PDA

Ver Versão Completa : Será que é possível (lâmpada dianteira 55/60w) - Comet 150



yuritavares
11-10-11, 08:52
Como alguns já sabem sou dono de uma Comet 150 e ontem dei uma olhada no manual e vi que a potência do conjunto óptico dela se divide assim:

Farol Alto/Baixo - 35W
Lanterna - 10W (20 LED'S)

Sabendo que não é permitido usar somente os led's, pensei que poderia abrir mão deles e adaptar/instalar uma lâmpada de 55/60W, o problema creio que seria pelos 10W que faltam e se o conjunto não vai se deteriorar e etc..
Pessoalmente eu acho que não há como fazer milagres com lâmpadas de 35W, ela já está com a CrystalVision instalada, melhorou em relação a original, mas ainda não é o que eu queria.

Enfim, algum dos senhores já chegou a adaptar lâmpadas de 55/60 nas pequenas ?
A bateria original dela é de 7ah 12v, como minha especialidade não é elétrica, estou meio perdido hehe.

Abç.

Cyber
11-10-11, 09:40
Se for uma 55/60 de boa qualidade, ex: Phillips, Osram ou Teslla, é possivel fazer a conversão sim, pois todas tem proteção uv e alguns melhoramentos para não derreter plásticos ou esquentar mais do que o suportado pelo bloco optico.

Na cg, utilizo uma 55/60 teslla e na tornado voltei a utilizar de uns dias pra cá. Recomendo.

yuritavares
11-10-11, 10:27
O problema então seria saber se a moto dá conta de sustentar essa nova lâmpada..

Cyber
11-10-11, 10:59
Se a CG consegue com aquela bateria fraquinha, provavelmente a comet também consiga, pois a bateria é de 7ah, assim com a tornado...

yuritavares
11-10-11, 13:49
Me indica algum modelo ?

Cyber
11-10-11, 14:16
teslla 4300 super, Lâmpada Osram Night Break, Philips Crystal Vision, e tem as thunder 8500

yuritavares
11-10-11, 18:24
Pra ficar mais sossegado, vai aqui o esquema elétrico da moto..pra quem entende realmente confirmar que posso substituir:

Tipo de ignição : CDI
Ponto de ignição: 15º/1.500
Vela de ignição: D8EA
Bateria: 12v 7ah
Fusível: 10A
FAROL: 35/35W
Lanterna: 10W
LUZ DO PONTO MORTO: 1,7W
LUZ DO PISCA-PISCA: 10W
LUZ DO FREIO/LANTERNA TRAS: 21/5W
LUZ DO VELOCIMETRO: 1,7W
LUZ DO PISCA (DIR.ESQ): 1,7W

chiccoli
11-10-11, 19:21
a unica q TALVEZ poderia ser substituida por uma mais fraca, ou led seria a traseira..
a do velocimetro q fika o tempo inteiro ligada é 1,7
pisca é 10.., blz.., mas se for rele eletronico vai pisca muito rapido..

faça como eu fiz.., compra uma philips comum.., 12, 13 reais e testa.., o resultado vc descobre em uma semana..
a moto começa a ficar com o farol mais fraco e começa a querer afoga..
se começou.., volta !

eu tava com uma 55/60.., num deu muito certo.., comprei uma moto vision
pra cidade num é la akelas coisas não, mas pra pista tava melhor do q a 55/60, foi só esperar a bateria carregar de novo e vualá ^^

yuritavares
12-10-11, 11:11
vou fazer o teste então

ricardofroes
12-10-11, 12:31
Tem que ver a potencia do gerador , no caso da Titan o gerador fornece 68 watts para tocar toda a moto.
Usar Lampada de 55 watts vai sobrar 13 watts para carregar bateria e manter a lanterna traseira acessa o resto vem da carga da bateria. Tem diversos caso que com o tempo a bateria começa a reclamar ao dar partida na moto. É só pesquisar no forum e vera.
É matemática pura.
Se a moto tiver ainda chave para apagar o farol durante o dia ainda pode ser que a bateria se mantenha por longo tempo, veja que è proibido andar com farol apagado.
O certo e passar tudo para led para baixar o consumo e essa sobra usar numa lampada mais potente.
Existe bobinas para vender de potencia maior para aumentar a potencia do gerador.
Para quem se pode dar o luxo de fazer experiencia que anda mais na cidade BLZ.
No meu caso como viajo muito a noite tenho que ter algo confiável e duradouro.

yuritavares
12-10-11, 13:05
Bom, mas se eu rapasse os leds. Esses 10W que vão pra eles ficariam disponíveis e precisaria de só mais 10W pra nova lâmpada. No manual não encontrei informações acerca do gerador dela..

ricardofroes
12-10-11, 13:38
Infelizmente tem alguns modelos que não consta a potencia no manual. Tenho costume de ler manual.
Procurei para um amigo o da yes e também não constava.
Muitos brasileiros nem liga para manual, para ter uma noção vá numa casa bahia numa loja Cem e peça para ler o manual de um celular ou TV que esteja a venda , eles vão dizer que não tem disponível.
Ai eles fazem esses manuais meia boca , faltando parâmetros para quem quer fazer a coisa certa.
Faça o seguinte com um multímetro meça a corrente que esta sendo carregada a bateria com 4000 giros, com a lampada original.
Coloque uma lampada de 55watts e faça o mesmo teste com 4000 giros e meça a corrente novamente , tem que ser a mesma.
Para medir a corrente o multímetro tem que ficar em serie com o fio que alimenta a bateria.
Ft abraço espero ter ajudado.

chiccoli
12-10-11, 15:13
no manual tem..

a minha gera 130w/h acima de 4 mil rpm, só ando acima de 7 e não aguentou.. (0,13Kw)