PDA

Ver Versão Completa : fazendo o q manual manda!



danilo-sn
27-10-11, 21:36
entao eu tenho uma titan 150 ES ano 07, 08, eu vi no manual dela q a troca do oleo é a cada 4.000KM, comprei ela de unico dono com 37.500KM rodados e ela agora esta com 50.000KM, e só troco o oleo dela com os 4.000, e o motor dela esta filé nao baixa oleo e motor nao raja, deixo aki minha impressao para q vcs nao fiquem jogando oleo fora atoa

qdo eu troquei o oleo da minha titan com 1.000 o oleo ainda saiu limpo e transparente q ainda aguentava rodar mais tempo, depois q troquei com 4.000KM o oleo sai igual qdo troca o oleo de carro, ja sai bem queimado e pretão.

abs.

Honda Motors
27-10-11, 21:41
Acho 4000 muito, uso yamalube e troco com 2000 no máximo. Como já disseram aqui, já percebi que depois dos 1500 o óleo perde um pouco de suas propriedades como deixar o cambio mais duro por exemplo.

Yuri_RN
27-10-11, 22:28
Se eu for trocar o Óleo da minha CB500 a cada 6.000km como manda o manual eu to fudido!!!

antes eu gastar na troca de óleo 83.00R$ do que gastar 5.000 a 6.000R$ pra botar o motor em dias
da CBzona.

danilo-sn
27-10-11, 23:04
Acho 4000 muito, uso yamalube e troco com 2000 no máximo. Como já disseram aqui, já percebi que depois dos 1500 o óleo perde um pouco de suas propriedades como deixar o cambio mais duro por exemplo.
nunca percebi isso na minha nao, e nunca senti diferença qdo eu troco q o oleo ta novo.

Stone
27-10-11, 23:42
Parabéns pelo tópico!

Vou falar a real o que estraga o motor... filtro de ar ruim.
Esses filtros de papel não filtram tão bem como deveriam, como os de espuma. A maioria não troca conforme o manual pede, leva no mecânico pra dar uma olhadinha (quando leva) o mecânico diz que está bom e só vai passar um arzinho, aí o que já estava ruim acaba de feder de vez, em filtro de papel não se passa ar, se troca, ao passar ar os póros se abrem e com isso filtra ainda menos. Aí começa a brincadeira... começa a entrar uma poeirinha no motor e começa a desgastar a camisa e os anéis. Com o tempo o óleo começa a baixar, a fumaça é imperseptível, mas baixa óleo. Aí como mais uma vez o dono da moto nunca confere o nível do óleo, com uns 2000~2500 o óleo ja está bem baixo, e não lubrificando como é pra ser. Aí ao invéz de ficar de olho no nível conforme manda o manual, manda trocar o óleo a cada mil km, pq se deixar mais que isso ele baixa...
Aí ainda tem alguns que nunca olham o nível e esquecem de trocar com mil km, aí quando vê não tem mais nem óleo, quando coloca o óleo novo feecha a oficina de fumaça, aí já era a parte de cima do motor, e a culpa é que deixara o óleo muito tempo.
Mais uma dica... as motos da Honda tem um pingoletezinho de mangueira na parte debaixo do filtro, quando se ver que ali tem óleo quer dizer que está na hora de limpar a caixa do filtro de ar e o acumulador (caixinha que fica entre o respiro do motor e a caixa do filtro)

Isso são coisas que eu aprendi em palestras e cursos, como da Mahle (Metal Leve) e de alguns lubrificantes.

Uma coisa que eu venho reparado há um bom tempo... qual as motos da honda que mais duram? Biz 100 e CG até 99, sáo praticamente indestrutíveis. As que menos duram... Titan 150 e Biz 125, o que elas tem em comum.... o filtro de ar, nas primeiras de espuma com óleo nas outras de papel

Me corrijam se eu estiver errado ou se alguém pensa de outra maneira.

Só pra lembrar, as continhas do óleo....


Rodado 50.000km na moto, R$15 num litro de óleo, trocando a cada 800km= 62,5 litros de óleo *15= R$937,50
Rodado 50.000km na moto, R$15 num litro de óleo, trocando a cada 4.000km= 12,5 litros de óleo *15= R$187,50
Diferença de R$750,00. Deixaria de jogar 50 litros de óleo na natureza, daria de fazer 2 vezes o motor caso fosse preciso (difícil) e ainda sobraria uma grana para um par de pneus.

Mas fazer oque né, cada um faz o que acha certo

chiccoli
28-10-11, 01:00
falando nisso num olhei o nivel do oleo da minha até agora..

Israel D.
28-10-11, 04:27
Como falei no outro tópico, troco a cada 2500 e o motor está ótimo, mas na próxima vez que eu for trocar, vou comprar 2lts, um pra troca e outro pra completar pra ver se chego nos 4k de boa.

mdorigon
28-10-11, 07:41
Danilo, que bom que vc se preocupa com o ambiente tb. Cara só atenta uma coisa...seu tipo de uso. Se realmente seu uso for do tipo severo (tem muita informação no pn sobre isso) troque com metade da kilometragem recomendada pelo fabricante. Se seu uso é normal e de boa, ai sim siga os 4000 km. Eu troco conforme o manual manda tb na yes, de 3000 em 3000 e nunca tive problema, porem sei que meu uso não é severo. Se fosse eu não pestanejava em trocar com 1500 não.

Bruno Rafael
28-10-11, 08:09
Como eu disse em outro topico, quando eu comprei minha bros, a atendente me disse que eu teria que trocar o oleo de mil em mil, nos primeiros 3000 eu troquei "certinho", depois olhei no manual e vi que era de 4000 em 4000, então na revisão de 4000 eu falei pra ela: viu.. n precisa trocar o oleo não
ela: pq não?
dai eu falei: pq eu já troquei com 3000
dai ela me olha com cara de brava e fala: mais o certo é trocar de mil em mil, a garantia não vai cobrir se der algum problema no seu motor...
quase taquei o manual na cabeça dela ali mesmo ¬¬

esses cara das cc soh querem vender, quando der 3000 ~3200 eu troco, acho que 4000 é muito, apesar que para os engenheiros terem colocado 4 mil o oleo deve aguentar mais que isso...

speedFan
28-10-11, 08:10
EU não confio de maneira nenhuma nessas coisas ou melhor ja que o manuel disse que guenta até 5000km como na minha moto por que não trocar em 2500km ja para garantir maior durabilidade... :)

romanex
28-10-11, 08:10
tanto carro como moto deve seguir o periodo de troca do manual, como o stone falou...
qualquer outro periodo é folclore, diz que diz, blá, blá, blá...
e desconheço manual que mande trocar com menos de 3000 km.....
sempre segui esse procedimento e nunca tive de fazer nenhum motor das minhas motos....
a intruder está atualmente com 23.000, não fuma, está belezinha....
novamente como o stone falou, mais do que nada o que manda e verificar o nível de óleo, (nem mais , nem menos do que o correto) e as demais manutenções (filtros, etc...), fazendo isso, é só curtir.....e aproveitar o dinheiro economizado com a troca desnecessária do óleo para fazer as manutenções necessárias e sobrar algum no bolso...
outra coisa que o pessoal confunde, é que o primeiro óleo da moto deve ser trocado com 1.000 km, segundo a maioria dos manuais, porém é só ele, pois como a moto acaba de funcionar pela primeira vez, pode ocorrer de sobrar alguma pequena rebarba metalica, além de normalmente ser um óleo com lubrificação diferente, para criar o primeiro "filme" por cima das peças metalicas....dai o pessoal criou esse folclore....se a 1ª troca é com mil, porque as outras não???

danilo-sn
28-10-11, 08:19
entao meu uso com minha titan é de boa de casa para o trabalho, trabalho pra casa, e só as vezes q da uma vontade de acelerar um poko a mais nao sempre tbm né pq senao nao tem gasolina q dure, minha moto uso filtro e tudo q for original, menos o escape q to usando esportivo, mas acho q nao tem nada aver o escape, agora o restante é tudo original.

abs.

DOUGLAS 00
28-10-11, 09:01
Como foi dito, o bom e seguir o "manuel".

No caso das Hondas antigas, a troca se dá com 1.500km. Mas em compensação, qualquer 20W50 serve...

Eduardo Toda
28-10-11, 09:11
Acho 4000 muito, uso yamalube e troco com 2000 no máximo. Como já disseram aqui, já percebi que depois dos 1500 o óleo perde um pouco de suas propriedades como deixar o cambio mais duro por exemplo.

A minha Titan acontece exatamente oque disse, depois dos 1500km o cambio começa a ficar duro, e o neutro fica ruim de achar.

fredericoelias
28-10-11, 09:13
troco o da Fazer de 5 mil em 5 mil km como no manuel, tá com 24 mil km (peguei com 10 com um senhor que revisava na CC e cuidava bem do motinho) e até agora, não baixa e nem bateção de válvula tem.

Honda Motors
28-10-11, 11:21
Parabéns pelo tópico!

Vou falar a real o que estraga o motor... filtro de ar ruim.
Esses filtros de papel não filtram tão bem como deveriam, como os de espuma. A maioria não troca conforme o manual pede, leva no mecânico pra dar uma olhadinha (quando leva) o mecânico diz que está bom e só vai passar um arzinho, aí o que já estava ruim acaba de feder de vez, em filtro de papel não se passa ar, se troca, ao passar ar os póros se abrem e com isso filtra ainda menos. Aí começa a brincadeira... começa a entrar uma poeirinha no motor e começa a desgastar a camisa e os anéis. Com o tempo o óleo começa a baixar, a fumaça é imperseptível, mas baixa óleo. Aí como mais uma vez o dono da moto nunca confere o nível do óleo, com uns 2000~2500 o óleo ja está bem baixo, e não lubrificando como é pra ser. Aí ao invéz de ficar de olho no nível conforme manda o manual, manda trocar o óleo a cada mil km, pq se deixar mais que isso ele baixa...
Aí ainda tem alguns que nunca olham o nível e esquecem de trocar com mil km, aí quando vê não tem mais nem óleo, quando coloca o óleo novo feecha a oficina de fumaça, aí já era a parte de cima do motor, e a culpa é que deixara o óleo muito tempo.
Mais uma dica... as motos da Honda tem um pingoletezinho de mangueira na parte debaixo do filtro, quando se ver que ali tem óleo quer dizer que está na hora de limpar a caixa do filtro de ar e o acumulador (caixinha que fica entre o respiro do motor e a caixa do filtro)

Isso são coisas que eu aprendi em palestras e cursos, como da Mahle (Metal Leve) e de alguns lubrificantes.

Uma coisa que eu venho reparado há um bom tempo... qual as motos da honda que mais duram? Biz 100 e CG até 99, sáo praticamente indestrutíveis. As que menos duram... Titan 150 e Biz 125, o que elas tem em comum.... o filtro de ar, nas primeiras de espuma com óleo nas outras de papel

Me corrijam se eu estiver errado ou se alguém pensa de outra maneira.

Só pra lembrar, as continhas do óleo....

Stone vc é a lenda deste fórum...muita coisa que sei devo a vc...obrigado por enriquecer o conhecimento de leigos como eu.

Stone, tem como adaptar o filtro da CG 99 na da CG 2003 que é de papel?
Tem como arrancar o elemento de papel e botar espuma e óleo?

Stone
28-10-11, 11:41
Tem sim, tem até pra vender específico pra titan 2000. Basta cortar o papel do filtro original e colocar a espuma no lugar, bem simples!

Só lembrando que o filtro de espuma com óleo também requer uma manutenção periódica

magrao tk
28-10-11, 12:31
Sabe que nas últimas trocas eu nem tenho mais anotado quilometragem?

Tenho percebido que ao chegar aos 1500km o cambio começava a ficar mais duro, o motor mais barulhento. Isso quando usava mobil preto.

Depois que abri o motor pra limpar tudo, aproveitei e comecei a usar um óleo sintético.
Acho que já passou do prazo que eu trocava o óleo, mas como agora esse óleo é superior, e a caixa continua macia... deixa rodar.

Esses dias conferi o nível, pois notei que tem um cheiro de óleo quando ligo ela frio, mas o nível tá o mesmo, então não tá queimando óleo. Só não sei o porque do cheiro.





Stone vc é a lenda deste fórum...muita coisa que sei devo a vc...obrigado por enriquecer o conhecimento de leigos como eu.

Stone, tem como adaptar o filtro da CG 99 na da CG 2003 que é de papel?
Tem como arrancar o elemento de papel e botar espuma e óleo?

Fiz um tópico na área de tutorias sobre isso.
A minha é uma 2004 inclusive. Então é só seguir o esquema que tá lá.




Stone, texto brilhante! Concordo em genero, número e degrau! rsrs

Mas eu tenho uma dúvida sobre aquela mangueira com a caixinha que vai do respiro da caixa do motor pra caixa de ar:
Na minha que agora o filtro é o de pvc, aquela saída deixei solta, como era nas CGs antigas que eram só uma magueira saindo pra baixo.

Tem problem? Será que devo fazer um bico no filtro novo pra engatar essa paradinha?

---------- Mensagem adicionada às 13:31 ---------- Mensagem anterior foi às 13:04 ----------

O tópico sobre o filtro de espuma: http://www.pequenasnotaveis.com.br/manuais-e-tutoriais-12/filtro-de-ar-de-espuma-para-fan-titan-125-a-38241/#post673575

dfazer
28-10-11, 12:40
troco o da Fazer de 5 mil em 5 mil km como no manuel, e até agora, não baixa e nem bateção de válvula tem.
2, tb só de 5 em 5

Honda Motors
28-10-11, 13:03
valeu magrão vou dar uma olhada no seu tuto

mauricio mapabar
28-10-11, 13:09
salve, rapaiz, meu carro tem motor 1.8, refrigerado a agua vai 3.1/2L. óleo, eu uso óleo mineral e troco a cada 5.000 km., aonde tá a magica de trocar o óleo de motor com 125cc. refrigerado a ar a cada 4.000km. abraços...

chiccoli
28-10-11, 13:33
tipo de oleo parceiro.

é semi-sintético pra cima, e no minimo especificação SG.

---------- Post added at 14:33 ---------- Previous post was at 14:29 ----------

magrão,
olhei o tópico lah.., muito legal.., até pensei em fazer na minha.
mas convem se for analizar o custo com oleo, oleo diesel ou querosene + a regulagem do carbura q provavelmente deve gerar um maior consumo ?

magrao tk
28-10-11, 14:59
tipo de oleo parceiro.

é semi-sintético pra cima, e no minimo especificação SG.

---------- Post added at 14:33 ---------- Previous post was at 14:29 ----------

magrão,
olhei o tópico lah.., muito legal.., até pensei em fazer na minha.
mas convem se for analizar o custo com oleo, oleo diesel ou querosene + a regulagem do carbura q provavelmente deve gerar um maior consumo ?

Na tua acho que já é aquele sistema de filtro viscoso né.

Mas nas de filtro de papel, o custo de manutenção do filtro de espuma nem deve ser considerado.
-Com 1l de diesel dá pra lavar a espuma por umas 4 vezes.
O diesel acho que tá uns 2 reais né, vai gastar uns 50 centavos cada limpeza. Óleo tambem vai pouco cada aplicação.
-A espuma não precisa ser trocada, e basta limpar que o filtro vai ficar sempre zerado.
-Já o filtro de papel aos poucos vai sujando, e como disse o Stone no curso que foi, não adianta passar ar que vai abrindo e piorando a coisa.

Então pra ter um filtro sempre novo vai gastar chutando alto r$1,50... r$2,00 cada limpeza.
Se fosse comprar um filtro de papel por vez, pra manter o mesmo padrão de limpeza, vai de uns r$7,00 a r$10,00.

E a regulagem do carburador... não sei se nas outras, mas na minha, a época que troquei não regulei e não senti diferença, nem no consumo.

Tem quem diz que o filtro de espuma restringe mais o ar, outros dizem que dá mais passagem. Tambem acho que dá, mas não ao ponto de ter de acertar.
O Stone acho que usa tambem. Vamos ver o que ele diz sobre isso.

chiccoli
28-10-11, 15:16
o meu tem um de papel.., e uma telinha por dentro.., ai lah nem tirei pra ver.., mas parece uma espulma escura.., depois vou abrir pra ver.. ^^

na cg eu "só" usava 3 telinhas(akelas de alame..., quem ja teve cg e lembra delas ?)
de vez enquando passava um pano com alcool lah dentro e ja era.. 12 mil km q só trokei os rolamentos.. ^^

---------- Post added at 16:16 ---------- Previous post was at 16:08 ----------

olhei lah..
é um filtro de papel, com uma telinha no msm estilo da cg, só q "soldada" no plastico q se liga no coletor.
diz na tampa q é um filtro tipo viscoso.., mas é de papel msm..

Esquadrão Marte
28-10-11, 16:26
É Rapaziada cuido bem da Minha TW, Uso ela para ir para o Trabalho e lazer , não é atoa que ela esta com 58 mil kms motor genuíno...

lordbrill
28-10-11, 16:48
Peguei a minha com 26 mil e uns quebrados... atualmente com 48980 km's... 4ª troca com óleo genuino Honda... motor tinindo como sempre! :D
Sempre trocando óleo entre 2700~3000... dependendo das condições de uso no período.
Manutenção só a de rotina mesmo.

Stone
28-10-11, 21:03
Magrão, desculpa a demora

Nas mais novas a mangueira do respiro do cárter vai pra dentro da caixa do filtro devido a poluição. Nela saem vapores de óleo que antigamente eram jogados na natureza, hoje vão para a caixa do filtro para serem queimados ou ficam depositados no fundo da caixa.

Nos filtros de ar aquela telinha dizem ser uma telinha anti-chama, que caso voltar chama pelo coletor ela não passa dessa telinha. Se é verdade ou não eu não sei, só sei que já vi uma moto que a lateral dela pegou fogo, a partir da caixa do filtro, e adivinhem... tava sem essa telinha, deu uma zica na válvula de admissão e cuspiu fogo pra trás hehehe

magrao tk
28-10-11, 21:41
Magrão, desculpa a demora

Nas mais novas a mangueira do respiro do cárter vai pra dentro da caixa do filtro devido a poluição. Nela saem vapores de óleo que antigamente eram jogados na natureza, hoje vão para a caixa do filtro para serem queimados ou ficam depositados no fundo da caixa.

Nos filtros de ar aquela telinha dizem ser uma telinha anti-chama, que caso voltar chama pelo coletor ela não passa dessa telinha. Se é verdade ou não eu não sei, só sei que já vi uma moto que a lateral dela pegou fogo, a partir da caixa do filtro, e adivinhem... tava sem essa telinha, deu uma zica na válvula de admissão e cuspiu fogo pra trás hehehe

Não me custa então fazer uma entradinha no filtro novo pra essa mangueirinha, se isso diminui a poluição. Depois de fazer eu atualizo o tópico.

Só não entendi qual seria essa telinha anti-chama... na caixa original essa mangueira do respiro não entra direto no filtro, passa por um negócio tipo um labirinto. Se eu engatar a mangueira vai ter de ser direto pra dentro do filtro. Será que não dá galho?

O labirinto que eu falo é isso: no círculo vermelho vai a mangueira do respiro e o vapor faz esse caminho.

[IMG]http://img535.imageshack.us/img535/2918/imagem3809.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/535/imagem3809.jpg/)

Yuri_RN
29-10-11, 00:16
interessante.. a moto da minha Noiva coloquei Repsol a 2.500km atrás.. atualmente a moto esta com 11.000km rodados..

quando fui trocar o Óleo hoje so tinha 500ml.. e se eu fosse trocar com 4.000km ia ter 100ml pelo menos?

lembrando a moto é nova é uma Titan 150 Mix não esta fumaçando, não tem ruidos no motor.. ta tudo normal.

se eu fosse na onda do Manual Adeus motorzinho.. acho o correto é olhar o nivel do Óleo sempre.. ta baixo
arreia e troca.. esse negocio de ficar completando Óleo é coisa de porco!

lembrando uma coisa o manual diz pra fazer? FAÇA! so tome cuidado.. verifique constantemente o nivel do Óleo
limpeza de Filtro de ar.. e etc..

Eu não tenho frescura com a CB500 a cada 2.000 no máximo 2.500 eu troco o Óleo.

Paulinho Afro
29-10-11, 08:33
Eu troco com 1.000 a menos do que diz no manual e está tudo oK!

sergio moreira
29-10-11, 09:30
não custa olhar o nível do óleo. nao é pra baixar tanto assim.tá mais para tetrafuel e não mix.

stcowboy
29-10-11, 10:28
Minha moto está beirando os 40000km e sempre troquei de 5 em 5000 (a última troca até passou uns 200km porque chegou na quilometragem em uma terça feira e eu só podia parar pra trocar no sábado). Nunca baixou uma gota e nunca tive problema algum.

Aos que trocam com menor quilometragem do que manda o manual, façam um favor (a mim e a vocês mesmos): Se fazem um uso normal da moto e querem torrar dinheiro a toa, torrem com algo que não compromete o planeta para seus filhos e os dos outros. E se não confiam no que diz o fabricante de suas motos, troquem por um em que confiam.

Yuri_RN
29-10-11, 12:07
Minha moto está beirando os 40000km e sempre troquei de 5 em 5000 (a última troca até passou uns 200km porque chegou na quilometragem em uma terça feira e eu só podia parar pra trocar no sábado). Nunca baixou uma gota e nunca tive problema algum.

Aos que trocam com menor quilometragem do que manda o manual, façam um favor (a mim e a vocês mesmos): Se fazem um uso normal da moto e querem torrar dinheiro a toa, torrem com algo que não compromete o planeta para seus filhos e os dos outros. E se não confiam no que diz o fabricante de suas motos, troquem por um em que confiam.

Confio em nenhum deles.. então eu não ia ter moto rs..rs, os cara quer mais que nosso motor va pra o saco e a moto de oficina toda semana
nenhuma CC ou montadora quer motos mega duráveis..

a CB500 não dava oficina os cara tirou logo de linha kkkkkkkkkkk

stcowboy
29-10-11, 13:42
Claro que querem... Isso faria um bem danado pra imagem deles, né?

Stone
29-10-11, 20:46
Antigamente se fazia coisas pra durar, hoje em dia se faz pra vender.

Um conhecido um dia me falou que aqui perto antigamente tinha uma fábrica de despertadores, eram muito bons, mas a fábrica faliu. O motivo... os despertadores eram tão bons que comprando um durava pra vida inteira, aí com o tempo não tinha mais venda suficiente pra manter a fábrica

stcowboy
29-10-11, 21:32
Stone, para mim isso é falta de ambição. Tinham que expandir os negócios e diversificar...

Yuri_RN
29-10-11, 23:47
Claro que querem... Isso faria um bem danado pra imagem deles, né?

você acha que eles tão ligando? motos vazando Óleo e eles nem ai.. Pneus que se abrem no meio.. motos fumando
antes do tempo, motos com problema de lubrificação e amarrando motor!, motos que cai peças na rua..

isso to dizendo sobre varias montadoras.. todas elas tem motos pra quebrar mesmo.. se não quebrasse nao tinha
oficina!

e motos que não da oficina é perda de lucro pra eles ;) então os cara chega e diz roda 4.000km ai você troca o óleo
amigo depende de como cada um usa a moto.

eu tinha uma tornado preparada que quando eu ia pra os fervor com ela, no outro dia eu arriava o óleo
e descia igual a água! sem contar que queimado igual a tição.

a moto ficava com ruido de válvula, caixa de marcha dura.. ficava péssima..

cada um faz oque quer, e eu nao to preparado pra gastar em media 6.000R$ em meu motor.

coyoteboicote
30-10-11, 00:04
Parabéns pelo tópico!

Vou falar a real o que estraga o motor... filtro de ar ruim.
Esses filtros de papel não filtram tão bem como deveriam, como os de espuma. A maioria não troca conforme o manual pede, leva no mecânico pra dar uma olhadinha (quando leva) o mecânico diz que está bom e só vai passar um arzinho, aí o que já estava ruim acaba de feder de vez, em filtro de papel não se passa ar, se troca, ao passar ar os póros se abrem e com isso filtra ainda menos. Aí começa a brincadeira... começa a entrar uma poeirinha no motor e começa a desgastar a camisa e os anéis. Com o tempo o óleo começa a baixar, a fumaça é imperseptível, mas baixa óleo. Aí como mais uma vez o dono da moto nunca confere o nível do óleo, com uns 2000~2500 o óleo ja está bem baixo, e não lubrificando como é pra ser. Aí ao invéz de ficar de olho no nível conforme manda o manual, manda trocar o óleo a cada mil km, pq se deixar mais que isso ele baixa...
Aí ainda tem alguns que nunca olham o nível e esquecem de trocar com mil km, aí quando vê não tem mais nem óleo, quando coloca o óleo novo feecha a oficina de fumaça, aí já era a parte de cima do motor, e a culpa é que deixara o óleo muito tempo.
Mais uma dica... as motos da Honda tem um pingoletezinho de mangueira na parte debaixo do filtro, quando se ver que ali tem óleo quer dizer que está na hora de limpar a caixa do filtro de ar e o acumulador (caixinha que fica entre o respiro do motor e a caixa do filtro)

Isso são coisas que eu aprendi em palestras e cursos, como da Mahle (Metal Leve) e de alguns lubrificantes.

Uma coisa que eu venho reparado há um bom tempo... qual as motos da honda que mais duram? Biz 100 e CG até 99, sáo praticamente indestrutíveis. As que menos duram... Titan 150 e Biz 125, o que elas tem em comum.... o filtro de ar, nas primeiras de espuma com óleo nas outras de papel

Me corrijam se eu estiver errado ou se alguém pensa de outra maneira.

Só pra lembrar, as continhas do óleo....

Rapaz, então o negócio é eu tratar de trocar esse filtro de papel por um de espuma (se é que ainda se encontra), ou ficar de olho pra trocar o filtro no momento certo?

stcowboy
30-10-11, 08:12
você acha que eles tão ligando? motos vazando Óleo e eles nem ai.. Pneus que se abrem no meio.. motos fumando
antes do tempo, motos com problema de lubrificação e amarrando motor!, motos que cai peças na rua..

isso to dizendo sobre varias montadoras.. todas elas tem motos pra quebrar mesmo.. se não quebrasse nao tinha
oficina!

e motos que não da oficina é perda de lucro pra eles ;) então os cara chega e diz roda 4.000km ai você troca o óleo
amigo depende de como cada um usa a moto.

eu tinha uma tornado preparada que quando eu ia pra os fervor com ela, no outro dia eu arriava o óleo
e descia igual a água! sem contar que queimado igual a tição.

a moto ficava com ruido de válvula, caixa de marcha dura.. ficava péssima..

cada um faz oque quer, e eu nao to preparado pra gastar em media 6.000R$ em meu motor.

Problemas de projeto... Em todas as motos que tiveram os problemas citados, ele foi corrigido no modelo do ano seguinte (ou pelo menos tentaram, mas certos motores já são mal nascidos mesmo). Exceto esse de cair as peças, que é coisa de xingling mas aí é outra cultura, são motos feitas para durar pouco tempo mesmo, mas não para darem oficina e sim para serem trocadas em pouco tempo.

Quanto a sua Tornado, trata-se de uso severo. Nesse caso, tem que trocar o óleo mais cedo mesmo.

romanex
30-10-11, 09:33
Como o stcowboy falou....para uso comum, não tem necessidade, mas como diz no própio manual da maioria das motos: em uso severo, trocas antecipadas....
se o cara vive no deserto do saara por exemplo (calor e areia) o óleo não vai durar tanto, pois vai evaporar pelo calor e contaminar mais facilmente....motos de competição com motor mechido, vale a mesma regra...
mas motos de uso normal, não faz sentido algum fazer isso, é jogar dinheiro fora...
o engraçado é que, por exemplo, o cara que troca a cada mil, joga dinheiro fora e em compensação coloca pneu remold e gasolina de má qualidade para economizar....
tem coisas que os caras fazem que não tem sentido.....
concordo que, se a evaporação for muito grande e o oleo baixar demais, e mais viavel trocar ele todo, mas se for pouca quantidade é só completar...

Yuri_RN
30-10-11, 09:59
Problemas de projeto... Em todas as motos que tiveram os problemas citados, ele foi corrigido no modelo do ano seguinte (ou pelo menos tentaram, mas certos motores já são mal nascidos mesmo). Exceto esse de cair as peças, que é coisa de xingling mas aí é outra cultura, são motos feitas para durar pouco tempo mesmo, mas não para darem oficina e sim para serem trocadas em pouco tempo.

Quanto a sua Tornado, trata-se de uso severo. Nesse caso, tem que trocar o óleo mais cedo mesmo.

é isso ai que eu quis dizer ;)

NiveaC
30-10-11, 11:58
eles já planejam essa margem pra uso severo com folga, afinal se não tiver folga o motor vai pro saco antes da terceira troca e a imagem da empresa fica como?
Prova disso é que empresas de onibus não trocam conforme manual, eles analisam o óleo e usam até quando dá, para realmente só trocar quando for necessário e não gastar dinheiro antes, pode ter certeza que o motor de um bus não é barato pra eles ficarem economizando no óleo

chiccoli
30-10-11, 15:35
eles já planejam essa margem pra uso severo com folga, afinal se não tiver folga o motor vai pro saco antes da terceira troca e a imagem da empresa fica como?
Prova disso é que empresas de onibus não trocam conforme manual, eles analisam o óleo e usam até quando dá, para realmente só trocar quando for necessário e não gastar dinheiro antes, pode ter certeza que o motor de um bus não é barato pra eles ficarem economizando no óleo

o recomendado é 10, 15 mil km.., aki se troca com 60 mil...

stcowboy
30-10-11, 18:13
Meu up vai fazer as trocas a cada 8.000km... Não vejo a hora!

Pena que ainda falta mais de um ano.