PDA

Ver Versão Completa : titan falhando quando quente



adriano_arruda
27-02-12, 17:52
Olá a todos!

Sou novo no forum e gostaria de uma ajuda dos mais entendidos. =D


Tenho uma CG 98 que depois de quente insiste em engasgar, já limpei o carburador e troquei os reparos do carburador, mas ela insite em continuar engasgando.....principalmente em média carga (parece que começa a embolar)....quanto mais quente ela fica...mais ela engasga.

De imediato imaginei que seria o CDI que estava morrendo, mais ela mesmo quente ela pega facil facil... então não sei mais o que pode ser.


Obs: Eu desativei o tal do ECO que as cgs até 99 possuem, que dizem só fazer a moto beber mais... não surtiu efeito no funcionamento da moto (nem pra melhor nem pra pior).


Abraços a todos!

FRANGOPUNK
27-02-12, 18:06
Olá a todos!

Sou novo no forum e gostaria de uma ajuda dos mais entendidos. =D


Tenho uma CG 98 que depois de quente insiste em engasgar, já limpei o carburador e troquei os reparos do carburador, mas ela insite em continuar engasgando.....principalmente em média carga (parece que começa a embolar)....quanto mais quente ela fica...mais ela engasga.

De imediato imaginei que seria o CDI que estava morrendo, mais ela mesmo quente ela pega facil facil... então não sei mais o que pode ser.


Obs: Eu desativei o tal do ECO que as cgs até 99 possuem, que dizem só fazer a moto beber mais... não surtiu efeito no funcionamento da moto (nem pra melhor nem pra pior).


Abraços a todos!


verificou a vela e o cabo de vela ?

quem sabe pode ser isso, qdo esquenta pode ter a possibilidade do cabo de vela perder contato com a vela e causar falhas...

chiccoli
27-02-12, 18:29
estator, vela.., regulagem do carburador, vê em qual altura ta a agulha..

o ecco realmente não faz falta.., e ainda evita de ficar encharcando.

Stone
27-02-12, 18:59
Ela falha no momento que vc gira o acelerador ou quando segura o acelerador?

adriano_arruda
28-02-12, 17:31
Ela tá falhando (embolando) quando em meia carga(geralmente voltando o acelerador de 100% p/ 50%), e se eu estiver segurando o acelerador todo se nota ela dando uns "soquinhos". A medida que vai esquentando ela engasga e embola mais. Mais quente ou fria...ela pega facil facil.


OBS: Antes de me mudar de uma cidade para outra (+- 110km de distância), eu paguei um revisão onde ela apresentava esse problema...o mecanico resolveu o problema e nao havia trocado nenhuma peça (segundo ele era só revisão basica, regulagem)...mais o problema voltou e não compensa eu voltar 110km p/ resolver o problema.


Pode ser a agulha do pistonete que tá fora da posição certa?


Abraços a todos!

magrao tk
28-02-12, 19:45
Deve ser regulagem então. Tenta primeiro só regular o parafuso da mistura. Deixa a moto ficar quente e daí gira o parafuso até encontrar o ponto que a lenta ficar mais acelerada e redondinha. Aí faz o teste. Se continuar embolando tenta baixar a agulha do pistonete, parece que ela tem excesso pois não falha fria. Ela pega bem na 1ª partida do dia? Que cor tá ficando o eletrodo da vela?

Stone
28-02-12, 19:52
Baixa a agulha do pistonete uma ou duas casas que deve resolver

adriano_arruda
28-02-12, 19:56
estou sem a chave de vela, se nao resolver o problema vou correr atraz de uma...mais antes de levar pra revisao o eletrodo tava branco(mistura pobre).....a regulagem do ar eu devo abrir (deixar mais ar entrar) e assim ela acelera???


da maneira que tá...pode ta frio que só é necessario encostar a mao no acelerador (coisa de 5% do acelerador) e ela pega, e dois ela mantem a lenta normalmente. Quando quente nem acelerar é necessario.

magrao tk
28-02-12, 20:04
O parafuso da CG quando abre entra mais ''gasolina''. Tenta ver que cor tá a vela. E outra, se faz tempo que ela não é trocada já compre logo uma vela nova! Mesmo que não seja ela, é melhor regular tudo com a ignição funcionando 100%.

Eduardo Toda
28-02-12, 20:04
OPa, a minha Titan estava igualzinha a sua, quando estava fria andava de boa, sem kicks, mas quando esquentava e abria o acelerador, geralmente de 1/2 acelerador para cima, ela ficava dando uns kicks(engasgos) e quando precisava de potencia para ultrapassar era aquela falhação....no meu caso eu resolvi com aquela bela limpada no carburador (tinha bastante sujeira, principalmente naquele gigle grande e na cuba), e regulagem do parafuso, no meu caso com 2 3/4 de volta ficou ótimo, mas como vc disse que limpou o carbura...

kingvidal
28-02-12, 20:15
cara limpa o carburador, ja troque a vela que deve resolver fiche o parafuso da mistura e abra 2 voltas e meia, e a agulha do pistonete dexe a trava no meio!

chiccoli
28-02-12, 20:26
a minah eu deixava a mistura rica em marcha lenta e com um gicle 120 +/- com a agulha la embaixo.., pegava em qualquer situação, era economica, e ainda dava umas esticadas legal..

Miltinho
28-02-12, 21:46
A minha está com o mesmo problema troquei vela, filtro e ainda continua, vou mexer na mistura, fechar e girar duas vezes. Esse parafuso e aquele na lateral do carburador? ?

minha é uma titan 2008 150.

magrao tk
28-02-12, 22:14
A minha está com o mesmo problema troquei vela, filtro e ainda continua, vou mexer na mistura, fechar e girar duas vezes. Esse parafuso e aquele na lateral do carburador? ?

minha é uma titan 2008 150.

É um que tem debaixo da saída do carburador, virado pra baixo e meio escondido. Vai ter que usar uma chave de fenda curtíssima ou fazer uma pra caber ali. Esse na lateral regula a marcha lenta apenas.

Guilherme Mcnasty
01-03-12, 17:46
Já peguei titan assim que só resolveu trocando o carburador. Quando ele gasta na base, ali onde o pistonete encosta quando desacelera, cria uma turbulencia que gera mistura muito rica nas médias acelerações. Experimenta pegar um bura emprestado pra teste. Ou então confira melhor a giclagem e agulha desse carburador, ele não costuma aceitar mais do que o gicle 108 com a agulha original.

Messa
02-03-12, 09:38
Troca de posto de combustivel, se o bura estiver em ordem pode ser a gasosa...

adriano_arruda
02-03-12, 13:32
Gasolina esta descartando...como comentei...mudei de cidade, e com isto de posto...seria muito "azar" pra uma pessoa só.

Torço para que nao seja problema de folga do pistonete, pq se for...vou rodar muuuuito tempo com ela assim (estudante é tudo quebrado! aahuahau) até trocar o carburador por outro novo...e outra, imagino que esta folga faria com que ela falhasse a frio tbm.


Agora a tarde vou testar as alturas da agulha do pistonete...vou colocar no meio e tentar regular a mistura ar/combust.


Vamos ver no que dá!


abraços e obrigado a todos pela ajuda!

adriano_arruda
02-03-12, 17:19
Já peguei titan assim que só resolveu trocando o carburador. Quando ele gasta na base, ali onde o pistonete encosta quando desacelera, cria uma turbulencia que gera mistura muito rica nas médias acelerações. Experimenta pegar um bura emprestado pra teste. Ou então confira melhor a giclagem e agulha desse carburador, ele não costuma aceitar mais do que o gicle 108 com a agulha original.


Pessoal, mexi no carburador da magrela hoje, e não surtiu muito efeito nas mudanças...a agulha estava no meio....esperimentei um nivel acima e um nivel abaixo, não ouve mudança significativa...O que me deixou preocupado é que o pistonete aparenta estar um pouco gasto, a parte mais baixa dele está com coloração diferente do resto do resto da peça (como se tivesse lixado), não se é este o desgaste que nosso amigo Guilerme comentou. Amanha vou tira-lo fora e bater uma foto para darem uma olhada.


Por hora, muito obrigado a todos!

Caique
02-03-12, 21:52
É um que tem debaixo da saída do carburador, virado pra baixo e meio escondido. Vai ter que usar uma chave de fenda curtíssima ou fazer uma pra caber ali. Esse na lateral regula a marcha lenta apenas.

Aminha chave é de uma lamina de serra daquelas de arco kkk

pepo motos
04-03-12, 14:30
e o seguinte depois de tudo isso a moto continua na mesma (falhando)??? entao deve ser a bobina da faisca (dentro do mgneto)pra tirar a prova empesta de alguen e esperimanta pode ser da today 92 acima ate titan 99. os sintomas indican ser isso

bruno almeida
04-03-12, 17:27
a moto do meu pai tinha esses mesmos sintomas e desmontei o carburador 300 vezes até descobrir que o problema era o CDI
comprei um da magnetrom por 30 conto e adeus problemas

adriano_arruda
25-05-12, 18:08
pessoal, sumi por alguns tempos mais o problema persistiu, só agora eu voltei a ter tempo de mexer na moto...


nesse tempo todo, ja mandei trocar a bobina dela( não surtiu efeito), abri o parafuso do ar até quase sair do buraco(ela esta engasgando menos e parou de dar estouros). Ontem comprei uma vela nova, a antiga que tirei tava preta (mistura gorda), mais a bendita ainda ta engasgando.


já rodei procurando alguém com um carburador que sirva na minha moto para testar, ate agora nada.


só não troquei o cabo de vela .

alguem me da uma luz!

uedaa
25-05-12, 19:42
deve ser o gicle de alta muito grande diminui 1 numero e faz a regulagem de mistura.O parafuso do ar é só sintonia fina da marcha lenta o que manda é o gicle.Confere a de baixa tbm se é numero original.Entrada falsa de ar no coletor faz esse defeito tbm...vê se ele está ressecado e a borracha interna desgastada.
olha a vela se tiver umida é excesso.

magrao tk
25-05-12, 20:27
Bom... então o jeito é ir isolando as partes e revisando coisa por coisa, antes de mexer e remexer no carburador.

Primeiro o filtro de ar: Tira tudo fora pra conferir e já limpar. Lava toda a caixa de ar e a mangueira que liga a caixa na entrada do carburador. Ve bem se não tá ressecada com rachaduras, ou dura a ponto de ficar mal encaixada e com frestas.
Depois de tudo limpo e revisado passa uma camada de graxa dentro da caixa, da mangueira, e do lado de dentro da tampa.
A espuma lava ela com diesel ou água e detergente, seca bem depois usa um óleo grosso pra molhar, e espreme pra tirar o excesso, deixa ela úmida de óleo. Caso ela já tiver se deteriorando, rasgada ou até mesmo encardida já põe uma nova, é baratinho.

Segundo o coletor de admissão: confere todas as partes de borracha e vedação. Aqui a regra essencial: não pode ter absolutamente nenhuma entrada de ar entre a saída do carburador e o motor! Qualquer borracha que tiver ressecada ou com sinais de gasta tem de ser trocada.

Terceiro o sistema de ignição: Pelo que tu disse já trocou bobina e vela... mas só pra conferir, a faísca tem que ser azul e saltar da ponta do cabo da bobina pra carcaça da moto a uma distancia de no mínimo 1cm. Cachimbo já foi trocado tambem né?

Por último seria a alimentação. Já confere se na torneira sai uma vazão boa de gasolina. Depois no carburador confere se a agulha da bóia não tá gasta, e se a bóia tá na altura certa, (se alguem souber aí de cabeça essa medida, se não com o manual de serviço deve conseguir.)

Sobrou o carburador com seus ajustes. Se depois de tudo isso revisado ela funcionar melhor com algum ajuste no extremo, tipo parafuso do ar todo aberto ou agulha no máximo, pode ser gicle com numeração errada.

Só depois de tudo isso revisado é que convem mexer no carburador, pois todas essas coisas fazem o carburador funcionar errado. E se tu não corrigir primeiro vai só reajustar o carburador pra funcionar mais de acordo com a deficiencia, entende?

Aqui tem um link que descreve bem detalhado e fácil cada peça que atua em cada etapa da aceleração pra poder começar a fazer os testes. Dá uma lida aí, analisa a situação da falha que tu vai descobrir mais fácil qual peça mexer pra poder acertar. Regulando carburador - Uma espécie em extinção | Motonline (http://www.motonline.com.br/regulando-carburador-uma-especie-em-extincao/)

chriskopsch
25-05-12, 23:36
A minha Titan 2006 tá assim tbm...

Aproveitando, para mexer no gicle, dá pra fazer isso na moto ou tem que tirar o carburador fora??
E é só desmontar ele por baixo?? Tem algum segredo?

magrao tk
26-05-12, 01:52
A minha Titan 2006 tá assim tbm...

Aproveitando, para mexer no gicle, dá pra fazer isso na moto ou tem que tirar o carburador fora??
E é só desmontar ele por baixo?? Tem algum segredo?

Tem que tirar fora sim. Drenar a gasolina e tirar aqueles 3 parafusos philps da cuba. Tirando a cuba tem acesso a todas as peças.

adriano_arruda
26-05-12, 15:41
Bom... então o jeito é ir isolando as partes e revisando coisa por coisa, antes de mexer e remexer no carburador.

Primeiro o filtro de ar: Tira tudo fora pra conferir e já limpar. Lava toda a caixa de ar e a mangueira que liga a caixa na entrada do carburador. Ve bem se não tá ressecada com rachaduras, ou dura a ponto de ficar mal encaixada e com frestas.
Depois de tudo limpo e revisado passa uma camada de graxa dentro da caixa, da mangueira, e do lado de dentro da tampa.
A espuma lava ela com diesel ou água e detergente, seca bem depois usa um óleo grosso pra molhar, e espreme pra tirar o excesso, deixa ela úmida de óleo. Caso ela já tiver se deteriorando, rasgada ou até mesmo encardida já põe uma nova, é baratinho.

Segundo o coletor de admissão: confere todas as partes de borracha e vedação. Aqui a regra essencial: não pode ter absolutamente nenhuma entrada de ar entre a saída do carburador e o motor! Qualquer borracha que tiver ressecada ou com sinais de gasta tem de ser trocada.

Terceiro o sistema de ignição: Pelo que tu disse já trocou bobina e vela... mas só pra conferir, a faísca tem que ser azul e saltar da ponta do cabo da bobina pra carcaça da moto a uma distancia de no mínimo 1cm. Cachimbo já foi trocado tambem né?

Por último seria a alimentação. Já confere se na torneira sai uma vazão boa de gasolina. Depois no carburador confere se a agulha da bóia não tá gasta, e se a bóia tá na altura certa, (se alguem souber aí de cabeça essa medida, se não com o manual de serviço deve conseguir.)

Sobrou o carburador com seus ajustes. Se depois de tudo isso revisado ela funcionar melhor com algum ajuste no extremo, tipo parafuso do ar todo aberto ou agulha no máximo, pode ser gicle com numeração errada.

Só depois de tudo isso revisado é que convem mexer no carburador, pois todas essas coisas fazem o carburador funcionar errado. E se tu não corrigir primeiro vai só reajustar o carburador pra funcionar mais de acordo com a deficiencia, entende?

Aqui tem um link que descreve bem detalhado e fácil cada peça que atua em cada etapa da aceleração pra poder começar a fazer os testes. Dá uma lida aí, analisa a situação da falha que tu vai descobrir mais fácil qual peça mexer pra poder acertar. Regulando carburador - Uma espécie em extinção | Motonline (http://www.motonline.com.br/regulando-carburador-uma-especie-em-extincao/)

mexi mais um pouco na moto hoje, teste de centelha ok (dando centelha azuladinha +- a 1 cm de distancia do motor), filtro eu troquei assim que peguei a moto (tinha um rombo no meio, comprei um zero e untei em óleo), e abri hoje pra conferir, nada ressecado ou dando entrada de ar falsa, tá limpo e os dutos tao ok também (limpei quando troquei o filtro). não sei como conferir a altura da boia, mas os reparos da carburador são novos(agulha de ar, válvula da boia etc...). Estou desconfiando que é o bendito do giclê que esta errado (aonde leio o valor dele?), coloquei a agulha do pistonete um degrau para baixo, a moto melhorou quando quente e acelerador aberto(ela ta engolindo fogo quando acelera tudo em ponto morto, mais acho que é normal), mas de media pra baixo ela voltou a embolar e voltou a dar tiros pelo escape.

Tinha esquecido de comentar, ela tava fazendo só 25km/l (maior parte do trecho em br, com morros pelo caminho)

Que falta que faz um mecânico de confiança viu (to cansado de trocador de peça, trocar por trocar...eu mesmo faço).


abraços a todos!

chriskopsch
26-05-12, 15:43
Tem como fazer uma regulagem no gicle? Ou só trocando mesmo??

sandro lara
26-05-12, 16:03
posso até estar falando bobagem , mais eu ja passei por isso e consegui resolver só depois que regulei as válvulas;ai sim deu tudo certo, experimenta ai .

magrao tk
26-05-12, 16:04
Adriano, dá uma estudada no link que postaram esses dias e que eu citei aí sobre regulagem do carburador. Faz primeiro o teste do parafuso do ar pra saber se o gicle de baixa tá certo. Depois deixa a agulha a meio e faz aquela marcação no punho da abertura do acelerador, e vai conferindo conforme o link. Assim tu pode descobrir na prática qual etapa do carburador tá errado e tentar corrigir regulando ou mudando os gicles.

Não sou mecanico, mas vou deixar a pergunta pra quem for... será que problemas na vedação nas válvulas não podem dar esses sintomas?

- - - Updated - - -


posso até estar falando bobagem , mais eu ja passei por isso e consegui resolver só depois que regulei as válvulas;ai sim deu tudo certo, experimenta ai .

Hehe, enquanto eu respondia tu deu a mesma idéia meu amigo, faz sentido então né?

chriskopsch
26-05-12, 16:32
Como eu tiro aquela agulha do pistonete??

- - - Updated - - -

magrao tk
26-05-12, 16:37
Dentro do pistonete tem uma trava de metal, + ou - em formato de um M que segura a agulha. A mola do pistonete apoia em cima dela. Pra tirar a agulha tem que puxar a mola pra fora do pistonete, aí pode empurrar a agulha com a trava pra cima, só cuidado pra trava não saltar do lugar e perder. Pra botar a trava depois que é meio chatinho, pode usar uma chavinha de fenda ou arame pra colocar a trava no lugar certo outra vez.

Stone
26-05-12, 18:24
Se for essas mais novas tipo titan 150 tem uma travinha de plástico dentro do pistonete, tem que girar ela no sentido anti-horário para soltar

chriskopsch
27-05-12, 00:09
Tentei de tudo quanto é jeito tirar e não saiu, conseguí até riscar a agulha :/