PDA

Ver Versão Completa : Engraxar Rolamento



felipe250
12-09-11, 19:46
Pessoal, estava passando óleo na correia da minha twister, ae no momento que estava girando o pneu traseiro ouvi uns tec tipo como se faltasse lubrificação, e ae fui girando e as vezes a roda dava umas trancada. deve ser mal lubrificação dos rolamentos ? para lubrificar eles posso usar qualquer tipo de graxa? peguei num posto aquelas graxa que tem a granel de cor marrom.
ou pode ser outra coisa??

valeu galera PN

sandro lara
12-09-11, 20:42
algum barulinho sempre vai ter e amigo na boa passa graxa não passa óleo 90 ou spray mesmo tipo wd40 graxa meleca tudo cria uma massa grudenta no pinhão a não ser que vc vai desmontar a roda e passar nos rolamentos do cubo ai sim é graxa

felipe250
12-09-11, 20:43
engraxando já resolve será o problema??
não é tipo perigoso trancar o rolamento e trancar a roda quando estou andando?

FRANGOPUNK
12-09-11, 20:46
engraxando já resolve será o problema??
não é tipo perigoso trancar o rolamento e trancar a roda quando estou andando?

utilize graxas esclusivas para rolamentos, as vezes essa graxa que é usada em posto de gasolina não ajuda muito.

felipe250
12-09-11, 20:48
certo.
faz tempo que tem esse barulho mas hoje quando lavei a moto o barulho ficou mais alto .e enrosca parece. tá tipo engripado.
..é normal acontecer isso com moto com 23.000 KM?

Cachorro
12-09-11, 20:53
Antes de mexer em rolamentos dá uma olhada se esse barulho não é da relação... as vezes acontece de a corrente ficar um pouco folgada num ponto e girando um pouco o roda já fica bem esticada de novo.

Quanto aos rolamentos geralmente os utilizados nas rodas são blindados, ou seja, nem tem como lubrificar.

Abs,

Stone
12-09-11, 20:55
Tira a roda e dá uma conferida nos rolamentos, se são eles mesmo que estão fazendo barulho é bem provável que será preciso trocar eles, e lubrificar bem os novos antes de instalar

felipe250
12-09-11, 20:57
não sabia que eles eram blindados.
pensei que desse para tirar aquela capinha que envolve eles.
mas para trocar só em mecanica. em casa nem pensar né?
precisa de equipamentos adequados?

Stone
12-09-11, 21:06
Nem é os equipamentos, o que precisa é saber trocar. Se você tentar tirar ou colocar e ele atravessar vai destruir o cubo...
Essa capa deles tem que ser tirada para lubrificar, depois colocar novamente, melhor se for dessas de borracha

felipe250
12-09-11, 21:08
será que com lubrificação já resolve o problema.
puts nesse fim de semana peguei 150 com ela. se travasse podia me matar.
é que nao fazia tanto barulho que nem ouvi hoje.

Stone
12-09-11, 21:18
Se faz barulho é muito provável que já está danificado, dê uma olhada se tem folga, se tem já eras...

ricardofroes
12-09-11, 21:21
Olá Felipe, rolamento é coisa barata se constatar que é ele troque, pois ficar na estrada por rolamento é fogo, além disso é arriscado.
Agora a dica de cuidar de rolamento blindado é simples , lave bem com gasolina, deixe secar depois numa lata esquente a graxa deixe ela liquida (não ferva a graxa) e mergulhe o rolamento e deixe esfriar, a graxa liquida penetra nele mesmo sendo blindado.
Procure na net o catalogo do rolamento pois existe rolamento que é vedado e esse macete não funciona.

felipe250
12-09-11, 21:23
beleza..acho que vou ir num mecânico pois se tiver que trocar já faço o serviço na hora.

felipe250
13-09-11, 20:37
hoje fui num mecânico e resolvi o problema.
como na roda não tinha folga nao era lá o problema. o problema era no rolamento da coroa, que quando o cara tirou as esferas se espalharam pelo chão, estava destruído o rolamento.
coloquei um novo e aproveitei e troquei os Coxim da coroa. nisso tudo gastei 30 reais.

sandro lara
13-09-11, 20:58
que bom eim ta vendo as vezes a gente se apavora a toa

Guilherme Rabelo
14-09-11, 15:16
blz ainda bem que resolveu.............e aprendemos mais 1

oodim
17-09-11, 03:15
============== Essa moto deve tá bem zuada......uma hora é cubo empenado com problema no disco.....depois rolamento da roda trazeira......e me parece que o dono é bem MÃO DE VACA QUE SÓ TROCA UM ROLAMENTO....rolamento das rodas estão zuado troca tudo....e coloca os originais do frabricante ou INA,FAG,SKF,NSK,TINKEN todos de primeira linha....são baratos.....sem essa de trocar graxa.....

felipe250
17-09-11, 09:25
============== Essa moto deve tá bem zuada......uma hora é cubo empenado com problema no disco.....depois rolamento da roda trazeira......e me parece que o dono é bem MÃO DE VACA QUE SÓ TROCA UM ROLAMENTO....rolamento das rodas estão zuado troca tudo....e coloca os originais do frabricante ou INA,FAG,SKF,NSK,TINKEN todos de primeira linha....são baratos.....sem essa de trocar graxa.....

coloquei zero bala o rolamento e os coxim da roda.

oodim
17-09-11, 20:16
coloquei zero bala o rolamento e os coxim da roda.========Amigo.....Rolamento é uma peça vital.....gerou ou suspeita de desgaste travamento etc....troca todos e questione com o mecânico sobre a marca e origem....pois existe (maioria)uns que são de péssima qualidade....e todos eles devem ser "ZZ"e se possível de borracha(são os melhores por tirar ruido)e coxim os melhores são de poliuretano.....inclusive eu troquei os do amortecedor....E alem do mais Rolamento é uma vez na vida(desde que sejam bons) Moto "Zero" tirada da cc...beleza é só alegria....mas usada...suspeite de tudo....Uma das partes que mais fascinam mas motos é essa...INTERAGIR com ELA....Infelizmente com meu carro não chega a ser tanto....

Mostarda_69
17-09-11, 23:37
engraxando já resolve será o problema??
não é tipo perigoso trancar o rolamento e trancar a roda quando estou andando?
Se for rolamento, pra ti escuta barulho assim ja ta quase trancando..

Normalmente parece zero e qd tu desmonta ele ta chiando.. Cuida isso.. a Minha Lander eu sempre cuidei bem direitinho, ela não pega chuva. uns 10% da km de terra. comprei com 7milkm, conhecia dos 0km aos 5mil, depois ela foi de outro cara por 2milkm soh.. E com 10mil mexi nos rolamentos, troquei graxa tudo.. com 15mil km e um deles tava chiando ja.. a Fazer tem 15milkm e não tem nem marca de usado ainda.. Acho que depende da fabricação a durabilidade.. ahahhaahahhah


Edit: vi agora que ta resolvido..

magrao tk
18-09-11, 09:26
Uma coisa interessante sobre rolamento de roda:

Já vi tanto cubo de moto que o rolamento entra e sai do lugar sem pressão nenhuma...

A última que me caíu o facão da mão foi uma CG 04 toda bomba que um amigo meu comprou.
Fomos tirar a roda pra trocar o freio, larguei ela deitada no chão.
Quando vi o rolamento e o espaçador caíram... só com a força da gravidade!!! :shock::shock::shock:

Isso me deixa uma dúvida: será que realmente o rolamento estourado trava a roda? Ou ele tranca fazendo a pista externa girar no cubo?

Pois afinal de que outro jeito vai acontecer isso que aconteceu naquela roda??? Não foi será por atrito entre um algum rolamento que trancou e o cubo?

Jackson2005
18-09-11, 13:59
Uma coisa interessante sobre rolamento de roda:

Já vi tanto cubo de moto que o rolamento entra e sai do lugar sem pressão nenhuma...

A última que me caíu o facão da mão foi uma CG 04 toda bomba que um amigo meu comprou.
Fomos tirar a roda pra trocar o freio, larguei ela deitada no chão.
Quando vi o rolamento e o espaçador caíram... só com a força da gravidade!!! :shock::shock::shock:

Isso me deixa uma dúvida: será que realmente o rolamento estourado trava a roda? Ou ele tranca fazendo a pista externa girar no cubo?

Pois afinal de que outro jeito vai acontecer isso que aconteceu naquela roda??? Não foi será por atrito entre um algum rolamento que trancou e o cubo?

E agora? vai ter que fazer uma buchinha de bronze pra entrar sob-pressão no cubo ou foi só a parte externa do rolamento que gastou?

oodim
18-09-11, 17:18
E agora? vai ter que fazer uma buchinha de bronze pra entrar sob-pressão no cubo ou foi só a parte externa do rolamento que gastou?É preciso observar se o rolamento foi recuperado(existiam empresas que faziam isso para revender como novo)e se o externo e interno do rolamento não foram lixados. Não creio que seja viável embuchamento....pois não tem muita parede....pode-se puncionar em cruz o alojamento do mesmo e dependendo da folga puncionar em cruz mais uma veis contando 45º da primeira puncionada...... :cool:

magrao tk
18-09-11, 18:49
É preciso observar se o rolamento foi recuperado(existiam empresas que faziam isso para revender como novo)e se o externo e interno do rolamento não foram lixados. Não creio que seja viável embuchamento....pois não tem muita parede....pode-se puncionar em cruz o alojamento do mesmo e dependendo da folga puncionar em cruz mais uma veis contando 45º da primeira puncionada...... :cool:

Meu pai fez embuchamento no cubo traseiro da RX. Ficou bom, ele é grosso, tinha parede pra fazer. Já no dianteiro trincou no colocar a bucha, tive que botar um cubo novo.

E no eixo do virabrequim que ela tinha eu usava essa técnica de puncionar, porque rolamento do vira entrava sem pressão no lugar.
Moto velha é fod@!

oodim
18-09-11, 21:07
Existe o processo de recartilhamento do alojamento interno ou externo para buchas e rolamentos....Porem neste caso não compenssa....em desmontar pneu,aros mandar ao torneiro e depois montar tudo....é melhor comprar novo....Porem se for uma pequena folga...ai deve fazer como já mencionei...