PDA

Ver Versão Completa : Preparação de motores



bartira2
26-07-11, 17:37
eu não entendo pq as pessoas acham que trocar isso ou akilo nas motocas vai aumentar a potência... faço testes com motos em dinamômetros e sei do que estou dizendo...

Em primeiro lugar uma preparação deve ser pensada como um todo.,.....é como um novo projeto de propulsor....
Vou me deter à preparações feitas em motos injetadas.....não adianta NADA trocar o escape e filtro,....puco adianta aumentar o pistão ou pôr um comando....

É preciso pensar no todo e de maneira correta......o aumento de potência num motor deve-se ao fato de aumentar o fluxo ou quntidade da mistura ar combustível.....
Quando trocamos o escape, o filtro e aumentamos a cilindrada estamos aumentando a vazaõ de ar pelo motor, mas isso não aumenta o tempo de injeção qué é determinado pela rotação e carga......
nesse caso seria necessario um aparelho tipo o Fuel Controller.....

Limabl
26-07-11, 20:15
Mas é justamente isso que um comando faz amigo,aumenta o tempo de admição e maximiza a capacidade volumétrica do motor, mas isso tem que vir com um bom preparo dos dutos e avanço de iguiniçao ;) ;) ;) ;) ;) ;)

AMP_Racing
26-07-11, 20:29
Como eu sempre faço uma preparação começa e termina com cabeçote e comando.

bartira2
27-07-11, 12:40
Mas é justamente isso que um comando faz amigo,aumenta o tempo de admição e maximiza a capacidade volumétrica do motor, mas isso tem que vir com um bom preparo dos dutos e avanço de iguiniçao ;) ;) ;) ;) ;) ;)


Ok Limabl,

Mas mesmo aumentando a eficiencia volumetrica do motor, preparando os dutos, etc.. (estou falando de motos injetados), puco adianta se vc não aumentar os tempos de injeção de forma proporcional..!

elvinho6892
27-07-11, 15:04
Amigos, vi uns comentarios sobre mudar a caixa de macha, por a da brós na 150,
oq muda nesse caso ? mais força ? velocidade final ?

e se for possivel, queria saber de qual brós, 125/150, e o ano...


abçs

Stone
27-07-11, 15:05
Mas isso é uma lógica, se aumenta a entrada de ar tem que aumentar a entrada de combustível....

chiccoli
27-07-11, 23:10
Amigos, vi uns comentarios sobre mudar a caixa de macha, por a da brós na 150,
oq muda nesse caso ? mais força ? velocidade final ?

e se for possivel, queria saber de qual brós, 125/150, e o ano...


abçs


se vc quer msm fazer isso, num sei o resultado, mas lembro q ja tive essa idéia num lembro pq..
tem q ser das bros mais novas, q o motor ja é o msm da 150, e não akele "super ML" das bros 150 mais antigas..

se não me engano, a 4ª e a 5ª marcha são mais longas..

bartira2
28-07-11, 12:59
Mas isso é uma lógica, se aumenta a entrada de ar tem que aumentar a entrada de combustível....


Como vc faz isso em motos injetadas, de maneira fácil....?

elvinho6892
28-07-11, 16:54
se vc quer msm fazer isso, num sei o resultado, mas lembro q ja tive essa idéia num lembro pq..
tem q ser das bros mais novas, q o motor ja é o msm da 150, e não akele "super ML" das bros 150 mais antigas..

se não me engano, a 4ª e a 5ª marcha são mais longas..



queria saber se o resultado é bom...
ja tem pistão 1mm, cabeçote rebaixado e com os dultos mais abertos,
carburador de Sport, comando de Sport, em breve bobina de gol mi e cdi de sport,

porém assim nw deu resultado esperado! |:( |:( |:( |:(

Stone
28-07-11, 18:38
Amigos, vi uns comentarios sobre mudar a caixa de macha, por a da brós na 150,
oq muda nesse caso ? mais força ? velocidade final ?

e se for possivel, queria saber de qual brós, 125/150, e o ano...


abçs
Aí tem que dar uma olhada nos manuais das motos pra ver se muda a relação de câmbio.



Como vc faz isso em motos injetadas, de maneira fácil....?


Desconheço alguma maneira fácil, para isso teria que trocar a ECU, remapear, trocar o bico, o corpo de borboleta e por aí vai... Mas como não sou preparador... e você conhece algum jeito fácil? o melhor ou digamos a primeira coisa é trocar o módulo?

bartira2
28-07-11, 20:02
... e você conhece algum jeito fácil? o melhor ou digamos a primeira coisa é trocar o módulo?


Para preparações baixas e médias o mais símples é instalar um Fuel Controller, mas para preparações mais pesadas como quando é necessario utilizar o TPS em vez do sensor MAP para base de injeção no Brasil ainda não tem nada que seja eficiente a um custo descente....... :s

Stone
28-07-11, 20:07
Como eu gosto das minhas velha carburadas! uahsuhasuahsuh

VINICIUSMIRANDA.W
28-07-11, 20:26
Para preparações baixas e médias o mais símples é instalar um Fuel Controller, mas para preparações mais pesadas como quando é necessario utilizar o TPS em vez do sensor MAP para base de injeção no Brasil ainda não tem nada que seja eficiente a um custo descente....... :s


Parece que o futuro a respeito disso é utilizar o próprio modulo original invadindo ele e alterando os mapas em tempo real inclusive, Mas isso requer software especifico assim como conectores especiais para cada módulo, a não ser para módulos avançados que já vem com opção para conectividade como das novas Suzukis de alta cc. Oque acha desse caminho?

bartira2
29-07-11, 11:28
Parece que o futuro a respeito disso é utilizar o próprio modulo original invadindo ele e alterando os mapas em tempo real inclusive, Mas isso requer software especifico assim como conectores especiais para cada módulo, a não ser para módulos avançados que já vem com opção para conectividade como das novas Suzukis de alta cc. Oque acha desse caminho?


Infelizmente vivemos no Brasil......e isso não vai acontecer, ao menos dentro de uns longos anos. Ainda mais tratando-se de motocas de baixa cc. As montadoras não permitiriam que fossem alterados os mapas de seus motores "super duráveis"...heheh. Por Ex.: a HOnda nem no seu proprio campeonato de motovelocidade permite que sejam alterados os mapas das motos....imaginem motos de rua....
A Solução é o mercadop paralelo de piggybach e outros troços...

Limabl
29-07-11, 21:36
A servitec já tem uma gama concideravel de produtos de performace para motos injetadas de 125cc á 600cc,bom não é muito m,as já é um bom começo :) :Q :) :) :) :)

chiccoli
29-07-11, 21:51
Aí tem que dar uma olhada nos manuais das motos pra ver se muda a relação de câmbio.


na época das carburadas tinha uma relação de redução do cambio no site da honda, sumiu agora com a injetadas, talvez pq não fosse intereçpante pro cliente saber..
mas q eu me lembro da 3ª pra frente as reduções eram menores (pra compensar coroa e pinhão, quem sabe..)



Para preparações baixas e médias o mais símples é instalar um Fuel Controller, mas para preparações mais pesadas como quando é necessario utilizar o TPS em vez do sensor MAP para base de injeção no Brasil ainda não tem nada que seja eficiente a um custo descente....... :s


também não vejo muita utilidade do sensor map quando se trata de motos preparadas, a não ser que se tenha um sistema de entrada de ar pela frente, como a hayabusa, cbr600, pq é aumentada a pressão de acordo com a velocidade

sonda lambda é bom usar.., pelo menos ela te avisa caso vc tiver fazendo cag@da..
TPS se não tiver a moto não anda, não acelera..., não entendi a comparação com sensor map,

em resumo, moto injetada é uma ótima opção pra preparação, mas pra quem quer fazer isso profissionalmente, quem entende como q funciona..
caso contrario...., fica com o carbura, da menos trabalho..

caio_
30-07-11, 21:46
injeção eletrônica ?
http://www.rolemotors.com.br/webroot2/produtos.html
muito boa, usamos aqui em carros e motos, e a versão sem display que requer notebook para acerto tá uns 900 dinheiros, o dobro de um Fuel Controller e com muito mais recursos, mapas de 50 em 50 rpm, lambda, tps, etc ! aqui temos uma 150 mix 190cc que usa ela e fez 9,1 nos 200mts ]:) e tá pra sair uma RD com ela também!!!

magrao tk
30-07-11, 22:31
Como eu gosto das minhas velha carburadas! uahsuhasuahsuh

2x!

AMP_Racing
31-07-11, 12:47
injeção eletrônica ?
http://www.rolemotors.com.br/webroot2/produtos.html
muito boa, usamos aqui em carros e motos, e a versão sem display que requer notebook para acerto tá uns 900 dinheiros, o dobro de um Fuel Controller e com muito mais recursos, mapas de 50 em 50 rpm, lambda, tps, etc ! aqui temos uma 150 mix 190cc que usa ela e fez 9,1 nos 200mts ]:) e tá pra sair uma RD com ela também!!!


Poxa mais é mt caro, a nossa 183cc carbura original viro 8,7 201m, a de vcs tem o corpo original?

bartira2
31-07-11, 22:14
injeção eletrônica ?
http://www.rolemotors.com.br/webroot2/produtos.html
muito boa, usamos aqui em carros e motos, e a versão sem display que requer notebook para acerto tá uns 900 dinheiros, o dobro de um Fuel Controller e com muito mais recursos, mapas de 50 em 50 rpm, lambda, tps, etc ! aqui temos uma 150 mix 190cc que usa ela e fez 9,1 nos 200mts ]:) e tá pra sair uma RD com ela também!!!


Segundo o fabricante o limite de giro fica em 11000rpm.....isso fica num nível muito bom para motores de carros, mas para motos n tem cogitação....

caio_
03-08-11, 22:35
Poxa mais é mt caro, a nossa 183cc carbura original viro 8,7 201m, a de vcs tem o corpo original?


8,7 na terra ou no asfalto ?
com corpo original, por enquanto, e 9,1 é o tempo total, o de pista foi 8,7 também eu acho, é que o cara era meio manco de reação :-/
e se não me engano, no site não tá anunciada as de moto ainda.



Segundo o fabricante o limite de giro fica em 11000rpm.....isso fica num nível muito bom para motores de carros, mas para motos n tem cogitação....


não pode, essa mix que eu falei tava girando 14000 :drool:

bartira2
10-08-11, 13:49
Dêem uma olhada nesse vídeo de instalação e configuração de um Fuel Controller numa CB300.......depois postem o que acham disso....


Instalacao e configuracao FC cb300.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=juCnt5qysbo#)

Limabl
19-06-13, 18:39
Tópico muito rico em imformções,merece ser relembrado !!!!