PDA

Ver Versão Completa : cbx 200 strada vibrando igual uma britadeira ajuda urgente!!!!!!!!



marciocarvalho07
01-03-12, 22:33
boa noite, amigos. tenho uma cbx 200 strada 98 que a um ano foi feito retifica completa do cabeçote, cilindro, corrente de comando, esticador e guia e disco de partida (manutenção feita por mecanico profissional). desde o inicio sempre notei uma vibração monstruosa na moto ao ponto de ficar com caimbra e formigamento em todo o corpo (sem exagero). todos os mecanicos que levei disseram que isso era normal. já pilotei outras cbx200cc e nenhuma delas tinha uma vibração tao intensa. recentemente descobri que na moto falta um suporte superior do moto que prende o mesmo no quadro. pergunta: a vibração pode ser causada pela falta deste suporte? um desbalanceamento do virabrequim ou uma associação dos dois? meu motor esta desmontado aguardando uma solução se vale a pena abrir o vira e levar para analise.

---------- Mensagem adicionada às 22:33 ---------- Mensagem anterior foi às 22:25 ----------

http://imageshack.us/photo/my-images/823/24022012200edit.jpg/

Messa
02-03-12, 09:16
Acho que deve ser o vira mesmo, e fica pior sem o suporte. mesmo com o vira novo é bom colocar o suporte pois pode ainda vibrar um pouco, o motor deve ficar bem preso ao quadro.

Stone
02-03-12, 13:16
Dá uma apertada geral em todos os parafusos de fixação do motor, só aquele suporte superior não é causar tanta vibração, se o aperto geral não resolver bem provável que seja o vira mesmo

Irmão
02-03-12, 13:25
O virabrequim deve estar desbalanceado o que causa muita
vibração.

DOUGLAS 00
02-03-12, 13:34
aperto geral e aproveita para ver como estão as buchas da balança: Na minha CG bolinha, por incrível que pareça, na troca, diminuíram as vibrações.

Cachorro
02-03-12, 13:38
Bah, eu tive uma Stradinha... motinho muito boa, mas vibrava bastante e quando eu viajava com ela sentia muita vibração na mão direita, ao ponto de formigar mesmo.

Abs,

demetre
02-03-12, 13:51
fiz uma viajem no carnaval de 200k ida ,de São joão de meriti até rio das ostras
realmente vibra ,mais nada monstruoso como os irmãos estão relatando.
a minha é 2002 estou com ela desde 30 /12/2011

---------- Mensagem adicionada às 13:51 ---------- Mensagem anterior foi às 13:49 ----------

estou pensando em colocar aqueles pesinhos na ponta do guidon,
sera q resolve alguma coisa?

DOUGLAS 00
02-03-12, 14:00
Bah, eu tive uma Stradinha... motinho muito boa, mas vibrava bastante e quando eu viajava com ela sentia muita vibração na mão direita, ao ponto de formigar mesmo.

Abs,

Esses dias fiz 1600km em 5 dias com a Strada... formiga mesmo. Mas no caso do amigo, acho que a dele tá vibrando mais ainda.

Messa
02-03-12, 14:50
Parte do problema de formigamento é a altura do guidon, o ideal é colocar um mais alto, meu irmão fez isso na dele e acabou esse problema, fica muito cansativo nas viagens.

ThiBecker
02-03-12, 16:38
Ow loco vibrando tanto a ponto de dar cãimbra no corpo? Oo'
Tem algo muito errado nisso ae, já andei em uma Strada, não tinha nada disso ae não amigo...

marciocarvalho07
02-03-12, 18:10
pois é. Eu falei isso pra todos os mecanicos e os cara de pau dizem sempre a mesma coisa. a do meu amigo e super macia, a vibração é muito leve. a minha dá caimbra nas pernas, nos pés, braços e mão. consultei um mecanico hoje no centro do rio. o cara me cobrou r$ 350,00 cruzeiros só de mão de obra. Assim fica difícil, vou ter que fazer isso eu mesmo, assim é mais garantido. vou postar umas fotos de todo o processo, mais não to conseguindo upar no imageshack. carrega e depois diz que upou. tem outro site para postar?

freddias
02-03-12, 19:46
Kra sai de uma Strada ano 2000 para uma Titan 150 ano 2005 e digo uma coisa melhor a minha esposa quando andou na 150 falou se Titan e zero. Pense em uma moto que vibra e esta Strada 200CC em compensação tem um torque legal....

marciocarvalho07
02-03-12, 20:02
galera, to com um problema. comprei o extrator do rotor, mas a rosca do meu rotor ta toda comida. como posso remove-lo agora?

Strada Prata
02-03-12, 20:18
Remover parafuso espanado dá um trabalho do cão se você não tiver as ferramentas certas... Te aconselho a procurar uma oficina ou pode acabar estragando o próprio eixo...

Sobre essa vibração toda aí que estão dizendo, nunca senti nada exagerado a ponto de ter caimbras, mas o formigamento nas mãos é bastante agravado pela falta de pesos no guidão. Mas eu to falando de PESOS mesmo, não essas ponteirinhas de enfeite. Tem que ter pesos internos no guidão, daí faz diferença.

Limabl
02-03-12, 20:30
Estou começando a achar que a ponta do eixo do vira brequim estar empenada,e assim fazendo que o magneto gire de maneira emrregular dando um efeito"vibrador"

Vale apena comferir!!!!

marciocarvalho07
02-03-12, 20:38
galera, to com um problema. comprei o extrator do rotor, mas a rosca do meu rotor ta toda comida. como posso remove-lo agora?

Limabl
02-03-12, 20:50
É isso que estou falando,tentaram retirar o seu rotor na marretada e acabaram empenando a ponta do vira-brequim!!!!

Pode ser isso que estar causando as vibraçôes.

marciocarvalho07
02-03-12, 21:34
o rotor e de segunda mão. veio junto quando comprei o disco de partida. ainda tenho o rotor que estava nela e ele esta perfeito.

---------- Mensagem adicionada às 21:34 ---------- Mensagem anterior foi às 21:02 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg692/scaled.php?server=692&filename=25022012202.jpg&res=medium

Messa
03-03-12, 08:02
pois é. Eu falei isso pra todos os mecanicos e os cara de pau dizem sempre a mesma coisa. a do meu amigo e super macia, a vibração é muito leve. a minha dá caimbra nas pernas, nos pés, braços e mão. consultei um mecanico hoje no centro do rio. o cara me cobrou r$ 350,00 cruzeiros só de mão de obra. Assim fica difícil, vou ter que fazer isso eu mesmo, assim é mais garantido. vou postar umas fotos de todo o processo, mais não to conseguindo upar no imageshack. carrega e depois diz que upou. tem outro site para postar?

Eu uso o Photobucket, as vezes falha quando é muita foto mas nada grave kkkk tenta ele.

Rubinho
03-03-12, 08:18
Já tive strada, vibra mesmo, mas sentia mais na pedaleira do que no guidão.....Se bem que eu tinha guidão mais alto do que o original.

uedaa
03-03-12, 15:43
Acho que é rolamento da biela com folga pois parece que vc fez só a parte de cima.Essas motos que tem tendencia a vibrar qualquer folga aumenta a vibracao.veja o empeno dos eixos e o balanceamento do rotor.

demetre
04-03-12, 14:07
Remover parafuso espanado dá um trabalho do cão se você não tiver as ferramentas certas... Te aconselho a procurar uma oficina ou pode acabar estragando o próprio eixo...

Sobre essa vibração toda aí que estão dizendo, nunca senti nada exagerado a ponto de ter caimbras, mas o formigamento nas mãos é bastante agravado pela falta de pesos no guidão. Mas eu to falando de PESOS mesmo, não essas ponteirinhas de enfeite. Tem que ter pesos internos no guidão, daí faz diferença.



como assim pesos internos? vc esta falando do guidon riginal,aquele q não é oco por dentro
ou os pesos q tem na tw .

pepo motos
04-03-12, 18:36
e como ja te disseran com certeza e o virabrequin e so da uma girada nele que vc vera como pula a ponta

norisk
04-03-12, 18:56
como assim pesos internos? vc esta falando do guidon riginal,aquele q não é oco por dentro
ou os pesos q tem na tw .
oguidon tem um peso interno que fica alojado abaixo da manopla.
é aonde tem as roscas para colocar os chamados "pesos de guidon" que ta mais é pra infeite
na caso se tratando de um guidon de outra moto poderia ser o caso de não ter

Strada Prata
04-03-12, 18:59
como assim pesos internos? vc esta falando do guidon riginal,aquele q não é oco por dentro
ou os pesos q tem na tw .


Exatamente. O guidão original tem pesos internos, não é totalmente oco e reduz a vibração. Estes pesos de guidão que são apenas ponteirinhas que são quase de enfeite tem um resultado muito inferior na redução da vibração. Estas ponteirinhas geralmente são de alumínio, muito leves.

http://loja.masada.com.br/ecommerce_site/arquivos5682/arquivos/1319831039_1.jpg

marciocarvalho07
06-03-12, 13:36
boa tarde, galera! desculpe não estar postando mais estes dias to meio sem tempo. ainda não consegui separar as carcaças, tenho que fazer a rosca no rotor e desengripar os parafusos da bomba de óleo. vou fazer isso na quinta e postar as fotas.

DOUGLAS 00
06-03-12, 13:40
Certo, siga firme no trabalho.

A função é grande, mas no fim das contas, pode ser gratificante.

cmairon
06-03-12, 18:22
blz amigo, é a primeira vez que vejo seu tópico, ando muito apertado no trampo e esta difícil logar aqui para olhar os tópicos, cara, pelo que andei lendo vc realmente tem um problema de desbalanceamento, chegou o perder a rosca no eixo certo?? olha sua moto não esta derrubada como a minha estava, li no início que dizia que o motor esta desmontado se for vc mesmo que for mexer só digo uma coisa... mete bronca parceiro, essa é a segunda stradinha que tenho, ela vibra um pouco sim mas não é tanto assim, já viajei algumas vezes na stradinha anterior, dava um pouco de dormência mas isso depois de quase 2 horas em cima da moto sem parar, e olha que ela também tinha guidão morcedo, quero sim ter outras motos mas se possível quero obtê-las sem precisar vender minha 200, pois é uma excelente moto. ranca esse vira, leva ele a biela e o pistão para uma retífica, manda balancear ele e conferir se a biela não tem nenhum empeno e já confere o pino que prende o pistão se não tem folga também, não pode faltar o suporte do motor que tudo que segure o motor é essencial, monta tudo, bate o start e boa diversão rsrsrsrs...

Stone
06-03-12, 20:05
Só uma dica, se mexer no virabrequim leve ele numa retífica boa, se o cara da retífica monta o vira desbalanceado você (ou o mecânico que montar) nem saberá, e novamente terá essas vibrações.
Não esqueça de conferir os rolamentos, se tem folga, se estão folgados nas carcaças e se o virabrequim tem folga axial (antes de abrir as carcaças)

marciocarvalho07
07-03-12, 10:14
vou ficar atento a este detalhe. Vou postar fotos de tudo.

cmairon
07-03-12, 12:41
Posta mesmo que ta todo mundo curiosos pra ver como esta ficando rsrsrsrs. bom trampo na moto parceiro.

marciocarvalho07
07-03-12, 21:01
mairon, me tira uma duvida. Ao instalar a arvore de comando no cabeçote, alinho as marcas da engrenagem com a marca T. Até ai tudo bem. Estou seguindo o manual de serviço. Contudo, no manual as marcas não estou alinhadas com a imenda da tampa, o lado esquerdo esta um pouco elevado, mas a minha esta exatamente na marca. Qual está certo. Quem pois na marca foi o mecanico.

---------- Mensagem adicionada às 20:39 ---------- Mensagem anterior foi às 20:29 ----------

desmond.imageshack.us/Himg534/scaled.php?server=534&filename=25022012216.jpg&res=crop

---------- Mensagem adicionada às 21:01 ---------- Mensagem anterior foi às 20:39 ----------

[ I M G ] h t t p : / / i mg 5 3 4 . i ma g e s h a c k i mg 5 3 4 / 5 4 2 5 / 2 5 0 2 2 [ / I M G ]

marciocarvalho07
08-03-12, 20:57
http://imgcash5.imageshack.us/img534/5425/25022012216.th.jpgtai ai a marca de referencia de como o mecanico montou.

---------- Mensagem adicionada às 20:56 ---------- Mensagem anterior foi às 20:49 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg534/scaled.php?server=534&filename=25022012216.jpg&res=medium
marca de referencia montada pelo mecanico.

---------- Mensagem adicionada às 20:57 ---------- Mensagem anterior foi às 20:56 ----------

repare na marca da junta da tampa com o cabeçote.

marciocarvalho07
09-03-12, 12:42
ontem levei o motor no torneiro para ele fazer a rosca do rotor, peguei o motor hoje e já saquei o rotor. mas to com dificuldade na bomba de oleo para tirar a porca trava.

---------- Mensagem adicionada às 12:42 ---------- Mensagem anterior foi às 12:20 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg33/scaled.php?server=33&filename=sam0519edit.jpg&res=medium

Guilherme Mcnasty
09-03-12, 13:53
Na Strada é normal o alinhamento da engrenagem do comando ficar um pouquinho desalinhada, é pelo desgaste natural da corrente de comando. Já essa coisa grudenta ali no filtro centrífugo são restos de embregem, normal também. Pra afrouxar essa porca vc vai precisar de uma chave tipo castelo, a mesma da cg 125. Tem louco que afrouxa com talhadeira, mas eu não recomendo.

marciocarvalho07
09-03-12, 19:08
depois de muito sofrimento, finalmente consegui separar as carcaças do motor, na verdade com as ferramentas certas e as peças em bom estado, não é nenhum bicho de 7 cabeças. aparentemente essa parte do motor nunca havia sido mexida, os parafusos estão novos por dentro e não há marcas deixadas ao remover restos de junta. o virabrequim saiu sem muita dificuldade, o rolamento esquerdo ficou na carcaça e não deu trabalho para tirar. os rolamnetos aparentemente estao bom, com as trilhas de rolamento rodando livremente sem ruidos. só vou poder levar o virabrequim na terça. até lá vou postar asa fotos da desmontagem.

Ronnytrials
11-03-12, 03:51
Stradinha rulz.... A minha vibra um pouco, mas vibra igual a YES mesmo nada exagerado. Baita moto!

marciocarvalho07
14-03-12, 15:36
pesquisando sobre motos e vibração, percebi um detalhe: minha motos vibra excessivamente, mas entre 5.000 e 6.000 rmp parece que ela vai desmontar, bate tudo. apartir de 6.000 rmp eu sinto, não que ela diminui a vibração, mas atinge uma frequencia tão grande com um movimento menos amplo que da a impressão que vibra menos.

---------- Mensagem adicionada às 14:44 ---------- Mensagem anterior foi às 14:13 ----------

pesquisando sobre motos e vibração, percebi um detalhe: minha motos vibra excessivamente, mas entre 5.000 e 6.000 rmp parece que ela vai desmontar, bate tudo. apartir de 6.000 rmp eu sinto, não que ela diminui a vibração, mas atinge uma frequencia tão grande com um movimento menos amplo que da a impressão que vibra menos.

---------- Mensagem adicionada às 14:45 ---------- Mensagem anterior foi às 14:44 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg543/scaled.php?server=543&filename=sam0576r.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 14:46 ---------- Mensagem anterior foi às 14:45 ----------

tai o coração do meu bebe todo desmontado.
quando terminar de montar vai sobrar peça pra montar um ventilador. =D

---------- Mensagem adicionada às 14:47 ---------- Mensagem anterior foi às 14:46 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg703/scaled.php?server=703&filename=25022012230.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 14:51 ---------- Mensagem anterior foi às 14:47 ----------

vou ter que trocar essa peça. como podem ver ela esta quebrada e com isso tb vibra. não acredito que somente ela possa estar causando o meu problema, mas certamente esta ajudando.
a motoca vai ficar show.

---------- Mensagem adicionada às 15:01 ---------- Mensagem anterior foi às 14:51 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg221/scaled.php?server=221&filename=sam0569dwoz.jpg&res=medium


http://desmond.imageshack.us/Himg593/scaled.php?server=593&filename=sam0513o.jpg&res=medium



http://desmond.imageshack.us/Himg710/scaled.php?server=710&filename=sam0515b.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 15:02 ---------- Mensagem anterior foi às 15:01 ----------

o bura ta bem sofrido, mas vai ficar zero quando trocar o kit de reparo.

---------- Mensagem adicionada às 15:03 ---------- Mensagem anterior foi às 15:02 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg689/scaled.php?server=689&filename=sam0556c.jpg&res=medium

és o meu vilão, vou levar na sexta para retifica.

---------- Mensagem adicionada às 15:29 ---------- Mensagem anterior foi às 15:03 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg715/scaled.php?server=715&filename=24022012177.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 15:30 ---------- Mensagem anterior foi às 15:29 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg825/scaled.php?server=825&filename=25022012224.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 15:31 ---------- Mensagem anterior foi às 15:30 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg856/scaled.php?server=856&filename=25022012220.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 15:33 ---------- Mensagem anterior foi às 15:31 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg856/scaled.php?server=856&filename=25022012220.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 15:34 ---------- Mensagem anterior foi às 15:33 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg689/scaled.php?server=689&filename=24022012193.jpg&res=medium

---------- Mensagem adicionada às 15:36 ---------- Mensagem anterior foi às 15:34 ----------

o motor e a descarga estão bem sofridos, mas vai ficar tudo novo.

DOUGLAS 00
14-03-12, 15:55
Isso ai, vai ficar outra moto.

marciocarvalho07
16-03-12, 15:04
levei o vira hoje pra retifica, R$ 80,00 cruzeiros biela da scud, alinhamento e balanceamento. vou buscar daqui a pouco. consegui o suporte do motor e a placa de acionamento da embreagem. R$ 35,00 tudo. rolamentos do vira R$ 67,00 os dois. se tudo der certo tem barulho hoje aqui em casa.:p

Limabl
16-03-12, 15:15
ontem levei o motor no torneiro para ele fazer a rosca do rotor, peguei o motor hoje e já saquei o rotor. mas to com dificuldade na bomba de oleo para tirar a porca trava.

---------- Mensagem adicionada às 12:42 ---------- Mensagem anterior foi às 12:20 ----------

http://desmond.imageshack.us/Himg33/scaled.php?server=33&filename=sam0519edit.jpg&res=mediumIsso ai não é borra de óleo mano,é sujeira e limária de metal do motor.

O nome dessa peça é filtro centrifugo do óleo.

cmairon
18-03-12, 13:36
mairon, me tira uma duvida. Ao instalar a arvore de comando no cabeçote, alinho as marcas da engrenagem com a marca T. Até ai tudo bem. Estou seguindo o manual de serviço. Contudo, no manual as marcas não estou alinhadas com a imenda da tampa, o lado esquerdo esta um pouco elevado, mas a minha esta exatamente na marca. Qual está certo. Quem pois na marca foi o mecanico.

---------- Mensagem adicionada às 20:39 ---------- Mensagem anterior foi às 20:29 ----------

desmond.imageshack.us/Himg534/scaled.php?server=534&filename=25022012216.jpg&res=crop

---------- Mensagem adicionada às 21:01 ---------- Mensagem anterior foi às 20:39 ----------

[ I M G ] h t t p : / / i mg 5 3 4 . i ma g e s h a c k i mg 5 3 4 / 5 4 2 5 / 2 5 0 2 2 [ / I M G ]

Foi mal a demora para responder parceiro, estou sem tempo nenhum ultimamente, olha acredito que ele certinho assim na marca é ponto exato do motor, tem que conferir na tampo de baixo o marta T também

---------- Mensagem adicionada às 13:36 ---------- Mensagem anterior foi às 13:28 ----------

acabei de ver as fotos, que legal kra, to até lembrando de quando desmontei a minhas rsrsrsrs, em breve vou desmontar denovo para trocar o comando. to enrolando pra kramba mas é que estou sem tempo nenhum mesmo ultimamente.

marciocarvalho07
23-03-12, 12:28
peguei o vira na sexta passada e finalmente ontem consegui terminar de montar o motor. não demorou para o start e a moto ficou muito firme, motor bem justo e com responta rápida no acelerador. contudo o problema da vibração continua. gastei um dinheirão e já não sei mais o que fazer, vou ter que vender.

marciocarvalho07
25-03-12, 17:46
fui meio exigente no meu ultimo post. A vibração realmente continua. Mas a moto teve muitas melhoras. Aumento. e muito a potencia. Ta com resposta rapida e desenvolvimento no giro. Troca de marcas mais firme e precisa. Eliminação na vibração do banco. Mais a vibração no pedal, guidão e tanque tá mesma. A vibração é maior do lado direito.

marciocarvalho07
27-03-12, 14:40
sai ontem pra dar um rolé e ver o compotamento da moto. To me sentindo com a um mês atrás, nada mudou! Voltou a vazar um pouco de óleo, perdeu potencia, e continua vibrando. To precisando de ideias.

DOUGLAS 00
27-03-12, 16:59
Da uma olhada na bucha da balança... ali surgem vibrações.

Sobre "vazar", é normal em motor recém feitos... vai ter que abrir denovo...

Tenta dar uma volta em outra Strada pra ver se a vibração não é a caracteristica do modelo... pois Strada vibra mais que YBR, CG 150. Mas a baixos giros não é nada assim tão grande como vc falou.

nil_bad
27-03-12, 18:14
Tive uma strada ano 98 e ela vibrava bastante, a ponto de meus pés ficar dormente.

marciocarvalho07
29-03-12, 10:48
o problema dela é vibração, o que é causada pelo motor. Isso parada ou em movimento.

---------- Mensagem adicionada às 10:35 ---------- Mensagem anterior foi às 10:32 ----------

andei pensando sobre folga dos parafusos do motor. Ela estava sem o suporte superior, coloquei no lugar, mas não usei parafusos originais, tanto que um quebrou no aperto.

---------- Mensagem adicionada às 10:38 ---------- Mensagem anterior foi às 10:35 ----------

tanto é falado sobre folga do moto causando vibração que mesmo os demais parafusos estanto bem firmes, acho que esses parafusos não deram um bom aperto deixado o motor com folga.

---------- Mensagem adicionada às 10:43 ---------- Mensagem anterior foi às 10:38 ----------

uma vez questinei um mecânico sobre a falta deste suporte, ele me disse que não tinha nada a ver, mas como o motor é ohc, quando ele estava desmontado somente em girar a arvore de comando com a mão o cabeçote já vibrava. Imagine de 2.000 a 7.000 rpm o quanto vai vibrar?

---------- Mensagem adicionada às 10:46 ---------- Mensagem anterior foi às 10:43 ----------

só vou poder ver isso amanha pois estou no trabalho hoje. Tenho esperança que seja isso. Vou comprar parafusos originais ou de aço e vou ver como fica.

---------- Mensagem adicionada às 10:48 ---------- Mensagem anterior foi às 10:46 ----------

preciso postar textos curtos, pois estou no celular e texto grande ele sai do site e tenho que digitar tudo de novo.

Stone
29-03-12, 20:03
Na minha CG uma época eu andava sem esse suporte superior e não senti diferença nenhuma...

marciocarvalho07
02-04-12, 04:32
bom dia, pessoal. Coloquei o suporte com os parafusos de aço e adivinha o que aconteceu? Nada. Continua na mesma. Desde quando montei o motor tenho sentido um cheiro de metal atritando. O que será isso? A bomba de óleo ta lubricando, com certeza. Fiz o teste.