PDA

Ver Versão Completa : Dicas para lavar motor da moto



ThiBecker
31-01-12, 11:26
Fala galera, gostaria de saber o que é bom pra se passar no motor para arrancar manchas de óleo e sujeiras em geral? Eu particularmente utilizo querosene, alguém tem mais algumas dicas do que é bom e não prejudica (com manchas) a aparência do motor? :cool:

Rafael WF
31-01-12, 11:28
oleo diesel, ou querosene diluido na agua mesmo.

ThiBecker
31-01-12, 11:45
Óleo diesel não deixa o motor "pretejado"?

magrao tk
31-01-12, 12:10
Óleo diesel limpa tambem, mas onde tem borracha como nos retentores de embreagem e pedal, por exemplo, o diesel resseca a borracha deles. Prefiro usar querosene. Acho que é o melhor produto e não mancha. A não ser que passe puro e deixe secar sobre a tinta.

Eu lavo o motor, balança, etc com querosene diluído num balde com agua e detergente. Depois de esfregar ou pincelar a sujeira enxáguo bem com água pura, e depois passo só água e detergente. Nunca tive problemas com manchas na pintura e a sujeira sai toda sem esforço, fica tudo brilhando ;)

chiccoli
31-01-12, 12:24
não lavo minha moto desde quando saiu da consecionaria, só o povo de la que lavou pra mim ^^

prefiro largar um pouco suja, pq a sujeira quando vai formando uma leve camada num risca "tão facil" a pintura, qualquer coisa é só mandar polir e cristalizar depois q o estrago não foi tão feio..

fredericoelias
31-01-12, 17:37
uma pergunta...

minha fazer tá com 23 mil kms e não perdeu o brilho da pintura de fábrica do motor.
Um amigo comprou uma CB3 e o motor dele tá todo acinzentado, com algumas bolinhas brancas. Isso q ela tem 7 mil kms.

isso tem a ver com a pintura ou com cuidado?

chiccoli
31-01-12, 17:45
isso tem a ver com sulopan e lavajato..

Marcel 2t
31-01-12, 17:54
melhor coisa é um pruduto usado em lava rapidos chamado ~limpa baú~ (pra limpar e dar brilho em baú de caminhão) limpa td o q é aluminio, uma beleza mesmo ! só nao deixar mto tempo pra nao secar !

ThiBecker
31-01-12, 18:11
Eu utilizo querosene com água. Ouvi dizer que tem alguns produtos (Solupan por exemplo) que pretejam o motor da moto.... =p

magrao tk
31-01-12, 18:20
Usar solupam é loucura! Isso ataca o metal, é corrosivo. Pra limpar um motor de moto não tem necessidade disso, a não ser que o motor tenha uns 20 anos de sujeira grudada.

ThiBecker
31-01-12, 18:23
Usar solupam é loucura! Isso ataca o metal, é corrosivo. Pra limpar um motor de moto não tem necessidade disso, a não ser que o motor tenha uns 20 anos de sujeira grudada.

"Suspeitei desde o princípio" kk

:p

apu
31-01-12, 18:42
TAS na Web: Soluções Detalhadas para Acabamento Geral (http://tasnaweb.blogspot.com/2010/02/solucoes-detalhadas-para-acabamento.html)

Alpha
31-01-12, 18:43
Eu uso Querosene

leo162
31-01-12, 19:32
Cara quando comprei minha moto, ela veio imunda no motor na parte de baixo, até o yuri recomendou limpar, eu passei gasolina mesmo na parte de baixo do motor, pra tirar a parte grossa que tinha do oleo + areia que estava grudado, depois passei agua com detergente mesmo, fiquei todo sujo mais melhorou bastante ta limpinho agora rsrs

@teago
31-01-12, 22:22
aonde acho querosene ou óleo diesel galera?... as vezes levo no lava rápido apenas quando esta MUITO suja fora isso lavo em casa mesmo, mas tô querendo compra querosene ou diesel poiss os cara passa no lava rápido e brilha que e uma beleza.

brunocfreitas
31-01-12, 22:38
aonde acho querosene ou óleo diesel galera?... as vezes levo no lava rápido apenas quando esta MUITO suja fora isso lavo em casa mesmo, mas tô querendo compra querosene ou diesel poiss os cara passa no lava rápido e brilha que e uma beleza.

no mesmo lugar onde vc abastece ela kkk ou ate no mercado da pra achar o querosene, mas aconselho o de posto mesmo, parece ser mas forte.

coyoteboicote
31-01-12, 22:50
Eu prefiro levar no lava rápido, não tenho paciência de ficar esfregando aqui limpando ali, levo nos cara lá e a pequena fica zerada brilhando, por falar nisso hj levei ela pra tomar uma ducha fazia mais de 30 dias q tava sem lavar, com tanta chuva nem valia a pena...

Carleetos
01-02-12, 00:31
Óleo diesel limpa tambem, mas onde tem borracha como nos retentores de embreagem e pedal, por exemplo, o diesel resseca a borracha deles. Prefiro usar querosene. Acho que é o melhor produto e não mancha. A não ser que passe puro e deixe secar sobre a tinta.

Eu lavo o motor, balança, etc com querosene diluído num balde com agua e detergente. Depois de esfregar ou pincelar a sujeira enxáguo bem com água pura, e depois passo só água e detergente. Nunca tive problemas com manchas na pintura e a sujeira sai toda sem esforço, fica tudo brilhando ;)

Já tentei de tudo, mas essa é a melhor maneira que encontrei de lavar a moto. Se não tiver com reboco de barro duro, suja demais, com 2 baldes você deixa ela tinindo.

Inclusive mostrei o que aconteceu por ter usado silicone nos plásticos foscos precocemente, tentando dar um aspecto melhor, proteger... Acabei foi queimando as peças mais rápido. Silicone de baixa qualidade, talvez.
http://img228.imageshack.us/img228/2977/dsc00428r.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/228/dsc00428r.jpg/)http://img7.imageshack.us/img7/6876/dsc00427xq.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/7/dsc00427xq.jpg/)http://img844.imageshack.us/img844/1558/dsc00431cpia.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/844/dsc00431cpia.jpg/)http://img823.imageshack.us/img823/732/dsc00432ai.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/823/dsc00432ai.jpg/)

rodrigo2011
01-02-12, 00:51
ql silicone tu usou .. eu uso politriz , freeway e gran prix

nigeldias
01-02-12, 07:40
Quando minha moto tá muito suja na parte o motor e tal, eu mando na lavagem, e lá eles lavam com AGUA QUENTE, AMONIA, e QUEROSENE, e fica filé, o acabamento deles lá nao é do melhor mas a lavagem é de primeira.

Thiago Grigoletto
01-02-12, 08:08
Querosene, água e sabão, mas só passo no motor, nas demais partes só agua e sabão.
Vocês passam querosene e sabão em toda moto?

nigeldias
01-02-12, 08:09
Querosene, água e sabão, mas só passo no motor, nas demais partes só agua e sabão.
Vocês passam querosene e sabão em toda moto?

Pode passar sem medo cara, só recomendo não usar a mesma esponja que tu usa no motor pra passar no tanque.

magrao tk
01-02-12, 08:39
Querosene, água e sabão, mas só passo no motor, nas demais partes só agua e sabão.
Vocês passam querosene e sabão em toda moto?

Eu divido em 2 partes. 1°- querosene, detergente e água: lavo só a parte de baixo da moto: motor, carburador, escape, quadro, balança, suspensões, cubos, aros e pneus com esponja, pincel e escova de tanque nos pneus. Depois de enxaguar tudo esvazio o balde, e faço a 2ª parte - agua e detergente, ou shampoo automotivo: lavo todo o restante da moto, inclusive essas partes dou uma repassada nas partes pintadas. Nessa 2ª etapa uso uma flanela e um pincel macio pros cantinhos.
Dependendo do encardido dos pneus escovo eles com sabão em pó. Fica preto igual novo, nem passo nada de preteador neles. Só a aparencia de novo já basta.

Zanca
01-02-12, 09:03
vou pintar de preto meu motor vai me dar menos trabalho que tentar limpar ele

ThiBecker
01-02-12, 10:18
Bom, eu lavo a minha com shampoo para carros (partes de plástico, tanque, painel), e nas partes inferiores (motor, suspensão, cavalete e etc) lavo com querosene diluída na água, as rodas também lavo com querosene, mas depois passou sabão em toda a moto (inclusive motor). No acabamento utilizo silicone GranPrix (nas partes pretas), e o limpa pneus (em volta dos pneus), a moto fica muito limpa e linda. :D

Alex-BH
01-02-12, 12:16
Olá

eu uso querosene, pincel e paciência!

Jordano
01-02-12, 12:33
sempre usei lava-jato pra lavar as motos e carros aqui em casa, nunca deu nada no motor das motos, mas era só água e detergente, nada de produtos corrosivos.
só pra deixar claro pra quem possa ter entendido errado o comentário do Chiccoli, água com alta pressão não vai fazer manchas no motor

brunocfreitas
01-02-12, 19:35
sempre usei lava-jato pra lavar as motos e carros aqui em casa, nunca deu nada no motor das motos, mas era só água e detergente, nada de produtos corrosivos.
só pra deixar claro pra quem possa ter entendido errado o comentário do Chiccoli, água com alta pressão não vai fazer manchas no motor

eu uso jatos de pressão no motor e ele não esta manchado, mas eu sempre molho dou umas pinceladas com querosene e dou o jato.

Allisongia
01-02-12, 20:24
Eu sempre começo com querosene e óleo diesel e um pincel de 2 dedos, com muuuuuita paciencia.
Tem dias que demoro umas 3h pra lavar a magrela
:D

Depois jogo agua com detergente automotivo com uma esponja..
e finalmente o jatão D'agua :p

Teve uma vez que pedi pra o cara meter um Solupan nela.. O motor ficou com várias manchas azuis..
Depois desse dia nunca mais coloquei num lava-jato..
prefiro andar com ela podre e demorar uns 5 ou 6 dias sujo e eu mesmo lavar em casa.
;)

magrao tk
01-02-12, 21:12
Alguem já usou aquela graxa de sapato nuget preta nos plásticos da moto? Dá uma reavivada legal!

Tenho uma latinha velha aqui e agora a tardinha resolvi dar um trato, e fui ver a graxa secou na lata e ficou umas pedras.

Tem alguma coisa que possa usar pra diluir essa graxa e reaproveitar ou já era?

Vou comprar uma nova, mas é só por curiosidade, porque quando tava passando o mercado já tava fechado. Esfreguei o pano na pedrinha mesmo, mas não rende!

brunocfreitas
01-02-12, 22:59
tenta reidratar ela com aguá mesmo magrão. ou ve na composição dela algo que de pra usar pra isso.

coyoteboicote
01-02-12, 23:19
Alguem já usou aquela graxa de sapato nuget preta nos plásticos da moto? Dá uma reavivada legal!

Tenho uma latinha velha aqui e agora a tardinha resolvi dar um trato, e fui ver a graxa secou na lata e ficou umas pedras.

Tem alguma coisa que possa usar pra diluir essa graxa e reaproveitar ou já era?



Vou comprar uma nova, mas é só por curiosidade, porque quando tava passando o mercado já tava fechado. Esfreguei o pano na pedrinha mesmo, mas não rende!


Essa graxa q vc se refere existe liquida num frasquinho q vem com uma espuminha na ponta é bem mais negócio na minha opinião, e na boa, é melhor jogar esta fora e comprar uma nova mesmo viu, e no esquema que eu falei custa muito barato. =]

http://www.pacaluz.com.br/imagensdin/produtos/227.jpg

Da pra passar até nos pneus como se fosse pretinho, mas nao recomendo passar no banco pois pode sair na calça e fazer um estrago.

ThiBecker
02-02-12, 12:16
Bom hoje fui lavar a motoca, não tinha querosene, usei removedor mesmo (somente nas partes de ferro, rodas e motor). Depois bati bastante água em cima... aparentemente ficou bom até o momento rs

Stone
02-02-12, 14:39
Eu já não tenho mais muita paciência pra lavar a moto como tinha antigamente.
Eu só borrifo detergente nela inteira e lavo com o lava-jato, depois passo um desengripante nela inteira, fica tudo zero!

diegocarvalho
02-02-12, 15:23
Lavo assim:

1º Lavo a parte de cima com detergente neutro(farol, painél, carenagens, paralama, tanque, banco, etc.)
2º Depois detergente neutro + querosene nas partes de baixo(paralama, chassi, motor, rodas, balança, escapamento, saio catando marcas de pinche no tanque e nas carenagens, limpo a corrente com querosene pura usando uma escova de dente)
3º Seco
4º Encero com Grand Prix
5º Lubrifico a corrente

Pronto, a moto tá preparada para à chuva!!! Ehhhh tristeza!!!

@teago
02-02-12, 15:28
Alguem já usou aquela graxa de sapato nuget preta nos plásticos da moto? Dá uma reavivada legal!

Tenho uma latinha velha aqui e agora a tardinha resolvi dar um trato, e fui ver a graxa secou na lata e ficou umas pedras.

Tem alguma coisa que possa usar pra diluir essa graxa e reaproveitar ou já era?

Vou comprar uma nova, mas é só por curiosidade, porque quando tava passando o mercado já tava fechado. Esfreguei o pano na pedrinha mesmo, mas não rende!

Magrão, nu resseca não as peças de plastico que você passa essa graxa?

magrao tk
02-02-12, 17:48
Lavo assim:

1º Lavo a parte de cima com detergente neutro(farol, painél, carenagens, paralama, tanque, banco, etc.)
2º Depois detergente neutro + querosene nas partes de baixo(paralama, chassi, motor, rodas, balança, escapamento, saio catando marcas de pinche no tanque e nas carenagens, limpo a corrente com querosene pura usando uma escova de dente)
3º Seco
4º Encero com Grand Prix
5º Lubrifico a corrente

Pronto, a moto tá preparada para à chuva!!! Ehhhh tristeza!!!

Eu só inverto a 1ª e 2ª parte. Prefiro deixar as partes de cima por último. Porque se fizer primeiro, essas peças como tanque e rabeta vão secando sozinho enquanto to lavando o resto. E se deixar água nas peças evaporando vão ficando manchas de gota dágua por tudo! Principalmente em moto preta, fica horrível! Então só acabo de lavar o tanque e já seco tudo com toalha pra evitar isso.




Magrão, nu resseca não as peças de plastico que você passa essa graxa?

Pois é... experimentei o nuget umas 2 vezes só. Não tenho tido muita paciencia ultimamente tambem. Nem me lembro qual foi a última vez que tinha encerado o tanque ela, imagina as outras partes.

Aí perguntei se alguem mais usa pra tambem saber se tem algum contra, porque fica muito bonito! Mas se a longo prazo é isso ruim eu tambem não sei, mas tenho interesse em saber.

@teago
02-02-12, 20:16
Pois é... experimentei o nuget umas 2 vezes só. Não tenho tido muita paciencia ultimamente tambem. Nem me lembro qual foi a última vez que tinha encerado o tanque ela, imagina as outras partes.

Aí perguntei se alguem mais usa pra tambem saber se tem algum contra, porque fica muito bonito! Mas se a longo prazo é isso ruim eu tambem não sei, mas tenho interesse em saber.

Minha ex: moto eu passava pretinho nas partes de plastico, tipo já era ressecado então não me emportei em passar e sempre ficava muito bom durava uma semana sem chuva, nesse tempo não vi piorar as peça. agora na atual estou com receio rs. poderia ter um produto especifico pra isso, ai não teríamos essa preocupação de prejudicar no futuro.

Fissura Wheeling
04-02-12, 05:35
Baa... leendo esse tópico agora, me deu até uma vontade de lavar a moto kkkkk'
Vou dormir agora, pra acordar lá por umas 3:00 PM e lavar as motoca tudo da casa :p