PDA

Ver Versão Completa : Enfrentei um alagamento, oquê devo revisar na moto?



diegocarvalho
06-01-12, 10:14
Bom gente, ontem à noite na saída do trabalho enfrentei um alagamento, à água chegou a deixar o motor submerso. A minha moto não morreu, porém uma Fan e uma Factor apagaram e deram muito trabalho para voltar a funcionarem.

A Gazeta - Minuto a Minuto - Veja fotos da chuva em Vitória e Vila Velha (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/04/622238-veja+fotos+da+chuva+em+vitoria+e+vila+velha.html)
Cidadão Repórter - Jornalismo Colaborativo - Gazeta Online - Internautas mostram os estragos da chuva nesta quinta-feira (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/01/eu_aqui/cidadao_reporter/1079418-internautas-mostram-os-estragos-da-chuva-nesta-quinta-feira.html)

Para descontrair:
Cidadão Repórter - Jornalismo Colaborativo - Gazeta Online - Internautas usam o bom humor nas redes sociais para encarar o caos provocado pelas chuvas na Grande Vitória (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/01/eu_aqui/cidadao_reporter/1079906-internautas-usam-o-bom-humor-nas-redes-sociais-para-encarar-o-caos-provocado-pelas-chuvas-na-grande-vitoria.html)

Tenho medo de futuramente ela começar apresentar algum problema, gostaria de saber se além do filtro de ar, tenho que verificar mais alguma coisa?

Abração á todos!!

fredericoelias
06-01-12, 10:27
se ela não morreu, acho que não... só deixar secar heheh

uma vez enfrentei um aguaceiro aqui tb...mas preferi passar com a moto desligada, empurrando mesmo.

chiccoli
06-01-12, 10:28
se não chegou na altura do filtro de ar eu nem esquentava a cabeça.., desmonta e olha pra ver se entrou agua, estragou o filtro de papel..,

Stone
06-01-12, 10:46
Engraxa os rolamentos das rodas e os sistemas de freio, e verifica pela vareta do óleo se entrou água

DOUGLAS 00
06-01-12, 11:11
Isso, o Stone falou tudo.

Se não deixar entrar aguá pelo filtor e não deixar morrer, difícilmente vá dar algum problema.

magrao tk
06-01-12, 12:04
Eu passava na época das enchentes num lugar que tinha a ponte de um arroio. Dava a extensão de uns 50, 60 metros de água por cima da estrada, e a parte mais funda que tampava o motor todo. Eu e mais 3 íamos pra lá atravessar de moto kkkk era a diversão da gurizada lá no meio da roça.

A regra pro motor é básica: Se a moto ficou submersa ou desligou com o motor dentro dágua não tenta ligar mais. Tem que abrir, limpar e trocar o óleo. Se girar o motor toda a sujeira na água que entrou vai riscar o cilindro, gastar prematuramente rolamentos e engrenagens até, dependendo da situação.

diegocarvalho
06-01-12, 12:48
Amigos agradeço à ajuda!

Então galera quando chegar em casa vou dar uma olhada no filtro de ar, óleo e na vela.

Uma vez me disseram quando a água entrar no motor, é só tirar a vela e tentar dar a partida, que toda água ou impureza sai pelo local onde fica a vela, trocasse o óleo e o motor fica novo. Evitando então o calço hidráulico, que seria o empeno da biela, comprometendo o funcionamento do motor.
Isso procede?

magrao tk
06-01-12, 12:53
Sobre o calço hidráulico procede, mas mesmo assim tirar a vela evita apenas isso. Em caso de água suja a impureza sólida como areia vai permancer dentro esmerilhando tudo. Convem abrir, sai mais barato abrir do que abrir e retificar e trocar peças estragadas depois. Isso se confirmado que a água contaminou o motor por dentro.

diegocarvalho
08-01-12, 07:16
Valeu pela dica Magrão, tirei a vela, dei à partida e graças a Deus não saiu nada.

guilhermeDF
08-01-12, 09:56
cara se tivesse entrado agua no motor a moto tinha falhado ou apagado a moto de um colega meu aconteceu isso o cara foi passar e caiu a moto deito no meio da enchorrada ja era teve que esgotar o oleo todo saiu só a agua misturada..... ele levo o mecanico disse que era jogar querozene dentro do motor para lavar boto o bujao no lugar e dexar a moto funcionando com o querozene correndo la dentro e ia dexar tudo zero.....mas eu nao gosto dessa ideia nao eu preferiria abrir tudo e lavar peça por peça como o magrao falou... é mais garantido que vai ficar bem feito...

Myself84
11-01-12, 00:47
Também peguei enchentes e tive até certa diversão tentando atravessar ruas alagadas.

O problema, é que, segundo uns mecânicos, a água chegando na altura do motor acaba entrando pelo suspiro; além de tirar a graxa dos cubos.

Gostaria de saber se há meios de preparar o motor para ele aguentar contato com a água sem que ela entre pelo suspiro; e se existe (como no montain bike) cubos blindados para CG; ou se conhecem graxas especiais que resistem a tais enchentes.

Grato.