PDA

Ver Versão Completa : Adaptar disco de freio traseiro na yes - como?



NiveaC
18-11-11, 01:03
Vou ser direta, quero adaptar um disco de freio traseiro na yes, quem já fez em outra moto como fez, o que é necessário comprar, quanto fica?

Antes que falem alguma coisa, já tentei de tudo e simplesmente não tenho freio traseiro, quando tenho uma miséria aquilo grita mais que recém-nascido e tbm não percam tempo dizendo q o importante é o dianteiro, estou rodeada de serras, preciso dos dois.

WeaponX
18-11-11, 07:10
Na yes é um pouco problemático por causa da roda ser de liga leve o que torna mais difícil a adaptação do espelho em motos com roda raiada tem inúmeros kits

Você precisa de um kit de adaptação semelhante a este...

http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_195686214_1505.jpg

http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_195686214_3796.jpg

http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_195686214_850.jpg

Compensa entrar em contato com o vendedor pois ele diz que tem para varias motos.


Sistema De Adaptação De Freio A Tambor Para Freio A Disco - R$ 680,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206900326-sistema-de-adaptaco-de-freio-a-tambor-para-freio-a-disco-_JM)

Vai ter gente que vai sugerir adaptar o freio a disco dianteiro de outras motos na traseira acho uma péssima ideá porque o poder de frenagem do kit dianteiro de qualquer moto é muito mais potente que o traseiro alem disto a força aplicada com o pé no pedal é muito maior do que a aplicada no manete por motivo simples a alavanca é maior e as pernas tem muito mais força do que as mãos, e vai travar muito fácil, então se optar por adaptar o de alguma moto que seja um kit traseiro e de uma moto que tenha as proporções e o peso mais próximos possiveis com as da Yes.

boa sorte !

chiccoli
18-11-11, 07:38
será q ja tem q dar um passo no cubo, e esta querendo colocar o freio a disco atoa ?
freio traseiro a faixa tem q ter um bom motivo pra não funcionar bem.., o meu trava facim, facim..

WeaponX
18-11-11, 07:49
será q ja tem q dar um passo no cubo, e esta querendo colocar o freio a disco atoa ?
freio traseiro a faixa tem q ter um bom motivo pra não funcionar bem.., o meu trava facim, facim..

O freio traseiro da Yes é muito fraco mesmo é um defeito de projeto da moto, para mim não faz falta porque aprendi nos cursos de pilotagem a praticamente não usa-lo, geralmente uso apenas em manobras abaixo de 40km/h e para controlar a inclinação da moto nas curvas para frear mesmo uso pouquíssimo e é até vantajoso o fato de ele praticamente só endurecer a roda como um freio motor e dificilmente travar.

chiccoli
18-11-11, 08:26
não sabia dessa.., a 1ª coisa q eu tentaria é colocar uma pastilha da cobreq, acabo com o cubo, mas q eu paro eu paro..
bom.., ainda bem q temos a opção da adaptação do freio a disco ^^

FelipeLiposo
18-11-11, 10:08
Será que o freio daquela moto 150 da Garinni que é praticamente uma cópia da Yes não funciona? O freio traseiro dela é a disco e a roda já é preparada para tal não precisa adaptar muita coisa.....

blaugusto
18-11-11, 11:15
Coloca o conjunto da Garini.

NiveaC
18-11-11, 12:04
como disse já tentei de tudo

o problema do conjunto da garinni é conseguir achar, aqui não tem cc dela e duvido q numa cc dela, seja onde for tenha no estoque

mdorigon
18-11-11, 12:41
Eu ia falar a mesma coisa que o Blau... tenta achar uma em desmanche.

Garinni Motors | Vá do seu jeito. Vá de Garinni. (http://www.garinni.com.br/motos.php?id=38)

Que é legal essa motinho é...pena que deve ser ordinaria...kkk Mas se vc achar alguma, eu topo comprar o painel dela se tiver inteiro...sempre quis achar o painel das primeiras yes que venderam, que era parecido (se não for igual a esse ai). Essa mesa e guidon tb são interessantes.

Surfin
18-11-11, 14:05
Eu acho que esse vendedor deve ter o kit: Peças E Acessorios Para Motos Garinni - R$ 20,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207745871-pecas-e-acessorios-para-motos-garinni-_JM)

WeaponX
18-11-11, 15:34
como disse já tentei de tudo

o problema do conjunto da garinni é conseguir achar, aqui não tem cc dela e duvido q numa cc dela, seja onde for tenha no estoque

Ja entrou em contato com o vendedor do mercado livre que vende o kit pronto?

Se já tiver falado com ele e não tiver dado certo avisa ai, que vou tentar perguntar para uma amigo meu, que faz tuning ele deve saber de algo que sirva ai!

blaugusto
18-11-11, 20:52
Posso passar a lista completa de adapatções então:
- Deve ser feito uma bucha pra prender no local onde vão as sapatas de freio. Essa bucha é que vai receber a furação para segurar o disco.
- Soldar na balança o suporte para a pinça.

Essa parte é fácil e simples. Só se deve tomar cuidado para que a bucha entre bem firme na roda e a roda deverá receber furos passantes que vão segurar a bucha dentro do tambor do freio.

O complicado é adaptar o burrinho de freio e o pedal. É complicado mas não dificil pois poderá ser utilizado o pedal de freio original da Yes para fazer o acionamento.

Procure então pelas seguintes peças:
- Pinça de freio (qqr pinça de pistão simples servirá)
- disco de freio pequeno
- burrinho de freio para freio traseiro
- flexivel de freio
- Bucha (esta deve ser feita sob medida em qualquer tornearia, posso tirar as medidas da minha roda e cotar com um amigo por aqui se v. quiser)

NiveaC
19-11-11, 00:39
Posso passar a lista completa de adapatções então:
- Deve ser feito uma bucha pra prender no local onde vão as sapatas de freio. Essa bucha é que vai receber a furação para segurar o disco.
- Soldar na balança o suporte para a pinça.

Essa parte é fácil e simples. Só se deve tomar cuidado para que a bucha entre bem firme na roda e a roda deverá receber furos passantes que vão segurar a bucha dentro do tambor do freio.

O complicado é adaptar o burrinho de freio e o pedal. É complicado mas não dificil pois poderá ser utilizado o pedal de freio original da Yes para fazer o acionamento.

Procure então pelas seguintes peças:
- Pinça de freio (qqr pinça de pistão simples servirá)
- disco de freio pequeno
- burrinho de freio para freio traseiro
- flexivel de freio
- Bucha (esta deve ser feita sob medida em qualquer tornearia, posso tirar as medidas da minha roda e cotar com um amigo por aqui se v. quiser)

Obrigada Bleno, se não for dar muito trabalho gostaria de ter idéia sim


Weapon, não perguntei pq achei meio puxado o preço dos q vi ele respondendo, um kit dianteiro custa bem menos q isso, sei q o traseiro teria suas peculiaridades mas não acho q justifique tanta diferença

Bleno, acredito que vc saiba responder essa tbm, pode ser besteira, mas por exemplo, um disco de freio de bicicleta, ele é menor, então pensando na proporção dos freios seria bom mas vc sabe se ele serviria pra moto?

WeaponX
19-11-11, 07:15
Obrigada Bleno, se não for dar muito trabalho gostaria de ter idéia sim


Weapon, não perguntei pq achei meio puxado o preço dos q vi ele respondendo, um kit dianteiro custa bem menos q isso, sei q o traseiro teria suas peculiaridades mas não acho q justifique tanta diferença

Bleno, acredito que vc saiba responder essa tbm, pode ser besteira, mas por exemplo, um disco de freio de bicicleta, ele é menor, então pensando na proporção dos freios seria bom mas vc sabe se ele serviria pra moto?

Bem o preço de um kit próprio para ser montado na traseira e mais ou menos este preço mesmo, até para CG é apenas pouco mais barato, quanto a por um kit dianteiro na traseira meu irmão ja fez isto em uma XTZ 125 X que ele teve, e em menos de um mês teve de trocar porque ficou muito fácil do disco travar, pode ser até que existam mecânicos que saibam adaptar de forma que isto não ocorra, mas infelizmente não posso afirmar com certeza, mas a diferença de valor entre um kit dianteiro completo e um traseiro completo não é muito grande o valor a mais é pela adaptação, no caso as peças até ficariam um pouco mais baratas do que um kit pronto, mas a mão de obra fica mais cara porque o cara tem de adaptar o espelho no cubo da roda.

Quanto a colocar um disco de freio de bicicleta tenho quase certeza absoluta que não da para adaptar mas mesmo que seja possível é perigoso, o disco é fino demais e não foi feito para suportar a enorme pressão exercida pela pinça de freio de uma moto me lembro de ter lido em algum lugar que esta força varia entre 80 até 800 Quilogramas F, fora o stress provocado pelo atrito das pastilhas no material do disco, nas bicicletas com freio a disco a pinça da maioria é acionada por cabo e não deve chegar nem perto de uma força destas, e alem disto as pastilhas de freio de uma bicicleta são pouco maiores que um botão de camisa.
E o valor nem é bom para o que precisa.

http://www.bikeplus.com.br/componentes/discos-de-freio



http://www.bikeplus.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/229x248/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/d/i/disco_180mm_1.jpg





(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205334130-disco-de-freio-trazeiro-falcon-novo--_JM)Disco De Freio Trazeiro Falcon ( Novo ) - R$ 85,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205334130-disco-de-freio-trazeiro-falcon-novo--_JM)
http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_143825516_1682.jpg

blaugusto
19-11-11, 14:22
Freio a disco de bike custa muito mais caro que de moto. E pode quebrar até em bike, magina em moto.

Esquadrão Marte
19-11-11, 15:02
Isso mesmo Blau tinha uma bike da marca Vzan que é de fibra de carbono e com freios a Disco Hidráulico que custava a Bagatela de 6,980$$$ isso a vista.

augustomessagi
19-11-11, 19:41
É assim mesmo, quem quer andar bem, paga caro (no quesito bicicleta). Sonho mesmo são aquelas KONA DH de 21 mil cada. Aí siiim

blaugusto
20-11-11, 12:31
NiveaC, a bucha e a furação na roda fica em R$200,00 +/-.

NiveaC
20-11-11, 21:59
vlw bleno, final de ano é tenso mas de pouquinho em pouquinho pretendo pesquisar quanto sairia tudo daí vejo se dá pro meu bolso, fora q meu mecanico tá doente daí complica ainda mais

Carlos_hpc
22-11-11, 11:06
media de 700 reais , será que compensa, como disse o WeaponX (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/weaponx-20023/) , sabendo usar o dianteiro , usa-se muito pouco o traseiro, eu mesmo quase não uso, só quando chove e minha cidade tem muito (quase todo o centro ) de paralepipedo, então é necessário dosar os dois, de resto é mais o dianteiro mesmo. O freio traseiro da yes realmente é muito fraco, tem que regular direto.

blaugusto
22-11-11, 12:47
NiveaC, muda de mecânico.

Cansei de descer serra com a Aline e bau carregado, além de mala amarrada e usando freio traseiro. Também faço questão de freio traseiro funcional.


E a todos que vieram falar de freio dianteiro: é papo de quem nunca pegou estrada ou nunca leu o básico sobre segurança sobre duas rodas.

WeaponX
22-11-11, 13:06
NiveaC, muda de mecânico.

Cansei de descer serra com a Aline e bau carregado, além de mala amarrada e usando freio traseiro. Também faço questão de freio traseiro funcional.


E a todos que vieram falar de freio dianteiro: é papo de quem nunca pegou estrada ou nunca leu o básico sobre segurança sobre duas rodas.

Bem uma coisa é ter um freio traseiro originalmente fraco, outra é não ter freio traseiro, se ele não fosse necessário a moto não teria um, eu viajo de moto todos os anos 2 ou 3 vezes a 14 anos e para meu modo de pilotar ter um freio traseiro fraco não atrapalha, mas este sou eu não posso falar pelas outras pessoas.

Outra uso a Yes quase só na cidade mas como toda moto quando o freio dianteiro superaquece ele perde eficiência por isto quem pega trechos de serra é saudável ter um freio traseiro como apoio.

Mas concordo que a niveaC deve trocar de mecânico pois apesar de fraco o freio funciona sim....

blaugusto
22-11-11, 13:15
Vou ser direta, quero adaptar um disco de freio traseiro na yes, quem já fez em outra moto como fez, o que é necessário comprar, quanto fica?

Antes que falem alguma coisa, já tentei de tudo e simplesmente não tenho freio traseiro, quando tenho uma miséria aquilo grita mais que recém-nascido e tbm não percam tempo dizendo q o importante é o dianteiro, estou rodeada de serras, preciso dos dois.


Bem uma coisa é ter um freio traseiro originalmente fraco, outra é não ter freio traseiro, se ele não fosse necessário a moto não teria um, eu viajo de moto todos os anos 2 ou 3 vezes a 14 anos e para meu modo de pilotar ter um freio traseiro fraco não atrapalha, mas este sou eu não posso falar pelas outras pessoas.

Outra uso a Yes quase só na cidade mas como toda moto quando o freio dianteiro superaquece ele perde eficiência por isto quem pega trechos de serra é saudável ter um freio traseiro como apoio.

Mas concordo que a niveaC deve trocar de mecânico pois apesar de fraco o freio funciona sim....


Eu também posso abrir a boca pra dizer que uso só o dianteiro mas definitivamente ter os dois é muito mais seguro.

chiccoli
22-11-11, 13:18
nunca me esqueço da cg.., fiz o msm percurso 1 ano e meio.., na msm rua.., msm descida.., com a cg eu tinha q começar a freiar 1 quarterao e meio antes do semaforo, cerca de quase 130 metros, com a 150 coisa de 30, 40 metros parava.., dava até pra ouvir os gritos do pneu, mas q parava, parava!

Darkknight
22-11-11, 14:20
gostaria de fazer isso na minha Titan

Carlos_hpc
22-11-11, 16:02
não estou dizendo que vocês esta errada. só disse que eu uso pouco o traseiro, mais como vc mora em serra é complicado. ja desci serra com a minha yes com o freio saindo do mecanico, e não deu conta, foi um sufoco, tinha que descer marcha e torcer pra segurar.

NiveaC
23-11-11, 20:49
se mecanico fosse o problema isso já tava resolvido, como disse lá no começo, já tentei de tudo

mdorigon
23-11-11, 21:31
Nivea, vou ver aqui em Jundiaí amanhã um tel de uma loja, que fazem esse serviço, agora não sei se é pra todo tipo de moto pequena. Mas eles inclusive deixam no balcão de vendas uma balança traseira com aro montado, tudo com freio a disco. Amanhã pego o tel e te passo !!!

mdorigon
24-11-11, 07:34
Bom dia pessoal...vamos la Nivea, liguei na loja, eles tem kit pra freio a disco traseiro la a pronta entrega, mas pra titan. Instalado fica na faixa de 700 reais !!! O gerente vai ligar no fornecedor desse kit, pois ele acha que tem pra yes também...vai me retornar assim que tiver a posição se tem e de qto fica !!!!

WeaponX
24-11-11, 08:28
Bom dia pessoal...vamos la Nivea, liguei na loja, eles tem kit pra freio a disco traseiro la a pronta entrega, mas pra titan. Instalado fica na faixa de 700 reais !!! O gerente vai ligar no fornecedor desse kit, pois ele acha que tem pra yes também...vai me retornar assim que tiver a posição se tem e de qto fica !!!!

Bem então é isto mesmo não achei lugar nenhum que fosse menos que este valor também, o mais barato que vi foi um de 550 reais para CG mas com a mão de obra para adapta-lo na YES se brincar passa desse valor ainda...

mdorigon
24-11-11, 08:50
Bem...ele ainda não ligou. Vamos ver, qq coisa ligo la depois do almoço...
Lembrando do salão de peças do ano passado, a dash tinha um kit tb, mas era pra titan. Sei que aqui em jundiaí tem um maluco que adapta correia dentada em qq moto. Não tenho o contato mais...mas ficava caro, mais de mil reais, mas durava bem uns 80 mil km numa moto de pequena cilindrada. Essas coisas são tudo meio que artesanais, vc tem que achar um cara bom que faça isso, nem que pague um pouco a mais...vale a pena.