PDA

Ver Versão Completa : Sobre curvas



leo162
30-12-11, 13:51
Primeiramente boa tarde pessoal, e feliz ano novo adiantado pq nao poderei entrar na internet no dia para desejar a voces.

Bom, eu gostaria de saber o seguinte ... comprei minha motoca faz pouco tempo, nunca tinha andado de moto antes ... ai pra fazer da forma correta, resolvi entrar na auto escola para depois começar a andar na minha moto, nas duas primeiras aulas tive dificuldade em fazer curvas, total falta de habilidade mesmo, eu entrava na curva jogava o corpo todo quase caia no chao, o instrutor até me sacaneou falando que eu estava assistindo muito moto velocidade, queria saber se alguem ja teve a mesma dificuldade quando estava começando....
Hoje quando fui fazer minha terceira aula pratica, confesso que fui desanimado, pq eu nao tinha rendido muito na segunda aula pratica, ai rolou aquele desanimo, mas depois de 30 min andando fiquei super feliz, ja estava conseguindo passar por todos os cones, com certa dificuldade porém sem derruba-los e nas curvas eu ja não estava com aquele nervosismo, ja estava fazendo a curva quase que da forma correta mas ainda sim com dificuldade.

a intenção do topico é so um debate mesmo, para as pessoas que quando começaram a andar de moto tiveram certa dificuldade nas curvas, e hj em dia estão brincando.

WeaponX
30-12-11, 14:03
Então irmão em baixa velocidade a melhor forma de fazer curvas é acelerando levemente e virando o guidão bastante com movimentos longos. e inclinando o corpo o tronco bem inclinado ajuda no equilíbrio não deixe a conversa fiada do cara te desencorajar, freio só o traseiro de leve se você sentir que a moto "foi demais" evite usar a embreagem pois ela elimina a tração e a moto só existe como veiculo, enquanto ela esta sendo impulsionada para frente sem isto ela literalmente cai....

Basicamente é isto mas tente jã por na cabeça que freio traseiro e para manobras para frear o principal é o dianteiro!!

blaugusto
30-12-11, 14:22
Que tipo de curva??
Acredito que seja do circuito da auto escola, certo?

Nesse caso algumas das coisas que o colega falou acima nao vao te ajudar.

Embreagem: realmente, não aperte a embreagem pra fazer a curva. Solte o acelerador se preciso, mas não aperte a embreagem.
Freio dianteiro: Não use no meio da curva também. Só para parar depois de fazer a curva.
Corpo: Não jogue o corpo se vc não estiver com velocidade compativel. Jogue apenaspara dentro se estiver fazendo em alta velocidade e depois que vc já conhecer o Contra-esterço.
Em curva de baixa velocidade e fechada se joga o corpo pra fora da moto enquanto ela é deitada.

Mas vai treinando... acho que nao tem dica melhor que essa: Treino! Já, já vc pega o jeito.

mdorigon
30-12-11, 14:33
Mas vc ta querendo deitar o corpo naquele percurso de moto escola ? Bem...espero que o instrutor em vez de tirar sarro de voce te ensine algo nas proximas aulas...tipo curvas e "curvas"...

A respeito disso, acho totalmente desnecessario o risco de querer deitar em curvas dentro de um trajeto urbano normal...não vejo o pq se deitar em curvas dentro do percurso urbano de ruas e avenidas que no maximo são de 60 por hora...só risco de vc errar ou passar em alguma sujeira na pista e beijar o chão.

leo162
30-12-11, 14:36
Que tipo de curva??
Acredito que seja do circuito da auto escola, certo?

Nesse caso algumas das coisas que o colega falou acima nao vao te ajudar.

Embreagem: realmente, não aperte a embreagem pra fazer a curva. Solte o acelerador se preciso, mas não aperte a embreagem.
Freio dianteiro: Não use no meio da curva também. Só para parar depois de fazer a curva.
Corpo: Não jogue o corpo se vc não estiver com velocidade compativel. Jogue apenaspara dentro se estiver fazendo em alta velocidade e depois que vc já conhecer o Contra-esterço.
Em curva de baixa velocidade e fechada se joga o corpo pra fora da moto enquanto ela é deitada.

Mas vai treinando... acho que nao tem dica melhor que essa: Treino! Já, já vc pega o jeito.

Isso mesmo blaugusto no circuito da auto escola, eu vou fazer isso mesmo treinar o maximo possivel

fredericoelias
30-12-11, 15:01
desanima não colega... quando fui pra auto escola, fazer o percurso todo de 1a marcha, eu não conseguia. E olhe que eu já dava voltas nas cidadezinhas do interior numa twister hahaha

roberto van damme
30-12-11, 15:14
em baixa velocidade vc tem q fazer a curva com a inclinaçao na moto e nao com o corpo junto a ela outra tenta pegar uma moto baixinha para vc ir pegando a manha de embreagem, acelerador valew boa sorte

blaugusto
30-12-11, 15:20
Dica: use a segunda marcha durante o percurso. A moto fica menos arisca e te dá mais confiança.
Eu sei bem como é o tranco da 1ª marcha a menor torcida no acelerador.

Acho até que sair de 2ª vai te ajudar a aprender a usar a embreagem. ;)

stcowboy
30-12-11, 15:29
Blau, mas isso não renderia uma reprovação no exame?

leo, colocando de forma simples, quanto mais devagar você anda, menos deve usar a inclinação do corpo nas curvas e mais o guidão. No percurso do exame, use apenas o guidão, pois a velocidade não justifica o uso do corpo.

leo162
30-12-11, 15:41
Blau, mas isso não renderia uma reprovação no exame?

leo, colocando de forma simples, quanto mais devagar você anda, menos deve usar a inclinação do corpo nas curvas e mais o guidão. No percurso do exame, use apenas o guidão, pois a velocidade não justifica o uso do corpo.

Pode crer Stc, em baixa velocidade é so usar o guidão mesmo eu comecei a melhorar depois que percebi isso ... pq quando eu tinha dado uma volta na minha twister, eu fui entrar em uma rua aqui perto de casa, dai quando eu fui fazer uma curva e devido ao fato de não saber andar, deitei tudo na curva jogando o corpo graças a deus que nao cai pq ia me ralar todo, acho que nao cai pq eu estava em uma velocidade consideravel, e pq tbm tem o fato de eu ter colocado um pneu traseiro mais largo me salvou tbm ^^

WeaponX
30-12-11, 16:00
Que tipo de curva??
Acredito que seja do circuito da auto escola, certo?

Nesse caso algumas das coisas que o colega falou acima nao vao te ajudar.

Embreagem: realmente, não aperte a embreagem pra fazer a curva. Solte o acelerador se preciso, mas não aperte a embreagem.
Freio dianteiro: Não use no meio da curva também. Só para parar depois de fazer a curva.
Corpo: Não jogue o corpo se vc não estiver com velocidade compativel. Jogue apenaspara dentro se estiver fazendo em alta velocidade e depois que vc já conhecer o Contra-esterço.
Em curva de baixa velocidade e fechada se joga o corpo pra fora da moto enquanto ela é deitada.

Mas vai treinando... acho que nao tem dica melhor que essa: Treino! Já, já vc pega o jeito.


Mas vc ta querendo deitar o corpo naquele percurso de moto escola ? Bem...espero que o instrutor em vez de tirar sarro de voce te ensine algo nas proximas aulas...tipo curvas e "curvas"...

A respeito disso, acho totalmente desnecessario o risco de querer deitar em curvas dentro de um trajeto urbano normal...não vejo o pq se deitar em curvas dentro do percurso urbano de ruas e avenidas que no maximo são de 60 por hora...só risco de vc errar ou passar em alguma sujeira na pista e beijar o chão.

amigos não é deitar o corpo como se faz em alta velocidade é inclinar o tronco na direção da parte de fora da curva em manobras em baixa velocidade na verdade a moto deita mais que o corpo, e mesmo dentro da cidade em velocidades maiores do que 45 Km/h a moto ja deve sim ser "deitada do modo clássico' para fazer as curvas pois a leis da física que fazem a moto andar, já atuam nestas velocidades.

E a moto não sabe que esta na cidade ....

mdorigon
30-12-11, 16:34
amigos não é deitar o corpo como se faz em alta velocidade é inclinar o tronco na direção da parte de fora da curva em manobras em baixa velocidade na verdade a moto deita mais que o corpo, e mesmo dentro da cidade em velocidades maiores do que 45 Km/h a moto ja deve sim ser "deitada do modo clássico' para fazer as curvas pois a leis da física que fazem a moto andar, já atuam nestas velocidades.

E a moto não sabe que esta na cidade ....

Discordo...naum costumo deitar...alias sou tiozão nessa parte...se eu acelero é só em linha reta mesmo :o mas em curva, raramente deito na moto, muito pouco, e isso mais em rodovia. E considero por isso que nunca cai de moto desde 2006, ao contrario de varios amigos e conhecidos, que querem bancar o piloto na rua inclinando em qq curvinha e vão pro chão direto sem dó, com um pouco de sujeira ou oleo na pista ou mesmo o exagero de achar que a 45 km/h que nem vc falou é necessario a começar curvar a moto pra contornar uma simples curva dentro do bairro. Coisa de querer fazer a curva 10, 15 km /h mais rapido do q na boa como faço. Não concordo com esse tipo de abordagem de quem faz, não vejo nada de mais seguro...só atrae mais perigo.

WeaponX
30-12-11, 19:06
Bem ... em 15 anos cai uma unica vez e no reto devido ao óleo.

Só que é assim amigão em curva lenta você deita pouco a moto em curva rápida deita mais se o cara tentar arrastar a pedaleira a 50 km/h logico que vai cair pois vai destracionar assim como se não inclinar em alta a chance de não cair é pequena pois você não faz a curva é simples assim...

Mas antes de tudo toda moto tem um limite de inclinação na YES é a pedaleira na ER-N é o joelho do piloto e na Shadow é a barra do berço do motor, o condutor deve conhecer sua moto.

chiccoli
30-12-11, 19:12
eu tenho um certo medo de deitar a moto até hoje, principalmente pra direita.., vc ja tah ganhado fama de motogp.., tah bão uai ^^

WeaponX
30-12-11, 19:28
eu tenho um certo medo de deitar a moto até hoje, principalmente pra direita.., vc ja tah ganhado fama de motogp.., tah bão uai ^^

:D menos um poooouuuuucccccooo menos kkkkkk

Mas é técnica qualquer um aprende, só não pode ter medo é o mesmo caso do freio da frente vai contra os instintos, mas funciona!

chiccoli
30-12-11, 19:33
freio da frente eu nunca tive medo.., o a disco msm.., ja to tão acostumado q aperto com vontade.., num to nem venu.., mas só uso 2 dedos pra saber a pressão q tenho que usar, tipo um sistema de abs de calibragem de dedo ^^ kk

curva eu ja tenho um pouco de medo por causa que aki o asfalto num é tão bunitim.., de vez em sempre tem pedrinhas e talz, mas pra direta, peguei um pouco de medo depois que começou a pegar o pedal do freio no chão quando acionava, msm de leve.., mas isso só em alta, cidade eu num deito quase nada, eu jogo o corpo pra fora se tiver muito rapido pra num deitar a moto
meus pneus gastam beeem no meio. , quase nada nas laterais

mdorigon
30-12-11, 19:35
Mas infelizmente Weapon, o que se ve é exatamente o que vc diz...gente querendo ver aonde é o limite da pedaleira, e quando ve ta abusando de mais aonde não deve. Não acho valido essas tecnicas em uso urbano exatamente pq tem uns desmiolados que fazem coisas que não devem e se envolvem em acidentes toscos que poderiam ser evitados somente com uma simples diminuição de velocidade e contornar na boa. Pode ver que casos que nem o seu são raros...alias eu tenho um conhecido, foi até ex aluno do meu pai no senai aqui em jdi, ele andou 20 e poucos anos na boa, mais ou menos que nem eu ando...o dia que ele inventou de começar a querer curvar a moto...foi no mesmo dia, passou numa rua cheia de areia e bumba pro chão. Alias..na rua que subia pro bairro dele, aonde ele fazia a mesma curva a 20 anos na boa bem devagar que nem tiozão. Esses exemplos pra mim valem mais...a gente tem certeza que um dia vai cair ou ser derrubado, mas esperamos demore uns bons anos pra acontecer.

WeaponX
30-12-11, 19:46
Mas infelizmente Weapon, o que se ve é exatamente o que vc diz...gente querendo ver aonde é o limite da pedaleira, e quando ve ta abusando de mais aonde não deve. Não acho valido essas tecnicas em uso urbano exatamente pq tem uns desmiolados que fazem coisas que não devem e se envolvem em acidentes toscos que poderiam ser evitados somente com uma simples diminuição de velocidade e contornar na boa. Pode ver que casos que nem o seu são raros...alias eu tenho um conhecido, foi até ex aluno do meu pai no senai aqui em jdi, ele andou 20 e poucos anos na boa, mais ou menos que nem eu ando...o dia que ele inventou de começar a querer curvar a moto...foi no mesmo dia, passou numa rua cheia de areia e bumba pro chão. Alias..na rua que subia pro bairro dele, aonde ele fazia a mesma curva a 20 anos na boa bem devagar que nem tiozão. Esses exemplos pra mim valem mais...a gente tem certeza que um dia vai cair ou ser derrubado, mas esperamos demore uns bons anos pra acontecer.

tudo bem amigão você é um cara que respeito no fórum mas nisto eu discordo, toda técnica foi criada para aumentar a segurança , agora se a pessoa a usa abusivamente ou de maneira errada ai é outro tipo de problema mas se a pessoa domina as técnicas de curva e a usa para sua segurança da maneira correta só tem benefícios !

chiccoli
30-12-11, 19:48
é akele negócio.., vc tem q saber.., mas o ideal é andar como tiozão

WeaponX
30-12-11, 19:56
Algo assim chiccoli !

Strada Prata
30-12-11, 20:10
é akele negócio.., vc tem q saber.., mas o ideal é andar como tiozão

Só um adendo: você tem que saber usar e quando usar, principalmente por que não estamos em um ambiente controlado como é um autódromo. Pode ter óleo, areia, cachorro, gato, pedrestres, ou até um buraco novo da última enchente na curva que você vai testar. Vai que...

mdorigon
30-12-11, 20:29
Opa Weapon, de boa rapaz. Mas é como o pessoal completou ai...a tecnica é boa em ambiente controlado, mas não quer dizer que na rua ela seja a melhor opção. E como eu disse...ambiente urbano. Em rodovia pode até ser util...mas ainda tem o perigo.

stcowboy
30-12-11, 21:04
Acredito que a técnica é boa em qualquer ambiente, basta saber usar a correta.

Quanto ao perigo, é inerente a pilotagem, podemos apenas minimizá-lo e acredito que é para isso que as técnicas corretas servem.

VINICIUSMIRANDA.W
30-12-11, 21:35
Quanto mais habilidade maior a segurança.

Lembro que esses dias fui treinar em baixa velocidade que nem na auto escola, e me surpreendi com a falta de equilíbrio, pois em geral estamos acelerando e em aceleração e movimento a moto se equilibra, mas fazendo curva abaixo dos 20 km/h precisa de equilíbrio e eu gostei bastante de treinar pois me deu muito mais segurança ao pilotar normalmente.

Motaro
31-12-11, 06:34
Eu acabei de sair da auto-escola, então falo com conhecimento de causa. Pelo menos quando EU fiz o exame, todas as curvas eram feitas em 1ª marcha, na "velocidade da embreagem", então basicamente, vc n tem q acelerar NADA, principalmente na área dos cones. O negócio é virar o guidãozão mesmo estilo tiozão, mesmo pq vc nem tem espaço pra deitar, mto menos acelerar. No meu caso, n podia apertar o freio tbm. Vire com o guidão, bem aberto, pq se fizer fechadinho, vai bater a traseira da moto no cone. Em todo o momento no percurso, SÓ acelere pra sair (na parte do "8") e pra passar na rampa. O resto, é velocidade de embreagem, deixa a moto ir sozinha.

E outra coisa, auto-escola n ensina nada. Alguns instrutores até tentam, mas aquele percurso safado n te da noção nenhuma de rua. ONDE JA SE VIU N PASSAR DA SEGUNDA MARCHA? Eu até agora tenho dificuldades em "fazer reduzidas". Saí da auto-escola achando que pra fazer curva e passar em lombada era só meter o pesão no freio (traseiro, pq o dianteiro n me ensinaram a usar tbm) e dps acelerar de novo. Nada disso. Sem reduzir, é embaçado.

No meu caso q nunca dirigi, olhar no retrovisor foi outra coisa com a qual não me acostumei, visto q eu só fazia o percurso, e lá, não tinha mais ngm. Foi o que ocasionou minha queda recente.

Puluka
31-12-11, 09:34
É pessoal, infelizmente o ensino nas auto escolas são uma vergonha.
Realmente não se aprende nada.

Sobre curvas, as técnicas existem para maior segurança e também desempenho.

até uma certa velocidade (até uns 30 / 40 km/h) a roda da moto segue a linha da trajetória da curva. Após essa velocidade, a roda dianteira já não aponta pro mesmo lado na trajetória da curva e, mesmo sem saber, o contra esterço entra em ação.
A maioria das pessoas nunca nem ouviu falar em contra esterço, mas faz sem saber.:)

técnicas de curvas existem muitas, e quem tiver a oportunidade de um dia fazer um curso de pilotagem, é muito útil e ensina muita coisa.

Diey
31-12-11, 10:19
Concordo. A auto escola só ensina a passar no exame, mas a pessoa vai aprender a andar de moto é no dia-a-dia.

Tem um curso ótimo da BMW de pilotagem on road de motos. Pelo que li no Motos Blog (Motos Blog (http://www.motosblog.com.br)), o curso é excelente!!!
Vale a pena.

Strada Prata
31-12-11, 10:27
O circuito de autoescola da minha cidade tem que usar até 3ª marcha. Você sai, faz um 8 redondo, faz o slalom nos cones, pega um "corredor" reto pintado no chão com mais ou menos 30 cm de largura, depois 1 curva p/ direita, 1 p/ esquerda, outra pra direita, entra em outro corredor, faz um 8 "quadrado", depois pega uma reta onde usa 2ª e 3ª depois vc para totalmente a moto e acaba a prova.

Não sei se a autoescola faz percurso urbano durante o curso, mas acho que só ensinam a passar no circuito mesmo...

chiccoli
31-12-11, 15:42
faz 3 anos.., só lembro q eu fikava tentando empinar na rampinha..,vivia batendo o retrovisor nas balizas.. e q num me serviu de nada a auto escola..