PDA

Ver Versão Completa : Manter uma Honda é mais barato? Talvez só a Fan, o resto...



Piccoli
20-12-05, 15:13
Um colega de serviço me disse que gostou da YBR mas estava voltando para uma Titan, porque se assustou com o preço de algumas peças YBR. Será?

Então, como estou interessado numa XTZ, segui a dica do Tite Simões e fiz uma cotação de algumas peças originais em concessionária, comparando a XTZ 125 E com a concorrente Bros 150 ESD:
Para a XTZ 125 E (em R$):
Relação completa: 150,00 (em promoção por 89,00)
Bateria: 122,10 (comum)
Pneu traseiro: 199,00

Para a Bros 150 ESD (em R$):
Relação completa: 261,80
Bateria: 228,00 (selada)
Pneu traseiro: 169,77

Todas as peças existem para pronta-entrega.

Nessa amostragem, será que são as peças Yamaha que assustam no preço?
Eu já tive Honda, Yamaha e Suzuki, e não vi vantagem nenhuma nos preços das peças originais Honda, pelo contrário, já levei muito susto ao perguntar preços em balcão de loja honda.
O que acontece é que muitas vezes manter uma Yamaha ou Suzuki implica em morrer abraçado com concessionária, pela falta de peças no paralelo. Aí o pessoal enxerga que manter uma Honda (com muitas peças de paralelo) é mais barato que manter uma Yamaha/Suzuki (com parte das peças compradas originais). De fato é, mas é um erro comparar custos de manutenção dessa forma, quero ver bater preço de peça original de uma, com preço de peça original de outra.
Acho que aí que o meu colega se enganou, porque para a YBR ele comentou que comprou tudo original.

E cotar preços é muito bom, a gente tem uma idéia do que custa manter a moto, e isso pode pesar na hora de decidir entre um e outro modelo.

Abraço. Até.

carnachion
20-12-05, 15:27
Mas o problema é que não existe muitas peças paralelas para Yamaha/Suzuki enquanto pras motos pequenas da Honda tem tudo, então a pessoa acaba comprando as paralelas que são mais baratas e gasta menos, nas Yamaha/Suzuki não existe essa opção, e comprar tudo original é fogo.
A concessionária Honda aqui da minha cidade vende peças paralelas também, ou seja, não são tão ruins assim se até a concessionária vende :D

jecastro
20-12-05, 15:33
Piccoli, estes preços que você pegou das peças Honda estão muito altos, tem peças originais por bém menos, aqui sempre tem promoção nas concessionárias destas peças vitais, um kit relação na turbo moto esta custando 55,00.

Piccoli
20-12-05, 16:17
Então, Jecastro, foi na Turbo que verifiquei esses preços.
Deve ter preço menor nos kits HAMP, mas a moça que me atendeu disse que esses preços são das peças conforme os códigos do catálogo Honda.
A pouca oferta de peças paralelas é que tranca ainda a Yamaha, senão acho que teria bem mais YBR e XTZ rodando por aí.
Esse é o golaço da Honda, uma coisa puxa a outra, a Honda investiu mais na fábrica em Manaus quando as importações foram proibidas em 1976, e hoje colhe os frutos disso, são 600 concessionárias, quintilhões de lojas vendendo peças e acessórios, etc.
De qualquer forma, assim como existe diferença de preço para motos zero Km de uma loja para outra, as peças também tem que cotar, não existe mais tabela para nada, existe somente preço sugerido, o que é muito diferente de preço tabelado.
Basta ver que tem concessionária aqui no RS que dá um descontão na compra de uma zero para pagamento à vista, e leva de brinde o emplacamento e um capacete básico. Enquanto isso, existem outras revendas que se limitam a passar o preço sugerido, sem nenhum centavo a menos. Nem precisa dizer quem vende mais, e quem vende menos nessa parada.
Abraço. Até.