PDA

Ver Versão Completa : Moto Com partida a pedal Pega sem bateria?



leonardoeng1
03-02-12, 10:10
Save galera do PN!

Gostaria de saber se moto com partida a pedal pega sem bateria, ou com bateria ruim.

ThiBecker
03-02-12, 10:33
Pega sim, até as com partida elétrica pegam, nada que soltar ladeira abaixo e dar um tranco não resolva. :p

Rafael WF
03-02-12, 10:37
Sem a bateria, ou sem carga na bateria?

DOUGLAS 00
03-02-12, 10:41
depende da moto.

No caso das CG´s, até 2003 pega sem bateria. De 2003 pra cá, só funciona se tiver alguma carguinha.

chriskopsch
03-02-12, 10:44
A minha já fiz ligar sem bateria, no pedal, é uma titan 2006

ThiBecker
03-02-12, 10:47
Acredito que liga sim, msm sem bateria...

Diey
03-02-12, 11:08
Mas como isso é possível?

DavidR
03-02-12, 11:12
algumas as 150 negativo , mas as mas antigas sim só que não funciona a parte eletrica, mas aí ta escrito que vc mora em alfenas e itajuba? eu sou de itajubá

jmn83
03-02-12, 11:16
Mas como isso é possível?

Teoricamente explicando bem rápido e de forma simples, o motor depois de ligado gera sua propria energia, a bateria Teoricamente em algumas motos so guarda carga para a proxima partida e em algumas motos ela tem energia para farol seta buzina etc.

Mais ou menos é isso...

tom crazy
03-02-12, 11:22
Depende da moto, a yes se tiver zero de carga na bateria não pega. Sei que a yes não tem pedal, mais usei só como exemplo.

ThiBecker
03-02-12, 12:09
Depende da moto, a yes se tiver zero de carga na bateria não pega. Sei que a yes não tem pedal, mais usei só como exemplo.
No tranco não pega não?

tom crazy
03-02-12, 12:12
Não pega, precisa ter um minimo de carga.

Thiago Grigoletto
03-02-12, 12:20
As cg´s 125 pegam, mas não funciona farol, seta ou buzina...

magrao tk
03-02-12, 12:37
Bom, vamos separar as coisas, porque isso sempre dá muita confusão:

Lá no estator do motor tem 2 fontes de energia: Uma alimenta as luzes e carrega a bateria. E outra gera o pulso e energia pro cdi e bobina. Éssa parte é que o motor precisa pra funcionar!

A parte de luz, bateria e carga não influi em nada pro motor ligar. Pode-se inclusive retirar a bobina que gera essa energia lá no estator, que o motor ligará! Só sem nenhuma luz ou carga pra bateria.

Mas esse exemplo serve pra maioria das motos mais antigas, de 2003 pra baixo. Essas motos usavam CDI analógico, que pra funcionar usava corrente alternada CA, o mesmo formato de corrente usado no farol das CGs. A partir de 2003 começaram a ser usados os CDIs digitais, que são alimentados por corrente contínua CC, usada na bateria.




Então essas de 2003 em diante não funcionam sem bateria? Funcionam sim! Porque mesmo que a bateria não esteja na moto, o regulador, peça que manda a corrente CC que que carrega a bateria vai alimentar o CDI do mesmo modo!

A partir do movimento do pedal, o motor já manda energia pro regulador, que vai alimentar o CDI, que vai mandar o comando pra bobina, que fará a faísca da vela dando a ignição no motor e fechando o ciclo.



É claro que essa energia inicial vai ser fraca, não vai ter os 12v logo de cara lá na saída do regulador. Então talvez a moto sem bateria não pegue muito fácil. Mas pega... depois do ponta pé inicial, vai embora!

E é por isso tambem que quando a nossa bateria tá ruim a moto se desliga em marcha lenta quando a gente liga os piscas ou pisa no freio. Porque só o motor tá fornecendo energia (em marcha lenta é bem pouca) pra tentar carregar a bateria ruim e alimentar o CDI. Ligando mais freio e pisca essas coisas vão roubar toda a carga, que já era pouca, fazendo o CDI parar de funcionar.

Então a bateria é uma segurança de que a moto vai pegar fácil, vai funcionar bem em qualquer situação, mas pode funcionar sem ela, desde que chegue a carga da bateria até o CDI. Tem motos que tem um fusível secundário nessa linha, se ele queimar o CDI não funciona.

DaniloSS7
03-02-12, 13:00
Magrão, com bateria morta a moto liga, mas dá um trabalho... meu irmão teve uma FAN 2008 e uma vez a bateria morreu, pra moto ligar era uma luta. Colocou bateria nova, e ela ligava na primeira batida.

magrao tk
03-02-12, 13:10
Magrão, com bateria morta a moto liga, mas dá um trabalho... meu irmão teve uma FAN 2008 e uma vez a bateria morreu, pra moto ligar era uma luta. Colocou bateria nova, e ela ligava na primeira batida.

Sim, custa a ligar por causa da pouca energia que o motor gera só no descer o pedal como eu expliquei acima.
Aliás em casos assim de bateria ruim dificultando de ligar é melhor até tirar a bateria enquanto não põe outra, é uma coisa a menos roubando a carga pro CDI.

DaniloSS7
03-02-12, 13:16
Aliás em casos assim de bateria ruim dificultando de ligar é melhor até tirar a bateria enquanto não põe outra, é uma coisa a menos roubando a carga pro CDI.

Bom saber!

renan1605
03-02-12, 15:25
Ligar liga sim.
Esses dias atrás, a bateria da minha moto não estava com carga e ela ligava, porém falhava muito e não passava de 80 km/h.
O que pode acontecer também é de queimar o retificador de voltagem por causa dessas falhas.
Após dar a carga na bateria e ela não segurar de novo, fui conferir o sistema elétrico dela e vi que tinha um fusível queimado, troquei e acabou o problema.

ninocruz1
03-02-12, 15:28
Moto de corrida nem tem bateria...pelo menos as dois tempos não tinham.

norisk
03-02-12, 20:37
mete o pé e sai quente
liga sim sem problema algum

Carleetos
03-02-12, 20:45
Pô, depois dessa aula do Magrão com mal de Alzheimer o cara lembra da informação. :D

romanex
03-02-12, 21:04
Só tem um detalhe: sem a bateria, os 13.5 volts de alimentação da bateria vão para as lampadas e outros dispositivos ligados no mesmo circuito, normalmente causando a sua queima, pois todos são feitos para funcionarem com 12 volts...essa tensão a mais é necessária para que a bateria pegue carga...sem a bateria ocorre a sobrecarga no circuito...como a diferença de tensão não é tão grande, pode não queimar na hora, mas vai acabar queimando...

jott257
03-02-12, 21:55
No tranco não pega não?

cara a yes pega sim...
a minha ja deu problema na bateria
ate postei aqui... a moto liga mais fica doida
com giro bem baxim e se vc acelera ela morre

ai se vc liga farol pisca buzina e pisa no freio
enfim, tudo que e luz o giro volta ao normal...

a minha deu problema do meio do meu percusso
eu fiz isso prendi ate o botao da luz alta com fita isolante
o giro volto ao normal e deu p eu voltar


A moto do amigo meu no trabalho deu problema ele ligo do tranco
colocando ela em 2°, no cavalete central e girando a moto de tras
nunca vi ninguem fazer isso...??... cheguei em casa testei na minha
yes e funcionou hehheheh... pelomenos e menos mico que empurrar...

rodrigo2011
03-02-12, 23:21
ate onde eu sei moto com injecçao eletrônica não pega no tranco

---------- Mensagem adicionada às 00:21 ---------- Mensagem anterior foi às 00:21 ----------

as com carburador ja dei tranco d ++

chriskopsch
03-02-12, 23:57
ate onde eu sei moto com injecçao eletrônica não pega no tranco

---------- Mensagem adicionada às 00:21 ---------- Mensagem anterior foi às 00:21 ----------

as com carburador ja dei tranco d ++

Pegar pega, mas não é aconselhável fazer isso nas injetadas.

tom crazy
04-02-12, 06:17
cara a yes pega sim...
a minha ja deu problema na bateria
ate postei aqui... a moto liga mais fica doida
com giro bem baxim e se vc acelera ela morre

ai se vc liga farol pisca buzina e pisa no freio
enfim, tudo que e luz o giro volta ao normal...

a minha deu problema do meio do meu percusso
eu fiz isso prendi ate o botao da luz alta com fita isolante
o giro volto ao normal e deu p eu voltar


A moto do amigo meu no trabalho deu problema ele ligo do tranco
colocando ela em 2°, no cavalete central e girando a moto de tras
nunca vi ninguem fazer isso...??... cheguei em casa testei na minha
yes e funcionou hehheheh... pelomenos e menos mico que empurrar...

A minha quando acabou a bateria não pegou de jeito nenhum, no dia que minha bateria morreu eu estava indo trabalhar e durante o percurso a foto foi ficando doida dessa mesma forma que vc descreveu, deu pra chegar no trabalho e tal, depois fui tentar dar partida no tranco e não pegou. Como no trampo tem aquelas baterias de alarme coloquei uma na moto e pegou na primeira triscada no botão de partida.

rafael1989
06-11-15, 23:46
Magrão, com bateria morta a moto liga, mas dá um trabalho... meu irmão teve uma FAN 2008 e uma vez a bateria morreu, pra moto ligar era uma luta. Colocou bateria nova, e ela ligava na primeira batida.

funciona sim.....
isso acontece porque quando vc aciona o pedal de partida, gira as emgrenagens dentro do motor e girando as engrenagens o pistão e acionado uma unica vez que ja é o suficiente para causar a combustão..
dai em diante uma vez gerado a esplosão (combustão)o motor permanece ligado atravez da propria energia gerada pelas voltas das engrenagens e movimentos do pistão continuarmente.

tendeu???

- - - Updated - - -


funciona sim.....
isso acontece porque quando vc aciona o pedal de partida, gira as emgrenagens dentro do motor e girando as engrenagens o pistão e acionado uma unica vez que ja é o suficiente para causar a combustão..
dai em diante uma vez gerado a esplosão (combustão)o motor permanece ligado atravez da propria energia gerada pelas voltas das engrenagens e movimentos do pistão continuarmente.

tendeu???

melhor disendo ,, como o amigo la encima ja disse ... alguns modelos de 2000 a 2003, se eu não me engano e ate 2002. mas não tenho certeza .