PDA

Ver Versão Completa : Sobre a pintura da motoca



leo162
17-12-11, 21:05
Primeiramente boa noite pessoal,

bom estou com uma duvida .. a mais ou menos 2 semanas mandei pintar minha motoca toda, ai em seguida coloquei as peças no lugar e depois adesivei ... sendo que um conhecido me disse que deveria passar verniz nos adesivos tbm para o mesmo pegar brilho, e eu como sou leigo no assunto nem lembrei de avisar pro pintor que teria que por os adesivos para depois ele jogar o verniz por cima.... minha duvida é a seguinte, agora com os adesivos no lugar, tem como o pintor passar o verniz somente ao redor e por cima dos adesivos ou vai ter que tirar tudo, para lixar a moto toda, polir ai depois colocar adesivos novos para em seguida passar o verniz em tudo novamente ?

desde ja grato pela atenção.

sandro lara
18-12-11, 00:51
até onde sei,da sim para passar o verniz por cima dos adesivos .

magrao tk
18-12-11, 07:42
Pode sim cara, sem problemas! Mas envernizar só em volta do adesivo pode dar diferença no brilho onde fica a emenda do verniz velho com o novo. Tenta, se não der dá uma demão de verniz sobre a peça toda e não só ao redor do adesivo. Vai gastar um pouco mais de verniz, mas vai ficar bom. Não esquece de limpar e desengordurar bem as peças antes! Se tiver uma manchinha vai ficar eternizada na sua pintura, e até a gordura dos dedo prejudica na aderencia das tintas.

Se o seu pintor não tiver prática em pintura de verniz sobre adesivos tem que se ter cuidado, tem que primeiro passar o verniz só nos adesivos com uma regulagem na pistola pra que fique bem fraquinho (empoeirado o termo que pintor usa). Se passar verniz valendo por cima de tudo nos adesivos vai ficar escorrido, cheio de buracos.
Depois dessa empoeirada nos adesivos pode aplicar o verniz normalmente por cima de tudo.

leo162
18-12-11, 15:44
Blz entao vou ver se da pra fazer dessa forma mesmo passar só por cima dos adesivos vai da menos trabalho, o que me preocupa agora é que ficaram umas pequenas bolhas depois que colei os adesivos, cheguei até tirar e por novamente mais algumas ficaram, quase nao da pra ver será que isso da problema ou será que tem como o pintor arrumar ?

DavidR
18-12-11, 16:30
é intão talvez seja melhor comprar outro adesivo pra fazer um negocio certinho

magrao tk
19-12-11, 08:01
Blz entao vou ver se da pra fazer dessa forma mesmo passar só por cima dos adesivos vai da menos trabalho, o que me preocupa agora é que ficaram umas pequenas bolhas depois que colei os adesivos, cheguei até tirar e por novamente mais algumas ficaram, quase nao da pra ver será que isso da problema ou será que tem como o pintor arrumar ?

Pode tentar furar as bolhas com uma agulha, fura bem do lado da bolha e passa o dedo por cima, geralmente resolve o problema. Se caso não ficar bom negócio é tirar e colocar outros adesivos novos, mas até nisso tem que ter cuidado, pra quando puxar não descolar a camada de verniz. Nesses esquemas de pintura tudo tem de se ter muita calma e muito jeitinho em cada etapa, senão um pequeno erro compromete todo o trabalho.

leo162
23-12-11, 16:29
Agora já não sei o que fazer, teve um rapaz que tbm é pintor, disse que nao recomenda passar verniz por cima de verniz, diz que nao fixa vai soltando depois de um tempo, recomendou eu deixar assim mesmo, ai falei sobre o lance dos adesivos descolarem e etc, ele disse que é melhor ir trocando os adesivos do que passar verniz, agora to na duvida, quero realmente por o verniz por cima dos adesivos, mais será que realmente nao vai conseguir fixar por cima do outro verniz ao redor dos adeviso, e vai sair depois ?

magrao tk
23-12-11, 18:37
Agora já não sei o que fazer, teve um rapaz que tbm é pintor, disse que nao recomenda passar verniz por cima de verniz, diz que nao fixa vai soltando depois de um tempo, recomendou eu deixar assim mesmo, ai falei sobre o lance dos adesivos descolarem e etc, ele disse que é melhor ir trocando os adesivos do que passar verniz, agora to na duvida, quero realmente por o verniz por cima dos adesivos, mais será que realmente nao vai conseguir fixar por cima do outro verniz ao redor dos adeviso, e vai sair depois ?

Dizem que depois de pintar uma peça... pra aplicar o verniz tem um tempo limite de uns 20, 30 minutos. Que depois disso o verniz já não adere direito, que solta com o tempo, etc.

Contrariando todo os pintores profissionais... todas as motos que já tive pintei em casa, e eu nunca respeitei isso!

Sempre pintava em um dia... e envernizava 1... 2 dias depois.
Já cheguei a deixar de um fim de semana pra outro pra poder envernizar, pois só fazia nas horas vagas, então fazia tudo por etapas. E nunca tive nenhum problema!

Todas as motos ficaram com a pintura resistente como deve de ser. Já fiz umas 4 ou 5 motos assim.
Posso garantir que não tem problema! A pintura da minha RX tinha já uns 7 anos que eu tinha feito. E só pintei ela toda denovo porque resolvi reformar geral e ela tinha esfolado uma lateral que tinha caído na estrada tempos atrás. Mas o tanque, 7 anos depois tava com a pintura perfeita, sem descascar nada!

Aqui é pintura antiga dela, feita sem esse intervalo correto entre o verniz: aqui tava desmontando pra reformar e pintar.
7 anos depois e a pintura tava assim:
http://img132.imageshack.us/img132/3280/imagem3111.jpg


Sabe qual é o segredo? LIXAR! Passava uma lixa dágua 400 ou 600 sobre a tinta antes de envernizar. Não é arrancar a tinta! É apenas deixar a superfície áspera, tirar o brilho. O verniz novo vai colar sem problema nenhum e dar o brilho como antes.

Pode fazer assim no teu verniz que é garantido!

E tem outra! Participo de uma comunidade sobre pintura automotiva, e mais de um pintor me disse que pra aplicar verniz sobre o verniz não tem prazo, só de tinta pra verniz. Senão como seriam feitos os retoques em carros?
Se eu lixava a tinta e envernizava dias depois, que todo mundo fala que é errado... imagina com verniz que os pintores lá disseram que pode.

leo162
23-12-11, 20:46
Po beleza magrao ja fiquei mais aliviado agora, só pelo fato de poder lixar tudo, manter os adesivos e depois tacar outro verniz por cima da ta otimo pra mim, quero proteger os adesivos, pq hj em dia ta complicado achar alguma lugar vendendo adesivos da twister, e ficar perdendo adesivos assim é complicado neh ^^

Vlw pelas dicas magrao, abraços.

magrao tk
24-12-11, 07:03
Faz assim Léo: não sei se tu mesmo vai preparar as peças pra aplicar o verniz, mas tem que ser lixado com água, e uma lixa dágua de grão entre 400 a 600. Não precisa forçar a lixa, usa um pedacinho do tamanho de uma esponja dessas de cozinha. Eu uso a mangueira com a torneira aberta apenas pra cair um filete de água sobre a lixa, e vou esfregando ela como se tivesse lavando a moto com um pano. Vai ver que com a água sobre as partes lixadas a pintura é brilhosa e bem lisinha, mas depois de secar fica totalmente sem brilho. É assim mesmo, tem apenas que perder o brilho do verniz velho, que aí vai pegar o verniz novo sem problemas.
Ah, o cuidado principal nesse teu caso é não esfregar a lixa nos adesivos. Lixa com cuidado contornando eles apenas, porque a cor deles vai sair toda onde pegar a lixa.
Boa sorte aí, qualquer dúvida que tiver é melhor perguntar antes de fazer, posso te ajudar no que souber.

leo162
25-12-11, 08:33
vlw magrao

roberto van damme
30-12-11, 18:11
outra camada sim pode