PDA

Ver Versão Completa : Tirando e limpando a corrente



Bruno Rafael
01-09-11, 08:02
Bom dia á todosss :P
nesse fds, pretendo lubrificar a corrente da minha moto, mais ela tah muiiiito suja, gosteria de tirar ela pra limpar bem....

Alguem poderia me dizer como tira-lá, dicas... com o que lavar.. :s

fredericoelias
01-09-11, 08:10
para tirar a corrente acho que voce vai ter que tirar a roda traseira e a balança.

Para limpar, eu limpo a minha com querosene.

magrao tk
01-09-11, 08:51
E aí Bruno, beleza?

Não sei como é a corrente da Bros, mas se for a comum (sem retentor) tu tem que tirar a travinha da emenda com um alicate pequeno pra soltar a emenda. Daí tira tambem o protetor da corrente e aquela parte que tampa o pinhão no motor, já aproveita pra limpar ali que junta um baita sujeira.

Pra limpeza eu uso óleo diesel. Mergulho a corrente numa bacia e esfrego bem com pincel duro ou escova. Depois é só secar bem e colocar o lubrificante que tu costuma usar.

Pode limpar com diesel tambem a coroa, o pinhão, a balança e todo o resto por onde passa a corrente na moto, desde que enxague bem depois.

Guilherme Rabelo
01-09-11, 08:59
E aí Bruno, beleza?

Não sei como é a corrente da Bros, mas se for a comum (sem retentor) tu tem que tirar a travinha da emenda com um alicate pequeno pra soltar a emenda. Daí tira tambem o protetor da corrente e aquela parte que tampa o pinhão no motor, já aproveita pra limpar ali que junta um baita sujeira.

Pra limpeza eu uso óleo diesel. Mergulho a corrente numa bacia e esfrego bem com pincel duro ou escova. Depois é só secar bem e colocar o lubrificante que tu costuma usar.

Pode limpar com diesel tambem a coroa, o pinhão, a balança e todo o resto por onde passa a corrente na moto, desde que enxague bem depois.


isso mesmo magrao assim mesmo que eu limpo a minha

Bruno Rafael
01-09-11, 09:09
OWow!
simples mas eficiente sua explicação...
parece facil...
vou tentar domingo.. pq sabado vou viajar com uns amigos.. intão nao quero correr o risco de acontecer alguma coisa de errado caso eo faça errado

E se for com retentor, eo faço o q? :s

Guilherme Rabelo
01-09-11, 09:11
se sua relaçao for original nao é com retentores

charrinho
01-09-11, 09:15
é tenho que fazer isso, eu uso querosene pra limpar a corrente, coroa e pinhão... final de semana quero dar um trato nela...

e utilizo chain lube da mobil pra lubrificar... é composto de óleo sae 90, famoso óleo de caixa, ele penetra nas entranhas da corrente e não escorre quando aquece, como óleo sae 10-50

Bruno Rafael
01-09-11, 09:24
a minha eh original sim...

britto
01-09-11, 09:31
após fazer esse processo de limpeza, é bom vc limpar ela todas as vezes
qe for lavar a moto, pois assim vc desgasta menos a corrente, e ela vai durar
por mais tempo, aconselho vc a usar um pincel com querosene em todas as lavagens
mas corte um pouco os pelos do pincel para ele ficar mais firme,e limpar com mais facilidade
assim vc nao precisara tirar ela para limpar ela smp ficara limpa se vc fazer isso em todas as lavagens
só nao esqeça de lubrificala no tempo certo, principalmente em dias de chuva.

Richard
01-09-11, 09:43
E aí Bruno, beleza?

Não sei como é a corrente da Bros, mas se for a comum (sem retentor) tu tem que tirar a travinha da emenda com um alicate pequeno pra soltar a emenda.


Magrão, a questão nesse caso não é a de ter retentores, mas sim a emenda. Uma corrente com retentores, mas que tenha emenda vai ser o mesmo processo que você citou. ;)

No caso, o procedimento vai ser diferente, se a corrente não tiver emenda, mesmo que tenha ou não retentores, pois aí é preciso tirar a roda traseira e a balança para desencaixar a corrente.

Bruno Rafael
01-09-11, 10:09
Pretendo apenas limpar a corrente, e pincelar um pouco de WD, BEMMMM POUCO!
sinceramente, prefiro trocar a relação antes, do que sujar a balanca e o aro toda semana... eh muito ruim...

tbm a troca nem vai ser tão precoce assim...
coisa de 30% a menos de duração axo..

fredericoelias
01-09-11, 10:18
Voce cria um topico perguntando dicas e diz que não quer lubrificar e sujar a moto? :-/
sinceramente.
Melhor deixar ela sem passar nada mesmo. Ela dura uns 10mil ai voce troca campeão :OK:



Magrão, a questão nesse caso não é a de ter retentores, mas sim a emenda. Uma corrente com retentores, mas que tenha emenda vai ser o mesmo processo que você citou. ;)

No caso, o procedimento vai ser diferente, se a corrente não tiver emenda, mesmo que tenha ou não retentores, pois aí é preciso tirar a roda traseira e a balança para desencaixar a corrente.


Quando fui fazer revisão completa da injeção eu vi o trabalho que dá tirar roda e balança da Fazer.... só dá pra fazer 1 a cada 6 meses :lol:

Bruno Rafael
01-09-11, 10:21
Voce cria um topico perguntando dicas e diz que não quer lubrificar e sujar a moto? :-/
sinceramente.
Melhor deixar ela sem passar nada mesmo. Ela dura uns 10mil ai voce troca campeão :OK:

Quando fui fazer revisão completa da injeção eu vi o trabalho que dá tirar roda e balança da Fazer.... só dá pra fazer 1 a cada 6 meses :lol:


Eo quero limpar, e lubrificar MUIITO pouco, o suficiente pra n enferrujar, soh...

Mas se for pra fazer igual os cara das CC fazem.. passar um litro de oleo na corrente, prefiro deixar sem nadah, voa graxa pra tudu ki eh lado... Principalmente no tennis :s

Machadosky
01-09-11, 12:08
Tirar a corrente e limpar, geralmente vai da coragem da pessoa. Depois da corrente tem o eixo do pinhão, a balança, a roda... Pra lubrificar eu passo oleo na corrente usando uma esponja.

magrao tk
01-09-11, 12:14
Magrão, a questão nesse caso não é a de ter retentores, mas sim a emenda. Uma corrente com retentores, mas que tenha emenda vai ser o mesmo processo que você citou. ;)

No caso, o procedimento vai ser diferente, se a corrente não tiver emenda, mesmo que tenha ou não retentores, pois aí é preciso tirar a roda traseira e a balança para desencaixar a corrente.


É que todas as correntes que já vi até hoje (simples) eram com emenda, e uma corrente de retentor pessoalmente eu nunca vi.
E lendo alguns comentários aqui no fórum, tive a idéia de que as com retentores não tinham emenda, não sabia que tinha com emenda tambem.
Valeu a explicação! ;)





Outra dica: a travinha da corrente pra tirar é fácil. Com um alicate pequeno force ela no sentido da flecha no desenho pra depois puxar pra fora e liberar a emenda.

http://img193.imageshack.us/img193/6950/71494762.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/193/71494762.jpg/)

E uma coisa que meu pai ensinou tempos atrás e eu nunca dei importancia: quando for montar a travinha devolta no lugar, coloque ela com o lado aberto no sentido contrário que a corrente for girar, pois se ela bater em algo não tem perigo de soltar a trava pelo movimento da corrente.

Dou essa dica porque não sei se não foi o que aconteceu comigo sábado passado. Saí de moto com tudo certinho e quando vi a corrente da moto ficou pra trás no chão. Tentei encontrar mas perdi a emenda, tive que voltar pra casa empurrando, que vergonha :(

Stone
01-09-11, 17:22
A maneira mais fácil e prática de limpar a corrente é colocar em uma garrafa PET 2l mais ou menos 1/4 de gasolina, depois colocar a corrente dentro, fechar ela e chacoalhar bem, deixar um pouco de molho, depois dar mais umas agitadas... depois abrir, tirar a gasolina (e descartar de forma correta), deixar pingar um pouco.... colocar água e detergente dentro... dar mais umas agitadas e está pronto, limpinha e sem sujar as mãos!

magrao tk
01-09-11, 18:17
A maneira mais fácil e prática de limpar a corrente é colocar em uma garrafa PET 2l mais ou menos 1/4 de gasolina, depois colocar a corrente dentro, fechar ela e chacoalhar bem, deixar um pouco de molho, depois dar mais umas agitadas... depois abrir, tirar a gasolina (e descartar de forma correta), deixar pingar um pouco.... colocar água e detergente dentro... dar mais umas agitadas e está pronto, limpinha e sem sujar as mãos!


Ah, sem sujar as mãos... aí não tem graça Stone :lol:

NiveaC
01-09-11, 18:21
http://img193.imageshack.us/img193/6950/71494762.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/193/71494762.jpg/)



Pra ficar bem claro, essa foto está errada, o sentido da travinha é o contrário do mostrado na foto, ou seja, o lado fechado dela fica pra direita de quem está montando a corrente, desta forma, durante o uso, a corrente fará força no lado fechado, montando ao contrário a travinha sai na primeira puxada mais forte q der na corrente e vc fica a pé

Stone
01-09-11, 18:24
Ah, sem sujar as mãos... aí não tem graça Stone :lol:

kkkkkkkkkkkkkk

Cara, falando sério, eu odeio meter a mão na graxa velha, principalmente nesses kit corrente que já está aquela graxa suja, toda preta, depois fica tudo encardido nos cantos das unhas.....



Pra ficar bem claro, essa foto está errada, o sentido da travinha é o contrário do mostrado na foto, ou seja, o lado fechado dela fica pra direita de quem está montando a corrente, desta forma, durante o uso, a corrente fará força no lado fechado, montando ao contrário a travinha sai na primeira puxada mais forte q der na corrente e vc fica a pé


:clap: :clap: :clap:

magrao tk
01-09-11, 18:29
Pra ficar bem claro, essa foto está errada, o sentido da travinha é o contrário do mostrado na foto, ou seja, o lado fechado dela fica pra direita de quem está montando a corrente, desta forma, durante o uso, a corrente fará força no lado fechado, montando ao contrário a travinha sai na primeira puxada mais forte q der na corrente e vc fica a pé


Como assim? A emenda força mais no pino da direita do que no da esquerda?
Sempre achei que todos os elos recebiam a mesma força distribuída, contando os 2 pinos da emenda tambem... e nesse caso tanto faria o lado da trava, a força recebida seria igual no pininho esquerdo ou direito.

Outro detalhe que agora reparando na foto... assim como está seria como se ela tivesse passando pela parte de cima, ali onte o protetor de corrente cobre, pois passando na parte de baixo seria o contrário mesmo.

NiveaC
01-09-11, 18:32
Como assim? A emenda força mais no pino da direita do que no da esquerda?
Sempre achei que todos os elos recebiam a mesma força distribuída, contando os 2 pinos da emenda tambem... e nesse caso tanto faria o lado da trava, a força recebida seria igual no pininho esquerdo ou direito.


sim, mas note que a trava é aberta, ou seja, vc tem que montar no sentido da força da corrente, inclusive, me corrigindo a tempo, quando falei do lado me referia caso fosse montada com a emenda na parte de baixo, o certo é: o lado fechado da trava sempre no sentido da força, ou seja, na parte de baixo da corrente ela puxa pra direita, na parte de cima pra esquerda, logo, a parte fechada da trava deve estar pro lado que puxa, ao contrário, a corrente puxará e sem resistência na trava ela abre e a corrente cai

Stone
01-09-11, 18:34
Magrão, é que desse jeito o pininho está forçando para fora da trava, se caso alguma coisa enroscar na corrente com a moto andando terá grande chances de soltar a trava, por isso sempre se monta com os pininhos forçando pra dentro da trava

magrao tk
01-09-11, 18:40
sim, mas note que a trava é aberta, ou seja, vc tem que montar no sentido da força da corrente, inclusive, me corrigindo a tempo, quando falei do lado me referia caso fosse montada com a emenda na parte de baixo, o certo é: o lado fechado da trava sempre no sentido da força, ou seja, na parte de baixo da corrente ela puxa pra direita, na parte de cima pra esquerda, logo, a parte fechada da trava deve estar pro lado que puxa, ao contrário, a corrente puxará e sem resistência na trava ela abre e a corrente cai


Sim, agora entendi o que tu disse, até edeitei minha resposta falando isso aí mesmo.
Resumindo: o lado fechado da travinha tem de ficar no sentido que a corrente gira. Valeu :)




Magrão, é que desse jeito o pininho está forçando para fora da trava, se caso alguma coisa enroscar na corrente com a moto andando terá grande chances de soltar a trava, por isso sempre se monta com os pininhos forçando pra dentro da trava


É mais ou menos isso que queria dizer. Usei as palavras erradas, mas a idéia táva certa :#

Eduardo Toda
01-09-11, 21:02
para tirar a corrente acho que voce vai ter que tirar a roda traseira e a balança.

Para limpar, eu limpo a minha com querosene.


Muito cuidado, use uma camisa velha, ou alguma coisa que se sujar pode jogar fora, pois se respingar o querosene sujo de graxa e óleo da corrente na sua camisa, ou no chão limpinho da sua garagem ]:)......a sua esposa/mãe, vai te fazer encostar a língua no escape quente da sua moto... ]:)

apu
01-09-11, 21:22
quem tem corrente sem emenda, negocio é por no cavalete central e limpar no pincel mesmo :/ eu particularmente, nao tenho as moral de tirar roda nem nada.. :x

Fohg
01-09-11, 22:14
Eu juro que li "Trollando e limpando a corrente"

Acho que o meu avatar tá me fazendo mal