PDA

Ver Versão Completa : Gastos que uma moto grande te dá?



Rodolfo Henrique
14-08-11, 20:51
Boa pessoal

como FAN de motociclismo e sonhador em moto GRANDE
de 600 CC pra cima

pergunto a vcs

quais sao os gastos que uma moto grande TE DÀ
Quais sao???

Me diga todos

pra mim analisar aqui e tal

moto de 600 Cc pra CIMA 1000 entre outras e tal
de preferencia motos SS

NiveaC
14-08-11, 20:55
o mesmo gasto que sua fanzinha te dá só que proporcional ao tamanho da moto, então o pneu dela não vai custar 70 reais, vai custar 600, o cálculo segue esse caminho, pra ter noção só dizendo o modelo e mesmo assim se tiver o azar de pegar uma moto zicada o valor não bate com o planejado

Rodolfo Henrique
14-08-11, 20:57
Cara vamos la

Bom seguindo a ordem

Ja pensei em COMET GTR 250 EFI

Hornet 600 modelo antigo

GSX 650 F

Ja pesquisei R1 das mais velhas....

so pra ter uma base rs

iagosoares
14-08-11, 20:59
Moto grande é mais pesada que um carro pra manter.

Outro dia vi um cara trocando pneu de uma Hornet.. 700,00 e pouco o pneu, ta doido aheuha

Não sei te dizer com detalhes como seria os gastos, mas é bem o que a Nivia disse mesmo... Só sei que pode ficar mais pesado que um carro popular pra manter..

Dumbex
14-08-11, 21:00
Pege os gastos de sua moto. Troca de óleo, e tudo.
Agora multiplique por 8x.

Esse é o gasto de uma SS. :e

rsrsrs

Não te esquece que motos mais antigas são pro-pissas a te dar mais manutenção heim.

Abraço.

mdorigon
14-08-11, 21:03
Bem...consome mais combustivel, no minimo ai vc vai gastar com filtro de oleo e uns 3 ou 4 litros de oleo numa 600 pra cima, e não é aquele famigerado oleo api sf de 10 reais o litro não. Pneus, principalmente o traseiro, coisa de pesquisar, mas se for uma ss tu não vai gastar menos de 600 reais num pneu com certeza e se tocar pra valer, dura ai uns 7000 km se for de marca boa...ou menos. A verdade é que tu não vai comprar uma moto grande e andar como tiozinho. De boa...é brincadeira pra poucos. Um conhecido meu com uma srad 750cc fala que a dele faz medias de 15 por litro andando a 180 por hora e que menos que isso ele não cosnegue andar...a moto chama. Fora um bom seguro...que não tenho coragem de falar. Vi um relato de 4000 reais numa bandit 650 outro dia. Te falo uma coisa...pesquisa os modelos que vc gostar e faz uma cotação de freios, pneus, relação, lubrificante, filtros em geral, jogo de velas e um seguro de cada modelo que voce gostar, assim vc pode achar uma que se encaixe no orçamento. Caro vai ser, tenha certeza, mas pode achar uma que seja mais em conta pra caber no seu orçamento e realizar seu sonho.

chriskopsch
14-08-11, 21:03
Moto grande é mais pesada que um carro pra manter.

Outro dia vi um cara trocando pneu de uma Hornet.. 700,00 e pouco o pneu, ta doido aheuha

Não sei te dizer com detalhes como seria os gastos, mas é bem o que a Nivia disse mesmo... Só sei que pode ficar mais pesado que um carro popular pra manter..


Meu tio trocou o pneu da ninjinha dele, 530 pila, isso q é uma 250 só neh...

taliban
14-08-11, 21:08
Meu tio trocou o pneu da ninjinha dele, 530 pila, isso q é uma 250 só neh...


mas a ninjinha não é 130 70 17? se gastou 530 dinheiros é porque botou pneu fora da medida original ou foi numa oficina onde mulheres trocavam os pneus semi nuas te servindo cerveja

chriskopsch
14-08-11, 21:12
mas a ninjinha não é 130 70 17? se gastou 530 dinheiros é porque botou pneu fora da medida original ou foi numa oficina onde mulheres trocavam os pneus semi nuas te servindo cerveja


Sim, colocou um pneu um pouco mais largo.

Rodolfo Henrique
14-08-11, 21:14
vlw ai pelas respostas

vou pensar em um modelo e pesquisar aqui na net oque acho

ultimamente tava pensando na COMET GTR EFi 250

essa semana vi uma Hornet laranja 2007
25 DILMAS caro demais hoje pra mim hauhauha :G :-/

Kabong_S
14-08-11, 21:19
mas a ninjinha não é 130 70 17? se gastou 530 dinheiros é porque botou pneu fora da medida original ou foi numa oficina onde mulheres trocavam os pneus semi nuas te servindo cerveja


Se achar uma oficina assim eu taco a moto dentro d'água e fico lá companhando o processo de manuntenção todo! :lol: :lol: :lol:


Mas sobre os gastos, realmente vai ser numa proporção como falaram, 5 ateh 10 vezes mais caro dependendo da moto.. mais antiga pode ser mais dificil de arranjar peças tbm em alguns casos.. vai beber mais, mais olho e tal, mas claro que vai ter uma diferença de desempenho e conforto incrível, vai ser realmente mais cara que um carro, mas ainda assim qume tem paixão por moto mesmo, o prazer de pilotar vai ser infinitamente maior que um carro!

iagosoares
14-08-11, 21:19
É bem tenso.

Moto grande é pra quem pode manter.
Comprar é facil, o problema é manter...

Analise bem a sua condição financeira e o modelo que te agrada e que encaixe no seu orçamento, se puder manter, ótimo.

blaugusto
14-08-11, 21:20
Em média é o seguinte:

Um pneu a cada 4mil km: R$700,00
Óleo a cada 3mil km: R$80,00
Combustivel: 15km/l
Freios a cada 6mil km: R$200,00


São contas grossas e sem foco, como a pergunta do topico. uheuheheeh...

Tem moto que vai gastar mais e moto que gasta menos, mas numa média entre uma GSXR1000 e uma Comet dá isso aí.

Passa a régua.

taliban
14-08-11, 21:23
Cara, esses dias tava calculando o custo da manutenção da minha moto e de um uno, é mais ou menos parelho, o carro só perde um pouco no consumo mas é bem pouco, então imagina uma 600 cc

Rodolfo Henrique
14-08-11, 21:34
Cara, esses dias tava calculando o custo da manutenção da minha moto e de um uno, é mais ou menos parelho, o carro só perde um pouco no consumo mas é bem pouco, então imagina uma 600 cc


mas a sua é uma TW ne vei
dizem que ela é gastona e tal sei la rs

taliban
14-08-11, 21:37
mas a sua é uma TW ne vei
dizem que ela é gastona e tal sei la rs


ah, então pega pelo custo de uma fazer que é mais economica, a manutenção é mais cara que a do uno assim como minha moto, só ganha na economia de gasolina

NiveaC
14-08-11, 21:39
mas a sua é uma TW ne vei
dizem que ela é gastona e tal sei la rs


se vc acha tw gastona, nem sonhe com hornet, gsx e r1 cara, nem com a comet 250 q nem moto grande é pois é cc de moto pequena ainda

mdorigon
14-08-11, 21:40
ah, então pega pelo custo de uma fazer que é mais economica, a manutenção é mais cara que a do uno assim como minha moto, só ganha na economia de gasolina


Gastona entre aspas...tivemos dois relatos recentes de membros que fizeram mais de 30 por litro...só não abusar da mão. E com certeza do jeito que eles tocam...relação e pneus duram uns 30 por cento a mais no minimo.

FloodDesu
14-08-11, 21:46
Gastona entre aspas...tivemos dois relatos recentes de membros que fizeram mais de 30 por litro...só não abusar da mão. E com certeza do jeito que eles tocam...relação e pneus duram uns 30 por cento a mais no minimo.


E tudo que pode se desgastar por uso também, como suspensões e o motor em si.

WeaponX
14-08-11, 21:48
Os mesmos que uma moto pequena porem proporcional ao valor da moto e incluindo o tal custo Brasil

Uma relação por exemplo fica entre R$500,00 e 2.000,00 dependendo do modelo
Um retrovisor fica entre 200 e 1500
um disco de freio entre 600 e 3.000
painel entre 800 e 5.000
carenagem entre 2.000 e 15.000
Manete de embreagem freio entre 50 e 1500.00
Tanque de 3.000 até 12.000
Bengalas de 2.500 até 20.000

pneu entre 550 e 2.300

E por ai vai!

muita coisa é melhor comprar pela net sai muito mais barato mecânica boa só na autorizada e em algumas oficinas que podem ser contadas nos dedos de toda forma poucos mecânicos sabem mexer e quando sabe a mão de obra não é barata.

Yuri_RN
14-08-11, 22:12
Bem uma super esportiva você vai gastar com Manutenção,Combustivel,Documentos e Seguro!
afinal moto esportiva sem seguro é pedir pra quebrar as pernas!

Vamos la Pneu como o Blaugusto disse 4.000km e ja ta pedindo outro!
se usar Michelin dependendo da moto um Par de Pneu em torno de 1.200R$ a 1.500R$

o da minha CB500 so da Três meses e ja pede um novo parece que é feito de chiclete.. vou usar Michelin
novamente que pelo menos ainda dura 7 meses.

Seguro é bem alto! valor não muito Saudável o da minha CB500 ficou em torno de 2.535,00R$

ai vem Documentos da moto todo ano minha moto esse ano paguei Quase 700,00R$ uma moto maior
vai ser bem mais caro!

Consumo de combustível prepara o bolso!

cara não tem como calcular os gastos! são gastos que muito deles são imprevisíveis..

domzito
15-08-11, 11:41
Bem uma super esportiva você vai gastar com Manutenção,Combustivel,Documentos e Seguro!
afinal moto esportiva sem seguro é pedir pra quebrar as pernas!

Vamos la Pneu como o Blaugusto disse 4.000km e ja ta pedindo outro!
se usar Michelin dependendo da moto um Par de Pneu em torno de 1.200R$ a 1.500R$

o da minha CB500 so da Três meses e ja pede um novo parece que é feito de chiclete.. vou usar Michelin
novamente que pelo menos ainda dura 7 meses.

Seguro é bem alto! valor não muito Saudável o da minha CB500 ficou em torno de 2.535,00R$

ai vem Documentos da moto todo ano minha moto esse ano paguei Quase 700,00R$ uma moto maior
vai ser bem mais caro!

Consumo de combustível prepara o bolso!

cara não tem como calcular os gastos! são gastos que muito deles são imprevisíveis..


Yuri

3 meses o pneu da CB500? Quanto vc roda? que marca de pneu é esse? me desanima não cara.....

chiccoli
15-08-11, 12:07
quase nenhumm.., é tudo barato :lol:

uso normal, andanu de boa (se é q é possivel) uns 8 mil por ano..
se ficar fritanu pneu, usando freio no maximo, pode por mais..

600RR pra cima..
pra baixo ja é mais economica..

Yuri_RN
15-08-11, 12:14
Yuri

3 meses o pneu da CB500? Quanto vc roda? que marca de pneu é esse? me desanima não cara.....


Pirelli MT75 so dura 3 meses na minha mão, o Michelin Pilot Activ durou mais de 7 meses!

uso muito freio motor, as vezes depois de Meia Noite do umas arrancada pra sentir a moto.. curvas raspando pedaleira..

acho que como estou andando bem na paz vai durar bem mais ;), se andar sempre feito doido a moto traciona forte e xauu pneu!

domzito
15-08-11, 12:38
Pirelli MT75 so dura 3 meses na minha mão, o Michelin Pilot Activ durou mais de 7 meses!

uso muito freio motor, as vezes depois de Meia Noite do umas arrancada pra sentir a moto.. curvas raspando pedaleira..

acho que como estou andando bem na paz vai durar bem mais ;), se andar sempre feito doido a moto traciona forte e xauu pneu!


Mt75 é uma porcaria...... mas entendi pq gasta..no estilo tiozão é capaz de durar 1 ano né?

bravo18br
15-08-11, 13:48
Mt75 é uma porcaria...... mas entendi pq gasta..no estilo tiozão é capaz de durar 1 ano né?

Se vc comprar uma 500 não vai aguentar andar tiozão por um ano.
Na XT o pneu traseiro derrete também.....
Mas penso eu que se quisesse economia ainda tava de CG.
Se quer diversão, tem que pagar por ela.... normal....

E sobre o tópico, o custo não é tão terrível assim não hein..... as peças são caras, mas acredito que ninguém compra uma SS pra ir trabalhar todo dia correto? Então, mesmo que o pneu dure só 4mil km, rodando só aos fins de semana isso acaba se tornando bastante.....
Agora se for pra rodar diariamente, aí precisa ser sultão mesmo....

Abraço!

CHOPPERSPML
17-08-11, 15:04
Cara, tive uma Hornet 2007 por quase 3 anos, par de pneus Maxxis media de R$800,00, relação dura bastante, desde q seja bem cuida, lavar sempre com diesel e engraxar tbem, pastilha de freio usava Fisher pagava R$30,00 nas traseiras e R$70,00 no par da dianteira, por ser mais mole nao estragava o disco, tive q trocar o traseiro pq o dono anterior usava cobreq, resultado R$500 no disco traseiro, oleo gastava R$40,00 sem o filtro, com o filtro mais R$40,00 meu 1º seguro dei muita sorte, a primeira cotação ficava em R$10.000,00, quase infartei umas 3x, dai fiquei sabendo de uma loja de Sampa q tinha parceria com o BB dai ficou R$2350,00 no segundo ano ficou em R$1680,00 Ipva, + - R$400,00 mas o q mata mesmo é o danado do seg obrigatorio mas o mais drastico era o combustivel, eu rodava uma media de 160km com um tanque, dava quase 11 / 12 Km/L, no resumo, é como o pessoal falow, se for para o dia a dia, se prepara pq nao fica barato nao, mas a sensação é otima.

Bruno Boo
17-08-11, 15:35
Vou te dar uma base com a R1, sendo feita manutenção aqui na concessionária.

YZF R1 R$ 54.500 ( Azul )

Seguro R$ 7085,00 ( Perfil casado, garagem no serviço e no trabalho e acima de 35 anos )

Pneu traseiro R$ 1200,00 ( Dura média de 4 mil km )

Pneu dianteiro R$ 980,00 ( Dura média de 6 mil km )

Relação R$ 2000,00 ( Dura média de 40 mil km )

Troca de óleo a cada 3mil km R$ 89,00

Jogo de pastilhas R$ 1500,00 ( Dura média de 5mil km )


* Lembrando que uma usada a manutenção é mais frequente e mais cara dependendo do ano
** Lembrando que em caso de tombo não dá para colocar guidon Pro Tork, Pneu furando não tem Levorin e Maggion, Carenagem de fibro de vidro que seria paralelo sai na faixa de R$ 4000,00, original na faixa de R$ 12,000,00 só as carengens sem pintura e vale lembrar também que não dá para usar pneu remold nem riscado.
*** Uma moto acima de 600cc exige equipamento adequado, não dá para andar de R1 com capacete San Marino e jaqueta da California, pode preparar pelo menos uns R$ 5mil para equipar por completo com equipamento razoável.

Paulinhoo
17-08-11, 16:16
RESUMINDO TUDO ISSO:
Não Dá Pra Ter Certeza ao Certo dos Gastos Com uma Moto de Porte Grande!
Uma Coisa é Certa: Prepara o Bolso, que Como Foi Dito Por Ai, a Brincadeira Sai Caro!
;)

Bruno Boo
17-08-11, 16:34
Se vc comprar uma 500 não vai aguentar andar tiozão por um ano.
Na XT o pneu traseiro derrete também.....
Mas penso eu que se quisesse economia ainda tava de CG.
Se quer diversão, tem que pagar por ela.... normal....

E sobre o tópico, o custo não é tão terrível assim não hein..... as peças são caras, mas acredito que ninguém compra uma SS pra ir trabalhar todo dia correto? Então, mesmo que o pneu dure só 4mil km, rodando só aos fins de semana isso acaba se tornando bastante.....
Agora se for pra rodar diariamente, aí precisa ser sultão mesmo....

Abraço!


O problema cara, é que mesmo rodando só nos fins de semana um cara que tem um "motão" não vai dar voltinha na porta da balada, é normal o cara rodar 600km por fim de semana ou mais, meu primo de FZ6N sai de SP para o sul do país quase todo fim de semana, então pode botar de 600 a 1200 km rodados por fim de semana.

Paulinhoo
17-08-11, 16:43
O problema cara, é que mesmo rodando só nos fins de semana um cara que tem um "motão" não vai dar voltinha na porta da balada, é normal o cara rodar 600km por fim de semana ou mais, meu primo de FZ6N sai de SP para o sul do país quase todo fim de semana, então pode botar de 600 a 1200 km rodados por fim de semana.


Com Certeza! :G

bravo18br
17-08-11, 17:54
O problema cara, é que mesmo rodando só nos fins de semana um cara que tem um "motão" não vai dar voltinha na porta da balada, é normal o cara rodar 600km por fim de semana ou mais, meu primo de FZ6N sai de SP para o sul do país quase todo fim de semana, então pode botar de 600 a 1200 km rodados por fim de semana.


Pois é, depende do perfil dele né....
Eu pretendo pegar uma GSX pra fim de semana, mas minha KM vai ficar bem abaixo disso..... vai ser uns 150km por fim de semana e raramente (umas 2 ou 3 vezes por ano) uma viagem de 800km ide e volta para SC visitar parentes....
PRA MIM ainda valeria a pena (pela diversão)
~~~ difícil seria aguentar ficar rodando de 150/250 todo dia pro trabalho e deixar uma 650/750 na garagem só pro findi~~~

Esquadrão Marte
17-08-11, 18:09
Moto Grande, Sinonimo de despesa Grande... Tem um amigo meu que é pintor residencial ele tem uma Hornet 2005/2005 ele só pega ela para andar na sexta sabado e domingo o resto da semana ele soca ela dentro de casa e cobre com um pano...

treasure2
17-08-11, 18:33
Muita gente trabalha a semana inteira de GOL 1.0 e no final de semana, sai pra rua desfilando com o Ford Focus Titanium.

a outra opção é voce ser rico, entao nao vai ter problemas com um aro traseiro da BMW 1000rr que entortar nos buracos da rua.

chiccoli
17-08-11, 19:00
sendo funcionario é complicado..

como dizia meu ex-patrão, não, até q num é caro não.., pneu, ipva, oleo.., se vc for ver o preço da moto até q é bem barato..

mas com 2 salário minimo vc num banca a cbr900 ali ñ..


eu nem fikava revoltado..

Limabl
17-08-11, 19:28
Meu tio trocou o pneu da ninjinha dele, 530 pila, isso q é uma 250 só neh...
O pneu da inja 250 é o mesmo da fazer 250 ;) ;) ;) dá pra comprar até de 280 conto mano :G :G :G :G :G meterão a faca no seu parente :0_0: :0_0: :0_0:

chiccoli
17-08-11, 19:32
tem varios modelos d pneu.., vai q ele quis o mais caro.., nada impede.. kk

mas 530 reais num 130/70-17 é caro por demais..

quiseram girar a faca ainda e ele dexou.. kk

blaugusto
17-08-11, 20:35
O pneu da inja 250 é o mesmo da fazer 250 ;) ;) ;) dá pra comprar até de 280 conto mano :G :G :G :G :G meterão a faca no seu parente :0_0: :0_0: :0_0:




tem varios modelos d pneu.., vai q ele quis o mais caro.., nada impede.. kk

mas 530 reais num 130/70-17 é caro por demais..

quiseram girar a faca ainda e ele dexou.. kk


Não se esquecam que alem das medidas existe a especificacão de "resistencia" do pneu.

Vcs assistiram o video da Hayabusa esourando o pneu?? Bota pneu de medida igual mas especificacao errada pra ver....

chiccoli
17-08-11, 20:38
Não se esquecam que alem das medidas existe a especificacão de "resistencia" do pneu.

Vcs assistiram o video da Hayabusa esourando o pneu?? Bota pneu de medida igual mas especificacao errada pra ver....


solta a banda de rodagem igualzim pneu remold.. kkkkk

cattani
17-08-11, 21:12
O que quebra é os doc's e pneus

O resto vai de boa ...
Manutenção { revisão } é normal faze

blaugusto
17-08-11, 21:22
solta a banda de rodagem igualzim pneu remold.. kkkkk

Solda a banda e o couro de quem tá em cima.

Joao XTZ
17-08-11, 23:04
Tópico sem foco não , até que é uma boa pergunta pois varios amigos sonham com uma moto maior ... é valido...

Mas é isso ai mesmo ,mas tem seguro de 15 mil pra quem tem R1,CBR 1000 e Srad ... e quem tem moto importada independente,como as R6 é pior ainda no caso de peças...

valeu;;;

Rodolfo Henrique
17-08-11, 23:12
Tópico sem foco não , até que é uma boa pergunta pois varios amigos sonham com uma moto maior ... é valido...

Mas é isso ai mesmo ,mas tem seguro de 15 mil pra quem tem R1,CBR 1000 e Srad ... e quem tem moto importada independente,como as R6 é pior ainda no caso de peças...

valeu;;;


é irmao

nao acho sem sentido so pra gnt ter uma base
eu mesmo nao TINHA BASE ALGUMA de como é manter moto grande

um dia chegamos la

paz ai

vlw

Bruno Boo
19-08-11, 13:59
E o pior que quando a gente convive com moto grande até com agonia de querer uma, essa semana vendi 2 R1 e estou entregando elas hoje, essas motos ligadas são coisa do outro mundo, o pequeno trecho entre oficina e show-room já te deixa doido para acelera elas, fora a beleza das 2, depopis posto umas fotos das 2 ! Pena que é um privelégio de poucos, muito poucos !

Rodolfo Henrique
19-08-11, 22:59
E o pior que quando a gente convive com moto grande até com agonia de querer uma, essa semana vendi 2 R1 e estou entregando elas hoje, essas motos ligadas são coisa do outro mundo, o pequeno trecho entre oficina e show-room já te deixa doido para acelera elas, fora a beleza das 2, depopis posto umas fotos das 2 ! Pena que é um privelégio de poucos, muito poucos !



pois é amigo para poucos ne

comprar ate que nao é TAO IMPOSSIVEL

o DIFICIO é manter....os preços SAO MUITO TENSOS

poxa fiquei sabendo aqui na cidade que trabalho
um cabra trabalha em uma sorveteria e TEM UMA R1 dessas novas....agora me responde

ele comprou....mas como mantem ela....

ele quem me chamou pra ir em PASSOS....mas tenho uma 125 kkkkkkkkkkkkkkk

por isso penso...comprar nao é dificil o phod@ é manter.....

FRANGOPUNK
20-08-11, 17:15
é incrivel os preços que são praticados pelas motos de alta cilindrada no brasil, la nos EUA vc compra uma moto grande por preço de moto pequena aqui no brasil....

chriskopsch
20-08-11, 17:17
é incrivel os preços que são praticados pelas motos de alta cilindrada no brasil, la nos EUA vc compra uma moto grande por preço de moto pequena aqui no brasil....


O preço da moto não é tão alto, mas sim o custo q dá pra traze-las pra cá.

FRANGOPUNK
20-08-11, 17:43
O preço da moto não é tão alto, mas sim o custo q dá pra traze-las pra cá.


sim isso é as taxas de importação delas que faz os preços irem para as alturas. mais por mim isso não passa de um artificio das montadoras para poder lucrar mais, sabendo que, os impostos pagos por peças, se essas motos fossem montadas no brasil é muito pequeno, e principalmente é uma sem-vergonhice a honda e a yamaha não montar motos de grande cilindrada no brasil.

Richard
20-08-11, 17:48
O preço da moto não é tão alto, mas sim o custo q dá pra traze-las pra cá.


Ainda não é só isso.

O custo de importação de qualquer produto, chutando muito alto, chegaria a 100% de seu valor, ou seja, se uma moto é importada por 10 mil dolares, quanto muito, ela chagaria aqui pelo custo de 20mil dolares.

Mas, depois, em cima desses 20mil dolares, entra o lucro do importador, do atravessador, do fabricante e do lojista e as vezes ainda tem o famoso custo Brasil, que é o custo para pagar todas as falcatruas envolvidas, desde fiscal até politicos.

Aí, no final, essa moto chega nas lojas com um preço 4 ou 5 vezes maior do que quando saiu do seu ponto de origem.

E nós trouxas, pagamos...

Se a população fizesse um boicote na compra de produtos, quaisquer que sejam, talvez fossem revistas as regras de taxação e outras coisas envolvidas e aí poderiam ter valores mais "aceitáveis" nas coisas que compramos.

Mas enquanto tivermos todos comprando o que queremos, pagando caro e ainda com um sorriso no rosto... Vamos continuar pagando caro.

DOUGLAS 00
20-08-11, 19:50
O negócio é curtir o que se tem... mil vezes ficar tranquilo mantendo uma 125 do que ficar contando moedas e se privando das coisas boas da vida pra manter motoca grande...

Como todos, aqui gostaria sim de ter uma moto grande... mas procuro levar a vida bem tranquilo na minha 200cc, que custa pouco, dá pouco gasto, enfim... é ilusão achar que a felicidade está junto com a compra de uma motoca 1000...

Kabong_S
20-08-11, 20:11
O negócio é curtir o que se tem... mil vezes ficar tranquilo mantendo uma 125 do que ficar contando moedas e se privando das coisas boas da vida pra manter motoca grande...

Como todos, aqui gostaria sim de ter uma moto grande... mas procuro levar a vida bem tranquilo na minha 200cc, que custa pouco, dá pouco gasto, enfim... é ilusão achar que a felicidade está junto com a compra de uma motoca 1000...


Ta certo..
Tbm vou levando com a minha aqui, uma dia quando tiver bem ainda consigo minha chopper só pelo prazer de dirigir as vezes, mas nunca pra estar andando todo dia com ela!

bobrocket
20-08-11, 20:35
Tipo cara o importante não é o tamanho da moto, se vc for a 200 ou 90 por hora vai chegar do mesmo jeito...
então o que importa, principalmente em moto é o prazer de dirigir vlw...
flwwww

Richard
20-08-11, 21:35
Tipo cara o importante não é o tamanho da moto, se vc for a 200 ou 90 por hora vai chegar do mesmo jeito...
então o que importa, principalmente em moto é o prazer de dirigir vlw...
flwwww


Prefiro chegar antes e mais inteiro...

sandro lara
20-08-11, 22:40
Os mesmos que uma moto pequena porem proporcional ao valor da moto e incluindo o tal custo Brasil

Uma relação por exemplo fica entre R$500,00 e 2.000,00 dependendo do modelo
Um retrovisor fica entre 200 e 1500
um disco de freio entre 600 e 3.000
painel entre 800 e 5.000
carenagem entre 2.000 e 15.000
Manete de embreagem freio entre 50 e 1500.00
Tanque de 3.000 até 12.000
Bengalas de 2.500 até 20.000

pneu entre 550 e 2.300

E por ai vai!

muita coisa é melhor comprar pela net sai muito mais barato mecânica boa só na autorizada e em algumas oficinas que podem ser contadas nos dedos de toda forma poucos mecânicos sabem mexer e quando sabe a mão de obra não é barata.
meu amigo depois de ver esses preços ai ja não é mais sonho é pesadelo pelo amor dos meus filinhos!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodolfo Henrique
21-08-11, 00:54
cara discordo tenho prazer com a moto sim sempre gostei de moto des de pequeno é um sonho meu ter uma moto
grande uma esportiva que seja 600 ou 1000 vou batalhar pra isso e vai ser uma das primeiras coisas que farei daqui uns anos
pra mim moto gera prazer lazer de tudo, tras beneficios SIM e muitos...
vc sai vai em encontros faz amizades conehce garotas novas te tras um espirito novo, coisas boas e tal
é duro é como falaram contar moedas pra pagart a motoca grande ai NAO....
mas se tem um folga um esposo no orçamento pq nao tentar

levo comigo que a tendencia da vida é melhorar..... sempre subir
se ta descendo é pq tem coisa eerrada se ta a 50 anos com a mesma moto 125 cc é pq nao ta certo nao rsrsrsr

enfim

moto é tudo de baum

Yuri_RN
21-08-11, 01:10
O negócio é curtir o que se tem... mil vezes ficar tranquilo mantendo uma 125 do que ficar contando moedas e se privando das coisas boas da vida pra manter motoca grande...

Como todos, aqui gostaria sim de ter uma moto grande... mas procuro levar a vida bem tranquilo na minha 200cc, que custa pouco, dá pouco gasto, enfim... é ilusão achar que a felicidade está junto com a compra de uma motoca 1000...



Rapaz.. minha moto me da um Baita Gasto com Pneus, Revisão e COMBUSTIVEL.. e nao ando contando Moedas nao..

inclusive peguei ela com 28.000km rodados e hoje com um ano e meio de uso ta com 48.000km rodados

rodo direto dentro da cidade tem dias que rodo 100km por dia e tem dia que rodo apenas 20km porem ja teve dias de rodar
mais de 150km por dia..

e vou dizer no começo pensei que eu ia pedir arrego! mais hoje em dia nem sinto mais esse espanto...

logo logo to aii de Quatro cilindros e sem contar Moedas!

Quem não aguenta com o Pote Não Pegue na Rudia ..

César
21-08-11, 10:40
Moto grande é pra quem ganha bem. O interessante seria fazer uma tabela de salário: Tipo uma assim:

Se o seu salário é:

até 800 reais --> Vc tem que andar de 125
De 800 a até uns 1500 --> 250
1600 a 2500 --> Comet 250 ou Ninjinha
2500 a 3500 -->Xt 660, Hornet 600
Acima de 10 mil --> Esportiva

domzito
21-08-11, 11:21
Moto grande é pra quem ganha bem. O interessante seria fazer uma tabela de salário: Tipo uma assim:

Se o seu salário é:

até 800 reais --> Vc tem que andar de 125
De 800 a até uns 1500 --> 250
1600 a 2500 --> Comet 250 ou Ninjinha
2500 a 3500 -->Xt 660, Hornet 600
Acima de 10 mil --> Esportiva


Discordo.........

Pode muito bem ser assim

até 800 reais --> Vc tem que andar de 125
De 800 a até uns 1500 --> 250 (Comet 250 ou Ninjinha, fazer, CB)
1600 a 2500 --> Xt 660, Hornet 600
2500 + --> Esportiva

O cara não precisa ganhar 1500 reais pra bancar um ninja 250..... e nem 3000,00 pra bancar uam hornet....... mas obvio que qto menso ganhar,, mas apertado fica.....

NiveaC
21-08-11, 11:36
Discordo.........

Pode muito bem ser assim

até 800 reais --> Vc tem que andar de 125
De 800 a até uns 1500 --> 250 (Comet 250 ou Ninjinha, fazer, CB)
1600 a 2500 --> Xt 660, Hornet 600
2500 + --> Esportiva

O cara não precisa ganhar 1500 reais pra bancar um ninja 250..... e nem 3000,00 pra bancar uam hornet....... mas obvio que qto menso ganhar,, mas apertado fica.....


será? custando 2 pau uma lateral não precisa?

é por aí, há casos e casos, só faltou dizer que precisa ser solteiro, sem filhos e com menos contas possíveis pra pagar pq com 1600 segurar o bujão do seguro de uma xt 660 e hornet, capaz hein

coyoteboicote
21-08-11, 11:43
Na boa, na minha opnião moto grande é pra quem é "grande" ou seja, tem que ter dinheiro pra bancar pois nao é pra qualquer um...

DOUGLAS 00
21-08-11, 11:54
Rapaz.. minha moto me da um Baita Gasto com Pneus, Revisão e COMBUSTIVEL.. e nao ando contando Moedas nao..

inclusive peguei ela com 28.000km rodados e hoje com um ano e meio de uso ta com 48.000km rodados

rodo direto dentro da cidade tem dias que rodo 100km por dia e tem dia que rodo apenas 20km porem ja teve dias de rodar
mais de 150km por dia..

e vou dizer no começo pensei que eu ia pedir arrego! mais hoje em dia nem sinto mais esse espanto...

logo logo to aii de Quatro cilindros e sem contar Moedas!

Quem não aguenta com o Pote Não Pegue na Rudia ..




Como o pessoal ai falou... vai de quanto o cara ganha... e a 500 tem a manutenção cara, mas nada comparável a uma 4cc.

Mas enfim, se vc consegue manter um padrão de vida razoável mesmo tendo gastos a mais com a 500, tranquilo. O $#@%$# são os caras que por exemplo, ganham 800-900, pagam 300 e poucos no carne e gastam mais uns 250-300 na moto e vivem com 300 pila ou menos...

Carro e moto são maquinas fascinantes. Mas é preciso tomar cuidado pra não abrir mão de outras coisas bacanas que a vida oferece só pra ter uma moto grande.



Moto grande é pra quem ganha bem. O interessante seria fazer uma tabela de salário: Tipo uma assim:

Se o seu salário é:

até 800 reais --> Vc tem que andar de 125
De 800 a até uns 1500 --> 250
1600 a 2500 --> Comet 250 ou Ninjinha
2500 a 3500 -->Xt 660, Hornet 600
Acima de 10 mil --> Esportiva


Esse é um calculo razoável. Mas pode variar dependendo das prioridades. Quer ver?

Digamos que o cara ganhe até 800 reais. Se for um garotão, que vive com os pais, mas não tem gasto nenhum e roda pouco, poderia manter uma 250. Da mesma forma que alguém que ganhe de 1600 a 2500 possa só manter uma 125: O cara pode ter que pagar aluguel, faculdade, enfim...

Os especialistas em economia doméstica recomendam que os gastos com veículo não ultrapassem 30% do "soldo". Se for financiar então, dá pra ter uma noção dos limites do recomendável...

Claro que também tem outro lado da moeda... qual é o preço de um sonho?

Essa é uma pergunta que cada um tem que responder a si mesmo. É tudo uma questão de prioridades.

Porém o que defendo é que é preciso usar a cabeça na hora de realizar o sonho, e na dúvida, esperar um pouco.

apu
21-08-11, 12:09
af.. nao da pra discutir sobre gastos com ninguem aqui do forum.. todo mundo ja mete pisca, retrovisor, lateral, paralama, parachoque e o escambal na conversa.. pow, voces compram a moto pensando em cair ja? primeira coisa que falam "AH MAS SE CAIR DAI JA VIU NEH HEHEH" pow.. nao tem que pensar em preço de parte nenhuma, esquece cair. compra tua moto e curte ela só fazendo a VERDADEIRA MANUTENÇAO semanal/mensal/anual.

=)

edit: pra ficar mais claro minha linha de pensamento, se muleqe ficar pensando MEU DEUS VOU COMPRAR UMA HORNET MAS SE CAIR VOU PAGAR 3 MIL NA TAMPA DO BUJAO DA ROSCA dai nunca vai ter nada MESMO.

as tabelas de salario que fizeram ai em cima tao bem proximas da realidade. é como falaram, alguns fatores influenciam diretamente.. morar sozinho, nao ter despesas, etc. quem mora com pais e nao tem despesa alguma, banca FACIL uma hornet, ganhando 1600 por mes. obviamente, nao usando ela pro dia a dia feito cg 125.

abraço :#

Yuri_RN
21-08-11, 12:21
Um Ponto que a Nivea disse de total importancia!

"SOLTEIRO e SEM CONTAS" porque se for casado, com filhos e contas a Pagar
ate pra manter uma CB500 vai ter que ganhar no minimoOO! 2.500R$ isso dependendo
do custo de vida de cada cidade..

eu sou solteiro "Noivo", tenho meu próprio negocio e contas mais reduzidas o Possivel
ganho bem! e mantenho meu Brinquedo bem na paz..

Hoje se eu pego uma esportiva manteria ela sem medo! oque pega mais em uma moto esportiva
é Pneu,Seguro,Documentos e Gasolina! esse é os gastos base..

"CADA UM É ARQUITETO DO SEU FUTURO!!!" Sonhe, tenha metas e busque o Melhor!

Pode escrever que o PN ainda vai ter uma Moto 4cc Turbo aqui ;)

Richard
21-08-11, 12:28
A tabela do César stava indo relativamente bem até chegar no caso da XT, depois disso, cagou.

10mil por mês para poder ter uma esportiva???

Chutou o balde e com os dois pés... :-/

NiveaC
21-08-11, 12:30
af.. nao da pra discutir sobre gastos com ninguem aqui do forum.. todo mundo ja mete pisca, retrovisor, lateral, paralama, parachoque e o escambal na conversa.. pow, voces compram a moto pensando em cair ja? primeira coisa que falam "AH MAS SE CAIR DAI JA VIU NEH HEHEH" pow.. nao tem que pensar em preço de parte nenhuma, esquece cair. compra tua moto e curte ela só fazendo a VERDADEIRA MANUTENÇAO semanal/mensal/anual.

=)

edit: pra ficar mais claro minha linha de pensamento, se muleqe ficar pensando MEU DEUS VOU COMPRAR UMA HORNET MAS SE CAIR VOU PAGAR 3 MIL NA TAMPA DO BUJAO DA ROSCA dai nunca vai ter nada MESMO.

as tabelas de salario que fizeram ai em cima tao bem proximas da realidade. é como falaram, alguns fatores influenciam diretamente.. morar sozinho, nao ter despesas, etc. quem mora com pais e nao tem despesa alguma, banca FACIL uma hornet, ganhando 1600 por mes. obviamente, nao usando ela pro dia a dia feito cg 125.

abraço :#


em questão de manutenção uma peça X custar mais tbm acho bobeira se preocupar pois ela se paga afinal é uma peça que vc vai comprar em tantos mil km depois, agora não adianta, o que mais vejo é um pé-rapado (ñ estou falando de ninguém ok) que nem casa tem comprar esportiva e depois não ter dinheiro pra comprar uma carenagem que quebrou, não adianta, tem que botar na conta sim, não como custo mensal mas da seguinte forma "SE eu cair, vou ter dinheiro pra pagar o conserto?"

apu
21-08-11, 14:36
realmente, tem muito cara sem nem ter onde morar direito, que tem esportiva. mas, fazer o que, em um pais como o nosso, pra quem tem o sonho de ter uma esportiva, esse é quase o unico jeito... =/

César
21-08-11, 16:43
A tabela do César stava indo relativamente bem até chegar no caso da XT, depois disso, cagou.

10mil por mês para poder ter uma esportiva???

Chutou o balde e com os dois pés... :-/


É daí pra mais. So lembrando que moto esportiva custa mais de 60 mil reais. E que os gastos da pessoa não é só moto, tem moradia, alimentação, outros gastos, acho que quem ganha uns 8 mil por mês até conseguiria manter uma SS se for solteiro, mas o ideal é ganhar uns 10 mil mesmo, só a roupa adequada, capacete e equipamentos de acordo pra se usar numa moto dessas já vai uns 8, 9 mil.

iagosoares
21-08-11, 17:00
É por isso que eu ando de Apache aheuhua

Rodolfo Henrique
21-08-11, 17:20
pois é esses dias tava vendo equipamento pra motos SS

total 10.000 mil

contando capacete que ja vai uns 3 mil..... e uns 7 , 8 mil de macacao etc etc....
muito caro essa brincadeira

WeaponX
21-08-11, 19:46
Amigos eu ja fiz um calculo parecido e isto aliado ao que ja vi em pessoa cheguei a conclusão para manter bem uma moto tem de ganhar o equivalente a 1/8 do valor da moto.

Vejam bem!!

moto de R$ 6500,00 1/8 igual a R$ 812,00 ex de gasto painel de moto de 120 até 200 Reais

moto de R$ 27.000,00 1/8 R$ 3375,00 ex de gasto relação completa entre 1250 e 1920 Reais

moto de R$ 50.000 1/8 R$ 6875,00 exemplo de gasto macacão de proteção entre 680 e 5.000 Reais

Isto seria é claro o ideal mas sempre tem os doidões que sacrificam coisas muito importantes para ter algo acima das possibilidades.

Richard
21-08-11, 20:30
É daí pra mais. So lembrando que moto esportiva custa mais de 60 mil reais. E que os gastos da pessoa não é só moto, tem moradia, alimentação, outros gastos, acho que quem ganha uns 8 mil por mês até conseguiria manter uma SS se for solteiro, mas o ideal é ganhar uns 10 mil mesmo, só a roupa adequada, capacete e equipamentos de acordo pra se usar numa moto dessas já vai uns 8, 9 mil.


Cesar, não é assim.

Qualquer Zé Ruela que ganha 5 ou 6 mil por mês mantem uma SS de 60 mil tranquilamente.

O que acontece é quando o cara tem PARCELA da moto pra pagar, aí a coisa muda de figura, pois o cara tem uma parcela de 2 mil, aí vai mais o seguro e uma reserva para caso de acidente, aí ferra tudo.

Equipamentos, nem devem entrar nesse tipo de conta, pois são coisas que duram muitos anos.

O cara para ter uma SS, precisar ganhar 10 conto é utopia.

apu
22-08-11, 11:21
Cesar, não é assim.

Qualquer Zé Ruela que ganha 5 ou 6 mil por mês mantem uma SS de 60 mil tranquilamente.

O que acontece é quando o cara tem PARCELA da moto pra pagar, aí a coisa muda de figura, pois o cara tem uma parcela de 2 mil, aí vai mais o seguro e uma reserva para caso de acidente, aí ferra tudo.

Equipamentos, nem devem entrar nesse tipo de conta, pois são coisas que duram muitos anos.

O cara para ter uma SS, precisar ganhar 10 conto é utopia.


isso ae. e digo mais.. com até menos disso ainda banca.. se o cara quer, o cara consegue. se aperta mas banca. é aí q vem a pergunta.. vale a pena abdicar de um sonho em função das dificuldades? vale a pena passar dificuldades em função de um sonho?

vai dos princípios de cada um.

mdorigon
22-08-11, 11:30
Com 5 mil por mês, acho que é possivel sim. Se o cara comprar a vista uma ss, o que ele vai ter de bancar ai por mês é o seguro e as manutenções dependendo de qto ele andar. Se for juntar prestação, seguro e mais um monte de coisas...ai acho que complica mesmo.

Richard
22-08-11, 11:40
Com 5 mil por mês, acho que é possivel sim. Se o cara comprar a vista uma ss, o que ele vai ter de bancar ai por mês é o seguro e as manutenções dependendo de qto ele andar. Se for juntar prestação, seguro e mais um monte de coisas...ai acho que complica mesmo.


Até menos de 5 mil...

O que acontece é que muito maluco, tipo, ganha 3 conto por mês, paga 2 mil de parcela e quando faz, paga mais uns 250, 300 conto por mês de seguro.

Aí depois você chama o cara pra dar um rolê e ele não tem grana para por gasolina.

Existem casos e casos, mas independente de quanto o cara ganha e da moto que ele for comprar, o ideal seria, chutando MUITO ALTO, não comprometer mais do que 50% da sua renda LÍQUIDA por mês com TODOS os gastos, sejam eles qual forem, tendo ou não parcela, tendo ou não seguro e etc.

Agora o cara compromete tipo uns 75% da renda BRUTA, sem pestanejar, aí depois fica contando moeda para TENTAR sair para passear no fim de semana e gastar dois tanques de gasolina.

Esse daí se f0de de verde e amarelo.

Isso sem contar o cara que compra a moto e não lembra que vai gastar com macacão, luvas, botas e tudo mais.

chiccoli
22-08-11, 12:30
Hoje se eu pego uma esportiva manteria ela sem medo! oque pega mais em uma moto esportiva
é Pneu,Seguro,Documentos e Gasolina! esse é os gastos base..


é só tudo o q uma mogo gasta né.. tem alguma coisa mais ?

vo continua andanu de 125.., c é loko

Carleetos
22-08-11, 13:40
A amiga da minha mãe tinha um Civic 2002 (valor de mercado aproximadamente 18000R$ aqui na minha região), depois desses anos todos deu problema no câmbio, que era do tipo automático, o orçamento ficou em 6000R$. Claro que nesse caso se leva em conta o tempo de vida do carro, mas...

Gastos como painel, carenagem, guidão, balança, esse tipo de coisa que não é peça de reposição constante, como pneus e relação, devem sim ser considerados mas não devem influenciar tanto assim na decisão da compra. Um defeito numa balança, por exemplo, é uma coisa dificílima de dar. Carenagem até vai, mas como já disseram também, se você vai comprar uma moto já pensando na possibilidade de cair, é melhor não comprar..

mdorigon
22-08-11, 14:24
A amiga da minha mãe tinha um Civic 2002 (valor de mercado aproximadamente 18000R$ aqui na minha região), depois desses anos todos deu problema no câmbio, que era do tipo automático, o orçamento ficou em 6000R$. Claro que nesse caso se leva em conta o tempo de vida do carro, mas...

Gastos como painel, carenagem, guidão, balança, esse tipo de coisa que não é peça de reposição constante, como pneus e relação, devem sim ser considerados mas não devem influenciar tanto assim na decisão da compra. Um defeito numa balança, por exemplo, é uma coisa dificílima de dar. Carenagem até vai, mas como já disseram também, se você vai comprar uma moto já pensando na possibilidade de cair, é melhor não comprar..

Caramba...6000 mil. Mas é por ai mesmo que vi no forum do civic. Esse ano é o de setima geração e muitos apresentaram problemas devido a algumas falhas na tabela de manutenção que a honda especificou...ela exagerou no tempo para a troca do oleo de cambio e ele não aguentava o tempo estimado. Se falar que tem umas falhas de projeto. Mas de vez em qdo vejo isso me da um medo...tenho um 2000 sexta geração automatico...esse dizem que raramente dava problema. Mas vai saber né.

Carleetos
22-08-11, 15:44
Caramba...6000 mil. Mas é por ai mesmo que vi no forum do civic. Esse ano é o de setima geração e muitos apresentaram problemas devido a algumas falhas na tabela de manutenção que a honda especificou...ela exagerou no tempo para a troca do oleo de cambio e ele não aguentava o tempo estimado. Se falar que tem umas falhas de projeto. Mas de vez em qdo vejo isso me da um medo...tenho um 2000 sexta geração automatico...esse dizem que raramente dava problema. Mas vai saber né.


Cara, o Civic é um carrão, muito confortável e é sim confiável, mas o conselho que eu poderia dar é antecipar algumas trocas como se pratica hoje em dia com as motos. Tem gente que açoita um companheiro quando ele diz que antecipa a troca de óleo da sua moto, mas até que ponto nós podemos ter certeza que os super mega power engenheiros que estudam óleo desde que estavam na 2ª série do ensino fundamental... (ahiouhei) Como podemos depositar essa certeza toda de que estão 100% certos, que podemos confiar 100% no manual?

Eu antecipo a troca de óleo da minha moto, de modo a prevenir qualquer problema desse tipo. O manual manda trocar com 4000km, se eu troco com 2500km estou sendo burro e jogando dinheiro fora? Acho que não, no meu caso.

Em motos grandes, gastos com pastilhas de freio, óleos e filtros, relação e pneus não devem ser supercontrolados, a não ser que isso seja uma característica sua, de controlar demais os gastos com as coisas.

Por outro lado, assim como os preços dos próprios veículos são superfaturados aqui no Brasil, os serviços e peças também são. Pagar 700~800R$ num pneu pra moto eu acho absurdo, mesmo que seja uma esportiva.

Richard
22-08-11, 16:25
Cara, o Civic é um carrão, muito confortável e é sim confiável, mas o conselho que eu poderia dar é antecipar algumas trocas como se pratica hoje em dia com as motos. Tem gente que açoita um companheiro quando ele diz que antecipa a troca de óleo da sua moto, mas até que ponto nós podemos ter certeza que os super mega power engenheiros que estudam óleo desde que estavam na 2ª série do ensino fundamental... (ahiouhei) Como podemos depositar essa certeza toda de que estão 100% certos, que podemos confiar 100% no manual?

Eu antecipo a troca de óleo da minha moto, de modo a prevenir qualquer problema desse tipo. O manual manda trocar com 4000km, se eu troco com 2500km estou sendo burro e jogando dinheiro fora? Acho que não, no meu caso.

Em motos grandes, gastos com pastilhas de freio, óleos e filtros, relação e pneus não devem ser supercontrolados, a não ser que isso seja uma característica sua, de controlar demais os gastos com as coisas.

Por outro lado, assim como os preços dos próprios veículos são superfaturados aqui no Brasil, os serviços e peças também são. Pagar 700~800R$ num pneu pra moto eu acho absurdo, mesmo que seja uma esportiva.


A unica diferença é que adiantar a troca de um oleo, por exemplo, não aumenta ou diminui a vida util do motor, extender por longos periodos a troca, sim.

É a mesma coisa, você tem um rolamento de roda ou uma correia dentada que devem ser trocados a cada 20mil km, se o cara troca nessa kilometragem, salvo algum problema incomum, outros componentes não sofrerão fadiga.

O problema é quando o cara não tá nem aí e nem se lembra que precisa trocar um rolamento a cada x mil km ou então uma correia, etc, etc, etc.

Por exemplo, tem muitos que andam de moto e nem imaginam que o óleo da bengala deve ser trocado a cada x mil km, mesmo coisa para o fluído de freio, apenas trocam tais coisas quando estoura um retentor ou então um pistonete.


Uma coisa que as pessoas devem entender sobre manutenção de qualquer coisa, seja ela um carro, moto, motor de moedor de cana, moto-serra, liquidificador, aparelho de som ou qualquer coisa do tipo, é que existem 3 tipos de manutenção, que são preventivas, corretivas e preditivas.

Mas o que acontece é que todo mundo acha que manutenção é pneu, relação, óleo de motor e pastilha de freio, poucos se lembram que se troca cabos de comando, velas, fluídos, bicos de ar de roda, etc, etc e etc.

Por exemplo, a grande maioria das pessoas não sabe dizer se a troca de um pneu por uso, é uma manutenção corretiva, preventiva ou preditiva.

Na realidade, muitos não sabem nem mesmo definir os tipos de manutenção e onde entra, em cada tipo de manutenção, a troca de alguns componentes.

Existem donos de veículos que se preocupam com eles e existem os cupins de ferro e os dois modelos de donos são totalmente distintos.

Carleetos
22-08-11, 16:56
A unica diferença é que adiantar a troca de um oleo, por exemplo, não aumenta ou diminui a vida util do motor, extender por longos periodos a troca, sim.


Eu pratico essa antecipação por uma série de fatores que eu mesmo julguei, depois de ler artigos, opiniões e outras coisas. Por exemplo, o manual da moto diz que a medição do nível de óleo deve ser feita da seguinte forma: ligar o motor por alguns minutos; desligar e esperar mais alguns minutos; verificar o nível na vareta.

Fiz dessa forma umas 3 vezes em casa até hoje e fiquei surpreso pois, em duas dessas oportunidades a vareta veio limpinha na minha mão, sem ser melada por uma gota sequer de óleo. Achei estranho. Posteriormente verifiquei com o motor friozão, desligado de um dia pro outro, e tá lá o óleo no nível normal.

Certa vez o blaugusto disse que quando ia verificar o nível na Yes dele, colocava uma tampinha de refrigerante em baixo da roda dianteira, pra que a moto ficasse o mais nivelada possível com o solo e disse que fazia a medição com o motor frio. Fiz isso, o nível veio normal na vareta.

Depois dessas aferições, quando fazia a troca do óleo, isso com uns 3000km aproximadamente, descia coisa de 900ml, sendo que medindo de acordo com o manual a vareta vinha seca!

Então essas e outras coisas me fizeram chegar a um senso: Vou antecipar em uns 40% a troca sobre o que diz o manual (4000km > 2400km, arredondei pra 2500km). Continuo verificando o óleo periodicamente, com o motor frio, mas não completo o óleo, só troco. Ainda é cedo pra dizer se esse comportamento agiu contra ou a favor da longevidade do motor (hoje com 22.600km), mas até aqui está safo.




Por exemplo, a grande maioria das pessoas não sabe dizer se a troca de um pneu por uso, é uma manutenção corretiva, preventiva ou preditiva.
Na realidade, muitos não sabem nem mesmo definir os tipos de manutenção e onde entra, em cada tipo de manutenção, a troca de alguns componentes.
Existem donos de veículos que se preocupam com eles e existem os cupins de ferro e os dois modelos de donos são totalmente distintos.


Esse tipo de conhecimento vem com a experiência (às vezes ruim) e, acima de tudo, com a pesquisa. Mas o que motiva a pesquisa é o interesse, então se, como vocÊ citou, o cara não liga pra manutenção, ou seja, não tem interesse, certamente vai continuar sem saber a diferença.

Eu me interesso, gosto e venho lendo, pesquisando, perguntando e observando ao longo desse tempo que tenho com motos (3 anos). De tempos em tempos aprendo coisas importantes, me surpreendo com muitas delas.

Mas, insisto, se não houver interesse sobre o assunto morre fazendo besteira achando que tá certo.

mdorigon
22-08-11, 19:27
Carletos, acho que tem que ter bom senso. Vc se interessa em ver o nivel do oleo, pelo jeito considera a situação do seu dia a dia como severa para o seu motor e adianta. Não é seguir o manual friamente. E ter bom senso... eu se tivesse sua moto, trocaria de 4000 em 4000 na boa, claro que com um oleo melhor que o mobil preto. Pq sei que meu uso não é severo. Essas coisas são contempladas no manual da maioria dos veiculos (da suzuki manda trocar de 3000 em 3000 e nada de choro...acho que eles não consideram uso severo :G ) Bom senso...sempre.
Agora esse civicão ai 2002 por 18 mil ta barato...os 2000 aqui bem conservados e de geração anterior tão valendo pouco mais que isso. No caso da sua tia deve ter sido vitma da ma especificação da honda mesmo...mas como eu disse tb tem muita reclamação desse cambio aut dessa geração. Mas...é carrão. Corolla e Civic...podem falar que é carro de tiozão, mas que é show ter um na garagem é.

Carleetos
22-08-11, 23:07
Carletos, acho que tem que ter bom senso. Vc se interessa em ver o nivel do oleo, pelo jeito considera a situação do seu dia a dia como severa para o seu motor e adianta. Não é seguir o manual friamente. E ter bom senso... eu se tivesse sua moto, trocaria de 4000 em 4000 na boa, claro que com um oleo melhor que o mobil preto. Pq sei que meu uso não é severo. Essas coisas são contempladas no manual da maioria dos veiculos (da suzuki manda trocar de 3000 em 3000 e nada de choro...acho que eles não consideram uso severo :G ) Bom senso...sempre.
Agora esse civicão ai 2002 por 18 mil ta barato...os 2000 aqui bem conservados e de geração anterior tão valendo pouco mais que isso. No caso da sua tia deve ter sido vitma da ma especificação da honda mesmo...mas como eu disse tb tem muita reclamação desse cambio aut dessa geração. Mas...é carrão. Corolla e Civic...podem falar que é carro de tiozão, mas que é show ter um na garagem é.


Pois é brother, como eu disse, depois de avaliar todos os dados, situações que aconteceram comigo (a Bros do meu irmão baixava bastante o nível em 4000km, já a minha Titan não baixa quase nada em 3000km) eu cheguei a esse senso. Troco com 2500~3000km, mas sempre verifico o nível, caso baixe eu já antecipo, não completo. Faço a troca sempre em local onde o óleo é revendido pra reciclagem e pronto, acho que tô cumprindo com meu papel para a sociedade quanto à sustentabilidade, não acho que esteja jogando dinheiro fora no meu caso e acho que meu motor vai estar sempre com o óleo bom.

É, tem um site de anúncios de veículos aqui da região, o mais popular ( www.carango.com.br (http://www.carango.com.br) ), tiro a média por ele.

O Civic é confortável, silencioso.. Tenho um amigo que teve um 200, branco, câmbio manual, o carro era filé demais. Infelizmente ele sofreu um acidente com ele, capotou o carro e deu perda total, mas graças a Deus ele saiu ileso. Pegou um 2006 pelo seguro heheh, câmbio manual também, outra joia. Ele diz que foi a melhor compra dele até hoje.

Rush
23-08-11, 11:36
pois é esses dias tava vendo equipamento pra motos SS

total 10.000 mil

contando capacete que ja vai uns 3 mil..... e uns 7 , 8 mil de macacao etc etc....
muito caro essa brincadeira

Que nada... Com 10 pratas vc viaja pros EUA, compra tudo lá e volta pro BR com o equipamento completo...
Um Shoei lá é na casa dos $600... Coisa de menos de mil reais...
Meu ultimo equipamento inteiro de trilha trouxe dos EUA... O capacete é metade do preço da Biz que eu ando no dia a dia se vc for pensar...

Não que eu quero dizer que com 10 mil vc tem de ir pra fora comprar o equipamento... Mas quem tem 10 mil pra comprar equipamento de moto, com certeza tem a oportunidade de viajar pra fora, onde as coisas são de 30% a 50% o preço...

Richard
23-08-11, 14:05
Que nada... Com 10 pratas vc viaja pros EUA, compra tudo lá e volta pro BR com o equipamento completo...
Um Shoei lá é na casa dos $600... Coisa de menos de mil reais...
Meu ultimo equipamento inteiro de trilha trouxe dos EUA... O capacete é metade do preço da Biz que eu ando no dia a dia se vc for pensar...

Não que eu quero dizer que com 10 mil vc tem de ir pra fora comprar o equipamento... Mas quem tem 10 mil pra comprar equipamento de moto, com certeza tem a oportunidade de viajar pra fora, onde as coisas são de 30% a 50% o preço...


Corrigindo, você vai lá, compra tudo e deixa na Alfandega, pois não vai poder entrar no país com mais de 500 dolares em produtos.

Mas uma forma mais simples, sem precisar sair do país e bem mais barata que comprar aqui, é importar o que você quer, eu por exemplo, não pretendo comprar mais equipamentos no Brasil, pois mesmo com taxas de importação, o preço ainda é mais baixo, o único inconveniente é que você vai comprar e receber depois de duas semanas ou mais.

Por exemplo, eu comprei uma bota e uma luva dia 13/08, elas estão chegando TAXADAS na minha mão, por cerca de 1200 reais, aqui no Brasil, só a bota eu pagaria cerca de 1400 conto.

Semana que vem, tô fechando a compra de um macacão, preço final de cerca de 600 reais.

Isso sem falar de capacetes e coisas do tipo, que a diferença de preço é extremamente absurda.

leodinei
23-08-11, 14:12
Corrigindo, você vai lá, compra tudo e deixa na Alfandega, pois não vai poder entrar no país com mais de 500 dolares em produtos.

Mas uma forma mais simples, sem precisar sair do país e bem mais barata que comprar aqui, é importar o que você quer, eu por exemplo, não pretendo comprar mais equipamentos no Brasil, pois mesmo com taxas de importação, o preço ainda é mais baixo, o único inconveniente é que você vai comprar e receber depois de duas semanas ou mais.

Por exemplo, eu comprei uma bota e uma luva dia 13/08, elas estão chegando TAXADAS na minha mão, por cerca de 1200 reais, aqui no Brasil, só a bota eu pagaria cerca de 1400 conto.

Semana que vem, tô fechando a compra de um macacão, preço final de cerca de 600 reais.

Isso sem falar de capacetes e coisas do tipo, que a diferença de preço é extremamente absurda.

Na verdade até 500 doláres você entra sem pagar nada, acima disso tem que pagar o imposto de importação
Não perde, mas lá vai no minimo uns 60% de imposto.
Ainda sai em conta...

Richard
23-08-11, 14:23
Na verdade até 500 doláres você entra sem pagar nada, acima disso tem que pagar o imposto de importação
Não perde, mas lá vai no minimo uns 60% de imposto.
Ainda sai em conta...


Não é assim... Bom, vamos lá:

Até USD50 - Não paga imposto de importação

De USD51 até USD500 - Depende da boa vontade da alfandega, pode ser taxado em 60% do valor da nota com frete e pode ter acrescimo de ICMS de acordo com o estado, mas pode ser feita de forma fácil, só indo no Correio, pagando a taxa de importação que é emitida em um documento chamado NTS e retirando a encomenda na hora, isso se for taxado, poi se não for, você recebe em casa direto.

De USD501 até USD3000 - Você precisa fazer o processo aduaneiro, tendo 100% de certeza de que será taxado nas mesmas taxas acima, além de ter que fazer um documento de importação chamado DSI (Declaração Simplificada de Importação), mas dizem que é mais fácil fazer esse processo pelo Importa Fácil dos Correios, que cobra 150 reais para fazer o processo aduaneiro, te livrando de muita dor de cabeça e entregando a encomenda direto na sua casa.

Acima de USD3000 - Não lembro o processo, mas é praticamente igual ao de um importador "comum", uma empresa de importação.

Por exemplo, eu trouxe alguns suplementos para musculação e não foram taxados, o valor ficou em torno de 150 dolares e a encomenda já com frete e chegou em minha casa sem problemas. Se eu fosse comprar aqui ia gastar cerca de 800 reais no produtos.

A compra da bota e luvas, deu cerca de 500 dolares com frete e parece que vou ser taxado, aí tenho acrescimo de mais 60% do valor da nota, vou receber uma carta em casa, informando o valor do imposto e eu deverei ir na agencia dos correios indicada na carta, com o valor da taxa e pago lá na hora e já retiro a encomenda. Mesmo assim, no final, o valor ainda será bem inferior ao preço praticado aqui no Brasil.

leodinei
23-08-11, 14:57
Não é assim... Bom, vamos lá:

Até USD50 - Não paga imposto de importação

De USD51 até USD500 - Depende da boa vontade da alfandega, pode ser taxado em 60% do valor da nota com frete e pode ter acrescimo de ICMS de acordo com o estado, mas pode ser feita de forma fácil, só indo no Correio, pagando a taxa de importação que é emitida em um documento chamado NTS e retirando a encomenda na hora, isso se for taxado, poi se não for, você recebe em casa direto.

De USD501 até USD3000 - Você precisa fazer o processo aduaneiro, tendo 100% de certeza de que será taxado nas mesmas taxas acima, além de ter que fazer um documento de importação chamado DSI (Declaração Simplificada de Importação), mas dizem que é mais fácil fazer esse processo pelo Importa Fácil dos Correios, que cobra 150 reais para fazer o processo aduaneiro, te livrando de muita dor de cabeça e entregando a encomenda direto na sua casa.

Acima de USD3000 - Não lembro o processo, mas é praticamente igual ao de um importador "comum", uma empresa de importação.

Por exemplo, eu trouxe alguns suplementos para musculação e não foram taxados, o valor ficou em torno de 150 dolares e a encomenda já com frete e chegou em minha casa sem problemas. Se eu fosse comprar aqui ia gastar cerca de 800 reais no produtos.

A compra da bota e luvas, deu cerca de 500 dolares com frete e parece que vou ser taxado, aí tenho acrescimo de mais 60% do valor da nota, vou receber uma carta em casa, informando o valor do imposto e eu deverei ir na agencia dos correios indicada na carta, com o valor da taxa e pago lá na hora e já retiro a encomenda. Mesmo assim, no final, o valor ainda será bem inferior ao preço praticado aqui no Brasil.

Calma, calma, calma :D
Esses valores que você postou estão certos e valem para importação no sentido comprei no ebay e vão entregar para mim via USPS, Fedex, etc.
Se você for para o Paraguai, Uruguai, etc, de carro você tem direito a uma cota isenta de 300 dólares.
Agora, se você for para o Paraguai, Uruguai, etc, de avião você tem direito a uma cota isenta de 500 dólares.
Agora se você comprar acima da cota você tem a opção de declarar o produto e pagar os impostos normalmente. Tudo legal, com nota de importação do governo e tal.

Richard
23-08-11, 15:00
Calma, calma, calma :D
Esses valores que você postou estão certos e valem para importação no sentido comprei no ebay e vão entregar para mim via USPS, Fedex, etc.
Se você for para o Paraguai, Uruguai, etc, de carro você tem direito a uma cota isenta de 300 dólares.
Agora, se você for para o Paraguai, Uruguai, etc, de avião você tem direito a uma cota isenta de 500 dólares.
Agora se você comprar acima da cota você tem a opção de declarar o produto e pagar os impostos normalmente. Tudo legal, com nota de importação do governo e tal.


Ah, tendi, dessa forma tá correto, achei que você havia comentado da importação comum, com entrega via Correios.

leodinei
23-08-11, 15:30
Bom mesmo é ter uma mina aeromoça, ai você viaja de graça junto com ela, faz as compras e entra no brasil sem declarar ***** nenhuma.
No forum da comet tem um cara que fez assim. oh inveja
T+

Richard
23-08-11, 15:46
Bom mesmo é ter uma mina aeromoça, ai você viaja de graça junto com ela, faz as compras e entra no brasil sem declarar $#@%$# nenhuma.
No forum da comet tem um cara que fez assim. oh inveja
T+


Meu avô, quando era vivo, tinha um colega que era piloto.

O cara sempre que voltava trazia aparelho de som, discos de vinil, camera fotografica e mais um monte de tralhas para o meu avô...rs

Joao XTZ
23-08-11, 19:40
Eu sou da opinião que se tem o bagulho , tem de aguentar o tranco do gasto ... aqui é cheio de Vectra ,Cb 600 que os caras nem sai de Itaquera pq vive duro ... eu saio , tem barzinho ... balada e se fosse pegar uma moto seria até 250 cc ou uma Xt 600 usada , pois aguenta o tranco...

valeu ...

Richard
23-08-11, 22:55
Eu sou da opinião que se tem o bagulho , tem de aguentar o tranco do gasto ... aqui é cheio de Vectra ,Cb 600 que os caras nem sai de Itaquera pq vive duro ... eu saio , tem barzinho ... balada e se fosse pegar uma moto seria até 250 cc ou uma Xt 600 usada , pois aguenta o tranco...

valeu ...


Comprar é fácil, o dificil é manter, por isso essa negada arrota que tem uma Órniti na garagem, mas na realidade ela não saí de lá, pois o cara não tem grana para bancar a gasosa de um rolê no fim de semana.

Tem otário de todos os tipos e tamanhos nessa terra.

DOUGLAS 00
24-08-11, 11:29
Esse é um fator que fico me perguntando:

Gosto de motos grande e carros "levemente" tunados.

Porém geralmente nunca sobra pra investir nisso, mal dando pra manter o carro em dia... mas basta ir no "bobódromo" para ver um monte de pobre com carro ultramega mexido (isso custa caro, pois um joguinho de rodas pode passar fácil dos 3 mil)... a gente sabe que é financiado, mas não entendo de onde tiram grana...

CAT COSTA
24-08-11, 13:23
Compre uma SUZUKI 1000cc com duplo escapamento, que cada 1 aqui na minha cidade custa 6.000 Dilmas (Titânio ou carbono não lembro), e sem contar a carenagem que com qualquer queda no minimo arranha, quando não quebra como bolacha torrada, custa em média 5.000 Dilmas existem pneus que custam 1.300 Dilmas e outras peças que custam um corpo inteiro, outro exemplo foi a tampa do cárter em alumínio da Honda 1000cc que eu mandei buscar para a minha Apache só 60 Dilmas no choro :drool: .

REVOLED
24-08-11, 13:44
Compre uma SUZUKI 1000cc com duplo escapamento, que cada 1 aqui na minha cidade custa 6.000 Dilmas (Titânio ou carbono não lembro), e sem contar a carenagem que com qualquer queda no minimo arranha, quando não quebra como bolacha torrada, custa em média 5.000 Dilmas existem pneus que custam 1.300 Dilmas e outras peças que custam um corpo inteiro, outro exemplo foi a tampa do cárter em alumínio da Honda 1000cc que eu mandei buscar para a minha Apache só 60 Dilmas no choro :drool: .


Titânio.. :D

Rush
24-08-11, 13:53
Richard, nesse ponto concordo com vc... Comprar aqui ta por fora... Sobre a relação de importar via correios ou "na mala", vai de cada um. Conforme eu disse, quem ta bem de vida a ponto de torrar 60mil numa moto (torrar mesmo, porque esportiva é diversão, se a pessoa tiver o mínimo de juizo não vai ser o meio de transporte principal dela), provavelmente sai do país com certa regularidade... E na boa, eu nunca deixaria de entrar com alguma coisa com medo de ser pego na malha fina pós-desembarque. Das 6x que fui pra fora, nunca fui parado. Liguei o foda se numa questão estatística mesmo...
A ideia de ir la fora comprar equipamento realmente não existe e eu nem quis dizer isso... Digo pra quem viaja ou sabe quem vai-e-vem com frequencia. Por exemplo, se vc está nos EUA, vai despachar o capacete via correios até sua casa ou vai arriscar e enfiar na mala?

Voltando ao topico, vou dar um exemplo da minha moto atual e minha moto antiga, importada x nacional, uma o dobro do preço da outra... Um pedal de marcha da minha antiga CRF230 era R$20,00. Na WR não achei por menos de R$140,00 (7x o valor). Um par de bengalas originais da CRF, em média 600~800 reais... O par da WR é de R$2 a R$2,5 mil (3~4x mais caro )... E se fosse uma KTM, com Ohlins, a voadora no peito era maior ainda...
E o pior, pra quem a grana ta curta e compra uma moto "top" só que mais velha e precisa de peças, esse ta no **-da-cobra... Não tem como importar peça usada, nem mesmo se tiver na mala de viagem... Pegou? Dançou...