PDA

Ver Versão Completa : me expliquem!! porque parafuso de aço?



lula_pg
17-03-12, 10:43
galera, alguem pode me explicar como a honda pode fabricar parafusos de AÇO para roscas de aluminio do bloco do motor? nao sei se as outras marcas tbm fazem isso. O aluminio é muito mais maleavel que o aço e ainda se tratando de filetes de roscas mais ainda e conforme o atrito no aperto e desaperto dos parafusos a rosca interna do bloco do motor vai pro saco. tenho uma fan 125 2010, e eu sou akele tipico fuçador sabe, e gosto de abrir o motor da moto pra da akela fuçada mas monto direitinho, quando fui parafusar a tampa das valvulas um deles rangeu e os filetes de alumino perdeu uns decimos e deu pouco aperto, agora vou ter que abrir outra rosca se vazar olho.

Matheus!
17-03-12, 10:51
Dependendo da liga de alumínio num parafuso, ele pode quebrar. O aço é mais indicado. Mas pouca coisa é feita para durar, eles querem que a gente compre peças. No seu caso, em algum tempo, que compre outro bloco do motor.

barudi
17-03-12, 10:57
fácil de responder....hoje em dia as coisas cada vez mais são descartáveis e frágeis....de fato se vc pegar um motor de cg titan 98....a qualidade eh superior mesmo, vc monta e desmonta milhares de vezes e ela vai estar inteira...justa....o mesmo acontece com o CBzao 400 e 450....por que vc acha q tem elas rodando 100% ainda??? Agora a Honda piorou MUITO a qualidade nesse sentido, e deve-se evitar desmontar esses motores por causa disso.....esse foi um dos motivos q fiquei com a Factor....motor agora eh mais resistente que o honda....na minha cidade uma auto-peças tem 15 motos de entrega....todas fans 125...eram todas varetadas....começaram a ficar velhas e com quilometragem alta.....o dono começou a trocar pelas novas....8 delas....em 3 meses os motoboys DEMOLIRAM as fans....moto nova q eu vi com cambio encavalado.....diversas vezes.....pois os motoboys passaavam marchas sem usar a embreagem.....isso as varetadas aguentavam....na nova nao...

Bem vindo ao mundo capitalista....cada vez mais agora vai ser assim....pra vc trocar MESMO de produto por um mais novo....

Abraços

Barudi

chiccoli
17-03-12, 11:08
um usuário comum só manda abrir o motor quando faz retifica, entre 50 e 90 mil nas 150, é quase o msm motor q o seu.
na faixa de 2 a 4 anos em um pais emergente o povo ja troca moto de 2 em 2 anos, quando atrasa de 5 em 5 ou seja, 1 retifica.

ou seja..., "O Cliente que se Fo... !!!!"

lula_pg
17-03-12, 11:32
Vlw pelas respostas pessoal!.. mas a verdade é que tudo isso é a OBSOLENCIA PROGRAMADA....só de pensar da até raiva.....

Bruno Rafael
17-03-12, 12:02
Bom.. eles não poderiaam fazer um motor de aço... já que as pequenas são refrigeradas á ar, e o aluminio dessipa bem mais o calor...
e as montadoras querem mais é que de folda

NiveaC
17-03-12, 12:05
se estragasse sozinho sim mas vc q abriu sem motivo diversas vezes, quer o q tbm, uma hora aperta errado mesmo

Hunter 123
17-03-12, 12:06
Caramba essas dos motoboys passarem marcha sem embreagem é o cúmulo hem. Não dá para reclamar de peças ruins assim, é cérebro ruim mesmo ne.

guilhermeDF
17-03-12, 12:06
faz que nem eu manda logo embuxar todos os prisioneiros e os parafusos mais gastos na hora de abrir o motor... os prisioneiros cada um sai 20,00 e vc monta e desmonta tranquilo pois sao feitos de metal amarelo que dura muito mais...

Cachorro
17-03-12, 12:08
Pergunta pra alguém formado em mecânica (não mecânico de motos).

Se não me engano, se apertar parafuso de alumínio numa rosca de alumínio, tu não tira nunca mais!

A rosca vai sair inteira pois a alumínio vai "fundir".

Outra coisa: existe um equipamento chamado "torquímetro", muito pouco utilizado por curiosos...

Abs,

DOUGLAS 00
17-03-12, 12:14
Isso ai Cachorro, bem essa mesmo.

chiccoli
17-03-12, 12:18
faz que nem eu manda logo embuxar todos os prisioneiros e os parafusos mais gastos na hora de abrir o motor... os prisioneiros cada um sai 20,00 e vc monta e desmonta tranquilo pois sao feitos de metal amarelo que dura muito mais...

se haver necessidade.., é o certo.
enquanto tiver rosca la, larga la.

quando inventaram de trocar o oleo na firma msm, quando era eu q fazia i la talz.., apertava, bunitim..,
quando era o outro.., de vez em quando ele chegava em mim... "ow, Rangel.., será que tem parafuso pra próxima medida de novo ??.. kkk" e dava risada, tava nem vendo.
se vc pegar o manual de manutenção, tem explicando certinho o torque de cada parafuso/porca.
bujão de oleo da 150, vai rosqueando até dar o aperto, chegou da um tapinha na chave com 2 dedos msm, acabou, tem gente q aperta q nem roda de caminhão.. =S

---------- Mensagem adicionada às 12:18 ---------- Mensagem anterior foi às 12:16 ----------


Pergunta pra alguém formado em mecânica (não mecânico de motos).

Se não me engano, se apertar parafuso de alumínio numa rosca de alumínio, tu não tira nunca mais!

A rosca vai sair inteira pois a alumínio vai "fundir".

Outra coisa: existe um equipamento chamado "torquímetro", muito pouco utilizado por curiosos...

Abs,


exato. num chega a fundir, mas só sai a cabeça do parafuso, quebra antes.

ThiBecker
17-03-12, 12:31
Infelizmente a realidade é essa mesma, hoje em dia as coisas são feitas para "não durar", mas a pecinha que vai em cima do banco da moto também conta muito.

guilhermeDF
17-03-12, 12:41
se haver necessidade.., é o certo.
enquanto tiver rosca la, larga la.

quando inventaram de trocar o oleo na firma msm, quando era eu q fazia i la talz.., apertava, bunitim..,
quando era o outro.., de vez em quando ele chegava em mim... "ow, Rangel.., será que tem parafuso pra próxima medida de novo ??.. kkk" e dava risada, tava nem vendo.
se vc pegar o manual de manutenção, tem explicando certinho o torque de cada parafuso/porca.
bujão de oleo da 150, vai rosqueando até dar o aperto, chegou da um tapinha na chave com 2 dedos msm, acabou, tem gente q aperta q nem roda de caminhão.. =S

o meu acho que foi uma vez que apertei demais um prisioneiro ai quando o motor esquentou babau rosca ele folgou e vazou oleo...

ai vi que tinha que embuxar e vi a buxa com muito mais qualidade que a rosca de aluminio mandei fazer logo os quatro e da ultima vez que mexi fiz uma das travas do comando...mas tbm to pensando em fazer logo as 8 roscas la é 10,00 cada se mais uma estragar eu mando embuxar tudo...e por falar em comando tenho até que abrir o cabeçote pra ver como ele esta se nao tem folga nem nada

casali
17-03-12, 12:47
Bom, sou projetista e estudei os materiais cada um tem sua função, aplicabilidade.

Esta tudo relacionado a resistência dos materiais, praticamente não se usa parafusos de alumínio, a classe de alumínio que seria necessário para resistir ao aquecimento e ao torque seria de um preço exorbitante,

mas o problema de espanar as rosca do cabeçote não esta relacionada ao material, e sim ao aperto, pois muitos preferem dar uma apertadinha a mais quando à vazamento ao invés de trocar a junta, e outra colocam graxa comum, ou até mesmo óleo (quando lubrificam o parafuso) quando deveria ser usado graxa para alta temperatura,

não podemos confundir as coisas

cabra de brasilia
17-03-12, 13:06
Conversa fiada essa do casali......prefiro ficar com a teoria conspiratória intergalática.......bão não sei o que estou falando e provavelmente é besteira mas o que importa é falar besteira desde que seja falar mal.


Cara não digo pro camarada ir trabalhar na fábrica nem precisa disso.....vai trabalhar em uma mera concessionária.....você verá o tanto que a fabricante fica no seu pé exigindo o máximo de profissionalismo...se na ponta do iceberg o grau de exigência já é altíssimo...imagina na fábrica!.....

Te contar fábrica gastar centenas de milhões para desenvolver um produto com a seguinte ordem: "projetem para que quebre fácil fácil"

Tudo que é material está suscetível a quebra......em 2011 peguei um ônibus urbano modelo VIP II da Marcopolo.....ônibus 00000000000kmmmmmmmm primeira viagem que o ônibus faria ........pois não é que o desgraçado quebrou!.....apagou e quem disse que dava partida....kakakakakakakakakakakakakakakakakakakak akakaka.

Pela teoria conspiratória intergalática então a Marcopolo gastou rios de dinheiro para projetar um ônibus que já desse defeito logo é na primeira viagem........

Bruno Rafael
17-03-12, 13:19
Conversa fiada essa do casali......prefiro ficar com a teoria conspiratória intergalática.......bão não sei o que estou falando e provavelmente é besteira mas o que importa é falar besteira desde que seja falar mal.


Cara não digo pro camarada ir trabalhar na fábrica nem precisa disso.....vai trabalhar em uma mera concessionária.....você verá o tanto que a fabricante fica no seu pé exigindo o máximo de profissionalismo...se na ponta do iceberg o grau de exigência já é altíssimo...imagina na fábrica!.....

Te contar fábrica gastar centenas de milhões para desenvolver um produto com a seguinte ordem: "projetem para que quebre fácil fácil"

Tudo que é material está suscetível a quebra......em 2011 peguei um ônibus urbano modelo VIP II da Marcopolo.....ônibus 00000000000kmmmmmmmm primeira viagem que o ônibus faria ........pois não é que o desgraçado quebrou!.....apagou e quem disse que dava partida....kakakakakakakakakakakakakakakakakakakak akakaka.

Pela teoria conspiratória intergalática então a Marcopolo gastou rios de dinheiro para projetar um ônibus que já desse defeito logo é na primeira viagem........

a kasinsk libera esse mercado entaum :D

to brincando

rodrigosmartinez
17-03-12, 21:49
Viaja quem diz q e pra durar pouco. Antigamente motor era feito de ferro fundido, era muito pesado, a espessura do bloco teria que ser grossa pra ser produzido por fundicao. Hoje em dia o bloco e feito de aluminio pois ja existem frezadora, torno, etc de altissima tecnologia que garante a producao de blocos de aluminio, processo de fabricacao mais barato e mais leve, nao tem nada a ver em durar pouco como muitos dizem. Ja os parafusos sao feito de aco pois o processo de fabricacao e muito simples e barato. Agora esses mexanico dissem q a rosca nao dura nada e porque nunca usou um torquímetro, essencial para qualquer aperto de parafuso.

Eduardo Toda
17-03-12, 22:11
O cara pega uma chave de 1/2 polegada e vai num parafuso de 12mm aperta igual ao cão, arrebenta a cabeça do bendito e a rosca, e depois ainda diz que o negócio num presta....calma lá olha a força que vc aplica em cada coisa...nem todo o alumínio é considerado "mole" se fosse isso alguns carro esportivos que tem o chassis de alumínio seriam uma droga,pois iriam se quebrar ao meio...no caso de alguns Audis da vida...

Stone
18-03-12, 20:54
galera, alguem pode me explicar como a honda pode fabricar parafusos de AÇO para roscas de aluminio do bloco do motor? nao sei se as outras marcas tbm fazem isso. O aluminio é muito mais maleavel que o aço e ainda se tratando de filetes de roscas mais ainda e conforme o atrito no aperto e desaperto dos parafusos a rosca interna do bloco do motor vai pro saco. tenho uma fan 125 2010, e eu sou akele tipico fuçador sabe, e gosto de abrir o motor da moto pra da akela fuçada mas monto direitinho, quando fui parafusar a tampa das valvulas um deles rangeu e os filetes de alumino perdeu uns decimos e deu pouco aperto, agora vou ter que abrir outra rosca se vazar olho.

Só te digo uma coisa, o problema não é o alumínio e muito menos o parafuso que é de aço, o problema maior é aquela peça que fica atrás da ferramenta. Abrir um motor só pra fuçar isso não se faz, se não tivesse feito não teria dado problema, certo? Então o problema não foi do motor....

Serviços desse tipo tem que ser feito por um profissional que te garanto que o motor pode ser aberto 20 vezes se preciso sem dar esse tipo de contratempo...

FRANGOPUNK
19-03-12, 18:34
Pergunta pra alguém formado em mecânica (não mecânico de motos).

Se não me engano, se apertar parafuso de alumínio numa rosca de alumínio, tu não tira nunca mais!

A rosca vai sair inteira pois a alumínio vai "fundir".



Abs,

Isso que vc disse cachorro está muito correto, conforme o tempo de uso o parafuso de aluminio com o calor vai se fundir ao bloco!

Alem disso eu acho interessante que quem é mecanico de veiculos ou melhor de motos, se esquece de uma ferramenta imprensidivel para mecanica de prescisão.

Essa ferramenta se chama torquimetro.
Outra coisa: existe um equipamento chamado "torquímetro", muito pouco utilizado por curiosos...

Limabl
19-03-12, 20:12
Dependendo da liga de alumínio num parafuso, ele pode quebrar. O aço é mais indicado. Mas pouca coisa é feita para durar, eles querem que a gente compre peças. No seu caso, em algum tempo, que compre outro bloco do motor.Ai vc já estar radicalizando, nem eu sou assim rssrsrsrsrsrs.

Mas voltando ao assunto,em todos os motores e diversos componentes em uma motocicleta ou em automovel, tem essa cobinação de parafusos de aço emrroscando em ligas de aluminio ou algo parecido,mas a resposta disso tudo é simples,custo beneficio meu caro,ou vc acha que eles vão fabricar um veiculo urbano de custo beneficio barato com materiais nobres como,magnésio,titânio,fibra de carbono, carbono e aluminio aeronáutico.

"Mas tem um ferramenta mágica para esse pobleminha de perda de roscas, TORQUIMÉTRO" !!!!!!!!!!!!!!!!

Stone
19-03-12, 20:18
Bom senso também funciona muito bem!
principalmente se aliado a um pouco de prática, acho que ninguém usa um torquímetro num parafuso de tampa de válvula...

Limabl
19-03-12, 20:26
Bom senso também funciona muito bem!
principalmente se aliado a um pouco de prática, acho que ninguém usa um torquímetro num parafuso de tampa de válvula...Áhhhhh meu caro em uma CC usa sim rsrsrsrsrsrsrrs pelo menos onde eu trabalho!!!!

Quando a gente vai para recife no centro de treinamento da honda,chega a ser chato do quanto o instrutor de mecânica exige o uso do torquimetro.

Stone
19-03-12, 20:35
eu já imaginava, cc é fogo uahuashushu
eu uso só pra apertar cabeçote...