PDA

Ver Versão Completa : RPM honda twister



felipe250
27-12-11, 20:19
Pessoal, segue uma dúvida.
quando comprei minha twister com 08 mil Km, ela andava pouco, era um pouco amarrada, depois que comecei a andar direto com ela,pois ela ficava bastante parada. quando comprei, a 100 por hora ela marcava 7500rpm, depois de um tempo, com uma boa revisãotambém troca de vela para iridium, ela começou a 100 por hora ficar com 7000rpm. ae hoje eu troquei o pneu dela que tava liso por Pirelli Sport demon, e quando peguei asfalto no painel a 100 por hora ela tava em 6800rpm mais o menos. o que será que é isso? problema na bobina ?problema no painel dos rpm ou velocimetro? ou problema no cabo de velocidade; ou realmente o pneu como sendo novo ajudou a embalar mais a moto. e porque acontece isso de a moto diminuir RPm com o tempo?

blaugusto
27-12-11, 20:52
Trocou a medida do pneu?? Fora isso só pode ser falha no sensor...

Felipe.s
27-12-11, 20:55
não parceiro como vc mesmo disse trocou vela, deu revisão, pneu novo,passou a rodar mais com a moto,talvez isso tenha melhorado a moto atingindo a mesma velocidade com rotações menosres,,

taliban
27-12-11, 20:59
isso de rpm x velocidade não é exato? tipoo motor da tantos ciclos pra roda girar uma vez em determinada marcha? sei la ate onde sei é assim

felipe250
27-12-11, 21:07
Trocou a medida do pneu?? Fora isso só pode ser falha no sensor...

não troquei a medida do pneu, apenas o modelo.

---------- Post added at 22:04 ---------- Previous post was at 22:03 ----------


não parceiro como vc mesmo disse trocou vela, deu revisão, pneu novo,passou a rodar mais com a moto,talvez isso tenha melhorado a moto atingindo a mesma velocidade com rotações menosres,,

mas essa revisão e troca de vela foi ano passado e diminuiu uns 500 rpm.agora que troquei o pneu diminuiu mais 200 rpm.
do nada. apenas o pneu troquei.

---------- Post added at 22:05 ---------- Previous post was at 22:04 ----------


isso de rpm x velocidade não é exato? tipoo motor da tantos ciclos pra roda girar uma vez em determinada marcha? sei la ate onde sei é assim

o sensor de rpm que eu saiba é ligado na bobina de ignição ae é proporcional os giros com quantas faiscas a bobina emite.
só que a bobina nao pode estar com problema pois a moto está com rendimento excepcional.

---------- Post added at 22:07 ---------- Previous post was at 22:05 ----------

será que é o cabo do velocimetro o problema??
porque quando acelero com a moto parada o ponteiro do rpm funcoina normalmente. é apenas andando .
o pneu fazer essa mudança. vai saber. eu tinha sport dragon..quem sabe o sportdemon é minima coisa maior ou mais eficaz.

blaugusto
27-12-11, 21:12
isso de rpm x velocidade não é exato? tipoo motor da tantos ciclos pra roda girar uma vez em determinada marcha? sei la ate onde sei é assim
Sim senhor, é exato! As coisas que mudam a RPM x velocidade são:
Troca do pinhão. Pneu com medida diferente. Pneu mal calibrado.

Essa diferença que o amigo está citando só pode estar sendo causa por problema no sensor entao.
Impossivel trocar vela, filtro, cabo de acelerador, corrente ou gasolinae dar diferença nisso.

felipe250
27-12-11, 21:33
mas como que começou do nada isso, será ?que já estragou algum sensor desses de alguma twister por ae?
porque na verdade nao estragou,apenas está com uma margem errada vamos dizer.
vai saber

Stone
27-12-11, 22:25
Com certeza é por causa do pneu, querendo ou não um pneu careca para um zero muda a medida externa dele, não é muuito, mas muda...

chiccoli
27-12-11, 23:07
se o pneu dianteiro q foi trocado, deveria marcar menos km/h, e não menos rpm,se for o traseiro novo sim.., agora se trocou os 2.., deus é q sabe..

felipe250
28-12-11, 06:29
é, troquei o pneu traseiro.
mas como é que pode tipo um pneu aumentar mesmo que seja mínima coisa a velocidade.
isso que eu não entendo.

---------- Post added at 07:29 ---------- Previous post was at 07:28 ----------

mas como o Stone e pessoal aqui entendem, deve ser por causa do pneu mesmo,porque depois que coloquei opneu que começou a ficar assim,
melhor par amim né hdiuashduasidhas

Darkknight
28-12-11, 08:33
é o pneu... pneu novo de boa qualidade melhora a motoca ao invez do pneuzão careca... e usadão

blaugusto
28-12-11, 11:03
Pneu novo tem a circunferencia maior. Logo o pneu roda menos pra alcançar a mesma velocidade. Na Tw a velocidade é medida na roda dianteira?

felipe250
28-12-11, 11:24
Pneu novo tem a circunferencia maior. Logo o pneu roda menos pra alcançar a mesma velocidade. Na Tw a velocidade é medida na roda dianteira?

isso. na dianteira

---------- Post added at 12:24 ---------- Previous post was at 12:23 ----------

vamos ver como fica daqui uns meses quando o pneu começar a gastar..
ae posto aqui.

brunocfreitas
28-12-11, 11:35
desculpas ae filipe.
mas vc acha isso um problema??


eu penso ao contrario, eu penso nisso como economia, antes vc andava com 7500 rpm, passou para 7.000 e agora com 6.800 ja vai alguma coisa de economia de combustível ai ate pelo motor girar menos e tal.
agora se a diferença fosse gritante de 2.000 rpm de uma hora para outra ai sim era um caso pra se preocupar.
o pneu novo vai pesar menos que o antigo pra ela puxar, ou ate a banda de rodagem como tem o desenho diferente causa menos atrito, por isso ela ta desenvolvendo mas isso pra mim ja é uma boa justificativa.


eu mesmo tava encucado com minha moto próximo do 80 km/h ela vibrava muito e tava rocando muito alto, e achei que tava fumaçando em altas rotações ( ate pensei em válvulas desreguladas, mas não tem barulho nenhum ). ai eu comecei troquei o óleo ( não que eu não faça nos tempo que eu acredito que seja o certo, aproximadamente 1.200 km ), filtro de ar, e nada. eu conversando com outro mecânico la da empresa, ele me deu a luz de olhar a vela ( olha como as coisas são eu sou mecânico eheheh ) algumas veze eu olhava pra vê como tava a carbonização dela, e o desgaste, mas fazia algum tempo que eu não tinha mexido, pra minha surpresa ela tava bem desgastada já e eu não tinha me dado conta disso, ontem mesmo eu comprei uma a caminho do trabalho chegando la troquei, e não volta ja vim testando ela, e a vibração e o barulho diminuiu bastante, só que com isso eu passei a prestar atenção no escape que andando ele faz um barulho meio esquisto como se estivesse entupindo, fica um pof pof alternado, algumas vezes cessa outras faz com mas frequência, ate hj fui trocar o óleo e o mexanico de la não soube me dizer se tem como ele entupir ou não, pretendo ir em uma CC honda pra ter uma visão dos mexanicos de la.


uma dica vai no manual de serviço de sua moto, e olha que tem como fazer teste com sensor dela, pega um multímetro se vc tiver habilidade com ele e testa.

DavidR
28-12-11, 11:40
é normal, pois tem que levar em contoa,a pista , o tempo se tinha vento ou sem vento, a gasolina, o pneu novo e se vc emagreceu.kkkkkkkk

felipe250
28-12-11, 11:47
na verdade eu gostei da reação da moto em relação ao novo pneu, só que achei estranho do nada isso acontecer.nao sabia que um pneu podia já fazer uma parte dessa diferença.
vamos ver o consumo agora.

---------- Post added at 12:47 ---------- Previous post was at 12:40 ----------

é quando comprei pesava uns 61 agora to com 55. daqui duns dias a moto levanta vôo dhasiuhdauidhas

DavidR
28-12-11, 11:58
na verdade eu gostei da reação da moto em relação ao novo pneu, só que achei estranho do nada isso acontecer.nao sabia que um pneu podia já fazer uma parte dessa diferença.
vamos ver o consumo agora.

---------- Post added at 12:47 ---------- Previous post was at 12:40 ----------

é quando comprei pesava uns 61 agora to com 55. daqui duns dias a moto levanta vôo dhasiuhdauidhas
é ta gordão igual eu agora ela vai faze 42km por litro

felipe250
28-12-11, 12:02
hehehehe....
verdade.

valeu gurizada to indo abastecer a motoca e dpeois pro trabalho.
falou

chiccoli
28-12-11, 12:06
agora eu entendi a expressão voar baixo..

to com 100 e pokos kg de vez enquando ela voa nuns trechos da cidade , num quero nem ver vcs passando na velocidade que eu passo..

apu
28-12-11, 20:28
se o pneu dianteiro q foi trocado, deveria marcar menos km/h, e não menos rpm,se for o traseiro novo sim.., agora se trocou os 2.., deus é q sabe..

eu coloquei um sportdemon 150 NOVO faz 2 semanas.. fui dar uma esticada com a moto e ela nao bate nem 130km/h praticamente. antes eu tinha um sportdemon 150 tb mas tava super gasto.. é por isso entao q ela ta com baixa final?

felipe250
28-12-11, 20:50
eu coloquei um sportdemon 150 NOVO faz 2 semanas.. fui dar uma esticada com a moto e ela nao bate nem 130km/h praticamente. antes eu tinha um sportdemon 150 tb mas tava super gasto.. é por isso entao q ela ta com baixa final?

com certeza apu, tua moto o recomendado é 130/70, com um 150 sua moto tem que fazer muito mais força para atingir velocidade pois o pneu é mais pesado e largo. com o sport demon na minha cara, em uma reta pego 130 em 8500rpm. que antes chegava com quase 9000mil rpm.
a próxima troca coloca o original. se quiser um pneu mais grande ae compra uma moto maior, que além do pneu vai ter potência de sobra.