PDA

Ver Versão Completa : Trail ou Motard? A verdade sobre as Duas!



Célio "NitroX"
19-09-11, 20:27
[A todos não faço apologia a rachas ou competições ilegais, foi apenas curiosidade, Não faça rachas, existem locais próprios para isso, pistas de corridas.)

Bem galera, hoje as 10:00Hrs sai pra ir na cidade vizinha e vi uma tornado Motard com pneus 160 na traseira, suspenção mais baixa (o dono só tinha 1,60 de altura), mas sem o motor ta mexido, motor original mesmo.)
Como a galera sabe eu tambem tenho uma Toni e chamei o cara pra saber qual a mais rapida, Minha Toni Original ou a dele no estilo Motard. Lembrando que as duas tem motores originais, estam no asfalto e só o que muda mesmo são os pneus e os pilotos, eu com 1,75 e 75kg e ele pelo que disse com 1,60 e 61kg.

A Surpresa!
Achei que a moto dele ia andar mais, mas não foi isso alem da moto dele perder na arrancada, perdeu em final. Minha concegui botar 148km/h e ele 142km/h pelo que ele disse, eu estranhei muito! Então decidimos trocar e ver se era coisa de piloto, PUXEI mesmo o acelerador da dele e parecia que a moto tinha mais estabilidade que a minha, só que demorava mais a arrancar.

queria saber o que pode ser, ele disse que esses pneus que ele colocou são pesados e muda muito na moto.
Mas então quer dizer que a XTZ-250X anda menos que a Lander normal?
Quem quiser fazer uma motard tem mesmo que modificar o motor?

corsani
19-09-11, 21:02
não é só a questão de trocar as rodas e sim tambem modificar a relação. se vcs tiverem as duas originais e com a relação coroa e pinhão originais nas duas é claro que a toni original vence. se vc por a roda da motard do lado da sua verá que a sua com os aros e pneus ficam bem mais altos e para dar uma volta na sua circunferencia usam mais espaço. isso ignifica que as duas em mesma rotação a original anda mais.
não sei a diferença entre a lander normal e a x, mas sei que a relação delas não é igual.
tem um teste de revista entre a xtz 125 trail e a xtz125 motard, onde a xtz motard arranca e anda mais do que a trail.
mas tem um porem tambem. os testes foram feitos no asfalto onde os pneus da x aderem mais. agora me digam se o teste fosse feito em estrada de terra qual se daria melhor?

Célio "NitroX"
20-09-11, 09:24
Mas assim pelo que eu vi ele tinha trocado a relação era um pouco maior e dourada.... bem feia eu achei.
Mas sera que tem que mudar mais alguma coisa nelas?
tipo se eu for mudar a tornado pra motard, teria que mexer nos rodados, na suspenção, na relação, no motor?

WeaponX
20-09-11, 09:33
A relação interfere muito mesmo se as duas estiverem originais a diferença ja seria pequena mais com uma relação mais alongada e pneus mais finos como um 130 pois 160 é ideal para uma super moto 400cc a sua iria ter a tendencia de sair na frente na largada e pouco depois ser ultrapassada.

Cyber
20-09-11, 09:40
Mas assim pelo que eu vi ele tinha trocado a relação era um pouco maior e dourada.... bem feia eu achei.
Mas sera que tem que mudar mais alguma coisa nelas?
tipo se eu for mudar a tornado pra motard, teria que mexer nos rodados, na suspenção, na relação, no motor?Configuração errada de relação também faz isso, normalmente quando você transforma uma moto para motard e não muda nada ela fica melhor em arrancada mas perde um pouco de final pela diferença entre a roda 18 pela 17, se ele colocar uma coroa maior que a original a moto terá muito mais arrancada e muito menos final, mas se ele trabalhar com medidas de pinhão e coroa aí o negocio já começa a mudar, na minha tornado utilizo 14x38 (original 13x38) e tem uma bela diferença, arrancada ela é relativamente boa mas a final ficou muito boa.

Em relação aos pneus é um pouco de mito, já que a area de contato é central e não igual a dos carros que é quadrada, se forem pneus adequados para a medida dos aros e estiverem cheios, claro se ele usa um pneu 160, aí está fora do padrão, seguram menos que os garrudos originais, sei disso porque o arrasto dos meus originais da tornado eram muito maiores do que esse 120 e 150 que utilizo, bem cheios vi que eles tem um contato de no max 4cm no chão, e o original 6cm, pegando as rodas agora não lembro ao certo o peso mas a 17 traseira tem 180gr a menos que a original 18 (ambas com pneus). O dianteiro é muito mais leve, é um pneu da bridgestone próprio para performance bt090 originalmente desenvolvido para utilizar nas ktm's motard. O traseiro é de utilização comum mesmo assim não tão pesado.

Acho que o título está descrito tendenciosamente, pois não é uma verdade, nem sempre a trail leva vantagem e vice versa.

Yuri_RN
20-09-11, 09:40
Se fosse essa Amarelinha a Historia do tópico tinha mudado ;)
http://img196.imageshack.us/img196/4007/43617210.jpg

Piloto no tempo com 114kg levando Falcon de Saida,Final e ainda dava risada
dos camarada..

Moto Hoje pra mim é pra curtir o visual na Paz.. Osso Quebrado e ficar na beira
da morte é ruim pra caramba.. so sabe quem ja passou..

Hoje uso moto preparada, gosto de dar uns talento na moto pra ficar bonita
porem o motor forte so uso uma vez perdida quando me da uma vontade de acelerar
que ultimamente essa vontade ta bem passada.. acho que não volto mas a ter essa
vontade..

Célio "NitroX"
20-09-11, 10:54
Configuração errada de relação também faz isso, normalmente quando você transforma uma moto para motard e não muda nada ela fica melhor em arrancada mas perde um pouco de final pela diferença entre a roda 18 pela 17, se ele colocar uma coroa maior que a original a moto terá muito mais arrancada e muito menos final, mas se ele trabalhar com medidas de pinhão e coroa aí o negocio já começa a mudar, na minha tornado utilizo 14x38 (original 13x38) e tem uma bela diferença, arrancada ela é relativamente boa mas a final ficou muito boa.

Em relação aos pneus é um pouco de mito, já que a area de contato é central e não igual a dos carros que é quadrada, se forem pneus adequados para a medida dos aros e estiverem cheios, claro se ele usa um pneu 160, aí está fora do padrão, seguram menos que os garrudos originais, sei disso porque o arrasto dos meus originais da tornado eram muito maiores do que esse 120 e 150 que utilizo, bem cheios vi que eles tem um contato de no max 4cm no chão, e o original 6cm, pegando as rodas agora não lembro ao certo o peso mas a 17 traseira tem 180gr a menos que a original 18 (ambas com pneus). O dianteiro é muito mais leve, é um pneu da bridgestone próprio para performance bt090 originalmente desenvolvido para utilizar nas ktm's motard. O traseiro é de utilização comum mesmo assim não tão pesado.

Acho que o título está descrito tendenciosamente, pois não é uma verdade, nem sempre a trail leva vantagem e vice versa.

hããã... entendi!
da pra da uma dica do qual configuração fazer? pois o rapaz com quem eu corri me passou o numero dele e quer saber o precisa pra ela andar com esses pneus.

pelo que vi, um configuração de pneus 150 ou 130 com coroa 14/38, faz mais diferença.
e a propósito e a diferenças da Lander normal pra edição motard também é isso ou tem diferença no motor?

Cyber
20-09-11, 11:00
hããã... entendi!
da pra da uma dica do qual configuração fazer? pois o rapaz com quem eu corri me passou o numero dele e quer saber o precisa pra ela andar com esses pneus.

pelo que vi, um configuração de pneus 150 ou 130 com coroa 14/38, faz mais diferença.
e a propósito e a diferenças da Lander normal pra edição motard também é isso ou tem diferença no motor?

Existem duas confs que eu usei, a 14x38 e a 14x40, atualmente com comando media/alta cdi com aumento de corte e escapamento melhor prefiro a 14x38, mas quando estava original, rodou bem com 14x40.

Quais as medidas de pneus e aros que vcs estão usando? a moto dele é revisadinha, carburador e filtros ok?

Strada Prata
20-09-11, 11:10
hããã... entendi!
da pra da uma dica do qual configuração fazer? pois o rapaz com quem eu corri me passou o numero dele e quer saber o precisa pra ela andar com esses pneus.

pelo que vi, um configuração de pneus 150 ou 130 com coroa 14/38, faz mais diferença.
e a propósito e a diferenças da Lander normal pra edição motard também é isso ou tem diferença no motor?

Salvo engano, a única diferença entre Lander e XTZ 250 X é a coroa da X com 2 dente a menos, 15X46 contra 15X44

Célio "NitroX"
20-09-11, 11:58
Existem duas confs que eu usei, a 14x38 e a 14x40, atualmente com comando media/alta cdi com aumento de corte e escapamento melhor prefiro a 14x38, mas quando estava original, rodou bem com 14x40.

Quais as medidas de pneus e aros que vcs estão usando? a moto dele é revisadinha, carburador e filtros ok?

Meu aro é original e pneus originais, TUDO MESMO é original..kkkk

a dele ele me passou isso,
comprou na yamaha os aros da XTZ-250X, colocou um pneu 160 na traseira e um 110 na dianteira, ele abaixou a suspenção, e colocou uma coroa atraz que mais parasse de moto off-road do que on-road. COroa maior que a minha na traseira.
ja sobre Motor, Carburação e CDI ele falou que naum mexeu em nada... moto dele é 2007 com 29.000km e a minha 2008 com 10.000km.


Salvo engano, a única diferença entre Lander e XTZ 250 X é a coroa da X com 2 dente a menos, 15X46 contra 15X44

A valeu rapaz, tava na duvida quanto isso. Bem que eu achei estranho a Tornado do cara ter a relação maior que uma Trail. Então se é isso que a yamaha faz a diferença pra ficar balanceada!

valeu mesmo!

Faet
20-09-11, 12:24
Pra mim tem muitos fatores que podem desencadear esta direfereça na "competição" de vocês, como por exemplo a moto do cara pode estar desregulada e outras coisas, mais que as motard são mais bonitas, disso nem discuto.

E pra mim esta é uma das belas que já vi aqui no PN:


http://img196.imageshack.us/img196/4007/43617210.jpg

Felipe.s
22-09-11, 17:54
prefiros as motards axo muito linda moto assim

LucasRicci25
22-09-11, 20:29
Não curto moto trail, as motard's realmente são muito mais bonitas

WeaponX
22-09-11, 20:40
Gosto igualmente das duas mas como praticamente só ando em ruas e estradas asfaltadas as motard's são mais adequadas!

Célio "NitroX"
23-09-11, 04:53
ja falei com o cara e ele disse que vai fazer a modificação no kit de relação e vai dar uma mexida nela.
Só que eu também...
hehehe
tava pensando em alterar o CDI dela e colocar um sem limite, Filtro de ar esportivo, escape esportivo modelo 788, e trocar para-lama de novo, por que quando passo dos 130 ele fica parecendo liquidificador! é ridiculo!

Cyber
23-09-11, 08:28
ja falei com o cara e ele disse que vai fazer a modificação no kit de relação e vai dar uma mexida nela.
Só que eu também...
hehehe
tava pensando em alterar o CDI dela e colocar um sem limite, Filtro de ar esportivo, escape esportivo modelo 788, e trocar para-lama de novo, por que quando passo dos 130 ele fica parecendo liquidificador! é ridiculo!

Vamos lá, coloque um cdi com avanço de limite, sem limite pode te causar dores de cabeça bem grandes, não é barato comprar um cabeçote novo da tornado, filtro esportivo tem uns legais com adaptadores da anker, escape esportivo 788? protork é lixão cara, só serve pra fazer barulho, procure um que realmente é pra performance, eu recomendo o BRC que é um dos melhores, interessante que você também pode adicionar a curva de escape brc power, com controlador de fluxo e vai dar uma boa diferença. Também tem os escapamentos da Wacs, muito bons para performance. Outra coisa que você pode fazer é dar uma retrabalhada no carburador, colocar uma vela idirium e um comandinho. Garanto que com essa pequena receita teu rendimento seja bel legal e não terá problemas com baixa durabilidade do motor..

Yuri_RN
23-09-11, 08:35
ja falei com o cara e ele disse que vai fazer a modificação no kit de relação e vai dar uma mexida nela.
Só que eu também...
hehehe
tava pensando em alterar o CDI dela e colocar um sem limite, Filtro de ar esportivo, escape esportivo modelo 788, e trocar para-lama de novo, por que quando passo dos 130 ele fica parecendo liquidificador! é ridiculo!

CDI sem limite?... CDI sem limitador você vai mastigar o motor em menos de nada
a menos que você conheça muitooooooooooooo a sua moto em cada faixa de giro!

coloque um CDI Servitec Programavel que alem do controle de giro voce pode alterar
ponto de ignição e etc.. ja o sem limitador é apenas sem Limite de giro..
não tem outras configurações ;)


Scapp 788? pelo amor de Deus tudo menos isso... compre um Wac's,um Dore ou algum de futuro..
de preferencia com a curva dimensionada.

quanto ao filtro esportivo se for aqueles "Cônico" esquece não presta..melhor
retrabalhar a caixa de filtro de ar original..

lembrando que so isso não muda muita coisa.

Célio "NitroX"
23-09-11, 13:26
Vamos lá, coloque um cdi com avanço de limite, sem limite pode te causar dores de cabeça bem grandes, não é barato comprar um cabeçote novo da tornado, filtro esportivo tem uns legais com adaptadores da anker, escape esportivo 788? protork é lixão cara, só serve pra fazer barulho, procure um que realmente é pra performance, eu recomendo o BRC que é um dos melhores, interessante que você também pode adicionar a curva de escape brc power, com controlador de fluxo e vai dar uma boa diferença. Também tem os escapamentos da Wacs, muito bons para performance. Outra coisa que você pode fazer é dar uma retrabalhada no carburador, colocar uma vela idirium e um comandinho. Garanto que com essa pequena receita teu rendimento seja bel legal e não terá problemas com baixa durabilidade do motor..


CDI sem limite?... CDI sem limitador você vai mastigar o motor em menos de nada
a menos que você conheça muitooooooooooooo a sua moto em cada faixa de giro!

coloque um CDI Servitec Programavel que alem do controle de giro voce pode alterar
ponto de ignição e etc.. ja o sem limitador é apenas sem Limite de giro..
não tem outras configurações ;)


Scapp 788? pelo amor de Deus tudo menos isso... compre um Wac's,um Dore ou algum de futuro..
de preferencia com a curva dimensionada.

quanto ao filtro esportivo se for aqueles "Cônico" esquece não presta..melhor
retrabalhar a caixa de filtro de ar original..

lembrando que so isso não muda muita coisa.

---Bem logo após eu ter feito o post di mais umas procuradas e vi que no CDI sem limitador só mesmo em trilhas, como vai ser pra andar em ruas, vou atras de um com 11.500RPM de limitador e que eu possa alterar se eu quiser.
Sobre o escape sera que esse serve? Escape + Ponteira (http://www.adrenalinamotoracing.com.br/det_produto.php?pro=1057&nome=Ponteira%20+%20Curva%20BRC%20Power%20XR%20250 %20TORNADO) ta meio carinha.
Do Filtro da Ar tava pensando naqueles conicos, mas se naum da certo então vou deixar quieto.
Sobre retrabalhar o carburador da pra fazer sim, ja tinha pensado nisso. Vela Iridium... é ja comprei Hoje de manhã!
Comandinho... não sei não... sera q vale a pena?

Curva dimensionada da tanta diferença assim???

Yuri_RN
23-09-11, 14:49
---Bem logo após eu ter feito o post di mais umas procuradas e vi que no CDI sem limitador só mesmo em trilhas, como vai ser pra andar em ruas, vou atras de um com 11.500RPM de limitador e que eu possa alterar se eu quiser.
Sobre o escape sera que esse serve? Escape + Ponteira (http://www.adrenalinamotoracing.com.br/det_produto.php?pro=1057&nome=Ponteira + Curva BRC Power XR 250 TORNADO) ta meio carinha.
Do Filtro da Ar tava pensando naqueles conicos, mas se naum da certo então vou deixar quieto.
Sobre retrabalhar o carburador da pra fazer sim, ja tinha pensado nisso. Vela Iridium... é ja comprei Hoje de manhã!
Comandinho... não sei não... sera q vale a pena?

Curva dimensionada da tanta diferença assim???

Amigão BRC é uma otima ponteira, vale cada centavo.

Comando vale a pena? Totalmente.

Quanto ao CDI foi oque eu disse a vocÊ, coloca o Programavel da Servitec!

Cyber
23-09-11, 15:29
Amigão BRC é uma otima ponteira, vale cada centavo.

Comando vale a pena? Totalmente.

Quanto ao CDI foi oque eu disse a vocÊ, coloca o Programavel da Servitec!

Como falei ali na resposta acima da do yuri, filtro só se for aqueles desenvolvidos para tornado, e cdi tbm, falo isso porque utilizo a tempos cdi com avanço e reprogramação da servitec, nunca me encomodei, mas já vi amigo que instalou em tornado pra andar na rua e fez um belo estrago, pois ainda não tinha a noção de faixas de giro e etc... preju dos grandes nesse caso.

Para um rendimento bom mesmo é aconselhavel o uso de um comando, adicionando também as modificações citadas nos posts anteriores.

E um sistema de escapamento bom tem preço elevado mesmo, não se iluda que um escape de R$199 vai te trazer alguma coisa além de uma barulheira infernal.

Na epoca no meu sistema paguei R$250,00 na curva BRC Power e R$750,00 na ponteira. Utilizei a BRC por uns dias e andei em tornados que utilizavam, ela pode não ser a mais bonita mas creio que seja a nacional que garante o melhor rendimento. Depois dela vem Sarachú e Wacs.

Célio "NitroX"
23-09-11, 21:40
na tornado da pra instalar um marcador de rpm?