PDA

Ver Versão Completa : Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?



herbert.zgoda
10-12-11, 16:05
Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Convido a todos para responder a esta enquete da forma mais sincera possível. Depois leia o texto abaixo e comente se você pretende manter o mesmo comportamento respondido na enquete ou se você pretende mudar o seu hábito ao abastecer a moto.

Será que esta enquete poderá mudar alguns comportamentos? Eu já mudei. Antes eu respondia "AS VEZES". Hoje eu já posso responder "SEMPRE". E você?

-------------------------------------------------------------------------------

Pronunciamento da Shell Oil Co.

Recentemente, após três incidentes nos quais telefones celulares inflamaram gases durante operações de enchimento de tanques de gasolina, aShell Oil Company emitiu a seguinte advertência:

No primeiro incidente, o telefone havia sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.

No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras da face quando gases se incendiaram conforme respondia uma chamada celular enquanto abasteciam seu carro.

E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e virilha queimados conforme gases se incendiaram quando seu celular, que se encontrava em seu bolso, tocou enquanto estava abastecendo o carro. É muito importante você saber que:

- Telefones celulares podem incendiar combustíveis ou gases

- Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio

- Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando estiver abastecendo cortadores de grama, barcos!, etc...

- Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (i.e. solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos, etc.)

Em suma, aqui vão asQuatro Regras para o Abastecimento Seguro:

1) Desligue o Motor

2) Não Fume

3) Não use seu telefone celular - deixe-o dentro do veículo ou desligue-o.

4) Não retorne ao seu veículodurante o abastecimento!!

O Senhor Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, está engajado em uma campanha que intenciona informar as pessoas quanto ao risco de incêndios resultantes da"eletricidade estática" em postos de gasolina. Sua empresa, já investigou 150 casosdesse tipo de incêndio.

Os resultados foram surpreendentes:

1 - Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.

2 - Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava seu veículo enquanto o bocal da bomba ainda estava bombeando gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da estática.

3 - A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.

4 - A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.

5 - Nunca use telefones celulares enquanto estiver abastecendo seu veículo.

6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.


7 - Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.

8 - Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.

O Sr.Renkes enfatiza a instrução de NUNCA entrar denovoem seu veículo durante o abastecimento.

No caso de haver uma necessidade absoluta de retornar ao seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL, antes de retirar o bocal da bomba. Através desse gesto simples, você estará se descarregando da eletricidade estática antes de remover o bocal.

Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos quanto a esse perigo.

Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando: Petroleum Equipment Institute > Home (http://www.pei.org/). Uma vez conectado, clique no centro da tela onde está escrito "Stop Static".

Eu solicito a você que, por favor, envie essa informação para TODA sua família e amigos, especialmente aqueles que transportam criança sem seus carros enquanto enchendo seus tanques de gasolina. Se isso ocorrer com eles, talvez eles não sejam capazes de tirar as crianças do carro em tempo de salvá-las.

--

Herbert Zgoda
Rio de Janeiro / RJ
www.portalbigtrails.com.br (http://www.portalbigtrails.com.br)

chriskopsch
10-12-11, 16:21
Eu desço da moto, tiro o capacete, as luvas, espero completar o tanque, pago, coloco capacete e luvas e vo embora.

Esquadrão Marte
10-12-11, 16:32
A maioria dos frentistas pedem para descer, mas quando não pede eu fico montado...

magrao tk
10-12-11, 16:56
Eu confesso que sempre fico sentadão na moto e ainda com o carão em cima do bocal do tanque kkkk
Aqui no RS pelo excesso de umidade do ar a eletricidade estática tende geralmente a ser menor. Em lugares com o clima seco e umidade relativa do ar baixa a estática acontece mais forte.
Mas vou ver se mudo meus hábitos, é bom garantir.


Sobre o telefone, tem uma coisa que nunca entendi: exatamente onde que no celular gera uma faísca tão forte assim pra causar a combustão do vapor da gasolina???

Um carro tem: a chave de ignição... todos os relés... o alternador... chaves de luz, pisca, chave na porta que acente a luz interna... o rádio... etc etc etc... na moto tambem, várias chaves que fecham um circuito elétrico. Algumas dessas chaves e relés inclusive geram faíscas abusurdas pela alta corrente da bateria. Isso sem contar a faísca que pode sair pelo escapamento quando o motor tá ligado.

Por que diabos então um que celular com bateria de menos de 1A faz a combustão, e essa parafernalha elétrica nos veículos não??? Alguem me explica isso!!!

taliban
10-12-11, 17:19
eu nunca acreditei nisso ai

renanperim
10-12-11, 17:31
Eh o tipo de coisa que eu nao pagaria pra ver.

De qq forma, eu pago com cartao e eu nao gosto muito da ideia de um cara poder encher o amigo de gasolina se ele fizer uma lambanca.

romanex
10-12-11, 17:44
Já havia postado um video em que o o frentista, usando a lanterna do celular, causava uma explosão no bocal de respiro do caminhão de abastecimento...
na epoca, a grande maioria não acreditava que isso é possivel...
o problema é o acumulo de gases no local, ai qualquer faisca ou labareda é suficiente para inflamar os "gases" e em consequência, o combustivel...
um cigarro, se jogado numa vasilha com gasolina," normalmente" apaga...(obs. não façam isso, pois sempre há o risco de explosão)
agora, se você der uma tragada nesse mesmo cigarro e no local houver acumulo de gases, a explosão é mais que certa...
o que causa a explosão ou incendio, são os gases acumulados no local...

magrao tk
10-12-11, 17:49
Continuo com a pergunta: como um celular explode os gases e a chave de ingnição não explode quando viramos ela?

Alexandre RJ
10-12-11, 17:51
Eu nunca desci da moto como tb nunca pediram.

E tb não acredito nisso, acho que é lenda urbana. Rsrsrsrsrs

Abçs.

romanex
10-12-11, 17:57
Se ela estiver rodeada por acumulo de gases do combustivel (que são invisiveis a olho nú), com certeza ela ira causar uma explosão se na hora de virar o contato sair a menor faisca possivel...somente ocorrendo o acumulo de gases no local e ocorrendo uma simples faisca é que irá ocorrer a explosão...
se não houver o acumulo de gases ou não hover a faisca, nada acontecerá...
é mais ou menos assim: eu tenho um pote de balas, com cem balas, e coloco uma envenenada dentro...
você vai morrer necessariamente por comer uma bala do pote?
não
e duas?
não
mas se continuar brincando com a sorte, e comer todas as balas, fatalmente vai pegar a bala premiada...

http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/fogo-no-posto-de-gasolina-0402306AD4899326?fullimage=1&types=A

magrao tk
10-12-11, 18:12
Eu sei. Mas a dúvida é por que o celular é o vilão?

Dei antes o exemplo da chave de ignição por ser uma coisa que ficaria mais próxima do bocal do tanque em uma moto.
Mas suponhamos que nunca acontece nada porque a carcaça do painel e a própria chave impedem de o gás chegar lá nos contatos.

Mas o celular tambem tem a carcaça dele! Não temos simplismente a placa e a bateria nas mãos, e a faísca creio eu que seja interna no celular tambem.

Eu acho mais arriscado chegar num posto com muito movimento em um dia abafado sem nem ter um celular, do que chegar em um posto em dia arejado, sem movimento, e com o celular no bolso (que é mais um obstáculo pro gás chegar ao telefone).

romanex
10-12-11, 18:20
O problema é que onde fica a maior concentração de gases quando você abre o bocal do tanque? Logo "em cima" do bocal do tanque...
quem vai estar mais perto desse acumulo (se ocorrer), a chave de ignição ou o celular que está na orelha do motoqueiro...
os gases do combustivel são leves, por isso eles sobem mais facilmente do que se esparramam pelos lados...
mas a própria chave de ignição pode causar o incêndio/explosão se esses gases se acumularem ao seu redor...
e não quer dizer que mesmo que você fume perto do bocal do tanque de combustivel ele vá pegar fogo...há a necessidade de haver um acumulo de gases de combustivel ao redor do cigarro...
o problema é que esses gases não são visiveis...você só vai perceber quando já for tarde...que nem o frentista do video...
obs. não existem obstaculos para a passagem dos gases em nenhum produto que não tenha sido feito especificamente com esse fim - é uma caracteristica dos gases - eles são voláteis -em resumo, dificeis de se conter...
na inspeção dos caminhoes de combustivel, usa-se uma lanterna "blindada", mesmo com o caminhão vazio, pois existe o risco da explosão em virtude dos gases que podem estar acumulados dentro dele...

magrao tk
10-12-11, 18:38
Seria então pela movimentação do celular. É mais fácil ele ir até os gases pela nossa mão, do que os gases irem até outros pontos que produzam faísca no veículo. Aí sim concordo.

romanex
10-12-11, 18:51
Exatamente...você leva a faisca até o ponto onde estão acumulados os gases...
essa combinação e que causa a explosão

DavidR
10-12-11, 21:46
aqui em my city só o pessoal do posto shell que pede isso , os outros não

Jenniffer
10-12-11, 22:06
Nossa vou descer agora

Richard
10-12-11, 23:40
aqui em my city só o pessoal do posto shell que pede isso , os outros não

Shell a rede toda é obrigada a solicitar que o cara desça da moto.

Outras bandeiras, é meio relaxo, tem posto que pede e tem posto que não.


Bom, independente da palhaçada do celular botar fogo em posto, que já foi desmentida várias vezes, eles tem essa recomendação, também por questões de "segurança" do dono da moto. Segurança para eles na realidade, pois o medo é de dar um banho de gasolina nas partes íntimas do piloto.

Eu não desço, já cansei de chamar gerente de posto para conversar sobre isso, esse négocio que eles fazem, é uma recomendação e não uma lei, como por exemplo é no caso do abastecimento de veículos à GNV.

Portanto, se não é lei, eu não sou obrigado a fazer isso.

Eu não desço só por pirraça não, é pq a Comet não tem cavalete central, aí, quando vou encher o tanque, se a moto está deitada, o tanque não fica totalmente cheio e se mantenho a moto alinhada, depois tenho que ficar fazendo malabarismo para poder fechar o bocal do tanque sem deitar a moto e me matando para fazer isso sem derramar gasolina.

Mas tudo bem, eu que me fod0, se EU derrubar gasolina na minha moto não tem problema, não é problema do frentista.

Portant não desço para minha comodidade, já teve nêgo que veio falar que é norma de segurança e qe eu teria que descer, informei que eu assinaria um termo de responsabilidade informando que se a moto explodisse comigo em cima, o risco seria extritamente meu. O gerente abasteceu minha moto e ficou quieto, pois ele não teria tal documento...rs

Já cheguei a chamar a policia quando um gerente de posto veio me falar que ele não ia abastecer a moto, mas o soldado que me atendeu no 190 disse para eu tentar negociar com o gerente pq ele não tinha nenhuma viatura disponível para mandar para o local, discuti mais um pouco com o cara, mas fui obrigado a ir embora sem abastecer, pois estava chegando uma baita chuva no posto e ão tava a fim de me molhar e nem minha garota. Mas mesmo assim, volto nesse posto com tempo para gastar e se recusarem a fazer o abastecimento, aciono a policia de novo.

Eduardo Toda
11-12-11, 07:11
Sempre desço, coloco no cavalete central, tiro a tampa do tanque e tiro o capacete. Sei lá sempre fiz isso, já virou hábito. Não pelo hábito de pegar fogo, ou derrubar gasolina em você, mas acho que facilita o frentista para trabalhar, fica mais espaço, as vezes ele dã uma espiada no tanque para ver se está ficando cheio...

FelipeLiposo
11-12-11, 09:45
Sempre saio da moto, pois pago com cartão e tenho que procurar na carteira o mesmo. Mas faço uma coisa errada, fico em cima do cara que está abastecendo, para que ele não derrube gasoálcool na minha moto e para assegurar que ele vai encher o tanque até onde "der", para demorar mais pra eu voltar lá....:p rsrsrs isso é muito errado pois não podemos encher até a boca o tanque e no fim das constas não faz muita diferença....... Mas aqui vai um off topic: Reparei que sempre que encho o tanque, a gasolina demora um pouco pra ir até o fundo, tenho que esperar uns 10 segundo pra ela "assentar" no fundo do tanque e ai sobra mais espaço..... porque acontrece isso?

romanex
11-12-11, 10:29
O celular não bota fogo no posto...
qualquer equipamento eletrônico ou elétrico pode botar fogo "no acumulo de gases provenientes do combustível"...
pelo menos é isso que é ensinado nas aulas de engenharia de transportes, em relação ao transporte, armazenamento e manipulação de cargas inflamáveis...
é por isso que são tomadas medidas de precaução para evitar essa combinação perigosa...
detalhe, nunca desço da moto quando abasteço, no entanto, nunca atendo o celular no posto...
detalhe curioso: no vídeo, sabe por que o caminhão de combustível não explodiu?
Ele passa por um processo que se chama inertização (que é o acréscimo de um gás inerte): é injetado nitrogênio, na forma de gás, que fica por cima do combustível, evitando que o mesmo tenha contato direto com o oxigênio, para evitar a combustão...
Isso evita de ter de usar aquelas correntes arrastando no asfalto para descarregar a eletricidade eletrostática, eliminando esse risco na carga e descarga do caminhão.
o que explodiu no vídeo, foram os gases do combustível que escapavam pelo respiro...
o grande perigo, repito novamente, é o acumulo de gases e não o combustível em si...

Rafael WF
11-12-11, 10:49
OOOlha, quanto a um clular poder provoca essa exlosão ja foi comprovado uma vez no Fantastico eu acho que é mentira, mas vai sabe, talvez naum ocorrreu com o celular do testo, mas e se for um mais velho??

Eu desço da moto as veses, mas ultimamente sempre desço, é uma sensação de que o frentista tah mt perto do meu bilau dae desagrada
askpoksakopsakopsakop
flw

cabra de brasilia
11-12-11, 15:57
Desço, coloco a moto no central ou lateral ( isso depende do quanto irei abastecer) e ainda viro o guidon no sentido contrário pra ajudar mais ainda o frentista. Lei ou não pouco me importa primícia básica de um ser inteligente é o bom senso e educação. Lei é pra impor regras a quem não gosta de ter civilidade por livre e espontânea vontade.

romanex
11-12-11, 16:58
falou tudo cabra...

Yuri_RN
11-12-11, 17:16
Desço sempre da moto,pelo que sei é norma dos postos de gasolina

aqui a galera 80% pede pra descer.


http://www.youtube.com/watch?v=DiVrED0-hJw

romanex
11-12-11, 17:20
Esse é o video que eu postei o link antes...o frentista morreu e a coisa só não foi maior por que o caminhão é inertizado: o que explodiu ali foi só os gases do respiro...se não fosse inertizado explodia o caminhão inteiro...

cabra de brasilia
11-12-11, 17:20
Já trampei como frentista e coisa mais comum era cumprimentar o cliente e ele nem "tchum".....já ia logo pro coloca 40 real de gasolina e raras vezes dizia por favor.

Já quando PM para o mermo nêgo antes do PM abrir a boca o camarada já vai dando bom dia, boa tarde, boa noite, depois do cabulejo nos doc's que PM libera o nêgo ainda agradece e baba um ovo.......

kbecao_bnu
11-12-11, 21:22
Já trampei como frentista e coisa mais comum era cumprimentar o cliente e ele nem "tchum".....já ia logo pro coloca 40 real de gasolina e raras vezes dizia por favor.

Já quando PM para o mermo nêgo antes do PM abrir a boca o camarada já vai dando bom dia, boa tarde, boa noite, depois do cabulejo nos doc's que PM libera o nêgo ainda agradece e baba um ovo.......


Pior que é a maus pura verdade. Sempre cumprimento os frentistas, as vezes pergunto como ta o trampo e tals, e quando vou embora, sempre, sempre agradeço pelo serviço. Quando a descer da moto, nunca me passou pela cabeça sobre esse assunto. vou procurar fazer isso.

charrinho
11-12-11, 22:01
eu desço sempre da moto ué, meu tanque é embaixo do banco KKKKKKKKKKKKKK

---------- Mensagem adicionada às 23:01 ---------- Mensagem anterior foi às 23:00 ----------


Já trampei como frentista e coisa mais comum era cumprimentar o cliente e ele nem "tchum".....já ia logo pro coloca 40 real de gasolina e raras vezes dizia por favor.

Já quando PM para o mermo nêgo antes do PM abrir a boca o camarada já vai dando bom dia, boa tarde, boa noite, depois do cabulejo nos doc's que PM libera o nêgo ainda agradece e baba um ovo.......


eu sou fiel ao posto que abasteço, os frentistas me conhecem a anos, abastecia a fanzinha, o fuca, a cb a crypton, até tomava coca com os parceiros lá e os frentistas junto. não sei porque o preconceito com a classe, gente fina são eles ^^

rodrigo2011
11-12-11, 22:11
ehh vou para de andar com o celular qndo for abastecer kkkk
qndo vou descer o frentista ja esta encima com a mangueira na mao ae fica paia ter q pedir licença e tal
os caras nem responde ao bom dia ou boa tarde imagina boa noite .. fiquei gliladao esses dias tinha acabado de lavar a moto , 2 mãos de cera o frentista qndo foi com a mangueira tinha um resto dentro e molhou o tanque todo ( num sabia se xingava ou se chorava ) so fechei a boca do tanquei fui lavar a moto denovo e nunca mais fui nesse posto

herbert.zgoda
12-12-11, 08:47
É altamente aconselhável sempre descer da moto e se afastar durante o abastecimento, já que o celular geralmente está no bolso da calça ou da jaqueta. O ideal seria até desligar o celular antes de iniciar o abastecimento.

Eu já trabalhei em plataformas de petróleo como técnico de segurança do trabalho e ministrava treinamentos sobre explosões em áreas classificadas. Todos trabalhadores offshore são altamente treinados quanto a este assunto. Instrutores são mais treinados ainda para que possam treinar outros. A nossa dor de cabeça sempre foi com funcionários que levavam para estas áreas classificadas aparelhos não intrisicamente seguros EXi, tais como celulares, cafeterias elétricas, máquinas fotográficas, etc. É claro que o risco em uma plataforma é maior do que num posto de gasolina, mas mesmo assim ele existe.

Bem, não vou dar uma aula aqui sobre este assunto, mas só digo a vcs, apesar de que não temos frequentes notícias destes casos, isso acontece mesmo, não é papo furado e realmente é perigoso. Sei que alguns podem ficar rindo, zoando e pegando leve com este assunto, mas desejo apenas deixar aqui uma dica que simplesmente pode salva a sua vida. Não custa muito para proteger algo que não tem preço, não é?

Saudações e muitos Kms de estrada, felicidade, saúde e alegria para todos.

Herbert Zgoda
Rio de Janeiro / RJ
www.portalbigtrails.com.br (http://www.portalbigtrails.com.br)

Guilherme Rabelo
12-12-11, 09:02
eu nao desco nao e fico sempre de olho p/ o frentista nao encher de mais e transbordar e cair gasolina em mim...............agora quanto a educaçao........................sempre chego qualquer um que seja falo por favor coloca x reias de combustivel e ao me entregar a chave agradeço

jmn83
12-12-11, 21:53
As vezes desço as vezes não vai do dia e da forma como vou pagar geralmente quando vou pagar com o cartao eu desço se pago com dinheiro não desço.

Não acho que descer, ou não represente mais ou menos inteligencia ou educação, e olha que modestia parte estou acima da média se tratando de educação, pq o povo hj em dia anda Cabrunco! :)

XxUNOxX
13-12-11, 00:09
Eu sempre desci, mais depois que fiz um curso Profissionalizante no Sest Senat e teve um tópico de Cargas Perigosas e principalmente abastecimentos, sei que o Frentista é uma pessoa abençoada por trabalhar encima de uma Bomba o tempo todo!
Quando vejo um ao telefone ou fazendo alguma coisa de fora das regras, simplesmente peço a Deus para que nada de mal aconteça, vi muitos vídeos, muitas tragédias causadas por besteira.
Então desço da moto, não nego que as vezes deixo o celular ligado, mais não atendo, não mexo nele, nem tiro do bolso, me afasto da bomba e espero terminar todo abastecimento.
Ja vi pessoas até abastecendo a moto com o motor ligado!
É muita loucura!

stcowboy
13-12-11, 06:26
Eu sempre desço. Não custa nada...

Nickneo
13-12-11, 08:02
Não desço, normalmente seguro a moto em pé para o abastecimento

Kbça 2T
13-12-11, 08:48
eu desço pq fico com vergonha de ter a mão do frentista perto do meu piu-piu... rsrrsrsrs... eu tenho uma titan 150 e a boca do tanque é muito perto da ponta do banco... por isso eu desço.

evertonteixeira
13-12-11, 09:05
Eu sempre desço. Uma porque sempre pago no cartão, outra por que acho que fica mais fácil do frentista trabalhar e a terceira, não me sinto muito a vontade com em ficar em cima do cara enquanto ele trabalha.

A respeito dos celulares, não vamos esquecer que há pouco tempo houve um caso aqui no Brasil com o aclamado Iphone. Lembro que foi de uma estudante que teve uma queimadura na perna pois estava com o celular no bolso. Acho que foi isso. Mas foi quase combustão espontânea. Agora imaginem se isso acontece perto dos gases.

pickloco13
13-12-11, 09:32
Na região da zona norte de sampa muito dos postos solicitam que vc dessa da moto para abastecer, caso contrarioos fretistas não podem abastecer......

peterson972
13-12-11, 12:07
Só desço se o frentista pede.

LuyxTwister
13-12-11, 12:21
nunca desci e nunca pediram pra descer , mas vou me policiar nao sabia dessa nao.

Esquadrão Marte
13-12-11, 17:32
O negocio é melhor prevenir do que Remediar !!!!

rodrigo2011
13-12-11, 18:50
ja comecei a descer toda vez q vou abastecer ..obrigado pela dica PN

Jordano
14-12-11, 07:45
eu confesso que sempre fiquei montado na moto e sempre fico dentro do carro
um dos motivos é que os postos daqui são muito movimentados e como eu não gosto que ninguém me atrapalhe, não atrapalho ninguém tb na hora de abastecer deixando a moto ABASTECIDA parana na frente da bomba

também não gosto que outros mexam na minha moto então eu termino de abastecer e tiro a moto de lá, aí sim eu desso dela e vou pagar
quanto à estática, moro na praia, tem mais umidade do que ar então a estática é quase zero

fredericoelias
14-12-11, 09:09
ontem o frentista mandou eu descer. Politica da empresa.

Richard
14-12-11, 14:38
Na região da zona norte de sampa muito dos postos solicitam que vc dessa da moto para abastecer, caso contrarioos fretistas não podem abastecer......

É essa a resposta que sempre me dão quando eu digo que não vou abastecer.

Aí, peço, educadamente, para que, por favor, o frentista chame o gerente.

O gerente fala a mesma coisa.

Comento sobre a RECOMENDAÇÃO que eles tem e que eu não sou obrigado a seguir recomendações, apenas coisas previstas em Lei.

Se o cara não muda o discurso e muda o tom de voz, digo que como não existe Lei mandando eu descer da moto para abastecimento, e segundo o artigo 5º da Constituição, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, portanto, como não existe tal LEI, em caso de recusa do abastecimento eu iria acionar a polícia (como já fiz) por desrespeito ao código de defesa do consumidor, que também diz em seu artigo 39º, É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de interdição regulados em leis especiais.

Portanto, se na lei diz que eu não sou obrigado a descer da moto e que o posto não pode ser recusar a abastecer, caso eu me recuse a descer da moto, eu faço.

Sei que vou ser chamado de chato, tá pode ser, mas esse negócio foi feito pura e simplesmente por questões de nêgo que abastece, fecha o tanque e sai vazado do posto, nada a ver com segurança, pois se fosse o caso, isso também seria feito para carros e não apenas motos.

Quando a questão é segurança, é criada a lei, como é no caso de carros com GNV, que diz em Lei que o condutor é obrigado a descer e se afastar do veículo.

No dia que fizerem uma lei tratando do abastecimento de moto, aí desço dela, enquanto não existir, vou continuar fazendo o que é mais cômodo para mim, pois como disse, não é nada simples ficar fazendo malabarismo para poder abastecer uma moto pesada e sem cavalete central, sem deixar vazar gasolina e eu estar em cima dela, não atrapalha em nada o frentista abastecê-la.

romanex
14-12-11, 17:56
LEI No 9.847, DE 26 DE OUTUBRO DE 1999. (http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.847-1999?OpenDocument)



Conversão da MPv nº 1.883-17, de 1999 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/MPV/Quadro/_Quadro%20Geral.htm#1883-17)
Dispõe sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis, de que trata a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, estabelece sanções administrativas e dá outras providências.



"VIII - deixar de atender às normas de segurança previstas para o comércio ou estocagem de combustíveis, colocando em perigo direto e iminente a vida, a integridade física ou a saúde, o patrimônio público ou privado, a ordem pública ou o regular abastecimento nacional de combustíveis:
Multa - de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais); "

Creio que há um pequeno equivoco da sua parte...
norma não precisa ser lei, pode ser uma diretriz técnica de segurança...

como você mesmo diz:

“ ressalvados os casos de interdição regulados em leis especiais."

isso quer dizer que, se a ABNT, ou qualquer outra entidade apresentar um laudo confirmando o procedimento (aqui cabem as agências reguladoras), esse tem força de lei sim, pois há uma lei (a lei LEI No 9.847, DE 26 DE OUTUBRO DE 1999. (http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.847-1999?OpenDocument) ), que estabelece que se os postos não tomarem as medidas adequadas em relação ao abastecimento e não executarem as mesmas, passa a ser passivo de multa, conforme previsto em lei.

O problema é que, como nunca aconteceu, e que muitos acreditam que nunca aconteça, e que dificilmente aconteça (tem que existir todas as condições para o fato ocorrer), o gerente do posto avalia o caso e considera melhor enfrentar o risco do que tentar encontrar pelo em casca de ovo....

"Sei que vou ser chamado de chato, tá pode ser, mas esse negócio foi feito pura e simplesmente por questões de nêgo que abastece, fecha o tanque e sai vazado do posto, nada a ver com segurança, pois se fosse o caso, isso também seria feito para carros e não apenas motos."

e o que impede que o individuo faça a mesma coisa, descendo ou não da moto????

Richard
15-12-11, 08:20
LEI No 9.847, DE 26 DE OUTUBRO DE 1999. (http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.847-1999?OpenDocument)



Conversão da MPv nº 1.883-17, de 1999 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/MPV/Quadro/_Quadro%20Geral.htm#1883-17)
Dispõe sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis, de que trata a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, estabelece sanções administrativas e dá outras providências.



"VIII - deixar de atender às normas de segurança previstas para o comércio ou estocagem de combustíveis, colocando em perigo direto e iminente a vida, a integridade física ou a saúde, o patrimônio público ou privado, a ordem pública ou o regular abastecimento nacional de combustíveis:
Multa - de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais); "

Creio que há um pequeno equivoco da sua parte...
norma não precisa ser lei, pode ser uma diretriz técnica de segurança...

como você mesmo diz:

“ ressalvados os casos de interdição regulados em leis especiais."

isso quer dizer que, se a ABNT, ou qualquer outra entidade apresentar um laudo confirmando o procedimento (aqui cabem as agências reguladoras), esse tem força de lei sim, pois há uma lei (a lei LEI No 9.847, DE 26 DE OUTUBRO DE 1999. (http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.847-1999?OpenDocument) ), que estabelece que se os postos não tomarem as medidas adequadas em relação ao abastecimento e não executarem as mesmas, passa a ser passivo de multa, conforme previsto em lei.

O problema é que, como nunca aconteceu, e que muitos acreditam que nunca aconteça, e que dificilmente aconteça (tem que existir todas as condições para o fato ocorrer), o gerente do posto avalia o caso e considera melhor enfrentar o risco do que tentar encontrar pelo em casca de ovo....

"Sei que vou ser chamado de chato, tá pode ser, mas esse negócio foi feito pura e simplesmente por questões de nêgo que abastece, fecha o tanque e sai vazado do posto, nada a ver com segurança, pois se fosse o caso, isso também seria feito para carros e não apenas motos."

e o que impede que o individuo faça a mesma coisa, descendo ou não da moto????

Vamos novamente, uma recomendação, eu posso contestar e assumir o risco de minha ação, e é isso que faço.

Outra, coisa a lei 9847 fala de pena ao se deixar de atender as normas de segurança e blablabla.

Essas normas deverão ser criadas por orgãos que tenham tal direito, uma ABNT, Inmetro e afins. Uma norma que a Shell criou, eu não sou obrigado a seguir.

Como o caso de capacetes, nós somos obrigados a usar capacete com selo do Inmetro pq existe a lei falando que é obrigado o Inmetro acreditar o capacete. Se a Peels fizesse essa norma, ninguém seria obrigado a seguí-la.

Outra coisa, não existe equívoco nenhum na minha atitude, pois existe uma grande diferença de normas (criadas pela ABNT, ANP, Inmetro, etc, etc, etc) e RECOMENDAÇÕES.

Recomendação eu não sou, em nenhum momento, obrigado a seguir. Se o posto tem a recomendação por parte de sei lá quem de pedir para o motociclista descer da moto ao abastecer, eu posso me recusar numa boa.

Um ótimo exemplo, aconteceu na semana passada quando fui abastecer em um posto do Walmart perto da casa da minha garota. Sempre abasteci lá quando precisei e até o gerente do posto é meu conhecido já, pois ele era frentista do posto do lado de casa que sempre abasteço, desde que tenho moto, mas enfim.

Parei na bomba, falei quanto ia colocar e a menina me pediu para descer, detalhe que isso sempre acontece com gente nova no posto, pois os frentistas velhos já me conhecem, aí informei que eu não ia descer e ela retrucou que então não poderia abastecer, que por causa da Lei XYZ ela não poderia abastecer.

Disse que gostaria de ver tal Lei, pois a desconhecia e caso fosse real, eu me prontificava a descer do veículo. Ela apontou o poste ao lado da bomba e disse que estava colada lá a tal Lei.

Fui até o poste e só precisei ler as duas primeiras linhas, que, não lembro o texto corretamente, mas falava que segundo a norma XYZ da ANP que era de regras para abastecimento DO POSTO e não do cliente final, deveriam ser seguidas as recomendações XPTO.

Pedi para ela ler o papel com atenção e me dizer onde falava sobre pilotos de MOTOS terem que descer do veículo.

Ela disse que era assim e pronto e que não ia abastecer.

Pedi que ela chamasse o gerente e ela disse que ele não estava lá.

Retruquei como que um posto fica sem um responsável e disse que eu queria um resposável, nisso ela pediu alguns instantes e foi chamar um cara de outra bomba, o cara veio, pegou a pistola e abasteceu a moto sem falar nada.

Ele até falou, esquenta não que ela é nova, que ela ainda estava trabalhando com o livrinho de regras que passaram para ela no curso, embaixo do braço.

Respondi que percebi isso e que sei da recomendação que eles tem e tudo mais.

No fim o cara falou que isso lá tá deixando de ser pedido, exatamente pq não muda nada e tem gente, como eu, que tá retrucando e o gerente apenas vem e fala que pode abastecer.

O gerente vem no cliente e fala que pode abastecer, exatamente pq ele sabe que não tem embasamento nenhum para se recusar a abastecer uma moto com o piloto em cima.

Bom, é isso aí.

---------- Post added at 09:20 ---------- Previous post was at 09:18 ----------

E Romanex, correto, se a ABNT, Inmetro e outros orgãos que criam normas fizerem tal procedimento e se essa passar a valer como Lei, como foi o caso dos selinhos de capacete, beleza, mas enquanto for recomendação de dono de posto, aí é discutível.

Bandit
15-12-11, 08:43
Aki em BH, alguns postos pedem pra descer, outros nao ligam... por uma lado muitos ficam com medo de assaltos..

mas eu olho por outro ponto de vista.. a moto nao e um veiculo estavel normalmente a pessoa equilibra a moto com os dois pés no chao, na hora de abastecer.. imagina agora, se por descuido a moto balance enquanto esta sendo abastecida, e por acidente a pistola saiu do bocal do tanque, e derrame gasolina no motor quente..entendeu, ali ja era, vira um caos...

Talves por isso, as vezes e melhor descer da moto..

romanex
15-12-11, 09:09
A Agencia reguladora ANP (Agência Nacional do Petróleo), tem o poder de criar leis em sua area de atuação...
então é uma lei sim...
e preve punição para o posto que não cumprir...
é como falei, as vezes é mais fácil descumprir uma regra ou lei do que ficar discutindo o ordenamento jurídico...
detalhe, eu afirmei lá no início que eu também não desço, porém, nunca me pediram...
se pedirem, desço, mas para não complicar a vida do posto de gasolina, que pode levar uma multa por isso..
o que eu não faço nem a pau Juvenal é atender celular na hora que estou abastecendo...
e nem dentro da área do posto...
como diz um velho deitado espanhol: "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem"
detalhe, no quesito "integridade física" previsto na lei, está incluso o possivel "abastecimento" das partes baixas do piloto...
que acredito não ser nem um pouco agradavel...
como a minha moto é baixa, qualquer coisa é só levantar rápidinho, mas em motos mais altas, isso já fica complicado...
continuo achando mais prudente e polido descer quando solicitado...

@teago
17-12-11, 15:53
Cara, nunca vi ninguém fazer isso aqui em sampa, pelos menos na z/s. mas engraçado que as advertência são direcionada para os carros, eles mal sita moto nessa parada ai.
ha também NUNCA nenhum abastecedor pediu pra mim descer da moto.

romanex
17-12-11, 17:22
Aqui na região houve uma época que os frentistas nem chegavam perto de motoqueiro com o capacete na cabeça (medo de assalto), só atendiam depois que você tirasse o capacete (como se isso fosse impedir o assalto), mas também nunca me pediram para descer no abastecimento...
é que o tempo perdido com a descida da moto, colocar no cavalete, abastecer, tirar do cavalete e desocupar a vaga, acaba atrapalhando o bom andamento da "fila" de abastecimento... Porém, como já disse, o posto é passível de multa e em certas regiões, por um motivo ou por outro, o posto tem um receio maior dessa multa, pedindo para o motociclista descer...
se me pedirem desço de boa, porém como não pedem, me atenho somente em não usar o celular, que aprendi nas aulas de Logística e Transportes da FATEC, que, em armazenamento e manipulação de cargas perigosas(no caso inflamáveis) ser essa uma condição necessária...

ah... só uma curiosidade quanto ao motociclista sair sem pagar do posto...

ontem fui abastecer no Carrefour de Osasco, um cara com um Sandero entrou na fila do abastecimento, parou pra frente da bomba, roubou um detergente de para brisa, engatou a ré (se fosse para a frente, não tinha como passar sem quebrar a cancela), quase bateu em dois carros e saiu chingando os donos dos carros...
o frentista ficou de boca aberta e depois foi tranqüilizar a coitada da senhora de um corsa, que o cara quase levou junto quando da fuga...
depois é motociclista/motoqueiro que não presta....

cabra de brasilia
17-12-11, 17:58
Na letra fria da lei só quem pode dar baculejo em você ou no seu carro é o delegado de polícia......nunca vi ninguém questionar algum PM quando ele manda o caboclo abrir as perna......porque sabe que a raquetada na orelha é dita e certa né.

Agora o coitado do frentista eu sei bem como sofre...cliente faz aquele espetáculo é praticamente dito e certo que o canalha do gerente manda o coitado pra rua.....

Então é aquele negocio....ser humano me comporta pela conveniência...com PM ele não canta de galo porque sabe que se fod......já com frentista ai ele desconta o ódio do dia a dia.......


Hospital paciente ou acompanhante solta os cachorros sem dó nos vigilantes/ porteiros e pessoal do guichê.....ai chega na frente do médico peida bunito e ainda baba um ovo........

Hugo_Victor
26-12-11, 11:27
Ja vi ouvi falar de casos e casos sobre isso.
EU ACHO que não tem muito sentido não... Os gases emitidos e armazendos em um caminhão-tanque é bem diferente de um tanquezinho de 13lts com suspiro. Estudei MOPP e sei como é.

Quanto a questão de sair de cima da moto, acredito menos ainda, seja porque o cel pode tocar e explodir, seja por outro motivo. O que tenho visto é que, hoje tornou-se "seguro" abastecer. Ja reparou nos carro que estão vindo com abertura interna do tanque de combustível? Antigamente você tinha que entregar a chave, forçando o desligamento do motor. Hoje, vc no conforto do seu ar condicionado, pára no posto, abre a tampinha, o cara abastece, paga e tudo sem sair do carro ou correr risco de ser assaltado durante um abastecimento, além do conforto, como eu disse.

Então, você não acha que a fábrica pensou nisso? Acha que inventou a abertura interna do tanque só pra o motorista não entregar a chave o frentista? Ou você acha que ela calculou os riscos de saber que existe um motor em combustão funcionado, que há gases dentro de um tanque de possíveis 40l e que pode ser aberto e reabastecido normalmente? Acho que não...

romanex
26-12-11, 11:45
A diferença é que o motor está num compartimento fechado, a aproximadamente 1,5 metros do bocal do tanque...
e não tem nenhum celular perto do bocal do tanque...
se o cara estiver usando o ar condicionado, vai estar em ambiente fechado, sem contato com o bocal de combustivel...
Você não acha que a fábrica também pensou nisso...
mas e na moto...
a situação é igual???
creio que não....
bocal a aproximadamente 30 cm do motorista e logo abaixo de sua cabeça...
no minimo o meu bom senso diz que não é uma boa ideia usar eletronicos ou eletricos em cima de um bocal de combustivel...
se os gases são tão inofensiveis assim, dá pra acender um fosforo em cima do bocal, a uns 20 cms só pra ver se o tanque tá vazio...
você tem coragem de fazer isso? Eu não!
meu bom senso e minha capacidade cognitiva não me permite...

sandro lara
26-12-11, 12:13
magrão ,pelo pouco que entendo de eletricidade ,as faíscas gerada por partes de reles,chaves,alternador etc...são "cargas secas ou frias ao contrario do celular que funciona por micro ondas +ou- igual a de um forno micro ondas e esse tipo de energia tende a ser muito quente ,por isso quando toca o celular a massa de ar em volta dele esquenta momentaneamente de uma vez e é isso que causa a combustão.

no carro o positivo fica centrado e o negativo é o polo externo ,na bomba de combustível também tem um aterramento negativo ou seja (energia fria), uma onda de frequência celular é sempre positiva ,por isso o aquecimento precoce ,e ai esta sua resposta porque o
celular é o vilão ,ao abastecer forma-se uma grande quantidade de eletrons negativos e ao tocar o celular perto forma-se uma grande quantidade de eletrons positivo e ainda por cima aquecidos ,ai meu amigo é roça.

cmairon
26-12-11, 12:50
É o certo seria mesmo descermos da moto, segurança para nós mesmo, mas vou falar a verdade, desço só de vez em quando, isso quando tem algo que me agrada na loja de conveniências pq do contrário fico na moto mesmo, vou começar a adotar essa postura de descer da moto na hora de abastecer...

magrao tk
26-12-11, 12:52
magrão ,pelo pouco que entendo de eletricidade ,as faíscas gerada por partes de reles,chaves,alternador etc...são "cargas secas ou frias ao contrario do celular que funciona por micro ondas +ou- igual a de um forno micro ondas e esse tipo de energia tende a ser muito quente ,por isso quando toca o celular a massa de ar em volta dele esquenta momentaneamente de uma vez e é isso que causa a combustão.

Faz sentido Sandro, mas mesmo assim... não sei qual é a frequencia que um celular opera, mas com certeza não é tão alta quanto a frequencia de um micro ondas. Pois quanto menor a onda, maior é a frequencia. E é essa agitação molecular que a alta frequencia produz que esquenta as coisas.

E mesmo que um celular aquecesse o ar em volta, seria apenas uma área grande aquecida. Ao contrário de uma faísca, que não é fria, é um ponto de muito, muuuuito calor gerado, mas concentrado em uma área muito pequena e gerado em frações de segundo.

São 2 coisas diferentes o calor espalhado pelo ar e esse mesmo calor concentrado em uma pequena partícula como uma faísca. Um não causa combustão e o outro causa.

mdorigon
26-12-11, 13:29
Bem, sempre desço só pelo fato de que não sei se o frentista pode dar a louca e apertar a bomba e jogar gasolina em mim e no motor quente...alias se falhar o retorno do bico, transbordar e cair no motor quente...Deus me livre e livre a todos de descobrir o que aconteceria numa dessa. E pra mim...não vejo problema nenhum de descer da moto, colocala no cavelete central e esperar ele encher o tanque, depois vou la, pago, volto na bomba, me preparo, subo na moto e vou embora. Não vejo nada de mais nisso. To pagando o melhor produto do posto geralmente, eles que me atendam corretamente. Agora...entendo quem não tem cavelete central na moto tem que equilibrar pra encher o tanque por completo...por isso eu evito moto que não me de essa opção.

brunolbo
26-12-11, 14:08
em todos os postos que vou nenhum frentista pede para descer da moto, acho que aqui em bh nao tem nenhum posto que faz isso

diegocarvalho
26-12-11, 17:04
Sempre desço, pois pago sempre com o cartão, então é costume.

danilo-sn
26-12-11, 17:29
eu sempre desço é mó zuado ficar emcima da moto kkkkkkkkkkkkkkkk

Hanz
26-12-11, 18:52
Quando vou abastecer é sempre a mesma coisa: desço da moto, tiro a tampa do tanque, o frentista abastece, eu coloco a tampa no lugar, pago e vou embora. Acho meio estranho ficar em cima da moto e o cara ali na sua frente segurando a mangueira rs

apu
26-12-11, 20:06
sempre desci.

arthurdurbano
26-12-11, 20:35
Bem se aconteceria ou não uma explosão, se é "Lenda Urbana", bem isso eu não sei mas o que sei é que realmente nunca pensei nas possibilidades que poderiam ocorrer ao abastecer a moto, até que outro dia conversando sobre as motos BMW e a questão da boca do tanque ser atrás do piloto e não em cima do tanque e do motor. Então vamos pensar na hipótese do motor da moto estar muito, muito quente e o frentista deixa transbordar e a gasolina caia no motor quente, será que mesmo sem a faísca, essa gasolina que pegaria fogo por causa do ponto de fusão ??? Não tenho certeza então prefiro não arriscar meu precioso couro, de agora em diante irei tentar lembrar de descer da moto para esticar as pernas e ver o serviço do(a) frentista...

Honda Motors
27-12-11, 09:28
Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Convido a todos para responder a esta enquete da forma mais sincera possível. Depois leia o texto abaixo e comente se você pretende manter o mesmo comportamento respondido na enquete ou se você pretende mudar o seu hábito ao abastecer a moto.

Será que esta enquete poderá mudar alguns comportamentos? Eu já mudei. Antes eu respondia "AS VEZES". Hoje eu já posso responder "SEMPRE". E você?

-------------------------------------------------------------------------------

Pronunciamento da Shell Oil Co.

Recentemente, após três incidentes nos quais telefones celulares inflamaram gases durante operações de enchimento de tanques de gasolina, aShell Oil Company emitiu a seguinte advertência:

No primeiro incidente, o telefone havia sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.

No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras da face quando gases se incendiaram conforme respondia uma chamada celular enquanto abasteciam seu carro.

E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e virilha queimados conforme gases se incendiaram quando seu celular, que se encontrava em seu bolso, tocou enquanto estava abastecendo o carro. É muito importante você saber que:

- Telefones celulares podem incendiar combustíveis ou gases

- Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio

- Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando estiver abastecendo cortadores de grama, barcos!, etc...

- Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (i.e. solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos, etc.)

Em suma, aqui vão asQuatro Regras para o Abastecimento Seguro:

1) Desligue o Motor

2) Não Fume

3) Não use seu telefone celular - deixe-o dentro do veículo ou desligue-o.

4) Não retorne ao seu veículodurante o abastecimento!!

O Senhor Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, está engajado em uma campanha que intenciona informar as pessoas quanto ao risco de incêndios resultantes da"eletricidade estática" em postos de gasolina. Sua empresa, já investigou 150 casosdesse tipo de incêndio.

Os resultados foram surpreendentes:

1 - Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.

2 - Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava seu veículo enquanto o bocal da bomba ainda estava bombeando gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da estática.

3 - A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.

4 - A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.

5 - Nunca use telefones celulares enquanto estiver abastecendo seu veículo.

6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.


7 - Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.

8 - Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.

O Sr.Renkes enfatiza a instrução de NUNCA entrar denovoem seu veículo durante o abastecimento.

No caso de haver uma necessidade absoluta de retornar ao seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL, antes de retirar o bocal da bomba. Através desse gesto simples, você estará se descarregando da eletricidade estática antes de remover o bocal.

Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos quanto a esse perigo.

Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando: Petroleum Equipment Institute > Home (http://www.pei.org/). Uma vez conectado, clique no centro da tela onde está escrito "Stop Static".

Eu solicito a você que, por favor, envie essa informação para TODA sua família e amigos, especialmente aqueles que transportam criança sem seus carros enquanto enchendo seus tanques de gasolina. Se isso ocorrer com eles, talvez eles não sejam capazes de tirar as crianças do carro em tempo de salvá-las.

--

Herbert Zgoda
Rio de Janeiro / RJ
www.portalbigtrails.com.br (http://www.portalbigtrails.com.br)

Eu só saio da moto quando o frentista pede, se for mulher eu fico na moto enquanto ela segura a mangueira no meu ladinho e eu falando groselhas no ouvido dela...hehehehe

Felipe.s
27-12-11, 21:10
sempre fico sentado,atendendo telefone e com a cara no buraco do tanque e nunaca me aconteceu nada

Darkknight
28-12-11, 08:46
desço pra fazer a nota no posto kk :D

roberto van damme
30-12-11, 18:07
nao eu num to numa pop ou biz fiko na minha as vezes eu mesmo coloko e deixo o dim na bomba e vo embora

Rodrigo Cardim
29-05-12, 19:18
só desço quando o frentista pede, não atendo celular quando to abastecendo, to de olho no tranqueira que derrama a gasolina na pintura. Vou tentar lembrar disso e descer nas próximas vezes...

Motaro
29-05-12, 19:31
Nunca desço, a não ser que a máquina de cartão não seja sem fio, aí não tem jeito. Geralmente eu fico na moto, chego, desligo a moto no corta corrente, abro o bocal, espero o caboclo por a gasolina, dou o dinheiro (em caso de cartão, ele traz a máquina até a moto), fecho o bocal, giro a chave, ligo, 1ª,2ª e vo embora. N fico mais de 2 minutos no posto.

Jordano
29-05-12, 19:46
eu nunca desço, principalmente pra manter ela reta enquanto abasteço, pra encher tudo.

cleverson80
29-05-12, 19:53
Eu desço, mesmo que não peçam, morro de medo de derramarem gasolina nas minhas pernas.
Putz imagino como deve arder se cai lá.

leomarteninghe
29-05-12, 20:21
eu não desso e eles não pedem
mas normalmente é rapidinho pois, coloco 5 ou 10 reais!^^

Richard
29-05-12, 22:15
só desço quando o frentista pede, não atendo celular quando to abastecendo, to de olho no tranqueira que derrama a gasolina na pintura. Vou tentar lembrar disso e descer nas próximas vezes...


Alguém dá o troféu pá de ouro pro cara...

rafa_barros
29-05-12, 23:04
só desço si pedirem...

Matheus!
29-05-12, 23:07
Claro que existe perigo no abastecimento. Se cair gasolina no motor a situação pode ficar quente. E adivinhe na direção de quem estará apontada a mangueira..
http://sphotos.xx.fbcdn.net/hphotos-snc6/p480x480/74761_398770406810557_100000328029784_1324746_1160 429617_n.jpg
Na imagem, o piloto Amaury Fernandes teve uma queda no Rali RN 1500, o bocal de sua CRF450X abriu e a moto incendiou.

chriskopsch
29-05-12, 23:26
Olha a cagada do frentista:

http://www.youtube.com/watch?v=iqqSjZuv2JU&feature=plcp

chiccoli
29-05-12, 23:48
Olha a cagada do frentista:

http://www.youtube.com/watch?v=iqqSjZuv2JU&feature=plcp


joga agua com detergente neutro.., nunca me deixou marca na pintura, só num pode secar.., ai vira uma beleza..

leomarteninghe
30-05-12, 00:52
todo mundo pro chão vai ahhhhhhh kkk cagado do cara!
mas os cara gostao de enxe at o bico!

Rodrigo Cardim
30-05-12, 22:43
Alguém dá o troféu pá de ouro pro cara...

To novato aki mano, ainda não me acertei bem com a parada da pesquisa e como tem tópico pra dedéu to futucando tudo... vlw irmão... dá uma ajuda aeee... achei interessante essa parada de sair da moto, há umas 3 semanas parei num posto e o frentista tava desligadão, se eu não to de olho o cara derrama gasolina no tanque da minha moto, o lance acho q é descer da moto mas ficar perto e sempre de olho...

Forte abraço

rodrigo2011
30-05-12, 23:26
To novato aki mano, ainda não me acertei bem com a parada da pesquisa e como tem tópico pra dedéu to futucando tudo... vlw irmão... dá uma ajuda aeee... achei interessante essa parada de sair da moto, há umas 3 semanas parei num posto e o frentista tava desligadão, se eu não to de olho o cara derrama gasolina no tanque da minha moto, o lance acho q é descer da moto mas ficar perto e sempre de olho...

Forte abraço

os caras aki não curte muito qndo comentam em tópico q esta parado por uns 6 meses pra frente .. mas relaxa daquins uns dias vc ja vai esta por dentro de tudinho

Rodrigo Cardim
30-05-12, 23:32
Vlw Rodrigão! To batendo kbça aki!

rodrigo2011
31-05-12, 00:04
Vlw Rodrigão! To batendo kbça aki!

começo aki é tenso .. mas com o tempo q vai acostumando
e os q sao complicados de vc ter uma minima comunicação .. tu evita
se falar alguma coisa pra ti ... nao perca seu tempo respondendo
aki é uma família e vc sempre sera bem vindo

Richard
31-05-12, 00:08
To novato aki mano, ainda não me acertei bem com a parada da pesquisa e como tem tópico pra dedéu to futucando tudo... vlw irmão... dá uma ajuda aeee... achei interessante essa parada de sair da moto, há umas 3 semanas parei num posto e o frentista tava desligadão, se eu não to de olho o cara derrama gasolina no tanque da minha moto, o lance acho q é descer da moto mas ficar perto e sempre de olho...

Forte abraço

Rodrigo, esquenta não.

Tava só tirando um barato.

Ví que você é novo, por isso só brinquei do troféu, se fosse macaco velho aí eu tinha esculachado mesmo... Hahaha

Rodrigo Cardim
31-05-12, 11:02
Rodrigo e Richard muito obrigado pelos esclarecimentos rsrs, tamo aki pra juntar conhecimento e fazer a família crescer mesmo.

Voltando ao assunto do tópico, hj mesmo fui abastecer e o celular tocou, olhei o display e era uma ligação importante. Desci da moto e saí de perto. Sei lá pelo sim ou pelo não, preferi não arriscar ver a moto virando carvão e comigo de espeto. Lembro que vi um programa daqueles caras do Mithbusters que passa num canal de tv por assinatura, acho passava num tradicional canal nacional (globalizado) [não posso citar nomes aki né? ainda não sei bem sobre isso], mas o assunto era esse do tópico, sei que os caras tentaram fazer fagulhas com o celular de tudo quanto é jeito perto do gás emitido pela gasolina e não fácil fazer fogo. Conseguiram mas tiveram que criar uma câmara de gás pra fazer a bagaça explodir com centelha de celular. Enfim, pelo sim ou pelo não. Prefiro não arriscar virar churrasco!

Forte abraço

ThiBecker
31-05-12, 11:22
Putz, eu fico em cima da motoca... Vou mudar esse hábito.

iZurpho
31-05-12, 11:33
Aqui na minha cidade nunca teve nenhum incidente devido ao uso de celular nos postos, então como todo bom Brasileiro que sempre esperar acontecer "merda" para então tomar consciência, SEMPRE fico na moto quando estão abastecendo, e posso dizer que 95% faz o mesmo em minha cidade, lembrando que os outros 5% são quem tem Biz/Pop, que são obrigados a levantar da moto para abastecer.

Bruno Rafael
31-05-12, 12:57
esses dias fui abastecer em um posto shell aqui na minha cidade, eu tava em cima da mto, a frentista pediu preo descer...
blz... dai desci e pedi prela completar, e peguei o cell e liguei pra namorada, na hora ela já falo, naum naum naum, naum usa o cell aqui não por favor...
blz... na hora eu não gostei muito, mas ela tava fazendo o serviço dela, para a segurança de todos

rodrigo2011
31-05-12, 14:51
Rodrigo e Richard muito obrigado pelos esclarecimentos rsrs, tamo aki pra juntar conhecimento e fazer a família crescer mesmo.

Voltando ao assunto do tópico, hj mesmo fui abastecer e o celular tocou, olhei o display e era uma ligação importante. Desci da moto e saí de perto. Sei lá pelo sim ou pelo não, preferi não arriscar ver a moto virando carvão e comigo de espeto. Lembro que vi um programa daqueles caras do Mithbusters que passa num canal de tv por assinatura, acho passava num tradicional canal nacional (globalizado) [não posso citar nomes aki né? ainda não sei bem sobre isso], mas o assunto era esse do tópico, sei que os caras tentaram fazer fagulhas com o celular de tudo quanto é jeito perto do gás emitido pela gasolina e não fácil fazer fogo. Conseguiram mas tiveram que criar uma câmara de gás pra fazer a bagaça explodir com centelha de celular. Enfim, pelo sim ou pelo não. Prefiro não arriscar virar churrasco!

Forte abraço

ate hj nunca me falaram sobre citar marcas nao ... eu acho q nao tem problemas

R.L
01-06-12, 00:00
Eu desço sim, e ainda coloco na maioria das vezes a moto no cavalete!!!!

Alex985
04-06-12, 01:49
ae moteros! ja peidei do susto em postos, mas nada a ver com celulares

uma vez o frentista errou de programar a bomba de gas em automático, e o meu erro foi ter a cabeça em outro lado menos olhando para o tanque.

Sentí que ia explotar todo cuando o combustivel enxergó o motor quente, ate vaproizou. Graças a Deus nao aconteceu nada.

Esse día pulei da moto. Sempre ficou sentado na moto mas sempre de olho para o tanque e a bomba de gasosa.