PDA

Ver Versão Completa : Rosca do Bloco espanou



coyoteboicote
07-01-12, 22:16
Olá pessoal,
Infelizmente a rosca do bloco da minha pequena espanou, pra minimizar o problema deixo um potinho em baixo e recoloco, pois só vai da pra levar na oficina segundona.
Minha pequena está com 37.100 KM rodados e eu queria saber se esse problema é devido essa KM ou é imperícia ou má fé do "mecanico" na hr de repor o bujão e apertou D+ por isso espanou a bagaça????
Desde já agradeço quem responder
Abraços!!!

guilhermeDF
07-01-12, 22:25
cara se foi o parafuso do bujão quando foi trocar óleo o cara deve ter apertado demais... ai o motor esquenta e espana a rosca
uma dica é ficar em cima e falar pro mecânico apertar pouco... vc vai parecer chato..com certeza mas prefiro ser chato a pagar pra refazer uma rosca desnecessariamente
outra dia é sempre trocar a arruela de alumínio ou cobre a cada uns 2~3 trocas custa menos de 1 real uma e evita de vazar um pouco e o mecânico querer apertar pra parar o vazamento

lisarbrider
07-01-12, 23:17
Bom, eu já tive esse problema e tive q pagar uma onça para refazer a rosca no motor e, como já me informei, o parafuso não espana por tempo de uso, com certeza foi apertado demais, fique esperto da próxima vez e sempre peça para o mecanico não apertar muito e a dica da arruela é a melhor solução pois é barata e evita dores de kbeça.

chiccoli
08-01-12, 00:19
se for titan 150 é normal.. , infelizmente..

Alemão XT600
08-01-12, 07:06
creio eu que não é normal não!!! faço de 3 a 5 trocas de moto diariamente e tbm ja vi esse pó principalmente nas 150...
talvez o tipo de material contribui pra que isso aconteça... mas como ja citado acima, é apertar de mais na hora da troca, me pergunto eu porque apertar tanto de sair agua??? o oleo que esta dentro do carte não faz pressão nenhuma, simplesmente esse bujão esta ali pra segurar o oleo, mas nada melhor que o proprio dono da moto faça o serviço em casa, (não é necessario e nem tem obrigação de saber fazer isso) mas isso acontece de trocador de oleo ter uma certa insegurança no serviço realizado por ele, que o bujão a de cair... besteira, eu encosto com a mão e deu um leve encosto, e sempre falo pra equipe toda, que não quero recames do genero...

coyoteboicote
08-01-12, 08:52
Pois é, se eu pudesse eu mesmo faria tudo na minha moto e não deixava ninguém por a mão, e apesar de saber trocar o óleo eu não gosto de fazer esse trampo, nem ferramenta boa eu tenho. O negócio é eu mudar de oficina e ver se acompanho na hora da troca pra ver se o gajo não vai arrochar o bujão. Obrigado aí turma pela atenção, abraço!

magrao tk
08-01-12, 11:52
Pura bobagem mesmo apertar demais. Se tem o anel de vedação basta o aperto normal pro parafuso não se afroxar, que a borracha vai dar conta de vedar. O que acho que deve de acontecer é as pessoas nunca trocarem essa vedação. A borracha fica esmagada após alguns apertos, e cada vez mais precisa por força pra não vazar. Se toda vez que fosse trocado o óleo fosse colocado um anel novo que é baratinho evitaria esse tipo de dor de cabeça.

guilhermeDF
08-01-12, 14:45
Se tem o anel de vedação basta o aperto normal pro parafuso não se afroxar, que a borracha vai dar conta de vedar.

cara nunca vi usarem borracha nao pra mim sempre foi um anel de cobre ou aluminio que usam....

Stone
08-01-12, 16:26
Isso aí acontece pois nunca trocam a arruela de alumínio, ela serve para evitar que vaze e para não espanar a rosca, pois se apertar demais amassa a arruela (se ela estiver boa)

Marcel 2t
08-01-12, 17:03
o mais provável mesmo foi o exesso de torque no bujão, o jeito mais fácil agora, é fazer uma nova rosca e colocar um bujão maior.

tom crazy
08-01-12, 17:29
A da minha moto espanaram quando ela tinha 9 mil km e foi na concessionária, porém só fui ver na troca seguinte quando eu mesmo fui trocar o oleo. Nesse caso a yes tem uma coisa interessante, a parte do bloco onde tem o bujão do oleo é uma peça que pode ser trocada, vc troca ela inteira e boa, lembro que custou 15 reais na epoca e tá lá até hoje (moto com 42 mil km). Depois disso só eu troco o oleo dela, falando nisso preciso trocar a arruela pois a que está ai deve ser original da moto ainda, porém como sou eu que troco o oleo não tive problemas de espanar novamente.

coyoteboicote
08-01-12, 18:21
Isso aí acontece pois nunca trocam a arruela de alumínio, ela serve para evitar que vaze e para não espanar a rosca, pois se apertar demais amassa a arruela (se ela estiver boa)

Pior que trocaram, periodicamente troca mas se o cara aperta muito não há arruela e rosca que aguente...pra mim fizeram isso aí só pra pra eu gastar lá ou é pura inexperiência mesmo...¬¬

magrao tk
08-01-12, 18:34
cara nunca vi usarem borracha nao pra mim sempre foi um anel de cobre ou aluminio que usam....

É que nas CG125 a vedação é um anel de borracha. Nas 150 nem lembrava que era diferente.




Isso aí acontece pois nunca trocam a arruela de alumínio, ela serve para evitar que vaze e para não espanar a rosca, pois se apertar demais amassa a arruela (se ela estiver boa)

É a isso que me refiro. Sendo borracha ou metal macio, tem de ser trocado a peça que veda. Pois apertou na 1ª vez ela achata, e no 2º aperto já perde o efeito de vedar, tendo de compensar no aperto do parafuso.

---------- Mensagem adicionada às 19:34 ---------- Mensagem anterior foi às 19:31 ----------


Pior que trocaram, periodicamente troca mas se o cara aperta muito não há arruela e rosca que aguente...pra mim fizeram isso aí só pra pra eu gastar lá ou é pura inexperiência mesmo...¬¬

Então o problema é o cara que aperta o bujão mesmo. Tem de alguem dizer pra ele que ela tá manuseando um motor de moto, não tá apertando a roda de um caminhão.

coyoteboicote
08-01-12, 18:43
Então o problema é o cara que aperta o bujão mesmo. Tem de alguem dizer pra ele que ela tá manuseando um motor de moto, não tá apertando a roda de um caminhão.


Pois é Brother, mas eu penso o seguinte, não levo mais lá pra mim se o cara é mecanico de verdade (coisa que este não é) já deve tá ciente disso, e nem tem como eu saber quem foi o filho da mae pois lá tem uns 3 mecanico e a oficina fica meio que restrita. to fora dessa oficina, amanhã levarei em outra oficina pra refazerem a rosca e passarei eu mesmo a trocar o oleo ¬¬ fazer oq...

jOSÉ
16-01-12, 02:37
Manda passar um macho com uma rosca maior e compra um parafuso(bujão) da mesma rosca. O bloco é de alumínio o bujão de aço qualquer aperto maior vai espanar, tem que colocar junta nova sempre que trocar o óleo. Após passar o macho derrama um pouco de óelo no motor e deixa escorrer, prevenindo caso tenha algum cavaco ficado dentro dom bloco.

diegocarvalho
16-01-12, 09:38
Infelizmente, por isso que aprendo aos poucos dar manuntenção na minha moto, quando é nosso, fazemos com cuidado, porque têm "mexânicos" que na pressa faz rápido, de qualquer jeito e você que se lasque.

coyoteboicote
24-03-12, 11:30
Eai galera blz?
To aqui postando novamente pra lhes contar outra dor de cabeça, acreditam q mesmo após ter sido refeita a rosca continuou vazando oleo? Pois é...tive que levar em outro "mechanico" perto do meu serviço e ele avaliou e refez o serviço, ao me entregar a moto disse q a rosca que o outro "mechanico" fez estava torta ¬¬ como a cabeça do parafuso não encostava por completo na superfície do bloco, o oleo vazava. Cobrou 20,00 mangos pra refazer o serviço. Espero que desta vez tenha sido feito corretamente o serviço.

Marcel 2t
24-03-12, 11:44
aconteceu comigo tbm, uma vez um mexânico desses fez rosca no meu bloco e também continuou a vazar, levei de volta ele refez o serviço sem custo adicional, mas ele teve que colocar uma bucha dentro da outra --' a parede do bloco ficou bem fina e o aperto tem q ser muito delicado, porém, nao voltou a vazar =]

Ivan RJ
24-03-12, 16:09
sabem porque isso acontece?
Vcs se esquecem de usar a pesquisa do PN!!!
Não precisa refazer nenhuma rosca, se espanar e não FOR YES, basta mandar colocar o helicóide, fica infinitamente superior a uma nova rosca e com o mesmo bujão.
Eu nunca troquei a junta do bujão da minha Yes, 2006, mas só eu troco o óleo dela, até tenho várias juntas em estoque para motos de clientes.
Vamos pesquisar no PN, vamos usar MP para a galera que entende de mecânica antes de mandar fazer um serviço na moto.
Um grande abraço a todos os irmãos.

chiccoli
24-03-12, 16:26
sabem porque isso acontece?
Vcs se esquecem de usar a pesquisa do PN!!!
Não precisa refazer nenhuma rosca, se espanar e não FOR YES, basta mandar colocar o helicóide, fica infinitamente superior a uma nova rosca e com o mesmo bujão.
Eu nunca troquei a junta do bujão da minha Yes, 2006, mas só eu troco o óleo dela, até tenho várias juntas em estoque para motos de clientes.
Vamos pesquisar no PN, vamos usar MP para a galera que entende de mecânica antes de mandar fazer um serviço na moto.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Dessa eu não sabia.., dei uma pesquisada e isso era usado normalmente pra "refazer" rosca de vela de fusca, é isso ?

apu
25-03-12, 00:11
a rosca do meu cabeçote da tw espanou tb. deu descompressao e tive que trocar o cabeçote..

Ivan RJ
25-03-12, 17:26
Exatamente Chiccoli, o fusca que eu tive, dei carona para Pedro porque ele estava atrasado para a Santa Ceia, eu mandei fazer as 4 roscas antes mesmo de espanar.
Quando espanar alguma rosca da moto, carro ou seja lá do que for, pensem na possibilidade do helicóide e CONSULTEM A PESQUISA DO PN OU MANDEM MPs. Sai muito mais BARATO!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Helicóide não é Gambiarra, fica muito mais resistente que qualquer rosca original.