PDA

Ver Versão Completa : Reduzir Marcha Cutucanto Acelerador



felipe250
21-07-11, 23:22
Pessoal, todo motociclista normalmente para reduzir marcha dá uma cutucada no acelerador para que ela entre mais fácil, algumas vezes você sente que ela vai trocar bem e nem precisa fazer isso, mas as vezes é necessário pois se trocar direto dá aquele estouro dentro do motor. Alguém tem algum termo técnico para explicar isso? o porque acelerar para trocar mais fácil a marcha, e porque as vezes troca fácil sem acelerar e as vezes troca e dá aquele estouro na embreagem?

valeu gente.

Paulinhoo
21-07-11, 23:25
Eu também sempre quis saber disso!
Toda Vez que vou Reduzir, doou o Totozinho na aceleração e Reduzo, entra Fácil Néah!
Do que dar aqueles Estouros! hahahaha!
òtima Pergunta! Vai Tirar a minha Dúvida tbm!
=D

Renan Nunes
21-07-11, 23:26
Pessoal, todo motociclista normalmente para reduzir marcha dá uma cutucada no acelerador para que ela entre mais fácil, algumas vezes você sente que ela vai trocar bem e nem precisa fazer isso, mas as vezes é necessário pois se trocar direto dá aquele estouro dentro do motor. Alguém tem algum termo técnico para explicar isso? o porque acelerar para trocar mais fácil a marcha, e porque as vezes troca fácil sem acelerar e as vezes troca e dá aquele estouro na embreagem?

valeu gente.

a minha apenas uso a embreagem para reduzir as marchar e nao "estoura" nada dentro do meu motor.....

juhpalaver
21-07-11, 23:28
talvez esse cutucão a gente dê pra reduzir a marcha mais suave e causar um dano menor no motor
pq reduzir (ainda mais motor que tem corrente de comando) nao faz bem...
reduzir sem fazer o motor fica na margem de giro da marcha abaixo da um tranco bem chato, digno de um barbeiro ;D

chriskopsch
21-07-11, 23:30
Tbm faço isso, nem sei pq..

felipe250
21-07-11, 23:31
o engraçado que eu aprendi sozinho. e também nao sei até hoje o porque se faz isso em motos.

LEOCACKO
22-07-11, 01:48
Isso eu creio que seja mania de piloto pra piloto, tambem faço isso as vezes. Deve ser porque fica feio o ronco dependendo da faixa de giro, dar aquela reduzida sem acelerar, e da aquele tranco como se fosse "barbeiro" mesmo kkkk

TskPG
22-07-11, 03:07
uHAUHA eu tbm do uma acelerada mais dependendo da velocidade e da marcha eu vo soltando devagar a embregem se não o firo vai la em cima

rafa_barros
22-07-11, 06:11
eu tbm faço.... :clap: :lol: :lol:
eu faço pq eu sinto que as engrenagens do cambio si encaixam melhor,pelo menos parece..hehe
e de tanto fazer já virou mania!..hehehe
agora eu percebo isso bastante na hora que eu estou parado e engatado e vou passar pro neutro,90% das vezes tem ki dar a cutucado pq si naum, naum passa pro neutro nem lascando!

mais alguém acontece isso?

stcowboy
22-07-11, 07:21
Pelo menos em carros, isso é da época que não eram todas as marchas que eram sincronizadas. Aí, para subir e descer as marchas, tinha que dar uma acelerada para as engrenagens encaixarem. Não sei se isso acontecia em moto também...

Bandit
22-07-11, 07:27
E simples... Qd estamos de 5° por exemplo e vamos reduzir, normalmente o giro pode esta baixo.... e ai qd entrar a 4° o giro sobe de uma vez.. para reduzir esse tranco ENORME, damos uma cutucada no acelerador Apertando a Embreagem Milessimos de segundos antes de jogar a marcha para baixo, isso faz com o q Giro suba, e ao entrar a Marcha, o motor nao esteja em baixa rotaçao, evitando assim, akele Tranco ;)

Muitos tb fazem ao contrario, qd vao subir de marcha, isso, pra q qd o motor sai de 1° para 2° por exemplo, ele ja caia na segunda em um giro + alto.. na tentativa de fazer com q a moto desenvolva rapidamente sua potencia..

FHNT
22-07-11, 07:39
Cambio sincronizado é isso uai! Acelerar antes de debrear pra subir o giro é pra fazer as engrenagens deslizarem mais facilmente. Senão as engrenagens não deslizariam sobre seus eixos e não engatariam umas nas outras...

leozin
22-07-11, 08:20
tirou minhas duvidas :OK:

jott257
22-07-11, 09:29
eu tbm faço.... :clap: :lol: :lol:
eu faço pq eu sinto que as engrenagens do cambio si encaixam melhor,pelo menos parece..hehe
e de tanto fazer já virou mania!..hehehe
agora eu percebo isso bastante na hora que eu estou parado e engatado e vou passar pro neutro,90% das vezes tem ki dar a cutucado pq si naum, naum passa pro neutro nem lascando!

mais alguém acontece isso?



muito pelo contrario....
pelos relatos aki no forum fazer isso faz e estragar a embreagem....
pesquise 1 topico sobre troca de embreagem... foi o que os coleas mais
experientes falaram..

Furious VIPER
22-07-11, 10:13
Nunca fiz isso e nunca deu barulho nas trocas de marcha!!!

fredericoelias
22-07-11, 10:22
Nunca fiz isso e nunca deu barulho nas trocas de marcha!!!


somos 2... eu acho isso é estranho quando os caras vem do meu lado acelerando e reduzindo.
igual os mano que ficam no sinal, segurando a embreagem e acelerando de 2 em 2s... fica só "vrum, vrum,vrum" e gastando gasolina.

DOUGLAS 00
22-07-11, 10:31
Em carros, isso se chama Punta Tacco. Em carros, pode ser bem útil:

http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/06/o-ponta-salto-de-todos-nos.html

Nas motos, essa manobra hoje em dia é meio que desnecessária em tese, pois basta soltar a embreagem certo... Mas acho que mal não faz.

vine.mlnr
22-07-11, 10:49
Cara, se voce esta tipo a 40KM/h em terceira marcha esta com uma rotação X, se reduzir pra segunda para estar na mesma velocidade a rotação vai ter que estar mais alta com certeza. Então se da uma cutucada pra rotação do motor subir um pouco e emparelhar com a que corresponde a velocidade/marcha que voce esta engatando, caso contrario o motor mesmo vai fazer isso dando aquela segurada e aquele barulho bem feio de reduzida.

ASHUASUHASUH, meio enrolado mas axo q é isso :lol:

Bandit
22-07-11, 10:50
Acho q essa forma de conduzir, nao exagerando no acelerador tanto pra reduzir qt pra subir as marchas, torna a pilotagem mais macia, principalmente para o garupa...

Eduardo Toda
22-07-11, 10:56
a minha apenas uso a embreagem para reduzir as marchar e nao "estoura" nada dentro do meu motor.....


X2 o meu idem...

ricardofroes
22-07-11, 11:02
Bem estamos falando de andar em via publica motos de rua.
Não tem necessidade dessa "aceleradinha", somente para quem quer colocar uma marcha anterior ANTES da hora, pois tem que elevar o giro do motor para não dar o tranco. Eu particularmente uso o freio motor , apenas desacelerando e quando a rotação estiver de acordo com a marcha eu ponho.
Agora em modo esportivo em certas pista existe curvas que ha necessidade de reduzir e manter o motor cheio (rotação alta) para sair da curva com o motor cheio. Motores com 4 valvulas por cilindro a faixa de torque é em maiores rotações.
Não é o caso de motoquinha de rua .
Como os amigos falaram só serve para gastar gasolina .

edumrq
22-07-11, 11:06
Eu faço isso mas quando vou parar no farol, quase parado ja, dou umas aceleradinhas com a embreagem apertada, coisa pouca não da nem pra ouvir, ai não faz aqueles "clac" pra descer a marcha, ms parar eu só paro no freio

Castro
22-07-11, 11:24
Acho que é mais um costume de cada um. Quando o sinal está fechado lá longe e não tem ninguém atrás de mim, vou deixando a rotação cair e reduzindo devagar; entra quase sem embreagem.

imported_Júlio César
22-07-11, 11:33
eu tbm

dgcancian
22-07-11, 11:34
as vezes faço isso sem preceber...a cho que costume do passatao veio.. se nao acelerasse morria

NiveaC
22-07-11, 11:43
pra subir eu não acelero, desacelero pois se acelerar na hora que aperta a embreagem, o giro sobe e o motor "grita", acho isso feio
já pra descer, acelero muito pouco pra não perder giro ou morrer caso esteja parando num semáforo por exemplo, afinal o giro já está baixo antes de descer

Eurich
22-07-11, 12:33
Não realizo a tal prática, mas já vi a galera fazendo e não intendi o 'porque' da coisa.
Tá explicado :clap:

Renan Nunes
22-07-11, 18:08
como eu disse, eu uso a embreagem para reduzir as marchas e nao estoura nada, mas eu reduzo uma marcha e solto a embreagem e isso seguido do freio caso seja mais que uma a ser reduzida, caso eu vá parar eu reduzo uma marcha enquanto freio e solto a embreagem e reduzo outra e solto a embreagem novamente, eu acredito que esses estouros possam ser pq se reduz varias marchas de uma só vez e ai nao se acompanha o giro do motor..... ;)

Esquadrão Marte
22-07-11, 18:28
Eu sempre faço isso, dou uma leve aceleradinha para voltar as marchas. Acredito que vai de cada um faze isso ou não. No caso de estourar nunca aconteceu isso comigo.. Agora um amigo meu com sua Hornet passou do neutro para primeira com a moto um pouco acelerada deu aquela ranhada das engrenagem por dentro...

MotoReport
23-07-11, 10:47
Isso se chama "aceleração interina", utilizada para sincronizar a velocidade do motor com a da roda e facilitar a redução. Além de muito útil, ela é até empolgante.

Os "homens da estrada" a conhecem muito bem, pois os câmbios dos brutos são mais sensíveis à velocidade. Nos carros com três pedais é preciso usar uma técnica conhecida dos italianos, a punta-tacco, em que a ponta do pé direito pressiona o freio e o calcanhar acelera, enquanto o pé esquerdo opera a embreagem. Nos carros da Fiat é mais fácil.

http://www.motoreport.com.br/p/eleicao-top-marcas-2011.html

sdksk8
23-07-11, 13:23
sempre faço isso XD

devel
24-07-11, 10:31
a minha da esses estrouros quando reduzo com a rotação um pouco alta, normalmente nao uso o toque no acelerador pra reduzir, começo a reduzir com a moto lenta quase parando so na embreagem mesmo e nao da estouros

mvos
24-07-11, 10:49
Eu tinha essa mania tbm.. sempre dava uma acelerada antes de reduzir, mas fui percebendo que a moto ficava mais quente e o câmbio mais duro, tenho certeza que isso deve prejudicar a embreagem ou o câmbio..
Dai fui me auto policiando pra sempre reduzir mais suave soh soltando a embreagem e dependendo da marcha segurando um pouco a embreagem ate a metade e ir soltando aos poucos ajuda a diminuir o tranco hehe..

Pablo Peres
24-07-11, 12:24
Olha, a moto que eu fiz prova na auto escola era assim, inclusive pra engatar a primeira também. O 'macete' era dar uma aceleradinha de leve que engatava.
Mas enfim, um amigo meu me explicou uma coisa que eu não sei se tem fundamento. Mais ou menos assim: pelo que ele me disse, nos motores monocilíndricos o mesmo óleo que lubrifica o motor, lubrifica a caixa de marcha. Quando você dá essa aceleradinha, o óleo deixa de estar 'estacionado' na caixa, ajudando assim na troca de marcha. Não sei se isso é verdade, mas ele me explicou assim.

Richard
25-07-11, 10:44
Sempre aumento o giro antes de reduzir, para a marcha mais baixa encaixar em um giro mais correto para ela e depois já estar com o giro em um ponto certo para entrada da aceleração sem buracos, para já entrar na curva com o motor no ponto certo e liso.

Se bem que como faço algumas reduções meio esdruxulas, tipo saindo de 120 km/h em quinta marcha para 50 ou 60km/h em segunda para entrar em uma curva, a redução acaba sendo bem aspera e dura, sem contar que por ser muito rápida, vira e mexe a roda traseira trava e destraciona.

Mas aí é por estilo de pilotagem. ]:)

Fohg
25-07-11, 11:27
Como já falaram, é por causa da diferença de rotação entre a marcha mais alta e a baixa quando se reduz.
Se você não dá uma cutucada, a rotação do motor sobe sozinha na redução, dando a impressão de danos ao motor.

Freio motor e redução de marcha em motores 4T (tanto OVC quanto OHC) não causa nenhum dando, isso é lenda.
Eu dirijo a uns 11 carro e uns 14 anos moto e sempre fui estilo "caminhoneiro" (reduzindo na caixa sempre) e nunca
um motor deu algum problema por isso.

Isso é mania, pois não dá tranco não. O que dá tranco é colocar uma marcha muito reduzida em uma velocidade bem mais alta.

Eu me controlo pra não fazer isso, mas parece que todos fazem. Mistério