PDA

Ver Versão Completa : E a gasolina !!! tão enrolando a gente.



mdorigon
20-09-11, 11:27
Tava lendo as noticias, ouvindo pessoal falar do consumo de seus respecitvos carros aqui...ta fogo.
O governo vai importar mais de 1 bilhão de litros de etanol anidro pra gasoroba. Eu se fosse ele não fazia, ja que na grande maioria dos postos o pessoal ta colocando o etanol hidratado misturado nela. Sim...quem tem carro ou moto somente a gasolina, carburado ou injetado ta percebendo isso. Nos flex tanto faz, a central se vira...mas to vendo pessoas aqui que tão fazendo 8 km litro num uno mille gasolina, corsa mil, eu tb ja andei percebendo em postos diferentes que minha moto não andou gostando da gasoroba, voltei pra premium sem dó. No caso dela, até que ela rendeu mais por litro (agora com a premium da ipiranga ela ta melhorando a marca e se equiparando) mas ficou ruim de andar e morrendo toda hora. No carro, não senti ele rateando, mas senti ele bebendo um pouco alem da conta e esquentando mais...como ando pouco e coloco geralmente 30 ou 40 reais no tanque qdo paro abastecer, vai da premium. Alias, to vendo que ta cada vez pior, achar posto bom. Esse meu caso aonde coloco premium a 2,89, a aditivada deve estar a 2,76... Só assim mesmo pra ter qualidade.
E ai galera...como anda a qualidade ai na região de voces ? Voces tem percebido o mesmo que eu percebo por aqui ?
Abraço a todos !!! :cool:

SARAIVA
20-09-11, 11:36
puts cra eu soh andaria de tanque cheio de premium se:
1- tivesse aqui
2- o valor fosse esse ai mesmo

to pagando 2,89 na aditivada aqui aqui em jarinu tem 5 postos de comb. desses 5 abasteço soh em 2 e em um deles se num tiver como mesmo do contrario soh ipiranga do bairro de casa q nunca deu zica nem nada, desde que ele abrio q a gente fi perceber o qauntos os outros postos eram ruins kkk

bom meu carro eh gastão mesmo abastecer ele eh sempre uma dor no bolso kkk

blaugusto
20-09-11, 13:09
Puts bicho, a gasosa tá só subindo e a qualidade só descendo mesmo.
Cruiz credo.

Eu tô economizando no ultimo com a motoca. Acelerador 1/2 aberto só na saida do semáforo... e o preço só indo.
:(

Desse jeito eu nunca vou conseguir viajar de motoca grande.
Magina uma Fazer que seja: 19l.
R$75,00 um ytanque pra rodar 600km. O.o

Quem tem carro então... tenho do.

mdorigon
20-09-11, 13:28
puts cra eu soh andaria de tanque cheio de premium se:
1- tivesse aqui
2- o valor fosse esse ai mesmo

to pagando 2,89 na aditivada aqui aqui em jarinu tem 5 postos de comb. desses 5 abasteço soh em 2 e em um deles se num tiver como mesmo do contrario soh ipiranga do bairro de casa q nunca deu zica nem nada, desde que ele abrio q a gente fi perceber o qauntos os outros postos eram ruins kkk

bom meu carro eh gastão mesmo abastecer ele eh sempre uma dor no bolso kkk

Urra saraiva...2,89 ta ai em Jarinu ? Tudo ali na rod Zamboto ? Cara...caro de mais. Mas tem que procurar mesmo as vezes o mais caro...na motoca 125cc/150cc fazendo 30 por litro pra cima não tem erro, da pra levar.

SARAIVA
20-09-11, 13:33
isso mesmo desses 5 postos que citei apenas 1 eh dentro dobairro mesmo o resto eh tudo na rod. caa eu num tenho idéia de qaunto minha moto ta fazendo por litro fui pra indaiatuba enchi o tanque fui de cabo enrolado voltei de cbo enrolado rodei pra caramba la e deu meio tanque qaundo cheguei aqui em jarinu ta otimo kkk 1 tanque aki pra ir trabalhar pra mim dapa uns 20 dias.

pro carro :( coloco 30 conto vou em jundiai volto ta no osso jah kkkk

mdorigon
20-09-11, 13:37
Puts bicho, a gasosa tá só subindo e a qualidade só descendo mesmo.
Cruiz credo.

Eu tô economizando no ultimo com a motoca. Acelerador 1/2 aberto só na saida do semáforo... e o preço só indo.
:(

Desse jeito eu nunca vou conseguir viajar de motoca grande.
Magina uma Fazer que seja: 19l.
R$75,00 um ytanque pra rodar 600km. O.o

Quem tem carro então... tenho do.

É Blau não é facil... mas fico pensando se for pra viajar, hj no meu caso, colocaria a comum do posto que coloco premium...deve ser boa, e ta uns 2,60. E como é colocar e queimar na estrada ai vai. Realmente usar uma premium ou uma aditivada é pro dia a dia no transito e no vai e vem sem parar, eles fazem uma boa diferença (principalmente pra deixar o motor mais limpo), agora pra viajar, o esquema seria colocar comum, e qdo voltar pra rotina coloca a melhor que tiver...eu faria assim. Uma vez fiz essa medição, andei um tanque direto de estrada com vpower aditivada, e uma semana depois fiz os mesmos percursos, na mesma tocada, só que com pódium, ganhei 1,5 km/litro com a pódium no geral, mas pelo preço do litro dela, o custo por km ainda foi maior... não compensou financeiramente. Mas que fica mais gostoso a tocada do motor...fica.

_rocha
20-09-11, 13:53
putz nem fale
de carro eu gasto em uma semana, oq eu gasto no mes inteiro com a motoca!!
e isso que aqui no posto mais caro tá 2,79 a aditivada e a comum no mais baratoa comum ta 2,49, mas nao vale a pena abastecer nesse, pq o consumo é mto mais alto...

SARAIVA
20-09-11, 13:55
mais dorigon me diz umacoisa isso de fica mudando de gasolina num sei la da zica no motor ou nem tem nada a ver eh lenda

Fohg
20-09-11, 14:10
Não sei nada sobre essa composição nova, pra mim é tudo novidade.

De qualquer forma, eu sempre tomo o cuidado de abastecer na mesma rede e em postos próximos (Ipiranga), onde os preços da comum e aditivada são iguais.

O que o governo quer? Dinheiro.
O que a Petrobras (etc) quer? Dinheiro.

Se o governo manda que o combustível produzido no país seja de qualidade duvidosa e preço abusivo, a BR vai dar risada e dizer "fuck that shit"...

O que impressiona é a rapidez com que os preços sobem, Se sai a notpicia de que vai subir, na mesma hora os preços aumentam,
Se saí que o preços descem, os postos "esquecem" de baixar por vários dias.

O que mais me irrita é o cartel. To pensando seriamente em usar só Podium, pelo menos sei exatamente pelo que to pagando (ou não).

mdorigon
20-09-11, 14:15
Saraiva, tem que tomar cuidado com uns detalhes...tipo se vc andou sempre na comum, e muito tempo, tipo uns 20 mil km...ao colocar uma aditivada ou uma premium/podium elas podem começar a soltar depositos de sujeira da comum, desde o tanque, pelas mangueiras e de dentro do carburador e intupir o mesmo, ou sujar ele a tal ponto que impeça a vazão correta dele. Mesma coisa de qdo vc muda o tipo de oleo...tira um oleo mais antigo de api defasada num motor que roda a tempo com esse oleo e coloca um oleo que tem api mais avançada...e ele começa a soltar os depositos de anos do motor, entupindo pescador, bomba, dutos de oleo...essa situação é perigosa. Agora pega um motor que andou sempre com combustivel aditivado, se rodar dois, tres tanques de comum não vai ter problema nenhum, e pode voltar na boa pra aditivada. Tendeu

SARAIVA
20-09-11, 14:19
aaaaaaaaaaaaaaa entendi vo começar usar oh aditivada entao em tempos de vacas magras tenho colocado oh gasolina comum , se eu rodar sempre assim num e intereçante rodar na aditivada então mais vo acostumar o carro na aditivada kkkkkk

Richard
20-09-11, 14:21
To pensando seriamente em usar só Podium, pelo menos sei exatamente pelo que to pagando (ou não).

Você ACHA que sabe.

Além do mais, utilizar pódium em uma moto pequena, vai ser só mais dinheiro indo pelo ralo. Se for carburada então...


Mas é isso aí, pagamos pela nossa incompetencia mesmo.

"Nós" que escolhemos um governo que não sabe fazer uma politica de protecionismo para combustível e menos ainda para carros importados, para proteger a industria nacional.


Enquanto isso, continuamos a andar com veículos rudimentares e com combustíveis ruins... E o pior, pagando caro por isso.

Fohg
20-09-11, 14:29
Você ACHA que sabe.

Além do mais, utilizar pódium em uma moto pequena, vai ser só mais dinheiro indo pelo ralo. Se for carburada então...


Mas é isso aí, pagamos pela nossa incompetencia mesmo.

"Nós" que escolhemos um governo que não sabe fazer uma politica de protecionismo para combustível e menos ainda para carros importados, para proteger a industria nacional.


Enquanto isso, continuamos a andar com veículos rudimentares e com combustíveis ruins... E o pior, pagando caro por isso.

Terceiro mundo, país emergente cujo líder (Dilma) é um ex-terrorista e o anterior analfabeto, com deputados palhaços (vou parar por aqui)

Uma coisa que nunca fiz e que já ouvi falar que o consumidor tem o "direito" de ver é pedir pra fazer um teste de proveta no combustível,
ali na hora, na cara... tem um posto BR aqui perto da empresa e a Podium tá R$ 3,49 - vou abastecer quando o tanque esvaziar (completei ontem)
e pedir pra ver o tal teste...

SARAIVA
20-09-11, 14:31
teste doque ... me explica melhor isso ai por favor

Fohg
20-09-11, 14:59
teste doque ... me explica melhor isso ai por favor

Não sei exatamente como é, mas como consumidor você pode pedir um teste visual na proveta, para verificar a cor, mistura e sei lá mais o que.

Sabe aquelas provetas seladas que tem no lado das bombas? Aquilo é um tipo de teste visual, não sei exatamente do que...

mdorigon
20-09-11, 15:27
Bem...o teste de proveta, nãos ei se é bem assim, vai te mostrar q qtde de alcool na composição da gasolina. Hj ta em 20 %, então vai ter que aparecer uma faixa maior em torno de 800 ml de gasolina, e o resto de agua. Qto a cor da gasolina...fica dificil, pq tem bandeira que mete corante, a esso tem tom vermelho, a pódium é meio transparente, a comum da br é bem amarela.
Richard, qto ao seu comentario, creio que por causa do preço da pódium, realmente é gastar mais do que deve, mas vou falar pra voce, ja andei bastante com premium na minha yes, tb andei com pódium qdo ainda tava na faixa dos 3 reais o litro por aqui, da diferença sim, porem não é super potencia não. Mas esses combustiveis premiuns de postos idoneos realmente fazem o motor ficar lisinho em qq situação, vc sente a moto mais dispostas em giros baixos...andando com o cabo enrolado vc não percebe nada...talvez até de diferença. Agora uma diferença que vc ve é qdo troca o oleo depois de 3000 km, como no meu caso, visualmente o oleo ainda sai marron, e aparenta ter viscosidade ainda, mas só em analises pra ver. Usando somente aditivada, nunca vi as trocas de oleo da minha moto sairem com o lubrificante marron...sempre bem preto, e bem fino, seja qual for o oleo. São essas coisas que fazem diferença. Na podium é até melhor a aparencia do lubrificante...mas não da. Uso a original premium ipiranga...por 2,899 na minha moto fazendo 35 km litro, não vai mudar muito o custo para uma aditivada boa a 2,76 ou mais. Mais em qualidade do que to colocando...

Speed
23-09-11, 10:47
Bem, por aqui então nem se fala o Etanol tá 2,19 e a gasola 2,98. Fiz uma planilha no excel e vi que andando em um carro que faz 8km/L e uma magrela que faz 35km/l a diferença de km rodados, se eu tiver 100,00 para abastercer um ou outro é de 906 km a mais com a magrela.
Quanto ao teste:


MATERIAL E REAGENTES


10 mL de água
10 mL de gasolina
1 proveta de 25 mL
1 rolha para tampar a proveta
1 pipeta de 10 mL (ou seringa hipodérmica) para se dosar exatamente os 10ml de cada.


Usando a pipeta (ou a seringa hipodérmica), coloque 10,0 mL de gasolina na proveta. A seguir, adicione 10,0 mL de água, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases (como água e óleo), determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.


A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
O teor porcentual (volume a volume) de álcool na gasolina, T%, pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:


Valcool = 10-Vgasolina onde:

Valcool é o volume de Etanol;
10 é o volume de água adicionada e
Vgasolina é o volume de gasolina encontrada na separação das fases.

Este é um teste rápido que pode-se averiguar o volume aproximado de etanol ou água na gasolina.

Espero ter ajudado.

Cyber
23-09-11, 11:12
Bem, por aqui então nem se fala o Etanol tá 2,19 e a gasola 2,98. Fiz uma planilha no excel e vi que andando em um carro que faz 8km/L e uma magrela que faz 35km/l a diferença de km rodados, se eu tiver 100,00 para abastercer um ou outro é de 906 km a mais com a magrela.
Quanto ao teste:


MATERIAL E REAGENTES


10 mL de água
10 mL de gasolina
1 proveta de 25 mL
1 rolha para tampar a proveta
1 pipeta de 10 mL (ou seringa hipodérmica) para se dosar exatamente os 10ml de cada.


Usando a pipeta (ou a seringa hipodérmica), coloque 10,0 mL de gasolina na proveta. A seguir, adicione 10,0 mL de água, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases (como água e óleo), determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.


A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
O teor porcentual (volume a volume) de álcool na gasolina, T%, pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:


Valcool = 10-Vgasolina onde:

Valcool é o volume de Etanol;
10 é o volume de água adicionada e
Vgasolina é o volume de gasolina encontrada na separação das fases.

Este é um teste rápido que pode-se averiguar o volume aproximado de etanol ou água na gasolina.

Espero ter ajudado.

Trabalho para a rede de Postos BV aqui de Ponta Grossa, fazemos o teste junto ao cliente quando é solicitado, assim fica ciente que o combustível que ele está utilizando é de qualidade.

Cheguei em outros postos antigamente pedi para fazer o teste e nem o equipamento o pessoal tinha :sad:

Esquadrão Marte
25-09-11, 13:22
Por aqui em São Jose do Rio Preto o preço esta até bom 2,35 a comum e 2,45 a Aditivada..isso em alguns postos. Agora na questão de qualidade e Preço a Gasolina tá bem melhor do que na cidade aonde moro que é Uchoa -sp

Richard
26-09-11, 10:05
Aqui a mudança do preço, pelo menos nos postos que eu abasteço, passou a ser notada.

Antes eu enchia o tanque com cerca de 37 reais, agora para encher, já está ficando 40, 41 reais...

Speed
26-09-11, 11:18
Bom, eu trabalho com combustíveis e acredito que o alto valor dos combustíveis se deve ao aumento da demanda em um curto espaço de tempo com relaçao à produção. Hoje estamos importando gasolina. Na verdade, o Brasil nunca teve auto suficiencia em produção de gasolina. O que acontece é que o petróleo brasileiro é proprio para produção de lubrificantes, é um petróleo pesado. E boa parte deste petróleo é barganhado por petróleo leve (proprio para produção de gasolina. Nesta balaça comercial o Brasil tem condições economicas de barganhar e produzir gasolina. Mas não produz sua gasolina de seu proprio petroleo. Além disso a demanda aumentou da noite pro dia. Quando o governo abaixou (isentou) o IPI dos automóveis gerou um aumento de vende de cerca de 40%, logo o consumo de combustíveis também subiu. E como consequencia a inflação também. Uma inflaçao de demanda.
Agora quem trabalha com a parte de burocrática de uma empresa sabe o que estou falando. Um documento, uma licença demora mais de ano para ser aprovada. O etanol é um produto de origem agrícola assim como os graos não se pode desmatar sem licença de desmate. Não se pode plantar mais sem uma licença de expansão, não se pode aumentar o parque industrial sem uma licença de ampliação. Falo pelo estado de Minas Gerais.
Isso não é uma defesa, pois também não concordo com os altos preços praticados. Não é uma justificativa pois a maioria de nós elegeu quem está hoje no governo, Federal, Estadual e Municipal. É simplesmente um fato e uma crítica. E se querem saber a verdade, agradeço a Deus por não estar pior.

mdorigon
27-09-11, 11:47
Bem...tive que cair na estrada domingão, morreram uns parentes la em ibitinga-sp - e fui de yes. Fui judiando mesmo, o maximo que dava. E como tava ja na reserva, enchi com gas comum, de um posto ALE aqui perto do casa, ja que ia queimar mesmo, foi a mais barata, 2,549 o litro. Bem, rodei até la, cheguei la, fui pra itapolis aonde o velorio tava rolando...só sei que ela pediu reserva com 340 km... 28,3 km litro !!! Do jeito que andei, achei normal. Rodei um tempo la e parei pra abastecer perto da casa de um primo meu, logo na saida da cidade...kkk gas comum mesmo a 2,479 o litro. Enchi...e vim embora, no mesmo esquema da ida. Rodando em giro alto, naum senti a moto falhar, tb não senti perda de potencia significativa...mas o consumo. Ela abriu reserva em 290 km rodados !!! Fez em torno de 24,1 km litro com essa gasoroba !!! Triste...mas real, batizada no ultimo pelo jeito, com certeza com mais alcool na mistura. Bem...como consumi ela em torno de 4 horas rodando direto tudo bem...mas fico imaginando pra quem ta la todo dia, pelo que conversei com meu primo antes de ir embora, não muda muito a qualidade entre os postos por la. Fica ai meu relato !!! Mais um...kkk

romario_xtz
27-09-11, 12:16
Vixe, vi um cara dizer q tem posto la que vende de 2,45 o litro? Aqui mano, o mais barato é 2,93. A comum ainda da br

jecastro
02-10-11, 18:35
Estes teste da proveta só mede a quantidade de álcool na gasolina, não mede se a gasolina esta adulterada com solvente o que é muito pior.