PDA

Ver Versão Completa : Balancear rodas de moto assim como faz em carro.



jrvalmir
29-12-05, 23:04
E ai amigos, é importante fazer isso? Deem suas opinioes.
Pq vc mt gente trocando pneu, etc mas nunca balanceiam. E ai qual a necessidade real. Elas saem de fabrica balanceadas?

Abraços!

Guigo
30-12-05, 09:13
Os pneus de motos não necessitam de balanceamento, porque não estão presos entre si por um eixo, como acontece nos carros e suas suspensões são independentes...acho q é por aí...

BrunoDias
30-12-05, 09:44
eu ja vi roda de liga com balanceamento, em tw
acho q precisa tb

bravo18br
30-12-05, 09:46
Os pneus de motos não necessitam de balanceamento, porque não estão presos entre si por um eixo, como acontece nos carros e suas suspensões são independentes...acho q é por aí...

Mas jah ouvi falar em rodas de moto com os chumbinhos...
Acho que foi aqui mesmo.
Eu mesmo nunca vi, mas vou pesquisar, se achar eu coloco aqui.

Guigo
30-12-05, 09:48
Bem...realmente eu não tenho certeza...
Mas nunca vi, nem ouvi falar de balanceamento para rodas de motos...

erikloko
30-12-05, 09:49
quando estava tirando minha cnh fazia aulas com uma 150 que tinha uns chumbinhos colados no aro da moto pedi para meu instrutor e ele disse que tinha feiot balanceamento poia antes a moto estava tripidando a frente e disse que resolvel o problema

bravo18br
30-12-05, 09:54
quando estava tirando minha cnh fazia aulas com uma 150 que tinha uns chumbinhos colados no aro da moto pedi para meu instrutor e ele disse que tinha feiot balanceamento poia antes a moto estava tripidando a frente e disse que resolvel o problema

Entao jah nao eh mito mais... o negocio existe mesmo.
Agora jah temos provas!! Que venha o padre quevedo dizendo que no ecxiste pra ver!!

BrunoDias
30-12-05, 09:59
em rodas raiadas eu nunca tinha visto, so em liga, como a tw

juliano125
30-12-05, 10:02
a YBR já vem balanceada com um peso de chumbo no raio ....eu vi em várias aki na city.....

danielrambo
30-12-05, 10:07
Eh pois é qdo meu amigo comprou sua YBR 0 km em 2002, a dele ja veio com akeles jumbinhos.

erikloko
30-12-05, 10:17
quando estava tirando minha cnh fazia aulas com uma 150 que tinha uns chumbinhos colados no aro da moto pedi para meu instrutor e ele disse que tinha feiot balanceamento poia antes a moto estava tripidando a frente e disse que resolvel o problema

Entao jah nao eh mito mais... o negocio existe mesmo.
Agora jah temos provas!! Que venha o padre quevedo dizendo que no ecxiste pra ver!!


padre quevedo huahuahuahuahuahuahuahuh

BrunoDias
30-12-05, 10:56
http://img64.imageshack.us/img64/1186/quevedo25on.gif

franhaydin
30-12-05, 11:03
Hummmm, não sei, só sei que foi assim heheh

Qdo mudei para SM o cara alinhou, mas não balanceio, pelo menos não tem nada grudado nela hehehe.

mas tive uma vulcan 500 Classic da kawa e era balanciada!!

Sei lá ohaoahhoa

BrunoDias
30-12-05, 11:24
kd o saul mecanico???? :e

Guigo
30-12-05, 11:25
kd o saul mecanico???? :e

Huahuahua....esse aí num incomoda mais...

Celso Pin
30-12-05, 12:41
Precisa ser balanceada sim!

o fato de não estar preso a outra roda por eixo não tem nada a ver... suspensão independente também não tem nada a ver... tá cheio de carro aí com suspensão independente.

o balanceamento é para equilibrar (balancear) as forças durante o giro e não ficar "balançando, trepidando, que nem bêbado... escolha o nome que quiser..." (talvez por isso tenha esse nome)...

tem um eixo no meio, tem uma roda girando, precisa balancear! seja lá o que for... até aquela rodinha que gira a máquina de costura da minha mãe...

o balanceador que não é preguiçoso e entende, nem sempre cola aquele monte de chumbo... quando uma roda tem um monte de chumbo, geralmente foi mal balanceada ou tem problemas... ou o pneu tem problemas... o correto é murchar o pneu e girar ele até encontrar o melhor ponto... mas como isso dá trabalho, ficar muchando, girando e enchendo de novo, os porcões colam chumbo e dane-se!

casali
30-12-05, 12:58
ai celso gostei da explicação falou tudo
só a parte de esvaziar e girar só vai funcionar se o peneu e a roda(aro) tiverem um ponto de equilibrio ou seja o pneu tiver a mesma diferença de peso desbalancedo que a roda e isso é muito dificil

Guigo
30-12-05, 13:49
Bom Celsão...tá explicado então... :D

Minghe
30-12-05, 13:51
Para voces terem uma ideia, se balanceia até ventilador de teto

Celso Pin
30-12-05, 14:52
ai celso gostei da explicação falou tudo
só a parte de esvaziar e girar só vai funcionar se o peneu e a roda(aro) tiverem um ponto de equilibrio ou seja o pneu tiver a mesma diferença de peso desbalancedo que a roda e isso é muito dificil

vc tem razão... mas o chumbo de 50g pode cair para 10 ou 15g... eu estou dizendo porque eu faço isso no carro... e quando vou balancear o cara da balanceadora faz até cara feia... por dois motivos: 1. ele sabe que eu tenho razão e 2. demora 3 vezes mais balancear direito...

Roberval2005
30-12-05, 16:35
http://img64.imageshack.us/img64/1186/quevedo25on.gif

Ecziste sim:

http://img527.imageshack.us/img527/408/chumbimjpg25yh.jpg

BrunoDias
30-12-05, 17:51
hehe tava zuando so, pq os cara falaram do quevedo

jrvalmir
31-12-05, 01:44
Então tudo certo..
pq mt gente n se preocupa com isso.
mas em altas rotaçoes como se comporta uma roda de moto?

em revisao nem na autorizada da honda eles fazem esse serviço..
meu medo são acidentes. abraços.

bravo18br
31-12-05, 07:06
Então tudo certo..
pq mt gente n se preocupa com isso.
mas em altas rotaçoes como se comporta uma roda de moto?

em revisao nem na autorizada da honda eles fazem esse serviço..
meu medo são acidentes. abraços.

Mas sera que dah tanta diferenca nas pequenas??
Acho que nas grandes deve ser muito importante, mas nos nem andamos tao rapido.... eu a 110 (o limite da azulzinha) nao tem vibracao nenhuma, nem instabilidade, soh sinto o vento forte mesmo...
Acho que nao eh motivo pra se preocupar tanto assim... acho que freios e pneus de boa qualidade sao itens muito mais importantes, nas pequenas.

Celso Pin
31-12-05, 12:02
Então tudo certo..
pq mt gente n se preocupa com isso.
mas em altas rotaçoes como se comporta uma roda de moto?


muita gente não se preocupa com isso porque vc só se preocupa com o que sabe/conhece...
quanto maior a rotação, maior a vibração



em revisao nem na autorizada da honda eles fazem esse serviço..
meu medo são acidentes. abraços.

na suzuki eles se preocupam e ainda te orientam...

destbr
31-12-05, 17:11
ai celso gostei da explicação falou tudo
só a parte de esvaziar e girar só vai funcionar se o peneu e a roda(aro) tiverem um ponto de equilibrio ou seja o pneu tiver a mesma diferença de peso desbalancedo que a roda e isso é muito dificil

vc tem razão... mas o chumbo de 50g pode cair para 10 ou 15g... eu estou dizendo porque eu faço isso no carro... e quando vou balancear o cara da balanceadora faz até cara feia... por dois motivos: 1. ele sabe que eu tenho razão e 2. demora 3 vezes mais balancear direito...

nao entendi o porque de esvaziar e encher denovo. ele gira a roda com o pneu vazio, e qdo ele enche, o q se faz com o pneu cheio? gira na maquina denovo?

destbr
31-12-05, 17:14
ja entendi |:(

nao precisa explicar mais :D

thiago proton.
01-01-06, 12:52
quando a roda for de raiamento , usa se apertar um raio mais que outro para desempenar a roda ou calibra,o chumbinho é despensado .
mas se for de liga nao faço ideia nenhuma,uma boa pergunta!

Bandit
31-03-13, 13:09
Galera, notei q nem no asfalto bom a tw ta rodando macia, incrivel como q traseira principalmente ta "pulando" e vibrando muito, levantei a moto e vi q a roda ta pulando de mais, mas nao ta desalinhada, somente subindo e descendo...

O processo q retira isso e msm o balanceamento correto? alguem tem ideia de onde faz esse serviço aqui em BH ? nos lugares onde fazem de carro, costuma fazer de moto tb ?

Strada Prata
31-03-13, 19:26
Ontem fiz balanceamento, alinhamento e cambagem do carro e perguntei se faziam em motos também. O cara disse que faz mas é muito raro alguém levar a moto pra isso. Na roda da minha Strada tem uma peça pequena presa que serve pra fazer o balanceamento.
Se o cara não fizer talvez possa indicar alguém.

Carlos Henrique
31-03-13, 19:41
deve ser aro amassado

Diey
31-03-13, 19:52
Ou entao pneu deslocado... Já aconteceu isso na minha moto, e era o pneu mal montado, também ficava oscilando, subindo e descendo.
Também gerava muita vibração, na moto inteira (era o pneu traseiro).
Só atente pra uma coisa: vibração demais nas rodas acaba com a caixa de direção!
A minha foi pro espaço! Abraços!

Bandit
31-03-13, 21:18
A minhas duas rodas estao com um a borda amassada - -' comprei assim ja, mas so agora notei q pioro muito, com tanto buraco na rua, tive alguns impactos muito fortes.... eu vou passar numa loja, e ver oq eles podem fazer entao, se conhecem alguem pra indicar, ultimamente to achando a twister muito desconfortavel, entao vou procurar tudo ao meu alcance pra ver se tem soluçao, se melhora essa sensaçao, pq infelizmente nao to podendo trocar de moto...

se bem q hj fui na ap de um amigo, e notei q tem uma Tornado Novinhaaa... encostada, com os pneus vazios e pressa por correntes, na garagem, ela esta la no minimo a 1 ano, q foi qd ele se mudou pra la, pedi ele pra ver de quem é, se ta com algum problema, derrepente por um preço bakana, da pra pegar ela kk

felipe250
31-03-13, 22:11
O balanceamento é necessário quando a roda começa tremer em certa velocidade, no meu caso eu troquei já un 5 pneus e nunca precisei balancear.

emerson merighi
01-04-13, 06:45
pneu bom com frequencia não precisa de nenhum balanceamento, como os michelin pilot road 3, e pneu ruim com muita frequencia não tem balanceamento que de jeito....economia em pneu não vale a pena na minha opiniao...

CONKER
01-04-13, 16:04
A minhas duas rodas estao com um a borda amassada - -' comprei assim ja, mas so agora notei q pioro muito, com tanto buraco na rua, tive alguns impactos muito fortes.... eu vou passar numa loja, e ver oq eles podem fazer entao, se conhecem alguem pra indicar, ultimamente to achando a twister muito desconfortavel...


Quando comprei a minha veio na mesma situação, os dois aros batidos mas com pesos do balanceamento. Não notei nenhuma trepidação ou vibração a mais, mas para resolver de vez essa questão procurei uma reparadora de aros de carros e o cara me cobrou 100,00 Dilmas para desamassar os dois aros no calor, lixar, repintar na cor original e entregar como nova. Acho que o preço está em conta com o prazo de dois dias de entrega.

Bandit
01-04-13, 21:50
Pneu eu nao acredito q seja, a vibraçao esta na roda traseira, e levantada a moto a roda, em algum ponto esta subindo... o pneu e novo, Pirelli Sport Dragon 140 .. visual muito bacana q da a moto...