PDA

Ver Versão Completa : Sinuca de Bico Financeira...



DOUGLAS 00
27-12-11, 10:45
O problema é que estou em uma pequena "sinuca de bico".

Entrei no limite do banco (Não faço mais isso!)... estou apertado, mas pagando lá, cobrindo o rombo (Uns 2 mil)


A idéia era negociar a Strada , pois ainda por cima começou a rajar a biela e vai sair 800 mangos pra arrumar, com reficia e tudo (Não fuma, anda bem, mas tá baixando muito óleo) , quitar essas pequenas dividas (não é muita grana, mas juro come muito) e usar essa grana que estou pagando lá pra comprar a moto mais nova e livre de gastinhos na oficina.

Pois a Strada chegou num ponto onde tudo começa a desgastar mais frequentemente, tipo amortecedores, transmissão, etc... a moto de fato está de pé, boa mesmo, mas algumas peças estão em fim de vida útil e se não manter de pé agora, desanda de vez.

Junte isso com os gastos de IPVA, DPVAt e seguro (pago 400 e poucos ao ano)... mais o que comprei de peças (Pneu, amortecedor e outras coisinhas menores...) e se tiver que abrir o motor da Strada pra fazer... em suma, to apertadaço! Ao menos até a metade do ano, vai ser feia a situação.

O problema que ao contrário dos carros (aqui em casa financiamos 10 mil num 206 usado e vai sair "só" 2 mil de juros em 24x), os juros das motos estão proibitivos. O valor financiado mais do que dobra!

Sei que o certo mesmo era vender a Strada e voltar pro mundo das CG`s veías... mas não tenho mais muita paciência de ficar socando grana em moto véia ( A CG bolinha que tive, gastei o valor dela em peças e reforma e nunca ficava boa) e não abro mais mão de ter uma moto que encare pequenas e médias viagens. Então descartei essa opção.

Ficar sem moto também é complicado. Gastaria muito em gasolina no carro e em almoço... com a moto, poupo essa grana.

Pensei em comprar então uma 125/150: Eu gastaria menos, mas o problema é que o "corpinho" que tenho não permite ter uma moto tão fraca... uma dessas só me serviria pra ir pro trabalho, sem poder viajar de vez em quando...

Em suma, tô fodido!

renanperim
27-12-11, 11:01
Respondi no outro tópico!
aeuhaeuhaehuahhauhae

Não tem Honda nas cidades vizinhas?
Talvez vc consiga algo melhorzinho.


Boa sorte.

Arthur®
27-12-11, 11:02
Cara se eu entendi bem, vc tem q pagar dívida no banco, apgar divida do carro e a moto ta dando muita dispesa por ser mais velinha e ta exigindo muita manutenção...belesa acho q é isso seu problema, as opçoes pra resolver vc tb ja sabe:
1º) Vender a moto e ficar sem moto pro dia a dia e para as pequenas e médias viagens,mas pagar as dívidas.
2º) pegar uma 125/150 passar um pouquinho de raiva pq é mais fraca q a estrada e perder as viagens de pequenas e médias distancias, mas ter uma moto pra trabalhar e rodar dia a dia e ainda assim pagar a dívida.
3º) ficar como vc ta, ficar com a estrada, correr risco de ter um grande gasto com o motor mas ir pagando as dívidas.

Eu acho q falta vc sentar e pensar direitinho, eu particularmente acho a segunda opçao a melhor, vc fica com moto, uma 125 roda pra trabalhar economisa grana do almoço e da gasolina d ocarro, fica de moto pro dia a dia, em troca passa um pouco de raiva com uma moto mais fraca. mas acho q nao é o fim do mundo, a maior parte da população tem uma 125/150 e ninguem morre por isso...e o detalhe é ate o meio do ano só, depois ficando folgado vc votla pras 250/300cc...
Uma coisa é fato, vc vai tetr q abrir mao de algum conforto, algum luxo vc vai perder pra poder arrumar a cituação financeira, é vc quem tem q ver qual é a menos pior de se abri mao, lembrando q é provisório, ate pagar as dívidas.
Bom, eu dei minha opinião, espero q ajude =D
Abraços e boa sorte!

romanex
27-12-11, 11:04
Especial de banco tem txs muito altas...
tenta um emprestimo pessoal a uma tx mais baixa, assim você quita o limite e paga um valor menor...
detalhe: de banco para banco as txs variam muito...
eu sei que a caixa economica tem uma linha de crédito para não correntistas com uma tx razoavel, os emprestimos dessa linha vão até 10.000,00...

DOUGLAS 00
27-12-11, 11:35
Sobre o carro, esse não entra na conta, pois ajudei na entrada... a prestação é paga pelo resto da família... ajudo a manter apenas.

Sobre as taxas, to pagando 4%. Menos do que isso é difícil... mas vou procurar me informar.

Sobre as 125/150, o problema é que teria que financiar uma mais "inteira"... 125 velha igualmente me daria gastos de manutenção, até maiores que os da strada, que em tese, depois de o motor ser feito, dará menos gastos.

tom crazy
27-12-11, 11:53
E se vc vender a strada do jeito que tá, inteirar com esse valor que ia gastar de conserto e partir para algo mais novo mesmo que 125cc? Quanto será que consegue na stradinha? Com coisa de 3 mil da pra pensar em 125/150 2007 já, ou então ver como fica a taxa de juros de uma nova dando alguma entrada e ver se não compensa já pular pra uma zero km. Referente a viajar de 125 é possível, só vai ter que ir mais devagar.

DOUGLAS 00
27-12-11, 12:11
o meu problema com as 125 é que peso mais de 120kg e ando com garupa nas viagens...

Esses dias andei a GSR 150 e não passou dos 105km/ de painel.... e viajar a 80tinha é complicado. Já fiz isso, mas engarupado...

Sobre a Taxa de juros numa zero, uma Fan 150 ESDI (7600 à vista, pelo que me lembro) ficaria mais ou menos assim:

2000 de entrada + 24 de 319,00 = 9.600,00
2000 de entrada + 36 de 242,00 = 10.700,00
2000 de entrada + 48 de 210,00 = 12.000,00

No caso de vender a Strada, do jeito que está, não vendo por menos de 3 mil dinheiros.

O negócio é ir pensando no que faço...

renanperim
27-12-11, 12:25
Cara, a Fazer zero me parece ser uma ótima solução pra vc.
A Yamaha sempre anda fazendo aqueles pit stops e faz uns preços legais.

Dificil conseguir menos do que 4% de juros no cheque especial eim.

Cachorro
27-12-11, 12:36
Cuido ao máximo pra não me apertar mas quando acontece, evito me desfazer dos meus bens pra quitar dívidas.

Comprar uma moto velha vai dar a mesma dor de cabeça, além das despesas comuns de impostos e manutenção.

Negócio é sentar e analisar friamente as contas, o que dá pra cortar, diminuir, etc... concentrar os esforços e pagar as dívidas uma a uma.

Fazer uma nova dívida pra pegar velhas dívidas nem sempre é a melhor solução, a menos que os juros sejam bem menores.

Abs,

DOUGLAS 00
27-12-11, 13:54
Isso que penso Cachorro.

Quase descartei já a idéia de compra Cg véia. As que tive, só foram dor de cabeça.

Sobre Trocar por uma mais nova, a idéia inicial foi essa por que a taxa de juros é de 2%. Bem menos do que pago atualmente.

Só que em valores reais, um financiamento de moto nova assusta.

tom crazy
27-12-11, 16:35
Duro é que vc anda com garupa, eu tenho mesmo peso que vc, porém garupa no meu caso só na cidade, na estrada vou sozinho e da pra levar apesar das limitações.
Minha opnião, ou parte pra algo novo ou semi-novo de vez ou fica com sua strada, partir pra outra moto usada pode ser dor de cabeça depois.

DOUGLAS 00
27-12-11, 17:04
Acho que é por ai mesmo Tom. No caso das viagens, a patroa sempre vai junto, e ela não é digamos assim, leve... deve estar pesando os seus 70 kg.

Uma 125 com o cara sozinho vai na boa. Mas engarupado...

Se eu for trocar, vai ter que ser semi-novo ou zero mesmo. Se for pra gastar, fico com a Strada, que tá boa, apesar dos probleminhas. E todos os probleminhas que ela vem apresentando são normais pela idade em quilometragem da moto (54 mil km).

tom crazy
27-12-11, 17:12
Fora que, querendo ou não os problemas da tua moto vc conhece, pegar outra usada pode ser uma caixinha de surpresas.

DOUGLAS 00
28-12-11, 10:19
Sim.

Caso for pegar outra, preciso de uma moto com no máximo 20 mil km. Preciso de algo que não dê gastinhos de oficina (apesar que os que tenho tido não tem sido lá absurdos de caros, pois a strada tem a manutenção barata.)

Rodolfo Henrique
28-12-11, 21:51
cara ja falarma oque tem que fazer

minha moto ta indo pra 63 MIL RODADOS e te digo
OHHH probleminhas CHATOS que da gosto em oficina SIMMMM

detlahe uma FAN 07/08

ou fica com ela ou tira uma zera...
usada e meia vida por meia vida fica com a tua que anda bem huahuaha

tenta dar o maximo de entrada e FUJA do financiamento....
ah FZ 250 é um bom pedido....

DOUGLAS 00
29-12-11, 08:41
No caso, eu estou estudando tirar uma semi nova. Tenho duas em vista: Uma TW, 08 com 9 mil km ou uma Fazer 09 com incríveis 55 KM RODADOS. Uma zera seria o ideal, mas os valores começam a ficar pesados pra mim... pensava em gastar pouco mais de 8 mil... uma zera vai pro lados dos 12-13 mil.

Sobre a Strada, meio que orcei os gastos para o próximo ano que terei com ela. Cheguei a conclusão que no próximo ano, esses vão empatar com os de uma 250 mais nova. (Eu pouparei em preço do seguro e manutenção básica, mas o que vou gastar fazendo o motor mata a economia).

Só depois de uma ano que gastaria menos com ela, sendo otimista e caso ela não apresentasse algum problema maior.

Hoje pretendo visitar alguns bancos, pra ver se consigo alguma taxa de juros decente. Pois pegar 6 mil emprestados e pagar 12 mil em 36x está longe de ser um bom negócio.

Pelos meus cálculos (otimistas), se esses 6 mil que pretendo pegar, virassem 9 ou no máximo 10 mil, compensaria sim trocar de moto. Passando disso, reformo a Strada e renegocio novamente com o banco, incluindo esses gastos extras com a ótima CBX 200.

renanperim
29-12-11, 10:48
Essa fazer ta pouco rodada demais, se tiver algum problema de fábrica?

DOUGLAS 00
29-12-11, 12:14
Com certeza teria que ser feita uma bela revisão. se eu for pegar ela, vouver o histórico da moto.

Hj a tarde vou ver nos bancos se acho uma taxa de juros mais interessante. Caso não ache, vo mandar fazer a Strada e vou renegociar essa pequena dívida.

Em breve lhes informo o que decidi.

DOUGLAS 00
30-12-11, 08:30
Atualizando.

Ontem fiz uma maratona em diversos bancos, mas não houveram muitas propostas interessantes, tanto em financiamentos como também e renegociação da dívida.

Só no HSBC que tive uma proposta relativamente interessante numa Fazer 0km (O HSBC em geral me passou uma ótima impressão, bem melhor que o antigo Real/Santander, com o qual trabalho atualmente) , mas preciso criar uma conta lá.

No início do ano, quando os bancos reabrirem, pretendo conferir isso com calma. Falta ir no Sicredi conferir sobre financiamentos tb.

A tendência é eu ficar com a Strada e reformar e correr atrás da máquina. Porém se pintar negócio bom na Strada, vendo ela e compro uma outra.

renanperim
30-12-11, 09:55
Não pode falar dos valores do HSBC?

DOUGLAS 00
30-12-11, 10:16
Assim, eu tenho cartão anotado com os valores das prestações.

Mas por falha minha, esqueci de anotar os valores de entrada, mas se não me engano, eram 2 mil dinheiros:

36x de R$ 408,60 = 14700 + os 2000 de entrada. Dá pra pagar 16 mil, acho justo. Não é negócio da China, mas é pagável.

Valor financiado de 12.500.

Achei a proposta justa. Pretendo procurá-los novamente pra ver bem certo, pois a gerente me afirmou que é possível melhorar a proposta...

Achei bem interessante a condição. Mas pretendo ligar pra ela e confirmar.

Sobre o sicredi, dizem que as taxas são competitivas tb. Pretendo visitá-los

Só para comparar, os valores que forma me passados a um mês sobre financiar uma Fazer 250:

48x de R$ 455,00 sem entrada (R$ 21900,00 - Um roubo!)

Entrada de 3700 + 48x de 307,20 = quase R$ 18.500... meio caro, considerando a entrada alta...

Consórcio Nacional Yamaha: 50x de R$ 300 = 15 mil. Tem taxas de administração menores, bem menores...

renanperim
30-12-11, 10:26
É bem justo mesmo o valor.
Não dá para ir em algo muito melhor que isso neh.

E se eu der 6 de entrada e financiar 13, fica caro será?
hueahueauhauehaeuae

fredericoelias
30-12-11, 10:35
na melhor das hipóteses renan, tua divida fica em 22, 24 mil...ai divide isso pelo numero de prestações....



tenho que ver isso no banco também....ver se consigo diminuir o juros do financiamento que fiz da minha fazer... quitar e ficar com uma parcela menor =) e quem sabe, dar a fazer de entrada numa moto maior =DDDDDDDD

DOUGLAS 00
30-12-11, 11:05
De certa forma fico pensando nisso: Por melhor e suficiente que seja, uma Fazer 250 não vai matar a vontade de moto maior...

Com esses 400 pilas, em 10 meses já comprava uma CBR 450 e sobrava um troco... tanto que logo ali dava pra ter uma GS 500...

Strada Prata
30-12-11, 19:01
Sei lá Douglas, mas de tudo que li eu acho que temos um paradoxo: como você pretende sair da dívida do banco comprando uma moto mais nova?

Sua Strada pode estar dando alguns problemas por conta da idade mas eles não devem ser mais caros que pagar 36X de 408 dilmas.

Se eu estivesse no seu lugar, não compraria a moto nova, consertaria o motor dela e renegociava essa dívida no banco fazendo um parcelamento com débito em conta corrente pedindo uma diminuição nos juros. Tudo é questão de sentar e conversar com o gerente.

Se hoje, sem pagar essa grana no financiamento você não tá conseguindo escapar do banco, você realmente acha que dá pra escapar comprando uma moto mais nova e comprometendo esse valor do seu orçamento por 3 anos? Tá certo que você vai quitar uma dívida e conseguir juros mais baixos e tal, mas se a coisa tá apertada eu acho que não seria a hora certa de pensar em comprar, apenas pagar com a menor taxa que conseguir.

Eu já passei por apuros financeiros, nunca precisei me desfazer de meus bens materiais, mas tive que me disciplinar justamente para parar de fazer dívidas até quitar o que já devia. Vão-se os anéis mas ficam os dedos. Abri mão de muita coisa, festas, viagens, mas foi o único jeito de ficar em dia.

Se cabe no seu orçamento esses R$408,00 mensais e conseguir ficar fora do limite do banco será uma ótima saída, mas se acabar se enrolando o problema poderá ser maior e correndo o risco de ficar sem moto caso ela seja financiada.

Eu espero que tome a decisão mais acertada para você e sua família e que seu 2012 seja abençoado.

DOUGLAS 00
31-12-11, 12:09
É bem paradoxal mesmo!

Sobre a renegociação, eu já a fiz com a maior parte do valor. Eu pago 200 pilas por mês para o banco. Faltam 7 parcelas. Porém quinta-feira fui ao banco renegociar esse valor e incluir os valores pra arrumar a moto mais 600 reais do cheque especial... pois o meu problema é que nesse primeiro semestre de 2012, vou ter muitos gastos concentrados nesta época: IPVA, DPVAT, SEGURO, peças que troquei na Strada, enfim...

O problema é que no fim das contas, essa renegociação que me foi proposta na quinta, piora muito a situação, pois os juros são de 6%. Pra ter uma idéia de valores, 1800 reais dariam algo em torno de 24x de 150=3600 reais

Os juros de financiamento batem nos 2%. Por isso que pensei em um primeiro momento em vender a Strada, quitar tudo com desconto e dar o resto de entrada noutra moto. Pegar uma mais barata eu descarto, pois teria que achar uma com nada a fazer, o que é bem difícil em motos que custam menos de 2000 mil...

Ou seja, o quito tudo ou deixo do jeito que as coisas estão. Não vou aceitar a proposta feita pelo banco.

Sobre a Strada, hoje tem mais de 54 mil km. Mesmo fazendo o motor (tá batendo biela), sempre tenderá a dar um gastinho que outro, por menor que seja. Sem falar que para deixar do jeito que quero, vai me custar em torno dos 1200 dinheiros(talvez menos).

Botei no papel: No próximo ano, somando a reforma, ela vai me mais gastos do que uma 250/300. (Uma 250/300 nova custa mais para manter em termos de impostos e seguro e manutenção básica, mas nesse próximo ano sairia mais em conta ter uma do que a Strada... a strada compensaria mais no ano seguinte, pois é bem mais barata em termos de pneus, etc)

E essa grana investida na reforma da Strada eu não tiro mais, sendo que então, caso reforme e fique com ela, é casamento. Teria que usar pelo menos mais uns 2 anos, por baixo.

Porém nada é muito fácil: A idéia de pegar uma 250 semi nova está praticamente descartada, pois os juros cobrados não compensam.

Pegar 6 mil e pagar 12 mil no final, é burrada das grandes. A parcela se aproxima demais de uma zero.

Sobre pegar uma zero, botando no papel, a proposta do HSBC pareceu interessante. Mas só encaro isso se rolar um bom aumento de salário (trabalho em empresa pequena, e o salário "congelou", sendo que por isso estou começando a me apertar.) E tem o fator que uma Fazer não vai matar a sede de ter motos maiores... ponto pra Stradinha e dos Ups posteriores.

Estou pensando com calma, sem afobação. Apesar de estar batendo o motor, de resto a moto está bonita e tende a não dar problemas. E não me desfaço dela por qualquer trocado...

Enfim, estou bem divido mesmo. Mas pretendo não me precipitar.

Agradeço pelos votos de um 2012 mais tranquilo e pelos conselhos e opiniões.

Também desejo a todos um ótimo 2012, com saúde, felicidade e paz.

DOUGLAS 00
11-01-12, 09:58
Atualizando: Mandei fazer o motor da Stradinha hoje. Vamos ver o que dá...

Divida por dívida, escolhi ficar com a menor, pelo fato de estar pensando em mudar de emprego.

tom crazy
11-01-12, 11:19
Boa escolha, pelo menos a stradinha vai ter motor pra muito tempo ainda.

Darkknight
11-01-12, 11:54
boa escolha mesmo pelo menos pensou, refletiu é isso ae

DOUGLAS 00
11-01-12, 14:44
A idéia é usar ela por um bom tempo, e enquanto isso, ajeitando a vida e juntando din din pra um up, ou até duas motos.

Darkknight
11-01-12, 15:13
Isso daí cara, enquanto ela ta te servindo blz... poupa uma grana ai quem sabe futuramente tu tem uma verba boa, vende essa e pega uma maior :D

DOUGLAS 00
11-01-12, 15:46
Essa é a idéia mesmo. Pois a 200tinha é valente, e se tudo der certo, prentendo fazer umas "indiadas" em breve com ela.

DOUGLAS 00
20-01-12, 10:07
Atualizando:

Fiz todo o motor da motoca. Saiu 830 mangos.

Agora é longa vida com a CBX. Bora correr pagar a conta.

lordbrill
20-01-12, 16:01
Aeeeeeeeeeee!! :clap:

Vida longa para dnª CBX :cool:

DOUGLAS 00
23-01-12, 16:43
=D Isso ai.

No fim acho que foi o melhor. Ir me acalmando e deixar as coisas fluírem.

Agora e juntar um troquinho para ver se consigo dar um pequena viajada com ela, em fevereiro.

DOUGLAS 00
19-07-13, 17:34
Bem, dando uma de coveiro, mas atualizando as coisas, pois hoje o dia foi de reflexão sobre essa função toda que passei.

Continuo firme e forte com a Stradinha, e hoje ela está com seus 71.000km, motor "bumbando" depois de feito.

Bem, a primeira postagem é do começo de 2012... naquela época ainda estava noivo.

Resumindo, logo depois me separei e segui a vida... 2012 foi um ano complicado financeiramente. Mas chegou o tal de 2013, e aqui no trampo surgiu uma oportunidade de fazer alguns extras gravando baladas e eventos como cinegrafista, e como não tinha mulher pra dar satisfação, abracei a ideia.

Depois de varias noites de sono perdidas e de horas com os amigos deixadas de lado... finalmente consegui "matar a praga do cheque especial".

Resta o cartão de crédito, mas mesmo me que esse me consuma bastante, consigo dar conta. Logo talvez comece a sobrar um graninha...

Resolvi compartilhar com os amigos a pequena alegria.

gilvano
19-07-13, 20:44
rapazzz que rolo emm,mais que bom que tudo esta andando bem com vc,foi dura a jornada hehehe,mais hoje ta tudo mais tranquilo haha.

Fabio Véio
19-07-13, 21:45
Oi Douglas, estava lendo seu tópico, porém como era antigo fiquei na encolha, torcendo para que você fizesse a escolha mais acertada, porque já quiseram me dar a pá cravejada de diamantes para desenterrar defunto, mas agora que você levantou o cadáver, fiquei satisfeito que você tomou a decisão mais acertada, não iria adiantar nada você pegar uma moto maior, acho que só iria empurrar o problema mais para a frente e depois desandaria tudo de novo, mas agora com essa decisão mais sensata, é só ter um pouco de paciência que tudo se ajeitará. Felicidades.

CONKER
20-07-13, 10:25
"Mais uma missão cumprida porém a guerra ainda não acabou..." Falta o cartão de crédito. Mas é isso ai, essa dívida do cheque especial serviu para você se reorganizar financeiramente e não cometer o mesmo erro, vivendo e aprendendo. Vai na fé que dá certo...

DOUGLAS 00
22-07-13, 12:04
Valeu pessoal. Agora o lance é ir juntar uma graninha e quem sabe em breve não ponho uma companheira do lado da Stradinha...