PDA

Ver Versão Completa : Potencializando a twister



mzaidan
24-09-11, 20:10
Pessoal, gostaria de dar uma "turbinada" na minha twister.
Mas não queria nada de anormal, que forçasse o motor.
Pensei em:
1 - Vela de iridium;
2 - Cabo ibooster;
3 - Escapamento esportivo.

Será que isso me ajudaria?
Alguém sugere mais alguma coisa?
Apenas lembrando que não quero nada de anormal, que force muito, só quero que ela fique um pouco mais potente, com um torque maior, chegando mais perto possível da real potência dela em menos tempo.

Desde já agradeço.

Limabl
24-09-11, 20:28
Bom com esses itens ai o que vc vai conceguir no maximo é 15% de melhora no rendimento do motor e olhe lá viu,vc só conceguir uma performace segnificativa só com um comando e um trato no dutos do cabeçote para otimizar o preenchimento volumétrico do seu motor,ou seja vai entrar mais ar combustivel no cilindro e resultando em maiores combustôes....

mzaidan
24-09-11, 20:37
Certo, então o que eu teria que fazer?
O que vc sugere?
Mexendo para entrar mais ar no cilindro não forçaria demais o motor?
Tb não quero nada de outro mundo não, só queria deixar a minha twister menos "amarrada", um pouco mais solta, com mais arranque e chegando mais rápido nas velocidades máximas.
Tb não queria que o consumo aumentasse drasticamente.
Em síntese, o que eu quero é que ela (a twister) alcance o máximo desempenho dela no menor tempo possível.

Da umas dicas ai do que eu possa fazer.

Obrigado.

brunocfreitas
24-09-11, 20:50
1 - se vc pensa e, ganhar potencia com essa vela esquece ela. se quer ganhar uma melhor queima de combustível, partidas a frio melhores, um pouco de economia e uma durabilidade maior que a vela comum beleza.
2 - esse cabo ai vc so vai ganhar em beleza, que benefícios é termo de potencia e desempenho é nenhum.
3 - segundos colegas daqui do forum se vc pensa em ganhar potencia com esses escapes de R$ 200, esquece vc vai ter é um escape barulhento somente.


agora quanto a ganho de potencia num sei nada, eu acho que uma curva de escape de boa qualidade, um comando mas bravinho pro motor deve ajudar, mas eu to arriscando so...

mzaidan
24-09-11, 20:53
O que seria esse comando?
Saco nada.
Sou de Recife tb
Abraço.

Jackson2005
25-09-11, 10:32
Cabo de vela e vela de Iridium não vai aumentar nada de potencia, mas sim a durabilidade.
A unica coisa ai que aumenta a força é o escape que aumenta em 1cv aproximadamente..



Ele faz as valvulas trabalharem mais rapidas em média e alta rotação assim uma combustão mais rápida. +1cv.

Comando da Ferzza Competition:
http://www.penoestribo.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/f/i/file_2_17.gif

mzaidan
25-09-11, 10:48
Certo, então é para eu fazer exatamente o quê?

O que seria isso: Comando da Ferzza Competition??

Abraço.

Jackson2005
25-09-11, 11:30
Conseguiu ver a foto acima? isso é um comando nervoso, da marda Ferzza que por sinal é muito boa.

Seria melhor você comprar as peças e levar para um mecânico montar.

O escape e o comando nervoso depois da adaptação vai exigir outra configuração no carburador. Você pode fazer uns furinhos na caixa do filtro de ar também.

Abraço.

mzaidan
25-09-11, 14:23
Cara, desculpa a burrice, mas ainda não entendi o que é para eu fazer.
Não saco muito de moto, tem como tu explicar?

Abraço.

ronnaldtrindade
27-09-11, 16:08
São so eixos do comando de valvulas. Eles que controlam a abertura das mesmas. Vc deve substituir esses eixos.

To com pressa agora, mas volto aqui pra tentar te ajudar. Valew

ronnaldtrindade
28-09-11, 00:37
Tenho essa vela irridium, é boa, motor gira mais redondo, pega fácil, melhora a combustão, mas nao dá potencia a mais nao.

Esse cabo Ibooster, é propaganda enganosa. Ja li que ele pode furar pistão, mas nao sei se pode rolar isso mesmo.
A ignição é muito importante numa preparação, mas se quer uma ignição boa de verdade, use a bobina do Gol MI.
Porém.. pelo valor e trabalho, so recomendaria para uma preparação mais pesadinha...

Quanto ao escape, muita gente coloca um escapamento aberto, acha que a moto ta andando mais. quando na verdade so esta bebendo mais e fazendo mais barulho, ao voltarem ao original, percebem que esta mais solta.

Acredite, a maioria (nao todos) escapes esportivos para a Twister, diminui a velocidade final dela. motor fica sem força pra subir o giro.
Logo, so compraria um escape depois de ver os graficos da moto no dyno.

Mas a Twister ja é uma moto que bebe muito, logo qualquer alteraçãozinha, o consumo sobe e o bolso sente logo.

Tenho uma, mas meu motor eh relativamente novo, tenho pena de abrir. Mas se fosse mais rodado, ou ja tivesse sido aberto alguma vez, talvez eu faria algumas modificações. O que eu faria na minha (se tivesse dinheiro e coragem):

CABEÇOTE:

Aumentar dutos de admissão e exaustão
Polimento de dutos de exaustão
Eixo de comando enquadrado pra média/alta rotação

Mas vc pode ainda taxar(melhor nao), ou colocar valvulas maiores.

ESCAPE:

Faria o coletor de escape dimensionado, em inox, ou se fosse rico, em titanio e usaria um abafador original mesmo, das Twisters abaixo de 2005 (vem sem catalizador).

CARBURADOR:

Colocaria o da Sahara 350 que é show!
Maior que o da Twister, menor que o da Falcon.
É a vácuo, igual da Tw.
Mas ia beber muito!

IGNIÇÃO:

Vela Denso Irridium
Cabo de vela de competição (dificil achar um bom)
Bobina de Gol MI
CDI programavel sem corte

REFRIGERAÇÃO:

Colocaria o Oilcooler (radiador de oleo) da CB300, é um pouco maior.

RELAÇÃO:

Depois disso tudo, ela ia ter mais força, então alongaria um pouco a relação pra aumentar a velocidade final.

FREIOS:

Tentaria (nao sei se pega) pinça do freio dianteiro da CB500 (Brembo)
Aerokip no freio dianteiro
Adaptação do freio trazeiro da Falcon (disco na trazeira)

TUDO QUE ANDA, BEBE...

O problema eh que se fizer isso tudo, vai beber demmaaaisss!!!

Mas se vc trocar so o eixo do comando, ela ja fica mais esperta! Eu trocaria o comando se meu motor fosse mais rodado, ou ja tivesse sido aberto...

Se melhorar algo no motor, nao se esqueça de no minimo revisar os freios!

Espero ter ajudado! Valew!

mzaidan
29-09-11, 21:15
Obrigado pelas respostas.
Seguem algumas dúvidas:

1 - Colocar bobina de carro em moto, é isso mesmo?

2 - Trocar carburador, ajudaria em quê?

3 - Colocaria o Oilcooler (radiador de oleo) da CB300, é um pouco maior.
O que é isso?

4 - Mas se vc trocar so o eixo do comando, ela ja fica mais esperta! Eu trocaria o comando se meu motor fosse mais rodado, ou ja tivesse sido aberto...
Isso é aquele comando de competição?

5 - Qual a diferença da vela de irindium normal e essa denso ai?

6 - RELAÇÃO:


Depois disso tudo, ela ia ter mais força, então alongaria um pouco a relação pra aumentar a velocidade final.

O que é isso??

Desde já agradeço.

chiccoli
01-10-11, 13:12
Resposta.., bom, tenho q responder a nivel técnico tentando traduzir pra leigo pra vc não "boiar"..



1 - Colocar bobina de carro em moto, é isso mesmo?
Sim.., funciona do msm jeito.., serve pra msm coisa..


2 - Trocar carburador, ajudaria em quê?
mais passagem de ar pra dentro do motor, isso tbm tem a ver com comando e "abrir e polir" os dutos do cabeçote


3 - Colocaria o Oilcooler (radiador de oleo) da CB300, é um pouco maior.
O que é isso?
olha na frente da sua tw.., tem 2 caninhos na lateral q sobem e vão pra um radiador.., anda nela correndo, depois quando parar coloka o mão nakele ferro preto q encaixa as mangueiras.., então.., o da cb é maior pra tentar esfriar mais o motor
(se coloko a mão e queimo eu vo racha o bico)


4 - Mas se vc trocar so o eixo do comando, ela ja fica mais esperta! Eu trocaria o comando se meu motor fosse mais rodado, ou ja tivesse sido aberto...
Isso é aquele comando de competição?
exatamente.., mais alto mais força, mais graus a potencia vem numa rotação maior do motor,

5 - Qual a diferença da vela de irindium normal e essa denso ai?
iriduim não é a normal.., porém o que muda é mais a marca msm.., pra uso urbano a diferença não é de outro mundo não.., mas dizem q a denso é melhor.


6 - RELAÇÃO:
Depois disso tudo, ela ia ter mais força, então alongaria um pouco a relação pra aumentar a velocidade final.

O que é isso??

corrente coroa e pinhão, akela coisa q fika batendo atras da moto q parece uma cascavel..

acho q deu pra ele entender..

mzaidan
07-10-11, 21:13
Obrigado camarada!

AMP_Racing
23-10-11, 19:59
seguinte, pra rua oque mais faço aqui, cabeçote, quadramento de comando original, ou 296° moro ao lado da ferzza mais uso sam cams no dinamometro deu maior redimento, e um bom acerto já fica da hora.