PDA

Ver Versão Completa : Factor carburada com luz de Injeção no painel ?



iagosoares
30-06-11, 08:37
Andei numa Factor ontem pela primeira vez e não entendi a luz de injeção no painel sendo que é carburada.
Como isso ? :0_0:

cabra de brasilia
30-06-11, 08:58
Carburador tem sensores eletrônicos.......o famoso carburador eletrônico como é chamado......ai se algum sensor acusar algum tipo de falha acende aquela luz.

mdorigon
30-06-11, 09:08
Bem é carburador eletronico, ele tem umas coisinhas a mais, tipo cut off qdo o sensor da borboleta de aceleração verifica que não ha aceleração, e tem o lance de na hora de dar partida esperar essa luz no painel apagar...isso quem me disse foi o dono de uma xtz125x que trampa aqui, é o mesmo carbura. Segundo ele qdo comprou a moto o mecanico deu essa instrução pra ele...esperar a luz apagar e dar a partida, sorte que é um ou dois segundos no maximo e apaga. A motinho é boa, economica pacas essas 125cc da yamaha hein. :OK:

iagosoares
30-06-11, 10:16
Hum, saquei.
Essa de esperar a luz do painel apagar eu sabia.. Mesmo esquema da injeção... Só queria saber a diferença do carbura memo...
Vlw!

leozin
30-06-11, 10:20
carburador eletrônico ou pode ser tb chamado de carburador á vácuo...

leozin
30-06-11, 10:24
carburador eletrônico ou pode ser tb chamado de carburador á vácuo...

é tb o mesmo bura da 150 sport

Carleetos
30-06-11, 10:27
É igual na XTZ X do meu irmão, também não sabia.

edumrq
30-06-11, 11:06
Carburador eletronico... meu pai tem uma fiorino 94 ou 95 que tem carburador eletronico tambem, alta tecnologia kkk

renan1605
30-06-11, 11:16
é tb o mesmo bura da 150 sport

Não.
Da Sport é só à vácuo.
Carburador a vácuo é uma coisa, carburador a vácuo e com sensores eletrônicos é outra.

mdorigon
30-06-11, 11:23
Não.
Da Sport é só à vácuo.
Carburador a vácuo é uma coisa, carburador a vácuo e com sensores eletrônicos é outra.


Exatamente...o carbura pode ser eletronica do tipo vacuo ou pode ser carburador a vacuo. Alias, essa coisa de carburador eletronico (ficou polpular com os carros da fiat mesmo, como falram tem a fiorino e quem não lembra do mille eletronic) existe praticamente só na Brasil...que coisa não. Sera pq a insdutria nacional é atrasada pra caramba e reluta em injetar os carros na epoca e agora as motos ?

edumrq
30-06-11, 11:35
Isso é gambiarra
O pai de uma amigo meu teve uma bmw 1987 que era injetada

mdorigon
30-06-11, 11:45
Nos anos 70 em alguns paises ja tinham os carros com injeção... nem todos, mais uma parte.

Limabl
30-06-11, 12:23
Não.
Da Sport é só à vácuo.
Carburador a vácuo é uma coisa, carburador a vácuo e com sensores eletrônicos é outra.
Lembrando que não é só o carburador eletronicos,a facto trabalha com um sistema de ighinição multiponto digital ou seja a ECU avalia o posicionamento do acelerador,rotação para selecionar a melhor curva de avanço do ponto da iguinição afim de que o motor tenha uma queima perfeita de cordo com a rotação. :OK: :OK: :OK: :OK:

renan1605
30-06-11, 12:28
Lembrando que não é só o carburador eletronicos,a facto trabalha com um sistema de ighinição multiponto digital ou seja a ECU avalia o posicionamento do acelerador,rotação para selecionar a melhor curva de avanço do ponto da iguinição afim de que o motor tenha uma queima perfeita de cordo com a rotação. :OK: :OK: :OK: :OK:

Vc quis dizer CDI né?

chriskopsch
30-06-11, 12:37
Vc quis dizer CDI né?


É ECU mesmo

Limabl
30-06-11, 12:39
Vc quis dizer CDI né?
Não a factor não tem "CDI" e sim ECU devidos aos sensores mandão dados sobre posicionamento do acelerador,valvulacut/off e e ponto de iguinição,a yamaha chama-o de ECU,já que trabalha de forma identica a injeção !!!!!! :OK: :OK:

mdorigon
30-06-11, 13:01
Não a factor não tem "CDI" e sim ECU devidos aos sensores mandão dados sobre posicionamento do acelerador,valvulacut/off e e ponto de iguinição,a yamaha chama-o de ECU,já que trabalha de forma identica a injeção !!!!!! :OK: :OK:


Isso ai..ta tudo na ECU Box. A falcon tb tem esse esquema né ?

edumrq
30-06-11, 13:15
Que mané é$#@%$# tem nada de é$#@%$# não kkk é cdi mesmo, pagina 53 do catalogo de peças, item 6, CODIGO 18D-H5546-00 UNIDADE DE IGNICAO CONJ, (CDI)

renan1605
30-06-11, 13:24
ECU é para moto com injeção, a factor possui um "CDI inteligente".

edumrq
30-06-11, 13:29
ECU é para moto com injeção, a factor possui um "CDI inteligente".


a factor tem cdi digital nada de mais

http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/factorybr125ed.aspx
Sistema de ignição Eletrônica Digital (CDI)

eu até criei um tópico tempos atras falando nisso
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/ybr-e-xtz-tem-carburador-e-cdi-diferentes/

renan1605
30-06-11, 13:30
Isso mesmo que eu quis dizer.

Rodolfo Henrique
30-06-11, 13:41
rapaz se hoje nao tivesse moto iria de FACTOR

motinha super economia chega a fazer mais 40 KML
moto bonita anda bem moderna tudo de bom vale a pena
e muito macia

mdorigon
30-06-11, 14:55
a factor tem cdi digital nada de mais

http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/factorybr125ed.aspx
Sistema de ignição Eletrônica Digital (CDI)

eu até criei um tópico tempos atras falando nisso
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/ybr-e-xtz-tem-carburador-e-cdi-diferentes/


Vivendoe aprendendo... :clap: Mas tipo, esse cdi trabalha em conjunto com o carburador eletronica em alguns momentos ? No velho uno tudo era dentro da Ecu Box sim...tinha valvulas que liberavam ar e mais um monte de parafernalia...meu amigo tinha um e falou que era blzinha qdo novo, mas qdo levou pra um mexanico da vida ele queria morrer.

renan1605
30-06-11, 15:00
Vivendoe aprendendo... :clap: Mas tipo, esse cdi trabalha em conjunto com o carburador eletronica em alguns momentos ? No velho uno tudo era dentro da Ecu Box sim...tinha valvulas que liberavam ar e mais um monte de parafernalia...meu amigo tinha um e falou que era blzinha qdo novo, mas qdo levou pra um mexanico da vida ele queria morrer.

Em moto pelo menos até onde eu sei a ECU só é usada em motos com injeção.
O CDI da xtz/Factor, adianta ou atrasa o ponto, de acordo com o sensor se posição do acelerador.

corsani
30-06-11, 15:59
só posso dizer uma coisa, gambiarra ou não o sistema de carburação eletronica da Factor funciona de forma perfeita. alem de economica não falha em faixa de rotação nenhuma.
quanto a luz do painel, provavel mente a Yamaha estava querendo po injeção mas esperou por um momento mais oportuno.
tinha até uma revista que trazia uma Ybr com injeção em testes ja uns 2 anos antes do lançamento da factor, mas acho que a Yamaha vai querer primeiro melhorar muito ante de lançar uma injetada que de problema.

edumrq
30-06-11, 16:14
Funcionar, funciona bem sim, eu tenho uma xtz e funciona muito bem
Que eu saiba a mudança do cdi da factor para o da ybr foi pra mudar a curva de torque, o torque maximo vem com 1000 rpm`s antes pra suprir a perda de potencia da factor com o promot 3

o carburador eletronico pelo que eu sei, ele corta a gasolina quando voce para de acelerar pra economizar e só, não sei mais o que ele faz

corsani
30-06-11, 18:10
Funcionar, funciona bem sim, eu tenho uma xtz e funciona muito bem
Que eu saiba a mudança do cdi da factor para o da ybr foi pra mudar a curva de torque, o torque maximo vem com 1000 rpm`s antes pra suprir a perda de potencia da factor com o promot 3

o carburador eletronico pelo que eu sei, ele corta a gasolina quando voce para de acelerar pra economizar e só, não sei mais o que ele faz

correto, funciona quase como uma injeção só que sem bomba e com afogador :D

barudi
02-07-11, 10:25
bom gente!

tem bem detalhado e até desmontado o carburador da factor aqui neste blog....

http://factoronline.blogspot.com/2011/01/normal-0-21-false-false-false.html

achei muito bom o conteúdo e bem explicativo!

Achei super bacana pq é quase uma injeção mesmo, o que muda é só que usa giclês ao invés de bico injetor! Realmente é igual os Fiat´s eletronicos!

Abraços

Barudi_007

renan1605
04-07-11, 15:23
Funcionar, funciona bem sim, eu tenho uma xtz e funciona muito bem
Que eu saiba a mudança do cdi da factor para o da ybr foi pra mudar a curva de torque, o torque maximo vem com 1000 rpm`s antes pra suprir a perda de potencia da factor com o promot 3

o carburador eletronico pelo que eu sei, ele corta a gasolina quando voce para de acelerar pra economizar e só, não sei mais o que ele faz

A Yamaha foi a primeira a divulgar o modelo 2009 de sua Moto mais vendida, e já deixou claro qual será a tendência do restante das montadoras: Um carburador com sensor de aceleração, que conversa com o CDI e este muda o ponto de ignição de forma a poluir menos, além do cut-off, para fechar a entrada de gasolina nas reduções e assim enviar menos poluentes para o meio ambiente.

fonte:http://www.motosblog.com.br/2008/08/07/honda-cg-150-titan-2009-com-injecao-eletronica-sonhar-nao-custa-nada/