PDA

Ver Versão Completa : Mais sobre tecnicas de frenagem



blaugusto
29-06-11, 22:05
http://www.visordown.com/features/5-steps-for-better-braking/18423.html


Pessoal, num outro forum um colega postou esta materia que deveria ser explicada na auto escola, mas sabem como é né??
Leiam, releiam e apliquem com cautela. ;)




(Vou resumir rapido do ingles, se alguem quizer traduzir melhor, bemvindo seja)
http://s2.visordown.com/uploads/images/large/38626.jpg


1- Posicionamento do corpo: segurar o tanque com a parte interna dos muslos. Sentar mais atras no banco = mais peso sobre a roda traseira e evita ela levantar do chao.

2- Pes: no momento de frenagem maxima, e melhor retirar o pe do freio traseiro. Se a roda estiver no ar, nao serve para nada. Melhor se concentrar em ir reduzindo. Uma mao com luva e mais sensivel que um pe com bota, por tanto e mais facil dosar a embreagem do que o freio traseiro

3- Maos: o importante e ter o ajuste dos controles na altura certa. Na foto acima estao muito altos. O pulso e braco devem de ser uma linha reta para disminuir o esforco dos musculos. Dois dedos na embreagem ajudam a evitar possiveis travadas de roda numa reduzida. No outro lado, dois dedos no freio enquanto se faz leves aceleradas para igualar a velocidade do motor com a da transmissao.

4- Olhos: o velho dito "Olhe para aonde voce quizer ir" aplica aqui tambem. Enquanto mais longe olhar, em menos tempo vai freiar. Assim que nao fique olhando o painel nem sua roda dianteira.

5- Transferencia de peso: ate antes de tocar na manete do freio, so o fato de soltar o acelerador inicia a transferencia de peso. Quando a suspensao dianteira comencar a afundar, tem que aplicar presao ligeira mais constante no freio dianteiro. Se aplicar muita forca no inicio, tem o risco de travar a roda dianteira (e chao na certa). Quanto mais peso transferir para a frente, mais grip voce vai ter no pneu dianteiro, e mais forca podera aplicar no freio.


O mais importante de tudo isto e praticar, praticar e praticar...em qualquer estacionamento ou lugar plano desolado num FDS da para fazer isso




Creditos: Optimus Leo

SydmaaR
29-06-11, 22:13
Boa dica Blau, vou indicar para o meu colega passar para os alunos na sala de aula, eu sei que la não tem isso, só um monte de DVD's velhos...

e claro vou treinar um pouco também :D

blaugusto
29-06-11, 22:16
Syd, recomende a ele o The Twist of the Wirist. Rolou aqui no PN uns links pro video e livro.

SydmaaR
29-06-11, 22:19
Hum, vou dar uma pesquisada aqui
obrigado pela dica

SARAIVA
29-06-11, 22:20
bacana a explicação confesso que usava mais o freio traseiro doq dianteiro por medo de virar ai depois de um topico que ta fixado por sinal na pagina principal começei usar bem masis o freio da frente e curti muito o resultado a moto para muito melhor e mais rapido.. a explicação ai ta bem simples e intuitiva gostei.

Rodolfo Henrique
29-06-11, 23:23
muito bom vw blau

mas isso nao é voltado mais para pilotagem esportiva em motos SS?

mvos
30-06-11, 00:51
Muito bom, Obrigado por compartilhar.

Acho q a técnica aplica-se a qualquer moto Rodolfo

Neri
30-06-11, 01:07
Muito bom blau.. vlw

também ja havia lido um post q tava na primeira pagina do forum...com esse agora melhor ainda... sempre uso um pouco o freio trazeiro, mas acho que uso mais o motor reduzindo em conjunto com o freio dianteiro...
uma coisa que tento fazer sempre é começar e reduzir bem antes, pq alem de evitar derrapagem, pelo menos eu acho que de certa forma estou economizando pneu, disco, pastilha, sapata... mesmo que seja o minimo... alem do mais evito sustos.

jOSÉ
30-06-11, 02:28
Sem falar que muitas vezes a melhor opção não é frear mas sim desviar. Eu quando ando sempre tento verificar uma área de escape.
Agora frear bem é uma habilidade que se adquire com o tempo.

WeaponX
30-06-11, 07:13
muito bom vw blau

mas isso nao é voltado mais para pilotagem esportiva em motos SS?


Não esta técnica é padrão para todas as motos que transferem a carga para a dianteira na frenagem, ou seja todas as Sports,Streets,street figthers,Trails,cubs e supermotards .

Lembrando que quase todas as pequenas entre 50 e 600cc do Brasil são Streets ou cubs ou seja CGs e afins e Biz e clones.

As unicas exeçoes são as Custons de grande cilindrada as choppers, e alguns tipos de Scooters em que os dois freios devem ser acionados juntos e com a mesma potencia.

v.gazola
30-06-11, 07:16
legal!!!! mano confesso que gosto d+ de andar em alta performance rsrrsrsr :lol:

Yuri_RN
30-06-11, 07:50
Perfeito!

Agora uma Observação.

2- Pes: no momento de frenagem maxima, e melhor retirar o pe do freio traseiro. Se a roda estiver no ar, nao serve para nada.

o Certo mesmo é nao deixar a roda traseira subir!, caso ela venha a subir igual aquela foto acima coisa minima de dois a três dedos do chão
o melhor é fazer como o camarada disse!

Agora caso ela suba demais que ja aconteceu comigo em uma bendita Falcon!

Se a roda estiver no ar é melhor trava a roda traseira sim! ate mesmo porque com ela travada você consegue dominar ela com mais facilidade
ja com a roda girando se torna duas vezes mais dificil dominar uma moto com a roda traseira no ar!

sem contar que se a roda subir girando e descer girando.. dependendo da rotação pode torar o eixo do Pinhão.

mdorigon
30-06-11, 09:13
Perfeito!

Agora uma Observação.

2- Pes: no momento de frenagem maxima, e melhor retirar o pe do freio traseiro. Se a roda estiver no ar, nao serve para nada.

o Certo mesmo é nao deixar a roda traseira subir!, caso ela venha a subir igual aquela foto acima coisa minima de dois a três dedos do chão
o melhor é fazer como o camarada disse!

Agora caso ela suba demais que ja aconteceu comigo em uma bendita Falcon!

Se a roda estiver no ar é melhor trava a roda traseira sim! ate mesmo porque com ela travada você consegue dominar ela com mais facilidade
ja com a roda girando se torna duas vezes mais dificil dominar uma moto com a roda traseira no ar!

sem contar que se a roda subir girando e descer girando.. dependendo da rotação pode torar o eixo do Pinhão.


Vc diz essa parte da roda traseira no ar fica dificil de dominar pelo efeito giroscopio...aquele que impede a mudança de direção de um eixo em movimento ?

bravo18br
30-06-11, 09:36
Vc diz essa parte da roda traseira no ar fica dificil de dominar pelo efeito giroscopio...aquele que impede a mudança de direção de um eixo em movimento ?


Creio que o que o autor quis dizer foi que se a roda estiver no ar, para frenagem ela é inútil.

mdorigon
30-06-11, 09:43
Creio que o que o autor quis dizer foi que se a roda estiver no ar, para frenagem ela é inútil.


Sim...mas o que toperguntando ao Yuri disse é em relção a outra coisa. Pega a sua bicicleta, gira a roda da frente com ela empinada e note a força que vc tem que fazer pra girar o guidon e note a diferença sem a roda ta girando...é esse o efieto giroscopio. Fico imaginando se ao erguer a roda, a traseira mudar de direção pra corrigir deve ficar dificil com a roda girando, o melhor sera com a roda travada...serq que é isso que ele ta falando ?

iagosoares
30-06-11, 10:33
Curti as dicas.. Mas graças a Deus nunca travei uma roda dianteira..
Traseira eu quase sempre travo quando pego a Twister.. Desacostumado com freio traseiro descente aheuheua

Yuri_RN
30-06-11, 10:41
Sim...mas o que toperguntando ao Yuri disse é em relção a outra coisa. Pega a sua bicicleta, gira a roda da frente com ela empinada e note a força que vc tem que fazer pra girar o guidon e note a diferença sem a roda ta girando...é esse o efieto giroscopio. Fico imaginando se ao erguer a roda, a traseira mudar de direção pra corrigir deve ficar dificil com a roda girando, o melhor sera com a roda travada...serq que é isso que ele ta falando ?


Isso mesmo Marcio, é esse efeito!

é como pegar um aro de Bike segura no eixo e mandar alguem rodar!

se você tentar balançar ele vai ver a dificuldade, e ja ele parado é muito menor o esforço.



Creio que o que o autor quis dizer foi que se a roda estiver no ar, para frenagem ela é inútil.


Sim se a roda estiver no ar em uma altura baixa ate uns 10cm! frear o freio traseiro vai ser inútil, mais se ela subir além da conta
ai vai ter que usar o freio traseiro pois se não acionar vai dificultar dominar ela com a roda no ar..

um dia tive que frear de emergência em uma Falcon.. nossa a roda subiu quase tomei um capote!.. depois que comecei no Wheeling
aprendi a dominar a moto no RL ja era pode subir a roda 100 metros kkkkkkkkkk

as dicas que o Blau Postou são otimas, so dei um complemento com relação a roda traseira no ar.



Curti as dicas.. Mas graças a Deus nunca travei uma roda dianteira..
Traseira eu quase sempre travo quando pego a Twister.. Desacostumado com freio traseiro descente aheuheua


Lembre-se Freio Dianteiro é indispensável em uma frenagem eu mesmo troco Pastilha de freio dianteira direto
quase não troco pastilha de freio traseira.

cesap
30-06-11, 10:41
muito bom vw blau

mas isso nao é voltado mais para pilotagem esportiva em motos SS?

Brother, essa tecnica de frenagem e valida em todo tipo de moto, principalmente em dias chuvosos... quem costuma usar o freio traseiro mais do que o dianteiro passa muito susto... ;)

edumrq
30-06-11, 10:52
Eu uso muito o freio traseiro pois ando uns 90% do tempo com garupa e no transito pesado em baixa velocidade, só desviando de retrovisor, então como estou devagar ele para bem rapido, mas na hora de freiar de verdade tem que ser com o dianteiro, outro dia o transito deu uma parada do nada, que eu freie pra não bater na traseira de uma carro, minha vida passou de ante dos meus olhos kkk, achei que ia bater de verdade, foi meu maior susto de moto, parei a uns 2 metros do carro, a moto parou rapido, fiquei orgulhoso e com o c* na mão

outro dia andei na fan de um amigo meu, freios a tambor e desrregulados, foi uma experiencia que espero não repetir nunca mais

cesap
30-06-11, 11:00
outro dia andei na fan de um amigo meu, freios a tambor e desrregulados, foi uma experiencia que espero não repetir nunca mais

Nussss isso e uma coisa que nao dá pra descuidar, alem dos pneus, os freios sempre regulados evitam muitos sustos... :lol: :lol: :lol: :lol:

mdorigon
30-06-11, 11:08
Opa valeu Yuri...Blau esqueci, boa dicas essas. Espero lembrar delas no dia a dia, apesar que tb graças a Deus posso contar nos dedos de uma mão qdo tive que alicatar os freios para parar em uma emergencia mesmo... mas é isso ai, vivendo e aprendendo.

Juninho Theodosio
05-07-11, 19:40
Boas dicas galera ..

E falando em freios eu tenho que dá uma revisada nos meus.. te hora que dá um trampo faze ela pará hasuhuas