PDA

Ver Versão Completa : Som Automotivo Básico... até onde dá pra usar?



Furious VIPER
15-08-11, 13:29
Senhoras e senhores:
Tenho em meu carro um sonzinho básico da Sony, um Xplod com auto falantes de 6' e 40W de potência.
Nada de módulo, amplificador, caixas ou outras coisas mais ninjas, é bem basicão mesmo.
Por ser básico costumo usar o volume sem forçar... mas minha pergunta é... até onde posso aumentar o volume do rádio sem danificar as caixas?
Zelo por tudo q tenho e em função disso não qro fazer um uso exagerado do rádio (caixas de som, claro).

PS: Não sei se adianta algo, mas uso normalmente nos volumes 8 ou 10... poucas vezes no 12 e raríssimas vezes no 15 (caso alguém tenha como fazer a comparação).

Guilherme Rabelo
15-08-11, 13:34
tenho no meu carro o mesmo sistema que vc só que meu radio é um pioneer..........eu uso regulado com menos grave pra nao destorcer ou estourar o auto falante...........e nao passo do 25 (que ja é bem auto e nao distorce o som)..........mas sempre escuto entre o 10 e o 15.............fica ai a dica.............eu uso o som assim sem muito grave e um volume onde nao destorça o som

Furious VIPER
15-08-11, 13:55
tenho no meu carro o mesmo sistema que vc só que meu radio é um pioneer..........eu uso regulado com menos grave pra nao destorcer ou estourar o auto falante...........e nao passo do 25 (que ja é bem auto e nao distorce o som)..........mas sempre escuto entre o 10 e o 15.............fica ai a dica.............eu uso o som assim sem muito grave e um volume onde nao destorça o som

25??? Sério?? Tá loco cara... deve ser altíssimo! hehehe
o 15 eu uso qdo tô empolgado... não imagino mais q isso. Mas se der, vou experimentar uma hora dessas.

Guilherme Rabelo
15-08-11, 14:07
25 incomoda mesmo...........só chego nele quando to indo jogar futebol ai pego 20km de estrada com os vidros abertos ai abafa o som caso contrario é 10 no maximo 15

magrao tk
15-08-11, 14:28
Pros ouvidos? É ajustar o volume a um ponto que não distorça perdendo qualidade dos graves, muito menos até ficar roco (e como tem gente que faz isso, eu não entendo!!! |:()





Pro som o lance é usar os alto falantes com valores certos que a saída do rádio pede.

Usar os alto falantes com uns 50% de potencia maior que a potencia do canal do rádio tá de bom tamanho.
Se usar de menos ou igual potencia corre o risco de queimar o falante. Se usar muito acima vai perder em qualidade, pois o falante vai ser mais duro (pesado) pro rádio empurrar.


Outra coisa é casar a impedancia certa do rádio com a dos alto falantes usados.
Nunca se pode usar uma impedancia abaixo da especificada na saída do rádio, isso faz superaquecer e até queimar a saída do rádio por sobrecarga.
Se usar impedancia dos alto falantes maior que a saída não tem problema de queima, mas perde eficiencia no som.

Exemplo:
Saída de 100w, 4 ohms (impedancia) - use 1 falante de 150w x 4 ohms
ou:
2 falantes de 150w x 8 ohms em ''paralelo''
ou:
2 falantes de 75w x 2 ohms em ''série''




Paralelo é ligar + com + e o - com -

Série é ligar os 2 em ponte, de modo que a corrente tenha que passar pelos 2.
Ex: fio+ do rádio no + do falante 1. - do falante 1 no + do falante 2. - do falante 2 no - do rádio.

Stone
15-08-11, 15:14
O máximo que eu coloco o som é até antes de começar a distorcer, acho que até esse ponto não danifica nada, o meu vai até o 30 se não me engano, então eu coloco até o 21~22, por aí

Furious VIPER
15-08-11, 15:20
Eu comprei esse rádio num kit onde vinha o rádio/cd/mp3/usb e 2 caixas tb da Sony. Ou seja, um kit próprio para isso.
E no meu carro já tinha 4 falantes básicos (pro Uno) da marca Bomber.

Como mandei numa casa de Som q sempre mandamos os carros e motos aki de casa pra alarme, som, insulfilm e tudo mais, sobre o trabalho deles não tenho o q falar... é mto bom mesmo. E tudo funciona perfeitamente faz mais de 1 ano.
Só fikei realmente curioso com o qto dá pra usar de volume, pq tem akeles momentos de empolgação, sabe? hehehe E não qria q um desses momentos viesse a sobrecarregar as caixas. Mas se o básico é de não distorcer.... certamente nunca fiz isso e nunca farei. Belezinha então!

Guilherme Rabelo
15-08-11, 15:31
Eu comprei esse rádio num kit onde vinha o rádio/cd/mp3/usb e 2 caixas tb da Sony. Ou seja, um kit próprio para isso.
E no meu carro já tinha 4 falantes básicos (pro Uno) da marca Bomber.

Como mandei numa casa de Som q sempre mandamos os carros e motos aki de casa pra alarme, som, insulfilm e tudo mais, sobre o trabalho deles não tenho o q falar... é mto bom mesmo. E tudo funciona perfeitamente faz mais de 1 ano.
Só fikei realmente curioso com o qto dá pra usar de volume, pq tem akeles momentos de empolgação, sabe? hehehe E não qria q um desses momentos viesse a sobrecarregar as caixas. Mas se o básico é de não distorcer.... certamente nunca fiz isso e nunca farei. Belezinha então!


se vc comprou o kit e nao usa o volume alto pra destorcer o som vai durar ate acabar entao.......brincadeira.......vai durar bastante

Joao XTZ
16-08-11, 01:50
Dá pra usar até a hora que vc enjoa e quer por um sub e um módulo pra empurrar legal ... sempre curti som mais forte mas sem ser o Demolidor e o Dragão (os maiores trios do BR e do mundo)

valeu...

Furious VIPER
16-08-11, 14:12
Dá pra usar até a hora que vc enjoa e quer por um sub e um módulo pra empurrar legal ... sempre curti som mais forte mas sem ser o Demolidor e o Dragão (os maiores trios do BR e do mundo)

valeu...


Eu parto do princípio q coloco com para mim... não para os outros hehehe então um volume agradável denro do carro já tá ótimo. Raríssimos momentos de muita empolgação q eu aumento o volume mesmo.

Dumbex
16-08-11, 14:22
Eu parto do princípio q coloco com para mim... não para os outros hehehe então um volume agradável denro do carro já tá ótimo. Raríssimos momentos de muita empolgação q eu aumento o volume mesmo.


Um bom sub e um módulo o som fica dentro do carro ainda! :p

É que meu ponto de vista sobre som ambiente é diferente do seu =)

...

Cara esse lance de comparar número aqui acho que não vai dar muito certo não, pois cada aparelho tem uma diferença, isso varia de falante pra falante também.

Sobre o máximo que seu som aguenta você percebe de ouvido mesmo, está distorcendo o som? Está na hora de abaixar o volume!

Abraço.

Yuri_RN
16-08-11, 14:27
Senhoras e senhores:
Tenho em meu carro um sonzinho básico da Sony, um Xplod com auto falantes de 6' e 40W de potência.
Nada de módulo, amplificador, caixas ou outras coisas mais ninjas, é bem basicão mesmo.
Por ser básico costumo usar o volume sem forçar... mas minha pergunta é... até onde posso aumentar o volume do rádio sem danificar as caixas?
Zelo por tudo q tenho e em função disso não qro fazer um uso exagerado do rádio (caixas de som, claro).

PS: Não sei se adianta algo, mas uso normalmente nos volumes 8 ou 10... poucas vezes no 12 e raríssimas vezes no 15 (caso alguém tenha como fazer a comparação).


Viper o som estando bem equalizado você pode aumentar ate ao maximo chegando perto de uma distorção

so não pode deixar distorcer se não ja era teus fone ;)

Furious VIPER
16-08-11, 15:26
A comparação foi somente para casos semelhantes, de ter o mesmo kit e tal, pq realmente tem modelos q usam escalas completamente diferentes.
Em um som no volume 20 tá razoável... no outro o 10 já tá com quase 100 dB! hehehe