PDA

Ver Versão Completa : Quilometragem Troca de Óleo Bengalas



felipe250
08-08-11, 07:07
Bom dia pessoal, qual seria a quilometragem de troca do óleo da bengala de moto.
valeu..

LuyxTwister
08-08-11, 07:22
tai uma coisa que eu nunca troquei, boa pergunta.

mdorigon
08-08-11, 07:55
Tb nunca soube. Varia de moto pra moto pelo jeito. A minha yes chegou nos 50 mil km e nunca tinha trocado. Como eu tinha que parar ela pra trocar as peças que estragaram qdo derrubaram ela a dois meses atras ja aproveitei e mandei trocar o oleo e o retentor. Ficou outro coisa a frente da moto.

edumrq
08-08-11, 08:41
Troquei com 30 mil, mas acho que é antes disso, da uma olhada no manual

Richard
08-08-11, 08:46
Leia o manual da sua moto, nele você, milagosamente, encontrará resposta para 99,9% das suas dúvidas.

Isso varia de moto para moto, mas a média é em torno de 20mil e 40mil km.

guttobravin992
08-08-11, 10:11
a minha troquei recentemente por motivo de força maior neah.. uashasuhas :G

Rush
09-08-11, 15:38
No manual da Biz ta pra trocar a cada 9mkm... Engraçado é o oleo recomendado, ATF... Achei que óleo ATF era pra direção hidraulica...
Na WR troco todo ano, mas boto Motul/Repsol específicos pra suspa.

Alguem ja trocou em casa? É um trampo muito demorado?

blaugusto
09-08-11, 19:58
Depende da moto. A minha Web é 12mil, a da Yes é 18mil SNME. Tem moto que é 20, 30, 40...

Troca quando estiver dura demais.

VINICIUSMIRANDA.W
09-08-11, 20:26
Na minha Titan Mix no manual não diz nada HAHAHAHA, mas em media se recomenda de 10 a 20 mil km sendo que na concessionaria dizem que na revisão dos 12 mil km eles trocam (mentira, duvido que encostem na bengala), em uma oficina me disseram que só trocam a partir dos 25 mil km... Vou resumir, eu mesmo troco a cada 15 mil km, moro num lugar esburacado e faz muita diferença! ATENÇÃO, o óleo ATF que recomendam é o ATF sae 10W existem outros com sae 5W 15W 20W 25W onde 5W Deixara a suspensão muito mole e 15W gradativamente muito dura!

Quando troco o óleo da suspensão aproveito para limpar todos os componentes e trocar oque for necessário, por exemplo, com 40mil km troquei apenas o guarda pó direito, com 55 mil km talvez troque os retentores preventivamente.

Óleo ATF é barato e é uma manutenção simples que faz a diferença principalmente na segurança em freadas bruscas e em oscilações da pista em curvas ou trecho rudimentar por onde trafegue em velocidade elevada.

magrao tk
09-08-11, 21:36
Depende da moto. A minha Web é 12mil, a da Yes é 18mil SNME. Tem moto que é 20, 30, 40...

Troca quando estiver dura demais.


Na minha acontece o contrário, com o tempo ela vai ficando mais mole, daí troco o óleo e fica mais firme, mais durinha. Sempre esgoto o óleo todo e ponho o novo na mesma medida.

Richard
09-08-11, 22:14
Depende da moto. A minha Web é 12mil, a da Yes é 18mil SNME. Tem moto que é 20, 30, 40...

Troca quando estiver dura demais.


Tá loko Augusto???

:lol:

Paulinhoo
10-08-11, 01:30
Minha Moto está com 18mil Km Tive que trocar Já, Porque Motivo de Força maior, Estourou um dos Retentores, Dai Jah mandei trocar Tudo, das Duas Bengalas.. :k

Rush
18-08-11, 16:09
Pessoal, to querendo trocar o oleo da suspensão da Biz... 10 anos sem trocar hehehe
O trampo é muito chato? Olhei no manual de serviço da biz os procedimentos (tenho uma boa noção de mecânica), mas não custa perguntar... Alguem já fez em casa? Gasta umas 4 horas pra fazer as duas bengalas?

EDIT: Olhando o manual aqui, é só tirar o parafuso superior, punhetar o amortecedor até sair todo o oleo, colocar 60ml em cada bengala e pronto? Deus do ceu, acho que a na fabrica da Honda trabalham babuínos treinados, porque a Biz é simples demais pra montar! só isso ai e boa pra trocar o oleo? Não preciso nem tirar a roda então!

fabiogarros
18-08-11, 16:26
Mandei trocar da minha Biz 125 com +/- 25.000Km 2,5 anos de uso! E ainda dava para andar normal mas vc sentia que ela ja estava mais lenta e mais baixa que quando original.

Não fui na onda da tia Honda de colocar fluido hidráulico. Coloquei o Motul Factory Line. E não troquei mais nada tudo estava bom ainda, retentores etc. Pra biz acho que o W10 é a melhor opção! É o que deixa mais parecido quando original. Maior que isso vai ficar dura que nem um coco! Se for a biz de alguem leve 70 65Kg ou menos talvez seja uma boa os 7,5W e 5W da motul ela vai tremer menos!

Falow

Machadosky
18-08-11, 19:20
Pessoal, to querendo trocar o oleo da suspensão da Biz... 10 anos sem trocar hehehe
O trampo é muito chato? Olhei no manual de serviço da biz os procedimentos (tenho uma boa noção de mecânica), mas não custa perguntar... Alguem já fez em casa? Gasta umas 4 horas pra fazer as duas bengalas?

EDIT: Olhando o manual aqui, é só tirar o parafuso superior, punhetar o amortecedor até sair todo o oleo, colocar 60ml em cada bengala e pronto? Deus do ceu, acho que a na fabrica da Honda trabalham babuínos treinados, porque a Biz é simples demais pra montar! só isso ai e boa pra trocar o oleo? Não preciso nem tirar a roda então!

Ri dos babuínos treinados, cara se você tiver as ferramentas necessárias, mete a cara e vê o que dá.

Ptr
18-08-11, 19:24
troco uma vez por ano!

FRANGOPUNK
18-08-11, 20:06
pra titan eu não lembro os km's mais se vc anda pouco é a cada 10 meses que vc deve trocar o oleo da bengala e tb os retentores.

Leao
21-07-15, 20:24
Fala ae galera, no manual q tenho aqui especifica 142cm3 pra titan 150.

Agora quem já trocou essa bagaça em casa colocou quanto ??? kkkk

Vlw

chiccoli
21-07-15, 23:16
se não me engano é todo ano. tem que ver no manual, mas o povo só troca quando estoura o retentor.

22-07-15, 06:15
Leao, são 140 ml em cada cilindro(bengala)!!

2weels
22-07-15, 06:59
Isso ai nao depende do uso nao?

Tipo amortecedor de carro: usado em cidade ( principalmente se for rua de pedra ), mal dura 30 mil. Usado so em estrada chega a 150mil ainda em bom estado, pois ele nao trabalha.

Na minhas moto so mexi nisso na Strada, que tava vazando a bengala, a Biz, a Fazer 250 e Fazer 150 nunca olhei para as bengalas.

betocampana
22-07-15, 08:20
tai uma coisa que eu nunca troquei, boa pergunta.
Mesma coisa aqui HAHAH
Eu troco quando vejo que começou a vazar nos retentores, ou seja, nunca hahah nunca me atentei a isso.

Vulcan
22-07-15, 09:27
quando revisei a suspa da minha biz descobri que tava cheio de água, não tinha anél de apoio conforme o manual (nem encontrei pra comprar), o paralama original joga sujeira pras bengalas e a mola original é um lixo. :(

fechei tudo e vou abrir denovo em breve para novos ajustes (refazer toda a suspa) e efeito de comparação, pouca KM a mais do que o manual indica verificar funcionamento (8k).

uma coisa curiosa é que o manual não fala sobre a altura inicial da suspa, nem que a bengala da biz literalmente soca no fim de curso quando se usa o freio ou alguem pesado anda na moto.

Ctrl-Alt-Del
15-04-18, 04:01
Este post discorre sobre óleos para garfos telescópicos, mais conhecidos como bengalas da suspensão.


http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t38-oleos-para-garfos-bengalas-de-suspensao-de-motocicletas

O artigo é sobre motocicletas Yamaha. Contudo os princípios são os mesmos. Bem como a especificação do óleo para garfos para a imensa maioria das motocicletas que não sejam de competição. No artigo relaciono óleos 10W tão bons quanto os Motul Factory Line e Expert para não dizer até melhores e que custam a metade do preço.