PDA

Ver Versão Completa : Limpar Tanque de Combustível Oque Usar???



Yuri_RN
01-12-11, 00:32
Galera seguinte, eu quando sofri meu acidente na CB500 ela passou uma semana
sem gasolina dentro do tanque pois ela foi pra pintura..

o tanque criou uma camada leve de ferrugem por ter ficado sem combustivel..

ja abasteci com aditivada e nada de limpar.. ai sempre com no maximo 90 dias
as cuba ta suja.. ai eu limpo os carbura e dou aquela velha regulada..

antes do acidente eu regulava duas vezes por ano.. como ta sujo ai fica foda..
ja pensei em colocar um filtro.. mais nem coloquei..


alguem sabe algum produto ou procedimento que remova essa crosta?

chiccoli
01-12-11, 00:36
num foi o stone q falou da coca cola ?

Yuri_RN
01-12-11, 00:42
num foi o stone q falou da coca cola ?

Coca-Cola? pra tirar ferrugem do tanque?

OoO Loko vo parar de tomar isso vai comer minhas tripa kkkkkkkkkkkkkk

chiccoli
01-12-11, 00:49
meu pai usava coca quente pra desentopir a pia.. ^^

prefiro fanta kk

Yuri_RN
01-12-11, 01:08
meu pai usava coca quente pra desentopir a pia.. ^^

prefiro fanta kk


OO Looko mano ta doido kkkkkkkkkkk esses Refrigerante ta pior que bomba atômica rs..rs

vou esperar mais dicas Chiccoli.

chiccoli
01-12-11, 01:19
pergunta pro stone.., eu vi ele passando essa dica num me lembro em qual tópico e 1 ano atras, por ai..

---------- Post added at 02:19 ---------- Previous post was at 02:15 ----------

ops.., errei, IVAN RJ a 2

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/tanque-como-limpar-o-tanque-quais-os-procedimentos-31163/

bruno almeida
01-12-11, 08:21
Yuri,pode confiar na dica que eu vou te dar,pois eu usei e te digo que funciona
tambem sofri um acidente e meu tanque ficou completamente enferrujado por dentro e o carburador ficava sujo de ferrugem toda hora
inclusive,cheguei a limpá-lo de tres em tres dias
comprei 2L de um produto chamado REMOVEDOR DE FERRUGEM E CONDICIONADOR DE METAIS na loja virtual FERRAMENTAS GURGEL
coloca dentro do tanque vazio,mecha até ver que toda a ferrugem foi removida,depois lave com água e detergente,seque-o, pulverize qualquer anti-ferrugem em spray,encha-o e adeus ferrugem

Zanca
01-12-11, 08:24
OO Looko mano ta doido kkkkkkkkkkk esses Refrigerante ta pior que bomba atômica rs..rs

vou esperar mais dicas Chiccoli.

Veio não me lembro bem o pais, mas li um comentário que se não me engano na frança os guardas usa coca cola para limpar sangue das pista quando acontece acidente, é veio isso é prejudicial mas não consigo parar de beber

Rafael WF
01-12-11, 10:24
Axei esse tutorial essa semana num forum de motos grandes, eu queria limpar meu tanque, mas naum tem ferrugem nele, então vou usar só água msm. O tutorial é pra retirar FERRUGEM mesmo, então segue aee...

Material:
1L de ácido Muriático
1L de Querosene
200g de Bicarbonato de sódio
Dois baldes grandes
Cera automotiva

EPI´s:
Luvas de borracha
Óculos de proteção
Máscara contra gases

ATENÇÃO!!!
Este serviço deve ser feito obrigatóriamente em local aberto e muito bem ventilado e longe de crianças.
Lembre-se que vc está lidando com materiais perigosos que podem causar cegueira, queimaduras sérias na pele, obstrução das vias aéreas e morte. Portanto tome muito cuidado ao realizar esta tarefa.
Em tanques muito velhos e com muita ferrugem, estando as paredes muito finas, há a possibilidade de o ácido fazer furos. Então faça uma boa avaliação antes de prosseguir com essa limpeza.

AO SERVIÇO
Estando o tanque fora da moto, esgote todo o combustível, retire a torneira e deixe-o descansar por uma hora ao sol.
Após esse período, feche o buraco da torneira com fita, borracha ou o material que vc tiver disponível, observando se realmente está bem vedado.
Despeje o ácido dentro do tanque e feche o bocal com fita larga(aquela marrom serve). Chacoalhe o tanque várias vezes por uns 15 minutos.
Após isso, com muito cuidado, despeje o ácido em um balde e reserve.
Faça uma solução com o bicarbonato de sódio e 5L de água. Despeje no tanque, feche-o e chacoalhe novamente para que a solução atinja todos os cantos internos do tanque e neutralize o ácido. O tanque irá aquecer, não se preocupe pois é normal.
Despeje a solução de bicarbonato dentro do balde que estava com ácido.
CUIDADO, pois irá acontecer uma reação química, de neutralização, gerando muita espuma, calor e gases tóxicos.
Após isso, vc já pode jogar fora o ácido neutralizado.
“ Importante, não jogue o ácido no esgoto sem neutraliza-lo.”
Deixe o tanque ao sol por 30min, após coloque 1L de querosene no seu interior. O querosene irá impermeabilizar ainda mais o tanque internamente e ainda ajuda na expulsão da umidade.
Recomenda-se andar com o tanque cheio por um período de + ou – umas três semanas.
Se por acaso houve contato do ácido com a pintura, lave o tanque externamente com sabão neutro e aplique a cera automotiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
No processo descrito, o ácido desprende todo o óxido da superfície metálica. A solução de bicarbonato neutraliza o ácido que fica dentro do tanque e cria uma película / crosta que impede o contato do metal com o oxigênio presente no ar, inviabilizando o processo de oxidação.

Depois de tudo isso, eu pelo menos aconselho a comprar um Tank Film e passar internamente, do meu prima já faz 3 anos e nunca mais enferrujou.

Yuri_RN
01-12-11, 11:47
pergunta pro stone.., eu vi ele passando essa dica num me lembro em qual tópico e 1 ano atras, por ai..

---------- Post added at 02:19 ---------- Previous post was at 02:15 ----------

ops.., errei, IVAN RJ a 2

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/tanque-como-limpar-o-tanque-quais-os-procedimentos-31163/

Opa confio no Ivan extremamente ;)

---------- Mensagem adicionada às 11:42 ---------- Mensagem anterior foi às 11:41 ----------


Yuri,pode confiar na dica que eu vou te dar,pois eu usei e te digo que funciona
tambem sofri um acidente e meu tanque ficou completamente enferrujado por dentro e o carburador ficava sujo de ferrugem toda hora
inclusive,cheguei a limpá-lo de tres em tres dias
comprei 2L de um produto chamado REMOVEDOR DE FERRUGEM E CONDICIONADOR DE METAIS na loja virtual FERRAMENTAS GURGEL
coloca dentro do tanque vazio,mecha até ver que toda a ferrugem foi removida,depois lave com água e detergente,seque-o, pulverize qualquer anti-ferrugem em spray,encha-o e adeus ferrugem


Boa irmão vou ver se acho esse material aqui na cidade.. me diz uma coisa e ficou bem limpinho mesmo
ou ficou fragmentos ainda dentro do tanque?

---------- Mensagem adicionada às 11:43 ---------- Mensagem anterior foi às 11:42 ----------


Veio não me lembro bem o pais, mas li um comentário que se não me engano na frança os guardas usa coca cola para limpar sangue das pista quando acontece acidente, é veio isso é prejudicial mas não consigo parar de beber

carca veiii to assustado de tomar essa bagaça serio mesmo mano!.. sinistro..

---------- Mensagem adicionada às 11:47 ---------- Mensagem anterior foi às 11:43 ----------


Axei esse tutorial essa semana num forum de motos grandes, eu queria limpar meu tanque, mas naum tem ferrugem nele, então vou usar só água msm. O tutorial é pra retirar FERRUGEM mesmo, então segue aee...

Material:
1L de ácido Muriático
1L de Querosene
200g de Bicarbonato de sódio
Dois baldes grandes
Cera automotiva

EPI´s:
Luvas de borracha
Óculos de proteção
Máscara contra gases

ATENÇÃO!!!
Este serviço deve ser feito obrigatóriamente em local aberto e muito bem ventilado e longe de crianças.
Lembre-se que vc está lidando com materiais perigosos que podem causar cegueira, queimaduras sérias na pele, obstrução das vias aéreas e morte. Portanto tome muito cuidado ao realizar esta tarefa.
Em tanques muito velhos e com muita ferrugem, estando as paredes muito finas, há a possibilidade de o ácido fazer furos. Então faça uma boa avaliação antes de prosseguir com essa limpeza.

AO SERVIÇO
Estando o tanque fora da moto, esgote todo o combustível, retire a torneira e deixe-o descansar por uma hora ao sol.
Após esse período, feche o buraco da torneira com fita, borracha ou o material que vc tiver disponível, observando se realmente está bem vedado.
Despeje o ácido dentro do tanque e feche o bocal com fita larga(aquela marrom serve). Chacoalhe o tanque várias vezes por uns 15 minutos.
Após isso, com muito cuidado, despeje o ácido em um balde e reserve.
Faça uma solução com o bicarbonato de sódio e 5L de água. Despeje no tanque, feche-o e chacoalhe novamente para que a solução atinja todos os cantos internos do tanque e neutralize o ácido. O tanque irá aquecer, não se preocupe pois é normal.
Despeje a solução de bicarbonato dentro do balde que estava com ácido.
CUIDADO, pois irá acontecer uma reação química, de neutralização, gerando muita espuma, calor e gases tóxicos.
Após isso, vc já pode jogar fora o ácido neutralizado.
“ Importante, não jogue o ácido no esgoto sem neutraliza-lo.”
Deixe o tanque ao sol por 30min, após coloque 1L de querosene no seu interior. O querosene irá impermeabilizar ainda mais o tanque internamente e ainda ajuda na expulsão da umidade.
Recomenda-se andar com o tanque cheio por um período de + ou – umas três semanas.
Se por acaso houve contato do ácido com a pintura, lave o tanque externamente com sabão neutro e aplique a cera automotiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
No processo descrito, o ácido desprende todo o óxido da superfície metálica. A solução de bicarbonato neutraliza o ácido que fica dentro do tanque e cria uma película / crosta que impede o contato do metal com o oxigênio presente no ar, inviabilizando o processo de oxidação.

Depois de tudo isso, eu pelo menos aconselho a comprar um Tank Film e passar internamente, do meu prima já faz 3 anos e nunca mais enferrujou.

velho valeu pela dica mais é perigoso oOo Loko.. ja me falaram dessa do Acido e ate mesmo solução de bateria.. Nossa casa coisa louca..

mais vou esperar mais dicas e essa vai ficar guardada.

agora vale lembra que se o tanque tiver fraco ou for fino demais ele fura ;)

Rafael WF
01-12-11, 11:57
Opa confio no Ivan extremamente ;)

---------- Mensagem adicionada às 11:42 ---------- Mensagem anterior foi às 11:41 ----------




Boa irmão vou ver se acho esse material aqui na cidade.. me diz uma coisa e ficou bem limpinho mesmo
ou ficou fragmentos ainda dentro do tanque?

---------- Mensagem adicionada às 11:43 ---------- Mensagem anterior foi às 11:42 ----------



carca veiii to assustado de tomar essa bagaça serio mesmo mano!.. sinistro..

---------- Mensagem adicionada às 11:47 ---------- Mensagem anterior foi às 11:43 ----------



velho valeu pela dica mais é perigoso oOo Loko.. ja me falaram dessa do Acido e ate mesmo solução de bateria.. Nossa casa coisa louca..

mais vou esperar mais dicas e essa vai ficar guardada.

agora vale lembra que se o tanque tiver fraco ou for fino demais ele fura ;)


sim sim até diz ali que pode fura, mas o bom é diluir o acido, ou nem bota.

Yuri_RN
01-12-11, 12:01
sim sim até diz ali que pode fura, mas o bom é diluir o acido, ou nem bota.

vou esperar mais dicas Rafael, ai vamos ver a melhor solução.

Miltinho
01-12-11, 12:01
Axei esse tutorial essa semana num forum de motos grandes, eu queria limpar meu tanque, mas naum tem ferrugem nele, então vou usar só água msm. O tutorial é pra retirar FERRUGEM mesmo, então segue aee...

Material:
1L de ácido Muriático
1L de Querosene
200g de Bicarbonato de sódio
Dois baldes grandes
Cera automotiva

EPI´s:
Luvas de borracha
Óculos de proteção
Máscara contra gases

ATENÇÃO!!!
Este serviço deve ser feito obrigatóriamente em local aberto e muito bem ventilado e longe de crianças.
Lembre-se que vc está lidando com materiais perigosos que podem causar cegueira, queimaduras sérias na pele, obstrução das vias aéreas e morte. Portanto tome muito cuidado ao realizar esta tarefa.
Em tanques muito velhos e com muita ferrugem, estando as paredes muito finas, há a possibilidade de o ácido fazer furos. Então faça uma boa avaliação antes de prosseguir com essa limpeza.

AO SERVIÇO
Estando o tanque fora da moto, esgote todo o combustível, retire a torneira e deixe-o descansar por uma hora ao sol.
Após esse período, feche o buraco da torneira com fita, borracha ou o material que vc tiver disponível, observando se realmente está bem vedado.
Despeje o ácido dentro do tanque e feche o bocal com fita larga(aquela marrom serve). Chacoalhe o tanque várias vezes por uns 15 minutos.
Após isso, com muito cuidado, despeje o ácido em um balde e reserve.
Faça uma solução com o bicarbonato de sódio e 5L de água. Despeje no tanque, feche-o e chacoalhe novamente para que a solução atinja todos os cantos internos do tanque e neutralize o ácido. O tanque irá aquecer, não se preocupe pois é normal.
Despeje a solução de bicarbonato dentro do balde que estava com ácido.
CUIDADO, pois irá acontecer uma reação química, de neutralização, gerando muita espuma, calor e gases tóxicos.
Após isso, vc já pode jogar fora o ácido neutralizado.
“ Importante, não jogue o ácido no esgoto sem neutraliza-lo.”
Deixe o tanque ao sol por 30min, após coloque 1L de querosene no seu interior. O querosene irá impermeabilizar ainda mais o tanque internamente e ainda ajuda na expulsão da umidade.
Recomenda-se andar com o tanque cheio por um período de + ou – umas três semanas.
Se por acaso houve contato do ácido com a pintura, lave o tanque externamente com sabão neutro e aplique a cera automotiva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
No processo descrito, o ácido desprende todo o óxido da superfície metálica. A solução de bicarbonato neutraliza o ácido que fica dentro do tanque e cria uma película / crosta que impede o contato do metal com o oxigênio presente no ar, inviabilizando o processo de oxidação.

Depois de tudo isso, eu pelo menos aconselho a comprar um Tank Film e passar internamente, do meu prima já faz 3 anos e nunca mais enferrujou.

Só faltou o canivete Suiço....

isso só pode ser coisa inventada pelo MacGyver....

hauauahauh

magrao tk
01-12-11, 12:53
Veio não me lembro bem o pais, mas li um comentário que se não me engano na frança os guardas usa coca cola para limpar sangue das pista quando acontece acidente, é veio isso é prejudicial mas não consigo parar de beber

Taí um assunto que tirei um tempão pra ler: a história da Coca Cola. Bem interessante!

Coca-Cola (http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola)

chiccoli
01-12-11, 13:31
coca tem 2,5 de ph..., num duvido q tire sangue das pistas tbm ñ. kk

sandro lara
01-12-11, 14:05
tem um produto que se chama ferrox e que mata a ferrugem;só sei que quando eu joguei esse tal de ferrox no aço-alho do meu carro o trem ferveu igual sonrrizal,crio uma espuma branca,mais que depois que eu limpei fico da hora, isso fico.

bruno almeida
01-12-11, 17:25
Yuri o tanque fica limpo.Pode confiar
fiz esse esquema do acido,exatamente como indicam e a ferrugem ficou muito,mas muito pior
num faz isso não...
esse ferrox aí é o mesmo produto que eu usei porem de marca diferente

magrao tk
01-12-11, 17:35
Esses tempos tava pensando em dar uma lavada no tanque com TF7. É conversor de ferrugem, transforma ferrugem em fundo para pintura. A dúvida é se a gasolina não dissolveria esse fundo com o passar do tempo... o que acham?

corsani
01-12-11, 17:39
nas casa de ferragens se encontram produtos desse tipo. uns 10 anos atras quando reformei a 350 lembro que usei um produto a base de agua que removeu a ferrugem mas ficou tipo uma camade de tinta interna que coloriu a gasolina por umas abastecidas mas depoi ficou normal.
mas existem diversos tipos.

Stone
01-12-11, 18:45
Pra tirar a ferrugem vc pode colocar um resto de gasolina e uma corrente dentro e balançar, chacoalhar, agitar... muuito até tirar tudo, depois lavar bem com água e detergente e deixar secar completamente no sol.
outra maneira é encher de vinagre até a boca (meio a meio com água já funciona) deixar de um dia pro outro e depois lavar com uma solução de água com bicarbonato de sódio (pra "matar" o vinagre). Depois deixar secar completamente no sol tbm.
Depois de limpo passe um desengripante e ande sempre com o tanque bem cheio, quanto mais cheio melhor.

Mas Yuri, um tanque enferrujado nunca mais fica o mesmo, sempre sai uma sujeirinha ou outra, compra um filtro de combustível de carro e coloca na CBzona, senão vc sempre terá problema de carburador sujo...

taliban
01-12-11, 18:51
removedor de ferrugem fosfatizante, é um liquido verde, custa uns 5 ou 6 reais na loja onde trabalho

Esquadrão Marte
01-12-11, 18:59
Bom me dero uma dica assim !! Para remover ferrugem deixar a peça oxidada dentro de uma bacia com o caldo do limão cavalo, No caso do tanque não sei qual vai ser o Resultado...

Stone
01-12-11, 19:03
Funciona igual vinagre, se o Yuri tiver um limoeiro carregado aí da-lhe limonada pra dentro, se não usa vinagre uahuahuah

taliban
01-12-11, 19:10
Ah, quanto ao removedor que citei acho que não seria muito facil pois tem que usar algo para esfregar pra retirar a ferrugem

chiccoli
02-12-11, 00:40
lotado de receita caseira.., e ai yuri, o q vc vai aprontar ae ?

magrao tk
02-12-11, 06:47
A receita do filtro de carro eu recomendo! A TDR tem ferrugem no tanque, desde que eu comprei to pra fazer uma limpeza nele, mas quem diz de eu fazer? rsrs. Tasquei um filtro desses, e tá até hoje com o mesmo. E olha que já faz bem uns 6 a 7 anos isso!

charrinho
02-12-11, 07:33
mas que bááárbaridade eu perdendo uma sobre ferrugem!!!

seguinte yuri, não passa conversor de ferrugem dentro do tanque, ele é ótimo pra lataria, assoalho de carro, portas de ferro, enfim tudo o que tiver oxidação, inclusive no passat do pai e no meu fusca eu passei conversor de ferrugem na lataria por dentro.

essas receitas quanto mais forçadas forem pior fica, vc tem que ir ciente do que está fazendo pra não fazer uma caca sem fim no teu tanque. o meu pai comentou sobre um thinner que eles usavam no tempo que ele trabalhou em oficina de chapeação pra tirar ferrugem de tanque, é algo um pouco mais forte que o diluente(aquele de pintura) e tu tem que lavar o tanque.

eu axo que a idéia de colocar um ácido e depois neutralizar e bom, vc tem que pensar não na receita mas sim na reação química que vai acontecer la dentro depois de limpo. Então de nada adianta fazer uma sopa de produtos que mesmo depois que tu lave alguma coisa vai ficar agindo dentro do tanque e trabalhando quimicamente a lata.

Yuri_RN
02-12-11, 10:07
Galera todas dicas foram show de bola, e valeu pra acrescentar no conhecimento ;)

vou fazer o teste com a corrente dentro do tanque com Gasolina como o Stone disse ;) caso não remova completo
vou na Dica do Bruno Almeida ;)

a Coca-Cola vou guardar pra limpar as Lombriga mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkk

alqudwa
02-12-11, 10:27
eu uso solda caustica com água !!! fica limpinho !!!

Danilo Cleiton
02-12-11, 10:34
coca foi trash!

evertonteixeira
02-12-11, 22:25
Limpei o tanque da minha antiga YBR com Vinagre e corrente. Saiu tudo. Mas tive que fazer duas vezes, pois da primeira antes de secar formou uma camada de oxidação novamente, e foi muito rápido. Daí na segunda larquei a corrente e chacoalhei... pra lá e pra cá até ficar bem limpinho. Depois disso esvaziei o tanque e sequei com secador de cabelo. Faz quase 1 ano isso. A moto tá com meu enteado e continua limpinha. Só que por via das duvidas os tanques aqui em casa (da YBR dele e da minha twister) são mantidos cheios o máximo de tempo possível.