, se vc quiser essa moto para o amanhã, se vc realmente gostar dessa moto e desejar viver uns longos anos sem dor de cabeça com ela, alivie a mão e repeite o manual, não é pra andar a 20km na 5° marcha, vc pode explorar o giro em todas as marchas sem exagero depois dos 300km rodados, sempre evitando o giro muito baixo e o muito alto.

abraços.