PDA

Ver Versão Completa : A lenda do capacete vencido



renanperim
13-10-11, 18:53
O povo sempre cita a lenda de que o capacete tem validade de 3 anos(e sempre qdo agente compra ele ja foi produzido a alguns meses), afinal o capacete tem validade?
Eu vejo inumeras pessoas andando com capacetes com cara de 10 anos de uso eles podem levar multa?
O que eh verdade ou mito?

motoveia
13-10-11, 19:03
Tem validade sim.E pode ser multado.

brunocfreitas
13-10-11, 19:05
engraçado um colega meu abordou hj dizendo que meu capacete tava vencido pq ele foi fabricado em 2008.

capacete não tem validade, vc pode levar uma multa caso ele não tenho selo do inmetro.
a validade do capacete é se vc cair com ele por mais que não tenha danificado "muito" é necessário trocar, pq na próxima queda ele pode não suportar o impacto.

____________________________________ adicionando ________________________________________
Parecer nº 039/2006




REQUERENTE: Presidente do Conselho Estadual de Trânsito
ASSUNTO: Validade do capacete de segurança para motocicletas e similares.

Determina o Presidente do Cetran, parecer sobre o prazo de validade dos capacetes de segurança utilizados para a condução de motocicletas e similares, considerando que agentes de trânsito estariam autuando condutores dos referidos
veículos por infração capitulada no art. 244, I do Código de Trânsito Brasileiro quando da verificação da suposta validade vencida dos mesmos.


Após consulta realizada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia - Divisão de Certificação de Produtos do Estado do Rio de Janeiro, Organismo este de Certificação de Produtos credenciado pelo INMETRO para a certificação de capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, obtivemos a resposta do referido órgão que a norma NBR 7471/2001 - Capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, que rege os ensaios para a avaliação da conformidade e a Portaria 086, de 24/04/02, do Inmetro que regulamenta a certificação destes produtos, não faz qualquer previsão quanto a especificação da validade do produto. De acordo com o referido órgão, é necessário constar a
data de fabricação do capacete, porém os fabricantes colocam além da data de fabricação, uma data de validade nos rótulos, dentro dos capacetes, sendo que não há exigências específicas nos procedimentos de certificação a este respeito (data de validade).


No mesmo sentido, a Taurus Capacetes Ltda., uma das maiores fábricas de capacetes para motocicletas do Brasil, nos responde que não há na legislação brasileira, a Resolução n° 20 do Código de Trânsito Brasileiro, nem na definição técnica da norma NBR 7471/2001 do Inmetro qualquer menção sobre o prazo de validade dos capacetes motociclísticos pelo simples motivo de não tratar-se de um produto perecível.
Conforme salienta ainda a referida Empresa, as datas colocadas nas etiquetas dos mesmos existem devido a uma sugestão ao usuário de que o produto deveria ser substituído após três anos de uso contínuo. Ou seja, a partir do momento que é retirado da caixa e efetivamente utilizado continuamente durante o período indicado por pelo menos 12 horas diárias.O principal motivo da substituição do capacete após esse período, desde que não tenha sofrido nenhuma queda, não está relacionado à perda de suas características protetivas, e sim à
diminuição da altura das espumas, que formam a forração interna do capacete. O achatamento faz com que o capacete fique folgado na cabeça do usuário, girando em todos os sentidos e prejudicando, assim, a sua segurança.


No caso dos capacetes importados, em função da formulação diferenciada das espumas, estas se transformam em pequenos pedaços, como flocos, causando o mesmo efeito comentado no parágrafo anterior após cinco anos de uso. A informação consta também na etiqueta do produto. Portanto, capacetes que são utilizados esporadicamente podem durar períodos mais longos desde que:


a) não tenham sofrido
quedas;
b) sejam utilizadas peças
originais;
c) o ajuste interno ainda esteja firme, evitando que o capacete gire na
cabeça;
d) sejam fabricados por empresas idôneas e possuam o respectivo
selo de
certificação do Inmetro."


Sendo assim, conforme o exposto, conclui-se que o agente de trânsito quando em atividades de fiscalização de trânsito, não dispõe dos meios necessários para afirmar que determinado capacete está com sua validade vencida, apenas podendo ser verificado tal requisito em laboratórios apropriados para tal fim.



ANDRÉ GOMES
BRAGA
CONSELHEIRO CETRAN

Darkknight
13-10-11, 21:21
acho q da B.O se nao tiver o selo do inmetro mesmo.....

Esquadrão Marte
13-10-11, 21:27
Por aqui na minha cidade é valido andar com aqueles capacetes que parece Boné, sem viseira. Já não fabrica mais deles, é Raro achar novo para Comprar... Pela lei é proibido, Mas na cidade a policia é de Boa deixa usar...

aguena
13-10-11, 21:35
Olha o meu tem 1 ano ainda mas ja me pararam eu usando viseira fume e deu em nada mas vai saber o que eles realmente tava procurando né !

Dumbex
13-10-11, 21:38
Boa, se for assim, vou ter que trocar já meu ls2.

To fudido kkkkkk usei ele tão pouco

=)

rodrigo2011
13-10-11, 21:48
o meu tem 2 anos so q ja caiu tanto esta todo ralado q tem cara de 20 anos atras troco tbm nao e um bieffe e foi caro d ++ pra trocar atoa kkkkkkkkk

magrao tk
13-10-11, 21:55
O meu tá todo ralado, arranhado, desbotado, tem uns 4 anos, mas o selo do inmetro tá intacto =D

Esquadrão Marte
13-10-11, 21:57
Eu tenho um Yohe que comprei zero em uma liquidação por que já estava vencido... Mas zero é zero ..... O que muda é a data da Etiqueta nada mais..

Richard
13-10-11, 22:13
Tem validade sim.E pode ser multado.

Tá de palhaçada né???

Capacete tem validade sim, de uma queda.

Capacete é um bem durável, ele não tem prazo de validade, portanto, você, de nenhuma forma pode ser multado por ele estar vencido.

Você pode ter problemas por selo do inmetro, falta de adesivos refletivos, mas validade, NÃO.

rodrigo2011
13-10-11, 23:11
se capacete durasse so uma queda tava lascado minha ex com uma semana q tinha comprado o capacete jogou do outro lado da rua kkkkkkkk deu vontade de mata-la mas a maria da penha e foda kkkk

chiccoli
14-10-11, 00:14
O meu tá todo ralado, arranhado, desbotado, tem uns 4 anos, mas o selo do inmetro tá intacto =D

o meu tbm..
e a espuma q veda a viseira pra não ficar assuviando num tah prestando mais =S

DOUGLAS 00
14-10-11, 09:52
Isso é relativo.

Obviamente que se um capacete, em uma situação hipotética, for fabricado e ficar dependurado um bocado de anos, esse material vai envelhecer igual. Não digo os 3 anos, mas com o passar do tempo, por exemplo, há o ressecamento de plásticos, etc.

Porém 3 anos de uso intenso, é perceptível que o capacete não é mais o mesmo. Principalmente se deixar cair (sempre cai).

Claro, se usar o capacete eventualmente (para viagens, por exemplo, e tr outro pra ralar mais seguido) é obvio que o capacete vai passar esses 3 anos de boa.

Porém, ao menos aqui na área que eu ando, essa lei não pegou.

Richard
14-10-11, 16:49
Isso é relativo.

Obviamente que se um capacete, em uma situação hipotética, for fabricado e ficar dependurado um bocado de anos, esse material vai envelhecer igual. Não digo os 3 anos, mas com o passar do tempo, por exemplo, há o ressecamento de plásticos, etc.

Porém 3 anos de uso intenso, é perceptível que o capacete não é mais o mesmo. Principalmente se deixar cair (sempre cai).

Claro, se usar o capacete eventualmente (para viagens, por exemplo, e tr outro pra ralar mais seguido) é obvio que o capacete vai passar esses 3 anos de boa.

Porém, ao menos aqui na área que eu ando, essa lei não pegou.

Que lei, QUE LEI?????????

Não tem lei nenhuma, capacete não tem validade.

Outro detalhe, sobre a sua citação do "SEMPRE CAI". Eu tenho capacetes que com mais de dois anos, NUNCA cairam no chão, nunca mesmo e usando todo dia, a diferença é que com um capacete de 50 conto, você quer mais é que se fod@, mas com um capacete de 600 conto, pelo menos eu, costumo ter mais cuidado.

Meu MHR os unicos ralados que ele ganhou, foi quando eu caí com ele e meu HJC, foi roubado depois de mais de dois anos de uso DIÁRIO sem um arranhão e sem sofre uma única queda, seja sozinho ou "comigo dentro". hahahaha

DOUGLAS 00
14-10-11, 17:14
Que lei, QUE LEI?????????

Não tem lei nenhuma, capacete não tem validade.

Outro detalhe, sobre a sua citação do "SEMPRE CAI". Eu tenho capacetes que com mais de dois anos, NUNCA cairam no chão, nunca mesmo e usando todo dia, a diferença é que com um capacete de 50 conto, você quer mais é que se fod@, mas com um capacete de 600 conto, pelo menos eu, costumo ter mais cuidado.

Meu MHR os unicos ralados que ele ganhou, foi quando eu caí com ele e meu HJC, foi roubado depois de mais de dois anos de uso DIÁRIO sem um arranhão e sem sofre uma única queda, seja sozinho ou "comigo dentro". hahahaha

Olha, aquela vez queriam checar a validade dos capacetes, com até 3 anos de uso no máximo.

claro, com um capa de 600 a gente cuida um pouco mais... mas no meu caso não adianta, mais cedo ou mais tarde ele vai sair rolando...

romanex
14-10-11, 17:46
Comissão rejeita prazo de validade para capacete de motociclista :: Notícias JusBrasil (http://camara-dos-deputados.jusbrasil.com.br/noticias/1993533/comissao-rejeita-prazo-de-validade-para-capacete-de-motociclista)

existe um projeto de lei do Senado (PLS)que previa inicialmente prazo de validade máxima de três anos....
não foi aprovado, agora estão falando em dez anos de validade com revisão/reforma obrigatoria para 5 anos e substituição após os dez....
porém ainda não foi aprovada (ao menos pelo que eu sei) e pode até ser arquivada....

é maneira de fazer girar dinheiro e entupir o meio ambiente com os "milhares" de capacetes que virarem refugo com essa lei (fibra de vidro, pelo que sei, não é reciclavel, além de vários outros materiais utilizados no capacete)....

como sempre digo: coisa de Brasil....


ps. meu capacete é que nem os meus celulares "EU" nunca deixo cair, mas a minha esposa, sempre fez esse serviço por mim....

LucasRicci25
14-10-11, 18:07
Capacete não tem validade, o que tem que existir e se não tiver da multa, é o selo do inmetro.. o resto é conversa.

Paulinhoo
14-10-11, 18:47
Então Chegamos a Conclusão que Não tem Prazo de Validade?

romanex
14-10-11, 18:59
Por enquanto não....agora só depende dos nossos ilustres representantes arquivarem de vez esse projeto de lei....
já quanto ao selo do inmetro ele é obrigatório, só que pelo menos aqui na região ninguém está verificando isso não...

magrao tk
14-10-11, 20:19
Que lei, QUE LEI?????????

Não tem lei nenhuma, capacete não tem validade.


Eu chamo esse tipo de coisa não de lei, mas sim de moda.

Igual uma época que andavam em cima cobrando do pessoal pra ter aqueles kits de primeiros socorros no carro. Deusulivre se não tivesse!!! Cade essa lei tambem?

Não é lei, são modas passageiras.
Essa do capacete tambem andavam pegando, hoje tão nem aí... pois a moda passou. Surgem novas tendencias kkkkk (pra arrancar o nosso dinheiro), mas surgem!

Strada Prata
14-10-11, 21:08
Capacete não tem validade e não "vence", ponto final.

Agora, se depois de um ano de uso seu Super San Marino estiver todo folgado e com a viseira de garrafa pet toda riscada, é hora de comprar alguma coisa decente :p

Felipe.s
14-10-11, 22:46
quando fuia abordado nunca me pediram pra olhar a validade do capacete não,certo que tem muitos capacetes bem fuleragens por ai mais 3 anos já estarem vencidos axo esagero..

ricardofroes
14-10-11, 23:32
Sobre validade o pessoal já respondeu, sobre queda temos que prestar atenção pois a fibra de vidro num tombo muitas vezes não aparece nada do lado de fora muitas vezes só arranhão, mas do lado interno aparece as lascas que não são vistas devido o isopor ou forro que ele tem.
Me lembro bem pois em carro de fibra de vidro vemos muito isso, do lado de fora perfeito e do lado de dentro se vê as lascar e assim ficando mais fraco aquele ponto.
Temos que analisar o capacete pois e nossa segurança .
Já cai de cara na terra e se não fosse o capacete com queixeira eu tinha perdido alguns dentes e a unica coisa que fiz foi encher a boca de terra mais nada. E na época 1990, era um capacete induma que eu estava usando e quebrou só a viseira com o impacto no chão.

Richard
15-10-11, 10:34
Eu chamo esse tipo de coisa não de lei, mas sim de moda.

Igual uma época que andavam em cima cobrando do pessoal pra ter aqueles kits de primeiros socorros no carro. Deusulivre se não tivesse!!! Cade essa lei tambem?

Não é lei, são modas passageiras.
Essa do capacete tambem andavam pegando, hoje tão nem aí... pois a moda passou. Surgem novas tendencias kkkkk (pra arrancar o nosso dinheiro), mas surgem!

Magrão, apenas um adendo.

O caro dos kits, tinha se tornado Lei, MP ou sei lá que raio que o valha, como é o caso do selo do Inmetro hoje, porém, depois de algum tempo, ela foi revista e revogada.

O caso dos kits, dava multa e tudo mais pois tinha uma regra estabelecida para isso, seja como lei, como MP, como menção no CTB, sei lá, mas lembro que na época existia, depois foi vetada por motivos óbvios.

Todos sabemos que foi um put@ de um lobby para vender aqueles kits, mas fazer o que, coisa de Brasil.

Depois, essa asneira foi revista, pois todos sempre receberam instruções DOS BOMBEIROS, SOCORRISTAS e afins, de que não se deve mexer no acidentado, pois se você mexer e o cara morrer, você ainda poder ser indiciado judicialmente e exatamente por isso, essa lei, regra ou sei lá o que, foi revista.

O que teve nêgo que com aquele kitzinho se achava médico de fez muita merd@ em acidentado, não tá escrito.

Allisongia
14-11-11, 22:44
Ow pessoal,

capacete tem a validade de 3 anos, mas, isso é para o FABRICANTE...

em termo de lei ou nao.. só em relação ao selo do inmetro ou ao resolução do NBR7274 (acho que é esse o numero dele)

os meus capacetes mesmo nenhum tem o selo do INMETRO, pois compro todos pelos Estados Unidos.. e eles vem com o selo do DOT
que são muitos melhores que estes testes bestas do INMETRO..

só que ja fui avisado..

sem selo: 3 pontos na carteira e mais 157 dilmas, de multa e só sai depois de conseguir um capacete regular..

Só para favorecer a grande fabrica de roubar gente no brasil..

selo é o caral....col.. a gente usa o que se sentir bem..

té +

Luís Dias
14-11-11, 23:26
se capacete durasse so uma queda tava lascado minha ex com uma semana q tinha comprado o capacete jogou do outro lado da rua kkkkkkkk deu vontade de mata-la mas a maria da penha e foda kkkk

Essa foi boa, HAHAHAHH!!!!!! Mulheres.. ruim com elas, pior sem elas(detalhe:Entre 4 paredes e sem falar em problemas, hehehhe).

Zanca
15-11-11, 07:00
o meu ja tenho faz 8 anos selo do INMETRO não tem nem sinal dele mais, e ainda acabei de pintar ele todinho agora sim ferro então

WeaponX
15-11-11, 07:33
Validade capacete não tem o que existe é capacete ruim e falta de cuidado...

Tem uns capacetes por ai que eu não usaria nem para andar de bicicleta quanto mais em uma moto!!!

Eu tomei um tombo que por sinal foi o único tombo serio em que levei em minha vida foi a 5 anos cai a 90Km/h e o Shark que eu estava usando rachou de fora a fora depois de bater quase que diretamente no asfalto após a queda ele não soltou nem um pedaço mas ficou todo trincado e ralado ficou claro que ele absorveu quase todo o impacto, se fosse um pinico destes que o pessoal usa por ai com certeza teria se partido ao meio e eu teria morrido!!!!

Simples assim....

kiligan
15-11-11, 11:21
...se fosse um pinico destes que o pessoal usa por ai com certeza teria se partido ao meio e eu teria morrido!!!!

Simples assim....

Tenho um LS2, o FF350. Escolhi ele baseado nos comentários da galera aqui, e também por ter achado ser de boa qualidade o seu material, o acabamento, e aquele fecho que nem se fala (mão na roda). Na verdade, se eu fosse num Shark, não teria grana para comprar a moto, mas pretendo adquirir um quando as coisas melhorarem, e tendo um relato desses, de efetivo uso, me deu mais confiança na marca.

Sobre o tópico, de tudo que eu li, manuais, códigos, etc. só se fala sobre o selo do INMETRO no cap, e os adesivos são apenas indicados ao uso.

Vlw,

WeaponX
15-11-11, 11:29
Tenho um LS2, o FF350. Escolhi ele baseado nos comentários da galera aqui, e também por ter achado ser de boa qualidade o seu material, o acabamento, e aquele fecho que nem se fala (mão na roda). Na verdade, se eu fosse num Shark, não teria grana para comprar a moto, mas pretendo adquirir um quando as coisas melhorarem, e tendo um relato desses, de efetivo uso, me deu mais confiança na marca.

Sobre o tópico, de tudo que eu li, manuais, códigos, etc. só se fala sobre o selo do INMETRO no cap, e os adesivos são apenas indicados ao uso.

Vlw,

Seu capacete é muito bom também tenho um destes agora na vredade me refiro a esta infindade de capacetes de menos de R$ 100,00 que existedm por ai e que são ruins toda a vida!

Jordano
17-11-11, 13:20
quanto à viseira fumê ou iridium

pelo que um patrulheiro da PRF me informou, a viseira tem que ser do material fumê ou ter aplicação do material iridium de fábrica, e essas são identivicadas por uma inscrição em relevo na parte de dentro da curva da viseira perto dos encaixes que diz "permitido para uso diurno" pode ser tanto em inglês quanto outra língua, mas isso mostra e o iridium é de fábrica.

o que não pode é colocar película nas viseiras, o que acontecia muito, antes de se popularizarem as viseiras coloridas nos capacetes de baixo valor.

quanto à validade é como já foi dito
desde que esteja em boas condições não existe um prazo de validade, mesmo porque os materiais usado demoram centenas de anos pra se decomporem, desde o ABS do casco até a espuma do revestimento interior.

aqui no maremoto deste ano (encontro de motos realizado em Tramandaí-RS) apareceu um tio de harley 68 com o capacete que comprou na época, um capacete de metal revestido em espuma e couro, ele disse que comprou no mesmo dia que recebeu a moto.

kiligan
24-11-11, 22:01
Seu capacete é muito bom também tenho um destes agora na vredade me refiro a esta infindade de capacetes de menos de R$ 100,00 que existedm por ai e que são ruins toda a vida!

Por falar em outros capacetes, já ouviu falar dos Vallen? Sei que são produzidos aqui, e que minha esposa adorou o modelo Essence... mas não ví um relato deles ainda.



quanto à viseira fumê ou iridium

pelo que um patrulheiro da PRF me informou, a viseira tem que ser do material fumê ou ter aplicação do material iridium de fábrica, e essas são identivicadas por uma inscrição em relevo na parte de dentro da curva da viseira perto dos encaixes que diz "permitido para uso diurno" pode ser tanto em inglês quanto outra língua, mas isso mostra e o iridium é de fábrica.

Comprei uma fumê da Tekk, pois é a mesma coisa da que vai no meu LS2. Tem os escritos lá na curva do lado direito em inglês, só que eu acho que o sentido é um pouco diferente da sua frase.
"Not warranted shatterproof
If tinted for daytime use only"
Eu entendi como, eles não garantem que ela é inquebrável, e se ela não for a padrão (cristal, não pintada) usar somente durante o dia.

Comprei ela para minimizar os efeitos do sol na cara, indo da zona norte em direção a zona sul pela manhã... achei mais barato que comprar um bom óculos de sol... atendeu muito bem. O problema, é quando chego no túnel... é abrir a viseira, ou pilotar as cegas.

brunolbo
25-11-11, 08:31
pra um cara que usa o capacete umas 12 horas por dia, as espumas cada dia ficam mais finas, em pouco tempo o capacete ja roda na cabeça, e tem cara q insisti ainda em usar.

WeaponX
25-11-11, 09:05
[QUOTE=kiligan;750023]Por falar em outros capacetes, já ouviu falar dos Vallen? Sei que são produzidos aqui, e que minha esposa adorou o modelo Essence... mas não ví um relato deles ainda.

Parece ser um destes modelos medianos que estão infestando as lojas, mas sem poder ver pessoalmente é difícil a regra do capacete é simples sempre compre o melhor que puder mas por um valor parecido é o Syko um capacete mediano de uma empresa americana mas que vale o custa ,em situações normais é suficiente

http://www.genomotos.com.br/images/slides/400/iqytit.jpg

http://www.motoskabelera.com.br/capacetes/04_03_10b/018 - syko initial mono.jpg

Kbça 2T
25-11-11, 10:21
Pode ser multado sim, na prática é dificil, principalmente se o capecete estiver em boas condições com viseira limpinha e sem riscos a policia não encrenca não... mas se por acaso quizerem eles podem multar sim.

Richard
25-11-11, 10:52
[QUOTE=kiligan;750023]Por falar em outros capacetes, já ouviu falar dos Vallen? Sei que são produzidos aqui, e que minha esposa adorou o modelo Essence... mas não ví um relato deles ainda.

Parece ser um destes modelos medianos que estão infestando as lojas, mas sem poder ver pessoalmente é difícil a regra do capacete é simples sempre compre o melhor que puder mas por um valor parecido é o Syko um capacete mediano de uma empresa americana mas que vale o custa ,em situações normais é suficiente

http://www.genomotos.com.br/images/slides/400/iqytit.jpg

http://www.motoskabelera.com.br/capacetes/04_03_10b/018%20-%20syko%20initial%20mono.jpg

X.

Se você, prestar atenção, esse casco aí é o mesmo dos antigos MHR e agora No Risk.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=169381911_2170.jpg&v=E

Esse casco é fabricado na china e é vendido para um monte de fabricantes no mundo, que só colocam o seu logo e o vendem, como era o caso da MHR, LS2 e agora a No Risk.

É um bom capacete, eu tinha um MHR igual a esse da foto, só que vermelho e era muito bom o custo x benefício.



Pode ser multado sim, na prática é dificil, principalmente se o capecete estiver em boas condições com viseira limpinha e sem riscos a policia não encrenca não... mas se por acaso quizerem eles podem multar sim.

Errado, não pode multar não, se o capacete estiver em boas condições, com selo do Inmetro ou fabricção anterior a 2008, selo refletivo e tudo direitinho, não pode ser multado não.

Não existe validade para capacetes, se alguém for multado com essa justificativa, pode recorrer que é causa ganha, capacetes são bens duráveis.

Kbça 2T
25-11-11, 10:57
[QUOTE=WeaponX;750089]

X.

Se você, prestar atenção, esse casco aí é o mesmo dos antigos MHR e agora No Risk.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=169381911_2170.jpg&v=E

Esse casco é fabricado na china e é vendido para um monte de fabricantes no mundo, que só colocam o seu logo e o vendem, como era o caso da MHR, LS2 e agora a No Risk.

É um bom capacete, eu tinha um MHR igual a esse da foto, só que vermelho e era muito bom o custo x benefício.




Errado, não pode multar não, se o capacete estiver em boas condições, com selo do Inmetro ou fabricção anterior a 2008, selo refletivo e tudo direitinho, não pode ser multado não.

Não existe validade para capacetes, se alguém for multado com essa justificativa, pode recorrer que é causa ganha, capacetes são bens duráveis.

Pode sim... pois vc não estará utilizando equipamento obrigatório dentro das condições estabelecidas pelo CTB, volto a dizer na prática não multam... meio que virou lenda...porém se um policial xarope quizer multar ele tem o amparo legal sim

WeaponX
25-11-11, 10:58
Verdade mas ele é interessante porque não é proibitivo em questão de preço, e uma boa alternativa para o pessoal que não pode gastar muito para equipar-se

Richard
25-11-11, 12:16
[QUOTE=Richard;750124]

Pode sim... pois vc não estará utilizando equipamento obrigatório dentro das condições estabelecidas pelo CTB, volto a dizer na prática não multam... meio que virou lenda...porém se um policial xarope quizer multar ele tem o amparo legal sim

Errado.

Como já falei, procure em algum lugar do CTB alguma menção em relação à validade de capacete, você não encontrará, portanto, não existe tal regra e automaticamente não existe multa para tal.

Repito, capacete não tem validade, e não entra nessa de não estar usando equipo obrigatorio em condições. Não tem essa de que ninguém faz então virou lenda, não fazem pq não existe tal proibição ou algo que o valha no CTB.

Não é que na prática não multam, não multam pq não podem multar. Vão te multar pelo capacete estar todo ferrado ou sem selo refletivo ou sem selo do Inmetro (para fabricados após fevereiro de 2008), por ter problemas de segurança como viseira quebrada ou ruim, cinta jugular com problemas, casco rachado, etc, porém VALIDADE NÃO.