PDA

Ver Versão Completa : DT 180 - Surpresa um tanto estranha O.O' || FOTOS PÁG 1 ||



Fissura Wheeling
08-01-12, 03:49
Bom, quem acompanha meus tópicos deve saber que eu tenho uma DT 180, e que a pouco tempo trancou o motor. Até ai tudo bem, pois já estava convencido que eram meus rolamentos do Virabrequim que tinham ido pro saco. Mas... Hoje, como eu custumo não dormir de noite, eu peguei para abrir o motor e retirar os rolamentos do virabrequin, para segunda feira coloca-los novos. Mas... algo estranho aconteceu! Comecei a desmontar o motor pelo cabeçote, retirei o cabeçote, retirei a tampa esquerda do motor, retirei as polcas do volante, retirei o cilindro sem tirar o pistão, ai tirei todo o óleo do motor e coloquei na bancada aqui para abrir a tampa lateral direita. Quando abri a tampa lateral direita eu me assustei! Eu abri a tampa e tinha cacos de campana de ambreagem por todos os lados!!!:shock: Mas é por todos os lados meeeesmo!!! não sobrou nenhum pedaço da campana inteiro. nada nadaa!! estou intrigado até agora como isso foi acontecer! No momento são 4:46 da madrugada, e creio que se eu tirar uma foto para mostrar, ficará horrivel, por causa da iluminação. Mas amanhã(hoje) ao acordar, eu prometo ir direto tirar uma foto para colocar aqui! Nunca havia visto disso! O.O' Vou deichar como está, para tirar uma foto amanhã, ai depois da foto eu começo a investigar qual foi a rasão do estrago. Valeeu! Abraçs e boa noite a todos! Fotos: http://img215.imageshack.us/img215/8155/foto0040ah.jpg http://img840.imageshack.us/img840/6430/foto0042j.jpg http://img196.imageshack.us/img196/4585/foto0043r.jpg http://img829.imageshack.us/img829/9469/foto0044ob.jpg http://img823.imageshack.us/img823/8306/foto0045o.jpg http://img4.imageshack.us/img4/5186/foto0046k.jpg http://img233.imageshack.us/img233/9210/75381839.jpg http://img641.imageshack.us/img641/1214/foto0038wp.jpg http://img37.imageshack.us/img37/434/foto0039r.jpg

Alemão XT600
08-01-12, 06:30
:shock: também estou surpreso!!!

magrao tk
08-01-12, 07:54
To enganado ou tu disse em outro tópico que colocou os discos novos?
Não houve erro na montagem?

Ney motos
08-01-12, 10:17
a campana da dt é super sensível " não derrube não bata não use objetos e ferramentas para calçar ela ao apertar a porca central, posicione corretamente os discos e os separadores na hora da montagem, bom tomando todos esses procedimentos como coretos e mesmo assim a campana da dt muitas vezes acontece isso , cheguei a conclusão depois de vários anos vendo esse tipo de problema acontecer com as dts creio que isso acontece devido a campana não ter nenhum tipo de amortecimento e a roda traseira especificamente na coroa da transmissão também não tem nenhum tipo de amortecimento, na hora da partida o golpa é seco e na hora da arrancada na troca de marchas também dá o golpe seco.
especialmente em uma dt de um cliente meu essa dt é de trilha e quebrou 4 vezes essa campana, peguei uma campana em perfeitas condições e levei em um torneiro/fresador e foi feito uma de aço tudo nos conformes e nas mesmas medidas e modelo da original e deu certo nunca mais quebrou já faz 2 anos , custou 600 reais toda feita em aço inóx mais leve que o aço convencional com a mesma dureza.

magrao tk
08-01-12, 11:25
a campana da dt é super sensível " não derrube não bata não use objetos e ferramentas para calçar ela ao apertar a porca central, posicione corretamente os discos e os separadores na hora da montagem, bom tomando todos esses procedimentos como coretos e mesmo assim a campana da dt muitas vezes acontece isso , cheguei a conclusão depois de vários anos vendo esse tipo de problema acontecer com as dts creio que isso acontece devido a campana não ter nenhum tipo de amortecimento e a roda traseira especificamente na coroa da transmissão também não tem nenhum tipo de amortecimento, na hora da partida o golpa é seco e na hora da arrancada na troca de marchas também dá o golpe seco.
especialmente em uma dt de um cliente meu essa dt é de trilha e quebrou 4 vezes essa campana, peguei uma campana em perfeitas condições e levei em um torneiro/fresador e foi feito uma de aço tudo nos conformes e nas mesmas medidas e modelo da original e deu certo nunca mais quebrou já faz 2 anos , custou 600 reais toda feita em aço inóx mais leve que o aço convencional com a mesma dureza.

Já pensei sobre essa falta de amortecimento, acho ser tambem um dos motivos das caixas das DTs quebrarem tão fácil tambem.
Não teria como usar o cubo de outra moto que tenha amortecimento? Algum que se adapte na DT sem muita gambiarra?

Eu tenho uma TDR180, e é o mesmo sistema, mecanica é a mesma da DT180. E ela quando engata a marcha com o motor frio ela sempre dá um soco forte.

Já revisei tudo! Discos novos, óleos diferentes no cambio, acionamento de embreagem, regulagem, limei aqueles dentes que se criam na campana com o tempo... e não tem jeito. Parou um tempo, colam os discos. Se não der um tranquinho ainda desligada pra desgrudar, ela dá aquele soco! Já acostumei até engatar a 2ª primeiro, depois baixo pra 1ª, pro soco ser menos forte.

Justo ela que não tem amortecimento nenhum... ainda por cima engata as marchas desse jeito. Enquanto as outras que tem engatam suave. Tá froids!

Ney motos
08-01-12, 12:01
Já pensei sobre essa falta de amortecimento, acho ser tambem um dos motivos das caixas das DTs quebrarem tão fácil tambem.
Não teria como usar o cubo de outra moto que tenha amortecimento? Algum que se adapte na DT sem muita gambiarra?

Eu tenho uma TDR180, e é o mesmo sistema, mecanica é a mesma da DT180. E ela quando engata a marcha com o motor frio ela sempre dá um soco forte.

Já revisei tudo! Discos novos, óleos diferentes no cambio, acionamento de embreagem, regulagem, limei aqueles dentes que se criam na campana com o tempo... e não tem jeito. Parou um tempo, colam os discos. Se não der um tranquinho ainda desligada pra desgrudar, ela dá aquele soco! Já acostumei até engatar a 2ª primeiro, depois baixo pra 1ª, pro soco ser menos forte.

Justo ela que não tem amortecimento nenhum... ainda por cima engata as marchas desse jeito. Enquanto as outras que tem engatam suave. Tá froids!

dá pra colocar outra roda sim tipo a da ybr da xr 200 da cg 150 da rd da tornado 250 , é só adaptar

Fissura Wheeling
08-01-12, 16:26
Descobri o motivo da quebra... A polca central ali da regulagem escapou, e mueu tudo na volta. olhando meio por cima foram 2 discos de embreagem pro saco, e a campana não sobrou nada.

Marcel 2t
08-01-12, 16:53
soOco o paau na minha a 4 anos na trilha e no veloterra, nunca me aconteceu isso, mas sim d ter q limar a campana pra retirar os dentes q se formam com as pancadas dos discos, se a sua ja estava muito 'limada' o socos são cada vez piores. compre uma campana ORIGINAL q aguenta bastaante

Fissura Wheeling
08-01-12, 18:02
Bom, agora é só esperar abrir as lojas amanhã, e comprar os seguintes itens:

× 01 Campana de embreagem
× 06 Discos de embreagem
× 01 Junta da tampa lateral direita
× 01 Tampa lateral esquerda do motor
× 01 Retentor de óleo do pedal de câmbio
E depois passar umas horinhas montando tudo rsrsrs

marcelofreitas
09-01-12, 00:10
Ja quebrei uma campana da minha ex TDR qnd eu usava uma ignição que adiantava o ponto de igniçaão, dai quebrou um monte de coisa, uma vez foi a campana, outra vez foi a tampa, outra vez foi o eixo do pinhão, outra vez foi o cubo, até o tio Corsani daqui do PN descobrir o motivo e me presentear com uma ignição que deixou o ponto normal!(obrigado mais uma vez corsani) obs. ele é fera!

Reveja esse lance ai da taxa do teu motor que a galera te alertou, pois pode ter sido um provavel motivo tbm!
abraço!

Fissura Wheeling
09-01-12, 03:56
×Fotos 1 Post

---------- Mensagem adicionada às 04:56 ---------- Mensagem anterior foi às 04:51 ----------


To enganado ou tu disse em outro tópico que colocou os discos novos?
Não houve erro na montagem?

Está certo, creio que eu não tenha dado o devido aperto na polca de regulagem da campana :/
Mas agora já sei o que vou fazer rsrsrs

Eu tenho um amigo que tem uma dt e quer botar motor de 150 nela, ai ele ta vendendo o dele para mim por 200 reais completo.
E eu conheço o motor, foi feito em uma mecânica de confiança e eu acompanhei o processo.

Ai eu acho que vou usar a parte de baixo daquele motor, e usar meu cilindro / cabeçote que já estão preparadinhos

magrao tk
09-01-12, 07:21
×Fotos 1 Post

---------- Mensagem adicionada às 04:56 ---------- Mensagem anterior foi às 04:51 ----------



Está certo, creio que eu não tenha dado o devido aperto na polca de regulagem da campana :/
Mas agora já sei o que vou fazer rsrsrs

Eu tenho um amigo que tem uma dt e quer botar motor de 150 nela, ai ele ta vendendo o dele para mim por 200 reais completo.
E eu conheço o motor, foi feito em uma mecânica de confiança e eu acompanhei o processo.

Ai eu acho que vou usar a parte de baixo daquele motor, e usar meu cilindro / cabeçote que já estão preparadinhos

Moto já antiga sempre é bom ter umas peças de reserva. Se tu sabe que esse motor tá bom acho que vale o investimento.

Sobre a porca que fez o estrago aí, põe uma arruela de pressão. Pelo que entendi é a porca daquele pino na tampa da campana né? Antes das fotos pensei que era aquela maior de dentro que prende toda a campana. Aquela tem que se ligar tambem de nunca esquecer aquela arruela com 2 abinhas, uma dobra pra baixo naquele vinco na campana e a outra aba vira pra cima pra segurar a porca na posição e não afroxar com o giro ou vibração. Provavelmente essa de fora tava sem arruela, tem de ter arruela de pressão.

ThiBecker
09-01-12, 07:25
Também creio que possa ser algum erro na montagem, isso não acontece "comumente".

Irmão
09-01-12, 09:45
Já ia falar que tinha soltado alguma peça alí dentro aí vi a foto da porca
sacanagem né? mas boa diversão pra vc na montagem.

Stone
09-01-12, 17:05
Pô, que zica heim!

Compra um tubinho de cola trava-rosca e aplica nessas porcas aí pra garantir!

Tasteful
09-01-12, 18:23
bem vindo ao clube amigo,já quebrei caixa e campana
acho perfeitamente aceitavel que depois de tanto tempo dando pau um dia estrague,afinal é uma moto velha,mas tambem acho que tanto a caixa quanto a campana das dts são bem frágeis

magrao tk
09-01-12, 18:59
bem vindo ao clube amigo,já quebrei caixa e campana
acho perfeitamente aceitavel que depois de tanto tempo dando pau um dia estrague,afinal é uma moto velha,mas tambem acho que tanto a caixa quanto a campana das dts são bem frágeis

Eu e o Ney estávamos comentando sobre essas quebras. Nos concordamos na idéia que essas peças quebram não por ser frágil, mas por falta de amortecimento na relação. Pois o cubo da DT é seco, não tem buchas nem nada entre o cubo a a coroa. Então cada tranquinho por menor que seja nas trocas de marcha ou ao engatar 1ª recebe o impacto de ferro com ferro no conjunto todo.

Tu que tem uma RX125 tambem, nunca se perguntou por que elas se terminam de todo o resto, mas dificilmente quebram caixa e campana? Inclusive as RX180? É porque elas tem umas buchas parrudas no cubo.

Tasteful
09-01-12, 19:15
e bota parrudas nisso hehe, nunca entendi tamanho exagero mas realmente faz todo sentido magrão
Acho que até o fato da dt ser mais utilizada no off road (e quem não gosta de cavucar a terra não é mesmo) influencia num desgaste mais severo

magrao tk
09-01-12, 19:23
Se não fosse alterar muito a originalidade da moto ia tacar um cubo de RD, RX na minha TDR180. Mas pra uma DT de trilha, será que não seria uma solução?

Tasteful
09-01-12, 19:29
a solução que encontrei pra minha foi caixa de rd,que é beem mais reforçada e trocar a campanha que ja tava toda marcada dos discos,parecia um serrilhado já hehe

magrao tk
09-01-12, 19:42
É foi o que fiz aqui. Quando comprei ela tava com a 6ª marcha bem ruim, nem dava pra usar. Aí consegui uma caixa de RD135 bem boa e substituí.
São menos peças que ocupam o mesmo espaço no bloco. Então pela lógica na caixa de 5 as engrenagens tem mais material que as de 6. Mas isso é uma teoria minha mesmo, porque quando troquei nem lembrei de comparar as 2 hehe.

Stone
09-01-12, 20:21
E ligar a moto com uma marcha já engatada não diminuiria muito esse tranco na hora de engatar a marcha?

Fissura Wheeling
10-01-12, 00:28
boa... verdade! A caixa da rd é bem mais forte... Agora eu estava lembrando que a parte de baixo do motor desse meu amigo já está cheia de durepox...
Quem sábe não é uma boa eu comprar só uma parte de baixo de rd e colocar na minha dt? meu cilindro ta 0,25 e feito agora...ta zero, amaciando ainda praticamente...
Que tal? e quanto mais ou menos eu pago numa parte de baixo de rd usada de leilão, completa, com tampas e etc ?

Detalhe: Fora que a embreagem da RD é bem mais macia!