PDA

Ver Versão Completa : Suspensão... invertida ou convencional??



Furious VIPER
06-01-06, 20:37
E aí gurizada... bateu uma dúvida aki...
a gente sempre comenta "bah, akela moto tem suspensão invertida" (no caso a dianteira sempre)... inclusive eu mesmo comento isso qdo falo da Comet, comparando com a Fazer e a Twister... mas cansei de ouvir "susp. invertida é melhor" e pronto... sem explicação...
alguém sabe dizer pq ela é melhor?? ou se ela é melhor apenas pra algum tipo de situação?? comparando com a convencional, qual a diferença na funcionalidade? Dizem q a susp. invertida dá maior estabilidade... é verdade?? alguma delas é mais rigida??

BrunoDias
06-01-06, 20:55
bom, eu nao sei onde vi, acho q la no lidermotos, eles falando q ela invertida, muda o centro de gravidade, uns trem assim

vo pedi alguem de la pra esplicar, pq nas off importada tudo vem assim


talves o gargamel saiba nos falar

Furious VIPER
06-01-06, 21:02
Vc tá tão perdido qto eu Bruno, admite!!hahahahaha

BrunoDias
06-01-06, 21:04
Vc tá tão perdido qto eu Bruno, admite!!hahahahaha
:-/ :-/ :-/ :-/
hauAHUAHUaHuAHU
vamo espera alguem fala ai kkkk

Carlos_Biker
07-01-06, 04:49
Comentário do Tite (Motonline) sobre a Comet:

A respeito da suspensão invertida, sou obrigado a estragar o prazer de muita gente ao revelar que no caso de motos pequenas este item é pura ferramenta de marketing. A suspensão invertida surgiu nas motos fora-de-estrada como forma de reduzir a torção das bengalas, sobretudo nas recepções dos saltos cada vez mais altos. As motos esportivas aderiram ao estilo porque também ajudava a aumentar a rigidez torsional das bengalas durante as exigentes frenagens. Tudo bem que o freio dianteiro da Comet é um discão de 300 mm, com grande capacidade de frenagem, mas não chega a representar um esforço demasiado às bengalas convencionais.
Outras vantagens:
- Baixar o centro de gravidade;
- Diminuir peso-não-suspenso;
- Melhor vedação e menor perda de fluído (pois o ar fica na parte superior);
Recomendo o link abaixo:
http://mecamotors.free.fr/b_partie_cycle/02_fourche/fourch01.html

roby_enghaw
07-01-06, 06:50
eh bacana este topico n sabia tbem

casali
07-01-06, 07:43
Recomendo o link abaixo:
http://mecamotors.free.fr/b_partie_cycle/02_fourche/fourch01.html

site bala
tem os amortecedores em corte

BrunoDias
07-01-06, 15:29
Outras vantagens:
- Baixar o centro de gravidade;
viu furious, num to tao por fora assim nao ehhehe

Furious VIPER
07-01-06, 16:27
Outras vantagens:
- Baixar o centro de gravidade;
viu furious, num to tao por fora assim nao ehhehe
Pior é eu q ainda não entendi nadinha!!! continuo na mesma... e indignado por ter q aceitar akela "susp. invertida é melhor" sem ter uma resposta pra dar!!

Roberval2005
07-01-06, 16:43
soh usando mesmo pra saber

gargamel
07-01-06, 21:11
Ta, uma explicação bem por cima :



A principal diferença é que os garfos invertidos usam o sistema de cartuchos e os nacionais usam o sistema mola-oleo.
No mola-óleo é simples: quando a suspensão se move o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios que são de tamanho FIXO. O problema é este orifício fixo. Este garfo tem muito pouca resistência quando a velocidade vertical da roda é baixa e são excessivamente duros quando a roda se move pra cima/pra baixo rapidamente.
Uma solução muito comum pra quem pega uma nacional e passa a usar no off road é mandar preparar as suspas... o que fazem então é a revalvulação. Nada mais é que alterar os furos, ou instalar óleo de suspensão de viscosidade diferente. Isto aumenta ou diminui a velocidade vertical da roda em todas situações, mas como os furos são de tamanho fixo a moto pode ficar boa para passar pelas irregularidade do terreno, mas piora quando você der uma freada ou acelera no estradão...
Já os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo piston. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais e o oleo passa mais rápido, amortecendo as pancadas de maneira mais eficiente.
Agora qto ao fato de alguns garfos especiais serem montados INVERTIDOS eu relamente n sei o porque, pois existem garfos cartuchados montados "certos", como por exemplo os de Dr400 ou kdx.

fernanet
07-01-06, 22:46
Bem q alguem poderia traduzir pra portugues e botar no forum d manuais neh

jrvalmir
08-01-06, 03:00
seguinte.

Em motos de grande cilindrada, as forças de frenagens forçam demais os garfos.
Os confencionais poderia acabar entortando em uma frenagem mais bruta..


Mas no caso de uma 250cc as frenagens sao tao fortes ao ponto de forçar as bengalas ao ponto de entortarem? Nemm.. em outra palavras bengalas com as susp. invertidas na comet e em algumas 125cc da hyosung é pura besteira.

Ouvi dizer q o custo em media é de 2 a 3 mil reais a mais do que bengalas convencionais.. Se comet tivesse umas convecionais e 3 mil reais mais barata sera se n valeria a pena pegar uma por 11mil?? hehe


Acho que ia ter fila de esperar pq cabina q pega tutu ia pegar uma bicilindrica V2 :D

gargamel
08-01-06, 17:21
Em motos de grande cilindrada, as forças de frenagens forçam demais os garfos.
Os confencionais poderia acabar entortando em uma frenagem mais bruta..



Q isso cara, se a bengala d toni aguenta saltos como este, não tem frenagem q entorte bengalas, antes o pneu desgarraria !!!!!!
Na verdade, não e o fato dela ser invertida q a diferencie, e sim a parte interna !!
Pra mim a questão dela ser invertida ou não é mais pelo visual q é muito mais bonito !!

http://www.lidermotos.com.br/fotos/2005/7etapamx/corrida06.JPG

Veja essa DR 400, a suspa não é invertida, porem utiliza o sistema d cartuchos.

http://www.lidermotos.com.br/fotos/forum/motoleo02.jpg

Hj uma suspa invertida q pode ser utilizada em Tonis, sai em media por R$ 1500,00, quem comercializa é a RACETECH.

http://img472.imageshack.us/img472/1558/suspa5me.jpg

Furious VIPER
08-01-06, 19:22
akela dr400 ali não tem susp invertida?? tô vendo coisas então!!

jrvalmir
08-01-06, 20:11
No caso da tornado as bengalas sao grandes demais!! Compara com uma begala de tutu.. Acaba amortecendo mais impacto com o seu grande curso..

Frenagem é outra coisa.. imagina 300km/h e vc precisando parar.. as forças a agir nas bengalas sao em sentidos diferentes de forças que agem em bangalas em saltos..

Outra coisa, saltar daquela altura em tornado é loucura, definitivamente ela não foi feita para isso. Tornado não foi feito nem para enduro. Ja viu cr e crf? hehe
Fico imaginando a lama que deve ficar presa nas bengalas de uma tornado usada numa trilha.. Numa com susp. invertida será que não atrapalha o funcionamento??

Abraços!

casali
08-01-06, 20:18
akela dr400 ali não tem susp invertida?? tô vendo coisas então!!

não é invertida tem a sanfona de proteção da uma olhada melhor

gargamel
09-01-06, 08:18
No caso da tornado as bengalas sao grandes demais!! Compara com uma begala de tutu.. Acaba amortecendo mais impacto com o seu grande curso..



Mas o curso não e tão grnade assim não.



Frenagem é outra coisa.. imagina 300km/h e vc precisando parar..





Bixo, se vc der uma alicatada nessa velo numa esportiva, das duas uma, ou vai escorregar a frente ou vc vai dar um RL animal !!! :-/



Fico imaginando a lama que deve ficar presa nas bengalas de uma tornado usada numa trilha.. Numa com susp. invertida será que não atrapalha o funcionamento??


Nada cara, As sanfonas seguramn a onda, e nas invertidas os retentores tbem dão conta do recado.

Olha uma foto da minha ai desse FDS.


No caso da tornado as bengalas sao grandes demais!! Compara com uma begala de tutu.. Acaba amortecendo mais impacto com o seu grande curso..



Mas o curso não e tão grnade assim não.



Frenagem é outra coisa.. imagina 300km/h e vc precisando parar..





Bixo, se vc der uma alicatada nessa velo numa esportiva, das duas uma, ou vai escorregar a frente ou vc vai dar um RL animal !!! :-/



Fico imaginando a lama que deve ficar presa nas bengalas de uma tornado usada numa trilha.. Numa com susp. invertida será que não atrapalha o funcionamento??


Nada cara, As sanfonas seguramn a onda, e nas invertidas os retentores tbem dão conta do recado.


Ja viu cr e crf? hehe


Ja tive o prazer d andar numa CRF 450 nessa mesma pista da foto aí.

Olha uma foto da minha nesse FDS.
[img]http://i4.photobucket.com/albums/y109/1787/DSC03833.jpg

Coltz
09-01-06, 08:26
gastar 1500 reais numa suspensão race tech pra por numa tornado é idiotice...vai ficá sobrando muita suspensão pra pouca moto
vende a tornado, bota esse pila e 1/2 em cima pega uma moto pra trilha usada muuuito melhor com uma suspa marzocchi...é só se ligar em pegar uma moto que esteja bem mecanicamente
a suspensão invertida torce bem mais que uma suspensão clássica, o que ao meu ver deixa o amortecimento mais "independente" de certa forma por bengala

BrunoDias
09-01-06, 10:38
eu na acho q seria uma idiotice
vc teria uma moto nacional, com baixa manutençao, e uma otima susp

gargamel
09-01-06, 17:16
gastar 1500 reais numa suspensão race tech pra por numa tornado é idiotice...vai ficá sobrando muita suspensão pra pouca moto



Vc ja andou em uma toni preparada, só com uns R$ 2 conto metido nela ?
E em trilha vc ja andou ?

:lol: