PDA

Ver Versão Completa : Cuidado com pintura do motor e cubos de rodas



jOSÉ
28-08-11, 23:52
Estou vendo uma gurizada aqui na minha cidade pintando aleatoriamente motor, cubos de rodas e pinças de freios.
Pessoal o motor refrigerado a ar precisa de ar circulando nas aletas, se colocar uma camada de tinta, tu vai fazer um isolamento térmico, diminuindo a propriedade de troca térmica do alumínio(excelente metal para trocar calor), comprometendo o desempenho e a durabilidade do motor.
Da mesma forma pintar cubos de rodas e pinças de freio eles são feitos em metal alumínio ou aço fundido para dissipar o calor gerado na frenagem. Pintando cubo e pinça do freio vai criar um isolamento térmico no conjunto comprometendo a frenagem.

Eurich
29-08-11, 00:15
Sei lá cara, mas nunca...nunca mesmo ouvi relatos ou contra-indicações de pessoas e/ou mecânicos sobre isso. Acho que não pode isolar tanto assim.
Um exemplo que vi foi a Apache, com motor e cubos/rodas e muitos detalhes tudo em preto, de Fábrica.

nuautocustoms
29-08-11, 00:22
Exatamente...
Os cubos originais, de todas as motos vem pintados.
A maioria dos motores também vem com uma camada de prata.

Well_99
29-08-11, 00:23
aqui tambem tem muita gente q pinta
eu ate ia pintar de preto fosco, mas vai dar uma mão de obra... :s

chriskopsch
29-08-11, 00:30
Nada a ver tio :D

NiveaC
29-08-11, 00:51
olha, não acho q uma camada de pintura conseguirá fazer um isolamento térmico num cubo ou numa pinça, na pinça alias, pinça dissipar calor? quem precisa dissipar calor é o disco

blaugusto
29-08-11, 07:33
Apaga isso daí José.

A parte do motor vá lá, mas cubo? E pinça? Que pinça de freio não é pintada com uma generosa camada de fundo e tinta?
A Fazer LE é um lixo então. Tem tinta na pinça, nos cubos e no motor.

magrao tk
29-08-11, 08:13
Em partes eu concordo.

Não é o problema de ter tinta, pois como disseram muitas vem de fábrica pintadas, com ''uma'' camada.
Ficar jogando mais camadas de tinta em cima da original é que engrossa e vai isolando cada vez mais.

Mas mesmo assim até hoje não ouvi ninguem falar que ficou sem freio depois de pintar os cubos, muito menos a pinça que não faz atrito em nada, e nem fundir o motor.

Mas... o certo seria mesmo remover a tinta pra aplicar uma nova, mas isso quase ninguem faz.

ShimAdA
29-08-11, 08:40
Tenho motor pintado de preto e as rodas de liga leve são pintadas na fabrica, muitos quilômetros rodados e até agora nenhum problema, antes de pintar o motor removi a tinta antiga.
Isso é lenda, o motor da ML do meu pai é original pintado de preto com uma tinta grossa, deve ter umas 3 demãos.

Richard
29-08-11, 08:52
O que o José aí disse está correto na teoria, ou seja, de que uma ou mais camadas de tinta podem alterar o poder de refrigeração das peças, porém, como a prática é sempre diferente da teoria, essa mudança numa moto é tão pequena que não cheegaria a comprometer o rendimento ou duurabilidade dos componentes.

Um bom exemplo disso são as motos do Correio, com motores pintados de amarelo e também das Ambev da vida, que pintam o motor das motos de acordo com a marca que está distribuindo, como o vermelho para as motos da Brahma, por exemplo.

guttobravin992
29-08-11, 10:06
tbm acho... deve alterar sim... o poder de refrigeração... (com uma camada grossa) mas..... é tão "insignificante" que não altera a ponto de fundir um motor....

ou perder freios... enfim....

Faet
29-08-11, 13:05
Acredito que nos freios a diferença seja pouca quase nula, mais só nos freios a tambor, nos a disco aí sim é nula, pois o que aquece é o disco e pastilha não a pinça.

Agora no motor no caso de alguém que exija dele ao máximo, acelerando muito e talz, dando pau de montão na moto, tenho certeza que diminui a vida útil. Pois a refrigeração está mais obstuída, pouco, quase nada mais está.

Agora um tiozinho de 50 e poucos anos andando empilhando marcha em uma ML não vai fazer diferença mesmo.

E tenho dito, ahsuhauhsua.

cesar DH
29-08-11, 13:11
Tenho motor pintado de preto e as rodas de liga leve são pintadas na fabrica, muitos quilômetros rodados e até agora nenhum problema, antes de pintar o motor removi a tinta antiga.
Isso é lenda, o motor da ML do meu pai é original pintado de preto com uma tinta grossa, deve ter umas 3 demãos.


ja ia falar isso das ML e das Turunas :P

SARAIVA
29-08-11, 13:16
Um bom exemplo disso são as motos do Correio, com motores pintados de amarelo e também das Ambev da vida, que pintam o motor das motos de acordo com a marca que está distribuindo, como o vermelho para as motos da Brahma, por exemplo.


tb acreito q a diferença deva ser bem pouca , e outra Richard ai os correios e a ambev pinta até o motor das motos curioso pra ca eu nunca vi .

danielgota
29-08-11, 13:22
nádegas a ver ;)

Richard
29-08-11, 17:12
tb acreito q a diferença deva ser bem pouca , e outra Richard ai os correios e a ambev pinta até o motor das motos curioso pra ca eu nunca vi .


Os caras pintam por causa de roubo, pois um motor pintado fica mais dificil do cara colocar no mercado negro.

jOSÉ
29-08-11, 22:38
Apaga isso daí José.

A parte do motor vá lá, mas cubo? E pinça? Que pinça de freio não é pintada com uma generosa camada de fundo e tinta?
A Fazer LE é um lixo então. Tem tinta na pinça, nos cubos e no motor.


O blau, eu não estou falando em um grande aquecimento de imediato ao ponto de pifar a curto prazo, eu falo em um pequeno aquecimento(ºC), no conjunto por um longo período de utilização da moto.

Quanto aos feios um amigo meu foi dar uma de piloto em um autódromo com uma suzuki 750, lá pelas tantas ele ficou sem freio na dianteira e traseira(moto original), é que agora sem a adição de amianto(meio-ambiente) nas pastilhas elas vitrificaram pelo calor gerado e perderam o atrito, não escafodeu-se em uma curva por pouco.

Quanto ao, motor quando ele é projetado, as aletas tem um gradiente térmico de dissipação da temperatura. As tintas de fábrica são específicas em espessura e termocondução. Eu tenho uma moto com o motor todo em preto, porém o pigmento já é colocado no molde de fundição.

Faço um desafio para quem acha que não dá nada. Pega uma tinta spray e pinta o radiador do carro(refrigerado a água) e bota para rodar(mas fica de olho no termostato). Será que agora dá para traçar um correlação.

blaugusto
30-08-11, 07:25
Ô José, mas andar em autódromo é outro esquema. Andar com pastilhas de freio originais não dá, tem que trocar.

Eloy
30-08-11, 07:43
Faço um desafio para quem acha que não dá nada. Pega uma tinta spray e pinta o radiador do carro(refrigerado a água) e bota para rodar(mas fica de olho no termostato). Será que agora dá para traçar um correlação.




isso é verdade meu pai tinha 1 F-1000 98 4.9l a gasolina, e ela era preta com akeles adesivos na caçamba rosa "Lightning" e pintou o radiador de preto, e ele percebeu q depois disso a temperatura normal de trabalho subiu 1 poco, tipo ficava certo na risca do meio, depois de pitar ficava sempre passando da risca pouquinha coisa, mas ja dava pra perceberq passava ... entao poda ter relacao sim com o q vc fala, para tirar a duvida era bom se fizessem o teste com termometro de oleo, tipo antes de pintar e depois de pintar pra ter a certeza!!

leozin
30-08-11, 08:10
tb já pintei os cubos da minha motoca e ate hoje tudo tranquilo.

ShimAdA
30-08-11, 08:15
Recentemente reformamos um maverick, pintamos motor e o radiador, antes retiramos a tinta antiga que meu pai pintou no começo dos anos 80, e desde essa época nenhum problema, não uso ele em autódromo mas sempre dou uma cutucada boa e até agora nenhum problema também.
Ja tem uns 10 anos que reformamos uma kombi 1600 que usamos diariamente, pintamos o cilindro de preto. Se da algum problema eu não sei, só sei que ta durando. :G

http://i1089.photobucket.com/albums/i347/shimadarp/Maverick%20semi%20pronto/C360_2011-06-0813-45-56_org.jpg

guttobravin992
30-08-11, 08:46
Maverick :clap:

magrao tk
30-08-11, 09:12
Recentemente reformamos um maverick, pintamos motor e o radiador, antes retiramos a tinta antiga que meu pai pintou no começo dos anos 80, e desde essa época nenhum problema, não uso ele em autódromo mas sempre dou uma cutucada boa e até agora nenhum problema também.
Ja tem uns 10 anos que reformamos uma kombi 1600 que usamos diariamente, pintamos o cilindro de preto. Se da algum problema eu não sei, só sei que ta durando. :G


Aí que tá o segredo: Não pintar em cima de outras tintas, pois cada vez engrossa mais.
Uma camada fina de tinta é porosa suficiente pra transferir o calor, mas quanto mais grossa mais isolante fica.

romario_xtz
30-08-11, 09:24
Não creio que uma camada de tinta aplicada com pistola ou ate mesmo spray, seja grossa o suficiente para interferir nessa troca de calor não!

Adriano_Paulista
30-08-11, 10:44
aff tem kd topico....... :0_0: .....nd a declarar!!!! :G

blaugusto
30-08-11, 11:57
Nam compare um motor refrigerado a água com um a ar.
Num refrigerado a água pode até envolver ele (O MOTOR) numa manta térmica.

jOSÉ
30-08-11, 22:53
Nam compare um motor refrigerado a água com um a ar.
Num refrigerado a água pode até envolver ele numa manta térmica.


Eu discordo blau, quem é que tira a temperatura dá água..................... é o ar então quem resfria o motor refrigerado a água é o ar. Porque liga a ventoinha quando está no trânsito parado, para o ar passar nos favos do radiador e retirar a temperatura da água que resfria o motor.

jOSÉ
30-08-11, 22:55
Recentemente reformamos um maverick, pintamos motor e o radiador, antes retiramos a tinta antiga que meu pai pintou no começo dos anos 80, e desde essa época nenhum problema, não uso ele em autódromo mas sempre dou uma cutucada boa e até agora nenhum problema também.
Ja tem uns 10 anos que reformamos uma kombi 1600 que usamos diariamente, pintamos o cilindro de preto. Se da algum problema eu não sei, só sei que ta durando. :G

http://i1089.photobucket.com/albums/i347/shimadarp/Maverick%20semi%20pronto/C360_2011-06-0813-45-56_org.jpg


Maverick quatro cilindros, maquinão, que saudades............................... que dá.

blaugusto
30-08-11, 23:07
Eu discordo blau, quem é que tira a temperatura dá água..................... é o ar então quem resfria o motor refrigerado a água é o ar. Porque liga a ventoinha quando está no trânsito parado, para o ar passar nos favos do radiador e retirar a temperatura da água que resfria o motor.

Tava falando do mavekão do colega aí embaixo, não da pintura do radiador.


Agente tava falando inicialmente sobre pintar cubos e motor refrigerado a ar de uma 125cc ou de pintura de radiadores onde uma gotinha já tampa uma boa parte da passagem de ar??


Como eu disse:
Apaga o tópico, uma pintura nas partes do assunto original não vai fazer a menor diferença.
Vai fazer muito mais diferença um óleo melhor ou mistura mais rica.
No caso dos freios então... Pode dar 5 demãos de tinta acrilica.

Carleetos
30-08-11, 23:59
Ô José, mas andar em autódromo é outro esquema. Andar com pastilhas de freio originais não dá, tem que trocar.


Por que será que isso não faz sentido pra mim?

NiveaC
31-08-11, 00:29
trocar pastilha não digo mas pra ficar andando em autódromo no mínimo tem que botar um aeroquip, agora pq o cara perdeu a mão, falar que foi a tinta da pinça :susto:

britto
31-08-11, 00:45
Na minha cidade é moda, a um tempo ja pintar os cubos, e até hj nao ouvi nenhum comentario em nenhum canto da cidade
dizendo a respeito do isolamento termico dos cubos :k
na minha opniao ficam mais bonitos, e tbn ja vi pintarem a pinça e na minha opnião tbn fica mt top :OK:

blaugusto
31-08-11, 07:23
Por que será que isso não faz sentido pra mim?

Por que as originais foram feitos pra uso civil. O pneu também.
Quem vai andar em autódromo tem que obrigatoriamente trocar pastilhas e pneus por melhores que combinem com o tipo de uso feito em autódromo.

Carleetos
31-08-11, 07:42
Por que as originais foram feitos pra uso civil. O pneu também.
Quem vai andar em autódromo tem que obrigatoriamente trocar pastilhas e pneus por melhores que combinem com o tipo de uso feito em autódromo.


Aí tudo bem, pensei que vocÊ falava de motos comuns pra uso comum. Porque usava lonas originais na frente e quando troquei por Cobreq não senti diferença positiva nenhuma.. Preferia as meio gastas :k

speedFan
31-08-11, 08:35
Acho que até faz sentido mas na isso seria tão insignificante... que não notaria a diferença... meu pai teve um ml com mais de 169km e o motor era pintado.... o cubos da minha moto também são pintados mas não notei diferença alguma na frenagem...

guttobravin992
31-08-11, 09:17
Na minha cidade é moda, a um tempo ja pintar os cubos, e até hj nao ouvi nenhum comentario em nenhum canto da cidade
dizendo a respeito do isolamento termico dos cubos :k
na minha opniao ficam mais bonitos, e tbn ja vi pintarem a pinça e na minha opnião tbn fica mt top :OK:


[ 2 ]

ComplexBrain
31-08-11, 10:04
To pintando o motor da minha motoquinha, vou instalar um termostato antes e fazer as medições depois vou pintar e ver se deu alteração... relato aki o resultado.

sdksk8
31-08-11, 10:39
nossa nem vo pinta mais minhas rodas pq ela nao vai dicipar o calor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

SARAIVA
31-08-11, 10:50
qaundo eu pintar os cubos d minha vo instalar uns dissipadores extras

http://image.shopping.uol.com.br/150x150/offer/00/57/09/40/57094010.jpg

kkkkkkk

jOSÉ
02-09-11, 01:39
Tambor de freio operação e design
Freios a tambor são projetados para converter a energia cinética em energia térmica através do processo de fricção . Este calor é destinado a ser transferido novamente para a atmosfera, mas pode facilmente ser transferir para outros componentes do sistema de travagem.
Tambores de freio são feitos de peças de aço ou ferro fundido para lidar com as forças que estão envolvidas, que podem gerar uma grande quantidade de calor. A transferência de calor para a atmosfera pode ser auxiliado através da incorporação barbatanas no design do tambor (dissipador de calor ). No entanto, o aquecimento excessivo pode ocorrer devido a repetidas frenagens ou uma frenagem contante e longa que podem provocar distorção no tambor, levando a vibração na travagem.
A outra conseqüência do superaquecimento é desaparecer do freio . Isto é devido a um dos vários processos ou mais geralmente um acúmulo de todos eles.
1. Quando os tambores são aquecidos por travagens bruscas, o diâmetro do cilindro aumenta ligeiramente devido à expansão térmica do material, isto significa que as sapatas dos freios tem que se mover mais longe e mais o manete do freio tem que ser comprimido.
2. As propriedades do material de atrito pode mudar caso seja aquecido, criando menos atrito. Isso geralmente é apenas temporário e o material recupera a sua eficiência quando resfriado, [1] , mas se a superfície aquece ao ponto onde se torna de vidro a redução na eficiência de frenagem é mais permanente. Vidros superfície pode ser desgastado com o uso ainda mais dos freios, mas isso leva tempo.

blaugusto
02-09-11, 07:18
José, ninguém falou que não esquenta.

NiveaC
02-09-11, 20:36
Tambor de freio operação e design
Freios a tambor são projetados para converter a energia cinética em energia térmica através do processo de fricção . Este calor é destinado a ser transferido novamente para a atmosfera, mas pode facilmente ser transferir para outros componentes do sistema de travagem.
Tambores de freio são feitos de peças de aço ou ferro fundido para lidar com as forças que estão envolvidas, que podem gerar uma grande quantidade de calor. A transferência de calor para a atmosfera pode ser auxiliado através da incorporação barbatanas no design do tambor (dissipador de calor ). No entanto, o aquecimento excessivo pode ocorrer devido a repetidas frenagens ou uma frenagem contante e longa que podem provocar distorção no tambor, levando a vibração na travagem.
A outra conseqüência do superaquecimento é desaparecer do freio . Isto é devido a um dos vários processos ou mais geralmente um acúmulo de todos eles.
1. Quando os tambores são aquecidos por travagens bruscas, o diâmetro do cilindro aumenta ligeiramente devido à expansão térmica do material, isto significa que as sapatas dos freios tem que se mover mais longe e mais o manete do freio tem que ser comprimido.
2. As propriedades do material de atrito pode mudar caso seja aquecido, criando menos atrito. Isso geralmente é apenas temporário e o material recupera a sua eficiência quando resfriado, [1] , mas se a superfície aquece ao ponto onde se torna de vidro a redução na eficiência de frenagem é mais permanente. Vidros superfície pode ser desgastado com o uso ainda mais dos freios, mas isso leva tempo.


o tambor com muitas demãos ainda vai mas vc falou pinça tbm, pinça nunca vai super aquecer já q ela apenas dá o suporte e as pastilhas ficam em contato com o ar o tempo todo

blaugusto
02-09-11, 20:46
o tambor com muitas demãos ainda vai mas vc falou pinça tbm, pinça nunca vai super aquecer já q ela apenas dá o suporte e as pastilhas ficam em contato com o ar o tempo todo

NiveaC, todo o conjunto ali esquenta.
Aqui a casa fica numa descida e eu venho com o ddo encostado no freio desde lááááá de cima.
Ao parar e botar a mão na pinça sente-se ela morna e num teste freando de 40 a 0km/h que eu fiz senti ela bem quente, imagino numa situação pior.

Mas... não é ela a responsável por dissipar o calor, é o disco, então pode envolver a pinça numa manta que a eficiencia do freio pouco vai ser afetada.

E já repararam que os furos dos discos de freio vem com tinta de fabrica?? Passe na CC mais proxima de você.
Rodas das motos tb vem pintadas e recebem base E tinta em alguns casos.

XxUNOxX
02-09-11, 20:47
Os cubos da minha moto vem de fábrica pintados de preto, pintei o motor da minha bom boas demão de tinta preta e tbm de fundo fosfatizante.
Disco dianteiro Oversize da minha moto tbm é pintado, a pinça tbm, e aposto que o motor dela é mais frio e o disco e freio traseiro freia bem mais do que outras motos por ae ;)

blaugusto
02-09-11, 20:53
Até a minuscula pinça de freio da minha bike vêm pintada. Disco idem. E os cubos idem. Êpa... perai, bike não tem freio a tambor. :D