PDA

Ver Versão Completa : Motonauta: O mundo das cinquentinhas importadas estaria ilegal?



luissucupira
09-08-11, 17:26
"Análise de conformidade em cinquentinhas encontra ciclomotores com cilindrada original acima da permitida pelo DENATRAN. Uma análise inicial da Abraciclo mostra ciclomotores com cilindrada original acima da informada pelo importador e chegando a velocidades próximas a 90 km/h."

"A Abraciclo escolheu modelos de diferentes marcas para análise de “Cilindrada real do motor, Emissões de Poluentes e Velocidade Máxima”, também foram checados itens regulamentados pelo Contran 14/98. A legislação Brasileira define Ciclomotor como qualquer veículo de 2 rodas com motor a combustão cuja cilindrada seja menor ou igual à 50 cm3 e cuja ‘Velocidade Máxima’ não ultrapasse os 50Km/h."

Link: http://www.motonauta.com.br/?p=30020

O que vcs acham ?

Honda Motors
09-08-11, 17:37
A febre das 50tinhas de 4 marchas principalmente da região NE é notória. As mortes e as mutilações de condutores desabilitados e terceiros é impressionante.

Os Detrans estaduais precisam tomar medidas urgentes.

brunocfreitas
09-08-11, 18:16
é o que o nosso amigo Honda Motors falou, eu aqui em recife já fui quase pego por uma, o cara não respeitou o farol vermelho cruzando a faixa em alta velocidade.
e tem pior tem daqueles que andam na contra mão, por cima de calçadas, e por ai vai varias bizarrices.
segunda mesmo eu peguei a avenida Caxangá aqui no recife, assim que eu entrei na via vinha um cara numa mobilete a milhão na contra mão, sinceramente deu vontade de por a BROS por cima dele pra fazer susto e ve se o cara toma vergonha e não faz mais uma coisa dessas, mais acabei deixando pra la a vida que tava em risco era a dele mesmo.


quanto as moto de 50cc, também não sou nenhum santo ja tive uma mobilete e duas cinquentinhas, uma shineray xy50q ( cambio manual e 4 marchas, alcançava fácil 70km/h, so que com poucos meses mesmo tendo todos os cuidados parecia ter anos de uso, cromados enferrujados e peças soltas ) e uma jonny Hype 50cc ( essa é semi automática so com as marchas, péssima pra alcançar a velocidade final mais também chegava a uns 70 km/h, so que com 3 meses de uso vendi pela quantidades de problemas elétricos principalmente do alarme vagabundo que vinha nela da marca THOR e problemas com partida mesmo quente, e o pessoal da concessionaria ainda me roubou - tenho que usar esse termo mesmo - a bateria dela que estava nova, fazendo eu desembolsar quase R$ 100 por uma nova ), mais mesmo não tendo emplacamento sempre fiz questão de cumprir as regras de transito menos o uso do CAPA mais por motivos que eu achava banais, que hj eu to vendo o risco que é andar sem, ate apareceu no jornal local a noticia que ontem um rapaz em cima de uma dessas morreu ao atingir um carro parado apos ser trancado pro outro veiculo, e a repórter fez o favor de deixar bem claro que a moto era de 50cc e que o mesmo não estava com o capacete, se ele estivesse com a capa poderia ate ter sobrevivido.


e sem falar também da onda agora de adaptar pelas da POP 100 nessas 50cc pra elas andarem mais, que é uma coisa difícil de um guarda identificar.

Stone
09-08-11, 18:39
Na minha opinião, se é motorizado tem que exigir CNH, nem que for especial, uma categoria própria, e emplacamento. Senão daqui a pouco isso vai virar uma bagunça tremenda...

brunocfreitas
09-08-11, 19:01
Na minha opinião, se é motorizado tem que exigir CNH, nem que for especial, uma categoria própria, e emplacamento. Senão daqui a pouco isso vai virar uma bagunça tremenda...


existi a habilitação especial pra ciclomotores mais como processo é idêntico ao da categoria A, e mesmo so com a "A" a pessoa tem o direito de tambem conduzir esse tipo de veiculo.
mais nenhum guarda de transito exigi, pq a maioria das pessoas quem andam nessa moto nunca viram uma autoescola ou se quer tem idade para obter a habilitação.
o emplacamento ia acontecer mais depois de uma bagunça o detran desistiu.

bagunça ja existi, o que ira acontecer é um caos agora.

Stone
09-08-11, 19:04
Sem falar na barulheira, esses dias aqui no trampo pensei que estava vindo uma RD com Gemoto, fui ver e era uma bicicleta motorizada, slá que %#%$#%$#$ que o cara fez nema....

rafael_almeida_
09-08-11, 21:44
Eai ? Eu tenho 16 pra 17 vou ser obrigado usar uma moto para trabalhar, meu pai já me ensinou a pilotar certinho e me deu até uma apostila de tirar a CNH, eu li tudo (2 vezes), e vou tirar uma moto da CC daqui um tempo, mas vou andar com capacete, jaqueta, segunda pele, e com documento tudo certo, só não vou ter a CNH.

Eu andei conversando com uns caras aqui, e tinha 12 homens, 9 deles andavam de moto sem CNH :o

iagosoares
10-08-11, 11:04
Meu pai tem 40, é mecânico, mexe com moto a mais de 20 anos, tem uma Twister e não é habilitado.
Eu tenho 19 e sou habilitado hauehueahua

DOUGLAS 00
10-08-11, 11:20
O problema é o seguinte:

Esse tipo de veículo deveria ser liberado até para menores de idade e deveria haver desconto nas taxas e nas horas de habilitação, bem como nos impostos cobrados.

Utupia!

Carleetos
10-08-11, 11:35
Devia haver fiscalização quanto ao emplacamento dessas motos, sendo assim iam levar tanta multa que ia ficar inviável emplacar de novo.

Aí sim ia ter trabalho pra os batalhões de trânsito e guardas municipais (aqui é a SMTT), iam trabalhar muito! :lol:

mdorigon
10-08-11, 14:00
Pra mim deveria exigir tudo que se exige das 100cc/125cc/150cc sem dó. Isso ai da pra matar uma pessoa que nem qq outra moto maior. Então, me desculpem os menores de idade e os sem habilitação, mas tem que ter maioridade penal e autorização pra conduzir esses trens. Não é pq tem um monte de gente que anda sem estar habilitada e com a moto sem documento que eles estão certos. Voce pode até dirigir melhor do que um motorista habilitado...mas e ai se matar uma pessoa numa fatalidade ? Ou se morrer numa fatalidade ? Não era para um menor ou uma pessoa sem habilitação morrer ou matar numa situação dessa pq não era para estarem fazendo tais atos. E antes que falem que as leis de transito são falhas e tirar carteira é facil...concordo...pra mim habilitação tinha que ser 5 vezes mais caras e 10 vezes mais dificil de ter pra não se ver os absurdos que temos na rua. Se for assim, não quer respeitar as leis de transito, não venham exigir que se cumpram outras leis em seu favor se um maluco bebado com um caminhão te atropelar e te deixar paralitico.

rafael_almeida_
10-08-11, 20:53
Também não é assim, tem pessoas que compram a CNH.

Para tirar a CNH também digo, parece que é fácil, porque eu vejo umas pessoas que fazem cada besteira no trânsito que até eu fico bobo :-/

mdorigon
10-08-11, 22:08
Também não é assim, tem pessoas que compram a CNH.

Para tirar a CNH também digo, parece que é fácil, porque eu vejo umas pessoas que fazem cada besteira no trânsito que até eu fico bobo :-/


Sim...tem quem compre e arrisca a vida das pessoas...continua errado. Qdo digo que tem que ser mais dificil pode incluir ai um sistema de habilitação com uma fiscalização do começo ao fim bem mais rigoroso...e na rua o trabalho de fiscalização maior. Eu tiraria da pm esse trabalho e passaria para somente para os agentes de transito e guardas municipais fazerem isso. Deixa pm pegar bandido... e equipa os cara certos pra fazerem o serviço deles. Um veiculo é tão letal como um revolver...pq as coisas tem que ser facil pro cara ter uma habilitação ? Gente, tem garotada que tira habilitação e no outro dia ta fazendo barbaridade na rua...fora os mais velhos de carta. Virou banalidade.

jOSÉ
11-08-11, 00:10
Esses ciclomotores entraram no mercado para contemplar uma parcela do povão que compreende analfabetos, menores de idade entre 15 e 17 anos, os inaptos para dirigirem ou conduzir uma motocicleta. Só que os meio neurônio querem ser respeitados no trânsito como motos e quando convém querem ter os privilégios de bicicleta.....................................

Tu tem que parar nas esquinas para eles, mas no farol eles não para para ninguém, mudam de mão de direção sem dar sinal............

Sem falar nos encachaçados pilotando.

Kubas
11-08-11, 10:06
Deixa o povo andar de cinquentinha. Eu sempre quis ter uma quando era adolescente mas na época não tinha condição.
Hoje está bem mais em conta.

Já vi várias pessoas se mutilarem e até morrem em colisões de bicicleta. Bom é melhor ficar quieto pois daqui a pouco vão por idade mínima pra bicicleta também. :-/

DOUGLAS 00
11-08-11, 10:34
O ideal que essas 50cc fossem a porta de entrada para o mundo motorizado (com uma habilitação simplificada para essa categoria), sendo opção mais em conta para o deslocamento urbano.

VINICIUSMIRANDA.W
11-08-11, 14:58
Acho que não deveria ser cobrado pela CNH, mas deveria ser item obrigatório para qualquer pessoa que use um meio de transporte que possa chegar a mais de 20km e trafegue em vias urbanas, digo isso pois já vi skates e bicicletas andando a cerca de 40km ou mais em vias publicas passando pelos carros.

O problema nunca foi o meio usado para o transporte e sim o CONHECIMENTO da pessoa que o usa.

chiccoli
11-08-11, 16:13
motos de 50 e 100cc é o msm preço, num muda nada,
então isso é uma escapatória pra quem não quer ter q pagar cnh, docs e tudo mais..

não precisa de capacete, não tem placa, 50cc 2t tbm entra nessa ?

aki tem umas bicicleta motorizada, 25 e 50cc 2t, mas tem q usar capacete, nunca vi uma placa pra levar multa, deve levar malema um cola da policia

mas se esses treco num vivesse dando oficina eu comprava 1..
pneu de bicicleta, deve ser economico.. freio mete um a disco q resorve o probrema..

leozin
11-08-11, 16:31
Na minha opinião, se é motorizado tem que exigir CNH, nem que for especial, uma categoria própria, e emplacamento. Senão daqui a pouco isso vai virar uma bagunça tremenda...

mas existe uma categoria propria pra esses ciclomnotores , é a "ACC" ou tb "AUTORIZAÇÃO PARA CONDUZIR CICLOMOTORES" na auto escola eles ensinam tudo isso.

DOUGLAS 00
11-08-11, 17:02
mas existe uma categoria propria pra esses ciclomnotores , é a "ACC" ou tb "AUTORIZAÇÃO PARA CONDUZIR CICLOMOTORES" na auto escola eles ensinam tudo isso.


Existe sim... mas o custo e o tempo gasto é o mesmo para tirar uma carteira A.

stcowboy
11-08-11, 19:04
Podia existir uma categoria de habilitação própria para ciclomotores (fiscalizada decentemente), que pudesse ser tirada com 16 anos. Quem andasse direitinho, aos 18 poderia subir de categoria (até 250cc talvez?), já quem cometesse alguma infração, teria a habilitação cassada, a bicicleta motorizada apreendida e poderia tirar carta novamente só aos 21 anos.

Ou as vendas cairiam muito ou o trânsito ficaria mais seguro porque os moleques rodariam mais preocupados em não desobedecer a lei.

Diego.fcs
12-08-11, 12:27
Eu acho que se for um veículo que vai transitar nas vias e ruas, tem que ser habilitado e tem que entrar nas leis de trânsito como todos os outros.

Inclusive tem que ser feito algo em relação a bicicletas, porque num aguento mais ter que me arriscar para desviar de bicicleta na contramão, furando sinal, andando em calçada e tudo mais, deve ter um jeito de advertir e multar esses caras.