PDA

Ver Versão Completa : Oq seria um comando bravo?



marcelofreitas
03-02-12, 11:45
Sempre que falo em melhorar a performance da XTZ as pessoas falam em botar um comando bravo, oq seria isso? e como isso influencia no funcionamento do motor?

apu
03-02-12, 12:00
Comando BRAVO XTZ 125X-OPINIÕES! (http://www.pequenasnotaveis.com.br/preparacao-32/comando-bravo-xtz-125x-opinioes-26584/)

ThiBecker
03-02-12, 12:01
Eita coias brava msm! \o

Guilherme Rabelo
03-02-12, 12:38
seria um comando pit bull............

brincadeira.........seria um comando preparado p/ melhorar o desempenho da moto

renan1605
03-02-12, 15:53
http://images.quebarato.com.br/T440x/comando+bravo+para+tornado+sete+lagoas+mg+brasil__ 1E87A8_1.jpg
É isso aqui!
A diferença é que ele tem o came maior que o original, permitindo que a válvula de admisão fique mais tempo aberta, deixando entrar mais mistura para dentro do cilindro antes da detonação.

magrao tk
03-02-12, 18:02
A diferença desses comandos pros originais eu até sabia.

Só nunca entendi o nome bravo: seria uma marca, como ficou com bombril, gilete... ou apenas alguem inventou de chamar de bravo e pegou o nome? Por que não se chama comando preparado? Comando esportivo? Comando alta performance?

Existe comando preparado que não seja comando ''bravo''?

Esquadrão Marte
03-02-12, 18:10
Já que Estamos falando de comando, Alguem pode me Me dar uma luz? Quero saber as medidas dos Cames da twister e da CG 150 Esport? Comando Original ...

Stone
03-02-12, 20:02
Nomes existem vários, mas é tudo a mesma coisa. Mas tem os que já vem prontos com mais graduação e tem os preparados encima do original.

O nome "bravo" talvez seja por essa linha da WGK

http://desmond.imageshack.us/Himg705/scaled.php?server=705&filename=1006966i.jpg&res=medium

marcelofreitas
03-02-12, 20:20
é só tacar na moto e fica show? ou tem de fazer mais algumas coisas?

norisk
03-02-12, 20:47
A diferença desses comandos pros originais eu até sabia.

Só nunca entendi o nome bravo: seria uma marca, como ficou com bombril, gilete... ou apenas alguem inventou de chamar de bravo e pegou o nome? Por que não se chama comando preparado? Comando esportivo? Comando alta performance?

Existe comando preparado que não seja comando ''bravo''?
pelo que me recordo magrão bravo é o modelo por ser um comando fora das medidas originais ficou com um apelido de bravo adotado pela wgk como nome de seus comandos de alta performance

guilhermeDF
03-02-12, 21:01
eu coloquei um comando preparado na minha tony só nao liguei ela ainda pois ta junto com preparaçao do cabeçote e pistao 3mm
esse meu comando foi reenquadrado e roletado(giria adotada para rebaixar as costas do comando) esse reenquadramento ele pode ser tanto para baixa(arrancada) e pra alta(final) o meu ta pra alta... o fato de rebaixar as costas do comando faz praticamente o serviço de abrir mais as valvulas pois a sua ponta vai ficar mais alta mas a regulagem da valvula pelomenos da tornado/twister que é pastilhasda fica mais dificil pois nao se encontram essas pastilhas mais altas dai tive uma ideia que resolve tive que coprar 2 brocas de aço especial de 7mm que casam no mesmo buraco das moedas dai só tirei a folga e mandei cortar na medida...

marcelofreitas
03-02-12, 21:22
só tacando um comando bravo, aumenta o tork? tem que fazer algo mais? e a durabilidade do motor continua a mesma?

DOUGLAS 00
04-02-12, 12:33
O Comando bravo, pelo pouco que sei, através da mudanças dos cames vai alterar a quantidade da mistura que entra no pistão durante a admissão, aumentando a potência. Pois basicamente a válvula fica aberta por mais tempo.

Mas existem alguns poréns:

O comando preparado tende a render bem em altas rotações dando mais potência, porém nas baixas, prejudica torque, pois interfere na dinâmica dos gases. É bem visível em motores preparados (aspirados), que ficam embaralhados em baixa rotação, sendo que limpam apenas quando o giro vem.

Dependendo da graduação do comando, é preciso dar um trato na cabeça do pistão, rebaixando a cabeça deste, pois como a válvula fica mais tempo aberta, pode dar um belo atropelo de válvulas... e em muitos casos, o motor começa a pedir frequentes regulagens de válvula.

Falando em modificações, acredito que vai dar um bom resultado, se junto ao comando, preparar o cabeçote, dar uma afinada na carburação e escape. Também existe o kit "135" que basicamente é o pistão de titan 125 OHV.

Marcelo, no seu caso sabemos que a XTZ anda pouco mesmo. Para dar uma boa diferença, o veneno teria que ser forte, mas ai, se vai a economia e a durabilidade da XTZ... e com a grana investida em veneno, daria para pegar uma 250 usada. Pessoalmente acho que não compensa fuçar ela.

Caso queira saber mais, tem uma galera que manja bastante aqui no forum... recomendo perguntar lá pro AMP preparações.

marcelofreitas
04-02-12, 12:40
O Comando bravo, pelo pouco que sei, através da mudanças dos cames vai alterar a quantidade da mistura que entra no pistão durante a admissão, aumentando a potência. Pois basicamente a válvula fica aberta por mais tempo.

Mas existem alguns poréns:

O comando preparado tende a render bem em altas rotações dando mais potência, porém nas baixas, prejudica torque, pois interfere na dinâmica dos gases. É bem visível em motores preparados (aspirados), que ficam embaralhados em baixa rotação, sendo que limpam apenas quando o giro vem.

Dependendo da graduação do comando, é preciso dar um trato na cabeça do pistão, rebaixando a cabeça deste, pois como a válvula fica mais tempo aberta, pode dar um belo atropelo de válvulas... e em muitos casos, o motor começa a pedir frequentes regulagens de válvula.

Falando em modificações, acredito que vai dar um bom resultado, se junto ao comando, preparar o cabeçote, dar uma afinada na carburação e escape. Também existe o kit "135" que basicamente é o pistão de titan 125 OHV.

Marcelo, no seu caso sabemos que a XTZ anda pouco mesmo. Para dar uma boa diferença, o veneno teria que ser forte, mas ai, se vai a economia e a durabilidade da XTZ... e com a grana investida em veneno, daria para pegar uma 250 usada. Pessoalmente acho que não compensa fuçar ela.

Caso queira saber mais, tem uma galera que manja bastante aqui no forum... recomendo perguntar lá pro AMP preparações.

kra com essas tuas informações, to pensando em voltar o pinhão pra 14 dentes mesmo, dai aproveito a economia e a durabilida neste periodo que estou precisando economizar $$$$, depois troco a motinha completa por uma maior!
obrigado.

DOUGLAS 00
04-02-12, 12:45
Acho que seria uma opção sensata manter a XTZ original.

Preparação é algo bacana quando o uso vai ser para "diversão". Para o uso normal, o veneno sempre trás algumas consequências.

Eu ficava com a XTZ para sempre e ia guardando grana para uma 250, ou então pra DT 200R que vc tanto gosta.

marcelofreitas
04-02-12, 13:04
Pois é, tenhos varios projetos para a proxima moto: uma tenerezinha 250, ou uma lander mesmo,ou uma DT 200R(mas qnt mais o tempo passa, mas fica kro manter essa motinha, tanto no combustivel, como na manutenção e reposição de peças), ou entaum uma XT 600 usada.
tudo isso levando em consideração que qnt mais o tempo passa, mas a grana ficar curta! os filhos vaum crescendo, os gastos vaum aumentando, e ainda tem o carro agora!
abraço e obrigado pela opinião.

RodrigoSik
04-02-12, 17:22
Já que Estamos falando de comando, Alguem pode me Me dar uma luz? Quero saber as medidas dos Cames da twister e da CG 150 Esport? Comando Original ...
Sei q o comando da 150 sport tem 285 graus