PDA

Ver Versão Completa : Olha as mudanças no mercado... olha as ching ling chegando..



Celso Pin
19-12-05, 21:56
ECONOMIA O ESTADO DE S.PAULO

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2005
Honda quer projetar motos no País
Subsidiária brasileira busca autonomia da matriz. Hoje, empresa apenas adapta modelos desenvolvidos no Japão

Cleide Silva


Aos 35 anos de atuação no mercado brasileiro, a serem comemorados em 2006, a Honda, maior fabricante de motocicletas do mundo, vai buscar autonomia junto à matriz no Japão para desenvolver produtos nacionais. Os veículos da marca fabricados em Manaus são todos criados pela matriz. A operação do Brasil, quinta maior do grupo japonês, recebe os projetos prontos e apenas faz adaptações nas cores e faixas de modelos. “Nosso desafio nos próximos anos é ganhar autonomia”, confirma o diretor de vendas, Marcos Zaven Fermanian.
O desafio para conseguir independência na área de projetos é para o curto prazo, diz Fermanian. Segundo ele, o Brasil ainda precisa desenvolver mão-de-obra especializada na área de engenharia para motos. A favor da subsidiária está a grande participação no mercado nacional. De cada dez motos vendidas no Brasil, oito são Honda. Em nenhum outro país a presença da marca é tão forte.

Num mercado que cresce há praticamente 13 anos consecutivos – com um escorregão de 4% em 1999 –, as vendas de motos devem ultrapassar pela primeira vez a marca de 1 milhão de unidades. A indústria de duas rodas também vai bater recorde de produção, com cerca de 1,2 milhão de unidades, e de exportação, com 200 mil.

A Honda detém 82% do mercado doméstico, participação 2,5 pontos porcentuais abaixo da registrada em 2004. Perdeu mercado para as concorrentes Yamaha, Companhia Brasileira de Bicicletas (CBB) e Harley Davidson, do grupo de fabricantes de menor porte que divide os 18% restantes do mercado.

A perda ainda não assusta a direção da Honda. Mas a disputa de mercado vai se acirrar no próximo ano, quando está previsto o início das operações das fabricantes chinesas Haobao, Moto Traxx e Cross Lander, esta última em parceria com a empresa Chong Quing. As três têm projetos aprovados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e prometem iniciar a montagem de produtos populares. “Nos últimos dois anos ampliamos a capacidade da fábrica, renovamos a linha de produtos e a rede de distribuição e, com isso, esperamos manter nossa participação no mercado na casa dos 80%”, diz Fermanian. A empresa ainda estuda o lançamento de uma moto mais popular que as atuais, produto esperado pelos concessionários desde o início deste ano. O modelo mais barato, o C100 Biz, custa R$ 4,4 mil. A CBB, que produz motos da marca Sundown, anunciou em outubro, mas ainda não colocou à venda, uma moto que seria a mais barata do mercado, a Hunter 90, por R$ 2.990. Mesmo sem o produto nas lojas, a marca acumula aumento de 60% nas vendas em relação a 2004.

SEM FÁBRICA NOVA

A Honda suspendeu, por enquanto, o projeto de construção de uma nova fábrica, prevista para quando a empresa atingisse a produção de 1 milhão de motos. “Optamos por ampliar a atual fábrica, que hoje tem capacidade para 1,2 milhão de unidades e pode chegar a 1,3 milhão, apenas com investimento em maquinário”, diz Fermanian. Nos últimos dois anos, os investimentos em Manaus somaram R$ 220 milhões. A Honda espera produzir 1,020 milhão de motocicletas em 2006, ante 980 mil este ano. As vendas internas devem chegar a 900 mil unidades, um aumento de 9% em relação a este ano. Já as exportações devem cair de 145 mil para 120 mil unidades por causa da defasagem cambial, que levou o grupo a perder contratos, principalmente na Europa.

A produção de todas as marcas em 2005 deve superar em 13,4% a do ano passado, até então recorde do setor, com 1,057 milhão de unidades, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). As vendas internas devem crescer 10,7%, para 1,008 milhão de unidades, enquanto as exportações devem passar de 170 mil unidades, 20% acima de 2004.

ECONOMIA O ESTADO DE S.PAULO

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2005
Vendas devem superar as de automóveis
Projeção para 2010 é de 1,57 milhão de motos comercializadas

Cleide Silva


O Brasil tem uma frota de motocicletas calculada em cerca de 7,6 milhões de unidades, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O número equivale a 30% da frota de carros de passeio, de aproximadamente 25 milhões de unidades. Essa participação deve se alterar nos próximos anos, quando é esperado um crescimento mais acentuado das vendas de motos em relação às de automóveis.
Num prazo de cinco anos, as vendas anuais de motos devem superar as de automóveis, prevê estudo realizado pela Lafis Consultoria, Análises Setoriais e de Empresas. O preço mais em conta comparado ao de um carro, baixas prestações de financiamento, o gasto menor com combustível e a facilidade de locomoção no trânsito das grandes cidades são os principais itens que devem impulsionar o mercado brasileiro de duas rodas.

A moto de maior sucesso da Honda, a CG 150 Titan, que custa entre R$ 5,4 mil e R$ 6,3 mil, vendeu este ano, até novembro, 413,2 mil unidades, duas vezes e meia mais que as vendas do Volkswagen Gol, líder do mercado de automóveis de passeio, com 159,8 mil unidades comercializadas a preços que variam de R$ 24,5 mil a R$ 33,1 mil.

Em 2005, as vendas totais de motos devem atingir 1 milhão de unidades, enquanto as de carros de passeio vão somar 1,375 milhão de unidades. Nos próximos quatro anos, a diferença entre os dois segmentos será reduzida gradativamente e, em 2010, as projeções apontam para a comercialização de 1,57 milhão de motos e de 1,558 milhão de automóveis.

Segundo o analista setorial da Lafis, Tiago Salvestrini Franceschini, os cálculos foram feitos com base nos índices de crescimento e projeções futuras dos dois setores num período de 16 anos, de 1995 a 2010.

O estudo também leva em conta a chegada de novos fabricantes ao País, principalmente de marcas de países asiáticos como China e Índia. “Quando o mercado interno passa de 1 milhão de unidades, chama a atenção dos investidores”, afirma o consultor.

ACIDENTES

Da frota brasileira, cerca de 2 milhões de motos circulam no Estado de São Paulo. Na seqüência de maiores consumidores estão Minas Gerais, com aproximadamente 860 mil motociclistas; Rio Grande do Sul, com 540 mil; Paraná, com 542 mil; e Goiás, com 366 mil. Diante do crescimento da frota e do aumento de acidentes envolvendo motociclistas, as próprias empresas estão adotando estratégias para a educação no trânsito.

A Honda disponibiliza nas 615 revendas da marca em todo o País instrutores de pilotagem. Também criou, em conjunto com a rede de concessionários, 30 centros de treinamento, com auditório para palestras e pistas de pilotagem, serviços que são oferecidos gratuitamente aos clientes.

O objetivo é ampliar para 50 o número de centros no próximo ano, informa Marcos Zaven Fermanian, diretor de vendas da empresa.

Alan
19-12-05, 22:00
A Twister mesmo nem foi a engenharia da Honda que desenvolveu, é uma empresa contratada pra isso...

Celso Pin
19-12-05, 22:12
normal contratar empresas... até a ferrari faz isso... a pinifarina desenha carrocerias para muitas marcas!

Alan
19-12-05, 22:15
Sim, mas no caso da Twister foi o projeto absolutamente inteiro...

Essa foi umas das causas dos problemas crônicos de Twister não serem solucionados...

Celso Pin
19-12-05, 22:18
Mas eu tenho a solução... aliás, duas:
1. Fazer
2. Comet

Guigo
19-12-05, 22:41
Huehuehue....eu acho que ainda demora muuiiitto pra Honda perder a maior fatia do mercado...
O nº de concessionárias, a facilidade de crédito oferecida pela Honda e a propaganda maciça ainda regem boa parte do mercado, principalmente em áreas mais afastadas dos centros urbanos...
Mas, um dia, isso acaba....ou então a Honda toma vergonha....

clark
20-12-05, 08:10
Cara a Honda ainda e o que e porque o Brasileiro na sua maioria tem mania de marca e medo de novos produtos. Pq os equipamentos da honda principalmente os pequenos comparados as de outras marcas estão absurdamente caros e desafados estetica e tecnologicamente!!!

barudi
20-12-05, 15:08
Cara a Honda ainda e o que e porque o Brasileiro na sua maioria tem mania de marca e medo de novos produtos. Pq os equipamentos da honda principalmente os pequenos comparados as de outras marcas estão absurdamente caros e desafados estetica e tecnologicamente!!!

Falou tudo!

Não só para motos....é pra qualquer coisa!

La em casa temos 2 Unos Milles e um Marea.....

De longe superior aos Vw´s.....

E mesmo assim os Vw´s são super valorizados com um motor ainda hoje derivado do Passat 1975 dotado de injeção, no qual o motor veio derivado da Audi que vendeu o projeto do motor AP e passat a vw!

Tanto que dos VW´s que tive, (santana, voyage, gol g1,g2, passat, brasilia e fusca) o melhor é o Passat.....que nada mais é que um Audi!

Motor VW mesmo é o 1.0 16v que foi mico e já saiu de linha! Todo gol 1.0 16v, notem ,´é mais barato que os 1.0 8v do mesmo ano! Manutenção cara e problematico!

Ja eu tenho um Uno mille 98, com 134 mil rodados, que nao fuma nao vaza nada e não dá despesas....

O marea é o SX 1.8 16v, trocamos só a manutenção basica.....ja está hoje com 85 mil rodados, carro ano 2001!

Não dá problemas....

A fiat foi a primeira a fabricar carros nacionais 1.0, depois com injeção multi ponto, a primeira com airbag, a primeira a fabricar um turbo alimentado de série, a primeira com skywindow e skydome, e muitos ainda teimam em lembrar do velho 147.....

Abraços

Barudi_007 :0_0:

Fran
20-12-05, 15:11
outra mania do brasileiro eh naum poder gostar d tudo... ou eh Honda ou Yamaha...

eu acho as duas marcas ótimas...

jecastro
20-12-05, 15:42
Mas eu tenho a solução... aliás, duas:
1. Fazer
2. Comet

Trocar dor de cabeça por enchaqueca não é solução. :stop:

TRW
20-12-05, 15:58
he ha honda nao cai mais!!!

NEUDSON
20-12-05, 16:05
Mas eu tenho a solução... aliás, duas:
1. Fazer
2. Comet

Trocar dor de cabeça por enchaqueca não é solução. :stop:


QUAIS ENCHAQUECAS essas tem?
(só votei sim pq - honda tem em td qto é buraco aqui mesmo se for pegar + uma moto que é o que vou fazer ano que vem não posso fugir da honda senaum fico sem mdo nem peça barata e facil de achar)

jecastro
20-12-05, 16:28
Mas eu tenho a solução... aliás, duas:
1. Fazer
2. Comet

Trocar dor de cabeça por enchaqueca não é solução. :stop:


QUAIS ENCHAQUECAS essas tem?
(só votei sim pq - honda tem em td qto é buraco aqui mesmo se for pegar + uma moto que é o que vou fazer ano que vem não posso fugir da honda senaum fico sem mdo nem peça barata e facil de achar)

Fazer, até agora ok, muito cedo para saber.
Comet, o problema é a Kasinski, tem usuárioa a mais de 90 dias esperando peças.

Roberval2005
20-12-05, 16:56
aki to sossegado

Roberval2005
20-12-05, 16:59
Por um lado é bom a Honda no topo nao gosto de moto popularesca demais, tudo q eh Honda vira carne de vaca rapido demais, sai na rua eh TW e CG um atras do outro bleargh, enjoa. Nao q a Honda seja ruim claro. e gosto é gosto, vamos brigar menos e andar mais de moto

Roberval2005
20-12-05, 17:04
Falando nisso, no domingo teve um anuncio de 2 paginas da Sundown anunciando a duplicação da fabrica e do lançamento da Hunter 90, circo vai pegar fogo na segunda divisão...

Bibes
20-12-05, 17:07
o Barudi. ce deve trabalhar na fiat certo.... motor ap mais de 30 anos pq e' bom pacas!!! logico que esses outros motorzinho, principalmente os 16v saum uma mer.... mas o s ap, muito bom de mexer..

Celso Pin
20-12-05, 18:48
vamos lembrar sim do 147... já era carro 1000 em 1976! fazia 14 km/l quando as brasilias faziam 7 no máximo... e tem gente que critica...

a fama da vw (assim como a da honda) foi construída em cima de um mito: manutenção barata! todos os testes que já vi (de 1979 até hoje) de custo de manutenção a FIAT bate a VW (custo de manutenção por km)... porque preço de peça pode ser mais caro... mas se dura mais, logo, é mais barato.

o barato sai caro!


mas o s ap, muito bom de mexer..

esse é o motivo pelo qual mecânico adora VW... serviço não falta... já a fiat pelo projeto mais moderno, é realmente mais dificil de "mexer"... precisa conhecer!

destbr
22-12-05, 02:27
a mais de 30 anos no mercado, significa nao investir em tecnologia.. esse eh o meu ponto de vista.

a fiat, vira e mexe sai algo novo nos motores deles...

mas se o povo continua comprando, pq eles vao mudar?

Roberval2005
22-12-05, 04:57
q venham a xingling e mude o mercado

Ghost Rider
22-12-05, 13:44
Olha o mercado ainda tem muitas deficiências das concorrentes, mas a Yamaha vem fazendo um ótimo trabalho. A Susuki entrou no pareo da "1ª divisão" com um bom modelo de baixa cilindrada (EN125 Yes), soh falta lançar também uma 250. A Kasinski tem a Comet mas tem pouco suporte ao cliente. A honda eh bem o exemplo da VW, uma moto quase igual a de 30 anos atrás.

Agora a Sundown... Não sei como consegue se destacar mais q as outras concorrentes da segundona, pq tem os piores modelos... Não sei da Hunter, mas a Max 125 é uma porcaria. Um grande amigo meu tem uma vai fazer um ano. Trocou quase tudo na moto jah. É um problema por semana, jah aconteceu dele sair da autorizada com um problema corrigido e os babacas montarem uma outra peça errada.

Na minha opinião, a maioria dos brasileiros não gosta de perder tempo pesquisando antes de comprar. Ou compra a mais barata pq não tem muito dinheiro ou compra a de maior nome no mercado. Assim perde de fazer um bom negócio, e o mercado continua do mesmo jeito, sem concorrência acirrada, o q eh péssimo para o cliente.

Bibes
22-12-05, 13:58
eu foui na revenda yamaha aki na minha cidade, falar com um chapa meu, a gente tinha feito o motor de minha cg bolinha 83, tava fumando e iamos trocar o retentor de valvula... resultado, sai de lá com uma ybr..., nem fui ver cg, yes, muito menos sundown...e aki os kara daum 2 anos de garantia...nas y,

Roberval2005
22-12-05, 13:59
Agora a Sundown... Não sei como consegue se destacar mais q as outras concorrentes da segundona, pq tem os piores modelos... Não sei da Hunter, mas a Max 125 é uma porcaria. Um grande amigo meu tem uma vai fazer um ano. Trocou quase tudo na moto jah. É um problema por semana, jah aconteceu dele sair da autorizada com um problema corrigido e os babacas montarem uma outra peça errada.
.

vem mais porcaria por ai (Hunter90 por 3mil) e vai fazer sucesso, mas é bom as grande s perderem mercado pelo menos segura o preço, Honda desistiu da segunda fabrica? Pq sera? ateh eles ja preveram q vao perder mercado...

Celso Pin
22-12-05, 18:35
pode ter certeza que a honda e a yamaha faziam porcarias também quando icomeçaram... melhoraram com o tempo... quando a sundown se acertar, sai de baixo...

caramba'Roberval, falar que a hunter 90 é porcaria antes de lançarem a bicha (a hunter...)!!! Eu conheço gente satisfeita com a sundown (MAX)... a minha burgman já apresentou 3 problemas de montagem (nenhum no motor...) mas eu fui lá e os caras humildemente arrumaram na hora... e pediram desculpas...

vamos fazer um "test-drive" na noventinha antes de meter o pau...

jecastro
23-12-05, 08:08
pode ter certeza que a honda e a yamaha faziam porcarias também quando icomeçaram... melhoraram com o tempo... quando a sundown se acertar, sai de baixo...


Não se pode comparar as porcarias feitas a 30 anos atrás com as porcarias de agora, na época era tudo file, pois era o que se tinha de melhor.

talao
23-12-05, 09:15
Só há um geito de desbancar a honda: preço em conta e manutenção fácil e barata!

jecastro
23-12-05, 09:32
Só há um geito de desbancar a honda: preço em conta e manutenção fácil e barata! E um número bém maior de concessionáris.

djpiui
23-12-05, 09:47
pra mim, carro e moto é igual a filho doente, não importa a marca....

Celso Pin
23-12-05, 20:11
é jecastro... só que qualquer porcaria feita agora seria melhor que motos de pista de 30 anos atrás...

agora, para os fanáticos por honda, tudo o que não for honda é porcaria...

olha o meu caso, eu sou tarado por scoooters... mas o preconceito contra scooters e incrível... a burgman tem um motor mais moderno e mais potente que qualqier 125 hoje no mercado... tem um câmbio mais eficiente... suspensão traseira mais moderna... tem mais espaço de carga (eu já vim para são paulo com uma cesta básica no assoalho, mala no ammarrada no banco do garupa e livros no bau... tranquilo...), centro de gravidade mais baixo... e tem gente que torce o nariz... sem contar que ela arranca mais rápido (efeito câmbio cvt) que qualquer 125 do brasil...

o que seria um produto porcaria?

baixa tecnologia incorporada???? metade das motos da honda se classificam aí (e algumas da yamaha). e se o preço é compatível com a tecnologia, vc está pagando pouco por algo obselot... qual o problema? eu uso um micro de 6 anos de idade... sei que está obsoleto mas estou postando mensagens aqui... estou consciente e não vejo problema. comprei a 125 mais moderna do mercado brasileiro (se a yes tivesse câmbio cvt, compraria a yes...)... mas compraria uma ching ling obsoleta pela metade do preço (custo benefício...)

Produto que quebra muito??? salvo exceções, isso não acontece mais em produto nenhum... e não vamos falar de exceções aqui...

design ultrapassado... ninguém está livre de mau gosto ou desinformação dos projetistas... a tinta de qualquer cor custa o mesmo... porque não tem moto laranja e roxa???? nos anos 70 tinha!

filosóficamente falando, o que é produto porcaria?

Legumi
23-12-05, 20:37
Bibes, eu ja cansei de andar em motor AP, e hoje ando em uma fiorino furgao com o motor 1.5 IE. Me diz em que o motor AP é superior ao Fiat atual?
Sinceramente, quando eu comprei a fiorino furgao, meu primeiro carro Fiat, comprei torcendo o nariz, porque tinha a falsa ideia que era uma bomba, ja que é o que comentam. Mas como era o carro que servia para o meu uso, comprei. Foi uma surpresa enorme, ja rodei mais de 200 mil km com ele e adorei. Posso garantir que deu menos manutençao que os AP que eu ja tinha tido, anda mais que o AP 1.6. E o carro da fiat é mais macio e duravel que o VW. Só pra voce ter uma ideia, como eu trabalho na area rural, rodo o tempo todo em estradas de terra, buracos, barro, etc...Minha saveiro coitada, rachou o monobloco embaixo dos bancos. A fiorino, com mais de 200 mil nessas condicoes, ta inteiraça, eu mando lavar e fica nova.
A saveiro, a cada troca de pneus eu tinha que trocar as bandejas da suspensao tambem, porque gastavam com os buracos. A fiorino nao tem bandejas, troco os pivos, mas com mais do dobro do tempo de uso em relacao a saveiro.
É muito mais macia e confortavel que Saveiro. Alias, a saveiro caiu pra terceiro lugar em vendas, a pick up strada da Fiat e a Montana da chevrolet tao la na frente, que coisa né?
Voce precisa atualizar suas opinioes, esse negocio que VW é o melhor, ja vai longe...

fernanet
24-12-05, 01:54
Minha opinião:
Qualquer pessoa q naum conhece d motos e vai pegar uma, jah tem uma imagem de q a Honda eh a melhor opção, pq fez um nome, afinal a moto "é uma Honda". 99% dos leigos e pessoas humildes, apostariam na Honda.A Honda soh vai sair do pareo qndo isso mudar.

Bibes
26-12-05, 16:59
pois oie legume..... nem sei pq tamo discutindo de carro aki mas tudo bem.... eu tbm ja guiei muito uma fiorino 1.5, muitos fervo, motor da fiat é blz. fortaum, dos 145, já tive um, bom economigo, os alcool bem regulado joia, mas num gosto do design dos uno :k , mas eu digo que ap 'bom pra mexer. pois tive um fusca ap(mexicano) turbo, e tinha peca em q/quer quitanda pra vender...., ja o 147 pra por um 1.6 argentino.... nossa que sufoco...eu nao digo que fiat é ruim, pois se o f é da ferrari, tecnologia boa...tbm...