PDA

Ver Versão Completa : Dúvida - SEGURO



EduXR
08-09-11, 16:25
Primeiramente olá a todos. Sou novo por aqui e gostaria de pedir uma ajuda a vcs

Tenho uma XR200 ano 2000

Dia 19 do mês passado um *** me derrubou...Por sorte não me machuquei, mas a xr estragou legal.

O cara tem seguro..não criou problemas e abriu o sinistro na sua seguradora (liberty) de boa.

Levei a moto na concessionária Remaza pra arrumar.. Até ai blz

Agora vem o problema...

Já faz 3 semanas q a moto tá lá e nada das peças. Como ela é ano 2000, algumas peças são bem difíceis de conseguir (segundo o setor de peças da honda)

Mas o pior ainda tá por vir...Ainda segundo o cara das peças, algumas peças da xr NÂO SÃO MAIS FABRICADAS PELA HONDA =/

Sabem me explicar como faz nesses casos? A seguradora pelo que entendi vai querer me entregar a moto incompleta ou com alguma gambiarra

Eu tô batendo o pé que faço questão da moto inteira (exatamente como tava antes)

E aí? Alguém já passou por isso?

Abs

Cyber
08-09-11, 16:46
Primeiramente olá a todos. Sou novo por aqui e gostaria de pedir uma ajuda a vcs

Tenho uma XR200 ano 2000

Dia 19 do mês passado um *** me derrubou...Por sorte não me machuquei, mas a xr estragou legal.

O cara tem seguro..não criou problemas e abriu o sinistro na sua seguradora (liberty) de boa.

Levei a moto na concessionária Remaza pra arrumar.. Até ai blz

Agora vem o problema...

Já faz 3 semanas q a moto tá lá e nada das peças. Como ela é ano 2000, algumas peças são bem difíceis de conseguir (segundo o setor de peças da honda)

Mas o pior ainda tá por vir...Ainda segundo o cara das peças, algumas peças da xr NÂO SÃO MAIS FABRICADAS PELA HONDA =/

Sabem me explicar como faz nesses casos? A seguradora pelo que entendi vai querer me entregar a moto incompleta ou com alguma gambiarra

Eu tô batendo o pé que faço questão da moto inteira (exatamente como tava antes)

E aí? Alguém já passou por isso?

Abs

Olá edu, seja muito bem vindo ao fórum.

Problemas em relação a peças de reposição em motos que não estão mais em linha é complicado, existe um mito que as montadoras deveriam fornecer peças para veículos com tempo de compra de até 10 anos mas não é bem assim que acontece, existe na verdade uma observação que as fabricantes devem fornecer as peças até um período razoável depois da aquisição do veículo, mas o razoável para nós não é o mesmo que para elas. Talvez nem entrando na justiça você consiga reaver as peças pois é como expliquei acima, talvez a única saída é recorrer ao mercado de peças de reposição paralelas, sei que ainda muitas empresas fabricam peças para motos como xr e etc... Não é original mas já vai resolver em partes o problema.

Outra opção é aquisição de peças de motos leiloadas ou em desmanches, é mais complicado de achar algo inteiro, mas em grandes cidades as chances de encontrar algo é maior.

Um texto interessante que vale a pena ler para esclarecer duvidas sobre fornecimento de peças, você encontra neste link Best Cars Web Site - Questes de Direito (http://bestcars.uol.com.br/colunas3/q320-pecas-reposicao.htm)

É isso amigo, espero que consiga resolver o mais rápido esse problema.

Abraços.

(http://bestcars.uol.com.br/colunas3/q320-pecas-reposicao.htm)

danielgota
08-09-11, 19:06
cara, ja aconteceu isso com um brother meu.
só que a moto dele ficou sem jeito algum toda destruida.
a seguradora deu o valor do bem pra ele.
abração e boa sorte velho.

romanex
08-09-11, 21:26
Na verdade, a lei dos dez anos não é um mito....
ela existiu, mas com a globalização, a coisa mudou....
ela foi revogada.....
Hoje, as montadoras só pedem peça de reposição conforme a necessidade ( é uma estrategia de logística- redução de estoques - curva ABC de estoques - aplicada no mundo inteiro)....
a peça x teve de trocar, a cc pega ela e mais uma para o estoque de reposição.....
ai aquela peça que é dificil de trocar numa moto ou carro de 4/5 anos - pinça de freio, por exemplo - nunca foi trocada, a moto ou carro sai de linha, e ai entra o bicho papão da globalização: a peça só era fabricada na Antuerpia nos dias impares de meses primos e em anos bi-sextos....
lascou geral....
como exemplo, você pode ver que tanto com carro, como com moto, eles verificam no sistema e afirmam: a peça se encontra no estado x e vai demorar dez dias pra chegar, ou então, só encomendando, e demora até trinta dias (vai ser importada, pois ainda nunca foi trocada)
a seguradora tem por obrigação arrumar ou reembolsar o valor da avaliação do conserto.....
se não encontrarem peças (nem originais nem paralelas) ela será obrigada a pagar em dinheiro o valor do conserto e ai você terá de se virar para consertar sua moto.....
outra opção é ela considerar perda total,em virtude de não ter como arrumar, ficar com a moto e documentos e reembolsar pela tabela fipe.....
se tiver financiamento, ele paga primeiro a financeira e o que sobrar - se sobrar - entra em dinheiro para você...
resta lembrar que qualquer juiz vai lhe afirmar que a moto não era uma moto zero, logo, as peças também não o seriam....(elas já tem o desgaste de uso..)
assim sendo, o importante é resarcir o prejuizo....
ninguém pode ser forçado a fazer o impossivel, está na lei.....
:(

EduXR
09-09-11, 11:08
Cyber, Daniel e Romanex..obrigado pela atenção de vcs =]

Realmente a seguradora levantou essa possibilidade de me pagar o valor da peça e eu me virar para arrumá-la.

Romanex,

Só me sobrou uma dúvida...A seguradora pode demorar o quanto ela quiser para resolver isso? Tenho que aguardar o tempo que for para receber minha moto ou minha indenização ? Não há em lei um prazo para que isso seja resolvido?

Vou dizer à vcs...andar de busão é um pesadelo :(

Abs!

mdorigon
09-09-11, 13:59
Complicado. Bem, vc pode alegar que mesmo que seu veiculo não fosse zero, ele tinha tais peças e estavam em condições de uso e funcionando perfeitamente e que voce não bateu no carro do cara por que quis. Sou do tipo que pensa assim...se tava ali e alguem quebrou, se vira... no fim do ano passado o cara que bateu em mim veio querer que eu pegasse peças de desmanche ou paralelas pra por na yes...falei não mesmo camarada. Minha moto tava inteira, com peças originais que vieram de fabrica e em perfeitas condições de uso, pq eu vou ter que me sujeitar a colocar peças usadas ou paralelas pq vc não quis parar num PARE obrigatório e me acertou ? Acho que a conversa tem que ser mais ou menos assim com a seguradora...se eles estão com dificuldades de achar as peças, faz um acordo com eles, de voce correr atras, achar a peça em boa condições e eles arcam com o valor. Acho justo. Qto ao tempo que eles podem te enrolar...isso é foda, eu se fosse voce ja colocava na ponta do lapis o qto ta tendo de prejuizo sem ter a moto e ja avisa os cara que quer esse valor...que vai ir nos pequenas causas. Isso deve dar uma acordada nos caras. Mas desconheço alguma regra de qto tempo eles tem pra resolver o problema...:(

romanex
09-09-11, 20:04
Você não é obrigado a aceitar peças usadas (de desmanche)...
novas, mas não originais, você não é obrigado a aceitar, nem ele é obrigado a pagar mais do que pode...
ele não quiz o acidente também, nem a obrigação de te resarcir.....e se fosse uma moto praticamente zero (pouquissima rodagem e do ano) ai até o juiz era capaz de concordar com o argumento....
agora, quanto a prazos....
sei que muita seguradora demora principalmente pela parte burocratica (documentação)....(pra ter ideia, minha esposa bateu o carro, que está sendo reparado pela frison / maritima.....nessa brincadeira, como houve dificuldade de encontrar algumas peças do focus, ele está à 20 dias no conserto - a previsão era dez),no caso de peças, acredito que siga a regra do procon de prazo para serviços de reparo....
só que se os caras não estão encontrando, eu de você tentaria pesquisar se o valor apresentado como proposta dá pra arrumar ela fora....se der, eu aceitaria a oferta e arrumaria por conta, pois ia sair mais rápido.... o único problema é se acontece como no meu caso: depois do perito do seguro autorizar o serviço e troca de peças, acabaram surgindo mais algumas peças...por isso que o meu acabou demorando....e se essas peças aparecerem depois que você tirou a moto da oficina credenciada, o risco é só seu...
realmente é complicado...dá uma olhada neste link...ele afirma que o prazo é trinta dias...
BLOG da Fonte Plena » Dúvidas de seguro de carro? (http://blog.fonteplena.com.br/2007/02/11/duvidas-de-seguro-de-carro/)

Eduardo Toda
11-09-11, 08:53
Se não tem mais peças originais, não tem mais como, vai ter de colocar peças paralelas, se vc não concordar, a seguradora pode te pagar o valor da tabela FIPE, e eles dão PT.