PDA

Ver Versão Completa : Esquentar o motor antes de andar? Deixar circular óleo?



Fohg
10-10-11, 13:39
Pessoal, quero saber se todos aqui fazem o que eu faço logo pela manhã ou sempre que o motor tá frio:

- Dou a partida e deixo na lenta pelo menos uns 40 segundos para o óleo circular, depois acelero pouco, sem
subir muito o giro e sigo assim por pelo menos 2-3 minutos, após isso acelero até uns 6 mil RPM e sigo
viagem normal.

Normalmente, na cidade troco marcha por volta dos 5.500 a 7 mil RPM, pra priorizar o conforto e
bom aproveitamento da faixa de torque.

Meu colega aqui na empresa tem uma CB 450 ano 87, ele dá a partida e já sai andando. Eu acho isso errado.

Dizem que o ponto crítico da lubrificação (falta) é no cabeçote e que por isso vários motores de moto
tem um "reservatório" em forma de copinho no cabeçote que guarda um pouco de óleo para que o mesmo
atinja as partes de cima mesmo que o óleo do cárter ainda não tenha subido... isso procede?

chiccoli
10-10-11, 13:47
bom.., tem quase q uma bacia lah.., agora se o oleo não desce quando para de circular oleo eu não sei..
mas eu faço a msm coisa.., ligo e saio andanu.., no maximo esquento o motor pra não afogar e ja era..

se não me engano o matul recomenda fazer isso..

Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Como Aumentar a Vida dos Motores (Dicas) (http://www.sakamotomotul.com.br/motul-performance/9/como_aumentar_a_vida_dos_motores__%28dicas%29_)

tah aki o link..

mdorigon
10-10-11, 13:55
Vc faz certo fogh...deixa ela ligada ai uns 40 seg a um minuto e sai andando na boa por um km mais ou menos...ai ja deu pro oleo circular legal sim.

WeaponX
10-10-11, 14:07
È o certo e afeta a vida útil da moto mais do que as pessoas imaginam em casa e na firma faço isto mas na rua é meio arriscado ficar parado esquentando a moto.

cabra de brasilia
10-10-11, 14:15
Motor frio em casa eu espero um segundinhos pra circular o oleo e saio acelerando na maciota mesmo......mas já com o motor quente na rua não precisa ficar esperando esperando....dê partida e saia andando mas com acelerador mais na maciota por uns segundos.....


Hoje mesmo fui no banco entrei no caixa eletrônico de capacete e tudo mais kakakakakakakakaka.......sai subo na motocona pedalo e tchau nada de ficar vacilando do tipo ir colocar capacete ainda e blablabla.

eduardosilvestre
10-10-11, 14:30
Eu sempre faço isso toda manhã e quando fico horas sem dar partida na motoca, deixo um minuto virando em quanto eu confiro os itens de segurança ( capacete, luvas, jaqueta e bota ).
Não custa nada esse minuto para nós, mas para o motor vale muito!

magrao tk
10-10-11, 14:40
Eu ligo a moto, aí que vou fechar a porta, botar o capacete, guardar o boné no bolso ou na cintura... ainda dou umas bombadinhas na embreagem antes de botar a 1ª com o motor frio. Mas sei que não é todo o lugar que pode ficar de bobeira assim sem correr riscos, aqui é tranquilo.

E o lance de aquecer o motor tem de observar tambem qual óleo se usa. Se for o 10w alguma coisa, ou menos, o óleo é mais fino quando frio, ex: 10w40 é mais fino com o motor frio que o 20w40. Me corrijam se não for isso, mas eu entendi assim.

Yuri_RN
10-10-11, 14:52
De manhã cedo.. eu ligo deixo ela esquentando uns 2 minutos e saiu com ela devagar..

depois de uns 5 minutos rodando ai ja acelero normal..

Depois de quente.. so faço subir na moto.. ligo e saiu..

Fohg
10-10-11, 15:10
bom.., tem quase q uma bacia lah.., agora se o oleo não desce quando para de circular oleo eu não sei..
mas eu faço a msm coisa.., ligo e saio andanu.., no maximo esquento o motor pra não afogar e ja era..

se não me engano o matul recomenda fazer isso..

Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Como Aumentar a Vida dos Motores (Dicas) (http://www.sakamotomotul.com.br/motul-performance/9/como_aumentar_a_vida_dos_motores__%28dicas%29_)

tah aki o link..

Tem uma parte que diz:

"
3. Para garantir medição precisa, sempre faça a verificação dos níveis de óleo e água com o motor frio."No manual da Yamaha fala para verificar o nível com o motor aquecido.

mvos
10-10-11, 15:33
Pow que eu saiba toda moto tem que verificar o óleo com motor frio

Honda Motors
10-10-11, 15:41
Motor frio em casa eu espero um segundinhos pra circular o oleo e saio acelerando na maciota mesmo......mas já com o motor quente na rua não precisa ficar esperando esperando....dê partida e saia andando mas com acelerador mais na maciota por uns segundos.....


Hoje mesmo fui no banco entrei no caixa eletrônico de capacete e tudo mais kakakakakakakakaka.......sai subo na motocona pedalo e tchau nada de ficar vacilando do tipo ir colocar capacete ainda e blablabla.

geralmente assaltam banco de capacete...cuidado para não te confundirem com bandido

Basta esquentar por 1 minuto e sair andando sem esmerilhar a moto.

Esquadrão Marte
10-10-11, 18:03
Sempre ligo a moto espero de 2 ou 3 minutos e saio andando normalmente. Uso B12 para dar uma ajudinha extra nos componentes mecanicos Internos nessas horas.

Richard
10-10-11, 18:10
Mais um caso que acho tão legal a precisão de alguns...

"Deixo 23.999seg" ou então "deixo 40seg", "deixo 1 minuto".

Eu cheg na moto, coloco a mala de tanque nela, ligo, coloco a luva e saio normalmente, sem essa de por alguns minutos só uso meio acelerador e etc.

Tempo de colocar as luvas e depois acelerador FULL direto.

Felipe.s
10-10-11, 18:22
sempre fiz isso aliaz des de criança que sei disso, o ser humano que não faz isso é porque não liga pro transporte que tem ou não sabe de nada.....

Thalão
10-10-11, 18:59
hahahahaa quando eu comprei a Bolinha o antigo dono me disse isso .. achou que
eu era um muleke raladôÔr !! kkk ele disse: "Meu filho, sempre deixe o motor circular o oleo de manhã heim??!"

Quem não faz isso é porque não gosta do transporte que tem.

Brunooo!!!
10-10-11, 20:12
tambem faço isso na minha...

Arthur®
10-10-11, 20:12
Sempre faço isso, de manha chego na moto ligo ela, deixo ela funcionando e vo arrumando as coisas, colocando caderno no bau, jaqueta, luva e tals, deixo ela funcionando enquanto fecho o portao e depois vo embora pra faculdade>
fico na faculdade por volta de umas 7 a 8 horas, ai quando vo voltar pra casa, faço mesmo ritual, ligo ela e vo guardando as coisas e me arrumando, depois saio normalmente, ja q eu ando na maciota total xD...
No manual da moto diz pra fazer, se quem fez a moto ta falando pra fazer eu faço, afinal eu acho q eles sabem mais da moto do q eu xD...

Stone
10-10-11, 20:40
85% dos desgastes do motor são no momento da partida com o motor frio, isso é fato comprovado, pode ligar ela, deixar aquece, não acelerar, tanto faz, ao dar a partida o desgaste maior já aconteceu, o que acontece com isso é minimizar esse desgaste e evitar que o pistão dilate mais rápido que a camisa evitando assim um desgaste ainda maior (principalmente nas 2T).
Isso acontece principalmente nos anéis e camisa, pois é onde mais tem atrito e ao dar partida praticamente não tem lubrificação. Por isso o motor do carro/moto de quem viaja dura bem mais do que de alguém que só vai até a padaria, ao mercado, nem aquece direito o motor e já chegou no destino....

Por isso que se usa militeq...molikote...bardhal ou qualquer um parecido, para que no momento da partida tenha lubrificação e esse desgaste seja minimizado

cabra de brasilia
10-10-11, 20:50
Já vi motor aberto que usava Bardahl tanto no óleo do motor quanto no combustível......


Vixi cria uma película nas partes internas do motor mesmo....dá até pra sentir com o tato......


Bardahl agora na rede BR \o/

Bardahl - Imprensa (http://www.bardahl.com.br/site/imprensa.php?id=116)

Esquadrão Marte
10-10-11, 21:21
E ainda escuto de mecanicos de Motos Cabeças Ocas que B12 prejudica motor e Embreagem. Uso até em Compressor de ar aqueles de 3 pistões "W" nunca teve problemas...

blaugusto
10-10-11, 21:46
Fazia isso com a Web, com a Yes e agora com a Fz. Jamais que eu dou partida e saio andando.

Richard
10-10-11, 21:48
E ainda escuto de mecanicos de Motos Cabeças Ocas que B12 prejudica motor e Embreagem. Uso até em Compressor de ar aqueles de 3 pistões "W" nunca teve problemas...

Isso é bem relativo.

Os B12, molikote, militec e etc da vida, contém agentes anti-atrito.

Embreagem de moto trabalha por atrito.

Esses produtos são feitos para diminuir o atrito de partes móveis do motor.

Tem algo errado nessa equação, não tem???


Vale sempre lembrar que o sistema de embreagem de moto, que é banhado pelo mesmo oleo do motor, é bem diferente do sistema de carro, onde o cambio tem um oleo próprio e não é misturado com o oleo do motor.

Da mesma forma que muitos outros mitos dentro do mundo dos motores, esse é um que eu não arrisco, pela simples questão de que, eu não colocaria um redutor de atrito dentro de um motor que o oleo de motor é também utilizado por algumas peas que dependem de atrito para funcionar bem.

Aos que gostam de usar essas coisas, só posso desejar sorte.

mdorigon
10-10-11, 21:50
Bem...o certo mesmo é usar um oleo que flui mais rapido pra ajudar. Eu faço isso, dou partida, coloco luva, capacete, dou uma volta na moto e vejo se ta tudo em ordem, deve dar 40 seg a um minuto isso, monto e vou andando na boa...e hj a tarde resolvi testar o famoso molykote a2 na yes. Coloquei mais ou menos 35 ml para 1,15 litro de oleo, o motor ja tava quente, mas andei uns 10 km depois. Vamos ver, acho que amanhã ele ja aderiu as partes moveis do motor...mas achei a proporção baixa, mesmo sendo tão pouco oleo. Com 150 ml do frasco diz que da pra adiconar em 5 litros de oleo. Mas sera que só esses 35 ml dão conta de todas as partes metalicas do motor ?

Darkknight
10-10-11, 21:51
ligo espero um pouco e vou andando devagar e depois normal....

rodrigo2011
10-10-11, 21:58
vixe to lascado .. ligo dou uma chamada no acelerador pra nao desligar e ja saiu vuado ... sera q no manual fala algo ???

Esquadrão Marte
10-10-11, 22:04
Tem pessoas que mistura Mito Sorte com Desinformação...

Brunooo!!!
10-10-11, 22:05
Ja coloquei militec na minha, a diferença é gritante, percebe-se na hora a diferença, principalmente o cambio, fica uma manteiga, amacia mesmo, as partidas de manha tb ficam mais suaves.... e nao senti diferença na embreagem nao... por enquanto ta funcionando normal, como se nao tivesse colocado nada de militec no motor...

Arthur®
10-10-11, 22:07
vixe to lascado .. ligo dou uma chamada no acelerador pra nao desligar e ja saiu vuado ... sera q no manual fala algo ???

No manual da minha YBR FACTOR vem pedindo pra ligar a moto e deixar ela funcionar um pouco antes de sair vuado por ai, se possivel sair acelerando pouco pelo menos no inicio...

DA um confere la no manual!

sandro lara
10-10-11, 22:22
eu to vendo a hora em que vai acontecer de eu ligar engatar e cair tudo no chão porque eu ligo do uma chamada e engato dai faz TRAAAAAAAKPLACKTRUUUUUK e depois de acordar a rua toda vou embora mais fais parte

Stone
10-10-11, 22:29
Isso é bem relativo.

Os B12, molikote, militec e etc da vida, contém agentes anti-atrito.

Embreagem de moto trabalha por atrito.

Esses produtos são feitos para diminuir o atrito de partes móveis do motor.

Tem algo errado nessa equação, não tem???


Vale sempre lembrar que o sistema de embreagem de moto, que é banhado pelo mesmo oleo do motor, é bem diferente do sistema de carro, onde o cambio tem um oleo próprio e não é misturado com o oleo do motor.

Da mesma forma que muitos outros mitos dentro do mundo dos motores, esse é um que eu não arrisco, pela simples questão de que, eu não colocaria um redutor de atrito dentro de um motor que o oleo de motor é também utilizado por algumas peas que dependem de atrito para funcionar bem.

Aos que gostam de usar essas coisas, só posso desejar sorte.

Pra ser mais exato são condicionadores de metais, ou seja, aderem nas superfícies metálicas e formam uma camada lubrificante.
como os discos de embreagem não são de metal....

Richard
11-10-11, 08:59
Pra ser mais exato são condicionadores de metais, ou seja, aderem nas superfícies metálicas e formam uma camada lubrificante.
como os discos de embreagem não são de metal....

Mas os separadores são de metal, não são???

Fohg
11-10-11, 09:02
Uma coisa que vocês podem notar:

- Se der a partida e já sair acelerando, ao engatar as marchas o câmbio fica mais duro por estar frio
e especialmente na primeira marcha dá um tranco muito forte.

Experimentem (quem não faz do jeito certo) deixar um minutinho o motor na lenta e depois colocar a primeira...
vai entrar bem mais macio, sem dar aquele tranco exagerado.

andrew_cid
11-10-11, 11:56
ola ! acho que ja respoderam sua pergunta,mas vou lhe dizer como eu faço.A noite quando a temperatura cai e vamos durmir o motor pela manha precisa sim de pelo menos 1 minuto.O manual da honda diz isso.e tambem acredito que nao va custar muito esperar 1 a 2 minutos para sair isso e o suficiente para o oleo esquentar um pouco.Nao sei se voces ja perceberam,mas quando saimos com o motor frio a moto fica falhando.Entao para evitar isso e so esperar um pouco aproveite esse tempo para verificar os freios,calibragem,folga na corrente entre outros itens. Espero ter ajudado com mais uma experiencia... uma grande abraço

mdorigon
11-10-11, 12:02
Mas os separadores são de metal, não são???

Acredito que não de nada não...até agora minha embreagem não patinou com o molylote a2...e pra ajudar uso lubrificante não especifico de moto... sem dó to usando o ursa premium tdx 15w40 ci-4 api sl. Não patinava e ainda não patinou e minha embreagem ja tem seus 54 mil km.

sandro lara
11-10-11, 13:29
hoje eu fiz o que os demais recomendaram esperei esquenta e quando fui engatar pra minha surpresa fez TRAAAAAAAKPLACKTRUUUUUK dai eu pensei éssa ja éra vo continua do outro jeito mesmo se quebra conserta e pronto

mdorigon
11-10-11, 13:55
Olha Sandro, eu deixo circular mais por causa outros motivos...mas realmente diminui um pouco o tranco ao engatar a primeira marcha do dia...mas nunca fez muito milagre, na minha diminui, não zera. Mas a preocupação mesmo é fazer o oleo cicular pela parte de cima do motor antes de sair dando carga total nele.

Faet
11-10-11, 14:13
Eu faço assim, ligo e vou abrir o portão, ando até o portão com ela, 30 metros, paro, fecho o portão, ando na maciota os primeiros 3 KMs, aí desligo a moto, pois já cheguei.

Denoite na hora de ir embora mesma coisa, ligo a moto, converso com algum cliente um tempinho, depois me vou, mais 3 KMs e chego.

speedFan
11-10-11, 16:56
Sei que ja disseram aki... Mas vamos lá eu sempre deixo de 1 a 2 minutos... tanto quando era a FAN quanto hoje que é a Fazer... Ligo e vou buscar minha mochila ou algo do tipo enrolo mesmo e depois saio na moral depois que o motor ta mais quentinho...rs.. acelero normalmente.. isso é realmente devido a o motor lubrificar corretamene... e tals... na Fazer tem um lance interessante por ser injeção automaticamente com o motor frio a aceleração fica maior cerca de 2mil giros.. depois que esquenta vai para pouco mais que 1mil giros.....

Stone
11-10-11, 20:33
Mas os separadores são de metal, não são???

Esse sim, mas como os discos não são não dá problema.
Na minha eu uso a 17mil km, logo terei que colocar novamente, e até agora só benefícios, mas isso ja é assunto pra outro tópico...

Kbça 2T
11-10-11, 20:41
Como sempre acordo atrasado, geralmente ligo a moto já engatando a 1ª marcha...rsrsrrsrsrs... as vezes tento sair sem nem abrir o portão da garagem....rsrsrrs.... Meus Deus!!! eu sou muito mal carater com a minha titanzinha....:(
Preciso começar a acordar mais cedo... pra deixar ela esquentar.

Stone
11-10-11, 22:56
Pior que eu tbm sou assim, ligo ela engatada já, ela nem ligou direito e ja estou andando, só que bem devagar

Rodolfo Henrique
11-10-11, 23:58
quando estou de BOM HUMOR acordo mais cedo
ligo a moto no neutro, e vou dando aquela olhada nela em volta vendo pneus corrente, umas 3 , 4 bombadas na embreagem
abro portao, coloco jaqueta luva, bebo agua, sento no sofa pra rezar a 1 PRECE DO DIA, depois coloco a moto pra fora, fecho portao
issop ja deram uns 5 minutos
kkkk

ai eu vou andando bem de boa

pq é uma descida de uns 3 min aqui....desso no Neutro rsrs

ISSO QUEM ESTOU DE BOM HUMOR
pq se nao

sai no pau acordando a rua inteira kkkk

@teago
12-10-11, 00:09
E chato as vezes mas ei sempre deixa ligado um pouco, nem que seja uns 30 seg "quando estou com pressa".
tenho um colega aqui no trampo que não espera esquenta, ele disse que não deixa por que moto com injeção eletronica não precisa. sera que ele esta certo? moto com injeção eletronica não precisa esquenta?.

WeaponX
12-10-11, 08:30
Não tem nada a ver moto com injeção eletrônica só é melhor para pegar porque a Centralina muda a mistura ar combustivel conforme a temperatura do motor,
mas todos os componentes mecânicos de uma moto injetada são idênticos ao de uma moto carburada.

tom crazy
12-10-11, 10:16
hoje eu fiz o que os demais recomendaram esperei esquenta e quando fui engatar pra minha surpresa fez TRAAAAAAAKPLACKTRUUUUUK dai eu pensei éssa ja éra vo continua do outro jeito mesmo se quebra conserta e pronto

Experimenta antes de engatar acionar a embreagem umas 3 ou 4 vezes, tipo aciona um pouco mais devagar do que faria normalmente, faz isso umas 3 ou 4 vezes que provavelmente o tranco vai ser bem menor. Na minha moto sempre faço isso no primeiro engate do dia, pelo menos pra mim zerou o tranco do primeiro engate pela manhã.

bruno almeida
12-10-11, 11:41
morro de inveja de quem liga a moto e deixa ela na lenta...
a minha só segura lenta depois de quente e olhe lá
então ligo e fico acelerando pouco pra não morrer e já saio andando e nunca dou carga total,pq só ando de boa mesmo

Stone
12-10-11, 12:05
Sua deve estrar com vazamento na válvula de escape...

---------- Mensagem adicionada às 12:05 ---------- Mensagem anterior foi às 12:02 ----------

Sobre o tranco na primeira engatada do dia (uahuahuauah) é só ligar a moto com a marcha engatada, é bem melhor do que dar um tranco nas engrenagens da caixa

bruno almeida
12-10-11, 12:22
Stone,desmontei o cabeçote semana passada e levei na retifica as válvulas estão perfeitas,o que eu ja desconfiava pois a compressão é ótima
como vc me indicou calçei a agulha com uma arruelinha e a lenta ficou perfeita inclusive fria,incrivelmente estável
mas ao tocar no acelerador a moto morre,é preciso virar o mesmo com uma precisão cirurgica,o que é impossivel andando com a moto

taliban
12-10-11, 12:35
vivendo e aprendendo, essa de acionar a embreagem para diminuir o tranco eu não sabia :D

Limabl
12-10-11, 13:12
De manhã cedo.. eu ligo deixo ela esquentando uns 2 minutos e saiu com ela devagar..

depois de uns 5 minutos rodando ai ja acelero normal..

Depois de quente.. so faço subir na moto.. ligo e saiu..Em motores com arrefecimento liquido é assim mesmo.

Mas em motores refrigerados a ar basta uns 40 segundos e já estão no ponto não precisa ficar uma eternidades tambem.

@teago
12-10-11, 14:13
hoje irei fazer o teste, irei ligar a motoka e bomba a embreagem para não da tranco, pois sempre quando eu liga ela na premeira vez do dia sempre da essa maldito tranco, chega me da tristeza quando ouço.

@teago
12-10-11, 16:41
TESTE feito, realmente funciona não acredito que fiquei 1 ano vendo a mto dando tranco na primeira engatada do dia, sendo que era só bomba a embreagem antes de engata, fiz isso uma 4 vezes antes de engata e diminuiu 98%.
VALEU quem deu a dica ai rs

Neri
12-10-11, 17:43
TESTE feito, realmente funciona não acredito que fiquei 1 ano vendo a mto dando tranco na primeira engatada do dia, sendo que era só bomba a embreagem antes de engata, fiz isso uma 4 vezes antes de engata e diminuiu 98%.
VALEU quem deu a dica ai rs

heheheh o legal é essa precisão cirúrgica.... brincadeiras à parte vou fazer este teste também pq a minha sempre dá tranco... andava fazendo o que o Stone falou: ligar engatado, mas como a minha tem que esquentar eu deixo ela sozinha lá se virando.

brunocfreitas
12-10-11, 17:47
opa eu sempre ligo um minutinho a moto antes de sair, o tempo q eu boto o capacete e a mochila subo nela e me mando, eu sei que assim to economizando bastante a moto, eu vou testar essa negocio da embreagem ai, eu tenho raiva daquele tranco.

chiccoli
12-10-11, 17:55
bom.., eu..., depende da paciencia do dia.., geralmente é só o tempo de travar o capacete.., mas as vezez eu ja colokei ele ^^

5~20 segundos em média.., só esses dias.., tava meio frio.., uns 30 segundos.., a marcha lenta num queria ficar..

Stone
12-10-11, 19:03
Stone,desmontei o cabeçote semana passada e levei na retifica as válvulas estão perfeitas,o que eu ja desconfiava pois a compressão é ótima
como vc me indicou calçei a agulha com uma arruelinha e a lenta ficou perfeita inclusive fria,incrivelmente estável
mas ao tocar no acelerador a moto morre,é preciso virar o mesmo com uma precisão cirurgica,o que é impossivel andando com a moto

Parece que precisa colocar mais uma arroelinha uahuah
e sem a arroela ela não fazia isso? ou melhorou?

bruno almeida
12-10-11, 20:23
Stone,sem a arruela a lenta fica instavel

Stone
12-10-11, 20:35
Tenta colocar mais uma pra ver se ajuda, esse sintoma da moto morrer ao dar uma aceleradinha é agulha muito baixa, mas não era pra interferir na lenta.

bruno almeida
12-10-11, 20:42
Tenta colocar mais uma pra ver se ajuda, esse sintoma da moto morrer ao dar uma aceleradinha é agulha muito baixa, mas não era pra interferir na lenta.
vou testar amanhã,depois te falo
mas tambem acredito que isso não devia interferir na lenta
mas está...

apu
12-10-11, 21:05
sobre o tranco na engatada, melhor do que dar umas bombadas na embreagem é engatar a primeira antes da partida, pelo que entendi na dica do Stone..

e minha tw tb, deixo ela esquentando quase 1 min só na lenta, dai antes de arrancar dou umas aceleradinhas ;D

:p

@teago
12-10-11, 21:20
a minha moto fria não segura ligada nem a pau, depois que esquenta já euris, depois que ando e paro ela, o motor demora dependendo do tempo umas 2 horas pra esfriar e não querer sigurar a lenta.

taliban
12-10-11, 23:07
sobre o tranco na engatada, melhor do que dar umas bombadas na embreagem é engatar a primeira antes da partida, pelo que entendi na dica do Stone..

e minha tw tb, deixo ela esquentando quase 1 min só na lenta, dai antes de arrancar dou umas aceleradinhas ;D

:p

mas tu puxa o afogador pra ligar né? porque sem afogador a minha não liga em dia frio...
se bem que agora ja ta mais quente hehe

guttobravin992
13-10-11, 09:09
Bom.. se isso é correto ou não.. eu num sei... só sei q tem lógica neah.. e eu faço isso toda vez q a moto fica mt tempo parado.. um bom exemplo é de manha na hora de vir trabalhar...!
esquento ela por alguns minutos.. e só depois saio na maciota... agora.. qdu motor ja esta quente e lubrificado.. ja era.. monto em cima e saio vuado.. aushasuah

Rafael WF
22-10-11, 23:48
Cara tu faz o certo, o óleo tem que circular, de manha cedo tu acorda, o óleo da motoca tah todo no fundo do motor, e as peças inferiores estão todas deslubrificadas assim quando vc acelerar vai dar contato de ferro com ferro e vai fudendo com o motor. Essa é minha teoria, ta certo que quando tu liga a moto o óleo ja jorra pra cima e lubrifica todas as peças, mas naum custa nada espera uns segundos pra lubrifica beem.
vlw

Bio
24-10-11, 08:30
Ligo e vou abrir o portão, colocar capacete, mochila e tiro a moto pra fora na lenta, depois saio, rodo 5 quarteirões e cheguei no trampo, ai ela fica desligada até perto da hora do almoço. Faço tudo de novo pra sair, mas vou pro centro continuar meu trabalho e volto, depois só na hora de ir embora, mesmo esquema de sair de casa. Nunca tive problema com nenhuma das motos que tive.

danielwaos
24-10-11, 15:01
Eu ja rodei 54k km com minha fanzinha, tem dia que ligo, deixo ela esquentando vo fechar a porta coloco o capacete, e saio( raridade), normalmente ligo ela, do umas aceleradinha de leve, e saio na maciota, 300 mts de casa já tem um morrããããão, que ja esquenta fácil, chego lá encima ja ta normal de lenta e tudo daí uma uma outra descidona, e asfalto. Agora essa da embreagem não sabia não vo testar hj, também não gosto do tranco que dá quando engata com ela fria.

valmir
24-10-11, 21:47
gostaria de lembrar a todos que a bomba do oleo fica do lado opsto do pedal quando for deixar a moto ligada no cavalete lateral nao deixa-la muito deita senao nao bombeia direito oleo para o cilindro.
eu deixo uns 30seg de manha cedo mas so ligo quando estou montada nela para deixar o oleo no nivel .

uma pequena historia:

o meu colega um dia ligou a moto de manha cedo e escutou o motor trabalhar cedo(detalhe a moto cavalete lateral) pensou que tinha que regular os tucho ele me avisou e me chamou pra dar uma olhada quando ele ligou ficou com um barulho estranho ai eu disse a ele coloca a moto reta no ponta equilibrio????? ele olhou pra mim e riu eu coloquie a moto reta e disse observa o ruido tharam.. o ruido parou ai fiz um medo a ele disse que o oleo nao estava circulando eo motor tava trabalhando a seco ele tinha que deixar a moto reta pra dar partida. conclusao salvei mais motor 150cc da retifica.

---------- Mensagem adicionada às 21:47 ---------- Mensagem anterior foi às 21:31 ----------

esse video demonstra como circula oleo no motor da 150 tem video demonstrando tambem o motor da ybr e twister :
CURSO DE MECÃNICA EM MOTOS TITÂN 150 prof: katatau - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4kpkI_qvNAs) ou no youtube o tema: CURSO DE MECÃNICA EM MOTOS TITÂN 150 prof: katatau