PDA

Ver Versão Completa : Escapamentos esportivos



ThiBecker
01-03-12, 16:24
Fala galera, venho trazer um outro assunto aqui que acredito ser também a pergunta que várias pessoas tem na cabeça. Afinal, escape esportivo trás algum "problema" para o motor das motos ou é só conversa pra boi dormir? :rolleyes:

chiccoli
01-03-12, 16:33
diz o povo q estraga, agora o q eu não sei ..

na minha opnião, ele funciona até melhor pq não restringe a saida dos gases, e não criaria uma resistencia mesmo que minima pra valvula de escape..

agora o q o povo fala de motor com escape curto ser melhor pra torque e mais cumprido pra final é o q eu não entendi até hoje..,


na minha opnião, é conversa pra boi durmir. eu compraria tranquilamente akele pro tork v3 q tem saida direta, só lã de vidro em volta da passagem do cano.

Cachorro
01-03-12, 16:36
Escapamento "esportivo" em moto pequena é só pra fazer barulho, mas não estraga nada.

Em motos esportivas sim agrega bons resultados quando combinados com velas, filtros de ar e acertos na injeção.

Abs,

filipemaster
01-03-12, 16:54
Escapamento "esportivo" em moto pequena é só pra fazer barulho, mas não estraga nada.

Em motos esportivas sim agrega bons resultados quando combinados com velas, filtros de ar e acertos na injeção.

Abs,
ótima resposta :D

ThiBecker
01-03-12, 16:57
Bom eu acredito que o grande detalhe seria a qualidade dos escapamentos né? Geralmente vejo vários por ae amarelando ou ficando roxos... Seria um problema na mistura ar/combustível certo? Será que ir usando com essa mistura incorreta não acarretaria uma menor vida útil do motor?

filipemaster
01-03-12, 17:28
Bom eu acredito que o grande detalhe seria a qualidade dos escapamentos né? Geralmente vejo vários por ae amarelando ou ficando roxos... Seria um problema na mistura ar/combustível certo? Será que ir usando com essa mistura incorreta não acarretaria uma menor vida útil do motor?

estou começando agora com motos, então é um mundo novo pra mim tudo isso eu acho q a má qualidade dos produtos gera isso e claro q uma má mistura mais se vc colocar uma vela melhor um escapamento e um filtro esportivo a moto muda completamente :D e assim creio q por forçar o motor mais desgastaria a moto! :D

Cachorro
01-03-12, 17:35
...mais se vc colocar uma vela melhor um escapamento e um filtro esportivo a moto muda completamente...

No caso de uma CG150, por exemplo, o que seria mudar completamente?

Vai andar 3,5km/h a mais (a favor do vento) e melhorar pífiamente a média de consumo?

Não adianta, se quer desempenho tem que gastar $$$... ou muda o motor (aumento de cilindrada, comando preparado, taxar cabeçote, etc...) ou compra uma moto maior.

Não é um escapamento "pseudo-esportivo" que vai fazer diferença numa moto de baixa cc. Escapamentos e filtros esportivos são para motos esportivas.

Abs,

filipemaster
01-03-12, 17:42
No caso de uma CG150, por exemplo, o que seria mudar completamente?

Vai andar 3,5km/h a mais (a favor do vento) e melhorar pífiamente a média de consumo?

Não adianta, se quer desempenho tem que gastar $$$... ou muda o motor (aumento de cilindrada, comando preparado, taxar cabeçote, etc...) ou compra uma moto maior.

Não é um escapamento "pseudo-esportivo" que vai fazer diferença numa moto de baixa cc. Escapamentos e filtros esportivos são para motos esportivas.

Abs,

obrigado tudo serve como aprendizado assim como essa resposta :D mais nao melhora em nd????

Stone
01-03-12, 17:44
Esses "esportivos" que vendem por aí só servem pra fazer barulho mesmo, mais nada
Se fosse um escape dimensionado mesmo com certeza faria uma boa diferença, num livro sobre preparação de carros que eu li diz que um escape dimensionado para aquele motor (feito sob medida para o motor) poderia render um aumento de 20% na performance. Então acredito que para a moto também dê uma boa melhorada

guilhermeDF
01-03-12, 18:41
Esses "esportivos" que vendem por aí só servem pra fazer barulho mesmo, mais nada
Se fosse um escape dimensionado mesmo com certeza faria uma boa diferença, num livro sobre preparação de carros que eu li diz que um escape dimensionado para aquele motor (feito sob medida para o motor) poderia render um aumento de 20% na performance. Então acredito que para a moto também dê uma boa melhorada

é isso ai que o stone falou
mas tem um porem esses escapes esportivos rendem sim um pouco mais que o original pq eles são curvados com tubos da mesma medida que os originais... ai vcs me perguntam qual a diferença nisso???

principal diferença é que os escapes originais são dobrados com um tubo mais fino dentro do mais grosso para criar resistência do mesmo e os escapes esportivos tem só o cano de fora isso gera um alargamento do tubo em relação ao original......facilitando a passagem dos gases mas tbm isso nao adianta de muita coisa se nao tiver uma ponteira bem preparada... uma flauta mais grossa para criar menos resistencia pro ar e dar um som mais grave tbm fazem parte do pacote pq nao adianta de nada ter uma boa curva se a ponteira for ruim e vice versa
tem gente que monta a ponteira na curva original ai sim mesmo regulando o carburador direitinho nao se ganha nada pois a curva sera ineficiente e só servirá para o barulho....

na minha tornado fiz o escape dimensionado mais que o esportivo que vendem por ai
usei cano de escape de carro ele tem 1,5 polegadas... e o original tem 1,2 polegadas isso tudo combinado com uma boa preparaçao na ponteira tbm.... mas nao seria de nada se o motor tivesse original... pois pra encher um cano desses tem que ter motor

ai vem tbm o fator importante os escapes tem que fazer valer pelo motor se tiver com motor original e por um escape mais dimensionado que o que o motor ira suportar encher vc com certeza vai perder força em algum regime de giro...

escape sempre tem que estar aliado ao motor se o cara por um escape numa 125 e acertar o carburador ela rende mais de final ma tbm nao é muito no maximo uns 10km/h....

filipemaster
01-03-12, 18:50
é isso ai que o stone falou
mas tem um porem esses escapes esportivos rendem sim um pouco mais que o original pq eles são curvados com tubos da mesma medida que os originais... ai vcs me perguntam qual a diferença nisso???

principal diferença é que os escapes originais são dobrados com um tubo mais fino dentro do mais grosso para criar resistência do mesmo e os escapes esportivos tem só o cano de fora isso gera um alargamento do tubo em relação ao original......facilitando a passagem dos gases mas tbm isso nao adianta de muita coisa se nao tiver uma ponteira bem preparada... uma flauta mais grossa para criar menos resistencia pro ar e dar um som mais grave tbm fazem parte do pacote pq nao adianta de nada ter uma boa curva se a ponteira for ruim e vice versa
tem gente que monta a ponteira na curva original ai sim mesmo regulando o carburador direitinho nao se ganha nada pois a curva sera ineficiente e só servirá para o barulho....

na minha tornado fiz o escape dimensionado mais que o esportivo que vendem por ai
usei cano de escape de carro ele tem 1,5 polegadas... e o original tem 1,2 polegadas isso tudo combinado com uma boa preparaçao na ponteira tbm.... mas nao seria de nada se o motor tivesse original... pois pra encher um cano desses tem que ter motor

ai vem tbm o fator importante os escapes tem que fazer valer pelo motor se tiver com motor original e por um escape mais dimensionado que o que o motor ira suportar encher vc com certeza vai perder força em algum regime de giro...

escape sempre tem que estar aliado ao motor se o cara por um escape numa 125 e acertar o carburador ela rende mais de final ma tbm nao é muito no maximo uns 10km/h....

ué mais 10 Km/h é um ganho do cassete pelo menos pra uma 125

magrao tk
01-03-12, 18:51
Fala galera, venho trazer um outro assunto aqui que acredito ser também a pergunta que várias pessoas tem na cabeça. Afinal, escape esportivo trás algum "problema" para o motor das motos ou é só conversa pra boi dormir? :rolleyes:

A meu ver, o problema que um escape esportivo pode trazer pra moto é o próprio piloto que faz.
O cara tá lá, acostumado com o escape original, silenciozinho, e tal... aí compra um escape com um ronco esportivo: já mexe com o comportamento do sujeito ao pilotar! Vai querer acelerar mais, com mais carga no acelerador, esticar bem mais as marchas do que quando usava o original.
É meio que psicológico o negócio... mas tambem depende de cada um, porque eu faço bem o contrário: Gosto de escutar o motor, aí com o escape original que quase não faz barulho eu acabo dando mais carga no acelerador pra engrossar o ronco. E com o escape que faz barulho eu me controlo mais, até pra não chamar muita atenção.
Acabou que eu só tenho usado o escape com mais barulho mesmo, porque com ele eu gasto bem menos gasolina e motor, mas acho que sou uma excessão mesmo.

filipemaster
01-03-12, 18:53
A meu ver, o problema que um escape esportivo pode trazer pra moto é o próprio piloto que faz.
O cara tá lá, acostumado com o escape original, silenciozinho, e tal... aí compra um escape com um ronco esportivo: já mexe com o comportamento do sujeito ao pilotar! Vai querer acelerar mais, com mais carga no acelerador, esticar bem mais as marchas do que quando usava o original.
É meio que psicológico o negócio... mas tambem depende de cada um, porque eu faço bem o contrário: Gosto de escutar o motor, aí com o escape original que quase não faz barulho eu acabo dando mais carga no acelerador pra engrossar o ronco. E com o escape que faz barulho eu me controlo mais, até pra não chamar muita atenção.
Acabou que eu só tenho usado o escape com mais barulho mesmo, porque com ele eu gasto bem menos gasolina e motor, mas acho que sou uma excessão mesmo.

ótima resposta acho q a melhor até agora kkkkkkkkkkkk por isso q os caras furam a po... do escap pra acharem q estão em uma xre 300 kkkkkkkkkkkkkkkk

guilhermeDF
01-03-12, 18:57
e pode ter certeza que ganha mas tem algumas coisas a serem feitas no bura tipo por um giclê maior e tals
algumas motos ganham menos outras mais depende tbm do jeito que o motor foi amaciado...
muita gente tem motos que andam mais que outras e sao totalmente identicas isso por causa do amaciamento do motor

se vc pega uma moto zera e anda nela igual os mecanicos da honda indicam ela vai amaciar sim vai durar muito mas se vc pega ela e da uns coros nela uma vez ou outra durante o amaciamento vc estara "indicando" que vc tem um apelo maior pelo motor.....


mas leiam com atençao o que eu disse antes de começarem a criticar.... to falando dar coros uma vez ou outra tipo uma arrochada mais forte de vez em quando é bom pro motor se acostumar ai quando vc precisar ele tem.....

sei que tem gente que vai falar que to errado mas pra mim e pra quem indiquei fazer isso sempre deu certo..... a moto fica melhor mais solta...

ThiBecker
01-03-12, 19:05
Guilherme vc está dizendo que durante o período de amaciamento se eu obedecer os limites de giro o motor irá durar mais e andar menos, caso eu andar com o cabo enrolado ela vai andar mais porém consequentemente o motor com menor vida útil?

---------- Mensagem adicionada às 19:05 ---------- Mensagem anterior foi às 19:03 ----------

Como o magrão disse, acho que o escape espotivo trás sim um apelo meio que psicológico, devido ao barulho. Eu mesmo depois de colocar um, sempre andava dando umas cutucadas mais fortes só pra escutar o Pro-Tork roncar bonito... sei não, acho que era meio cilada isso... kkk!

RodrigoSik
01-03-12, 19:24
A meu ver, o problema que um escape esportivo pode trazer pra moto é o próprio piloto que faz.
O cara tá lá, acostumado com o escape original, silenciozinho, e tal... aí compra um escape com um ronco esportivo: já mexe com o comportamento do sujeito ao pilotar! Vai querer acelerar mais, com mais carga no acelerador, esticar bem mais as marchas do que quando usava o original.
É meio que psicológico o negócio... mas tambem depende de cada um, porque eu faço bem o contrário: Gosto de escutar o motor, aí com o escape original que quase não faz barulho eu acabo dando mais carga no acelerador pra engrossar o ronco. E com o escape que faz barulho eu me controlo mais, até pra não chamar muita atenção.
Acabou que eu só tenho usado o escape com mais barulho mesmo, porque com ele eu gasto bem menos gasolina e motor, mas acho que sou uma excessão mesmo.
Eu também estico menos as marchas quando estou com escape esportivo, para não chamar tanta atenção e porque o barulho muito alto encomoda um pouco...

guilhermeDF
01-03-12, 19:28
Guilherme vc está dizendo que durante o período de amaciamento se eu obedecer os limites de giro o motor irá durar mais e andar menos, caso eu andar com o cabo enrolado ela vai andar mais porém consequentemente o motor com menor vida útil?

aconteceu o que eu disse que ia acontecer hehehehehe

cara vc pega a moto zera se vc andar ali a 80 que é o que os mecanicos de cc recomendam vc vai ter o seu motor se acostumando a trabalhar em uma faixa de giro menor.........porem se vc de vez em quando tipo 1 vez por semana durante pouco tempo der umas arrochadas pro motor trabalhar mais ceveramente ele vai responder mais rapido quando vc chamar pois estara acostumado a uma determinada faixa de giro mais alta..........

cara se vc pegar e arrochar todo dia ele vai ter vida util menor mesmo isso é fato e mais perigoso ainda é fazer isso com a moto fria tem que esquentar o motor antes de sair de casa tem que esperar o motor ficar mais quente para dar essas arrochadas pois se vc fizer isso com motor frio vao se os anéis e fica a sua carteira.....

nao to obrigando ninguem a fazer faz quem quer só to falando que pra mim e outros que fizeram o mesmo que deu certo....

ThiBecker
02-03-12, 10:30
Entendi Guilherme, creio que compensa mesmo é seguir os procedimentos de amaciamento do motor e vez ou outra (com motor quente) dar uma leves esticadas ae, nada exagerado pra motinha não ficar meio frouxa mesmo... xD

Carleetos
02-03-12, 10:44
Eu também estico menos as marchas quando estou com escape esportivo, para não chamar tanta atenção e porque o barulho muito alto encomoda um pouco...

Exatamente como eu também. Depois que instalei o WACS na minha, comecei a andar mais devagar, porque curto mais aquele som grave e abafado. Moto pequena com escape esportivo esticando demais as marchas, acho feio..

Agora, em relação a potência do motor não sei, mas a minha ficou um pouco mais esperta sim. Não se se pelo fato de ter tirado o catalizador, mas a moto marcava 120km/h no painel mais fácil.

Falo "marcava" porque já tirei, abusei heheh.. Um amigo meu tá querendo comprar, acho que vou vendê-lo.

ThiBecker
02-03-12, 10:53
O meu foi junto na venda da moto... o cara que comprou ela disse que queria com o escape junto, pra dizer a verdade achei até melhor assim, vou ver se compro um da Roncar de mais "qualidade" que o meu antigo Pro Tork, owww escapamentinho sem vergonha... rs

Carleetos
02-03-12, 11:04
Eu gosto do RS1, o ronco é legal mas acho ele feio com aquela bocona de peixe.. Pra mim, os mais bacanas são os TRS/TRS Two Way, além de bonitos tem o ronco abafado e grave, como eu gosto nas monocilíndricas.

Yuri_RN
02-03-12, 11:04
Escapamento "esportivo" em moto pequena é só pra fazer barulho, mas não estraga nada.

Em motos esportivas sim agrega bons resultados quando combinados com velas, filtros de ar e acertos na injeção.

Abs,

Pronto ta ai oque eu ia falar.

yuritavares
02-03-12, 11:49
To pensando em por um TRS na comet, hehehe

ThiBecker
02-03-12, 12:26
Eu gosto do RS1, o ronco é legal mas acho ele feio com aquela bocona de peixe.. Pra mim, os mais bacanas são os TRS/TRS Two Way, além de bonitos tem o ronco abafado e grave, como eu gosto nas monocilíndricas.

Esse ae tá meio salgado o preço não tá não? Será que compensa?

yuritavares
02-03-12, 18:05
Fui ver hoje na loja um roncar aluminium RS R$270,00 colocado, o modelo é o da cg titan 125 que cabe na comet 150. Mas, não sei se ele tem qualidade e só tinham o cromado ai não coloquei.

Rafael WF
02-03-12, 19:22
estraga nada, o que est5raga é a mal regulagem e a mão do piloto cortando giro pke o barulho é massa, o resto é o resto.

corsani
02-03-12, 19:50
esses escapes esportivos só ajudam um pouco nessas motos de 2009 para cima onde são muito estranguladas devido aos catalizadores.
talvez recupere aqueles pouco mais de 1.5cvs que perdeu a YBR e a fan .
um exemplo muito claro disso era a diferença da twister para fazer que não era só na contrução do motor mas sim que a fazer era mais estrangulada e com escape livre da pra sentir mais a diferença.

Limabl
02-03-12, 20:23
Só em motores 2t que os escapes esportivos dão diferença,por ex: uma rd135 chega a ganhar entre 3 e 4cv só com o escape, dependendo da carburação,ai o que temos, um motor que era 16cv originais sobe para 19~20cv.

Ai é que está o mito, porque antigamente se vc trocava um escape de uma 2t e não refazia a carburação o motor ia pro saco mesmo devido a mistura pobre.

guilhermeDF
02-03-12, 20:39
Só em motores 2t que os escapes esportivos dão diferença,por ex: uma rd135 chega a ganhar entre 3 e 4cv só com o escape, dependendo da carburação,ai o que temos, um motor que era 16cv originais sobe para 19~20cv.

Ai é que está o mito, porque antigamente se vc trocava um escape de uma 2t e não refazia a carburação o motor ia pro saco mesmo devido a mistura pobre.

foi isso que eu comentei la atras entre os motores 4T
se o caboco colocar escape e pronto e nao acertar o bura ele nao faz diferença em nada.... nao prejudica igual numa 2T
mas as vezes a moto fica pior um pouco.... se pegar por o escape um giclê maior e acertar ele direitinho a moto anda mais sim chega a ganhar esses 1,5cv ou mais que o corsani falou ai... que acho que foi perdido pelo uso do catalizador...

Limabl
02-03-12, 20:47
foi isso que eu comentei la atras entre os motores 4T
se o caboco colocar escape e pronto e nao acertar o bura ele nao faz diferença em nada.... nao prejudica igual numa 2T
mas as vezes a moto fica pior um pouco.... se pegar por o escape um giclê maior e acertar ele direitinho a moto anda mais sim chega a ganhar esses 1,5cv ou mais que o corsani falou ai... que acho que foi perdido pelo uso do catalizador...1,5cv em um motor 125~400cc 4t monocilindrico só com escape e carburação "DUVIDO",a não ser que vc trabalhe na taxa de compreção,ai sim é "possivel" chergar nesses 1,5cv em um motor original !!!!!

coyoteboicote
02-03-12, 20:55
Eu só queria saber se essa descaracterização da moto (escrevi bonito agora hein hehehe) pode gerar alguma dor de cabeça, tipo uma multa? Pois ja ouvi casos por ai de uns policial multar por causa do escape...

Limabl
02-03-12, 20:59
Até uma garupeira,mata-cachorro,cores de lanternas e piscas descaracteriza uma moto,isso é lorota de gambé!!!!!!!!

coyoteboicote
02-03-12, 21:04
Até uma garupeira,mata-cachorro,cores de lanternas e piscas descaracteriza uma moto,isso é lorota de gambé!!!!!!!!


Pois é eu tb penso assim, só resta torcer pra nao encontrar um tipo desse pela frente.

guilhermeDF
02-03-12, 21:16
1,5cv em um motor 125~400cc 4t monocilindrico só com escape e carburação "DUVIDO",a não ser que vc trabalhe na taxa de compreção,ai sim é "possivel" chergar nesses 1,5cv em um motor original !!!!!

cara nao sei se chega a isso tudo..
mas que fica bem diferente a moto fica eu eu um amigo acertamos uma fan com escape de twister adaptado e bura de 150 ela fico bem esperta mesmo agora se ficar com 1,5 cv ai só no dino mesmo pra testar....

corsani
02-03-12, 21:18
1,5cv em um motor 125~400cc 4t monocilindrico só com escape e carburação "DUVIDO",a não ser que vc trabalhe na taxa de compreção,ai sim é "possivel" chergar nesses 1,5cv em um motor original !!!!!
Limabl, só pra ter uma idéia a YBR 2007 antes das normas tinha 12.5 cvs e hoje com o mesmo motor , com mudanças na carburação e o que mais prende que é o escape com catalizador está se não me engano com 10,7 cvs. o restante dos cvs está tudo preso para manter ela dentro dos niveis de gases espelidos, ai nessas motinhos mais novas um escapezinho desses e uma ageitadinha na carburação ajuda um pouco, coisa que nas mais antigas que são praticamente livres do estrangulamento só ajuda a berrar mesmo.

guilhermeDF
02-03-12, 21:27
cara eu sei que tanto em carro quanto em moto um bom escape faz toda a diferença........ isso é fato
vc pode pegar um carro uma moto e preparar ele de cima a baixo e rodar com escape original ou com o tubo da medida original e ele nao vai render igual se o mesmo tiver um dimencionado... em preparaçoes de carros um bom escape chega a gerar de 3 a 8 cv...
o memso acontece na moto.... mas nao com tantos cv assim ehehehe imagina se fosse trocar escape e ganhar 8cv na moto ia ser uma bençao nas pequenas...

---------- Mensagem adicionada às 21:27 ---------- Mensagem anterior foi às 21:22 ----------


Limabl, só pra ter uma idéia a YBR 2007 antes das normas tinha 12.5 cvs e hoje com o mesmo motor , com mudanças na carburação e o que mais prende que é o escape com catalizador está se não me engano com 10,7 cvs. o restante dos cvs está tudo preso para manter ela dentro dos niveis de gases espelidos, ai nessas motinhos mais novas um escapezinho desses e uma ageitadinha na carburação ajuda um pouco, coisa que nas mais antigas que são praticamente livres do estrangulamento só ajuda a berrar mesmo.

perfeito!!!!

o ruim hj em dia sao as motos injetadas que precisam de uma regulagem mais fina para casar bem o escape...
eu mesmo montei uma fazer 2011 com o escape da 2008 tive que adaptar a sonda lambda foi facil mas o meu amigo falo que nao mudo nada na moto só o barulho mesmo ai como a moto tava na garantia ainda ele ainda tinha a revisao de 8 mil ele entrego na mao do mecanico e passo a situ o cara deu uma otimizada na injeçao dela e ele sentiu a diferença disse que ta mais esperta e com uns 10 km a mais de final...

Strada Prata
02-03-12, 22:00
Até uma garupeira,mata-cachorro,cores de lanternas e piscas descaracteriza uma moto,isso é lorota de gambé!!!!!!!!

Me mudei de cidade e como não conheço a polícia daqui resolvi perguntar qual erao procedimento da polícia local a respeito de escapes esportivos: ele me disse que eles fazem algumas blitz, que cuidam muito quem anda correndo demais com escape barulhento próximos a creches e hospitais, que era descaracterização do veículo, que eu poderia ficar sem o escape caso fosse parado, blá blá blá... Depois que ele disse a palavra descaracterização nem prestei mais atenção... Lorota de gambé = brecha na legislação = motociclista prejudicado pela má fé. Gostaria que me dissessem onde está escrito que escape é característica de algum veículo pois até onde eu sei, cor, potência, cilindrada, quantidade de eixos, quantidade de passageiros, isso são características de um veículo...

guilhermeDF
02-03-12, 22:16
cara esses caras sao chatos ..... como ja falaram se vc por os piscas menores ou nem menores do mesmo tamanho só que com modelos diferente do original é considerado descaracterizaçao pois eles alegam que vc esta tirando a originalidade da moto portanto dificultando a identificaçao do veiculo........... só por isso....

MatheusDalmas
02-03-12, 22:23
Olha, só tem um problema, se o escape for muito curto ele pode deixar a moto ''seca'' , o óleo sai tudo! pelo que eu sei, quando amigo meu tinha uma titan, ele cortou o escape e adaptou uma ponterinha! vazava tudo pelo escape! mas se for um escape comprido! como do tamanho do original , ta beleza! fica 7% mais desempenho! puraíí, vlw , fllww

corsani
03-03-12, 05:31
[QUOTE=guilhermeDF;773834]cara eu sei que tanto em carro quanto em moto um bom escape faz toda a diferença........ isso é fato
vc pode pegar um carro uma moto e preparar ele de cima a baixo e rodar com escape original ou com o tubo da medida original e ele nao vai render igual se o mesmo tiver um dimencionado... em preparaçoes de carros um bom escape chega a gerar de 3 a 8 cv...
o memso acontece na moto.... mas nao com tantos cv assim ehehehe imagina se fosse trocar escape e ganhar 8cv na moto ia ser uma bençao nas pequenas.


numa 2 tempos vc consegue. numa rd 135 vc consegue 5cvs legal numa troca de escape. claro que precisa regular a carburação