PDA

Ver Versão Completa : Fazer curva na chuva medo



Rodolfo Henrique
25-12-11, 22:02
Boa pessoal

primeiramente feliz natal atrasado a todos

final de ano vem algumas pancadas de chuva, e dai tava notando que ultimamente
ando meio com receio de fazer curva na chuva tanto em baixa quanto em alta velocidade
diga se na pista...e tal
qual a tecnica que vcs usam e podem me passar na chuva....

grato

abraço a todos

taliban
25-12-11, 22:05
cara, na chuva é só redobrar a atenção, acelerar e frear com mais calma, na minha opinião é isso.
Feliz natal pra ti também

sandro lara
25-12-11, 22:10
o que eu faço é sempre reduzir antes da curva ,evito ao maximo frear dentro da curva ,e, quando freio é bem de leve na traseira ou uso só o freio motor mesmo ok.

hcr
25-12-11, 22:29
o que eu faço é sempre reduzir antes da curva ,evito ao maximo frear dentro da curva ,e, quando freio é bem de leve na traseira ou uso só o freio motor mesmo ok.

falou e disse, usa a tecnica de moto de alta performace que ajuda bastante , meia nadega no banco, entende.
dependendo da curva vc deita mais que a moto.

Yuri_RN
25-12-11, 23:34
Reduza antes da curva,mantenha a aceleração e entre na curva!

jamais aperte um dos freios dentro da curva com piso molhado..

Atenção redobrada e cuidado com óleo na pista.

blaugusto
25-12-11, 23:35
Eu tenho trauma de chuva. Mas Nunca passei aperto em estrada. Respeite o limite imposto que fica tudo bem.
Em Serra complica um pouco, mas com pneus decentes é tranquilo.
Isso é difícil de passar, varia de moto pra moto e de estrada.

Uma boa dica foi passada: a tal posição de motogp. Rsrs. meia bunda pra fora, peito pra frente, joelho aberto... a moto inclina menos pra fazer a curva na mesma velocidade.
;-)

E o mais importante: em curva molhada só o freio traseiro.

chiccoli
26-12-11, 00:01
maximo de : 30% de freio, preferencia só o traseiro, aceleração neutra em max 10% da que vc esta quando esta fazendo a curva, entrar em no MAXIMO 80% da velocidade permitida na curva.., num tem muita coisa a mais do q isso ñ..

Yuri_RN
26-12-11, 00:15
maximo de : 30% de freio, preferencia só o traseiro, aceleração neutra em max 10% da que vc esta quando esta fazendo a curva, entrar em no MAXIMO 80% da velocidade permitida na curva.., num tem muita coisa a mais do q isso ñ..

então aconselho comprar uma dessas! afinal com tanta porcentagem ele vai precisar rs..rs
http://www.eletrourbano.com/produtos/2097617_500.jpg

chiccoli
26-12-11, 00:17
eu te garanto q se ele se lembrar disso e ficar fazendo calculos na hora ele não cai pensando nas porcentagens kkkkk ^^

Yuri_RN
26-12-11, 00:21
eu te garanto q se ele se lembrar disso e ficar fazendo calculos na hora ele não cai pensando nas porcentagens kkkkk ^^


as pessoas viajam com mil ideias..de técnicas de banca de revista.. ta chovendo? é ter atenção e entrar devagar nas curvas..
não tem segredo... eu mesmo não tico nos freios em curvas.. entro reduzido,mantenho a aceleração e vou embora..

não tem mistérios ou bicho de 7 cabeças... ;)

chiccoli
26-12-11, 00:26
eu sempre fui meio louco, nunca liguei muito pra isso não, tipo, se eu entrava a 100 em um trevo, pra frear dentro dele pra uns 60, 70 pra entrar de uma vez, eu reduzia antes pra 80 e via como que tava pra saber se dava pra fazer a 60, ou tinha que reduzir mais ainda, só tenho medo de aquaplanagem. até na reta é perigoso


ha.., num liga muito pros calculos ñ.., eu tenho costume de fazer isso normalmente..

blaugusto
26-12-11, 09:26
maximo de : 30% de freio, preferencia só o traseiro, aceleração neutra em max 10% da que vc esta quando esta fazendo a curva, entrar em no MAXIMO 80% da velocidade permitida na curva.., num tem muita coisa a mais do q isso ñ..
uhahahauhauuhahuahuhuahueuuaehuaehuaehuheauuhehuee ...

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/629271/gd/1281311070/So-Rindo.gif

brunolbo
26-12-11, 09:37
eu sempre reduzo antes de entrar na curva e evito freiar dentro dela

brunocfreitas
26-12-11, 09:40
andar devagar é o melhor conselho, eu encarei dia 24 um trecho de uns 2 km paralelepípedo molhado, com muitas curvas, subidas e decidas, e indo devagar foi bem tranquilo.

tom crazy
26-12-11, 10:06
O pessoal já disse tudo, é ir devagar e antecipar a frenagem. Eu ainda acrescentaria manter um pouco mais de distancia do veiculo da frente, uma distancia maior do que mantemos em pista seca. No mais acho que tenho mais medo de fazer curva com areia do que em chuva, na areia eu odeio.

brunolbo
26-12-11, 10:49
curva com areia é muito perigoso mesmo, um dia cai fazendo uma curva e tinha oleo na rua

henriquerm
26-12-11, 11:17
Uma dica que eu deixo por experiência própria é "Cuidado com o freio a tambor". Na chuva se você passa um tempinho sem frear quando você aparta o freio ele trava de uma vez, mesmo você freando devagar. Esses dias levei uma fechada na chuva e quando coloquei o pé de leve no freio ele travou e ás vezes acontece de soltar o freio e ele continuar travado, o tambor é uma merda. Na chuva eu tento não ficar muito tempo sem usar o freio, sempre dou uns toques pra depois ele não travar de uma vez.

Esquadrão Marte
26-12-11, 11:17
Em dias chuvosos eu particularmente entro em uma curva bem devagar mesmo tenho receio que a moto vai escorregar...

magrao tk
26-12-11, 11:49
Uma dica que eu deixo por experiência própria é "Cuidado com o freio a tambor". Na chuva se você passa um tempinho sem frear quando você aparta o freio ele trava de uma vez, mesmo você freando devagar. Esses dias levei uma fechada na chuva e quando coloquei o pé de leve no freio ele travou e ás vezes acontece de soltar o freio e ele continuar travado, o tambor é uma merda. Na chuva eu tento não ficar muito tempo sem usar o freio, sempre dou uns toques pra depois ele não travar de uma vez.

Bem lembrado! Em chuva nas retas de vez em quando eu dou uma pisada de leve no freio pra evitar de na hora que precisar mesmo ele dar aquela agarrada.
E nas curvas é isso ae... menos velocidade sempre! Em todo o percurso, não só nas curvas. E dentro da curva nem usar o freio, já dar uma segurada antes de chegar nela e ir no freio motor ou o freio traseiro bem de leve. Moto 2t com freio tambor o bicho pega!

yuritavares
26-12-11, 12:03
além de evitar as faixas brancas de sabão...

Bruxo
26-12-11, 12:15
Não esquecendo da calibragem dos pneus !
É muito importante, pois cada pneu tem uma calibragem especifica !
abraço forte a todos,
Bruxo.

diegocarvalho
26-12-11, 12:30
Nos dias chuvosos eu reduzo a velocidade, nas curvas freio antes de entrar nelas e depois deixo a aceleração contínua, e evito sempre não passar em cima das faixas que devide a pista e a de pedestre.

Abração à todos!!!

@teago
26-12-11, 12:32
Por falar em chuva, peguei uma mega TEMPESTADE aqui em sampa e vou te contar e nada facíl, principalmente pela visibilidade que diminui drasticamente.
Eu NUnca aperto o freio, sempre reduzidas também nunca ando no meio da pista pois ali vira uma manteiga "óleo VS água", eu sempre procuro andar na parte da faixa onde os pneus dos carros passa, ali raramente terá óleo, OU CASO A CHUVA ESTEJA MUITO FORTE E PERIGOSA... PARE! E ESPERE A CHUVA PASSAR. será o melhor que você poderá fazer.

DavidR
26-12-11, 16:23
na chuva aí que eu acabo correndo mais ,pra chegar em casa loogo

Rodolfo Henrique
26-12-11, 18:31
a galera disso tudo ali

tenho medo de chuva tambem por causa da moto ...principalmente em curvar
tenho uma FAN 07/08 freio a tambor.... rapaz andei muito na chuva ja e ja cai com a mulher
em paralelepipedo e ela quebrou o PE entao pegamos trauma rsrsr
mas é isso vou redromar minha atenção e andar bem devagar
ja ando devagar na moto de uns anos pra ca
acho que ver minha noiva sorrindo quando chego na casa dela
é MUITO BOM HUAHUAHAUHA

fredericoelias
27-12-11, 09:45
a minha técinca é bem simples...não passo de 50km/h. Nem sinto a moto deslizar, parece que tá no asfalto seco.

hcr
27-12-11, 18:19
então aconselho comprar uma dessas! afinal com tanta porcentagem ele vai precisar rs..rs
http://www.eletrourbano.com/produtos/2097617_500.jpg

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

---------- Mensagem adicionada às 19:19 ---------- Mensagem anterior foi às 19:12 ----------

esses dias atraz eu percebi na kgada , viajei pra paranagua e fui pela serra e meu pneu traseiro estava com 20 libras o certo seria 22 , mas oque percebi é que nas nas curvas e com a pista molhada ele grudou no asfalto , ate nos paralelepipedos ele se comportou bem.

Allisongia
27-12-11, 18:50
a minha técinca é bem simples...não passo de 50km/h. Nem sinto a moto deslizar, parece que tá no asfalto seco.



Opa.. Falow minha lingua!!

A minha moto é uma Bros 2008..
Ja passei por vários sustos com ela em chuva e decidir:

Nao passo de 50km/h quando ta chovendo;
além de ficar ruim a visibiidade devido a quantidade de agua, tbm fica mais vulnerável a derrapar diante de uma frenagem mais brusca.

então se vc quer ter uma melhor resposta em chuva, ande no máximo em 50 km/h, ta bom demais..
se quiser chegar no local mais rápido, pq nao pesou em sair mais cedo de casa ? ;)

Freio em curva, é só freio a motor e em leves toques no freio trazeiro, para vc "sentar" a moto.

lisarbrider
27-12-11, 20:05
Não esquecendo da calibragem dos pneus !
É muito importante, pois cada pneu tem uma calibragem especifica !
abraço forte a todos,
Bruxo.

Uma dica técnica q pode ajudar na hora de andar na chuva, principalmente se vc vai andar em um bom trecho sob chuva, é diminuir a pressão dos pneus em 20%, pois aumenta um pouco mais a tração, só não esqueça das dicas de velocidade e frenagem q o pessoal do PN já passou

Falow

Eduardo Toda
27-12-11, 20:21
Em dias chuvosos eu particularmente entro em uma curva bem devagar mesmo tenho receio que a moto vai escorregar...

Eu que o diga, eu tenho o DuraSpirit na traseira, dia de chuva forte, escorrega igual a baba de quiabo, nem pensar em fazer gracinha na chuva...

blaugusto
27-12-11, 21:21
Uma dica técnica q pode ajudar na hora de andar na chuva, principalmente se vc vai andar em um bom trecho sob chuva, é diminuir a pressão dos pneus em 20%, pois aumenta um pouco mais a tração, só não esqueça das dicas de velocidade e frenagem q o pessoal do PN já passou

Falow
Diminuir na chuva??? 20% ainda?? Bebeu?

Pneus com calibragem baixa tendem a manter os sulcos fechados. E sulco fechado não escoa água.

Pneu com calibragem baixa só na terra.

---------- Mensagem adicionada às 22:21 ---------- Mensagem anterior foi às 21:56 ----------

http://i30.servimg.com/u/f30/13/00/38/12/calibr12.jpg

Abaixe a calibragem e num local com terra pra v. ver o rastro como fica.

@teago
27-12-11, 22:18
Diminuir em 20% Wath? rs

Allisongia
21-01-12, 14:03
Aew pessoal,
tava dando uma olhada na net e derrepente recebi uma atualização do msn..

Falando a respeito de Pilotagem na chuva, incusive o André Azevedo (com 25 participações no Rally Dakar)
segue o link da matéria
Quem est na chuva pra se molhar! - Revista iMotos (http://msnmotos.icarros.com.br/noticias/noticia.jsp?id=11274)

Vamos dar uma olhada e ficar por dentro
;)

brunocfreitas
21-01-12, 15:11
Aew pessoal,
tava dando uma olhada na net e derrepente recebi uma atualização do msn..

Falando a respeito de Pilotagem na chuva, incusive o André Azevedo (com 25 participações no Rally Dakar)
segue o link da matéria
Quem est na chuva pra se molhar! - Revista iMotos (http://msnmotos.icarros.com.br/noticias/noticia.jsp?id=11274)

Vamos dar uma olhada e ficar por dentro
;)

tava vendo isso hj mas cedo, gostei bastante das dicas e algumas eu ate ja usava eheheh

sabe né allison que ta chovendo em recife uma beleza pra andar de moto kkk

Limabl
21-01-12, 15:42
a galera disso tudo ali

tenho medo de chuva tambem por causa da moto ...principalmente em curvar
tenho uma FAN 07/08 freio a tambor.... rapaz andei muito na chuva ja e ja cai com a mulher
em paralelepipedo e ela quebrou o PE entao pegamos trauma rsrsr
mas é isso vou redromar minha atenção e andar bem devagar
ja ando devagar na moto de uns anos pra ca
acho que ver minha noiva sorrindo quando chego na casa dela
é MUITO BOM HUAHUAHAUHA
Em paralelepipedo é duresa mano o que se tem a fazer é anda no ritimo marcha lenta mesmo rssssssss,sem contar que freio a tambor é uma bosta e com chuva fica uma merda rssssss.