PDA

Ver Versão Completa : Primeira grande viagem com a CB 500 quais os cuidados a tomar



leonardo_neves
25-11-11, 13:47
Fala galera boa tarde a todos!
Dia 18/12/2011 eu parto para uma viagem de 1900 km, saindo de pérola-pr até São Felix do Coribe - BA
Nunca fiz uma viagem longa assim, o maximo que fiz foi até curitba ou campo grande, todas em torno de 600km de Twister.
Gostaria de saber quais os cuidados e precauções que devo tomar.

Pretendo andar 900 km por dia oque acham?
Oque levar para uma viagem desta?

Ou seja eu só sei que vou, agora oque levar e como me preparar eu não sei... Obrigado

Cachorro
25-11-11, 14:24
No início desse ano fiz 3500kms de CB500, de Porto Alegre/RS à Bonito/MS.

Se fez uma boa revisão (pneus, pastilhas, óleo, filtros de ar e de óleo, refrigeração, etc) não há com o que se preocupar.

Vale a pena revisar cabos de acelerador e embreagem tbém, mas isso são cuidados básicos pra viajar com qualquer moto.

Durante minha viagem a emenda da corrente arrebentou, mas isso é o tipo de coisa que não tem como prever. Não custa nada levar uma junto se tua corrente tiver emenda.

No mais, boa viagem!

Abs,

Yuri_RN
25-11-11, 14:25
» Troque o Óleo e Filtro use Óleo Semi Sintético ja que é o correto pra CB500 e outras
motos maiores.

» Verifique a Relação, Depois Regule e lubrifique.

» Verifique as Pastilhas de Freio e Nivel do Óleo de Freio.

» Arrefecimento verifique o Nivel da Agua, caso queira garantir melhor
mude a Água destilada e o Aditivo colocando tudo novo.

» Limpe o Filtro de Ar e Verifique as Velas.

» Acerte a carburação caso precise.

» Calibre os Pneus e verifique se não tem pregos ou qualquer objeto
cortante.

Bem que eu lembre so isso mesmo, as vezes acabo esquecendo de algo
porem so saiu de casa pra uma viagem de longa distancia muito bem preparado.

leonardo_neves
25-11-11, 14:27
Vc andou quantos km por dia?

---------- Mensagem adicionada às 15:27 ---------- Mensagem anterior foi às 15:26 ----------

Galera e a questao de bagagem??? queria comprar uma daquelas bolsas para o tanque oque acham?

Cachorro
25-11-11, 14:33
Sinceramente, olhando teu roteiro me preocuparia mais com as estradas do que com a moto.

Saindo do Paraná tu vai pegar o interior de São Paulo. Estradas ótimas, duplicadas e pedagiadas.

Entrando em Goiás a coisa já muda, as estradas são desertas e nem tão bem cuidadas.

Já na Bahia o bicho pega, última vez que passei por essa região que tu vai passar no interior da BA era um perigo: estradas péssimas e com risco de animais na pista.

Muito cuidado e boa viagem.

Abs,

---------- Mensagem adicionada às 15:33 ---------- Mensagem anterior foi às 15:29 ----------

Quanto à bagagem eu tenho um GIVE 33lts + alforges + mala tanque.

Vale a pena adesivar o tanque pra não arranhar com a mala em cima.

Quanto a fazer 900kms/dia, accho brabo. Depois dos 600 a bunda vai pedir arrêgo, ainda mais com a "magnífica" suspensão traseira da CBzona.

Abs,

Yuri_RN
25-11-11, 14:45
essa Mala Tanque risca o tanque inteiro.. melhor adesivar como o parceiro disse
caso va usar uma..

caso contrario seu tanque vai ficar todo lixado..

apu
25-11-11, 14:46
No início desse ano fiz 3500kms de CB500, de Porto Alegre/RS à Bonito/MS.

Se fez uma boa revisão (pneus, pastilhas, óleo, filtros de ar e de óleo, refrigeração, etc) não há com o que se preocupar.

Vale a pena revisar cabos de acelerador e embreagem tbém, mas isso são cuidados básicos pra viajar com qualquer moto.

Durante minha viagem a emenda da corrente arrebentou, mas isso é o tipo de coisa que não tem como prever. Não custa nada levar uma junto se tua corrente tiver emenda.

No mais, boa viagem!

Abs,

que corrente era? KMC?

mauricio mapabar
25-11-11, 14:52
salve, bom tudo o que o yuri falou + a gasolina brincadeira, eu não dispenso o jogo de ferramentas da moto, fita izolante, lampada de freio taz. e graxa p/ relação e vai com deus!!. abraços...

leonardo_neves
25-11-11, 14:59
Sinceramente, olhando teu roteiro me preocuparia mais com as estradas do que com a moto.

Saindo do Paraná tu vai pegar o interior de São Paulo. Estradas ótimas, duplicadas e pedagiadas.

Entrando em Goiás a coisa já muda, as estradas são desertas e nem tão bem cuidadas.

Já na Bahia o bicho pega, última vez que passei por essa região que tu vai passar no interior da BA era um perigo: estradas péssimas e com risco de animais na pista.

Muito cuidado e boa viagem.

Abs,

---------- Mensagem adicionada às 15:33 ---------- Mensagem anterior foi às 15:29 ----------

Quanto à bagagem eu tenho um GIVE 33lts + alforges + mala tanque.

Vale a pena adesivar o tanque pra não arranhar com a mala em cima.

Quanto a fazer 900kms/dia, accho brabo. Depois dos 600 a bunda vai pedir arrêgo, ainda mais com a "magnífica" suspensão traseira da CBzona.

Abs,
Eu sou daquele região hehehe conheço ali muito bem, de Brasilia ate São Felix do Coribe são 650 km, no geral são estradas boas, o ruim é que são desertas o tal chamado serrado! mais pelo que sei so estar mais ou menos depois que chega em correntina-ba

motoveia
25-11-11, 18:07
Eu não teria coragem de viajar 1900 km com um moto com 13 anos de uso.
Os componentes,por melhor que aparentem tendem a sofrer desgastes muitas vezes imprevisíveis,como defeitos elétricos por exemplo.
Mas boa sorte.De tudo que falaram acho que só faltou um vidro com óleo para a corrente.
Uma lista com telefones de emergência tb pode ser útil.

leonardo_neves
25-11-11, 20:07
Cara sera que é tão arriscado assim? viajar com uma moto de 13 anos?

motoveia
25-11-11, 20:13
Bom eu falei que eu não arriscaria.
Mas cada um sabe do seu veículo.Se tem confiança nele, e a revisão estiver 100% talvez não tenha problema.
O problema é que revisão após uma certa idade tem que ser feita igual aos testes da Duas Rodas.
Desmonta-se a moto toda e verifica-se cada componente.Como relatou a estrada é ruim e deserta.Já pensou na possibilidade de queimar uma bobina,Cdi ou outro componente que "o mecânico garantiu que tava bom"?

WeaponX
25-11-11, 20:16
Não esquenta não cara sua moto aguenta a CB 500 não tem medo de estrada não alem disso conheço gente que viaja com motos de 30 anos HDs, Kawas antigas e Suzukis e Yamahas se estiver em boas condições não tem nenhum problema, se estiver em perfeito estado o risco é igual ao de qualquer moto da mesma categoria.

Rodolfo Henrique
25-11-11, 23:43
Bom eu falei que eu não arriscaria.
Mas cada um sabe do seu veículo.Se tem confiança nele, e a revisão estiver 100% talvez não tenha problema.
O problema é que revisão após uma certa idade tem que ser feita igual aos testes da Duas Rodas.
Desmonta-se a moto toda e verifica-se cada componente.Como relatou a estrada é ruim e deserta.Já pensou na possibilidade de queimar uma bobina,Cdi ou outro componente que "o mecânico garantiu que tava bom"?

que nada

muita gente viajando de CG bolinha e tudo mais....
o veiculo tanto 100 % so colocar na estrada

so pq é uma moto com uns anos a mais nao serve entao rsrsr so pra ir na padaria e voltar...
que moto vc tem??? vc nao ia de carro ne? que ano é seu carro rsr

se eu tivesse uma CB500 ou qual quer outra moto de media pra alta CC ia viajar direto...

bos sorte amigo e lembre-se das fotos pra posta depois !!!!
e leva $$$$$ pra qual quer eventualidade

Yuri_RN
26-11-11, 00:19
Eu não teria coragem de viajar 1900 km com um moto com 13 anos de uso.
Os componentes,por melhor que aparentem tendem a sofrer desgastes muitas vezes imprevisíveis,como defeitos elétricos por exemplo.
Mas boa sorte.De tudo que falaram acho que só faltou um vidro com óleo para a corrente.
Uma lista com telefones de emergência tb pode ser útil.

estou a mais de 3.000km de SP, vou valendo uma aposta com qualquer um como vou e volto de SP com minha CB500!!!

e vou te falar não viajo a menos de 160km/h a velocidade minima é 160km/h so reduzo mesmo em curvas.

a Mae e o Pai de um amigo meu cada um tem uma CB500 e os velocímetro ja zerou duas vezes kkkkkkkkkk
e nunca deixou eles na estrada! acho que pelo fato de zerar o velocímetro ja da pra saber o quanto eles rodou ne?
e detalhe eles tem mais de 60 anos de idade!

1.900km eu tiro dando risada na CB500!

lordbrill
26-11-11, 08:25
Faz a revisão recomendada pelo pessoal e bora pegar a estrada.
Deve lembrar dos equipamentos de segurança pessoal tbm (jaqueta, calça, luvas...) para sua segurança ;)
Um mapa ou GPS seria uma boa tbm.

Após tudo ok, pode ir sem medo.

A CB500 faz jus quanto ao termo " bem durável"... e adora uma estrada :D

Yuri_RN
26-11-11, 08:50
Matéria de 2010 da conceituada revista Motociclismo em Portugal.
http://i39.tinypic.com/250mhxc.jpg

Mais de PertinhOOo rs..rs
http://i42.tinypic.com/1eb1vk.jpg

ALXINFO
26-11-11, 09:16
Ja fiz 930 km em 13hs, Meio puxado mais dá!!

Quanto a viagem, Além do que os colegas ja falaram, procure parar a cada 2 hs pra alongar seu corpo, alimentação deve ser leve, eu sempre levo alem do kit de ferramentas, Bomba de ar, vela, espatulas pra desembeiçar os pneus e duas camaras reservas, acho que não é o seu caso, por o seu pneu ser sem camara, mas se tiver o remendo é bom levar, nunca se sabe onde vai furar um pneu, nem sempre é perto de borracharia!!!

outra coisa, sua moto é potente, não tenha pressa, principalmente onde vc não conhece, cuidado com carros pessados e principalmente com animais nunca se sabe qual sera a reação deles!!!!

Ah não esquece do papel Higienico!!!:D

Boa Viagem!!!:p

Yuri_RN
26-11-11, 10:47
O Allan colega meu Participou do IRON BUTT foram 1.600km em 24 horas
e fez na CB500 dele.
http://i40.tinypic.com/wk1to3.jpg

motoveia
26-11-11, 19:55
estou a mais de 3.000km de SP, vou valendo uma aposta com qualquer um como vou e volto de SP com minha CB500!!!

e vou te falar não viajo a menos de 160km/h a velocidade minima é 160km/h so reduzo mesmo em curvas.

a Mae e o Pai de um amigo meu cada um tem uma CB500 e os velocímetro ja zerou duas vezes kkkkkkkkkk
e nunca deixou eles na estrada! acho que pelo fato de zerar o velocímetro ja da pra saber o quanto eles rodou ne?
e detalhe eles tem mais de 60 anos de idade!

1.900km eu tiro dando risada na CB500!

Como que era o nome da campanha mesmo?
"Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo"?
Contradição não?Pra dizer o mínimo uma Infração de trânsito Gravíssima.

Yuri_RN
27-11-11, 00:26
Como que era o nome da campanha mesmo?
"Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo"?
Contradição não?Pra dizer o mínimo uma Infração de trânsito Gravíssima.

vamos brincar de você tomar conta da sua vida? comprei uma moto de maior cilindrada pra andar a 20km?
o senhor viaja feito uma lesma a 80km/h?

camarada viajo na velocidade que vejo que realmente a moto pode andar sem bronca!
a campanha foi feita pra conscientizar certos sem noção que fica acelerando a cada sinal
tirando racha feito umas anta!

viajando exige cautela sim, mais ninguem com moto de porte medio anda a menos de 140km/h em
uma viagem!

te garanto que por mim de vez enquanto passa uns otario acima de 250km/h ali sim
eles vão correndo!

motoveia
27-11-11, 08:48
2 erros não fazem 1 acerto.Se um infeliz está acima do limite de velocidade e perde o controle e me acerta isso é problema meu e de todos .

Kbça 2T
27-11-11, 12:07
2 erros não fazem 1 acerto.Se um infeliz está acima do limite de velocidade e perde o controle e me acerta isso é problema meu e de todos .
http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-snc4/277007_238116066229048_147106458_n.jpg

mas tá virada no samurai!!! eu heim!!!!
calma brother vc tá muito tenso... tá bringando em vários tópicos... relaxa!! rsrsrsrs

Yuri_RN
27-11-11, 12:09
http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-snc4/277007_238116066229048_147106458_n.jpg

mas tá virada no samurai!!! eu heim!!!!
calma brother vc tá muito tenso... tá bringando em vários tópicos... relaxa!! rsrsrsrs

Ja notei isso, vamos resolver ;)

Valeu.

Rafael WF
27-11-11, 13:01
Se vier pro Sul, os buracos devem ser os principais cuidados kkkk

leonardo_neves
28-11-11, 08:46
Matéria de 2010 da conceituada revista Motociclismo em Portugal.
http://i39.tinypic.com/250mhxc.jpg

Mais de PertinhOOo rs..rs
http://i42.tinypic.com/1eb1vk.jpg

curti a materia em rss

charrinho
28-11-11, 09:17
Como que era o nome da campanha mesmo?
"Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo"?
Contradição não?Pra dizer o mínimo uma Infração de trânsito Gravíssima.

sempre tem um que se morde até que consegue uma brechinha pra contestar algo.
pergunto agora a você motoveia: pra que compra ruma motocicleta acima de 500 cilindradas? fazer tele entrega?

leonardo_neves
28-11-11, 09:25
sempre tem um que se morde até que consegue uma brechinha pra contestar algo.
pergunto agora a você motoveia: pra que compra ruma motocicleta acima de 500 cilindradas? fazer tele entrega?

BOm eu não queria entrar no merito da questão, mas vamos la, eu não compro moto pra andar acima de 140 nem ferrando, acredito que nossas rodovias não estão preparadas para isso, e me atravessa um animal ou qualquer imprevisto meu tempo de resposta sera bem menor.
A questão da moto grande na minha opinião é mais para as retomadas e ultrapassagens, sem falar na questão conforto, eu sou meio cagão pra andar a 160 km/h

charrinho
28-11-11, 09:48
BOm eu não queria entrar no merito da questão, mas vamos la, eu não compro moto pra andar acima de 140 nem ferrando, acredito que nossas rodovias não estão preparadas para isso, e me atravessa um animal ou qualquer imprevisto meu tempo de resposta sera bem menor.
A questão da moto grande na minha opinião é mais para as retomadas e ultrapassagens, sem falar na questão conforto, eu sou meio cagão pra andar a 160 km/h

eh eh eu tbm forcei um pouco no comentário que fiz iuahsiuahsduiasd

eh complicado dizer, botar na balança o que cada um faria e realmente não temos condições de rodagem em nossas estradas, pelo menos no sul não.
Pelo que vi nos vídeos do yuri as estradas deles lá são tapetes!

WeaponX
28-11-11, 09:58
Aqui as estradas estão boas também tem verdadeiros tapetes e a uns 9 anos e até atras eu corria demais andava de esportivas carenadas por ai lambendo os 300 km/h comigo nunca aconteceu nada mas depois que vi 3 amigos morrendo diante dos meus olhos, inclusive um amigo de infância, resolvi por mim mesmo maneirar hoje não importa a moto e é raro ao extremo eu passar de 140 km/h se é para correr é só em Interlagos no Trak Day .

Yuri_RN
28-11-11, 10:31
sempre tem um que se morde até que consegue uma brechinha pra contestar algo.
pergunto agora a você motoveia: pra que compra ruma motocicleta acima de 500 cilindradas? fazer tele entrega?

é Parceiro é bem por ai mesmo ;)

---------- Mensagem adicionada às 10:26 ---------- Mensagem anterior foi às 10:15 ----------


BOm eu não queria entrar no merito da questão, mas vamos la, eu não compro moto pra andar acima de 140 nem ferrando, acredito que nossas rodovias não estão preparadas para isso, e me atravessa um animal ou qualquer imprevisto meu tempo de resposta sera bem menor.
A questão da moto grande na minha opinião é mais para as retomadas e ultrapassagens, sem falar na questão conforto, eu sou meio cagão pra andar a 160 km/h

vai de cada um, no caso você tem medo de Pilotar em tal velocidade.. viajo com motos na qual a minha CB500 é a de menor cilindrada
e os camarada anda feito jato, então eu a 160km/h to desfilando enquanto eles estão a 230,240 ate passar dos 300km/h e eu la no 160km/h
tem vez que chego ao destino e eles ja estão estacionado e almoçando é mole uma coisa dessa kkkkkkkkkkk mais enfim sei oque é bom e oque é
ruim e posso garantir que eu viajo tranquilo e sem medo algum.

eu ando na cidade a 70,80 no maximo quando pego um retão 100km/h
enquanto CGzeiro passa de mim e sai fazendo barbaridade.. e eu la tranquilão sem sobra
de duvidas esses sim fazem merda.

viajo tranquilo e de boa, não sei na cidade de vocês como esta as BR.. mais aqui ta tranquilo
da pra dar uma esticadinha sem problemas.
http://1.bp.blogspot.com/-yueAd0HTRnw/TVchlZ4FsWI/AAAAAAAABcg/b4sI9_M--uQ/s1600/BR-101-PB+-+Divisa-1.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-UbeTYU1GV1g/TVchmjdtarI/AAAAAAAABck/U981mdjMsBE/s1600/BR-101-PB+-+Lote+3++-+08-07-10+033+%283%29+%28Medium%29.jpg
http://paraibahoje.files.wordpress.com/2011/07/grande.jpg

---------- Mensagem adicionada às 10:31 ---------- Mensagem anterior foi às 10:26 ----------


Aqui as estradas estão boas também tem verdadeiros tapetes e a uns 9 anos e até atras eu corria demais andava de esportivas carenadas por ai lambendo os 300 km/h comigo nunca aconteceu nada mas depois que vi 3 amigos morrendo diante dos meus olhos, inclusive um amigo de infância, resolvi por mim mesmo maneirar hoje não importa a moto e é raro ao extremo eu passar de 140 km/h se é para correr é só em Interlagos no Trak Day .

Então pra quem andava a 300km/h hoje Pilotando a 160km/h não é nada.. se a pista proporciona segurança a isso ta de boa!
se vejo que é cheia de buracos,curvas,, animais e etc.. ai não compensa.. passei a maneirar depois que perdi alguns amigos
e ate passei por varias vezes de perder minha vida também..

nego fala sem a menos me conhecer.. eu andava a 180km/h era em qualquer reta dentro da cidade.. hoje ando so desfilando dentro
da cidade.. tem BR aqui perigosa que ando a 120km/h nas retas faço curvas a 70km/h e ai vo seguindo..

mais pista boa da pra dar um gás a mais..

leonardo_neves
28-11-11, 10:37
Po que tapetes em??? Yuri so pra constar eu não lhe critiquei não!!! apenas dei a minha opinião!

charrinho
28-11-11, 10:48
Po que tapetes em??? Yuri so pra constar eu não lhe critiquei não!!! apenas dei a minha opinião!

massa neh, nem se compara com as estradas aqui do RS IUHASDIUHASDIUHASDIUH

Yuri_RN
28-11-11, 11:23
Po que tapetes em??? Yuri so pra constar eu não lhe critiquei não!!! apenas dei a minha opinião!


tranquilo Leo, so dei o toque que muitos tem medo de passar de certa velocidade e são esses que por se aventurar
a uma velocidade X que muitas vezes se perde e vem a se complicar.

so devemos fazer as coisas quando realmente temos certeza do que estamos fazendo.. muitos fazem por pura curiosidade
e termina se dando mau...

e viu ai que retas e tudo lisinho ;)

---------- Mensagem adicionada às 11:23 ---------- Mensagem anterior foi às 11:22 ----------


massa neh, nem se compara com as estradas aqui do RS IUHASDIUHASDIUHASDIUH

aqui tem umas BR sinistra com buracos também, nessas tem muito perigo de animais na pista e etc..
acontece muitos acidentes.. ai nem me atrevo a esticar mais um pouco.

leonardo_neves
28-11-11, 12:12
Po nestas retas ai ate eu acho que passaria dos 140, chegaria a uns 145 huahauhauhauhauhauahuahaua

---------- Mensagem adicionada às 13:12 ---------- Mensagem anterior foi às 13:11 ----------

Quanto a curiosidade to fora em, de curioso o cemitério esta cheio

Cachorro
28-11-11, 12:21
massa neh, nem se compara com as estradas aqui do RS IUHASDIUHASDIUHASDIUH

Cara, sinceramente... viajo por todo o Brasil a trabalho e posso te dizer que seguramente as estradas do RS estão entre as melhores.

Claro que há exceções, mas no geral são muit boas.

Abs,

leonardo_neves
28-11-11, 12:24
Segue o trajeto...
Mesmo com a H6, eu ainda vou com a CB
http://g.co/maps/jbc8h

charrinho
28-11-11, 12:39
tranquilo Leo, so dei o toque que muitos tem medo de passar de certa velocidade e são esses que por se aventurar
a uma velocidade X que muitas vezes se perde e vem a se complicar.

so devemos fazer as coisas quando realmente temos certeza do que estamos fazendo.. muitos fazem por pura curiosidade
e termina se dando mau...

e viu ai que retas e tudo lisinho ;)

---------- Mensagem adicionada às 11:23 ---------- Mensagem anterior foi às 11:22 ----------



aqui tem umas BR sinistra com buracos também, nessas tem muito perigo de animais na pista e etc..
acontece muitos acidentes.. ai nem me atrevo a esticar mais um pouco.

eh ainda não escapa do trágico (digo pelas estradas) fato de morar no brasil também UHDSAUHASDUIHASD