PDA

Ver Versão Completa : Expressão "Fundiu o Motor"



felipe250
11-08-11, 20:45
BOm pessoal essa é minha dúvida,
nunca entendi na verdade o que em termos técnicos significa isso.
eu entendo que deu problema no motor e travou e nao anda mais.
agora vamos dizer, vi um vídeo na net de uma moto grande e o motor fundiu, mas a moto ligava normal.
para vocês o que significa.

rafael_almeida_
11-08-11, 21:13
Eu acho que o motor continua funcionando em alguns casos, mas não passa de 20 km/h acelerando e fica um barulho do motor horrivel.
Tem casos que sai fumaça do motor e não liga mais, só se mandar fazer o motor.

Eu acho que é assim. ;)

TskPG
11-08-11, 21:17
eu acho que é , tipo FUNDIR o motor é quando vc derrete os pistões e ele fundi com o motor

Caique
11-08-11, 21:21
é qd a caloria é tanta q as peças se soldam,
ex,pistão e camisa..

Furious VIPER
11-08-11, 21:38
O significado literal de fundir seria algo como juntar, unir, tranformar 2 ou mais materiais em um apenas.
Agora fundir motor... nunca vi. Já li relatos de problemas graves em númeras partes, mas nada q realmente fundisse/fundice! hehehe

Well_99
11-08-11, 21:51
e quando fundi o motor, acaba com o motor inteiro ou so algumas peças?

magrao tk
11-08-11, 22:17
Tambem nunca conheci um motor que fundiu. Fundir seria derreter tudo e virar uma coisa só os metais de pistão, anéis e camisa.
Acho que o certo para o que acontece normalmente seria quebrou o motor ou folgou o motor.

jott257
11-08-11, 22:21
cara quando funde o motor geralmente e por causa que rodo sem oleo ou em motos grandes o arrefecimento tava kebrado

o moto esquenta tanto q derrete e se funde com as otras peças e fica travado nao liga mais....
agora so ajeita depende da situaçao cada caso e um caso...

Irmão
11-08-11, 22:25
É isso mesmo, Fundir é ,quando por falta de lubrificação, as peças
esquentam a ponto de derreter e unir-se uma a outra, nem sempre
o motor trava. Geralmente quando fundi tem que trocar pistão e aneis
biela, rolamentos do virabrequim, válvulas, comando (nem sempre)
e retificar o cilindro. Dependendo da falta de oleo até o cambio vai pro
beleleu.

roizpsytrance
11-08-11, 22:29
É isso mesmo, Fundir é ,quando por falta de lubrificação, as peças
esquentam a ponto de derreter e unir-se uma a outra, nem sempre
o motor trava. Geralmente quando fundi tem que trocar pistão e aneis
biela, rolamentos do virabrequim, válvulas, comando (nem sempre)
e retificar o cilindro. Dependendo da falta de oleo até o cambio vai pro
beleleu.


isso msm o motor geralmente funde por falta de lubrificaçao e com isso altas temperaturas

Faet
11-08-11, 22:36
O cara do mercado do meu bairro andou com carro com a luz da bomba de óleo acesa na estrada por uns 15 minutos, um barulho dos infernos, o comando derreteu e se FUNDIU ao cabeçote.

Hoje em dia com a tecnologia das ligas de metais e de arrefecimetno faz com que os veículos parem em uma temperatura em que não se chegue a tanto.

Mais em mil novecentos e minha vó era virgem os veículos andavam tanto no peito e na raça, que quando qualquer coisa dava errado os metais não resistiam muito e se FUNDIAM, daí saiu a expressão se-FUnDIU o motor. Ou F-udeu o motor.

felipe250
11-08-11, 22:38
no caso das motos que não possuem avisos no painel de que se está muito quente o motor? quando está quase fundindo o motor nota-se algo né? tipo perda de performance?
no caso da twister, cg, motos pequenas, qual a temperatura em que o motor se encontra?

Faet
11-08-11, 22:42
no caso das motos que não possuem avisos no painel de que se está muito quente o motor? quando está quase fundindo o motor nota-se algo né? tipo perda de performance?
no caso da twister, cg, motos pequenas, qual a temperatura em que o motor se encontra?


Eu perguntei pro meu mecanico como saber se está lubrificando a Twtw, sabe o caninho que sobe pro radiador de óleo, pega-se uma chave de boca com a moto ligada e vai soltando aos pouquinhos o parafuso, se estiver lubrificando vai sair óleo por ali, se não sair desliga e empura a moto até o mecânico. Na twtw é assim, nas outras acho que é pelo barulho e falta de potência.

@teago
11-08-11, 22:55
cara, como todos acima disseram, fundi o motor e... as peças se derreterem pela alta temperatura e ir tudo pro beleleu rs...
apenas troque o oleo direitinho que não trava...

Paulinhoo
11-08-11, 23:08
O significado literal de fundir seria algo como juntar, unir, tranformar 2 ou mais materiais em um apenas.
Agora fundir motor... nunca vi. Já li relatos de problemas graves em númeras partes, mas nada q realmente fundisse/fundice! hehehe


Bem por Ai Mesmo!

chiccoli
12-08-11, 01:57
a unica vez q eu vi um motor "fundido", deu pra tirar o pistão com uma marreta e um pino. ^^

mas travar a ponto de ter q tirar o pistão no torno ñ tive a oportunidade

leozin
12-08-11, 10:05
"fundiu o motor" eu acho que tem varios significados
por exemplo uns falam "fundir" outros falam "bateu o motor" , "trancou o motor" , "travou o motor" etc....
e por ai vai , dá tudo na mesma...

@teago
12-08-11, 12:37
exato Leo, o preju no bolso sera basicamente o mesmo :G

hondaéhonda
12-08-11, 12:56
Um amigo meu esqueceu uma 1519 ligada na frente de uma casa noturna de má fama no Recife em mil novecentos e guaraná com tampa de rolha, ficou ligada na lenta e fundiu, para tirar o virabrequim tiveram que cortar as bielas ]:)

Stone
12-08-11, 14:13
Você já deve ter ouvido falar na Festa do Búfalo que tinha há alguns anos atrás...
Um conhecido meu prendeu o acelerador no fundo da moto dele, era uma CG zerada na época, e deixou ela ligada cortando giro até fundir, não me lembro direito quanto tempo ficou, mas foi coisa de meia hora

amiltonscjunior
12-08-11, 14:57
Você já deve ter ouvido falar na Festa do Búfalo que tinha há alguns anos atrás...
Um conhecido meu prendeu o acelerador no fundo da moto dele, era uma CG zerada na época, e deixou ela ligada cortando giro até fundir, não me lembro direito quanto tempo ficou, mas foi coisa de meia hora


Pra que? :0_0: :o :d