PDA

Ver Versão Completa : Como conservar a partida da moto!



Irmão
17-09-11, 21:51
Sei que esse topico está na area errada mas essa é a mais acessada
e as informações são importantes, para conservar o sistema de partida
eletrica da sua moto.
1° Sempre dê partida com a moto em Neutro, pois o motor fica mais leve
e não força o arranque
2° Ao dar partida nunca acione os freios, a lampada de freio consome
energia e acionada junto com o arranque pode descarregar a bateria.
3° Se a moto não funcionar na 1° partida dê a segunda com o acelerador
levemente acionado, é melhor que acionar o afogador pois ele torna a
sucção mais pesada porque fecha a passagem livre do ar do carburador.
4° Sempre que desligar a moto desligue o contato para não ter fuga de
carga da bateria.
5° Se possivel desligue o farol na hora de dar partida.

Quem tiver mais alguma dica poste pois será muito útil.

D.Lima
17-09-11, 22:48
De acordo com o manuel, não pressione o interruptor por mais de 5 segundos. Se a moto não pegar de primeira, espere 10 segundos para tentar novamente.

Importante: leia o manual.

chriskopsch
17-09-11, 22:50
Kick starter forever kkkkkk

brunocfreitas
18-09-11, 08:28
Kick starter forever kkkkkk

o kick é um saco naquelas horas de emergência, mas concordo.

blaugusto
18-09-11, 10:33
Mantenha o motor regulado.

Motor regulado pega mais fácil e vc não precisa segurar o start por 1minuto pra pegar, nem precisa ficar repetindo.

Muita partida elétrica por aí vai pro saco por causa de motor mau regulado.
O da minha Web é original. Ela é ano 06 e tem uns 50mil km rodados.
Da Yes é 07 e tb é original ainda.

Dar coice pra ligar a moto??? Não sei bem o que é isso...

Richard
18-09-11, 12:27
Não ligue a moto.

Desculpa galera, mas não dava.

Richard
18-09-11, 12:30
Agora falando sério.

Se a moto tiver numa subida...

Vai ter que segurar no freio.
E sobre desligar o farol, tem motos, COMO A MINHA, que o farol é do tipo sempre aceso, ou seja, você liga a chave e ele já está ligado... E não tem como desligar.

A unica dica que daria para usar, sem nenhum problema, seria a de dar partida no neutro.

magrao tk
18-09-11, 13:20
De acordo com o manuel, não pressione o interruptor por mais de 5 segundos. Se a moto não pegar de primeira, espere 10 segundos para tentar novamente.

Importante: leia o manual.

Já eu tenho uma idéia contrária disso, baseada naquela regra que a gente aprende na escola: '' todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso'' - a lei da inércia.

Um motor consome mais energia pra ''começar'' a rodar. Pela inércia de tirar tudo do estado de repouso pra o movimento. Dá pra notar isso quando um motor elétrico (industrial, de compressor, esmeril, bomba de poço...) dá aquela queda forte na luz durante a arrancada.

Então eu acho muito pior ficar ligando e desligando o motor de arranque várias vezes. Vai exigir sempre mais da bateria a cada virada, alem dos contatos que queimam pra ligar o circuito. Enfim, todo o conjunto sofre mais.

Mas... se o manuel diz o contrário não vou discordar. Se alguem tiver a explicação aí favor dizer.

Honda Motors
18-09-11, 13:25
De acordo com o manuel, não pressione o interruptor por mais de 5 segundos. Se a moto não pegar de primeira, espere 10 segundos para tentar novamente.

Importante: leia o manual.

Depois que se tem uma moto com start vc acha a partida a pedal a pior coisa numa moto. A minha tem os dois e jamais uso o pedal, nem pra economizar bateria.

magrao tk
18-09-11, 13:36
Kick starter forever kkkkkk

É isso aí!!!
Pedalar é um exercício físico. Seus sedentários!

chriskopsch
18-09-11, 14:39
É isso aí!!!
Pedalar é um exercício físico. Seus sedentários!

Nos dias frios entao, chega a suar kkk

Irmão
18-09-11, 17:19
Isso é para os casos em que não tem o Kicke quanto ao Farol está escrito "Se possível".Eu sigo essas regras sempre, principalmentecom a XT que o motor é pesadão pra girar.

blaugusto
18-09-11, 17:52
Magrão, a fiação do "start" aquece demais. Segurar o botao alem do que diz no manual pode superaquecer demais e derreter tudo.
No caso da Web diz 13 segundos. Da Yes não me lembro.

chiccoli
18-09-11, 17:53
eu nunca me esquentei a cabeça com isso q nunca deu zica ñ.., só a 125 q tem 37 mil km, 2003, q perdeu um poko a força da mola do botão, e o sensor da embreagem q de vez enquando trava, fora isso, normal...
a 150 agora, num tem pedal..,
mas de vez enquando o pedal salva..

a cg tinha mistura beeeemmm rica.., podia tah nevando.., batia e pegava de 1º e ja ficava..

Honda Motors
18-09-11, 18:27
Derreter tudo!? Putz!!! Pra acontecer isso a elétrica da moto tem que tá toda bichada, pq o fio é de uma espessura pra aguentar a corrente.

magrao tk
18-09-11, 18:41
Derreter tudo!? Putz!!! Pra acontecer isso a elétrica da moto tem que tá toda bichada, pq o fio é de uma espessura pra aguentar a corrente.

O que o Blaugusto disse faz sentido, não lembrei desse detalhe.

Não digo que vá derreter... mas por segurança eles dão esse limite no manual.

Como o caminho de fios pra chegar da bateria até o motor de arranque é muito comprido o fio dá uma certa resistencia, e vai esquentar, mesmo que sejam um pouco mais grossos que os outros.

blaugusto
18-09-11, 18:46
Derreter tudo!? Putz!!! Pra acontecer isso a elétrica da moto tem que tá toda bichada, pq o fio é de uma espessura pra aguentar a corrente.
Isso. O fio é de uma espssura X que os engenheiros fizeram pra aguentar a corrente. Mas SÓ por aquele periodo de tempo especificado no manual.

Tu sabe ao menos o que é corrente elétrica e resistencia?

Faet
19-09-11, 00:57
Isso. O fio é de uma espssura X que os engenheiros fizeram pra aguentar a corrente. Mas SÓ por aquele periodo de tempo especificado no manual.

Tu sabe ao menos o que é corrente elétrica e resistencia?

Sem contar que quando o manu diz "05 segundos" já ta previsto que vai vir o Faet e vai segurar 10, aí já está embutido uma certa margem de segurança.

Mais eu adoraria pedal na minha, já empurrei um bocado.

Agora comprei carregador.

romanex
19-09-11, 01:36
O que o Blaugusto disse faz sentido, não lembrei desse detalhe.

Não digo que vá derreter... mas por segurança eles dão esse limite no manual.

Como o caminho de fios pra chegar da bateria até o motor de arranque é muito comprido o fio dá uma certa resistencia, e vai esquentar, mesmo que sejam um pouco mais grossos que os outros.


tem toda a razão.....
a partida tem um consumo de corrente bem maior do que a de um farol...

D.Lima
19-09-11, 13:13
Eu fico muito puto quando alguém não consegue fazer a minha moto pegar de primeira (parece que só eu consigo) e vai logo tentando de novo, sem esperar um tempo (no caso, 10 segundos). No segundo teco eu digo logo: "Ei! espera um pouco, pra não dar pau na partida".

magrao tk
19-09-11, 13:19
Eu fico muito puto quando alguém não consegue fazer a minha moto pegar de primeira (parece que só eu consigo) e vai logo tentando de novo, sem esperar um tempo (no caso, 10 segundos). No segundo teco eu digo logo: "Ei! espera um pouco, pra não dar pau na partida".

Mesma coisa o kick... quando o sujeto abre o pedal, ergue a perna uns 30cm acima dele e dá-le coice! Tem gente que devia andar de cavalo ou jegue mesmo.

Fohg
19-09-11, 13:27
Mesma coisa o kick... quando o sujeto abre o pedal, ergue a perna uns 30cm acima dele e dá-le coice! Tem gente que devia andar de cavalo ou jegue mesmo.

Minha moto anterior, YBR só tinha o kick... meu tio que tinha uma com partida elétrica simplesmente chutava até cansar e não conseguir fazer pegar.
Dava uma agonia...

magrao tk
19-09-11, 13:57
Minha moto anterior, YBR só tinha o kick... meu tio que tinha uma com partida elétrica simplesmente chutava até cansar e não conseguir fazer pegar.
Dava uma agonia...

Se era eu só no levantar a perna no alto eu já gritava: Sái!!! Sai de cima, deixa que eu ligo! E oooolha beeeem pra ve se aprende!!! kkkkkk

Esquadrão Marte
19-09-11, 18:35
Boa..... Tenho um custuminho feio de dar partida já com a moto engatada......já vou parar com isso...

Honda Motors
19-09-11, 19:37
Isso. O fio é de uma espssura X que os engenheiros fizeram pra aguentar a corrente. Mas SÓ por aquele periodo de tempo especificado no manual.

Tu sabe ao menos o que é corrente elétrica e resistencia?

Eu sei o que é corrente eletrica e resistência e os cabos de bateria são projetados para aguentar a resistencia....um cabo em bom estado sequer aquece e tb a bateria iria para o saco bem antes de ocorrer um derretimento.

Desculpe por criticar seu post, vc deve ser doutor nisso.

Célio "NitroX"
19-09-11, 20:00
-1° Sempre dê partida com a moto em Neutro, pois o motor fica mais leve
e não força o arranque
2° Ao dar partida nunca acione os freios, a lampada de freio consome
energia e acionada junto com o arranque pode descarregar a bateria.
3° Se a moto não funcionar na 1° partida dê a segunda com o acelerador
levemente acionado, é melhor que acionar o afogador pois ele torna a
sucção mais pesada porque fecha a passagem livre do ar do carburador.
4° Sempre que desligar a moto desligue o contato para não ter fuga de
carga da bateria.
5° Se possivel desligue o farol na hora de dar partida.

Quem tiver mais alguma dica poste pois será muito útil.



tudo verdade, mas gostaria de saber se é verdade o que acontece com a CB500 de um amigo meu, ele diz que pra ligar ela ele tem que desligar o farol (no punho como na Yes) e assim a moto pega de boa, mesmo sendo bateria nova, isso é mesmo verdade?
Os proprietarios de CB500 podem me dizer?

blaugusto
19-09-11, 20:08
Eu sei o que é corrente eletrica e resistência e os cabos de bateria são projetados para aguentar a resistencia....um cabo em bom estado sequer aquece e tb a bateria iria para o saco bem antes de ocorrer um derretimento.

Desculpe por criticar seu post, vc deve ser doutor nisso.

Esquenta e esquenta fácil. Contato do punho tb.

Eu mesmo já presenciei nêgo de CG com partida tentar 50x antes de eu me oferecer pra tentar ligar pra ele. O botão tava até morno já, magino os fios.
Conversei com ele, expliquei falei da moto enquanto esperava esfriar pra depois eu mesmo dar a partida pra ele.

(no fim era o cabo da vela com mau contato)

Irmão
19-09-11, 21:29
Célio, o farol puxa uma bocado, e pode descarregar a bateria
principalmente moto grande que o motor é pesado, a minha XT
eu só ligo com o farol desligado e quando alguém vai liga-la eu
já grito: desliga o farol e põe em Neutro.

Esquadrão Marte
19-09-11, 22:06
O Irmão, e no caso da TW que o farol é permanente...? Quando ligo ela o farol da aquela fraquejada isso é normal?

bravo18br
19-09-11, 22:20
O Irmão, e no caso da TW que o farol é permanente...? Quando ligo ela o farol da aquela fraquejada isso é normal?

Normal.
Alguns equipamentos consomem uma corrente muito alta, como o motor de arranque.
Nunca viu em casa quando alguém liga algum equipamento que consome muita energia (chuveiro, forno elétrico, ar-condicionado, etc) que as lâmpadas apresentam esse "fraqueamento" que você falou? É a mesma situação.

romanex
20-09-11, 06:57
Em carros, se você der varias partidas e demoradas, periga até derreter as isolações do motor de arranque em conseqüência do calor gerado...
todo o sistema esquenta, pois como foi muito bem explicado pelo Blau, o sistema é feito para uso instantâneo, poucos segundos, e não um uso permanente, pois a corrente que passa pelos fios é muito grande...
E por ser um pico de corrente, tem condições de derreter toda a fiação antes de descarregar a bateria...
como a amperagem das motos é bem mais baixa, isso não ocorre freqüente...
o pessoal confunde: o fato de a bateria ser 7 A/H com ela só fornecer 7 A como corrente máxima...
na verdade ela pode fornecer 7A durante uma hora até se esgotar totalmente...
e varias dezenas de amperes num pico de corrente...
no caso de automóveis e caminhões, algumas centenas de amperes...
é por isso que quando você fecha um curto nos cabos de bateria ela parece uma solda elétrica

Darkknight
20-09-11, 13:27
Importante saber que a energia que é descarregada da moto que é enviada ao motor nunca é recompensada através de quilometragem obtidas até esquentar o motor... a unica coisa que recupera a energia da bateria é uma carga... o que pode ajudar e não utilizar muita força de arranque... sempre que desligar a moto desligar a chave... a respeito de lampadas, existem hoje no mercado lampadas para lanternas, setas em led... que gastam pouquíssima energia e tem uma vida útil 20x maiores comparadas as lampadas comuns(originais)... e quanto a partida nunca pressione o dedo no interruptor e esqueça o dedo... devido 5 segundos é o necessário...