PDA

Ver Versão Completa : Manometro Pressão de Oleo.



edisartorio
12-08-11, 11:46
Bom dia.

Aos amigos, uma duvida.
Seria possivel a instalação de um manometro de pressão de oleo em motos de baixa cilindrada? :0_0:

romario_xtz
12-08-11, 11:52
Qual o objetivo de instalar numa moto pequena?

edisartorio
12-08-11, 11:56
Qual o objetivo de instalar numa moto pequena?

Boa.
Na verdade, não importando a cilindrada. Acho que se trata de um medidor importante e que todas as motos deveriam ter, assim como um Voltimetro.
Sem contar que os paineis possivelmente ficariam mais bonitos "minha opinião"

Abraços

chiccoli
12-08-11, 11:59
motor tem um suspiro maior do q o duto de oleo.., pra q isso ?
voltimetro eu até entendo.., mas pressão de oleo ? num é carro de competição com suspiro fexado..

edisartorio
12-08-11, 12:03
motor tem um suspiro maior do q o duto de oleo.., pra q isso ?
voltimetro eu até entendo.., mas pressão de oleo ? num é carro de competição com suspito fexado..

Boa.
Pensei nesta possibilidade, lendo relatos de motos que por N motivos tiveram vazamentos de oleo ou oleo nenhum no motor.
Não justificaria para estes casos? :0_0:

Faet
12-08-11, 12:08
motor tem um suspiro maior do q o duto de oleo.., pra q isso ?
voltimetro eu até entendo.., mas pressão de oleo ? num é carro de competição com suspiro fexado..


Cara a perunta é pertinente sim.

Se tu está na estrada e tua lambreta simplesmente para de lubrificar, com o barulho do vento tu não ouviria o motor mudar o barulho, andaria até ela começar a perder força, mais aí teu motor foi pro beleléu.

Acho válida a questão e digo mais se rolar coloca na minha, acho que uma luz no painel certo que dá pra por, mais um medidor de pressão acho que não rola.

Vamos esperar os mais experientes em mecânica de motos para nos tirar está dúvida.

chiccoli
12-08-11, 12:09
motor de moto da vazamento por causa da alta vibração, motorzim girando a 9.000 rpm num é mole ñ..

mas se eu tivesse uma carenada eu colocava uns par de relóginho aki.. kkk
eu gosto de ter todas as leituras dos sensores do motor na mão..
esses dias euviajei uns 100 km +/-, só curva.. o motor do carro o tempo inteiro a 130º, de vez enquando manerava pra abaixar pra 120º..
quase no vermelho, o certo era 90º

e se eu num tenho controle ?, ai fundir o motor e eu nem imaginaria pq..

edisartorio
12-08-11, 12:14
Cara a perunta é pertinente sim.

Se tu está na estrada e tua lambreta simplesmente para de lubrificar, com o barulho do vento tu não ouviria o motor mudar o barulho, andaria até ela começar a perder força, mais aí teu motor foi pro beleléu.

Acho válida a questão e digo mais se rolar coloca na minha, acho que uma luz no painel certo que dá pra por, mais um medidor de pressão acho que não rola.

Vamos esperar os mais experientes em mecânica de motos para nos tirar está dúvida.

Boa

Penso da mesma forma, imagine a situação... capacete, vento etc.
Eu tenho Amperimetro, voltimetro, oleo no meu carro. Na minha opinião, informação nunca e de mais.

Abraços

Faet
12-08-11, 12:17
Boa

Penso da mesma forma, imagine a situação... capacete, vento etc.
Eu tenho Amperimetro, voltimetro, oleo no meu carro. Na minha opinião, informação nunca e de mais.

Abraços


Eu queria só uma lampada que ascende-se quando a pressão baixa-se, ja salvaria minha vida.

Stone
12-08-11, 12:28
É interessante, pressão do óleo baixa afeta a lubrificação do comando e da biela, e até seria possível instalar na tampa lateral direita do motor, nada que umas gambis bem feitas não resolvam hehehe

Diego.fcs
12-08-11, 12:32
Algumas motos possuem essa lâmpada, a CB400 tem. Hoje em dia é complicado, nem colocam conta-giros mais nas motos, acho que pelo menos uma luz do óleo deveria ter, e alguma luz de reserva e acabar com esse negócio de torneirinha.

VINICIUSMIRANDA.W
12-08-11, 12:41
A dona Honda já acabou com esse negocio de torneirinha, minha moderna CG 150 MIX não tem torneirinha, nem luz do óleo, nem conta-giro, nem odômetro parcial, nem freio a disco, nem partida elétrica, nem roda de liga, nem apoio do garupa no quadro, nem luz de reserva, nem lampejador, nem indicador de marcha, nem sensor do pesinho, nem isso ou aquilo. Tenho lampadas que queimam cabos que arrebentam cromados que enferrujam, e tudo que uma moto de verdade tem.

Tem gente que fala de fan pé de boi, eu tenho uma Titan pata de vaca kkkkk

edisartorio
12-08-11, 12:57
Noto que o assunto é de interese de muitos, não tenho conhecimeto de mecanica a ponto de argumentar, mas, para aqueles que possuem, vamos juntos bolar uma forma de adptarmos tal recurso...

No aguardo... :clap:

edisartorio
12-08-11, 13:03
Pessoal.

Pensando aqui fora da caixa :G, na condição de leigo em mecanica, seria absurdo pensar em um sistema que venha do bujão do oleo? :0_0:
Sera que a gravidade ira irteferir?
Há pressão suficiente para operar o manometro?

Alguem entendido em mecanica ae para ajudar!!!!

Nos carros são instalados junto a censor de oleo!!!

Abraços

Faet
12-08-11, 13:05
Pessoal.

Pensando aqui fora da caixa :G, na condição de leigo em mecanica, seria absurdo pensar em um sistema que venha do bujão do oleo? :0_0:
Nos carros são instalados junto a censor de oleo!!!

Abraços


No bujão só mediria se tem ou não óleo, o interessante seria mediar a pressão, pois se tem pressão tem óleo, e se não tem pressão pode ser falta de óleo e quebra da bomba.

mdorigon
12-08-11, 13:30
Manometro acho meio dificil...no motor da yes e da intruder, perto do filtro de oleo, tem um parafuso da mesma medida do bujão do carter, toda vez que eu troco oleo, tiro ele e sai mais um bom tanto de oleo dali, creio que os dutos de oleo passem por ali pra subir pro motor, e a suzuki deve ter deixado aquilo ali pra plugar um manometro pra ser usado na hora de manutenção ou algo assim.
No caso das suzukis estaria mais facil então...mas sei la, eu pensei um tempo atras em um medido de temperatura do oleo em vez do manometro de pressão. Boa sorte ai com a idéia.

edisartorio
12-08-11, 13:40
Manometro acho meio dificil...no motor da yes e da intruder, perto do filtro de oleo, tem um parafuso da mesma medida do bujão do carter, toda vez que eu troco oleo, tiro ele e sai mais um bom tanto de oleo dali, creio que os dutos de oleo passem por ali pra subir pro motor, e a suzuki deve ter deixado aquilo ali pra plugar um manometro pra ser usado na hora de manutenção ou algo assim.
No caso das suzukis estaria mais facil então...mas sei la, eu pensei um tempo atras em um medido de temperatura do oleo em vez do manometro de pressão. Boa sorte ai com a idéia.

Verdade, de fato há um parafuso "allen" ao lado do conjunto do carter, seria um possivel !?!?! :o

Faet
12-08-11, 13:42
Cata uma foto na internet deste parafuso, que aí a gente troca uma idía.

Stone
12-08-11, 13:43
Eu acho que o lugar ideal seria na tampa lateral direita, pois todo o óleo que sai da bomba e seria fácil adaptar.
O sensor é tipo esse

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRLL6OzSRqsvK-ZjA1qUpOxqa1AOybQ9CDbi6ylawkz6Z9yzc61Q

Na tampa lateral era só fazer um furo, fazer rosca e colocar o sensor, só teria que ficar ligado para não obstruir a passagem do óleo, talvez teria que soldar uma porca na tampa para que o sensor não chegue a entrar no canal do óleo

No cárter não daria pois nenhum duto de óleo passa por ali, ao menos não nos motores que eu conheço.

Se for uma CG, lá na tampa de válvulas ela tem um parafuso que serve para ser tirado e conferir se está subindo óleo, ali também daria de instalar o sensor

mdorigon
12-08-11, 13:50
Verdade, de fato há um parafuso "allen" ao lado do conjunto do carter, seria um possivel !?!?! :o


Não...falei na lateral do motor perto da tampa do filtro de oleo. Esse ai que vc falou é outro.

Eu acho que o lugar ideal seria na tampa lateral direita, pois todo o óleo que sai da bomba e seria fácil adaptar.
O sensor é tipo esse

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRLL6OzSRqsvK-ZjA1qUpOxqa1AOybQ9CDbi6ylawkz6Z9yzc61Q

Na tampa lateral era só fazer um furo, fazer rosca e colocar o sensor, só teria que ficar ligado para não obstruir a passagem do óleo, talvez teria que soldar uma porca na tampa para que o sensor não chegue a entrar no canal do óleo

No cárter não daria pois nenhum duto de óleo passa por ali, ao menos não nos motores que eu conheço.

Se for uma CG, lá na tampa de válvulas ela tem um parafuso que serve para ser tirado e conferir se está subindo óleo, ali também daria de instalar o sensor


Na yes acho que seria só colocar um desse que vc passou Stone.

edisartorio
12-08-11, 14:00
Não...falei na lateral do motor perto da tampa do filtro de oleo. Esse ai que vc falou é outro.
Na yes acho que seria só colocar um desse que vc passou Stone.

Seria legal uma foto do local possivel para adptação.

Abraços

Stone
12-08-11, 14:01
AH, aí sim

Deveria existir tipo um painelzinho digital, bem pequeno, que viesse com sonda lambda, sensor de temperatura e de pressão de óleo e talvez até de nível do óleo e que acusasse se houvesse alguma anormalidade, seria uma mão na roda para quem é zeloso pela motoca

Faet
12-08-11, 14:02
Na Twtw adaptaria um alongador em um destes dustos cromados.


http://images.quebarato.com.br/T440x/motor+twister+sao+paulo+sp+brasil__35F03F_1.jpg

edisartorio
12-08-11, 14:05
Na Twtw adaptaria com um alongador sei lá nestes dutos aí.


http://images.quebarato.com.br/T440x/motor+twister+sao+paulo+sp+brasil__35F03F_1.jpg

Nos dutos como estes, externos, parece bem mais facil.

mdorigon
12-08-11, 14:34
Seria legal uma foto do local possivel para adptação.

Abraços


http://www.suzukimotos.com.br/wallpaper/yes125-11/C%20YES%20azul%201024x768.jpg

Edisartorio, olha no motor, o filtro de oleo, segue um pouco pra baixo e vc vera um parafuso, estrela, do mesmo tamanho do parafuso que vai no bujão. Ali passa oleo, creio que seja aquilo que disse. Mas precisamos de um mec com experiencia em suzukis 125cc pra nos dizer se realmente daria certo.

edisartorio
12-08-11, 15:05
http://www.suzukimotos.com.br/wallpaper/yes125-11/C%20YES%20azul%201024x768.jpg

Edisartorio, olha no motor, o filtro de oleo, segue um pouco pra baixo e vc vera um parafuso, estrela, do mesmo tamanho do parafuso que vai no bujão. Ali passa oleo, creio que seja aquilo que disse. Mas precisamos de um mec com experiencia em suzukis 125cc pra nos dizer se realmente daria certo.

Grato Marcio, agora ficou claro, tomara que alguem entendido possa aprimorar o assunto.

Abraços

bravo18br
12-08-11, 15:55
Senhores, nem li todo o tópico, só vou colocar um detalhe.
Rolou uma discussão assim noutro fórum esses dias, e o pessoal que fez não gostou do resultado.
Primeiro porque a tomada de pressão para o manômetro tem que ser em algum duto logo após a bomba, pois naquelas tubulações externas o óleo passa quase sem pressão pois vai para o radiador.
Outro problema detectado foi que a pressão do óleo não é um bom parâmetro para saber se o motor está lubrificando corretamente. Por exemplo, se algum duto estiver entupido, alguma parte do motor não estará sendo lubrificado corretamente e mesmo assim o manômetro de pressão vai continuar marcando uma pressão "boa".
Segundo as discussões, o ideal seria um fluxômetro de óleo, em que nesse caso acusaria um fluxo menor de fluído, mesmo que a pressão continuasse a mesma.

Eu tenho um manômetro de óleo sobrando, mas desencanei de instalar na XT....

Esquadrão Marte
12-08-11, 18:59
AS Rds da Yamaha tem ou Não tem esse esquema...

chiccoli
12-08-11, 19:10
como falei.., não é um sensor necessário, um de nivel do oleo eu até acho legal..

mdorigon
12-08-11, 19:13
Tb acho melhor um medidor de temperatura do oleo...

chiccoli
12-08-11, 19:15
as injetada tem, é só adaptar no sensor ^^

NiveaC
12-08-11, 19:34
não vejo necessidade, além do colega já explicar que não seria o ideal como alguém não perceberia um vazamento grande o suficiente pra esvaziar um motor durante uma viagem? Dificilmente não seria notável um vazamento de grande proporção, o visor tem em todo motor, é só ter boa vontade de baixar e olhar, já o fluxômetro daí sim seria interessante pois não enxergamos dentro do motor

fabiogarros
12-08-11, 19:36
A servitec aqui de Caxias - RS tem um tal de Fuel COntroler que é bem legal com bastante informação mas infelizmente só para algumas motos com IE!

Eu sempre sonhei em ter um painel super completo, mas encontrar algo para adaptar que fique bom e que não seja caro demais é complicado!

chiccoli
12-08-11, 19:38
assim q eu comprar a minha ninjinha, q tem carenagem e da pra esconder os relógios eu coloco até o sensor de pressão do turbo ^^

Eloy
15-08-11, 08:52
bom dia galerinha do mal ...kkkkkkk zuerakkkkk. bom ja tive relogio de pressoa de oleo na minha yes, e antes dele tinha o sensor de pressao eletrico q acendia 1 led no painel, igual ao q o stone postou.... mas, entretudo, no entanto, os dois eram de carro e todavia tinha 1 problema!!!!!!!!!
em motos , nao sei nas demais , mas na minha a pressao é pequena para acionar os dois pois tem regulagem de pressao inicial final diferente, tanto é q o led no painel so apagava com 1 certo giro e o relogio tbm so marcava com ela acelerada ( acima da marcha lenta tipo 2k rpm pra cima) so q por onde passava chamava a atençao de todos aquele relogio do lado do painel!!! e realmente aquele parafuso na lateral do motor da yes é pra por relogio de pressao e na falta dele so se tira o paraf. e ve se ta saindo oleo pois ali passa o duto q vai pro cabeçote na yamaha fazer tbm tem esse paraf. nas lateral do motor mas nao da pra por ali pq é pra outra funçao!!!! é pra toda x q trocar o filtro de oleo vc abre ali e enche o compartimento do filtro de oleo, tipo pra tirar o ar do sistema, para q nao inicie o funcionamento do motor sem oleo.... e outra o paraf. da yes é rosca especial, ou compra-se 1 bujao manda 1 torneiro furar e fazer rosca normal dentro dele e usa ele como redutor (fiz isso com o interrupitor do led) ou manda ele fazer niple nessa rosca( fiz isso tbm heheh com o relogio) cuidado a rosca até parece normal mas quando vc coloca 1 niple nolmas ele até entra mas na hora de sair nao tem mais rosca la na tampa( fiz isso tbm kkkk quase perdi 1 lateral) fica a dica ........................... 1 abraço a todos!!!!!!!!!!

edisartorio
15-08-11, 10:36
bom dia galerinha do mal ...kkkkkkk zuerakkkkk. bom ja tive relogio de pressoa de oleo na minha yes, e antes dele tinha o sensor de pressao eletrico q acendia 1 led no painel, igual ao q o stone postou.... mas, entretudo, no entanto, os dois eram de carro e todavia tinha 1 problema!!!!!!!!!
em motos , nao sei nas demais , mas na minha a pressao é pequena para acionar os dois pois tem regulagem de pressao inicial final diferente, tanto é q o led no painel so apagava com 1 certo giro e o relogio tbm so marcava com ela acelerada ( acima da marcha lenta tipo 2k rpm pra cima) so q por onde passava chamava a atençao de todos aquele relogio do lado do painel!!! e realmente aquele parafuso na lateral do motor da yes é pra por relogio de pressao e na falta dele so se tira o paraf. e ve se ta saindo oleo pois ali passa o duto q vai pro cabeçote na yamaha fazer tbm tem esse paraf. nas lateral do motor mas nao da pra por ali pq é pra outra funçao!!!! é pra toda x q trocar o filtro de oleo vc abre ali e enche o compartimento do filtro de oleo, tipo pra tirar o ar do sistema, para q nao inicie o funcionamento do motor sem oleo.... e outra o paraf. da yes é rosca especial, ou compra-se 1 bujao manda 1 torneiro furar e fazer rosca normal dentro dele e usa ele como redutor (fiz isso com o interrupitor do led) ou manda ele fazer niple nessa rosca( fiz isso tbm heheh com o relogio) cuidado a rosca até parece normal mas quando vc coloca 1 niple nolmas ele até entra mas na hora de sair nao tem mais rosca la na tampa( fiz isso tbm kkkk quase perdi 1 lateral) fica a dica ........................... 1 abraço a todos!!!!!!!!!!
Boa.
Seria possivel postar fotos? se houver.
Abraços

Eloy
17-08-11, 08:39
http://img6.imageshack.us/img6/8012/eloy03.jpgfoto do painel, vou providenciar as fotos do resto do "kit" hehehhe..... :G :G

edisartorio
17-08-11, 09:18
http://img6.imageshack.us/img6/8012/eloy03.jpgfoto do painel, vou providenciar as fotos do resto do "kit" hehehhe..... :G :G

Bem legal... quando puder envie detalhes da instalação.

Abç